• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS Av. Gov. Lindemberg, 316 - Jerônimo Monteiro – ES, Centro – CEP: 29.550-000

Telefone: (28) 3558-2528, Fax: (28) 3558-2528. E-mail: ppgcf@yahoo.com.br

EDITAL Nº 004/2015 – PPGCFL

ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO AO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS (PPGCFL) PARA INGRESSO NO PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2016.

A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PPGCFL), do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no uso de suas atribuições regimentais, e de acordo com o Regulamento Geral da Pós-Graduação - Resolução nº 11, de 13 de abril de 2010, e com o Regulamento Interno do PPGCFL, torna público o presente Edital para Seleção de discentes para o Curso de MESTRADO do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2016, com Linhas de Pesquisas em: a) Manejo Florestal; b) Meio Ambiente e Recursos Hídricos; c) Silvicultura e; d) Tecnologia de Produtos Florestais.

O presente Edital foi aprovado pelo Colegiado Acadêmico do PPGCFL, nos seguintes termos:

1. Durante o período de 14/09 a 16/10 de 2015, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para o curso de MESTRADO do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Espírito Santo, para as Linhas de Pesquisa em MANEJO FLORESTAL, MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS, SILVICULTURA E TECNOLOGIA DE PRODUTOS FLORESTAIS.

2. O Processo Seletivo para ingresso no primeiro semestre letivo de 2016 no Curso de MESTRADO do PPGCFL do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) será regido por este Edital e seus Anexos (disponíveis no endereço eletrônico (http://www.cienciasflorestais.ufes.br), cujas regras poderão ser alteradas pela legislação que vier a vigorar no decorrer do Processo Seletivo. Constituem os Anexos deste Edital:

a) Anexo I: FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO; b) Anexo II: MODELO DE CARTA DE REFERÊNCIA; c) Anexo III: MODELO DE TERMO DE COMPROMISSO;

d) Anexo IV: CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO E PONTUAÇÃO DO CURRICULUM VITAE;

e) Anexo V: CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO E PONTUAÇÃO DO HISTÓRICO ESCOLAR DE GRADUAÇÃO; e f) Anexo VI: FORMULÁRIO PARA PEDIDO DE RECURSO.

3. O cronograma, contendo as datas previstas para as etapas de realização do presente Processo Seletivo, consta do item 15, Quadro 2, deste Edital.

A comissão examinadora responsável pelo Processo Seletivo, denominada Comissão de Seleção, será composta por seis docentes do PPGCFL, da maneira como se segue:

Prof. Dr. Gilson Fernandes da Silva (presidente) Prof. Dr. Adriano Ribeiro de Mendonça

(2)

Prof. Dr. José Eduardo Macedo Pezzopane Prof. Dr. Juarez Benigno Paes

Prof. Dr. Sidney Sara Zanetti Profa. Dra. Sustanis Horn Kunz

4. Serão disponibilizadas 22 (vinte e duas) vagas para discentes, a serem preenchidas segundo a ordem de classificação obtida por Área de Atuação e Linha de Pesquisa, considerando o total de vagas expostas no Quadro 1.

Quadro 1 – Número de vagas por linha de pesquisa e área de atuação.

Linha de Pesquisa Área de Atuação Número de

vagas

Manejo Florestal

Mensuração e manejo florestal 3

Otimização florestal 1

Ergonomia, segurança do trabalho, mecanização e colheita florestal 2 Meio Ambiente e

Recursos Hídricos Ecologia e recuperação de áreas degradadas 1 Recursos hídricos, hidrologia e manejo de bacias hidrográficas 2

Ecologia de comunidades vegetais 1

Silvicultura Interação clima x desenvolvimento de espécies florestais 1 Propagação de espécies florestais, florestamento e reflorestamento 3

Tecnologia de Produtos Florestais

Anatomia da madeira 2

Biodeterioração e proteção de madeiras 1

Painéis reconstituídos de madeira e adesivos naturais 2 Processamento mecânico, relações água/madeira e modificação térmica da madeira 1

Qualidade da madeira 1

Energia da biomassa 1

§ 1°. Eventualmente, pode ocorrer que, em virtude da falta de candidatos habilitados, algumas vagas não sejam preenchidas. § 2°. A critério do programa e orientador, candidatos suplentes em uma das Áreas de Atuação podem ser convidados a

ingressar atuando em outra Área de Atuação ou em Linha de Pesquisa diferente, desde que previamente indicadas no formulário de inscrição (Anexo I) e observado o perfil de formação e classificação no processo seletivo.

5. A inscrição do candidato neste Processo Seletivo implica, desde logo, o conhecimento e aceitação tácita das condições estabelecidas no presente Edital, seus Anexos, das informações específicas e das demais alterações, caso ocorram, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento e, ainda, certificando-se de que preenche todos os requisitos exigidos, a serem comprovados no ato da matrícula.

6. São requisitos necessários ao candidato para realização de inscrição no Processo Seletivo do qual trata o presente Edital: a) Possuir graduação em curso de área diretamente relacionada às Ciências Florestais ou em áreas afins às Linhas de Pesquisa

do PPGCFL, cujo histórico escolar de graduação indique formação adequada em disciplinas pertinentes ao programa de Ciências Florestais; ou ser aluno regular matriculado no último período de curso de graduação nas áreas anteriormente citadas. Neste último caso, se aprovado, o candidato deverá apresentar no ato da matrícula documentação que ateste que a colação de grau foi efetuada.

(3)

7. O candidato deverá fazer o pedido de inscrição em requerimento específico, junto à Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais, no campus da UFES em Jerônimo Monteiro, ES, na Av. Governador Lindemberg, 316, CEP 29.550-000, no horário das 9:00 hs às 16:00 hs, no prazo estipulado neste Edital, mediante apresentação dos seguintes documentos:

a) Ficha de requerimento de inscrição, em formulário específico do PPGCFL (Anexo I), assinada pelo candidato.

b) Duas cartas de recomendação de pessoas ligadas à formação universitária do candidato, em formulário específico do PPGCFL (Anexo II).

c) Termo de Compromisso, em formulário específico do PPGCFL (Anexo III), assinado pelo candidato.

d) Cópia autenticada do Diploma de Graduação ou Certificado de Conclusão de Curso Superior (no caso dos candidatos ainda sem diploma); ou Declaração de Matrícula que comprove que o candidato é aluno regular matriculado no último período do curso de graduação contendo a data provável para a colação de grau (no caso de alunos ainda não titulados).

e) Cópia autenticada dos documentos: RG e CPF.

f) Curriculum Vitae em formato Lattes, atualizado no ano de 2015, impresso no padrão do CNPq. Ao imprimir o Curriculum

Vitae, o candidato deve observar as produções que serão avaliadas, conforme descrito no anexo IV deste Edital, evitando

incluir produções que não serão consideradas no processo de seleção. As produções deverão ser acompanhadas dos documentos comprobatórios em anexo. Os documentos comprobatórios devem obrigatoriamente seguir a mesma sequência do Curriculum Vitae.

g) Uma foto 3 x 4 colorida e recente (anexada à ficha de requerimento de inscrição).

h) Cópia autenticada do histórico escolar do curso de graduação juntamente com Barema devidamente preenchido e assinado pelo candidato (Anexo V). O candidato terá seu histórico escolar de graduaçãoavaliado segundo o exposto no Anexo V deste Edital, resultando em uma nota entre 0 (zero) e 100 (cem) pontos.

i) Terá a inscrição deferida os canditatos que apresentarem todos os documentos previstos neste item (item 7, letras “a” até “h”) e alcaçarem nota do histórico escolar de graduação igual ou superior a 40 (quarenta) pontos.

§ 1°. Todos os documentos, à exceção das cartas de recomendação, devem ser devidamente encadernados, em formato espiral, seguindo a ordem explicitada nas alíneas do presente artigo.

§ 2°. Os documentos deverão ser entregues em envelope lacrado e identificado, os quais serão conferidos pela comissão examinadora após o encerramento das inscrições.

§ 3°. Poderão ocorrer inscrições por correio, desde que via Sedex, sendo considerada a data de postagem dos documentos até o dia 16 de outubro de 2015.

§ 4°. Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta ou recebidas fora do prazo estipulado neste Edital. § 5°. O PPGCFL não fará a devolução dos documentos utilizados na inscrição.

§ 6°. A inscrição é gratuita.

8. As informações fornecidas nos documentos listados no item 7 serão de inteira responsabilidade do candidato, cabendo à Comissão de Seleção a prerrogativa de indeferir a inscrição do candidato que:

a) não tiver formação conforme as áreas indicadas no item

6

; ou b) não preencher os formulários de forma completa e legível; ou

c) não apresentar a documentação conforme explicitado no presente Edital; ou

d) não apresentar concordância da Instituição de origem (para candidatos com vínculo empregatício) no formulário de inscrição; ou

e) apresentar formulário de inscrição fora dos padrões contidos no Anexo I; ou f) fornecer dados curriculares comprovadamente inverídicos; ou

g) não alcançar nota do histórico escolar de graduação igual ou superior a 40 (quarenta) pontos.

(4)

a) Avaliação de histórico escolar de graduação, de caráter eliminatório, segundo exposto no Anexo V deste Edital; resultando em uma nota entre 0 (zero) e 100 (cem) pontos. Somente será deferido o pedido de inscrição do candidato que obtiver nota igual ou superior a 40 (quarenta) pontos.

b) Prova de conhecimento, de caráter eliminatório, envolvendo questões de estatística básica, lógica e ecologia geral, resultando em uma nota entre 0 (zero) e 100 (cem) pontos. Os candidatos cujas notas na prova de conhecimento forem inferiores a 60 (sessenta) pontos serão reprovados no Processo Seletivo.

c) Prova dissertativa, de caráter classificatório, envolvendo temas relacionados às Ciências Florestais. Esta prova consistirá de uma redação na qual serão avaliadas as seguintes habilidades dos candidatos: organização de ideias; capacidade de síntese; clareza; correção da escrita na língua portuguesa; e conhecimento do tema; resultando em uma nota entre 0 (zero) e 100 (cem) pontos. A redação terá número de linhas limitado.

d) Avaliação de Curriculum Vitae, de caráter classificatório, segundo exposto no Anexo IV deste Edital; resultando em uma nota entre 0 (zero) e 100 (cem) pontos.

10. A avaliação do histórico escolar de graduação dos candidatos, constante da alínea (10 do item 9, será realizada com base no histórico escolar encaminhado ao PPGCFL no momento da inscrição, resultando em uma nota entre 0 (zero) e 100 (cem) pontos.

Parágrafo único. A nota do histórico escolar de graduação será calculada da forma descrita no Anexo V.

11. A avaliação do Curriculum Vitae dos candidatos, constante da alínea (d) do item 9, será realizada com base nos documentos previstos na alínea (f) do item 7, resultando em uma nota entre 0 (zero) e 100 (cem) pontos.

§ 1°. A nota do Curriculum Vitae será calculada da forma descrita no Anexo IV.

§ 2°. Somente serão pontuadas as produções declaradas no Curriculum Vitae no formato Lattes e que estejam acompanhadas dos documentos comprobatórios válidos, de acordo com a alínea (f) do item 7 e Anexo IV.

12. A Nota Final (NF) dos candidatos, entre 0 (zero) e 100 (cem) pontos, será calculada por meio da média ponderada das notas obtidas nas avaliações: prova de conhecimento (NPC); prova dissertativa (NPD); do Curriculum Vitae (NCV); e do histórico escolar de graduação (NHEG), de acordo com a equação:

13.

14. Os candidatos serão classificados de acordo com a nota final (NF) obtida.

Parágrafo único. No resultado final do processo seletivo, haverá menção aos APROVADOS OU REPROVADOS. Dentre os aprovados, indicar-se-á os TITULARES E SUPLENTES.

15. Dos candidatos aprovados no Processo Seletivo, terão direito à matrícula para cursar o MESTRADO em Ciências Florestais, como alunos regulares, até o limite de vagas por Área de Atuação e Linha de Pesquisa estabelecido no item 4, Quadro 1, em ordem decrescente de nota final (NF).

§ 1°. Em caso de empate, terá prioridade o candidato com maior nota na prova dissertativa. Se persistir o empate, terá prioridade o candidato com maior conceito na avaliação do histórico escolar de graduação. Se persistir o empate, terá prioridade o candidato com maior nota na prova de conhecimento. Se persistir o empate, terá prioridade o candidato com maior nota na avaliação do Curriculum Vitae. Persistindo o empate, terá prioridade o candidato com maior idade.

(5)

§ 2°. Caso uma ou mais vagas, destinadas a uma ou mais áreas de atuação, não sejam preenchidas, estas poderão ser redistribuídas, a critério da Comissão de Seleção, obedecendo primeiramente a classificação dentro da Linha de Pesquisa e, posteriormente, a classificação final dos candidatos.

Parágrafo único. Os candidatos selecionados deverão efetivar matrícula no mês de março de 2016, de acordo com o calendário acadêmico do PPGCFL (vide site do programa) na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais, no campus da UFES em Jerônimo Monteiro, ES, na Av. Governador Lindemberg, 316, CEP 29.550-000, no horário das 9:00 hs às 16:00 hs. Além da cópia autenticada do RG e CPF, serão exigidos os seguintes documentos para a realização de matrícula: Título de eleitor com o comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral, referente à última Eleição, Certificado de Reservista (para os candidatos do sexo masculino), Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento.

§ 1°. A não realização da matrícula no prazo estipulado caracterizará desistência da vaga.

§ 2°. Havendo, durante o período de matrícula, desistência de candidatos selecionados, o PPGCFL poderá convocar para matrícula os demais candidatos, em número igual ou menor ao das desistências, respeitando primeiramente a classificação dentro da Área de Atuação e da Linha de Pesquisa e, posteriormente, a classificação final dos candidatos, sendo observadas as opções feitas no formulário de inscrição (Anexo I).

16. O cronograma do Processo Seletivo para ingresso no curso de MESTRADO do PPGCFL compreenderá as etapas descritas no Quadro 2.

Quadro 2 – Cronograma do processo seletivo correspondente ao Edital 004/2015.

Etapa do processo seletivo Data Local

Período de inscrições 14/09/2015 a 16/10/2015 Secretaria do PPGCFL Divulgação do resultado das inscrições deferidas

e do histórico escolar de graduação 30/10/2015 Secretaria e Website do PPGCFL Resultado dos recursos relativos às inscrições e

ao histórico escolar de graduação 06/11/2015 Secretaria e Website do PPGCFL Homologação das inscrições 06/11/2015 Secretaria e Website do PPGCFL Provas de conhecimento e dissertativa 24/11/2015 Vide item 16

Divulgação dos resultados das provas 01/12/2015 Secretaria e Website do PPGCFL Resultado dos recursos das provas 03/12/2015 Secretaria do PPGCFL

Homologação do resultado final 04/12/2015 Secretaria e Website do PPGCFL 17. As provas de conhecimento e dissertativa serão realizadas no Departamento de Ciências Florestais e da Madeira (DCFM), no

Munícipio de Jerônimo Monteiro-ES, respeitando-se a data prevista no cronograma apresentado no item 15, Quadro 2. Os candidatos que tiverem dificuldades de realizar a prova no DCFM em Jerônimo Monteiro poderão optar por realizar as provas nas seguintes localidades (Quadro 3):

Quadro 3 – Localidades disponíveis para a realização das provas de conhecimento e dissertativa.

Código Cidade Estado

01 Jerônimo Monteiro ES 02 Montes Claros MG 03 Salinas 04 Viçosa 05 Alta Floresta MT 06 Sinop 07 Cáceres 08 Aquidauana MS 09 Macapá AP 10 Cruzeiro do Sul AC 11 Rio Branco 12 Goiânia GO 13 Jataí 14 Bom Jesus PI

(6)

16 Vitória da Conquista

17 Gurupi TO

Parágrafo único: Com base nas localidades apresentadas no Quadro 3, o candidato deve informar, no Anexo I – FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO, o código do local onde deseja realizar as provas de conhecimento e dissertativa. As provas terão início às 15:00 horas, horário oficial de Brasília. O candidato deverá apresentar documento oficial com foto para realizar a prova. Será permitido o uso de calculadora (exceto de celular, computador ou similares), para se realizar a prova de conhecimento. Não será permitido o empréstimo de calculadora ou qualquer outro material no período de realização das provas. O candidato que chegar ao local da prova após o seu início (15:00 horas, horário oficial de Brasília) será automaticamente desclassificado do processo seletivo. Recomenda-se chegar ao local da prova com antecedência de 15 minutos. Ao iniciar a prova, o candidato deverá permanecer no local por, no mínimo, uma hora. A prova terá duração máxima de três horas.

18. Recursos relativos às notas obtidas poderão ser interpostos somente pelo candidato ou seu procurador, mediante formulário específico devidamente preenchido e assinado (Anexo VI). O formulário pode ser entregue pessoalmente na secretaria do PPGCFL ou escaneado e enviado por email.

§ 1°. O prazo para interposição de recursos se encerra 48 horas após a divulgação dos resultados, considerados dias úteis. § 2°. Deverá ser exigido, pelo candidato, junto a Secretaria do PPGCFL, recibo constando data, horário e número de protocolo. § 3°. Admitir-se-á um único recurso para cada candidato em cada etapa do Processo Seletivo.

19. A aprovação neste Processo Seletivo não assegura, em hipótese alguma, o direito ao aluno de receber bolsa de mestrado, ficando a disponibilidade de bolsas no PPGCFL condicionada à existência das mesmas.

20. Os casos omissos serão avaliados pelo Colegiado Acadêmico do PPGCFL.

Publique-se.

Jerônimo Monteiro (ES), 14 de setembro de 2015.

Profa. Dra. Marina Donária Chaves Arantes

(7)

ANEXO I – FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS

Av. Governador Lindemberg, 316 – Centro, CEP 29.550-000 – Jerônimo Monteiro – ES Telefone/FAX: (28) 3558 - 2528 - E-mail: ppgcf@yahoo.com.br

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO –

EDITAL nº 004 / 2015

Foto 3 x 4 MODALIDADE DA INDICAÇÃO E DOCUMENTOS EXIGIDOS

( X ) MESTRADO ( ) DOUTORADO

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

CÓDIGO DO LOCAL ONDE DESEJA REALIZAR AS PROVAS DE CONHECIMENTO E DISSERTATIVA (Vide Quadro 3): NOME COMPLETO:

CPF: IDENTIDADE: ÓRGÃO EMISSOR: UF: DATA DE EMISSÃO:

DATA DE NASCIMENTO: NATURALIDADE: UF: NACIONALIDADE: VISTO PERMANENTE:

( ) Sim ( ) Não

SEXO: ( ) Masc. ( ) Fem. ENDEREÇO RESIDENCIAL (Rua/Av.):

BAIRRO: CEP: CIDADE:

UF: PAÍS: E-MAIL: DDD: TEL:

FORMAÇÃO ACADÊMICA GR A D U A Ç Ã O

NOME DO CURSO: ANO DE CONCLUSÃO:

INSTITUIÇÃO:

PAÍS: CIDADE: UF:

PÓS - GR A D UA ÇÃO

NOME DO CURSO: NÍVEL: ANO DE CONCLUSÃO:

INSTITUIÇÃO:

PAÍS: CIDADE: UF:

NOME DO CURSO: NÍVEL: ANO DE CONCLUSÃO:

INSTITUIÇÃO:

PAÍS: CIDADE: UF:

LINHA DE PESQUISA/ÁREA DE ATUAÇÃO

Escolha, dentro das Linhas de Pesquisas, a Área de Atuação na qual deseja se inscrever (consulte o item 4, Quadro 1, do Edital).

LINHA DE PESQUISA / ÁREA DE ATUAÇÃO (1ª opção):

LINHA DE PESQUISA / ÁREA DE ATUAÇÃO (2ª opção):

(8)

ATUAÇÃO PROFISSIONAL E LOCAL DE TRABALHO

Instituição

Período Tipo de atividade (docência, pesquisa, extensão, promoção e atividade particular). Indique cronologicamente, começando pela mais recente, suas três últimas atividades profissionais remuneradas.

Desde Até

FONTE FINANCIADORA DE SEUS ESTUDOS

( ) Possuo bolsa de estudo concedida (ou a ser concedida) pelo(a) ______________________________________________ ( ) Manterei vínculo empregatício durante o curso, percebendo meus vencimentos.

( ) Manterei vínculo empregatício durante o curso, sem perceber meus vencimentos. ( ) Possuo emprego, mas não manterei vínculo empregatício durante o curso. ( ) Não possuo emprego ou bolsa e desejo candidatar-me a uma bolsa do curso. Obs.: A aprovação na seleção não implica no compromisso de concessão de bolsa por parte do curso.

CONCORDÂNCIA DA INSTITUIÇÃO

(Para candidatos que manterão vínculo empregatício)

Assinatura do superior hierárquico competente, manifestando sua concordância quanto à apresentação desta inscrição, bem como a responsabilidade da instituição de origem de manter salários, proventos ou concessão de bolsa de estudo, durante a realização do curso e liberando o(a) candidato(a) de suas atividades nesta instituição durante a realização do Curso, caso seja selecionado.

__________________________ __________________________________________ __________________________________________ DATA CARGO/FUNÇÃO ASSINATURA/CARIMBO

DECLARAÇÃO

DECLARO que este pedido contém informações completas e exatas, que aceito o sistema e os critérios adotados pela Instituição para a avaliação e que, em caso de cursar disciplinas de pós-graduação nesta Universidade, me comprometo a cumprir fielmente seus regulamentos e os do curso no qual pleiteio minha admissão.

DECLARO ainda, para os devidos fins, que estou ciente e de acordo com os termos do Edital nº 004/2015, publicado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais da Universidade Federal do Espírito Santo.

__________________________ __________________ ___________________________________ LOCAL DATA ASSINATURA DO CANDIDATO

(9)

ANEXO II – CARTA DE REFERÊNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS

Av. Governador Lindemberg, 316 (NEDTEC) – Centro - CEP 29.550-000 – Jerônimo Monteiro – ES Telefone/FAX: (28) 3558 - 2528 - E-mail: ppgcf@yahoo.com.br

REFERÊNCIA SOBRE CANDIDATO A CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

INFORMANTE CANDIDATO

Nome: Nome:

Instituição: Instituição:

Cargo: Área de Trabalho:

Sr. Informante:

No quadro abaixo, por favor, avalie o candidato, colocando um “x” depois de cada característica a ser avaliada na coluna que melhor represente sua opinião. Compare o candidato, em cada item, com um grupo representativo de estudantes qualificados para estudos pós-graduados que V.Sª. tenha conhecido durante sua carreira profissional.

CARACTERÍSTICAS Abaixo da

Média Médio Bom Ótimo

Não Observado

Capacidade para conduzir trabalho acadêmico Curiosidade científica

Acata orientação dos professores Capacidade de expressão oral Capacidade de expressão escrita Motivação

Estabilidade emocional e maturidade Autoconfiança e independência Capacidade para trabalho em equipe Capacidade para ensinar

Talento criativo ou inovativo

Há quanto tempo conhece o candidato? Em conexão com o quê?

No espaço abaixo, por favor, faça qualquer comentário que possa auxiliar no julgamento para admissão do candidato.

LOCAL, DATA E ASSINATURA

Por favor, devolva esta referência, em envelope lacrado, para:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais Centro de Ciências Agrárias da UFES

Av. Governador Lindemberg, 316 (NEDTEC) - Centro 29.550-000 – Jerônimo Monteiro – ES ______________ , ___/___/____ ______________________

(10)

ANEXO III – TERMO DE COMPROMISSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS

Av. Governador Lindemberg, 316 (NEDTEC) – Centro - CEP 29.550-000 – Jerônimo Monteiro – ES Telefone/FAX: (28) 3558 - 2528 - E-mail: ppgcf@yahoo.com.br

TERMO DE COMPROMISSO

Eu, __________________________________________________, RG ______________________,

declaro estar disponível para participar em horário integral das atividades discentes do curso de

MESTRADO em Ciências Florestais da Universidade Federal do Espírito Santo, sob pena de cancelamento

da minha matrícula no referido programa.

Estou ciente, caso não haja disponibilidade de bolsas de estudo, que a UFES e o Programa de

Pós-Graduação em Ciências Florestais não providenciarão suporte financeiro para manter-me no referido

curso.

Comprometo-me, ainda, com a autenticidade dos documentos apresentados.

Jerônimo Monteiro (ES), _______ de _____________________ de _________ .

______________________________________________

(11)

ANEXO IV - CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO E PONTUAÇÃO DO CURRICULUM VITAE

A Avaliação do Curriculum Vitae será realizada com base no Curriculum Lattes e Documentos Comprobatórios

encaminhados ao PPGCFL no momento da inscrição do candidato.

Somente serão pontuadas as produções declaradas no Curriculum que estiverem acompanhadas dos documentos

comprobatórios válidos.

A pontuação do Curriculum do Candidato, cujo valor máximo não excederá os 100 pontos, será calculada com base

em quatro itens e respectivos sub-itens, a saber:

1) Iniciação científica (20 pontos por ano de iniciação científica): Pontuação máxima igual a 40 (quarenta)

pontos.

2) Artigo publicado em periódico (5 pontos por artigo): Pontuação máxima de 30 (trinta) pontos.

3) Trabalhos publicados em anais de eventos (congressos, simpósios, etc.) (2 pontos por trabalho): Pontuação

máxima de 20 (vinte) pontos.

4) Monitoria (5 pontos por ano): Pontuação máxima de 10 (dez) pontos.

Uma vez calculada a nota do Curriculum de todos os candidatos, as mesmas serão padronizadas:

100

nota

Maior

candidato

do

Nota

a

padronizad

Nota

Ou seja, o candidato que obtiver a maior nota no Curriculum passará a ter a nota 100 (cem). Os demais candidatos

terão suas notas ajustadas em relação à maior nota. Exemplo: caso a maior nota seja 80 pontos, e caso a nota de

determinado candidato seja 70 pontos, a nota padronizada deste candidato será 87,5 pontos (70 / 80 x 100).

(12)

ANEXO V - CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO E PONTUAÇÃO DO HISTÓRICO ESCOLAR DE

GRADUAÇÃO

A Avaliação do histórico escolar será realizada com base no histórico escolar de graduação encaminhado ao PPGCFL

no momento da inscrição do candidato.

A Nota do histórico escolar de graduação (NHEG) assumirá um valor entre 0 (zero) e 100 (cem), sendo calculada

considerando-se os graus (notas) obtidos em cada disciplina cursada na graduação e o tempo de titulação do

candidato, por meio da seguinte equação:

Para o cálculo da “Nota Média Convertida”, os graus (notas) obtidos nas disciplinas cursadas na Graduação serão

convertidos em pontos da seguinte forma:

1) Grau igual ou maior que 90% do valor máximo possível de ser obtido: 90 pontos;

2) Grau entre 75% e 89,9% do valor máximo possível de ser obtido: 60 pontos;

3) Grau entre 60% e 74,9% do valor máximo possível de ser obtido: 30 pontos;

4) Grau inferior a 60% do valor máximo possível de ser obtido: 0 (zero) pontos.

A “Nota Média Convertida” do candidato será igual à média dos pontos relativos a todas as disciplinas constantes do

histórico escolar apresentado, sendo calculada com base no Quadro V.1:

Quadro V.1 – Grau(nota) alcançada nas disciplinas cursadas na graduação, como definido anteriormente, em que:

n

1

= número de disciplinas constantes no histórico escolar com grau igual ou maior que 90%, n

2

= número de

disciplinas constantes no histórico escolar com grau entre 75% e 89,9%, n

3

= número de disciplinas constantes no

histórico escolar com grau entre 60% e 74,9%, n

4

= número de disciplinas constantes no histórico escolar com grau

inferior a 60%, n = número total de disciplinas cursadas, T

1

= n

1

x 90, T

2

= n

2

x 60, T

3

= n

3

x 30, T

4

= n

4

x 0 e

TG = T

1

+ T

2

+ T

3

+ T

4

.

Grau Alcançado

Número de Disciplinas

Peso

Sub-Total

Igual ou maior que 90%

n

1

90

T

1

Entre 75% e 89,9%

n

2

60

T

2

Entre 60% e 74,9%

n

3

30

T

3

Menor que 60%

n

4

0

T

4

TOTAL GERAL

n

-

TG

Tomando em conta as informações fornecidas no Quadro V.1, a “Nota Média Convertida” pode ser calculada

pela seguinte expressão:

Nota Média Convertida = TG/n

O “Fator de Tempo de Titulação” será calculado de acordo com o tempo de titulação do candidato na graduação (em

meses), da seguinte maneira:

1) Tempo de titulação igual ou inferior a 10 períodos (semestres) letivos: 10 pontos;

2) Tempo de titulação superior a 10 períodos letivos: 0 (zero) pontos.

(13)

BAREMA DO HISTÓRICO ESCOLAR DE GRADUAÇÃO

Grau Alcançado

Número de Disciplinas

Peso

Sub-Total

Igual ou maior que 90%

90

Entre 75% e 89,9%

60

Entre 60% e 74,9%

30

Menor que 60%

0

TOTAL GERAL

-

Assinatura do(a) Candidato(a):

* O candidato deverá preencher no Barema acima os valores de n

1

, n

2

, n

3

, n

4

, T

1

, T

2

, T

3

, T

4

e TG tal como descrito

no Quadro V.1.

(14)

ANEXO VI - FORMULÁRIO PARA PEDIDO DE RECURSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS

Av. Governador Lindemberg, 316 – Centro, CEP 29.550-000 – Jerônimo Monteiro – ES Telefone/FAX: (28) 3558 - 2528 - E-mail: ppgcf@yahoo.com.br

INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS RELATIVOS AO PROCESSO SELETIVO

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

NOME COMPLETO:

CPF: IDENTIDADE: ÓRGÃO EMISSOR: UF: DATA DE EMISSÃO:

EDITAL: 004 / 2015

Como candidato(a) a discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais – UFES, concorrendo no Edital acima especificado, solicito revisão da nota que obtive na seguinte avaliação:

( ) INSCRIÇÃO

( ) AVALIAÇÃO DO HISTÓRICO ESCOLAR ( ) PROVA DE CONHECIMENTO

( ) PROVA DISSERTATIVA

( ) AVALIAÇÃO DO CURRICULUM VITAE

JUSTIFICATIVAS (preenchimento obrigatório)

Para fundamentar a presente contestação, apresento a(s) seguinte(s) justificativa(s):

_______________________________ __________________________ ________________________________________ LOCAL DATA ASSINATURA DO CANDIDATO

Referências

Documentos relacionados

Outros métodos para o diagnóstico do linfedema, tais como a linfocintilografia, ressonância magnética e ou- tros, não foram empregados neste estudo, uma vez que bastava o

5.2.2.1 A Prova Prática para o cargo de Operador de Máquinas Pesadas será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos e será aprovado o candidato que obtiver, no mínimo,

As masculinidades, bem como outras identidades de gênero, estão atreladas a sentidos que são consumíveis, transgressores e perpassam as relações dos sujeitos com os

todos os meios para o perfeito fornecimento, descrito em sua proposta comercial. A Contratada facilitará, por todos os meios ao seu alcance, a ampla ação da fiscalização da

Dois anteriores que definem o sulco central: pontos rolândicos superior e inferior; e dois posteriores que definem o limite entre os lobos parietal e occipital:

PRIMEIRO DOUTRINADOR DESTE AMANHECER, TRINO AJARÃ, EU, (emissão) TENHO POR ENCERRADO (o trabalho ...) PEDINDO A TI, JESUS DIVINO E AMADO MESTRE, QUE ILUMINE A MINHA

5.1. Antes de efetuar a inscrição e o pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá tomar conhecimento do disposto neste Edital e em seus Anexos e

No laboratório de inspeção de produtos de origem animal do UNIFOR - MG (Centro Universitário de Formiga) foram realizadas avaliações pela reação de Lugol, para observar