• Nenhum resultado encontrado

Universidade do Estado da Bahia UNEB Departamento de Ciências Humanas - Campus IV- Jacobina- BA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade do Estado da Bahia UNEB Departamento de Ciências Humanas - Campus IV- Jacobina- BA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Departamento de Ciências Humanas - Campus IV- Jacobina- BA

Edital do NÙCLEO DE CULTURA VISUAL, EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (Cult-Vi)) 01/2012

ABRE PERÍODO DE INSCRIÇÕES E ESTABELECE CRITÉRIOS PARA O

1º Prêmio Cult-Vi Fotografias com o tema: Cores do Sertão: cultura e cotidiano. O Núcleo de Cultura Visual, Educação e Linguagem (Cult-Vi) do Departamento de Ciências Humanas da UNEB Campus IV, objetivando a chamada ao 1º Prêmio Cult-Vi Fotografias: Cores do Sertão, torna público o presente E D I T A L:

1. DOS OBJETIVOS E TEMA DO CONCURSO

1.1 O 1º Prêmio Cult-Vi Fotografias do Núcleo de Cultura Visual, Educação e Linguagem do Departamento de Ciências Humanas do Campus IV da UNEB em Jacobina (BA), tem o objetivo de incentivar os estudantes e população em geral, nas atividades de observação do contexto no qual estamos inseridos, com foco nas belezas e riqueza naturais e culturais do sertão, bem como despertar a criatividade e o uso da fotografia como registro e expressão de culturas.

1.2 As fotografias concorrentes deverão enfocar aspectos relacionados às formas de cultura e de existência da vida nas áreas do sertão baiano, sendo vedada a apresentação de imagens que não sejam vinculadas a este tema.

1.3 – As fotos do concurso deverão ser em cores e tematizar a vida, a cultura e o cotidiano do sertão.

2. DA JUSTIFFICATIVA DO TEMA

2.1 O Projeto “Cores do Sertão: Visualidade e educação para além da seca” desenvolvido pelo Núcleo de Cultura Visual, Educação e Linguagem tem como propósito o estudo das formas de cultura e de existência da vida nas áreas de seca do sertão baiano. O projeto que se constitui numa pesquisa de campo (pesquisa piloto situada na região de influência do Campus IV –UNEB, Jacobina - BA) visa representar verbal e imageticamente as várias formas de vida e de cultura que “colorem” o sertão e possibilitam a beleza estética, a pujança da vida e a diversidade. Nesse contexto, a realização do 1º. Prêmio Cult-Vi Fotografias como parte das atividades do Projeto “Cores do Sertão: Visualidade e educação para além da seca” é socialmente relevante porque auxiliará na desconstrução das visões estereotipadas sobre as paisagens sertanejas com o intuito de produzir um compêndio sobre o sertão e se constituir como referencial para os estudos da cultura e da educação no semiárido baiano.

(2)

3.1 Poderão participar do Concurso os graduandos de todos os cursos da UNEB, e demais pessoas interessadas.

3.2 Os candidatos poderão concorrer com até, no máximo, três (3) trabalhos.

3.3 Não serão aceitos trabalhos em grupo nem fotos que já tenham sido premiadas em outros quaisquer concursos de fotografia. Caso isto seja identificado pela comissão, em qualquer fase do Concurso, o candidato será excluído do processo de seleção.

3.4 As fotografias que identifique pessoas, mesmo que anônimas, deverão vir acompanhadas de declarações dos fotografados (Anexo 01), cedendo os direitos de utilização da imagem, para fins de exposição pública e de resguardo jurídico.

4 DA INSCRIÇÃO E ENTREGA DOS TRABALHOS

4.1 As inscrições estarão abertas de 02/05/2012 a 08/06//2012, das 08h00m às 12h00m e das 13h30m às 17h30m na Sala do Cult-Vi, no Campus IV da UNEB- Jacobina - BA.

4.2- No ato da Inscrição o candidato pagará uma taxa de R$ 20,00 (vinte reais).

4.3 A inscrição, de caráter individual, deverá ser feita mediante preenchimento de ficha de inscrição, (Anexo 02) entrega de um arquivo digital devidamente identificado com o nome e/ou pseudônimo do autor. Foto impressa em papel fotográfico no formato 15x21 cm com etiqueta, contendo nome e/ou pseudônimo do autor, nome da foto, data e local onde foi tirada. Não serão aceitas fotos com datas anteriores à publicação deste edital.

4.4 Não serão aceitas trocas ou retiradas de fotografias, após a inscrição no Concurso.

4.5 As imagens entregues em formato digital, caso não venham a ser apreciadas, por problemas mecânicos ou digitais (arquivo vazio, danificado, com vírus etc.), serão automaticamente desclassificadas, não cabendo recurso.

4.6 Os participantes do Concurso ao realizar inscrição asseguram que são detentores dos direitos autorais e patrimoniais das fotografias inscritas e permitem o uso das respectivas imagens pelo Cult-Vi/UNEB. A realização da inscrição por parte do candidato, se traduz na autorização de veiculação do nome do autor e das imagens inscritas no concurso sem limite de tempo, em portfolios, em websites ou homepages na internet (inclusive nas aplicações interativas), televisão aberta ou fechada, revistas, jornais, outdoors, exposições e eventos institucionais sem incidência de quaisquer ônus, desde que esses usos não tenham finalidade comercial.

5. DA SELEÇÃO/AVALIAÇÃO

5.1 O processo de seleção do Concurso seguirá as normas contidas no presente Edital. 5.2 A seleção dos trabalhos será realizada pelo Núcleo de Cultura Visual, Educação e Linguagem (Cult-Vi), por meio de banca a ser constituída pelo referido Núcleo.

5.3 Como critérios de avaliação, a Comissão Julgadora levará em consideração criatividade, originalidade, adequação ao tema, e critérios técnicos.

5.4 Serão premiados os 8 (oito) primeiros trabalhos classificados.

5.5 A seleção se dará em duas etapas: a) a primeira etapa (seleção preliminar) aprovará os 30 (trinta) melhores trabalhos que serão expostos ao público por ocasião da premiação final; b) segunda etapa (premiação final) quando serão eleitos os 08 (oito) primeiros colocados dentre os 30 (trinta) finalistas.

5.6 Os participantes classificados até a trigésima posição receberão certificado de participação no concurso.

(3)

5.7 Além das 8 (oito) fotografias premidas pela banca, a comissão do concurso premiará (prêmio surpresa) dentre as 30 fotografias pré-selecionadas, a fotografia eleita pelo voto popular por meio de enquete realizada pelo Cult-Vi.

6. DA PREMIAÇÃO

6.1 O Concurso de Fotografias oferece a seguinte premiação:

a) Primeiro colocado: - 01 troféu e 01 máquina fotográfica semi-profissional Nikon L 120 b) Segundo colocado: - 01 troféu e 01 máquina fotográfica 14 mgpx

c) Terceiro colocado - 01 troféu d) Quarto colocado - 01 troféu e) Quinto colocado - 01 troféu f) Sexto colocado - 01 troféu g) Sétimo colocado - 01 troféu h) Oitavo colocado - 01 troféu

7. DA PUBLICAÇÃO E EXPOSIÇÃO DOS RESULTADOS

7.1 O resultado do Concurso ou quaisquer alterações de datas que venha ocorrer durante o processo serão publicados na página da UNEB/DCH4 www.uneb.br/jacobina/dch

7.2 A exposição das fotografias e a premiação dos vencedores ocorrerão no Campus IV da UNEB/DCH4 em 30/08/2012

8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 O ato de inscrição implica concordância e aceitação de todos os artigos, condições e disposições deste edital.

8.2 Os participantes do concurso, incluindo os vencedores, são os exclusivos responsáveis por eventuais reivindicações de terceiros acerca da autoria das fotografias, bem como pela obtenção de autorização referente às propriedades, objetos, bens, locais e pessoas contidas na imagem.

8.3 As decisões de seleção e premiação terão caráter irrevogável.

8.4 Os casos omissos serão decididos soberanamente pela Comissão Julgadora e Coordenação do Núcleo de Cultura Visual (Cult-Vi) do Departamento de Ciências Humanas do Campus IV da UNEB.

(4)

ANEXO 01

DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO DE USO DE IMAGEM

Eu, _______________________________________________________________

profissão_____________________ CPF nº ________________________ e RG

nº __________________________, autorizo o uso da minha imagem para fins de

uso científico, educacional, de divulgação e publicidade por parte do projeto “Cores

do Sertão: visualidade e educação além da seca”, e do “Prêmio Cult-Vi

Fotografias” promovido pelo Núcleo de Educação, Cultura e Linguagem da

Universidade do Estado da Bahia, UNEB - Campus IV.

__________________________________, ____/ _______/ 2012

Local data

(5)

ANEXO 02

Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Departamento de Ciências Humanas - Campus IV- Jacobina- BA

1º PRÊMIO CULT-VI FOTOGRAFIAS

Ficha de Inscrição

Inscrição Número ___________________________________

Número informado pelo Cult-Vi no ato da inscrição NOME DO(A) CANDIDATO(A) _________________________________________________ RG N. _____________________________________CPF N. _________________________ DATA DE NASCIMENTO _______/ ______/ _______ NACIONALIDADE ________________ PROFISSÃO _________________________TEL ( ) _____________________________ CEL ( ) ____________________ E- MAIL _______________________________________ DADOS DA(S) FOTOGRAFIA(s):

QUANTIDADE DE FOTOGRAFIAS APRESENTADAS: ( ) 01 ( ) 02 ( ) 03 NOME DAS FOTOGRAFIAS PARA IDENTIFICAÇÃO DOS ARQUIVOS:

Fotografia 01_____________________________________________________________________ Fotografia 02 _____________________________________________________________________ Fotografia 03 _____________________________________________________________________ DECLARAÇÃO/AUTORIZAÇÃO:

( ) Declaro ser detentor/a dos direitos autorais e patrimoniais da(s) fotografia(s) inscrita(s) neste concurso e permito o uso das respectivas imagens pelo Cult-Vi/UNEB. Autorizo a veiculação do meu nome e das imagens sem limite de tempo, em portfólios, em websites ou home pages na internet (inclusive nas aplicações interativas), televisão aberta ou fechada, revistas, jornais, outdoors, exposições e eventos institucionais sem incidência de quaisquer ônus, desde que esses usos não tenham finalidade comercial.

Jacobina, _______ de _______ de 2012

____________________________________ Assinatura do(a) Candidato(a)

COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO

1º PRÊMIO CULT-VI FOTOGRAFIAS

Nome do(a) candidato(a) ___________________________________________ Nº de Inscrição. ____________ DATA _____/ _______/ ______ _____________________________________________________________ Assinatua do responsável pela inscrição

Referências

Documentos relacionados

2. Ao final de cada etapa eliminatória será publicada a relação nominal dos aprovados, no site www.posgraduacaoenfermagem.ufc.br, sem a nota atribuída. O candidato que tiver

Por fim, Brazeal e Herbert (1999) procuram integrar conceitos de áreas correlatas ao estudo do empreendedorismo, analisando-se as relações de variáveis como criatividade, inovação

Estudo 2: objetivou analisar o comportamento locomotor, por meio de análise cinemática e cinética, na tarefa de subir e descer degraus; indicar as principais

Devido ao grande número de relatos de casos envolvendo inúmeros efeitos adversos, elevada toxicidade e, até mesmo mortes no Brasil e no mundo ocasionadas por essa nova

Em um trabalho realizado por Bonetes (2003) sobre o tamanho de parcelas e intensidade amostral para estimar o estoque e índices fitossociológicos de uma

MORAIS (2009) cita algumas formas de se evitar ou minimizar os impactos ambientais inerentes à realização das atividades em questão, sugere-se, no mínimo, a

Os transtornos ou distúrbios alimentares (anorexia e bulimia) são caracterizados por uma perturbação persistente na alimentação relacionados com fatores socioculturais,

Ao se apaixonarem, os adolescentes desejam um envolvimento cada vez maior, com mais intimidade, no entanto, revelam um grande medo de se entregar à relação, ou seja, de concretizar