• Nenhum resultado encontrado

Programa de Bolsas de Estudos do GANEP NUTRIÇÃO HUMANA LTDA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa de Bolsas de Estudos do GANEP NUTRIÇÃO HUMANA LTDA"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Programa de Bolsas de Estudos do GANEP NUTRIÇÃO HUMANA LTDA O Programa de Bolsas de Estudos faz parte da Política Social do Ganep e se faz essencial para realização da sua missão, a qual é “Promover com excelência ações de pesquisa, assistência e educação em nutrição humana, com absoluto comprometimento ético e científico, de maneira humanizada e inovadora”. O objetivo do Programa de Bolsas de Estudos do GANEP é financiar parcial ou integralmente os alunos com talento e capacidade acadêmica aprovados no processo seletivo e que não podem arcar com os custos das mensalidades. Os alunos inscritos no Curso de Pós-Graduação lato sensu poderão pleitear concessão de bolsa de estudo integral ou parcial. As bolsas serão concedidas baseada em critérios sócio-econômicos.

Este Programa de Bolsas de Estudos será valido para os cursos de Pós-Graduação que se iniciarem a partir de 09 de abril de 2011.

A Bolsa de Estudo será concedida ao aluno que preencher a totalidade dos critérios abaixo descritos ou a maior parte deles.

Modalidades de Bolsas de Estudos

1.Bolsa Integral

O propósito deste programa é apoiar alunos de baixa renda que tenham demonstrado possuir alto potencial de aprendizado, criando mecanismos para atraí-los e mantê-los até a conclusão do curso.

Em cada curso serão concedidas (2) (duas) Bolsas de Estudos Integrais. Haverá três fases no procedimento de pleito da Bolsa de Estudo Integral:

A primeira fase consiste na apresentação de documentos que comprovem que o aluno tem renda familiar bruta igual ou inferior a 2 (dois) salários mínimos per capita e que tenha cursado o Ensino Superior completo em escolas públicas ou em instituições privadas com concessão de bolsas de estudos.

(2)

A segunda consiste em realização de prova de conhecimentos gerais e de nutrição, a ser aplicada pelo GANEP. Nesta o aluno deverá obter o conceito 7,00 ou maior. Esta prova é eliminatória, ou seja, é condição para que o aluno que pleiteia a bolsa passe para a fase seguinte.

A terceira fase consiste em entrevista com os candidatos. Documentos necessários:

• Currículo Profissional;

• Carta encaminhada à Coordenação do Curso pleiteando a bolsa de

estudo, integral e fornecendo as justificativas para o pedido;

• Se o aluno foi bolsista no Ensino Superior, apresentar comprovante; • Histórico escolar do Ensino Superior do candidato em escola pública ou

em instituição de Ensino Superior com concessão de bolsa de estudos;

• Comprovante de endereço: cópia da última conta de luz, telefone ou

água.;

• Cópia da Carteira de Identidade e do CPF do aluno e de cada um do grupo familiar;

• Cópia da última declaração de Imposto de Renda e/ou Declaração de

Isento (se for casado e houver declaração em separado, apresentar a declaração do cônjuge e se for solteiro, apresentar a declaração dos pais);

• Se empregado registrado: cópia da CTPS, e o último holerite;

• Se desempregado: cópia da CTPS, da rescisão contratual e cópia do

comprovante do recebimento do seguro desemprego;

• Se autônomo ou profissional liberal: cópia das últimas 6 (seis) guias de

recolhimento do INSS, original da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos – DECORE, com assinatura de um contador com registro profissional regular;

• Se pensionista/beneficiário do INSS ou Previdência Complementar:

(3)

• Se nunca trabalhou: Declaração de IR/Isento, bem como apresentar toda

documentação pertinente aos pais ou responsáveis em qualquer situação acima relacionada;

• Informar a renda familiar, com comprovação de renda conforme

enquadramento na situação acima;

• Se casado: cópia da certidão de casamento;

• Se possuir filhos: cópia da certidão de nascimento de cada filho;

• Se a moradia é alugada: cópia do contrato de locação. Se o contrato não

estiver em nome do aluno, trazer também uma cópia de uma correspondência em nome do aluno;

• Se a moradia é financiada: cópia do contrato de financiamento, cópia do

último boleto, se o contrato não estiver em nome do aluno, trazer uma cópia de correspondência em nome do aluno.

A documentação completa deve ser enviada pelo correio ou entregue aos cuidados da Coordenação de Cursos do GANEP. Não serão avaliadas solicitações que apresentem documentação incompleta, ou que sejam entregues fora do prazo estipulado pela Coordenação do Curso.

Critérios de Concessão da Bolsa Integral

Uma vez recebidos os documentos supracitados, a Bolsa de Estudo Integral será concedida a partir da análise das seguintes informações:

i. Conceito obtido na prova de conhecimentos gerais e de nutrição; ii. Renda familiar;

iii. Número de pessoas dependentes da mesma renda; iv. Condições de moradia do aluno e seus dependentes; e

v. Análise do currículo profissional. Critérios de Desempate

Havendo empate de candidatos, terá preferência, sucessivamente, o aluno que:

(4)

i. obtiver maior pontuação na prova de conhecimentos gerais e de nutrição; e

ii. persistindo o empate, o que tiver maior idade. Prazos

O período de concessão de Bolsa de Estudo Integral é de até 13 (treze) meses, tendo início no primeiro mês e término no último mês do curso vigente.

A concessão de Bolsa de Estudo é mera liberalidade do GANEP e este não está de qualquer forma obrigado a mantê-la, prorrogá-la ou renová-la, não caracterizando direito adquirido do aluno. Uma vez concedida a Bolsa de Estudo, a mesma será válida apenas para o período de concessão.

Responsabilidade do Aluno

Após ter o GANEP conferido toda a documentação e estando a mesma adequada, cumprindo o aluno com todos os requisitos para concessão da Bolsa, este assinará um Termo de Acordo de Concessão de Bolsa de Estudo, mediante o qual se comprometerá com a veracidade das informações declaradas e com a ciência e concordância dos termos do Regulamento vigente.

Considerações Gerais

O aluno contemplado com a Bolsa de Estudo Integral poderá ter o benefício automaticamente cancelado nas seguintes hipóteses:

i. sanção disciplinar;

ii. reprovação em uma ou mais disciplinas, por nota e/ou faltas; e iii. trancamento, cancelamento ou abandono do curso.

A Bolsa de Estudo Integral beneficia as mensalidades, matrícula e rematrícula do Curso. Não sendo aplicável às dependências de matérias cursadas anteriormente.

(5)

Eventual tolerância do GANEP com relação ao não cumprimento de quaisquer obrigações descritas neste documento não constituirá novação ou renúncia de direitos, sendo facultado ao GANEP, a qualquer momento, exigir o cumprimento das condições contratuais pactuadas ou suspender integral ou parcialmente o benefício concedido.

Este regulamento é parte integrante dos Contratos de Prestação de Serviços Educacionais firmados com os alunos beneficiários da Bolsa de Estudos Integral.

Os contemplados com a Bolsa de Estudos Integral aceitam todas as condições aqui descritas, sem nenhuma restrição.

A concessão da Bolsa de Estudos Integral é pessoal e intransferível. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Curso.

2.Bolsa Auxílio Financeiro - Bolsa Parcial

Este programa contempla alunos regularmente matriculados no curso de especialização lato sensu do GANEP que, passam a enfrentar problemas financeiros, dificultando o pagamento integral das mensalidades O aluno interessado em obter auxílio financeiro deve manter um bom desempenho acadêmico, estar em dia com todos os pagamentos e apresentar renda familiar mensal bruta igual ou inferior a 10 (dez) salários mínimos per capita.

A Bolsa de Estudo Parcial corresponderá a descontos de 10% (dez por cento) e 20% (vinte por cento) do valor da mensalidade. Serão concedidas 4 (quatro) bolsas por curso, sendo 2 bolsas para desconto de 10% e 2 para desconto de 20%.

Haverá três (três) fases no procedimento de pleito da Bolsa de Estudo Parcial: A primeira fase consiste na apresentação de documentos que comprovem que o aluno enfrenta problemas financeiros, dificultando o pagamento integral das mensalidades.

(6)

A segunda consiste em realização de prova de conhecimentos gerais e de nutrição, a ser aplicada pelo GANEP. Nesta o aluno deverá obter o conceito 7,00 ou maior. Esta prova é eliminatória, ou seja, é condição para que o aluno que pleiteia a bolsa passe para a fase seguinte.

A terceira fase consiste em entrevista com os candidatos. Documentos Necessários:

O candidato à Bolsa de Estudo Parcial deverá estar inscrito no Curso e pleitear a concessão de Bolsa de Estudo Parcial com indicação do percentual de desconto desejado. A impossibilidade dos pagamentos deve ser justificada textualmente, e deve ser apresentada com os seguintes documentos:

• Currículo Profissional;

• Carta encaminhada à Coordenação do Curso pleiteando a Bolsa de

Estudo Parcial, com a indicação do percentual de desconto desejado e fornecendo as justificativas para o pedido;

• Se o aluno foi bolsista no Ensino Superior, apresentar comprovante; • Comprovante de endereço: cópia da última conta de luz, telefone ou

água;

• Cópia da Carteira de Identidade e do CPF do aluno e de cada um do

grupo familiar;

• Cópia da última declaração de Imposto de Renda e/ou Declaração de

Isento (se for casado e houver declaração em separado, apresentar a declaração do cônjuge e se for solteiro, apresentar a declaração dos pais);

• Histórico escolar do Ensino Superior do candidato;

• Se empregado registrado: cópia da CTPS, e o último holerite;

• Se desempregado: cópia da CTPS, da rescisão contratual e cópia do

comprovante do seguro desemprego;

• Se autônomo ou profissional liberal: cópia das últimas 6 (seis) guias de

recolhimento do INSS, original da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos – DECORE, com assinatura de um contador com registro profissional regular;

(7)

• Se pensionista/beneficiário do INSS ou Previdência Complementar:

informe de rendimentos INSS/Previdência Complementar;

• Se nunca trabalhou: Declaração de IR/Isento, toda documentação

pertinente aos pais ou responsáveis em qualquer situação acima relacionada;

• Informar a renda familiar, com comprovação de renda conforme

enquadramento na situação acima;

• Se casado: cópia da certidão de casamento;

• Se possuir filhos: cópia da certidão de nascimento de cada filho;

• Se a moradia é alugada: cópia do contrato de locação. Se o contrato não

estiver em nome do aluno, trazer também uma cópia de uma correspondência em nome do aluno;

• Se a moradia é financiada: cópia do contrato de financiamento, cópia do

último boleto, se o contrato não estiver em nome do aluno, trazer uma cópia de correspondência em nome do aluno.

A documentação completa deve ser enviada pelo correio ou entregue aos cuidados da Coordenação de Cursos do GANEP. Não serão avaliadas solicitações que apresentem documentação incompleta, ou que sejam entregues fora do prazo estipulado pela Coordenação do Curso.

O resultado da seleção dos bolsistas será divulgado por email, diretamente aos candidatos à bolsa.

Após a análise da documentação, a Coordenação do Curso poderá conceder a Bolsa de Estudo Parcial na percentagem pleiteada pelo aluno ou em menor percentual, conforme a análise e critérios estabelecidos neste regulamento. Critérios de Concessão da Bolsa Parcial

Uma vez recebidos os documentos supracitados, as Bolsas de Estudos Parciais serão concedidas a partir da análise das seguintes informações:

i. Conceito obtido na prova de conhecimentos gerais e de nutrição; ii. Renda familiar;

(8)

iii. Número de pessoas dependentes da mesma renda; iv. Condições de moradia do aluno e seus dependentes; e

v. Análise do currículo profissional. Critérios de Desempate

Havendo empate de candidatos, terá preferência, sucessivamente, o aluno que:

i. obtiver maior pontuação na prova de conhecimentos gerais e de nutrição; e

ii. persistindo o empate, o que tiver maior idade. Prazo

O período de concessão de Bolsa de Estudo Parcial é de até 5 (cinco) meses, tendo início no segundo mês e término no último mês do semestre vigente. A concessão de Bolsa de Estudo é mera liberalidade do GANEP e este não está de qualquer forma obrigado a mantê-la, prorrogá-la ou renová-la, não caracterizando direito adquirido do aluno. Uma vez concedida a Bolsa, a mesma será válida apenas para o período de concessão.

Responsabilidade do Aluno

Após ter o GANEP conferido toda a documentação e estando a mesma adequada, cumprindo o aluno com todos os requisitos para concessão da Bolsa, este assinará um Termo de Acordo de Concessão de Bolsa de Estudo Parcial, mediante o qual se comprometerá com a veracidade das informações declaradas e com a ciência e concordância dos termos do Regulamento vigente.

Considerações Gerais

O aluno contemplado com a Bolsa de Estudo Parcial deverá manter em dia os pagamentos da mensalidade, sob pena de perda da bolsa após 20 (vinte) dias de atraso no pagamento.

(9)

Por ser a Bolsa de Estudo Parcial semestral, deverá o bolsista, caso tencione renovar a concessão da bolsa, apresentar nova inscrição no início de cada semestre.

A Bolsa de Estudo Parcial beneficia as mensalidades do Curso, não sendo aplicadas às matrículas, rematrículas e dependências de matérias cursadas anteriormente.

Se a resposta às solicitações e/ou a conclusão do processo (com a entrega, por parte do aluno, da documentação necessária para a formalização e concessão da bolsa) ocorrer após o pagamento das mensalidades, os acertos necessários serão feitos nas mensalidades subseqüentes.

O aluno contemplado com a Bolsa de Estudo Parcial poderá ter o benefício automaticamente cancelado nas seguintes hipóteses:

i. sanção disciplinar;

ii. reprovação em uma ou mais disciplinas, por nota e/ou faltas; e iii. trancamento, cancelamento ou abandono do curso.

Eventual tolerância do GANEP com relação ao não cumprimento de quaisquer obrigações descritas neste documento não constituirá novação ou renúncia de direitos, sendo facultado ao GANEP, a qualquer momento, exigir o cumprimento das condições contratuais pactuadas ou suspender integral ou parcialmente o benefício concedido.

Este regulamento é parte integrante dos Contratos de Prestação de Serviços Educacionais firmados com os alunos beneficiários da Bolsa de Estudos Integral.

Os contemplados com a Bolsa de Estudos Parcial - auxílio financeiro - aceitam todas as condições aqui descritas, sem nenhuma restrição.

A concessão da Bolsa de Estudos Parcial é pessoal e intransferível. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Curso.

(10)

EDITAL N° 001 de 04 de junho de 2009

ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA

NUTRICIONAL E NUTRIÇÃO CLÍNICA.

O GANEP – Grupo de Nutrição Humana Ltda. vem por meio deste tornar pública a realização de PROCESSO SELETIVO de candidatos a Bolsa de Estudo para o CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA NUTRICIONAL E NUTRIÇÃO CLÍNICA.

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. DOS CANDIDATOS

2.

– Poderão participar da seleção à bolsa os seguintes candidatos: portadores de título de graduação em nutrição, medicina, enfermagem ou farmácia, que tenham interesse na bolsa de estudo integral ou parcial, inclusive os alunos que já estão cursando as Especializações em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica.

DAS VAGAS

3.

- Serão destinadas 2 (duas) bolsas de estudos integrais por curso, 2 (duas) bolsas parciais com desconto de 10% e 2 (duas) bolsas parciais com desconto de 20% por curso.

2.1.Da vigência: Referido processo seletivo terá validade somente para os cursos oferecidos pelo GANEP a partir de agosto de 2009,

DA INSCRIÇÃO - A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a aceitação das normas e condições estabelecidas no Regulamento de Política de Bolsas de Estudos do GANEP Nutrição Humana Ltda., em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

3.1.Período de inscrição: As inscrições para o processo serão realizadas no período de 27 de fevereiro à 02 de março de 2012.

(11)

3.2.Local: Os interessados deverão protocolar os documentos necessários e enviar por via correio na sede do GANEP à Rua Maestro Cardim, n°. 1.236, Paraíso, CEP: 01323-001, São Paulo,SP.

3.3.Horário para a realização das inscrições: das 09h00min às 17h00min. 3.4.A apresentação dos documentos e da inscrição para pleitear a bolsa somente poderá ser realizada pelo próprio candidato, ou por procurador. Neste caso, dever ser apresentado instrumento público de procuração, ou por instrumento particular original com firma reconhecida.

3.5.Dos procedimentos para a inscrição - No ato de inscrição para pleitear a bolsa de estudo integral ou parcial o candidato deverá apresentar:

3.5.1.Currículo Profissional;

3.5.2.Carta encaminhada à Coordenação do Curso pleiteando a bolsa de estudo integral e fornecendo as justificativas para o pedido; ou

3.5.3.Carta encaminhada à Coordenação do Curso pleiteando a bolsa de estudo parcial, com a indicação do percentual de desconto desejado e fornecendo as justificativas para o pedido

3.5.4.Se o aluno foi bolsista no Ensino Superior, apresentar comprovante; 3.5.5.Histórico escolar do Ensino Superior do candidato em escola pública ou em instituição de Ensino Superior com concessão de bolsa de estudos; 3.5.6.Comprovante de endereço: cópia da última conta de luz, telefone ou água;

3.5.7.Cópia da Carteira de Identidade e do CPF do aluno e de cada um do grupo familiar;

3.5.8.Cópia da última declaração de Imposto de Renda e/ou Declaração de Isento (se for casado e houver declaração em separado, apresentar a declaração do cônjuge e se for solteiro, apresentar a declaração dos pais); 3.5.9.Se empregado registrado: cópia da CTPS, e o último holerite; 3.5.10.Se desempregado: cópia da CTPS, da rescisão contratual e cópia do comprovante do recebimento do seguro desemprego;

(12)

guias de recolhimento do INSS, original da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos – DECORE, com assinatura de um contador com registro profissional regular; 3.5.12.Se pensionista/beneficiário do INSS ou Previdência Complementar: informe de rendimentos INSS/Previdência Complementar;

3.5.13.Se nunca trabalhou: Declaração de IR/Isento, bem como apresentar toda documentação pertinente aos pais ou responsáveis em qualquer situação acima relacionada;

3.5.14.Informar a renda familiar, com comprovação de renda conforme enquadramento na situação acima;

3.5.15.Se casado: cópia da certidão de casamento;

3.5.16.Se possuir filhos: cópia da certidão de nascimento de cada filho; 3.5.17.Se a moradia é alugada: cópia do contrato de locação. Se o

contrato não estiver em nome do aluno, trazer também uma cópia de uma correspondência em nome do aluno;

3.5.18.Se a moradia é financiada: cópia do contrato de financiamento, cópia do último boleto, se o contrato não estiver em nome do aluno, trazer uma cópia de correspondência em nome do aluno.

3.6.Os documentos solicitados deverão ser apresentados de uma só vez, em sua totalidade, juntamente com a Carta encaminhada à Coordenação do Curso, mencionada no item 3.5.2. Após o último dia de inscrição não serão aceitos quaisquer documentos.

3.7.Não serão aceitos documentos encaminhados por meio de Fax e/ou via correio eletrônico;

3.8.Não haverá cobrança ou qualquer tipo de pagamento, a qualquer título, para que o candidato pleiteie bolsa de estudos.

(13)

4. PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS E DE NUTRIÇÃO

5.

4.1.A prova de conhecimentos gerais e de nutrição para o Curso de Belo Horizonte será realizada no Instituto Alfa de Gastroenterologia – Hospital das Clínicas - UFMG, sito à Rua Professor Alfredo Balena, 110 – 2º.

Andar, Sta. Efigênia, Belo Horizonte, BH, no dia 19 de março de 2012, das 14h00min às 16h00min, sendo de caráter eliminatório.

4.2.A entrevista com os candidatos ocorrerá no dia 19 de março de

2012, para o Curso de Belo Horizonte a partir das 16h00min, no Instituto Alfa de Gastroenterologia – Hospital das Clínicas - UFMG, sito à Rua

Professor Alfredo Balena, 110 – 2º. Andar, Sta. Efigênia, Belo Horizonte, BH.

DA SELEÇÃO E DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Seguem abaixo os critérios de seleção e de desempate:

5.1.Conceito obtido na prova de conhecimentos gerais e de nutrição (7,00 ou maior);

5.2.Entrevista com o candidato; 5.3.Renda familiar;

5.4.Número de pessoas dependentes da mesma renda; 5.5.Condições de moradia do aluno e seus dependentes; e 5.6.Análise do currículo profissional.

5.7.Havendo empate de candidatos, terá preferência, sucessivamente, o aluno que:

(14)

e de nutrição; e

5.7.2.Persistindo o empate, o que tiver maior idade.

6. DOS RESULTADOS – O GANEP divulgará os resultados preliminares no site do GANEP (www.ganepeducacao.com.br).

7.1.Os resultados Preliminares da seleção dos candidatos/alunos que receberam a bolsa de estudos integral e parcial dos Cursos de

Especialização em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica do GANEP serão divulgados no site do GANEP (www.ganepeducacao.com.br) no dia 28 de março de 2012.

7. DA HOMOLOGAÇÃO - O resultado Final da seleção dos candidatos/alunos que receberam a bolsa de estudos integral ou parcial dos Cursos de Especialização em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica do GANEP será divulgado no site do GANEP (www.ganepeducacao.com.br) no dia 28 de março de 2012.

8. DA CONVOCAÇÃO

9.

- Os candidatos/alunos selecionados serão

convocados, via eletrônica (e-mail), pelo GANEP para a formalização de sua matrícula/rematrícula, obedecendo rigorosamente à ordem de classificação.

9.1.1.Os remanescentes classificados, poderão aguardar desistência de algum candidato/aluno pelo período máximo de 1 (um) mês.

DA MATRÍCULA INICIAL

Os candidatos selecionados deverão realizar a matrícula nos prazos fixados pela Coordenação do Curso e no ato da matrícula deverão: a) Fazer o cadastro no site do GANEP (www.ganepeducacao.com.br) b) Pagar a taxa de matrícula (para o caso de bolsa de estudo parcial). A bolsa de estudos integral é isenta de taxa de matrícula.

(15)

c) Encaminhar os seguintes documentos, juntamente com o comprovante de pagamento:

o 02 fotos 2x2 ou 01 scaneada;

o 02 Cópias (frente e verso) do Diploma do Ensino Superior; o 02 Cópias do Histórico do Ensino Superior

(faculdade/universidade);

o 02 Cópias (frente e verso) do registro no conselho de classe (CRM

ou CRN ou CRF ou COREN);

o 02 Cópias (frente e verso) RG e CPF; o 02 Cópias (frente e verso) título eleitor;

o 02 Cópias do comprovante das duas últimas votações; o 02 Cópias prova de quitação com o serviço militar, para os

candidatos do sexo masculino

o 02 Cópias do Comprovante de Endereço; o Currículo Resumido;

o Estatuto preenchido, rubricado todas as folhas e assinado na

última folha.

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS - os Cursos de Especialização em

Terapia Nutricional e Nutrição Clínica para a cidade de Belo Horizonte são divididos em dois semestres letivos, compreendendo o primeiro 137 (cento e trinta e sete) horas, o segundo semestre, 131 (cento e trinta e uma) horas, e o trabalho de campo, 152 (cento e cinqüenta e duas) horas, ou seja, um total de 420 (quatrocentas e vinte) horas.

11. Os Cursos de Especialização em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica na cidade de Belo Horizonte serão desenvolvidos no período de 28 de abril de 2012 e o término em 14 de abril de 2013. As aulas serão ministradas uma vez ao mês de sábado e domingo (das 08h00min às 17h00min horas), na Associação Médica de Minas gerais, sito a Avenida João Pinheiro, n°. 161, Centro, Belo Horizonte, MG.

(16)

12.1.Os alunos dos Cursos de Especialização em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica objeto deste Edital, dentro do número de vagas de cada curso, e desde que tenham freqüência 75% (setenta e cinco por cento) das horas realizadas em cada unidade educacional e obtenham média mínima de 7,0 por bloco de disciplina, farão jus a certificado emitido pelo GANEP com validade nacional, conforme disciplinado no Regimento Interno do Curso que será disponibilizado ao aluno no momento da matrícula.

Referências

Documentos relacionados

Não podemos deixar de dizer que o sujeito pode não se importar com a distância do estabelecimento, dependendo do motivo pelo qual ingressa na academia, como

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

O Documento Orientador de 2013, dispondo sobre as atribuições do (a) professor (a) articulador (a) de projetos, determina que ele (a) deverá estar lotado (a) na unidade escolar,

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

No percurso da construção deste trabalho foram apresentados e discutidos os fatores geradores dos altos índices de reprovação no 1º ano do Ensino Médio na Escola

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da

O objetivo deste estudo consistiu em descrever, explicar e analisar as manifestações de estresse ocupacional em professores universitários de uma instituição privada na região do

continua patente a ausência de uma estratégia de desenvolvimento sustentável, o que poderá ser consequência ser tão insignificante que tal preocupação ainda não se