• Nenhum resultado encontrado

CONTROLADOR DE ARRAY DELL STORAGE SC9000

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONTROLADOR DE ARRAY DELL STORAGE SC9000"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

FOLHA DE ESPECIFICAÇÕES

CONTROLADOR DE ARRAY

DELL STORAGE SC9000

O melhor em performance, eficiência

e escalabilidade de armazenamento

OTIMIZAÇÃO DO NÚCLEO DA EMPRESA

O controlador de armazenamento SC9000, o principal produto da família de arrays Série SC, é a solução ideal para sistemas em grande escala, performance avançada de carga de trabalho e ambientes de data center distribuído. Independentemente do que você esteja construindo (uma nuvem híbrida ou privada, um centro de Big Data Analytics ou uma plataforma OLTP segura), o SC9000 fornece um rápido e significativo retorno do investimento ao otimizar, acelerar e proteger os dados mais importantes para suas metas empresariais.

O SC9000 baseia-se no sucesso dos populares arrays Série SC8000 com uma plataforma de hardware totalmente atualizada e mais escalável otimizada pelo novo e eficiente sistema operacional SCOS 7.

GERENCIE O ARMAZENAMENTO NO NÍVEL

DO DATA CENTER

Cada SC9000 oferece expansão modular para capacidade de NAS e/ou SAN bruta de mais de 3 PB e também pode ser vinculado a outros arrays Série SC em sistemas federados maiores no gerenciamento unificado. A federação ajuda a elevar e abstrair o controle de dados e a utilização de recursos em um ambiente mais amplo.

O recurso Live Migrate, incluído com o array básico, atua como um “hypervisor de armazenamento”, permitindo que você transfira volumes sem causar interrupções entre arrays, sem remapear hosts e sem causar impacto sobre a proteção dos dados. O Volume Advisor monitora e protege os arrays em cluster para que haja o melhor posicionamento de dados baseado em políticas personalizáveis de performance e capacidade.

MÁQUINA DE ALTA PERFORMANCE EM FLASH

E HÍBRIDA

As configurações de SSD/HDD totalmente em Flash e híbridas podem revolucionar a velocidade e o impacto dos seus aplicativos de missão crítica. A capacidade de aplicar SSDs de leitura e gravação intensas no mesmo volume, além de adicionar uma camada de HDD ultradensa a qualquer momento, proporciona flexibilidade ao SC9000 para atender a diversos requisitos de performance de carga de trabalho mista. Você pode facilmente passar de uma configuração para outra melhor sem precisar substituir as unidades.

As novas conexões de rede front-end flexíveis e back-end de SAS de 12 Gbit fornecem muito espaço para expansão da taxa de transferência, o que torna as vantagens do armazenamento SSD possíveis em qualquer escala.

(2)

ECONOMIA E EFICIÊNCIA AUTOMATIZADAS

Mesmo otimizando a performance, a arquitetura inteligente do SC9000 ajusta constantemente seu ambiente para proporcionar economia. O armazenamento automático em camadas patenteado do Data Progression utiliza vários tipos de unidade (SSD e HDD com uso intenso de gravação e leitura), aproveitando cada um da melhor forma e, ao mesmo tempo, otimizando o posicionamento de dados de acordo com padrões de acesso em tempo real.

Os métodos reduzidos estão ativos por padrão e os níveis de RAID são provisionados de forma dinâmica, sendo ajustados e rebalanceados automaticamente para ajudar você a alcançar os seus objetivos de aplicativos mais exigentes com o menor número de unidades possível.

REDUÇÃO INTELIGENTE DE DADOS

Os arrays da Série SC fornecem a redução de dados mais abrangente, aplicando compactação e deduplicação dinamicamente nos dados no ponto exato do seu ciclo de vida para maximizar a performance e reduzir os custos.3 Por exemplo, a redução

da capacidade na proporção 10:1 em ambientes VMware® gera economia real

no orçamento. Assim, você pode investir novamente nos seus negócios.

ARMAZENAMENTO SEMPRE DISPONÍVEL

Criado para os ambientes empresariais de hoje que não param, o inovador recurso Live Volume da Série SC agora oferece recuperação de desastres ininterrupta com failover automático e transparente para volumes em espera sincronizados em outro array. As cargas de trabalho continuam operando durante interrupções não planejadas, sem causar tempo de inatividade ou exigir intervenção administrativa.4

O melhor é que, quando um array com falha volta a funcionar, o ambiente de alta disponibilidade é restaurado de forma eficiente e automática. Assim, toda a solução é nativa do próprio array, eliminando a necessidade de incluir software ou hardware de virtualização adicional.

SEGURANÇA BLINDADA

O SC9000 protege os dados contra roubo, perda ou acesso não autorizado com unidades com criptografia automática (SED) opcionais, o que proporciona criptografia para proteção de dados inativos contra falhas sem impactar a performance ou outros recursos avançados. A criptografia da Dell possui certificação FIPS 140-2 para atender aos mais rigorosos requisitos dos data centers do governo, além de serem ideais para as áreas de saúde, finanças ou qualquer empresa que possua um volume significativo de propriedade intelectual.

Disponíveis nos formatos SSD e HDD, as SEDs da Dell são bloqueadas

automaticamente em caso de desligamento ou remoção do array. Diferentemente das outras soluções, as SEDs Série SC podem ser implantadas de forma segura em todo o array ou em apenas parte dele, o que permite introdução incremental de tecnologia de criptografia no seu ambiente. Além disso, há compatibilidade com serviços de gerenciamento principais, externos, padrão e líderes do setor.

Destaques do hardware

• Arquitetura de servidor de 13ª geração da Dell • Processadores Intel® duplos

de 3,2 GHz e oito núcleos • Quatro memórias de

sistema1, back-end SAS

de 12 Gbit

• 40% mais IOPS, taxa de transferência 110% maior1

• Design modular de troca a quente

• Fácil expansão, densidade de até 100 TB/U

• Armazenamento de SAN e/ou NAS do mesmo pool2

• Redes multiprotocolos (FC, iSCSI, FCoE) • Baixo consumo de energia

com classificação 80 PLUS® Platinum

Destaques do software

• A arquitetura virtualizada e otimizada automaticamente reduz os custos e mantém a performance alta • Armazenamento em camadas RAID e provisionamento automático • Deduplicação e compactação inteligentes em SSDs e HDDs • Federação incluída de vários arrays do recurso Live Migrate (migração dinâmica) • Failover e reparação automáticos do recurso Live Volume (volume dinâmico) • Proteção de dados

totalmente dentro do host em ambientes Oracle, Microsoft e VMware • Snapshots, replicação e provisionamento reduzidos • Conformidade e criptografia FIPS 140-2

• Atualização de dados in loco sem tempo de inatividade • Gerenciamento/replicação

com arrays da Série PS

Serviços de nível internacional

• Copilot Support premiado • Suporte integrado

e monitoramento proativo • Serviços de implantação,

(3)

3

PLATAFORMA MODULAR DE EFICIÊNCIA

COMPROVADA

Componentes de troca a quente e redundantes fazem do SC9000 uma solução resiliente, flexível e fácil de implantar. A unidade do controlador de 2 U funciona em pares ativo/ativo para o máximo de performance e disponibilidade. A adição de capacidade é simples, com cinco opções de enclosure de expansão compatíveis, incluindo dois novos modelos com interconexão de SAS de 12 Gbit.

Cada controlador SC9000 inclui seis slots de E/S dedicados (12 por array) para expansão com alta largura de banda e conectividade com Fibre Channel, iSCSI e SANs FCoE. Além disso, oferece suporte simultâneo a armazenamento de arquivos por meio de equipamento NAS FS8600 opcional.

INTEGRAÇÕES COM TERCEIROS

Como uma importante fornecedora global de soluções que possui uma enorme base de instalação, a Dell mantém contato com os fornecedores do setor para garantir suporte a todos os aplicativos de que você precisa. O Application Protection Manager Suite, por exemplo, fornece snapshots consistentes de aplicativos em ambientes Oracle, VMware e Microsoft. O suporte ao Microsoft® Azure Site Recovery permite

o failover de VM entre duas nuvens privadas, e o suporte ao VMware Metro Stretch Cluster ajuda as VMs a “acompanharem o armazenamento” em caso de falha em um array ou local.

As integrações adicionais do VMware, incluindo um plug-in do vSphere®, suporte

ao vCenter™ e VAAI, ajudam você a gerenciar o armazenamento e as máquinas virtuais juntas; e o Microsoft Windows® PowerShell e as APIs RESTful otimizam

o gerenciamento do sistema com opções intuitivas de interface de script. Consulte a folha de especificações técnicas do gerenciamento da Série SC para ver mais plataformas validadas e certificadas.

PROTEÇÃO DO INVESTIMENTO

Os clientes do SC9000 podem prosseguir com confiança, sabendo que estão implantando uma solução realmente pronta para o futuro.

Arquitetura em camadas Série SC – criada para incorporar novas tecnologias

mais rapidamente e com menos interrupções.

Garantia vitalícia em unidades Flash – cobertura total enquanto o array estiver

dentro do período de contrato de suporte, independentemente do desgaste ou da classificação de vida útil máxima.

Sem atualizações de hardware em larga escala – arquitetura totalmente

modular, incluindo atualizações de dados no local do SC8000.

Licenças de software simplificadas e atualizadas – nunca pague duas vezes

pelos mesmos recursos avançados.

Premiado Copilot Support e serviços de implantação da Dell – garantia

de funcionamento das soluções assim que implantadas; os serviços proativos detectam os problemas antes que eles ocorram.

Coexistência com os arrays da Série PS (EqualLogic™) – o gerenciamento

unificado e a replicação entre as plataformas estendem e aprimoram o valor das plataformas.

(4)

Especificações

VISÃO GERAL DO CHASSI

PROCESSADORES Processadores Intel® Xeon® duplos de 3,2 GHz e oito núcleos por

controlador

CONTROLADORES POR ARRAY

Dois (ativo/ativo)

SISTEMA OPERACIONAL Dell Storage Center OS (SCOS) 6.7 ou superior

MEMÓRIA DE SISTEMA 256 GB por controlador (total de 512 GB por array)

CAPACIDADE DE EXPANSÃO

QUANT. MÍN./MÁX. DE UNIDADES

6/1.0245 por array, mais em sistemas federados6

CAPACIDADE BRUTA MÁXIMA (SAN)

3 PB por array (SSD ou HDD), mais em sistemas federados6

CAPACIDADE BRUTA MÁXIMA (NAS)

3 PB por array com FS8600 opcional

6 PB em um único namespace (com FS8600 e vários arrays SC9000)

MÍDIA DE ARMAZENAMENTO Unidades SAS e SAS near-line; diferentes tipos de unidade, taxas

de transferência e velocidades rotacionais podem ser combinados no mesmo sistema

• SSDs: com uso intenso de gravação e leitura • HDDs: 15.000, 10.000 e 7.200 rpm

ENCLOSURES DE EXPANSÃO

Combinação das opções a seguir

• SC420 (slots para 24 unidades SAS de 2,5" e 12 Gbit) • SC400 (slots para 12 unidades SAS de 3,5" e 12 Gbit) • SC280 (slots para 84 unidades SAS de 3,5" e 6 Gbit) • SC220 (slots para 24 unidades SAS de 2,5" e 6 Gbit) • SC200 (slots para 12 unidades SAS de 3,5" e 6 Gbit)

REDE E E/S DE EXPANSÃO

SLOTS PCIe DE 3ª GERAÇÃO Sete por controlador

• Quatro de altura completa (placa de cache consome um) • Três de perfil baixo

Qualquer slot pode ser usado para conexões de rede de front-end ou capacidade de expansão de back-end

PROTOCOLOS DE REDE DE FRONT-END

FC, iSCSI, FCoE (com suporte para multiprotocolo simultâneo)

PORTAS FC DE 16 GBIT (MÁX.) 32 por array (SFP+)5 PORTAS FC DE 8 GBIT/4 GBIT (MÁX.) 24 por array (SFP+)5 PORTAS ISCSI DE 10 GBIT (MÁX.)

20 por array (SFP+ placa óptica ou de cobre, BASE-T, iSCSI DCB, IPv6)

PORTAS ISCSI DE 1 GBIT (MÁX.)

(5)

5

PORTAS FCOE DE 10 GBIT (MÁX.)

12 por array (placa de cobre ou óptica SFP+, BASE-T)

PROTOCOLOS DE

EXPANSÃO DE BACK-END

SAS de 12 Gbit (negociação automática para 6 Gbit)

PORTAS DE EXPANSÃO DE BACK-END (MÁX.)

32 por array5

FUNCIONAL

CONFIGURAÇÕES DE ARRAY Arrays totalmente em Flash, híbridos ou de HDD FORMATO DE

ARMAZENAMENTO

Bloco (SAN) e/ou arquivo (NAS) do mesmo pool2

OTIMIZAÇÃO DE DADOS

MÉTODO DE ARMAZENAMENTO

AUTOMÁTICO EM CAMADAS

Migração baseada em políticas de acordo com o uso dos dados em tempo real; tamanho de página personalizável de 512 KB a 4 MB

ESTRUTURA DE ARMAZENAMENTO

AUTOMÁTICO EM CAMADAS

Até três camadas principais (baseadas em mídia) no total; até duas camadas de SSD (SSDs com uso intenso de gravação e leitura)

PERSONALIZAÇÕES DE ARMAZENAMENTO EM CAMADAS

Perfis padrão e definidos pelo usuário; opção para “fixar” volumes em qualquer camada

SUPORTE PARA RAID RAID 0, 1, 5, 6, RAID 10 e RAID 10 DM (espelhamento duplo); um único

array pode conter qualquer combinação de níveis de RAID

ARMAZENAMENTO EM CAMADAS DE RAID

Provisiona automaticamente e redistribui dinamicamente vários níveis de RAID na mesma camada; não há necessidade de pré-alocar os grupos de RAID

PROVISIONAMENTO REDUZIDO

Ativo por padrão em todos os volumes, opera com performance total em todos os recursos

DEDUPLICAÇÃO E COMPACTAÇÃO

Opção selecionável por volume em camadas SSD e/ou HDD Opção somente com compactação também disponível

OTIMIZAÇÃO DE HDD FastTrack transfere dados acessados com frequência para faixas externas

a fim de conseguir tempos de resposta menores

MIGRAÇÃO E MOBILIDADE DE DADOS

REPLICAÇÃO Sincronia/assincronia por meio de FC ou iSCSI

As relações destino/origem podem ser um para muitos ou muitos para um Oferece suporte a todos os serviços de dados SC em volume de origem e destino

Altera os tipos de replicação e as topologias sob demanda Oferece suporte à replicação multiplataforma com os arrays da Série PS/EqualLogic (em qualquer direção)

MOBILIDADE DE VOLUME O recurso Live Migrate (incluído no produto base) permite a transferência

transparente dos dados do host entre arrays;5 consulte também a seção

Federação

(6)

IMPORTAÇÃO REDUZIDA Migração de dados compacta e sem interrupções de arrays

da Série PS (EqualLogic)

CLONES REDUZIDOS Volumes de clones independentes sem duplicação de dados

Os clones mantêm snapshots e replicação independentes

Ideal para VDI, testes/desenvolvimento e outros aplicativos que exigem instâncias diferentes de dados comuns

Mais eficiente do que a deduplicação de cópias de bancos de dados

PROTEÇÃO DE DADOS, RECUPERAÇÃO DE DESASTRES E SEGURANÇA

CONTINUIDADE EMPRESARIAL

Failover e reparação automáticos bidirecionais do Live Volume

Operações contínuas, recuperação de desastres, prevenção contra desastres Inclui opções de replicação de terceiros (terciária)

RTO/RPO zero com SLAs de failover do site personalizáveis por volume Não exige hardware idêntico em cada local

Suporte a VMware Metro Stretch Cluster VMware Site Recovery Manager Suporte a Microsoft Azure Site Recovery

SNAPSHOTS REDUZIDOS Apenas alterações de registros, migração automática de snapshots para

armazenamento de custo mais baixo

PROTEÇÃO DE DADOS DE APLICATIVOS

O Application Protection Manager Suite protege e restaura os dados do host do array em ambientes Oracle, Microsoft ou VMware

CRIPTOGRAFIA DE DADOS INATIVOS

Unidades com criptografia automática (SED) em formatos SSD ou HDD Criptografia de disco total (FDE) baseada no AES-256

Utiliza certificação FIPS 140-2 de nível 2

Opções de servidor de gerenciamento principal disponíveis para FIPS 140-2 nível 1, 2 e 3

SUPORTE A GERENCIADOR PRINCIPAL EXTERNO

SafeNet KeySecure k460, SafeNet KeySecure k250, SafeNet KeySecure k150v da Gemalto

Thales EMS 200

GERENCIAMENTO

INTERFACE DE GERENCIAMENTO

Dell Storage Manager (DSM), anteriormente chamado de Enterprise Manager Gerenciamento de vários arrays, vários locais e multiplataforma de uma única interface

FEDERAÇÃO Crie sistemas grandes com vários arrays sob o gerenciamento unificado

e migração de carga de trabalho perfeita entre arrays através do recurso de Live Migrate incluído. Adicione arrays sem provocar interrupções, utilizando capacidade e performance combinadas de forma eficiente. O Volume Advisor monitora arrays federados para sugerir o posicionamento de dados e o balanceamento de carga ideais. A transferência de volumes não impacta a proteção de dados de replicação ou os snapshots. Realize a federação de arrays iguais ou diferentes: SC9000, SC8000, SC7020 e SC4020.6

SUPORTE À CRIAÇÃO DE SCRIPTS

API Microsoft PowerShell, API RESTful

SUPORTE AO SISTEMA OPERACIONAL DO HOST

Microsoft Windows Server®, Oracle® Solaris, HP®-UX, Oracle Enterprise

Linux, IBM® AIX®, Novel® NetWare®, SUSE® Enterprise Linux®, Apple®,

(7)

7

INTEGRAÇÃO DE APLICATIVOS DE TERCEIROS

VMware, Oracle, Microsoft, IBM, OpenStack™, Symantec™, CommVault®,

Foglight™, Docker™; consulte a folha de especificações do

gerenciamento da Série SC para saber mais sobre integrações e obter mais detalhes

COEXISTÊNCIA COM OS ARRAYS DA SÉRIE PS (EQUALLOGIC)

Replicação em qualquer direção

Gerenciamento diário de uma única interface

Importação reduzida: migração de dados compacta e sem interrupções de arrays Série PS

CERTIFICAÇÕES VMware vSphere Metro Storage Cluster, VMware SRM, Veritas Storage

Foundations Suite, IBM VIOS Recognized, Oracle Validated Infrastructure (OVI); consulte Matriz de suporte do Dell Storage para saber mais sobre certificações e obter mais detalhes

RELATÓRIOS/ALERTAS Support Assist (telefone residencial), monitoramento de performance

e diagnóstico remoto, alertas automáticos, relatórios e notificações, análise de custos do departamento

ESPECIFICAÇÕES FÍSICAS

FONTES DE ALIMENTAÇÃO Duas fontes de alimentação redundantes de 1.100 W com certificação

80 Plus Platinum

POTÊNCIA MÁXIMA 425 W

TIPO DE ENTRADA NEMA 5-15/CS22.2, n° 42

CHASSI Altura: 2 U/87,3 mm (3,44 polegadas)

Largura: 482,4 mm (18,98 polegadas) com travas de rack; 444 mm (17,08 polegadas) sem travas de rack

Profundidade: 755,8 mm (29,75 polegadas) com tampa frontal Peso: 19,73 kg (43,5 lb)

SUPORTE A RACK Trilhos estáticos ReadyRails™ II para montagem sem ferramentas

em racks de 4 hastes com orifícios redondos não rosqueados ou quadrados ou montagem com ferramentas em racks de 4 hastes com orifícios rosqueados

ESPECIFICAÇÕES AMBIENTAIS Temperatura Operacional: 5 °C a 40 °C (41 °F a 104 °F) Não operacional: -40 °C a 65 °C (-40 °F a 149 °F) Umidade

Operacional: 10% a 80% (sem condensação) Não operacional: 5% a 95% (sem condensação)

SERVIÇOS E GARANTIAS

7

SERVIÇOS Dell Copilot Support com serviços de implantação e consultoria. Dell Copilot

Optimize disponível para orientação e consultoria estratégicas contínuas e adicionais oferecidas por um analista de sistemas altamente treinado.

MECANISMO DE DIAGNÓSTICO

Integrated Dell Remote Access Controller (iDRAC)

DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA

Ferramenta Dell Performance Analysis Collection Kit (DPACK)

GARANTIA DA UNIDADE Todos os HDDs e as SSDs contam com garantia vitalícia que cobre

(8)

Soluções tecnológicas completas

Reduza a complexidade de TI, diminua os custos e elimine as ineficiências fazendo com que as soluções de negócios e de TI trabalhem com mais afinco para você. Você pode contar com a Dell para obter soluções completas que maximizam a performance e o tempo de atividade. Com liderança comprovada em servidores, armazenamento e funcionamento em rede, os serviços e as soluções empresariais da Dell fornecem inovação em qualquer escala. E se você quiser preservar o caixa ou aumentar a eficiência operacional, o Dell Financial Services™ oferece uma grande variedade de opções para tornar a aquisição de tecnologia fácil e acessível. Entre em contato com seu representante de vendas da Dell para obter mais informações.

Versão pronta para OEM disponível

Da tampa frontal ao BIOS e a embalagem, seus storage arrays podem ter a aparência de algo que você mesmo projetou e construiu. Para obter mais informações,

visite Dell.com/OEM.8

Saiba mais em Dell.com/SCseries.

1 Em comparação com o controlador SC8000 anterior.

2 O suporte a NAS exige equipamento NAS Dell Storage FS8600 opcional.

3 Fonte: análise interna da Dell (23 de março de 2016) em comparação com outros cinco grandes fornecedores no mercado empresarial intermediário.

4 Exige o recurso Live Volume opcional e firmware de nível 6.7.

5 Com placa SAS de 16 Gbit de 4 portas.

6 Vários arrays da Série SC (SC9000, SC8000, SC7020 e SC4020) podem ser implantados em configurações federadas usando o recurso Live Migrate incluído no firmware versão 7.1. A transferência

transparente de volumes e sem interrupções entre arrays está disponível, permitindo que a capacidade e o cache combinados de todo o cluster federado sejam utilizados perfeitamente para fornecer o máximo de performance e escalabilidade em data centers em expansão. Por exemplo, um cluster de oito arrays SC9000 pode fornecer um total de 8.192 unidades (até 48 PB de capacidade bruta) com mais de 4 TB de memória de sistema. Um recurso similar está disponível para os arrays que executam as versões de firmware anteriores com o uso do recurso Live Volume (volume dinâmico) opcional.

7 A disponibilidade e os termos dos Serviços Dell variam de acordo com a região. Para obter mais informações, acesse Dell.com/ServiceDescriptions.

8 A versão pronta para OEM está disponível em alguns modelos.

EMC2, EMC, o logotipo da EMC são marcas registradas ou comerciais da EMC Corporation nos Estados Unidos e em outros países. Dell, o logotipo

da Dell e EqualLogic são marcas comerciais da Dell Inc. Todas as outras marcas comerciais usadas aqui são propriedade de seus respectivos proprietários.

© Copyright 2016 EMC Corporation. Todos os direitos reservados. Publicado nos EUA. Folha de especificações 07/16.

A EMC acredita que as informações presentes neste documento são precisas na data de sua publicação. As informações estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Para saber mais, entre em contato com seu representante local ou revendedor autorizado.

Referências

Documentos relacionados

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam