• Nenhum resultado encontrado

ALPHA SELECT Software de Configuração de Quadros Eléctricos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ALPHA SELECT Software de Configuração de Quadros Eléctricos"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

© Siemens SA 2009

ALPHA SELECT

Software de Configuração de Quadros

Eléctricos

Como Configurar o seu Quadro Eléctrico em 6

Passos – Fácil e Simples

(2)

Conteúdo

Fluxograma do Software ALPHA SELECT... Pág. 3

1. Menú Inicial do Software ... Pág. 4

2. Menú de Importação da Lista de Equipamentos ... Pág. 5

3. Menú das Propriedades do Quadro Eléctrico ... Pág. 7

4. Menú de Configuração do Quadro Eléctrico ... Pág. 8

5. Menú Lista de Equipamentos ... Pág. 12

(3)

PASSO 1

PASSO 2

PASSO 3

PASSO 4

PASSO 5

PASSO 6

Menú Inicial ALPHA SELECT (Pág. 4)

Escolha do Quadro Eléctrico que pretende Configurar

Importação de uma Lista de Equipamentos (pág. 5) Escolha dos equipamentos no software não existindo lista de

equipamentos (pág. 6)

Escolha das propriedades do quadro que pretende configurar (pág. 7) - Ìndice de Protecção - Classe de Isolamento

- Altura - Mural ou de Pavimento

- Largura máxima (quadro classe I) - Porta Opaca ou trans. (Classe I)

Configuração do Quadro Eléctrico (pág. 8)

- Escolha dos Kits de montagem - Colocação e escolha dos Equip.

- Visualização de diferentes vistas - Selecção dos barramentos

Saídas do programa (pág. 13)

- Exportação de lista de equip. - Layout do quadro - Criação de base de dados clientes - Orçamento

Lista de Equipamentos (pág. 12) - Cálculo de custos de montagem e transporte

- Escolha de Acessórios Adicionais

(4)

ALPHA SELECT

Como Configurar o seu Quadro Eléctrico em 6 passos

1. Menú Inicial do Software

Para iniciar o processo de configuração do seu quadro eléctrico, basta escolher qual o quadro que pretende configurar. Se pretender configurar um quadro eléctrico de classe de isolamento II basta clicar na aba com a denominação DIN (no canto superior esquerdo).

Tecla para escolha de Quadros eléctricos de Classe de Isolamento II (DIN), ou para escolha de Quadros eléctricos de Classe de Isolamento I (NF)

(5)

2. Menú de Importação de lista de equipamentos

Após ter escolhido o quadro eléctrico que pretende configurar, neste menu tem a possibilidade de importar a lista de equipamentos que serão parte integrante do quadro eléctrico que configurou.

(6)

Para isso basta clicar no botão “Importar lista de equipamentos”, seleccionar o o ficheiro com a lista de equipamentos e referenciar as colunas (escolhendo dentro das opções aquelas que necessita) que pretende importar para o programa (ver exemplo abaixo). Adicionalmente se pretender escolher o material no software é possível neste menu, se clicar na tecla “Temporários” é possível visualizar toda a gama de equipamentos de corte e protecção e de gestão técnica de edificios da Siemens.

(7)

3. Menú das propriedades do Quadro Eléctrico

Este menu reflecte todas as caracteristicas técnicas inerentes ao quadro que deseja configurar. É neste ponto que será definido todas as características que necessita para que o programa lhe defina o invólucro desejado.

(8)

4. Menú de Configuração do Quadro Eléctrico

Após ter seleccionado todas as características inerentes ao quadro eléctrico pretendido, está apto a realizar a configuração que pretende. Para tal, é necessário em primeiro lugar escolher todos os kits de montagem para poder colocar os equipamentos que necessita. Isto é possível tendo o menu “Módulo” seleccionado e através da tecla “binóculos” que se encontra no centro do programa aceder ao menu com toda gama de kits de montagem.

Tecla para visualização dos vários elementos passíveis de constituirem o seu quadro eléctrico

Se realizou uma importação de uma lista de equipamentos, poderá visualizá-los e introduzi-los na sua configuração neste ponto. Para tal basta seleccionar o menu “Importar Lista de Equipamentos” e arrastar os equipamentos para dentro da sua configuração (à medida que vai introduzindo os equipamentos estes mesmos vão sendo subtraídos à quantidade que importou inicialmente, de forma a poder ter uma verificação da quantidade de equipamentos introduzidos).

(9)

Se preferir apenas escolher o equipamento depois de ter seleccionado o quadro eléctrico é possível, clicando no menu “Seleccionar Equipamentos” e clicando na tecla “Binóculos” para poder visualizar toda a gama de equipamentos passíveis de integrar a configuração que pretende.

Nesta àrea tem também a possibilidade de verificar qual a reserva de espaço no seu quadro eléctrico, tem a possibilidade de poder visualizar diversas vistas, bastando para isso seleccionar no menu “Vistas activas” quais as vistas que pretende visualizar.

(10)

É possível acoplar quadros com as mesmas dimensões, clicando na tecla “Adicionar Novo Quadro” o programa assume a criação de outro quadro com a mesma altura do que foi inicialmente escolhido, perguntando-lhe qual a largura que pretende e o tipo de quadro que quer. Automaticamente o programa coloca-lhe na lista de equipamentos todos os acessórios necessários ao correcto acoplamento dos quadros eléctricos.

È possível editar todos os kits e equipamentos que colocou no quadro, clicando primeiro na tecla “Editar” e com o botão direito do rato sobre o equipamento ou kit que pretende editar, existem diferentes opções de edição.

(11)

Adicionalmente existe a possibilidade de criar uma configuração favorita para que no futuro se pretender configurar um quadro igual ou bastante similar já tem a configuração realizada, poupando tempo. Para isso basta clicar na tecla “Quadros Favoritos”.

Ao escolher o equipamento no programa, existe a necessidade de após essa escolha de o referenciar, de forma a que o programa interprete qual o equipamento que pretende. Para isso basta clicar na tecla “ Vista Estrutural” e realizar a determinação final do equipamento, conforme ilustrada nas imagens que se seguem.

Tecla de Atalho para a determinação final dos equipamentos seleccionados

(12)

Se a referência para o equipamento não se encontrar na lista que o programa automaticamente gera, então é necessário clicar na tecla “Entrada Manual” e preencher os campos adequados à determinação final dos equipamentos (Referência, Descrição e P.V.P).

5. Menú Lista de Equipamentos

Após a configuração do seu quadro eléctrico o programa mostra-lhe toda a lista de equipamentos necessária para a correcta montagem do seu quadro eléctrico. È possível também visualizar o orçamento respectivo às escolhas que realizou e adicionar ao orçamento valores para mão de obra, transporte e outros encargos que considere importantes.

(13)

Neste menu existe também a possibilidade de seleccionar acessórios para o quadro eléctrico escolhido, tais como: porta-esquemas, Sistemas de fecho com fechaduras, Barramentos de Terra, etc. Para isso basta clicar na tecla “Acessórios” e seleccionar quais os acessórios colocando quais as quantidades que pretende, permitindo assim ao programa automaticamente colocar os acessórios escolhidos na lista de equpamentos. Simples e facilitado.

6. Menú de Saída/Exportação

Para que possa dar por concluída a configuração do seu quadro eléctrico no software ALPHA SELECT, só falta apenas a exportação da lista de equipamentos, a impressão do arranjo frontal do quadro eléctrico e se preferir a criação de uma proposta para entrega ao seu cliente.

Para poder exportar a lista de equipamentos para um ficheiro excel basta clicar na tecla “Exportar” e seleccionar “Lista de equipamentos CSV”.

Posto isto basta seleccionar quais os campos que pretende exportar e a forma como quer ver a organização da lista de equipamentos.

(14)

Para realizar a impressão do arranjo frontal do quadro eléctrico que configurou clique na tecla “Saída” e depois na tecla “Desenho Construtivo”.

Irá aparecer um menu de configuração da sua impressão onde poderá escolher se quer colocar alguma descrição, se pretende alterar alguns dados técnicos, tais como: Nome do Projecto, Âmbito do Projecto, etc. É possível também seleccionar quais as vistas que pretende ter no arranjo frontal.

(15)

Se pretender realizar uma proposta para entregar ao cliente, também é possível bastrando para isso clicar na tecla “Proposta”, onde irá aparecer um menú de configuração para poder configurar todos os elementos constituintes da proposta, tais como: A introdução do logotipo da sua empresa; A colocação dos dados da morada do cliente e quais os elementos sobre o quadro eléctrico proposto necessários.

(16)

Para colocar os dados dos clientes basta criar um novo registo preenchendo todos os dados necessários e posto isto, basta arrastar o registo criado para o campo do destinatário para que o nome do cliente possa figurar na proposta que realizou.

(17)

Após o preenchimento de todos os campos necessários para que a proposta fique concluída, está apto a imprimi-la e a entregá-la ao cliente. Sem complicações e dificuldades!

(18)

Siemens SA Escritório do Porto

Sector Indústria Estrada Nacional, 107

Tecnologia das Instalações Eléctricas 3570 Freixieiro – Apartado 5145 Rua Irmãos Siemens, 1 4456-953 Perafita

2720-093 Amadora Tel.: 229 992 142 Tel.: 214 178 846/203 Fax: 229 992 230 Fax: 214 178 027/050

As informações contidas nesta brochura são descrições genéricas ou características de performance dos materiais, que em caso de uso nem sempre se aplica ao descrito, podendo ser alteradas devido ao resultado de desenvolvimento futuro do produto. As características escolhidas são apenas mandatórias se for especificado e acordado na conclusão do contrato. Disponibilidade e especificações técnicas podem sofrer alterações sem avisoprévio.

Referências

Documentos relacionados

A fibra de coco é a base para o desenvolvimento deste trabalho onde se objetivou a extração de lignina visando avaliar as propriedades de resistência mecânica

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

9º, §1º da Lei nº 12.513/2011, as atividades dos servidores ativos nos cursos não poderão prejudicar a carga horária regular de atuação e o atendimento do plano de metas do

Os indivíduos afásicos foram submetidos às tarefas de compreensão auditiva, discrimi- nação e segmentação de fonemas, além da avaliação audiológica composta por

O guia de configuração rápida da série ALPHA 630 UNIVERSAL S3 contém, em poucas páginas, todos os componentes da nova série de quadros de distribuição criada pela Siemens,

A ocorrência de recidivas é mais freqüente no primeiro ano após a interrupção do tratamento com citotóxicos, período em que se recomenda monitoriza- ção cuidadosa do

Você já deve ter visto em alguma página internet exemplos dessas ligações: o browser destaca essas regiões e imagens do texto, indicando que são ligações de hipertexto -

E estudos mostram que, para equipes remotas, o uso de vídeo é uma maneira muito mais eficaz de se comunicar e se conectar do que outras ferramentas, como telefone e e-mail. Uma