• Nenhum resultado encontrado

ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO

SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE APOIO AOS PÓS-GRADUANDOS Comunicado

Edital- SPG/FMRP-USP-FI/07/2015

ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo torna público a abertura de inscrições para os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação de Fisiologia para ingresso no 1º. semestre de 2015.

Data da Inscrição: Mestrado - 03 a 14/11/2014 – Doutorado 03/11/2014 a 13/04/2015

Data da Seleção: Mestrado - 02 a 03/12/2014 – Doutorado 01 a 03/12/2014 para as inscrições feitas de 03 a 14/11/2014. As demais, até 5 semanas após a data da inscrição.

Programa de Pós-Graduação em FISIOLOGIA COORDENADOR: Prof. Dr. Norberto Garcia Cairasco

ENDEREÇO: Departamento de Fisiologia – FMRP-USP– Prédio Central- Av. Bandeirantes, 3900 – CEP: 14049-900 – Ribeirão Preto - SP

Endereço Eletrônico - http://rfi.fmrp.usp.br/pg/fisio - E-mail - ppg.fmrpfisio@usp.br

TELEFONE:(16) 3602-3012.

Número de vagas: 17 vagas para Mestrado e 18 vagas para Doutorado. 1-Informações Gerais

A inscrição poderá ser efetuada pessoalmente ou por procurador mediante apresentação de procuração acompanhada de RG do candidato (ou com firma reconhecida em cartório) e do RG do procurador (as assinaturas deverão conferir com as constantes nos documentos de identidade).

O candidato deverá entrar em contato previamente às inscrições com a(o) secretária(o) do Programa. O candidato deverá apresentar a cópia dos documentos solicitados juntamente com a via original para conferência e autenticação pela secretaria do Programa de Fisiologia.

Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta e inscrições fora do período determinado pelo Programa de Fisiologia.

É vedada a matrícula simultânea em mais de um curso de Mestrado ou Doutorado na Universidade de São Paulo.

2-Inscrição:

As inscrições deverão ser feitas na Secretaria do Programa de Fisiologia.

Para se inscrever, o candidato ou seu procurador legal deverá apresentar a seguinte documentação: 2.01- Formulário de Inscrição e Requerimento de Matrícula Inicial fornecido no ato da inscrição pela secretaria do Programa de Fisiologia e também disponível no endereço eletrônico prpg.usp.br/cpg-fmrp; 2.02- Cópia do diploma de Graduação devidamente registrado (frente e verso) ou cópia do Atestado de Conclusão constando obrigatoriamente data da colação de grau obtido em curso de Graduação oficialmente reconhecido. No caso de entrega de certificado será obrigatória a comprovação do diploma do curso de Graduação no prazo máximo de 01 (um) ano, contado a partir da data da matrícula na Pós-Graduação. Não serão aceitos diplomas obtidos em: licenciatura curta, a não ser em casos especiais de mérito acadêmico comprovado por Comissão especificamente constituída pela CCP e aprovada pela CPG e pela Câmara de Normas e Recursos do CoPGr, obedecendo-se o Art. 40 do Regimento de Pós-Graduação;

2.03- Cópia do Histórico Escolar da Graduação contendo data de colação de grau (finalizado);

2.04- Cópia do diploma do Mestrado ou atestado de conclusão (ou atestado com a data prevista para a defesa da dissertação e obtenção do título de Mestre, que deverão ser anteriores ao primeiro dia de

(2)

matrícula) e Histórico Escolar do Mestrado, de programa de Pós-Graduação reconhecido pela CAPES (com conceito igual ou superior a 3), para candidatos ao Doutorado com Mestrado prévio.

No caso em que o curso de Mestrado (ou o título de Mestre) tenha sido obtido em universidade de fora do país:

a) o candidato deverá ser selecionado para o Mestrado ou para o Doutorado Direto;

b) se o candidato for selecionado para o Doutorado Direto, poderá ser realizada análise individual para solicitação de equivalência de título de Mestre para contagem de créditos para o Doutorado. Neste caso o candidato será matriculado no Doutorado Direto e se tiver a aprovação da equivalência pela Câmara Curricular do CoPGr o aluno será transferido do curso de Doutorado Direto para o curso de Doutorado. No caso em que o curso de Mestrado (ou o título de Mestre) reconhecido pela CAPES, tenha sido obtido fora da USP, o candidato deverá ser selecionado para o Doutorado e a Comissão Examinadora realizará análise individual para solicitação de equivalência de título de Mestre para contagem de créditos para o Doutorado, indicando ou não, para aprovação da CCP, exigências a serem cumpridas pelo candidato durante o curso. Neste caso o candidato será matriculado no Doutorado;

2.05- 02 fotos 3x4 recente;

2.06- Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;

2.07- Cópia da Cédula de Identidade (RG) (não serão aceitos Registros Profissionais nem a CNH); 2.08- Cópia do Título de Eleitor;

2.09- Cópia do Documento Militar; 2.10- Cópia do CPF;

2.11- Cópia do RNE (Registro Nacional para Estrangeiro) ou Protocolo do RNE e Passaporte para candidatos estrangeiros.

Observação: Fica autorizado em caráter excepcional a inscrição e a matrícula dos candidatos estrangeiros nos programas de pós-graduação, portando apenas o passaporte com o visto de estudante, acompanhado do agendamento do Registro/Emissão de Carteira Identidade de Estrangeiro, emitido pela Polícia Federal. Após o comparecimento do estudante a Polícia Federal, na data marcada, o interessado deverá apresentar na Secretaria de Pós-Graduação o protocolo/documento expedido pela Polícia Federal, com o número do RNE, no prazo máximo de 15 dias para regularização do cadastro no Sistema Janus.

2.12- Proficiência em Inglês: Os candidatos, tanto para o Mestrado quanto para o Doutorado deverão comprovar Proficiência em Língua Inglesa na inscrição ao processo seletivo de ingresso, que poderá ser demonstrada com a apresentação de uma cópia do Certificado (conforme exames TEAP, TOEFL, ALLUMINI, IELTS e CAMBRIDGE, considerando aproveitamento igual ou superior a 60% da nota máxima para o Mestrado e 70% para Doutorado, realizados até 5 (cinco) anos antes da data de inscrição do candidato no Programa.

2.13- Recibo de recolhimento de taxa de inscrição no valor de R$150,00 (Cento e cinquenta reais), a ser pago na Tesouraria desta Faculdade, localizada no Prédio Anexo A, das 13:30 às 17:00. O candidato deverá recolher a taxa de inscrição somente após ter apresentado os documentos na secretaria do Programa. Não haverá devolução da taxa de inscrição em hipótese alguma;

2.14- Projeto de Pesquisa para Doutorado (sem encadernação);

2.15- Comprovante da Comissão de Ética em Experimentação Animal sobre o Projeto de Pesquisa; 2.16- Curriculum Vitae (de preferência no Modelo LATTES http://www.cnpq.br, sem encadernação). CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:

Mestrado:

1) Prova escrita: Prova escrita eliminatória baseada nos seguintes temas: Fisiologia de Membranas, Fisiologia Renal, Fisiologia Cardiovascular, Fisiologia Respiratória, Fisiologia Endócrina e Fisiologia Digestória, em conteúdo a ser divulgado em edital. A nota variará de 0 a 10 com nota mínima de aprovação 5,0 (cinco);

2) Arguição do currículo: Os candidatos aprovados na prova escrita serão submetidos à arguição do currículo que terá notas variando de 5,0 a 10,0 com vistas à classificação final do candidato

(3)

Nota final: A nota final do candidato será a média aritmética das notas da prova e da entrevista, com nota mínima de aprovação 5,0 (cinco).

Doutorado:

1) Prova escrita: A prova escrita será sobre artigo científico, indicado pela comissão examinadora conforme programa abaixo descrito e entregue ao candidato com 24 horas de antecedência. Decorridas 24 horas, os candidatos deverão comparecer para fazer a prova escrita, que incluirá questões com a finalidade de avaliar a maturidade científica do candidato e sua capacidade de interpretar e criticar um artigo científico. A prova escrita sobre artigo científico tem caráter eliminatório e a nota mínima exigida é 5,0 (cinco).

2) Análise do projeto de pesquisa: Os candidatos aprovados na prova escrita serão submetidos à arguição do projeto de Doutorado e do currículo que terá nota variável de 0 a 10.

Nota final: A nota final do candidato será a média aritmética das notas da prova e da arguição do projeto e currículo, com nota mínima para aprovação 5,0.

Observação:Os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 5 (cinco) serão classificados e selecionados e poderão ser aceitos para ingressarem no programa nos cursos de Mestrado e Doutorado , mediante disponibilidade de orientador e conforme o número de vagas informado neste Edital do processo seletivo..

PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA Mestrado

Programa da Prova Escrita:

FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR

1.Propriedades do Músculo Cardíaco: excitabilidade; automatismo; condutibilidade; excitação/contração 2.Circulação Arterial, Venosa e Capilar

3.Regulação de Volume Minuto Cardíaco. 4.Regulação Humoral da Pressão Arterial. 5.Regulação Neural da Pressão Arterial. BIBLIOGRAFIA:

1. Guyton e Hall – TRATADO DE FISIOLOGIA MÉDICA – 12ª Ed. 2011. FISIOLOGIA ENDÓCRINA

1. Receptores e mecanismo de ação de hormônios 2. Sistema Hipotálamo Hipofisário

3. Sistema Reprodutor

4. Controle do Equilíbrio Hidro-eletrolítico 5. Controle do metabolismo. Ações da insulina. BIBLIOGRAFIA:

1. Gannong. W.F. – FISIOLOGIA MÉDICA 2. Berne. & Levy – Fisiologia- 6ª Ed. 2009.

3. Mello Ayres, Margarida – FISIOLOGIA – Guanabara Koogan – 2012. FISIOLOGIA DE MEMBRANAS

1. Transporte de substâncias em meio homogêneo 2. Fluxos através de membranas

3. Transporte de água

4. Transporte em estruturas epiteliais 5. Ions e Potencial de Membrana

(4)

BIBLIOGRAFIA:

1. Ed. Alberts, Bray, Lewis, Raff, Robertson and Watson. - MOLECULAR BIOLOGY OF THE CELL –. 3rd edition – Garland Publishing Inc. 1994 - há uma tradução para o português.

2. Berne & Levy – Fisiologia – 6ª Ed. 2009.

3. Mello Ayres, Margarida - FISIOLOGIA –– Guanabara Koogan – 2012 NEUROFISIOLOGIA

1. Nervo e Sinapse

2. Sistema Nervoso Autônomo 3. Ciclo Sono/Vigília

4. Sistema Somato Sensorial e Sistema Motor BIBLIOGRAFIA:

1. Berne & Levy – Fisiologia – 6ª Ed. 2009.

Sessões: Fisiologia Celular; Sistema Nervoso; Músculo.

2. Guyton e Hall – TRATADO DE FISIOLOGIA MÉDICA – 12ª Ed. 2011. FISIOLOGIA RENAL

1. Filtração Glomerular e Hemodinâmica Renal 2. Transporte de Sal, Água e não Eletrólitos no Nefro. 3. Regulação Renal da Concentração do Meio Interno 4. Regulação Renal do Volume do Meio Interno 5. Manutenção Renal do Equilíbrio Ácido-Base BIBLIOGRAFIA:

1. Berne. & Levy – Fisiologia- 6ª Ed. 2009.

2. Mello Ayres, Margarida – FISIOLOGIA – Guanabara Koogan – 2012. 3. Zatz, R. – Fisiopatologia Renal, Ed. Atheneu, 2011.

FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA 1. Ventilação

2. Difusão

3. Transporte Gasoso À Periferia 4. Mecânica da Ventilação 5. Controle da Ventilação BIBLIOGRAFIA:

1.John B. West - FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA MODERNA. Ed. Manole. FISIOLOGIA DIGESTÓRIA

1. Motilidade do Tubo Digestório 2. Secreções no Tubo Digestório 3. Digestão e Absorção de Nutrientes BIBLIOGRAFIA:

1. Mello Ayres Margarida- FISIOLOGIA - Guanabara Koogan, 2012. ORIENTADORES - Mestrado (M); Doutorado (D)

Benedito Honório Machado (2M) Evelin Capellari Carnio (2 M/2D) Hélio Cesar Salgado (3M/4D)

Janete Aparecida Anselmo Franci (2M/2D) José Antunes Rodrigues (1D)

Leda Menescal de Oliveira (1 M) Lucila Leico K. Elias (1M/2D) Luiz Guilherme de S. Branco (1M/1D) Norberto Garcia Cairasco (1M/1D)

(5)

Ricardo Maurício Xavier Leão (1M/1D) Rubens Fazan Júnior (2M/2D)

Referências

Documentos relacionados

dependem de clientes intermediários para fazer cheguem ao destino, ou seja os clientes finais, precisam satisfazer aos requisitos tanto de clientes intermediários como

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,