• Nenhum resultado encontrado

ANATEL/RJ CURSO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANATEL/RJ CURSO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

ANATEL/RJ

CURSO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Condições de Contratação

(2)

Sumário

1. Definições

2. Tipos de Turmas

3. Quantidade de Horas Mínimas/Curso

4. Condições de Execução

5. Materiais e Recursos Didáticos

6. Avaliações de Desempenho dos Treinandos

7. Avaliações de Desempenho da Proponente

8. Informações de Desempenho

(3)

1.

Definições

1.1 Curso de Conversação - é o curso dinâmico voltado à aprendizagem de conjuntos de conhecimentos gramaticais e lingüísticos do idioma com ênfase na fluência verbal;

1.2 Modalidades - é a característica de um determinado curso em função do conjunto de procedimentos, técnicas, tecnologias e forma de execução adotada. 1.3 Curso Regular - é o curso de execução permanente, com carga horária semanal prevista para 03 (três) horas/aula, voltado a aprendizagem de conjuntos de conhecimentos, hierarquizados em 2(dois) níveis de complexidade de conhecimentos - básico e intermediário - de acordo com o grau de conhecimento do aluno ao ingressar no curso.

2.

Tipos de Turmas

2.1 A Proponente cotará os preços aula/mês por aluno e por nível de turma conforme PLANILHAS DE PREÇOS – ANEXO II e ANEXO III , cada aula deverá compreender, no mínimo, 90 (noventa) minutos, para os seguintes tipos de turma: 2.1.1 – Aulas Individuais – nas dependências da ANATEL/RJ.

2.1.2 Grupo - aulas para turmas fechadas, variando de 02 (dois) a 10 (dez) alunos. Se houver interesse dos treinandos e se for possível a composição de turmas no quantitativo acima mencionado as aulas poderão ser realizadas nas dependências da ANATEL/RJ.

2.1.3 Mista - aulas para turmas abertas, ministradas nas dependências da Proponente, no Rio de Janeiro, e compostas por alunos da ANATEL/RJ e outros indicados pela própria Proponente, podendo estes serem empregados de outras entidades, ou mesmo particulares, limitadas ao quantitativo total máximo de 15 (quinze) alunos.

3. QUANTIDADE DE HORAS MÍNIMAS/CURSO

3.1 Idioma Inglês

CURSO MODALIDADE NÍVEL QTDE. HORAS Mínimas

Básico 144 Conversação Regular Intermediário 144

(4)

3.2 Idioma Espanhol

CURSO MODALIDADE NÍVEL QTDE. HORAS ESTIMADAS

Semestre

Conversação Regular Básico 144

4.

Condições de Execução

4.1. A Proponente deverá estar apta a ministrar aulas, na metodologia de ensino presencial, no Rio de Janeiro, nos horários compreendidos entre 6:30 e 8 horas e após as 17 horas de Segunda a Sexta-feira e aos Sábados entre 8 e 12 horas, conforme as necessidades da ANATEL/RJ.

As aulas ministradas nas dependências da Proponente serão ministradas nos mesmos dias e horários acima citados.

4.2 As turmas deverão ser compostas, conforme item 2. 4.3 A Proponente deverá apresentar:

4.3.1 Comprovante de que possui em seu quadro permanente, professores (mínimo de 04) com 02 (dois) anos de experiência para os níveis básico e intermediário.

4.3.2 A Comprovação poderá ser feita através de cópias das carteiras profissionais ou através de Passaporte nos casos de estrangeiros.

4.3.3 Aptidão para desempenho da atividade, através de atestados fornecidos por, pelo menos 1(uma) pessoa jurídica de direito público ou privado para a modalidade inglês, para a qual a proponente já tenha prestado serviços;

4.4 A Proponente deverá providenciar reposição de professores em casos de falta do titular, visando a seqüência do curso, evitando assim, reposição de aulas em outros horários não definidos.

4.5 Nos casos de ocorrência de fatos supervenientes, a Proponente deverá reprogramar as aulas, para as turmas tipo GRUPO, quando comunicada com antecedência mínima de 24 (vinte e quatro) horas;

(5)

4.6 A indicação dos treinandos pela ANATEL/RJ, dar-se-á por meio de documento específico emitido pela ANATEL/RJ e terá validade de 10 (dez) dias, a partir da data de sua emissão.

4.7 A ANATEL/RJ poderá proceder a suspensão ou cancelamento da participação no processo de capacitação de qualquer treinando, por tempo limitado ou em definitivo, conforme o caso, e nas condições abaixo especificadas, devendo, porém, notificar à Proponente em até 24 (vinte e quatro) horas de antecedência: 4.7.1 quando a ANATEL/RJ necessitar dos serviços do treinando, durante o horário de treinamento;

4.7.2 quando o treinando infringir qualquer norma disciplinar da ANATEL/RJ; 4.7.3 quando o treinando não apresentar o rendimento mínimo satisfatório conforme estipulam as normas internas da ANATEL/RJ que tratam do assunto; 4.7.4 quando o treinando for desligado do quadro de pessoal da ANATEL/RJ; 4.7.5 por solicitação da Proponente, no caso do treinando estar em desacordo com suas normas internas de comportamento e conduta. Neste caso, o pedido deverá ser formalizado e justificado à ANATEL/RJ no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas.

4.8 Nos casos em que o treinando eventualmente ficar impedido de participar das aulas durante a semana, por motivos de viagens a trabalho, ou outra necessidade imperiosa relacionada à Anatel ou particular, a Contratada oferecerá recuperação das aulas perdidas nos dias de sábado.

4.9 Após a conclusão do curso pelo treinando, a Proponente procederá à emissão do respectivo Certificado de Conclusão ou Diploma.

5. MATERIAIS E RECURSOS DIDÁTICOS

5.1 Entende-se por material didático, os livros textos, cadernos de exercícios, apostilas, textos e artigos, CD-Rom, fitas de áudio e vídeo ou qualquer outro que se encaixe dentro da definição de material didático, fornecidos aos treinandos, e necessários ao processo de aprendizagem e participação.

5.1.1 A Proponente obriga-se a distribuir o material didático descrito no subitem 5.1, no prazo máximo de 6 (seis) horas/aulas.

(6)

5.2 Considera-se recurso didático o quadro de giz ou pincel, flip-chart, gravador, televisor, vídeo cassete, projetor de slide, retroprojetor, projetor de multimídia, e outros equipamentos necessários à realização das aulas.

5.3 A aquisição e o fornecimento de todo e qualquer material didático necessário ao treinando, será de inteira responsabilidade da Proponente, sem ônus para a ANATEL/RJ, portanto no momento de preencher a proposta que será “Valor aula

mês por aluno”, já deve estar incluso os valores desse material.

5.4 A aquisição e o fornecimento de qualquer recurso didático para as aulas ministradas nas dependências da Proponente, será de inteira responsabilidade desta e sem ônus para a ANATEL/RJ.

5.5 Nos casos de aulas ministradas nas dependências da ANATELRJ, no Rio de Janeiro, serão fornecidas apenas as salas, os mobiliários (mesas e cadeiras), quadros de giz ou de pincel ou flip-chart. Demais recursos didáticos serão de inteira responsabilidade da Proponente e sem qualquer ônus para a ANATEL/RJ.

6. AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO DOS TREINANDOS

6.1 A Proponente encaminhará mensalmente, até o 10º (décimo) dia do mês subsequente, à ANATEL/RJ, em formulário específico e por ela elaborado, relatório de acompanhamento de treinamento, contendo os seguintes dados e avaliações:

a) nome do treinando;

b) idioma, modalidade e nível; c) tipo de turma;

d) carga horária diária, semanal e mensal; e) freqüência;

f) pontualidade;

g) participação nas aulas; e, h) avaliação geral.

6.2 A Proponente aplicará, mensalmente ou de acordo com os critérios já existentes na Escola, avaliação para medir o grau de assimilação dos conhecimentos da matéria aplicada no período.

(7)

6.2.1 A avaliação citada no subitem 6.2, deverá ser enviada à ANATEL/RJ até o 10º (décimo) dia do mês subsequente ao da aplicação da avaliação.

6.3 A avaliação citada no subitem 6.2, deverá ser efetuada em 2(duas) etapas: 6.3.1 Etapa 1 - Prova Oral

Objetiva avaliar pronúncia, fluência e vocabulário. Nesta etapa será aplicada uma pontuação que variará de 0 (zero) a 5 (cinco) pontos, na seguinte ordem:

0 (zero) - sem rendimento; 1 (um) - rendimento sofrível; 2 (dois) - rendimento razoável; 3 (três) - rendimento bom; 4 (quatro) - rendimento muito bom; 5 (cinco) - rendimento excelente. 6.3.2 Etapa 2 - Prova Escrita

Objetiva avaliar grafia (escrita correta dos termos), gramática e listening (avalia capacidade auditiva e interpretativa, por meio de audição de fitas de áudio ou ditados). Nesta etapa será aplicada uma pontuação que variará de 0 (zero) a 5 (cinco) pontos, na seguinte ordem:

0 (zero) - sem rendimento; 1 (um) - rendimento sofrível; 2 (dois) - rendimento razoável; 3 (três) - rendimento bom; 4 (quatro) - rendimento muito bom; 5 (cinco) - rendimento excelente.

6.3.3 A progressão de um nível para outro do curso, bem como a média mensal ou bimestral do aluno dever ser igual a 7(sete) ou conceito equivalente

6.3.4 O treinando que não obtiver o aproveitamento mínimo exigido 70% (setenta pontos percentuais) em qualquer uma das etapas, em 02 (dois) bimestres consecutivos, será submetido a teste de aptidão para línguas estrangeiras, e caso o resultado do teste seja “negativo”, o treinando será excluído do curso pela ANATEL/RJ. Em caso do resultado do teste ser “positivo”, o treinando continuará no curso, porém, se tiver mais uma reprovação será excluído;

6.3.5 O treinando que tiver faltas injustificadas iguais ou superior a 20% (vinte por cento) do total de horas para o curso, será excluído. As justificativas de faltas do treinando deverão ser encaminhadas à Proponente, no máximo até 5 (cinco) dias

(8)

úteis após o registro da falta. A Proponente ao constatar que o treinando atingiu o limite de faltas não justificadas deverá comunicar imediatamente à ANATEL/RJ, antes da exclusão do aluno;

6.3.6 O apontamento e o acompanhamento das faltas de que trata o subitem 6.3.5, será de responsabilidade da Proponente, bem como a cobrança das justificativas, as quais deverão ser apresentadas à ANATEL/RJ por ocasião do acompanhamento do relatório mensal.

6.4 A Proponente deverá possuir e manter atualizado um cadastro dos treinandos, contendo nome, telefone para contato, modalidade do curso, nível do curso, tipo de turma, identificação da turma, carga horária semanal efetivamente cursada (subtrair as faltas) e carga horária total acumulada, efetivamente cursada. Esses dados devem ser encaminhados mensalmente à ANATEL/RJ, por ocasião do envio do relatório mensal. No período que antecede a entrega desses dados, os mesmos devem ficar disponíveis para a ANATEL/RJ, a qualquer momento em que for solicitado.

6.5 O não cumprimento das obrigações previstas para a Proponente, constitui falta grave, sujeitando-a às penalidades previstas na Minuta do Contrato.

7. AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO DA PROPONENTE

7.1 A Proponente será avaliada semestralmente, em duas etapas: 7.1.1 Etapa 1

Avaliação do curso por parte dos treinandos, no que diz respeito ao grau de satisfação quanto a: a) método; b) instrutoria; c) material didático; d) recursos didáticos; e) equipamentos e instalações; e, f) satisfação geral.

7.1.1.1 Nesta etapa, a avaliação será efetuada por intermédio de questionários específicos, elaborado pela ANATEL e aplicado pela Proponente.

(9)

7.1.2 Etapa 2

Avaliação da Proponente, a ser efetuada pela área da ANATEL responsável pela atividade de capacitação de recursos humanos, que avaliará os seguintes tópicos: a) cumprimento das cláusulas contratuais;

b) atendimento às solicitações e orientações da ANATEL/RJ; e,

c) alcance dos objetivos da capacitação (domínio por parte dos treinandos da matéria aplicada durante o semestre), a ser avaliado por meio do percentual de treinandos aprovados nas avaliações bimestrais.

7.1.2.1 Nesta etapa, a avaliação será efetuada por intermédio de planilha específica elaborada pela ANATEL/RJ.

7.1.3 Para que haja aprovação do desempenho da Proponente, a mesma deverá obter o total geral igual ou superior a 7,0 (sete), resultante do somatório das avaliações obtidas nas etapas 1 mais a etapa 2

7.2 A Proponente deverá alcançar a avaliação geral mínima exigida no subitem 7.1.3, por dois semestres consecutivos ou alternados, considerando as condições previstas na minuta de Contrato. Caso não ocorra, sujeitar-se-á aos termos de rescisão contratual.

8. INFORMAÇÕES DE DESEMPENHO

8.1 As informações a serem encaminhadas à ANATEL/RJ, tais como Relatório Mensal, Relatório de Freqüência, Cadastro de Treinandos e outros dados vinculados a prestação dos serviços, além daquelas que forem solicitadas, deverão ser encaminhadas em disquete de 3 ½” e em uma via, preferencialmente em papel timbrado da Proponente.

Referências

Documentos relacionados

A Lista de Fauna Ameaçada de Extinção e os Entraves para a Inclusão de Espécies – o Exemplo dos Peixes Troglóbios Brasileiros.. The List of Endangered Fauna and Impediments

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• Não garantir condições dignas e saudáveis para os trabalhadores pode gerar graves consequências para o empregador, inclusive ser enquadrado como condições análogas ao