• Nenhum resultado encontrado

Edital Nº 021/2015 CRINT/UFRR Boa Vista-RR, 17 de abril de 2015.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital Nº 021/2015 CRINT/UFRR Boa Vista-RR, 17 de abril de 2015."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Edital Nº 021/2015 – CRINT/UFRR

Boa Vista-RR, 17 de abril de 2015.

A Coordenadoria de Relações Internacionais (CRINT) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público o presente Edital com os requisitos para a seleção de candidatos ao Programa de Intercâmbio Brasil-Colômbia (BRACOL) - Edição 2015, conforme disposições do Acordo Específico assinado entre a Asociación Colombiana de Universidades (ASCUN) e Grupo Coimbra de Universidades (GCUB), do qual a UFRR é membro.

1. DO OBJETIVO

1.1. Promover o intercâmbio científico e cultural entre a Universidade Federal de Roraima e Instituições colombianas parceiras no âmbito do Programa BRACOL/GCUB, propiciando aos estudantes de graduação da UFRR uma experiência acadêmica internacional durante o segundo semestre de 2015.

2. DOS REQUISITOS DOS ESTUDANTES

2.1. Ser brasileiro nato ou naturalizado, maior de 18 anos, residente e domiciliado em território nacional;

2.2. Não ter participado de nenhum programa de mobilidade internacional promovido ou gerenciado pela Coordenadoria de Relações Internacionais da UFRR;

2.3. Estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFRR durante todo o processo de seleção e período de realização do Programa BRACOL;

2.4. Quando de sua inscrição, ter integralizado no mínimo 50% e no máximo 90% da carga horária obrigatória prevista no Projeto Pedagógico do curso;

2.5. Não ser aluno concluinte no período de efetivação da mobilidade internacional;

2.6. Ter média geral curricular comprovada no Histórico Escolar de Graduação igual ou maior que 7,5 (sete e cinco);

(2)

2.7. Ter, no máximo, duas reprovações registradas no histórico da graduação.

3. DAS INSTITUIÇÕES COLOMBIANAS, DOS CURSOS, DAS VAGAS E DO PERÍODO DE INTERCÂMBIO

3.1. As Instituições colombianas e os cursos participantes encontram-se no Anexo I deste Edital; 3.2. Serão disponibilizadas 06 (seis) vagas, uma para cada Instituição colombiana participante desta Chamada;

3.3. O intercâmbio ocorrerá no segundo semestre de 2015, de acordo com o calendário acadêmico da Instituição de destino.

4. DAS OBRIGAÇÕES DOS ESTUDANTES 4.1. Os alunos selecionados deverão:

4.1.1. Permanecer regularmente matriculados na UFRR;

4.1.2. Realizar os trâmites necessários para a viagem e custear seus próprios vistos;

4.1.3. Contratar um seguro de acidentes, saúde e vida, de cobertura internacional correspondente à duração total da mobilidade acadêmica, o qual deverá incluir repatriação funerária;

4.1.4. Custear seu traslado para a Universidade de destino;

4.1.5. Encarregar-se dos custos referentes a transporte, materiais de estudo e outros serviços ou atividades;

4.1.6. Cumprir as normas, leis e estatutos vigentes no país e na Universidade de destino; 4.1.7. Elaborar, conjuntamente com o Coordenador de Curso, e cumprir o programa de atividades acadêmicas a ser desenvolvido na Universidade colombiana, conforme exigências ou requisitos necessários para regularização e/ou realização das disciplinas selecionadas; 4.1.8. Informar ao responsável pelo intercâmbio na Universidade de destino sobre sua data e horário de chegada, e igualmente informar à CRINT/UFRR a data e a hora de retorno. 4.1.9. Concordância e cumprimento das condições estabelecidas no contrato de estudos do Programa BRACOL;

(3)

4.1.10. Ao final da mobilidade, apresentar-se na CRINT, no prazo máximo de 10 (dez) dias após a chegada à Boa Vista, para as orientações necessárias ao processo de validação das atividades acadêmicas realizadas e apresentação de relatório contendo a prestação de contas, com comprovantes, relativa ao auxílio financeiro concedido pela UFRR.

5. DOS BENEFÍCIOS DO PROGRAMA 5.1. Na Universidade de destino:

5.1.1. Isenção de pagamento de taxa, matrícula, mensalidades ou anuidades acadêmicas referentes ao programa de estudos;

5.1.2. Hospedagem e alimentação, que poderão ser oferecidas em instalações próprias ou subvencionadas;

5.1.3. Uso das instalações e serviços proporcionados à comunidade estudantil; 5.2. Na Universidade de origem:

5.2.1. Concessão de auxílio financeiro no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) para cada selecionado, depositado em conta corrente pessoal, que poderá ser utilizado para cobrir gastos com passagens, obtenção de visto e seguro médico internacional;

5.2.2. Reconhecimento dos créditos cursados na Instituição colombiana, quando do regresso à UFRR.

6. DA INSCRIÇÃO

6.1. A inscrição será realizada na Coordenadoria de Relações Internacionais (CRINT/UFRR), localizada no térreo do prédio da Reitoria, no período de 22 a 30 de abril de 2015, das 08h30 às 12h00 e das 14h30 às 18h00.

6.2. Para homologação da inscrição, é necessário que o candidato apresente a Ficha de inscrição (Anexo II) e, em envelope lacrado, os seguintes documentos:

6.2.1. Cópia do documento de identidade; 6.2.2. Cópia do CPF;

6.2.3. Declaração do DERCA comprovando que é aluno regular da UFRR e contendo o percentual de horas já cursadas na graduação;

(4)

6.2.4. Histórico das disciplinas da graduação, que deve conter a média geral das disciplinas cursadas igual ou superior que 7,5 (sete e cinco);

6.2.5. Cópia do teste de proficiência DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira) com, no mínimo, nível B1;

6.2.5.1. Os candidatos que não possuírem o DELE deverão fazer o exame de proficiência em língua espanhola no Núcleo de Estudos de Línguas Estrangeiras (NUCELE) em data indicada no cronograma deste Edital.

6.3. A inscrição da candidatura implicará no conhecimento e na aceitação definitiva das normas e condições estabelecidas neste edital, das quais não poderá alegar desconhecimento.

6.4. As informações prestadas pelo candidato serão de sua inteira responsabilidade. 6.5. Não será aceita inscrição condicional e extemporânea.

7. DA SELEÇÃO

7.1. Os candidatos serão avaliados por comissão nomeada pela Coordenadoria de Relações Internacionais.

7.2. O processo seletivo será constituído por duas fases:

7.2.1. Primeira fase (eliminatória): Homologação das inscrições.

7.2.1.1. Exame de toda a documentação apresentada no ato da inscrição. A candidatura com documentação incompleta, enviada de forma indevida, fora dos prazos estabelecidos ou comprovando o não cumprimento dos requisitos previstos no item 2 ensejará a não homologação da inscrição.

7.1.2. Segunda fase (eliminatória e classificatória) - avaliação de habilidade em língua espanhola: consistirá na aplicação de prova de proficiência em língua espanhola pelo Núcleo de Estudos de Línguas Estrangeiras (NUCELE) nas quatro habilidades: leitura, escrita, compreensão oral e fala. O nível de conhecimento intermediário em língua espanhola é o mínimo necessário para a não eliminação.

7.3. A classificação final será obtida por meio da média aritmética das notas obtidas nas duas fases do processo seletivo (nota do histórico + proficiência).

(5)

7.4. A classificação final será divulgada em ordem decrescente no site www.ufrr.br/crint, conforme cronograma.

7.5. O candidato que for selecionado em dois ou mais processos seletivos de mobilidade internacional promovido pela CRINT terá que, obrigatoriamente, optar por somente um.

7.6. O desempate de candidatos com o mesmo desempenho terá em conta, respectivamente, os seguintes critérios:

7.6.1. Maior pontuação no Histórico Escolar;

7.6.2. Maior percentual de integralização das horas obrigatórias previstas no Projeto Pedagógico do curso;

7.6.3. Idade mais avançada do candidato.

7.7. A Instituição de destino será escolhida pelo próprio selecionado, conforme a sua ordem de classificação final, ou seja, o primeiro terá prioridade sobre o segundo, e assim sucessivamente. 7.8. O aluno selecionado que não puder realizar o intercâmbio no período indicado no item 3.3, será eliminado.

7.9. O aluno selecionado que não apresentar a documentação correta e completa dentro do prazo estipulado pela CRINT será eliminado e substituído por candidato classificado, quando houver.

8. DO CRONOGRAMA

ATIVIDADE PERÍODO

Lançamento do edital 17/04/2015

Inscrições 22/04/2015 a 04/05/2015

Homologação 05/05/2015

Recurso à homologação das inscrições 06/05/2015

Resultado final da homologação 07/05/2015

(até às 12h)

Prova de proficiência em Língua Espanhola 08/05/2015

Resultado da prova de proficiência em Língua Espanhola 13/05/2015

Recurso à prova de proficiência em Língua Espanhola 14/05/2015

(6)

Resultado final do processo seletivo 15/05/2015

Envio do contrato de estudos para a Instituição de destino 22/05/2015

* Todos os resultados do processo seletivo serão divulgados no endereço eletrônico www.ufrr.br/crint.

9. DOS CASOS OMISSOS E DAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

9.1. Eventuais situações não contempladas neste edital serão decididas conjuntamente pela comissão;

9.2. Informações complementares podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico crint@ufrr.br e do telefone 3224-1665.

Prof. Alberto Moura de Castro Coordenador de Relações Internacionais

(7)

ANEXO I do Edital Nº 021/2015 – CRINT/UFRR

INSTITUIÇÕES COLOMBIANAS E OS CURSOS PARTICIPANTES

1. Universidad El Bosque

Cursos: Administración de Empresas; Arte Dramático; Artes Plásticas; Bioingeniería; Biología; Derecho; Diseño Industrial; Enfermería; Filosofía; Formación Musical; Ingeniería Ambiental; Ingeniería Electrónica; Ingeniería Industrial; Ingeniería de Sistemas; Instrumentación Quirúrgica; Lic. en Educación Bilingüe; Lic. en Pedagogía Infantil; Medicina; Odontología; Optometría; Psicología.

Vagas: 1 (uma) vaga com duração de um semestre acadêmico. Período da mobilidade: 2º (segundo) semestre de 2015.

2. Universidad del Atlántico

Cursos: arquitectura; lic. en música; artes dramático; artes plásticas; danza; música; biologia; matemáticas; física; química; lic. en biología y química; lic. en ciencias sociales; lic. en educación artística; lic. en cultura física, recreación y deportes; lic. en español y literatura; lic. en idiomas extranjeros; lic. en matemáticas; lic. en educación infantil; nutrición y dietética; farmácia; adminsitración de empresas; contaduría pública; economia; programa de tecnología en gestión turística; historia; filosofia; sociologia; derecho; ing. química; ing. industrial; ing. mecânica; ing. agroindustrial.

Vagas: 1 (uma) vaga com duração de um semestre acadêmico. Período da mobilidade: 2º (segundo) semestre de 2015.

(8)

3. Universidad Santo Tomás Seccional Medellín

Cursos: arquitectura; contaduría pública; derecho; ingeniería en telecomunicaciones; negocios internacionales.

Vagas: 1 (uma) vaga com duração de um semestre acadêmico. Período da mobilidade: 2º (segundo) semestre de 2015.

4. Universidad Santo Tomás Seccional Bucaramanga

Cursos: arquitectura; administración de empresas agropecuárias; administración de empresas; cultura física, recreación y deporte; contaduría; economia; derecho; ing. Industrial; ing. Mecatrónica; ing. de telecomunicaciones; negocios internacionales; optometria; odontologia; laboratorio dental; química ambiental.

Vagas: 1 (uma) vaga com duração de um semestre acadêmico. Período da mobilidade: 2º (segundo) semestre de 2015.

5. Universidad del Magdalena

Cursos: ing. agronómica; economía; lic. en educación básica con énfasis en informática; contaduría pública; ing. pesquera; odontología; psicología; medicina; enfermería; tecnología en gestión hotelera y turística; ing. ambiental y sanitaria; ing. civil; derecho; antropología; ing. electrónica; cine y audiovisuales; ing. de sistemas; administración de empresas; ing. industrial; negocios internacionales; biología; lic. en preescolar; lic. en educación básica con énfasis en humanidades lengua castellana.

Vagas: 1 (uma) vaga com duração de um semestre acadêmico. Período da mobilidade: 2º (segundo) semestre de 2015.

(9)

6. Universidad de Nariño

Cursos: arquitectura; artes visuales; diseño gráfico; diseño industrial; lic. artes visuales; lic. en música; ing. agroflorestal; ing. agronómica; ing. ambiental; medicina; administración de empresas; comercio internacional; contaduría pública; economia; mercadeo; geografia; lic. en ciencias sociales; lic. en educación básica con énfasis en humanidades lengua castellana e inglês; lic. en filosofía y letras; lic. en inglés francês; psicologia; sociologia; biologia; física; lic. en informática; lic. en matemáticas; química; ing. en producción acuícola; medicina veterinária; zootecnia; lic. en educación básica con énfasis en ciencias naturales y educación ambiental; lic. en lengua castellana y literatura; ing. civil; ing. de sistemas; ing. electrónica; ing. agroindustrial; tecnología en computación.

Vagas: 1 (uma) vaga com duração de um semestre acadêmico. Período da mobilidade: 2º (segundo) semestre de 2015.

(10)

ANEXO II do Edital Nº 021/2015 – CRINT/UFRR

FICHA DE INSCRIÇÃO SELEÇÃO BRACOL 2015

SETOR: CRINT/UFRR Inscrição nº

1. Nome:

2. Nº Identidade: 3. Órgão Emissor: 4. UF:

5. CPF: 6. Data De Nascimento:

7. Curso: 8. Matrícula:

9. E-Mail: 10. Telefones:

11. Endereço (Rua, Avenida, Alameda, Travessa, etc. e número):

12. Bairro: 13. Cidade: 14. CEP: 15. UF:

Boa Vista-RR, _______ de ____________________ de 2015.

_________________________________________________ Assinatura do(a) Aluno(a)

COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO - BRACOL 2015

SETOR: CRINT/UFRR Inscrição nº

Nome:

Curso: Edital:

(11)

Referências

Documentos relacionados

Caso haja, a critério do colegiado do PPGL e ouvida a comissão de seleção, remanejamento de vagas ociosas, os candidatos serão notificados já no edital de classificação

1 João Pedro Soares de Macedo Vaga 01 APROVADO/CLASSIFICADO *Os participantes classificados devem estar atentos ao recebimento do formulário de opção de bolsa e

Para receber pontuação relativa ao item 1 da Tabela 01, o candidato poderá comprovar mediante apresentação de atestado expedido pela Coordenação do Programa de

A luta pela reforma da Organização das Nações Unidas, em especial para ampliar e democratizar de seu Conselho de Segurança, em companhia da Índia, do Japão e da

A remuneração da bolsa será de R$ 1.100,00 (Mil e cem reais), condicionada à entrega mensal de relatório das atividades desenvolvidas, frequência e nota dos acadêmicos

[r]

A expressão aumentada do PGC1α nas células beta pancreáticas regula a activação dos genes da gliconeogénese e repressão dos genes envolvidos na captura

A Pró-Reitoria de Ensino e Graduação - PROEG e a Coordenadoria de Relações Internacionais - CRINT no uso de suas atribuições legais tornam pública a abertura de inscrições