• Nenhum resultado encontrado

Ind. e Com. de Produtos Químicos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ind. e Com. de Produtos Químicos"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

FICHA DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS – FISPQ

1. Identificação do Produto.

Nome do Produto: Sulfato de Alumínio

Código Interno de Identificação do Produto: Sulfato de Alumínio 2. Composição e Informações sobre os Ingredientes.

Preparo

Natureza química: Sal Inorgânico Substância: Sulfato de Alumínio Sinônimo: Sulfato de Alumínio

Chemical Abstract Service (n° CAS): 17927-65-0

Ingredientes que contribuam para o perigo: Ácido Sulfúrico 98%. No /sulfato de Alumínio sua concentração livre é menor que 1%.

Classe de risco: 8

Descrição de classe: Corrosivo 3. Identificação de Perigos

Perigos mais importantes: O produto é um sólido não inflamável e não explosivo. Possui baixa toxicidade. O pó de sulfato de alumínio irrita as membranas mucosas do trato respiratório e os olhos.

Efeitos do produto: Devido à suscetibilidade individual das pessoas, o contato com o produto pode causar irritação aos olhos, nariz e garganta.

Efeitos diversos à saúde humana: Em contato prolongado com a pele pode causar ressecamento e dermatites leves.

Efeitos ambientais: O produto é muito solúvel em água, e pode contaminar rios e corpos de água. Dados quantitativos nos efeitos ecológicos deste produto não estão disponíveis. O seguinte se aplica a todos as sais de alumínio: tóxico para organismos aquáticos.

Perigos específicos: Evite a exposição do produto ao calor e umidade.

Principais sintomas: Irritação leve a moderada dos olhos, nariz e garganta dependendo do período de exposição.

Classificação do produto: Sólido corrosivo.

Visão geral de emergências: Dependendo das proporções, isole e evacue o local afastando curiosos. Use equipamentos de proteções pessoal. Evite que o material chegue a corpos d’água. Evite fontes de calor. Procure conter o produto derramado com terra ou semelhante, removendo-o mais rápido possível.

(2)

4. Medidas de Primeiros Socorros Medidas de Primeiros Socorros:

Inalação: remova a vítima para área não contaminada e arejada. Se necessário encaminhe ao médico.

Contato com a pele: retire as roupas e calçados contaminados e lave as partes atingidas com água corrente e sabão durante 15 minutos.

Contato com os olhos: Lave imediatamente os olhos com água corrente durante 15 minutos, levantando as pálpebras para permitir a máxima remoção do produto. após estes cuidados encaminhe ao médico oftalmologista.

Ingestão: Nunca dê nada pela boca a pessoas inconscientes ou em estado convulsivo. Se a pessoas exposta estiver consciente.

Ações a serem evitadas: Induzir ao vomito.

Principais sintomas e efeitos: O pó de Sulfato de Alumínio causa irritação nos olhos, nariz e garganta. Em contato com a pele pode causar coceira ou prurido.

Proteção do prestador de socorros: Use equipamento de proteção individual se necessário. Notas para o médico: Em caso de contato danoso com o produto, o tratamento sintomático deve ser administrado. No caso de exposição do material a fontes de calor e temperatura elevada provocando a decomposição térmica do mesmo, os gases produzidos são irritantes das vias respiratórias. A exposição a elevadas concentrações produz dispnéia, cianose, distúrbios da consciência e espasmos de laringe com asfixia. A elevada solubilidade faz com que sejam rapidamente difundidos pelo organismo causando acidose metabólica.

5. Medidas de Combate a Incêndio

Meio de extinção apropriados: O produto é um sólido não inflamável. Fontes térmicas extremas podem fazer o material decompor-se, mas dificilmente manterá a combustão. Use água em forma de neblina. Vapor e gás carbônico podem ser utilizados em casos especiais.

Meios de extinção não apropriados: Aplicação direta de jatos de água não é recomendado por que pode espalhar o Sulfato de Alumínio e vir a contaminar corpos de água.

Perigos específicos: Partículas de pó de sulfato de Alumínio suspensas no ar, em ambientes confinadas, podem contaminar grandes áreas e juntamente com umidade, tornar o ambiente ácido e corrosivo.

Métodos especiais: Manter o local sempre limpo.

Proteção deos bombeiros: Utilizar equipamentos de proteção individual, principalmente proteção respiratória. Em caso de fogo existe a possibilidade de decomposição com liberação de gases tóxicos irritantes (SOx), utilize máscara autônoma ou com ar insulflado, e roupas de PVC. 6. Medidas de Controle para Derramamento ou Vazamento

Precauções Pessoais:

Remoção de fontes de ignição: Eliminação de fontes de ignição tais como chama aberta e superfícies aquecidas.

(3)

Prevenção de inalação e do contato com a pele, mucosas e olhos: Utiliza equipamenots de proteção individual adequados.

Precauções ao meio ambiente: Sistema de alarme: não aplicável.

Métodos para limpeza: Utilize equipamentos de proteção individual, isole a área, remova todo produto incompatível.

Recuperação: Tente conter o produto derramado. Se possível realizar a transferência e reutilização do produto.

Neutralização: Use material alcalino para conter o derramamento tais como barrilha ou cal. Disposição: Procure reutilizar o produto.

Prevenção de perigos secundários: Reveja orientações contidas nos campos anteriores. 7. Manuseio e Armazanamento

Manuseio:

Medidas técnicas: Manusear em área coberta, seca, ventilada, piso impermeável e longe de materiais incompatíveis.

Prevenção da exposição do trabalhador: Não foram observados efeitos crônicos. Mesmo assim o uso adequado de equipamentos de proteção individual é recomendada.

Prevenção de incêndio e explosão: Reveja orientações contidas nos campos anteriores. Precauções para manuseio seguro: Para reduzir a possibilidade de risco à saúde, assegure ventilação diluidora suficiente.

Orientações para manuseio seguro: Evite contato com materiais incompatíveis e contaminações ambientais, conforme mencionado nos campos anteriores. Armazenamento:

Medidas técnicas apropriadas: Armazenar em área coberta, seca, ventilada, piso imperdível, elevado do chão em pallets e longe de materiais incompatíveis. Condições de armazenamento: Idem acima.

Adequadas: Armazenar em área coberta, seca, ventilada, piso impermeável, elevado do chão em pallets e longe de materiais incompatíveis.

A evitar: Exposição às intempéries, umidade e contato direto do produto com o solo. Sinalização de risco: Placas de segurança contendo o texto “Sólido Corrosivo”. Produtos e materiais incompatíveis: Bases alcalinas e halogênios como cloro.

Materiais seguros para embalagem: O produto pode ser comercializado em big bags, em sacaria plástica de PP (Polipropileno) ou PE (Polietilento).

Recomendadas: As embalagens mencionadas no item anterior.

Inadequadas: Todas as embalagens que promovam a deterioração do material,

principalmente umidade e/ ou perda deste. Não utilizar embalagens que não seja para este fim.

8. Controle de Exposição e Proteção Individual

Medidas de controle de engenharia: Para reduzir a possibilidade de risco potencial à saúde, assegure ventilação diluidora adequada.

(4)

Parâmetros de controle específicos

Limites de exposição ocupacional: Conforme NR 15 – Anexo 13, o produto está inserido na relação de “atividades e operações envolvendo agentes químicos, considerados isalubres e decorrência de inspeção realizada em local de trabalho.”

Indicadores biológicos: Vide quadro I da NR 7. Outros limites e valores: Não estabelecido.

Procedimentos recomendados para monitoramento: Inplemente um programa de higiene ocupacional.

Equipamento de proteção individual apropriado:

Proteção respiratória: Use proteção respiratória. Máscara panorama com filtro contra poeiras químicas. Em grandes concentrações utilize máscara autônoma.

Atenção: máscaras com filtros mecânicos não protegem trabalhadores expostos a atmosfera deficiente de oxigênio.

Proteção das mãos: utilize luvas de PVC.

Proteção dos olhos: Use óculos de segurança contra produtos químicos ou protetor facial. Proteção pele e do corpo: Utilize o uniforme de trabalho (calça e camisa ou macacão). Precauções especiais: Dote e área de chuveiros lava-olhos. Nunca coma, beba ou fume em área de trabalho. pratique boa higiene pessoal principalmente antes de comer, beber e fumar. Roupas contaminadas devem ser lavadas antes de reutilizadas.

Medidas de higiene: Mantenha os locais de trabalho dentro dos padrões de higiene. Conscientize periodicamente os funcionários sobre o manuseio seguro do produto.

9. Propriedades Físico – Químicas Estado físico: Sólido, pó ou líquido. Forma: Sólido cristalino ou pó amorfo. Cor : Branco, cinza ou marrom.

Odor: Odor característico. PH: Solução 5% ~ 3,5%. Temperaturas específicas:

Ponto de ebulição: Não aplicável

Faixa de temperatura de ebulição: Não aplicável

Ponto de fusão: Entre 95 e 98°C em água de cristalização Temperatura de decomposição: 105°C

Ponto de fulgor: Não aplicável

Temperatura de auto-ignição: Não aplicável.

Limites de explosividade superior/inferior: Não aplicável. Pressão de vapor: Não aplicável

Densidade de vapor: Não aplicável Densidade: 1,61

Solubilidade: solúvel em 1 pare de água - solução 50%. Coeficiente de participação octanol/água: Não aplicável

(5)

Taxa de Evaporação: não aplicável Outras informações: Produto corrosivo.

10. Estabilidade e Reatividade Condições específicas

Instabilidade: O sulfato de alumínio é estável quando transportado, armazenado e usado sob condições normais de estocagem e manuseio. Não existe o risco de decomposição. Reações perigosas: Este produto possui baixa reatividade. Geralmente corrói lentamente metais.

Condições a evitar: Eliminar contato do produto com água até o momento do uso. Materiais ou substâncias incompatíveis: Bases alcalinas e halogênios, como cloro. Necessidade de adicionar aditivos e inibidores: Não aplicável

Produtos perigosos da decomposição: Sob a ação de fogo intenso pode decompor liberando gass tóxicos de SOx.

11. Informações Toxicológicas

Potenciação: Aumento da temperatura e umidade aumentar a corrosividade que o produto tem. 12. Informações Ecológicas

Efeitos ambientais, comportamentos e impactos do produto: Mobilidade: O produto é um sólido corrosivo

Persistência/degradabilidade: O produto se mantém na natureza por alguns dias, no máximo. Rapidamente converte-se em sais insolúveis de alumínio, como encontrado originalmente na natureza. Não é biodegradável.

Bioacumulação: O Sulfato de Alumínio acumula-se nos solos, na forma insolúvel. Acumula-se em organismos vivos na forma de íon alumínio. Não é metal pesado . Comportamento esperado: Rápida absorção do produto devido a alta solubilidade.

Impacto ambiental: Em solo este pode torná-lo improdutivo. Em água, a mudança brusca de pH pode matar a população aquática.

Ecotoxicidade: Dependendo da concentração: pouco tóxico – 0,1 mg/L a muito tóxico – 5,5 mg/L. Em relação a sulfato danos biológicos a partir de 7 g/L. Inibidor de atividade bacteriológica a partir de 2,5 g/L. Em contato com soluções alcalinas a floculação pode causar dano mecânico em organismos aquáticos.

13. Considerações Sobre o Tratamento e Disposição Métodos de tratamento e disposição:

Produto: Procure reutilizar o produto.

Restos do produto: Recolha e recicle ou armazene adequadamente o produto para posterior reutilização ou disposição final. Consulte o órgão de controle ambiental local.

(6)

Embalagem usada: Sacos plásticos de polietileno ou polipropileno 14. Informações Sobre Transporte

Regulamentações nacionais e internacionais:

Terrestre: Decreto n° 96.044 de 18/05/88 – Aprova o regulamento para o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos.

Fluvial: Não Encontrado.

Marítimo: IMDG – International Maritime Dangerous Goods Code. Regulamentações adicionais:

Para produtos classificação como perigoso para transporte: Número da ONU: 1760

Nome apropriado para embarque: Sulfato de Alumínio. Classe de risco: 8- Corrosivo.

Número de risco: 80

Grupo de embalagem: Corrosivo 15. Regulamentações

Regulamentações: Devem ser seguidas as determinações contidas no decreto que regulamentou o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos.

Informações sobre riscos e segurança conforme escritas no rótulo: Vide informações anteriores relativas a Segurança e Manuseio do Produto.

16. Outras Informações

As informações aqui contidas baseiam-se no atual nível tecnológico e de conhecimento da

empresa. A Química Maragno recomenda que todos os seus empregados , usuários e clientes deste produto estudem detalhadamente estas folhas a fim de ficarem ciente de eventual possibilidade de riscos relacionados ao mesmo.

Referências

Documentos relacionados

Ao mesmo tempo, a avaliação dos participantes terá também uma função de prevenção, tendo em conta outros artigos existentes na literatura sobre a progressão

temperatura mínima na qual o combustível desprende vapores que se inflamam em contato com uma chama, mantendo-se a combustão.. temperatura mínima para o combustível

Endereço IP $ Endereço gateway Configuração DNS Configuração DDNS Nome de Domínio Configuração WINS NW Frame Type Tipo de Rede *2 $ Velocidade da Ethernet Protocolo efectivo *3

Orlando Monteiro da Silva; José Henrique Schoereder; Luiz Fernando Reis e seu

Os conselheiros presentes foram os que se seguem: Luiz Eduardo Ferreira Fontes; Luiz Cláudio Costa; Luiz Aurélio Raggi; Geraldo Antônio de Andrade Araújo; Ricardo Junqueira Del

de Rita de Cássia Pereira Araújo; Álvaro César Sant’Anna, suplente de Aloísio de

Capítulo 5: Este capítulo apresenta as conclusões gerais após a avaliação das propriedades de forma e a proposta de um sistema de classificação elaborado a

12.1.1- Recomposição da Comissão de Assessoramento ao CEPE para Acordos Contratos e Convênios.. 12.2- Daiane