• Nenhum resultado encontrado

Conhecer o percurso da metodologia científica e a construção de seus aspectos formais;

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conhecer o percurso da metodologia científica e a construção de seus aspectos formais;"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

METODOLOGIA DA PESQUISA - NPG1778

METODOLOGIA DA PESQUISA (24/11/2015)

Perfil Docente

Profissional graduado em qualquer área do conhecimento, com experiência em pesquisa e, com no mínimo, pós-graduação Latu Sensu. Desejável que o docente possua Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e/ou Doutorado) e imprescindível que possua Currículo atualizado na Plataforma Lattes.

Contextualização

A perspectiva da Metodologia Científica é um dos caminhos para a realização de trabalhos acadêmicos.

O termo Metodologia significa? [...] estudo dos caminhos, dos instrumentos usados para se fazer ciência? (DEMO, 1995, p. 11). Ainda, segundo Demo (1995), a Metodologia é uma disciplina que orienta quanto aos procedimentos a serem tomados na pesquisa. A disciplina Metodologia ainda possibilita acesso aos caminhos do processo científico, promovendo questionamentos acerca dos limites da ciência sob os aspectos da capacidade de conhecer e de interferir na realidade.

Ementa

Ciência e Pesquisa. O pesquisador e a Comunicação científica: tipos de pesquisa. Normas técnicas da ABNT para formatação e apresentação de Artigos, Projetos de Pesquisa, Monografias, TCCs. Fases de elaboração e desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos. Tópicos especiais de prática de pesquisa.

Objetivos Gerais

Conhecer o percurso da metodologia científica e a construção de seus aspectos formais; Conhecer os fundamentos, os métodos e tipos de pesquisa da/e na produção do conhecimento científico;

(2)

Elaborar e desenvolver pesquisas e trabalhos científicos, de acordo com orientações da Universidade Estácio de Sá (UNESA) e regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Objetivos Específicos

Compreender o conceito de ciência, identificar suas características, os tipos de conhecimento e a importância desse método para a produção de trabalhos acadêmicos. Compreender a noção de pesquisa, e identificar para que serve um trabalho investigativo, bem como quais são as fases que o constituem.

Identificar quais os tipos de pesquisa e que procedimentos teórico-técnicos devem ser seguidos para implementá-los.

Compreender como se constrói a pesquisa bibliográfica, indicando as ferramentas que podem nos ajudar nessa direção, tais como resumos e resenhas, por exemplo.

Apresentaremos o esboço de um trabalho acadêmico final e seus componentes. Reconhecer e empregar corretamente as normas da ABNT.

Identificar e desenvolver corretamente os tópicos de pesquisa: a escolha do tema e sua delimitação, a definição do problema de investigação e a formulação de hipóteses, os objetivos, a justificativa e o referencial teórico, a revisão da literatura.

Conhecer os instrumentos que auxiliam a pesquisa bibliográfica: tais como o fichamento de leituras, a análise e a revisão de textos, além de técnicas para a coleta de dados.

Utilizar citações diretas e indiretas em um texto acadêmico.

Entender como se constrói a pesquisa bibliográfica, indicando as ferramentas que podem nos ajudar nessa direção: tais como resumos e resenhas, por exemplo.

Esboçar um trabalho acadêmico final e seus componentes.

Conteúdos

Aula 1. Ciência como construção

Nesta aula, estudaremos alguns aspectos que caracterizam a ciência e a importância do método científico para a produção de trabalhos acadêmicos. Além disso, debateremos sobre o conceito de pesquisa, identificando quais são suas principais etapas.

(3)

A princípio, acompanharemos o percurso da metodologia cuja base é a ciência, a partir dos pressupostos filosóficos para a consolidação do método científico. Para tal, apresentaremos o conceito de ciência, identificando suas características, os tipos de conhecimento e a importância desse método para a produção de trabalhos acadêmicos.

Além disso, também é importante que você compreenda a noção de pesquisa, e saiba para que serve um trabalho investigativo, bem como quais são as fases que o constituem. Desta forma, traçaremos um caminho em um movimento de troca constante, a fim de que você seja capaz de elaborar seu próprio estudo científico.

Aula 2. Planejando a pesquisa

Nesta aula, identificaremos quais são os tipos de pesquisa e que procedimentos teórico- técnicos devemos seguir para implementá-los.

Conhecendo os tipos de pesquisa e a natureza das abordagens de um trabalho científico, um tema deve ser desenvolvido, seguindo determinada linha teórica que sustente a investigação e uma metodologia específica que o auxilie a planejar a pesquisa de forma adequada.

Esta aula é composta por uma vídeo-aula, na qual serão destacadas as etapas do projeto de pesquisa, ressaltando: tema, delimitação do tema, problema, hipótese, justificativa, objetivos (geral e específicos), metodologia, revisão de literatura, cronograma.

Estas etapas são importantes para que o projeto seja elaborado com base em critérios científicos padronizados, que permitem ao leitor uma visão clara do que se trata a proposta de pesquisa a ser realizada.

Aula 4. Video Aula: Importância da Pesquisa

Esta aula é composta por uma vídeo-aula na qual será ressaltada a importância da pesquisa, as qualidades pessoais do pesquisador, por que elaborar um projeto de pesquisa, a quem interessa, ética na pesquisa e a Resolução 466/2012.

(4)

Uma pesquisa se torna relevante em função de agregar valor a um determinado conhecimento de uma área. Para que ela seja realizada, é preciso que haja interesse em investigar ou estudar um tema, avaliando o que já foi pesquisado e divulgado sobre ele e analisando qual contribuição é possível.

Aula 5: Elaboração de trabalhos acadêmicos

Nesta aula, trataremos das normas da ABNT e dos tópicos de pesquisa: a escolha do tema, a definição do problema de investigação e a formulação de hipóteses. Destacaremos, ainda, a importância da justificativa e do referencial teórico como aportes fundamentais para o adequado desenvolvimento de trabalhos acadêmicos.

Nesta aula, vamos tratar da organização da pesquisa como um projeto. Logo, você vai identificar as etapas de uma investigação e as opções teóricas de que podemos nos valer para desenvolvê-la.

Para isso, é importante conhecer as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que unificam a redação do trabalho, além de estabelecer princípios e diretrizes sobre a pesquisa científica.

Aula 6: Tópicos especiais de pesquisa

Nesta aula, entenderemos como se constrói a pesquisa bibliográfica, indicando as ferramentas que podem nos ajudar nessa direção: tais como resumos e resenhas, por exemplo. Por fim, apresentaremos o esboço de um trabalho acadêmico final e seus componentes.

Nesta aula, você conhecerá os instrumentos que auxiliam a pesquisa bibliográfica: tais como o fichamento de leituras, a análise e a revisão de textos, além de técnicas para a coleta de dados.

(5)

Aproveite essas dicas para construí-lo da melhor forma possível!

Aula 7: Revisão de literatura, escrita acadêmica, citações e formatação

Esta aula é composta por uma vídeo-aula, na qual serão destacados os seguintes pontos: Como elaborar mais especificamente o referencial teórico ou revisão de literatura utilizando leituras de outros autores como embasamento teórico para um texto coerente, com citações que tenham relação de suporte com o texto escrito pelo autor do texto: o aluno.

Dessa forma, a aprendizagem envolvida se relaciona ao modo de fazer citações, notas de rodapé, referências, a formatação do trabalho enquanto trabalho acadêmico e os cuidados com a redação/escrita acadêmica.

Aula 8: Como construir uma boa Revisão de Literatura

Esta aula é composta por uma vídeo-aula, na qual entenderemos como se constrói a revisão de literatura.

A revisão de literatura consiste em um texto escrito pelo pesquisador sobre o tema adotado na pesquisa, devendo elucidar o tema, contextualizá-lo, à luz do que outros autores escreveram anteriormente.

A construção da revisão de literatura requer, em um primeiro momento, leitura de livros, artigos, teses, dissertações, monografias e o fichamento dos mesmos, para que você possa separar os trechos mais importantes que possam contribuir com sua argumentação sobre o tema.

O tema deve ter relevância acadêmica, ou seja, contribuir efetivamente para o que o pesquisador se propõe a investigar. Por isso a revisão de literatura é o item do projeto em que o pesquisador poderá expor suas argumentações (de forma impessoal) com o suporte teórico de outros pesquisadores que se interessaram pelo mesmo assunto.

(6)

Nesta aula será possível ainda apreender: o que é importante observar em uma revisão de literatura, quais a importância dela no projeto, 7 passos para uma boa construção da revisão de literatura e como o texto deve ter como prioridade e como deve ser formatado.

Procedimentos de Ensino

Aulas interativas, em ambiente virtual de aprendizagem, nas quais o conhecimento é exposto ao aluno de acordo com um desenho didático planejado para adequar o meio de entrega ao conhecimento particular da disciplina. Na sala de aula virtual, a metodologia de entrega de conteúdo contempla, além dos conceitos e temáticas das aulas propriamente ditas, leitura de textos pertinentes ao assunto, hipertextos, links orientados, estudos de caso, atividades animadas de aplicação do conhecimento, simuladores virtuais, quiz interativo, simulados, biblioteca virtual etc.

Quanto à metodologia de ensino, o docente é responsável por mediar o conteúdo e sua integralização, com vistas ao aprendizado cooperativo e colaborativo, norteando-se pelo incentivo à troca constante entre os atores envolvidos e à construção coletiva do conhecimento. Para tal, cabe ao docente organizar e orientar as discussões no fórum, bem como nas outras ferramentas de comunicação disponibilizadas na sala de aula virtual (fóruns, central de mensagem, anotações etc.).

Recursos

As unidades Estácio onde são ministrados os cursos de Pós-Graduação lato sensu/MBA na modalidade presencial dispõem de salas de aula adequadamente dimensionadas e climatizadas, providas com quadro branco e cadeiras com apoio para o material didático, de forma a possibilitar o pleno desenvolvimento das aulas. Os campi possuem equipamentos como televisão, datashow, DVD, amplificador de som, projetor de slides etc., que são disponibilizados ao docente a partir de agendamento prévio junto ao setor de Espaço Físico do Campus. Todas as unidades Estácio possuem biblioteca com acervo de livros e periódicos das diversas áreas de conhecimento, possibilitando ao aluno a consulta e o empréstimo segundo critérios institucionais estabelecidos. As unidades Estácio dispõem de laboratório de informática equipado com maquinário adequado à demanda local; os Campi em que são ministrados cursos direcionados a áreas técnicas específicas contam com laboratórios concebidos e equipados de forma a atender às atividades pedagógicas dos cursos.

Acesso à internet, softwares compatíveis com os protocolos da sala de aula virtual (como players, flash player, leitor de PDF, javascript, recursos HTML etc.). A sala de aula virtual disponibiliza aos alunos o acesso para baixar e executar tais aplicativos, caso não os tenha já instalados.

(7)

Procedimentos de Avaliação

A disciplina de Metodologia da Pesquisa não contempla prova. A avaliação é realizada através da composição de duas notas: a avaliação do Projeto de pesquisa entregue pelo ambiente que vale até 75 pontos; a participação no fórum pontuado até 25 pontos; total: 100 pontos.

Bibliografia Básica

DEMO, P. Praticar Ciências. Metodologias do Conhecimento Científico. São Paulo: Saraiva, 2011.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas,

2002. Disponível em:

https://professores.faccat.br/moodle/pluginfile.php/13410/mod_resource/content/1/como_ elaborar_projeto_de_pesquisa_-_antonio_carlos_gil.pdf

LAKATOS, E. Metodologia do Trabalho Científico. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2007. SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2013. VENTURA, M (ORG.). Metodologia Científica. Rio de Janeiro: Estácio de Sá, 2014.

Bibliografia Complementar

CRESWEEL, J. W. Projeto de Pesquisa. Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FERREIRA, C. A.; RESENDE, E. dos S.; PATACO, V. L. P. Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos, Dissertações e Teses. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá, 2008.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2008. KAHLMEYER-MERTENS, R. S.; FUMANGA, M.; TOFFANO, C. B.; SIQUEIRA, F. Como elaborar projetos de pesquisa: linguagem e método. Rio de Janeiro: FGV, 2007. MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 10.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

RUDIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 4.ed. RJ: Petrópolis: Vozes, 2007.

(8)

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

TACHIZAWA, T.; MENDES, G. Como fazer monografia na prática. 12. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

Indicação Material Didático

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

O presente trabalho objetiva investigar como uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Limeira – SP apropriou-se e utilizou o tempo da Hora de

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo

To demonstrate that SeLFIES can cater to even the lowest income and least financially trained individuals in Brazil, consider the following SeLFIES design as first articulated

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Neste momento a vacina com a melhor perspetiva de disseminação pelos cuidados de saúde é a M.vaccae, pela sua ação como vacina terapêutica, aguardando-se a sua

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Figure 8 shows the X-ray diffraction pattern of a well-passivated metallic powder and a partially oxidized uranium metallic powder.. Figure 7 - X-ray diffraction pattern of