• Nenhum resultado encontrado

NOVOS REGISTROS DO SPED FISCAL OBRIGATORIEDADE - 1º DE JULHO DE 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOVOS REGISTROS DO SPED FISCAL OBRIGATORIEDADE - 1º DE JULHO DE 2017"

Copied!
46
0
0

Texto

(1)

1

NOVOS REGISTROS DO SPED FISCAL

OBRIGATORIEDADE - 1º DE JULHO DE 2017

Painelista:

Alexandre da Rocha Silva, Contador, Pós

Graduado em Auditoria e Pericia pela FAPA,

Assessor Tributário, atuando nas áreas de

IPI, ICMS e ISS e integrante do quadro de

profissionais

da

CCA

BERNARDON

Consultoria Contábil e Tributária.

(2)

2

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

Registro E115 – Informações Adicionais da Apuração – Valores Declaratórios

Esse registro tem o objetivo de informar os valores declaratórios relativos ao ICMS, conforme definição da legislação estadual pertinente. Esses valores são meramente declaratórios e não são computados na apuração do ICMS.

Campo 02 (COD_INF_ADIC) - Preenchimento: o código da informação adicional

deve obedecer à tabela definida pelas Secretarias de Fazenda dos Estados. Caso não haja publicação da referida tabela, o registro não deve ser apresentado.

(3)

3

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

Tabela 5.2 divulgada pela Sefaz/RS para fins de preenchimento do Registro E115 – Informações Adicionais da Apuração – Valores Declaratórios

 Acessar o sitio do Sped Fiscal (http://sped.rfb.gov.br)

(4)

4

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

 Após acessar o Módulo EFD – ICMS/IPI, ir até a “aba” – Downloads

(5)

5

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

(6)

6

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

 Deverá ser Selecionada a Tabela que vamos Utilizar

 A Tabela 5.2 – Tabela de Informações Adicionais da Apuração – Valores Declaratórios, deverá ser utilizada para preenchimento do Registro E115;

 A Tabela de Itens UF Índice de Participação dos Municípios – RS, deverá

(7)

7

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

(8)

8

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

Lançamentos no Quadro C da GIA/ICMS

Deverá ser registrado no campo 03 (VL_INF_ADIC) do correspondente registro E115, o faturamento do estabelecimento: valor total obtido com as vendas de mercadorias ou prestações de serviços a qualquer título (todas as operações, mesmo as que não têm incidência de ICMS), incluídos os valores correspondentes a seguros, juros e fretes cobrados em separado, IPI e demais importâncias recebidas ou debitadas, inclusive reajustes do valor, reais ou nominais, excluídas as vendas canceladas e descontos incondicionais concedidos, a ser informado no campo 31 (Faturamento) do Quadro C da GIA (código RS000031);

(9)

9

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

Deverá ser registrado no campo 03 (VL_INF_ADIC) do correspondente registro E115, o número de empregados no último dia do mês a ser informado no campo 32 (Número de empregados no último dia do mês) do Quadro C da GIA (código RS000032).

Deverá ser registrado no campo 03 (VL_INF_ADIC) do correspondente registro E115, os valores da folha de pagamento, incluindo férias, encargos sociais e pró-labore e excluindo valores eventuais do período, tais como distribuições de bônus ou valores decorrentes de rescisão, a ser informado no campo 33 (Valor da Folha de salários) do Quadro C da GIA (código RS000033);

(10)

10

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

Representação gráfica da GIA “importada” através do arquivo da EFD – ICMS/IPI, contendo os lançamentos relativos ao Quadro C, campos 31, 32 e 33, respectivamente.

(11)

11

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

Saídas Isentas ou Não-Incidentes

Deve ser registrado no campo 03 (VL_INF_ADIC) do correspondente registro E115, totalizado por CFOP e pela codificação que descreve a situação tributária da operação ou da prestação, os valores das operações e das prestações, quando se tratar de saída de mercadorias ou de prestação de serviços beneficiadas com isenção do imposto ou ao abrigo da não incidência, bem como o valor da parcela correspondente à redução da base de cálculo, que devem ser informadas na coluna "Isentas ou Não-tributadas" do Anexo V (Discriminação das Saídas) da GIA, a partir do código RS051001;

Isenção – Inicio – RS051001 - Anexo V.A – Livro I,9,II –Reprodutores ou

Matrizes e Término – RS051411 - Anexo V.A - Livro I,Art.10,XII.Telecom P/ Templos de QQ Culto.

(12)

12

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

Exemplo de Lançamento com Isenção (Livro I, Art. 9º) do ICMS/RS.

Observa-se, no lançamento acima, que o final do código “012” é exatamente o código de detalhamento utilizado no preenchimento da GIA.

(13)

13

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

Exemplo de Lançamento com Isenção (Livro I, Art. 10º) do ICMS/RS.

Observa-se, no lançamento acima, que o final do código “408” é exatamente o código de detalhamento utilizado no preenchimento da GIA.

Não – Incidência – Inicio – RS051500 - Anexo V.A – Livro I,11,I – Papel P/

Jornais, Periódicos e Livros e Término RS051515- Anexo V.A – Livro I,Art.11,XVI - CDS Acompanham Jornais, Periódicos, Livros.

(14)

14

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

Exemplo de Lançamento com a Não Incidência (Lv I, Art. 11) do ICMS

Observa-se, no lançamento acima, que o final do código “408”, é exatamente o código de detalhamento utilizado no preenchimento da GIA.

(15)

15

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

Redução da Base de Cálculo – Inicio – RS051600 - Anexo V.A – Livro I, art. 23, I

– Mercadorias Usadas e Término – RS051805 - Anexo V.A – Livro I, Art. 24,VI – Monitoramento e Rastreamento de Veículo e Carga

Exemplo de Lançamento com a Red. Base de Cálculo (Lv I, Art. 23) do ICMS

Observa-se, no lançamento acima, que o final do código “601”, é exatamente o código de detalhamento utilizado no preenchimento da GIA.

(16)

16

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

Exemplo de Lançamento com a Red. Base de Cálculo (Lv I, Art. 24) do ICMS

Observa-se, no lançamento acima, que o final do código “800” é exatamente o código de detalhamento utilizado no preenchimento da GIA.

(17)

17

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

Os registros E115 que utilizarem os códigos tratados anteriormente deverão

conter, no seu campo 04 (DESCR_COMPL_AJ), o código fiscal de operações e prestações (CFOP) grafado com quatro caracteres numéricos, sem o separador de milhar, correspondendo ao CFOP para o qual existe informação a ser prestada no Anexo V.A (Saídas Isentas ou Não Tributadas Detalhamento) da GIA.

Somente podemos ter valores lançados nas Colunas Isenta/Não Tributadas da GIA, quando forem utilizados os Códigos CST 20; 40; 41 e 70, em função das regras de validações impostas pelo fisco estadual em função da “importação” da GIA que, num futuro próximo, deverá ser realizada através dos arquivos da EFD – ICMS/IPI. Caso contrário, surgirá uma mensagem de erro no momento da importação, conforme segue:

(18)

18

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

Saídas com Diferimento, Suspensão e/ou Substituição Tributária

Deverá ser registrado no campo 03 (VL_INF_ADIC) do correspondente registro E115, totalizado por CFOP e pela codificação que descreve a situação tributária da operação ou da prestação, os valores das operações e das prestações, quando se tratar de saídas de mercadorias e prestações de serviços com suspensão ou diferimento do pagamento do imposto (nas hipóteses de diferimento parcial previstas no RICMS, Livro III, arts. 1º-A, 1º-C a 1º-H, deve constar apenas a parcela do valor da operação correspondente ao diferimento), ou de saídas de mercadorias e prestações de serviços cujo ICMS incidente tenha sido retido por substituto tributário, bem como de saídas de mercadorias e prestações de serviços cujo ICMS incidente tenha sido pago antecipadamente, como, por exemplo, as saídas de mercadorias que tenham sido recebidas nos termos do RICMS, Livro III, arts. 53-A e 53-C, que devem ser informadas na coluna "Outras" do Anexo V (Discriminação das Saídas) da GIA, a partir do código RS052001;

(19)

19

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

Diferimento – Início – RS052001 - Anexo V.B – Livro I, Art. 53, I –

Estabelecimento Pertencente a mesma Pessoa e Término – RS052144 - Anexo V.B – Livro III, Art.1º - A, Inciso XXIX - Bob.CHP. Aço-PROCAM/RS.

Exemplo de Lançamento com Diferimento Total do ICMS (Lv I, Art. 53) do ICMS

Observa-se, no lançamento acima, que o final do código “002” é exatamente o código de detalhamento utilizado no preenchimento da GIA.

(20)

20

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

Exemplo de Lançamento com Diferimento Parcial do ICMS (Lv III, Art. 1-E)

Observa-se, no lançamento acima, que o final do código “134” é exatamente o código de detalhamento utilizado no preenchimento da GIA.

(21)

21

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

Relativamente às operações envolvendo o diferimento “Total” e/ou “Parcial” do ICMS, mesmo que a NF-e seja emitida com valor de base de cálculo integral, diferindo apenas o valor do Imposto para a etapa posterior, conforme definido em Nota Técnica, para fins de preenchimento dos valores na GIA e consequentemente na EFD – ICMS/IPI, os valores devem ser preenchidos conforme abaixo, em virtude do Estado não ter revogado os dispositivos legais relativos aos diferimentos parciais, para fins de preenchimento desses informativos fiscais.

(22)

22

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

Demonstração Registro C190

(23)

23

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

Exemplo de Lançamento com Suspensão do ICMS (Lv I, Art. 55)

Observa-se, no lançamento acima, que o final do código “300” é exatamente o código de detalhamento utilizado no preenchimento da GIA.

(24)

24

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

Operações com ICMS Substituição Tributária

Deverão ser registrados no campo 03 (Valor Informações Adicionais) do correspondente registro E115, totalizado por CFOP, os valores dos ajustes para fins de fechamento do valor contábil referente ao imposto ICMS ST, que compõem o valor contábil, a serem informados na coluna "Valor", no código 1 do detalhamento para o correspondente CFOP do Anexo I.C (Importâncias Excluídas/Ajustes VA) da GIA, quando estiverem associados à operação/prestação do estabelecimento remetente que tenha sido isenta (total ou parcialmente - com redução de base de cálculo) ou não tributada, que devem ser informadas na coluna "Isentas ou Não-tributadas" da GIA, utilizando o Código RS013001 e com suspensão ou diferimento do pagamento do imposto, ou, ainda, quando se tratar das hipóteses em que o ICMS tenha sido retido por substituto tributário, a serem informadas na coluna "Outras" da GIA, utilizando o Código RS013091.

(25)

25

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

Os registros E115 que utilizarem os códigos anteriormente tratados deverão corresponder à exclusão dos valores do ICMS-ST para fechamento do valor contábil apenas das operações/prestações para as quais não há direito ao crédito do ICMS/ST, sendo que, nas operações/prestações em que há o direito a esse crédito, o correspondente lançamento na coluna "Valor", sob o código 1, do detalhamento para o correspondente CFOP do Anexo I.C (Importâncias Excluídas/Ajustes VA) da GIA será gerado de forma automática pela importação do arquivo EFD, a partir dos valores lançados nos campos 09 (VL_ICMS_ST) dos registros C190 ou C590, e dos valores lançados nos campos 09 (VL_ICMS_UF) dos registros D590, de forma que não podem ser informadas exclusões via registro E115 referentes aos valores do ICMS-ST que foram creditados, para evitar a exclusão em dobro.

(26)

26

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

Exemplo de Lançamento com ICMS ST destacado na NF-e do Substituído

Registro C100

Registro C190

(27)

27

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

Livro III, art. 153 do RICMS/RS

VII – colunas sob os títulos "ICMS – VALORES FISCAIS" e "OPERAÇÕES OU PRESTAÇÕES SEM CRÉDITO DO IMPOSTO":

(28)

28

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

b) coluna "OUTRAS": valor da operação ou da prestação, quando se tratar de entrada de mercadorias ou de utilização de serviços que não confira, ao estabelecimento destinatário, crédito fiscal ou cuja saída ou prestação do estabelecimento emitente tenha sido beneficiada com suspensão ou diferimento do pagamento do imposto, ou, ainda, quando se tratar das hipóteses em que o ICMS incidente tenha sido retido por substituto tributário;

Exemplo de Lançamento com ICMS ST destacado na NF-e do Substituto

Registro C100

(29)

29

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

Registro C190

Não há preenchimento de Registro E115 a realizar. A Coluna Ajustes/Excluídas da GIA será preenchida de forma automática através do preenchimento do Campo ICMS ST da EFD – ICMS/IPI

(30)

30

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

Operações com IPI

Deverão ser registrados no campo 03 (Valor Informações Adicionais) do correspondente registro E115, totalizado por CFOP, os valores dos ajustes para fins de fechamento do valor contábil referente ao imposto IPI, que compõem o valor contábil, a serem informados na coluna "Valor", no código 2 do detalhamento para o correspondente CFOP do Anexo I.C (Importâncias Excluídas/Ajustes VA) da GIA, quando estiverem associados à operação/prestação do estabelecimento remetente que tenha sido isenta (total ou parcialmente - com redução de base de cálculo) ou não tributada, que devem ser informadas na coluna "Isentas ou Não-tributadas" da GIA, utilizando o Código RS013002 e com suspensão ou diferimento do pagamento do imposto, ou, ainda, quando se tratar das hipóteses em que o ICMS tenha sido retido por substituto tributário, a serem informadas na coluna "Outras" da GIA, utilizando o Código RS013092.

(31)

31

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

Os registros E115 que utilizarem os códigos anteriormente tratados deverão corresponder à exclusão dos valores do IPI para fechamento do valor contábil apenas das operações/prestações para as quais não há direito ao crédito do IPI, sendo que, nas operações/prestações em que há o direito a esse crédito, o correspondente lançamento na coluna "Valor", sob o código 2, do detalhamento para o correspondente CFOP do Anexo I.C (Importâncias Excluídas/Ajustes VA) será gerado de forma automática pela importação do arquivo EFD, a partir dos valores lançados nos campos 11 (VL_IPI) dos registros C190, de forma que não podem ser informadas exclusões via registro E115 referentes aos valores do IPI que foram creditados, para evitar a exclusão em dobro.

(32)

32

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

Exemplo de Lançamento com IPI destacado na NF-e do Fornecedor – Sem direito ao Crédito pelo Comprador

(33)

33

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

Exemplo de Lançamento com IPI destacado na NF-e do Fornecedor – Com direito ao Crédito pelo Comprador

Registro C100

(34)

34

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

Operações com IPI

Não há preenchimento de Registro E115 a realizar. A Coluna Ajustes/Excluídas da GIA será preenchida de forma automática, através do preenchimento do Campo IPI da EFD – ICMS/IPI.

A mesma regra vale para as operações de preenchimento de “Saídas” com o valor do IPI destacado em Campo Próprio da NF-e, no qual também não haverá Registro E115 a realizar. A Coluna Ajustes/Excluídas da GIA será preenchida de forma automática, através do preenchimento do Campo IPI da EFD – ICMS/IPI.

(35)

35

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

Operações com Exclusões Parciais

Nos casos em que as mercadorias se destinem ao ativo imobilizado uso e consumo do estabelecimento, o valor correspondente a esse serviço escriturado no CFOP 1.353 e/ou 2.353, deve ser informado no Anexo I.C (coluna Ajustes/Excluídas) da GIA, utilizando, para fins de preenchimento, o código 3 -

Frete sobre Ativo Imobilizado ou Material de Consumo.

Assim, deve ser registrado no campo 03 (VL_INF_ADIC) do correspondente registro E115, totalizado por CFOP, os valores dos ajustes para fins de exclusão dos valores de frete, necessários para fins de cálculo do Valor Adicionado, a serem informados na coluna "Valor", no código 3 do detalhamento para o correspondente CFOP do Anexo I.C (Importâncias Excluídas/Ajustes VA) da GIA, utilizando para isso o Código RS013003.

(36)

36

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

Deve ser registrado, no campo 03 (VL_INF_ADIC) do correspondente registro E115, totalizado por CFOP, os valores dos ajustes para exclusão dos valores relativos a entradas de mercadorias e prestações de serviço para fins de cálculo do Valor Adicionado, a serem informados na coluna "Valor", no código 6, do detalhamento para o correspondente CFOP do Anexo I.C (Importâncias Excluídas/Ajustes VA) da GIA, com o Código RS013006.

(37)

37

APRESENTAÇÃO DO REGISTRO E115

(38)

38

REGISTRO 1400 DA EFD – ICMS/IPI

Registro 1400 – Informações sobre Valores Agregados – Julho/17

Esse registro tem como objetivo fornecer informações para o cálculo do valor adicionado por município, sendo utilizado para subsidiar cálculos de índices de participação e deve ser apresentado apenas se a unidade federada do declarante assim o exigir.

Os códigos da Tabela de Itens UF Índice de Participação dos Municípios RS devem ser utilizados no campo 02 (COD_ITEM_IPM) dos registros 1400, quando houver informação a ser prestada no Anexo XVI (Discriminação de Serviços ou Circulação de Mercadorias Conforme o Tipo de Natureza) da GIA, pelos contribuintes a seguir listados:

(39)

39

REGISTRO 1400 DA EFD – ICMS/IPI

a) empresas de transporte intermunicipal e interestadual, referente ao serviço de transporte por município de origem deste Estado, na hipótese de transportadores e de responsáveis por substituição tributária, a ser informado no Anexo XVI (Discriminação de Serviços ou Circulação de Mercadorias Conforme o Tipo de Natureza) da GIA, natureza "Transporte" (código 01);

b) empresas distribuidoras de energia elétrica, referente à distribuição de energia elétrica em cada município, a ser informada no Anexo XVI (Discriminação de Serviços ou Circulação de Mercadorias Conforme o Tipo de Natureza) da GIA, natureza "Energia Elétrica - Distribuição" (código 02);

c) empresas de telecomunicação e comunicação, referente à prestação de serviços de comunicação em cada município, a ser informada no Anexo XVI (Discriminação de Serviços ou Circulação de Mercadorias Conforme o Tipo de Natureza) da GIA, natureza "Comunicação" (código 03);

(40)

40

REGISTRO 1400 DA EFD – ICMS/IPI

d) empresas que realizarem vendas fora do estabelecimento, referente às vendas realizadas por contribuinte deste Estado, fora do seu estabelecimento, a serem informadas no Anexo XVI (Discriminação de Serviços ou Circulação de Mercadorias Conforme o Tipo de Natureza) da GIA, natureza "Vendas Fora do Estabelecimento" (código 05);

e) empresas geradoras de energia elétrica, referente à geração de energia elétrica produzida em município distinto do domicílio fiscal do estabelecimento informante, a ser informada no Anexo XVI (Discriminação de Serviços ou Circulação de Mercadorias Conforme o Tipo de Natureza) da GIA, natureza "Energia Elétrica - Geração" (código 06);

f) inscrição centralizada, referente às operações realizadas em cada município por contribuintes que se utilizarem de inscrição única (IN nº 45/98, Capítulo X, 4.1), a serem informadas no Anexo XVI (Discriminação de Serviços ou Circulação de Mercadorias Conforme o Tipo de Natureza) da GIA, natureza "Regime Especial" (código 09);

(41)

41

REGISTRO 1400 DA EFD – ICMS/IPI

g) demais casos que influenciem no valor agregado, referentes aos valores de operações/prestações cujo valor adicionado deva ser atribuído para outros municípios, por contribuintes sujeitos a regime especial que determine essa exigência, a serem informados no Anexo XVI (Discriminação de Serviços ou Circulação de Mercadorias Conforme o Tipo de Natureza) da GIA, natureza "Regime Especial" (código 09).

h) não devem ser informados registros 1400 relativos às compras de produção primária, pois essa parte do valor adicionado fiscal é apurada automaticamente pela Receita Estadual, a partir das Notas Fiscais Eletrônicas (modelo 55) emitidas pelo comprador (contranotas).

(42)

42

REGISTRO 1400 DA EFD – ICMS/IPI

O quadro Valor Distribuído campo 88 da Gia, será preenchido automaticamente com a soma dos Valores Distribuídos de cada natureza.

Esse campo 88 é de preenchimento automático pelo programa. Seu valor corresponde à diferença entre os valores dos campos "Soma Saídas(86)" e "Entradas(87)" (equivale à referência 88 da GI, modelo B).

(43)

43

(44)

44

(45)

45

Penalidades

MULTAS FORMAIS - ESTADUAL

O Procedimento Administrativo Tributário do Estado do Rio Grande do Sul, aprovado pela Lei nº 6.537, de 27 de fevereiro de 1973, estabelece multas formais aplicáveis às infrações tributárias, dentre as quais, as relativas a informações devidas pelos contribuintes, conforme se transcreve a seguir:

Art. 11 - Pela prática das infrações tributárias formais a seguir enumeradas, são

cominadas as seguintes multas: (...)

IV - infrações relativas a informações devidas por contribuintes:

e) omitir informações em meio eletrônico ou prestar essas informações de maneira incorreta ou em desacordo com a legislação tributária:

1 - quando ocorrer fornecimento de informações em padrão diferente do

exigido pela legislação tributária: multa de 0,5% do valor das respectivas operações ou prestações, não inferior a 60 UPF-RS por período de apuração a que se referirem as informações;

(46)

46

Penalidades

2 - quando não houver a entrega de arquivos com informações devidas no

local, na forma ou no prazo previstos ou quando ocorrer omissão de informações ou prestação de informações incorretas: multa de 1% do valor das respectivas operações ou prestações, não inferior a 120 UPF-RS por período de apuração a que se referirem as informações.

Referências

Documentos relacionados

Enquanto o IPPC vai concedendo cada vez me- nos verbas para trabalhos de campo, de ano para ano, tais trabalhos 5x0 cada vez mais caros e impli- cam um dispêndio

A 8ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) serve como marco mais importante para as políticas públicas em saúde que temos hoje, considerando que o Brasil é o único país com essa

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for