• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 002/2012 PROACE/NAE/UFTM Processo seletivo para a concessão de Auxílio Moradia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 002/2012 PROACE/NAE/UFTM Processo seletivo para a concessão de Auxílio Moradia"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DAEDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS

NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Av. Getúlio Guaritá, 440 – Abadia - 38.025-440 – UBERABA – MG Tel: (34) 3318-5839/5840 – servicosocial@nae.utfm.edu.br

EDITAL Nº 002/2012 PROACE/NAE/UFTM

Processo seletivo para a concessão de Auxílio Moradia

O Reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, no uso de suas atribuições regimentais, torna público o recebimento de inscrições para o Processo Seletivo para a concessão de auxílio moradia do Programa de Assistência Estudantil/2012, que obedecerá às normas e instruções deste Edital.

1. DA MODALIDADE

O Auxílio Moradia consiste no recebimento mensal, em pecúnia, sem contrapartida de atividades acadêmicas e é exclusivo para universitários provenientes de outras cidades, que não possuam residência familiar própria, alugada ou cedida em Uberaba.

O universitário terá direito ao valor de R$ 200,00 (duzentos reais) por mês, depositado em conta corrente de sua titularidade.

A duração do auxílio será de doze meses a partir da assinatura do Termo de Compromisso e está condicionada à existência de recursos financeiros.

2. DAS VAGAS

O número de auxílios concedidos, baseado sempre em estimativas, será definido considerando a disponibilidade orçamentária e financeira e a avaliação socioeconômica dos candidatos.

2.1 O presente Edital poderá aproveitar a avaliação socioeconômica realizada nos editais de 2011 (Edital 001/2011; Edital 002/2011 e Edital 003/2011) e no Edital 001/2012 tendo em vista que poderão ser concedidos de forma acumulada ou separadamente os auxílios alimentação, transporte e moradia, dependendo exclusivamente da disponibilidade orçamentária e dos recursos financeiros.

Parágrafo Único: Os alunos contemplados com auxílio alimentação e/ou transporte nos editais referidos no item 2.1 não realizarão todos os procedimentos do Processo Seletivo descritos no item 4.1. Para solicitação do auxílio moradia deverão encaminhar o Formulário de Solicitação de Novos Auxílios (Anexo IV) e realizar entrevista com os profissionais do Setor de Serviço Social que definirão a necessidade (ou não) da visita domiciliar e complementação de documentação.

3. DO PÚBLICO ALVO

3.1. Para solicitar o auxílio, o acadêmico deverá:

- estar regularmente matriculado e frequente em curso presencial de graduação da UFTM; - comprovar situação de vulnerabilidade socioeconômica, consoante documentação exigida, - não possuir residência familiar própria, alugada ou cedida em Uberaba.

3.2. O acadêmico não poderá solicitar os auxílios estudantis nas seguintes condições:

- na condição de aluno especial, inscrito somente em cursos de extensão ou disciplinas isoladas; - se estiver cursando outro curso superior em instituição privada;

- se for portador de diploma de curso superior; - se a família possuir imóveis em Uberaba.

(2)

4. DA INSCRIÇÃO E DEMAIS ETAPAS DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA

4.1. A inscrição e demais etapas do processo de avaliação socioeconômica estão organizadas em cinco momentos:

Participação em sessão de orientação coletiva com assistentes sociais; Preenchimento do Formulário de Avaliação socioeconômica;

Entrega do Formulário de Avaliação socioeconômica e da documentação comprobatória que subsidie a Avaliação Socioeconômica e agendamento de entrevista com os profissionais do Setor de Serviço Social do NAE;

Entrevista individual; Visitas domiciliares.

Os quatro primeiros momentos são de caráter obrigatório para todos os candidatos. As visitas domiciliares serão realizadas a critério do Setor de Serviço Social.

4.2. O presente Edital estará vigente durante todo o ano de 2012. O aluno poderá se candidatar aos auxílios que compõem o Programa de Assistência Estudantil da UFTM a qualquer momento desde que tenha participado de uma das sessões de orientações coletivas.

4.3. O Setor de Serviço Social do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) procederá às sessões de orientações coletivas sobre o preenchimento do formulário de avaliação socioeconômica e os documentos comprobatórios duas vezes ao mês. Os horários e locais serão informados no sítio da UFTM. A participação nas orientações é OBRIGATÓRIA.

Parágrafo Único: Os alunos atendidos no Programa de Assistência Estudantil com auxílios alimentação e/ou transporte que desejem solicitar o auxílio moradia não precisarão participar das sessões de orientação. 4.4. O acadêmico deverá preencher corretamente e sempre de forma atualizada, o Formulário de Avaliação socioeconômica (Anexo III) se responsabilizando pela veracidade das declarações prestadas e pela comprovação das mesmas.

Parágrafo Único: Fica facultado à UFTM, a qualquer momento, o direito de proceder à conferência das informações prestadas pelos candidatos no decorrer do processo seletivo e daqueles que venham a ser classificados para recebimento dos auxílios, inclusive junto aos órgãos oficiais, sendo que, mediante a constatação de inadequação das informações prestadas com a realidade, a UFTM adotará as medidas legais cabíveis, além de cancelar os auxílios dos alunos.

4.5. A entrega do formulário de Avaliação Socioeconômica (anexo III), dos documentos comprobatórios (anexo I) e o agendamento das entrevistas individuais serão efetuados na Sede do Núcleo de Assistência Estudantil, localizada na Av. Getúlio Guaritá, 440, e na PROACE, localizada na sala 215 do Centro Educacional, em dias e horários a serem divulgados no sítio da UFTM (www.uftm.edu.br).

4.7. As visitas domiciliares serão realizadas sem prévio agendamento. No caso de alunos cujas famílias residam em outros municípios, o Setor de Serviço Social do NAE poderá solicitar parceria de profissionais da área que atuem nas instituições públicas para realizar a respectiva visita domiciliar.

5- DO PROCESSO DE SELEÇÃO

5.1. A partir da documentação apresentada, as solicitações serão analisadas pelo Setor de Serviço Social. A classificação ocorrerá conforme o grau de vulnerabilidade socioeconômica efetivamente comprovada. 5.2 O preenchimento correto das informações e a entrega da documentação comprobatória são de responsabilidade do acadêmico.

5.3. A entrega do formulário e da documentação deverá ser feita em envelope lacrado, contendo nome, matrícula, curso e período do candidato.

(3)

5.4. Por ocasião das entrevistas individuais as assistentes sociais poderão solicitar complementação da documentação e o candidato terá sete dias corridos para a entrega.

5.5. Poderão ser realizadas visitas domiciliares para complementação da análise.

5.6. A concessão do auxílio moradia, atendidos os requisitos citados e quando for o caso, ocorrerá após o processo de homologação, dependerá da disponibilidade orçamentária da UFTM, poderá ter duração de doze meses e ser prorrogado no interesse do Programa.

5.7. Caberá recurso das decisões proferidas no processo de seleção e classificação dos candidatos, no prazo de 02 dias úteis, a partir da divulgação do resultado parcial no sítio da UFTM. Os recursos deverão ser feitos pelo próprio candidato, em formulário próprio, na sede do Núcleo de Assistência Estudantil das 8h às 11h30min; e das 13h00 às 17h00.

5.8. Para fins de desempate, serão considerados os seguintes critérios: 1. Menor renda per capita;

2. Membro da família enfermo e/ou pessoa com deficiência; 3. Maior Idade.

6. DO RESULTADO FINAL

6.1. O resultado final será divulgado no sítio da UFTM (www.uftm.edu.br).

6.2. Considerando os recursos financeiros disponíveis e a ordem de classificação dos alunos, o Núcleo de Assistência Estudantil realizará a convocação para a assinatura do Termo de Compromisso e as devidas orientações sobre as responsabilidades dos acadêmicos em local e data a serem divulgados no sítio da UFTM (www.uftm.edu.br).

6.3. Os alunos contemplados com o auxílio moradia deverão informar, no ato da assinatura do Termo de Compromisso, os dados bancários para o depósito em conta corrente de sua titularidade.

7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1. O candidato ao(s) Auxílio(s) que forjar ou omitir informações, mesmo com relação à documentação exigida, será desligado do Programa de forma unilateral e imediatamente após o conhecimento e comprovação das irregularidades; sem prejuízo de responsabilização nos termos do Regimento Geral da UFTM.

7.2. O aluno que fizer uso julgado inadequado ou desviado das finalidades preconizadas, com relação ao auxílio recebido, será desligado do Programa.

7.3. A documentação incompleta implicará no indeferimento da inscrição.

7.4. É de responsabilidade do aluno atendido em quaisquer auxílios do Programa de Assistência Estudantil da UFTM informar a ocorrência de faltas, abandono, trancamento ou cancelamento de matrícula.

7.5. Os valores recebidos no auxílio moradia utilizados indevidamente deverão ser restituídos ao erário da União. A não devolução ocasionará as sanções previstas em lei.

7.6. Por ocasião da assinatura do Termo de Compromisso para implantação do auxílio moradia caberá ao aluno comprovar as informações referentes à local e condição de moradia segundo documentação comprobatória constante do Anexo I do presente Edital.

7.7. Caso mude de endereço e/ou altere sua condição de moradia e/ou o número e nomes de pessoas com os quais divide república, caberá ao aluno realizar notificação ao Núcleo de Assistência Estudantil e enviar documentação comprobatória sob pena de ser cancelado o auxílio caso não haja tal atualização.

7.8. O Setor de Serviço Social do Núcleo de Assistência Estudantil realizará, durante a vigência do auxílio moradia, visitas domiciliares não agendadas para comprovar a condição declarada. Caso haja a

(4)

constatação de irregularidades e/ou informações não condizentes com a realidade, o auxílio será imediatamente cancelado.

7.9. A continuidade dos Auxílios de que trata o presente Edital dependerá da alocação de recursos orçamentários suplementares.

7.10. Este edital será publicado na página da UFTM (www.uftm.edu.br), no mural do NAE e no mural da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis na Sala 215 do Centro Educacional.

7.11. É obrigação do acadêmico ter conhecimento de todas informações contidas neste Edital, a que se vincula.

7.12. A avaliação socioeconômica realizada nos editais 001/2011, 002/2011, 003/2011, 001/2012 poderá ser utilizada para a concessão do auxílio moradia de que trata o presente edital. O aluno deverá encaminhar ao Setor de Serviço Social a solicitação de concessão do novo auxílio (ver Modelo no Anexo IV). Caso haja alteração da condição socioeconômica do aluno e da família, o aluno deverá informar aos assistentes sociais e submeter-se à reavaliação.

Parágrafo Único: O processo de reavaliação consistirá na entrevista com a assistente social e complementação e/ou atualização de documentação.

7.13. O presente Edital possui os seguintes anexos: Anexo I – Documentação Comprobatória

Anexo II – Modelos de Declarações

Anexo III – Formulário de Avaliação Socioeconômica Anexo IV – Formulário de solicitação de novos auxílios. 7.14. Este Edital entra em vigor na data de sua publicação.

7.15. Os casos omissos serão dirimidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis.

Prof. Dr. Virmondes Rodrigues Junior Reitor da UFTM

(5)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL/SETOR DE SERVIÇO SOCIAL

Av.Getulio Guaritá, 440, Abadia. CEP: 38025-440. E-mail: servicosocial@nae.uftm.edu.brFone: (34) 3318- 5840 (34) 3318-5839

ANEXO I - DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA

Após o preenchimento do Formulário de Avaliação Socioeconômica no sítio da UFTM, os candidatos previamente selecionados pelo Setor de Serviço Social do NAE, deverão entregar cópia dos seguintes documentos comprobatórios.

I – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS COMUNS A TODOS OS CANDIDATOS:

a) Cópia da carteira de identidade (RG) e CPF do candidato e de todos os membros do grupo familiar maiores de 18 anos. Cópia da certidão de nascimento para menores de 18 anos. Caso houver, apresentar documentos referentes à tutela, adoção ou termo de guarda expedido por juiz.

b) Histórico escolar do ensino médio. Caso tenha cursado o ensino médio em escola particular com bolsa integral ou parcial apresentar declaração da instituição de ensino.

c) Bolsista de iniciação científica, de extensão ou de monitoria de ensino: declaração e extrato atual da conta em que conste o valor recebido.

d) Moradia da família: Cópia do contrato e recibo de pagamento de aluguel referente aos dois últimos meses; cópia do comprovante ou recibo da prestação de financiamento da casa própria atualizada; condomínio e último IPTU (página que contém informações sobre o imóvel: proprietário, área construída, área do terreno, valor, etc.). Além destes documentos, os dois últimos meses de conta de luz, água, telefone e condomínio.

e) Moradia do candidato em Uberaba: além dos documentos do item anterior (moradia da família), apresentar também os mesmos documentos para a moradia em Uberaba. Caso divida despesas com outras pessoas, apresentar declaração coletiva identificando os moradores com nome, CPF e RG (Ver Modelo).

f) Pensionato: cópia do contrato e recibo de pagamento atualizado.

g) Imóvel Cedido: declaração de imóvel cedido a ser preenchida pelo proprietário, esclarecendo a situação, com cópia da Carteira de Identidade do cedente (Ver modelo).

h) Hóspede: declaração de hospedagem a ser preenchida pelo proprietário do imóvel, esclarecendo a situação, com cópia da Carteira de Identidade do mesmo (Ver modelo).

i) Transporte:

1. Alunos residentes em Uberaba: apresentar comprovante de pagamento mensal de transporte público atualizado.

2. Alunos residentes em cidades circunvizinhas: apresentar contrato com a empresa de transporte e comprovante de pagamento mensal atualizado.

j) Em caso de pais ou cônjuges falecidos: apresentar certidão de óbito e cópia do inventário. k) Em caso de candidatos ou pais separados/divorciados: apresentar certidão de casamento averbada e formal de partilha constando a partilha de bens. Se houver pagamento e/ou recebimento de pensão alimentícia:

1. Judicial: cópia do termo de audiência acompanhado do extrato atualizado do recebimento e/ou pagamento;

2. Informal: declaração de próprio punho do beneficiário ou do provedor da pensão, constando valor e a periodicidade do valor recebido ou pago.

l) Certidão de casamento ou comprovação da união estável dos pais ou do aluno. Se for casado ou viver maritalmente apresentar declaração da situação (Ver Modelo).

m) Em caso de candidatos e ou pais solteiros que não se casaram: apresentar declaração de próprio punho datada e assinada informando a situação vivenciada e se recebe algum tipo de pensão ou ajuda financeira.

n) Estudante casado: apresentar certidão de casamento; o) Estudante com filhos: apresentar certidão de nascimento.

(6)

II – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS DOS CANDIDATOS, PAIS, CÔNJUGES E/OU OUTROS MEMBROS DA FAMÍLIA QUE RESIDEM NO MESMO DOMICÍLIO FAMILIAR:

a) Carteira profissional atualizada de todos os membros familiares acima de 18 anos que residem no domicílio familiar, independente de estarem ou não empregados:

1. No caso de trabalho com vínculo empregatício: apresentar cópia da página de identificação onde consta a foto (frente e verso), o último contrato de trabalho e dois últimos contracheques. 2. No caso de trabalho sem vínculo empregatício: apresentar cópia da Carteira de Trabalho da página de identificação onde consta a foto (frente e verso), e cópias do último contrato de trabalho com a próxima página em branco, anexar documentos de aviso prévio e seguro desemprego (apresentar também recibos do seguro e ou declaração de renda informal). (Ver modelo)

3. Para os desempregados ou sem atividade remunerada: apresentar cópias da Carteira de Trabalho das páginas identificação onde consta a foto (frente e verso) e cópias do último contrato de trabalho com a próxima em branco. Anexar documentos de aviso prévio e seguro desemprego e uma declaração de ausência de rendimentos. (Ver modelo);

4. Para os menores de 18 anos que exerçam atividade remunerada como aprendiz: apresentar cópia da carteira de trabalho (conforme item a.1) e último contracheque. Na falta destes, apresentar declaração de próprio punho informando a atividade e a renda mensal.

b) Servidor Público: além da carteira de trabalho, apresentar dois últimos contracheques.

c) No caso de membro do grupo familiar ou candidato ser portador de doença grave ou crônica (conforme Portaria MPAS-MS 2998/2001): apresentar comprovante de pagamento de plano de saúde, atestados, receitas médicas e recibos, comprovante de hospitalização (se ocorrido) e as notas fiscais dos medicamentos utilizados (documentos e recibos que comprovem a existência da doença e gastos).

d) Aposentados, pensionistas ou auxílio doença:

1. Se aposentado, apresentar cartão do benefício e extrato atualizado de aposentadoria: documento fornecido pelo órgão instituidor da aposentadoria; No caso de aposentado, informar a profissão exercida anteriormente.

2. Se pensionista, apresentar cartão do benefício, extrato atualizado da pensão e contracheque: documento fornecido pelo órgão instituidor da pensão.

3. Se receber Auxílio Doença, apresentar cartão do benefício e extrato atualizado do auxílio doença. e) Proprietário de sítios e fazendas: Cópia completa da Declaração do ITR (Imposto Territorial Rural) atualizada, cartão de vacinação do gado; em caso de gado leiteiro apresentar as notas fiscais de venda do produto; para os produtores de hortifrutigranjeiros e produtos agrícolas também apresentar comprovação/declaração da comercialização mensal do produto.

f) Comerciantes e industriais: cópia completa da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) com recibo de entrega atualizado.

g) Autônomos e Prestadores de Serviço: Recibo de Pagamento de Autônomos (RPA): três últimos meses de contribuição ao INSS e/ ou comprovante de remuneração atualizado, onde conste a atividade exercida.

h) Taxistas: Declaração do Sindicato e Imposto de Renda atualizado. III - DOCUMENTAÇÃO COMPLEMENTAR:

(7)

a) Ajuda de terceiros: declaração atualizada do membro da família ou responsável em que conste o valor da ajuda e sua origem, com cópia de carteira de identidade do declarante.

b) Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF): cópia completa, com recibo de entrega referente ao candidato, cônjuge e pais e ou outro membro do grupo familiar que tenha feito (ano base 2010, exercício 2011).

c) Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

d) Declaração de matrícula de ensino e carnê de pagamento da mensalidade escolar referente a cada estudante do grupo familiar.

e) Em casos de estudantes do grupo familiar cursando cursos técnicos ou de graduação em Instituições estaduais e federais apresentar Declaração de matricula e freqüência informando curso, período e turno do referido curso.

f) O candidato que se declarar independente deverá também apresentar documentação referente à família.

IV – MODELOS PARA DECLARAÇÕES DE PRÓPRIO PUNHO:

- As declarações de próprio punho serão aceitas única e exclusivamente quando não existir documento oficial;

- Deverão conter nome, RG, CPF, endereço, telefone do declarante e esclarecimento completo da situação declarada;

- Deverão estar datadas, assinadas e conter como anexos cópias do RG, CPF e comprovante de endereço em nome do declarante;

- Deverão ser apresentadas em folhas individuais, sendo uma para cada declarante; - A Declaração de Moradores de República poderá ser coletiva.

Referências

Documentos relacionados

A governança corporativa e os covenants financeiros exercem papéis complementares no monitoramento das companhias, na medida em que reduzem os conflitos de interesse

Com mais conhecimento sobre o seu ambiente, você pode identifcar e corrigir de maneira preventiva muitos problemas, e a correção simplifcada ajuda a manter os seus

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Durante um processo inflamatório, o TNF-α induz a expressão de moléculas de adesão na superfície celular em neutrófilos e células endoteliais, tornando a superfície

6 Num regime monárquico e de desigualdade social, sem partidos políticos, uma carta outor- gada pelo rei nada tinha realmente com o povo, considerado como o conjunto de

Para evitar danos ao equipamento, não gire a antena abaixo da linha imaginária de 180° em relação à base do equipamento.. TP400 WirelessHART TM - Manual de Instrução, Operação

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Entretanto, e apesar de ser visto hoje por alguns dos nossos entrevistados como uma figura política carismática, o aparecimento de José Maria Neves como candidato do PAICV ao cargo