• Nenhum resultado encontrado

UNIFIP CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS RESIDÊNCIA MÉDICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIFIP CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS RESIDÊNCIA MÉDICA"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

RESIDÊNCIA MÉDICA Aluno:

Componente Curricular: CIRURGIA GERAL, PEDIATRIA, CLINICA MÉDICA, MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA

Professor (es):

202002 Período: Turma: - Data:

RESIDÊNCIA CLÍNICA MÉDICA CADERNO DE QUESTÕES 003

-1ª Questão

Muitas vezes precisamos de testes diagnósticos para decidir a terapêutica de uma determinada situação clínica. Em bioestatística a capacidade de um teste ser negativo em indivíduos saudáveis é denominado de:

a. Acurácia.

b. Valor preditivo positivo. c. Valor preditivo negativo. d. Sensibilidade.

e. Especificidade.

2ª Questão

A decisão da prescrição de heparina no paciente com COVID-19, deve ser baseada no quadro clínico e em exames laboratoriais. Qual dos exames abaixo mostra com mais precisão a necessidade desta droga?

a. Ddímero elevado. b. K baixo. c. Leucocitose. d. Creatinina baixa. e. TGO elevado.

3ª Questão

Os indicadores de diferentes naturezas podem determinar diferentes perspectivas em uma sociedade, auxiliando sua compreensão e planejamento. Quando calculamos a razão da quantidade de óbitos de pessoas a partir de 50 anos por todos os óbitos deste local no intervalo de tempo estamos calculando o índice de Swaroop Uemura ou:

a. Coeficiente de mortalidade por doença. b. Taxa de ataque da doença.

c. Coeficiente de mortalidade proporcional. d. Taxa de mortalidade.

e. Taxa de morbidade.

4ª Questão

São causas de hipotireoidismo primário, exceto: a. Deficiência isolada de TSH

b. Tireoidite atrófica c. Deficiência de iodo

d. Irradiação externa do pescoço e. Tireoidite de Hashimoto

5ª Questão

O reconhecimento laboratorial de um quadro de abdome agudo infeccioso como a apendicite exige o conhecimento laboratorial do médico assistente. Qual, dentre as alternativas abaixo, é o padrão esperado de um quadro de apendicite no hemograma do paciente?

a. leucopenia com basofilia b. leucopenia com neutrofilia c. leucocitose com neutrofilia d. leucocitose com neutropenia e. leucocitose com linfopenia

6ª Questão

(2)

O Abdome agudo perfurativo geralmente é um quadro clínico de gravidade importante exigindo conduta assertiva. O abdome agudo perfurativo encontrado em região de estômago e duodeno geralmente vai apresentar entre as causas mais comuns todas as assetivas abaixo exceto ?

a. Úlcera aguda b. Úlcera crônica c. Neoplasia d. Corpo estranho e. Tuberculose

7ª Questão

A indicação de ácido acetil salicílico (ASS) durante o pré-natal quando indicada corretamente tem potencial para melhorar o desfecho negativo nos partos por prevenção de pré-eclâmpsia. Qual das situações abaixo indica o uso profilático do ASS durante o pré-natal segundo US Task Force?

a. Pré eclâmpsia em gestação anterior. b. Todas as questões indicam o uso do ASS. c. Gestação múltipla.

d. Diabetes tipo 1 e 2. e. Doença renal.

8ª Questão

Sobre a esquizofrenia assinale verdadeiro ou falso e marque a alternativa que corresponde a sequência correta. I- É mais comum que os sintomas psicóticos surjam antes do início da adolescência.

II- Os sintomas característicos da esquizofrenia envolvem uma gama de disfunções cognitivas, comportamentais e emocionais, mas nenhum sintoma é patognomônico do transtorno.

III- Alucinações auditivas são patognomônicas da esquizofrenia.

IV- Os sintomas negativos são importantes para a caracterização do quadro clínico, mas não são necessários para o diagnóstico a partir do DSM-5.

V- A catatonia é critério diagnóstico da esquizofrenia pelo DSM-5. a. V, V, F, V, F b. V, F, V, F, F c. V, F, V, V, V d. F, V, F, F, V e. F, V, F, F, F

9ª Questão

A Lei 8142, discutiu a participação popular e financiamento do sistema de saúde. A forma de participação popular, com atuação permanente, de caráter deliberativo e fiscalizatório, com composição de 50% dos usuários e os outros 50% por trabalhadores, prestadores de serviços e gestores. Esta organização é chamada de:

a. Assembleia popular. b. Conselho Bipartite. c. Conselho Tripartite. d. Conselho de Saúde. e. Conferência de Saúde.

10ª Questão

000042480011b311d1140951328e137b945ba715a8c4234 Página 2 de 20

(3)

Paciente de 32 anos, sexo masculino, deu entrada no seu plantão da emergência, trazido pela equipe do SAMU, com história de acidente motociclístico após colisão com um carro. Não aparenta hálito etílico. Ao avaliá-lo, você percebe que o mesmo se encontra com ausência de abertura ocular mesmo após estímulo doloroso e sonoro, responde ao que lhe é perguntado, porém não são claras as suas respostas (discurso confuso) e localiza o estímulo doloroso quando você o realiza tentando inclusive o interromper, sem, contudo, obedecer aos comandos que solicitas. Diante do quadro clínico, o Glasgow do paciente acima é:

a. 10 b. 8 c. 12 d. 11 e. 9

11ª Questão

Paciente de 34 anos, comparece à unidade de saúde acompanhado pela irmã, manifesta-se lamurioso, queixando-se de indisposição, dificuldade para conciliar o sono (“dr. eu me acordo às 04:30 da manhã e não consigo mais dormir”), choro diário, falta de prazer para seu trabalho e também para as atividades de lazer que antes o agradavam, dificuldade de concentração e pensamentos de que tudo que acontece ao seu redor é sua culpa. Após realizar uma investigação clínica e laboratorial completa e descartadas outras condições clínicas, você realiza o diagnóstico de Transtorno Depressivo Maior. Qual dos sintomas abaixo não corresponde a um critério diagnóstico pelo DSM-5?

a. Dificuldade de concentração; b. Indisposição;

c. Sentimento de culpa.

d. Falta de prazer em suas atividades; e. Choro diário;

12ª Questão

O reconhecimento das úlceras genitais é fundamantal nas práticas ambulatoriais. Ao atender uma paciente gestante com quadro de úlcera indolor, única, com fundo limpo e bordas elevadas, provavelmente se trata de um quadro de?

a. Herpes zoster b. Linfogranuloma venéreo c. Cancro mole d. Donovanose e. Sifilis primária

13ª Questão

As prioridades e metas no âmbito do SUS, são constantemente pactuados e repactuados entre os entes federativos brasileiros. Qual das prioridades abaixo não estavam contidas no Pacto pela Saúde em 2006?

a. Redução da mortalidade infantil. b. Controle do câncer de mama.

c. Controle do Câncer de colo do uterino. d. Controle do câncer de próstata. e. Redução da mortalidade materna.

14ª Questão

O sarampo tem apresentado infelizmente aumento de sua incidência. Problema, em parte, provocado pela diminuição das coberturas vacinais. Qual a conduta mais adequada ao diagnosticar uma mãe com sarampo com lactente de 4 meses?

a. Vacinar precocemente o lactente contra sarampo. b. Indicar precocemente a vacina tríplice viral. c. Indicar precocemente a tetra viral.

d. Ter conduta expectante.

e. Indicar imonoglobulina para o lactente.

15ª Questão

(4)

O diagnóstico da colite isquêmica geralmente apresenta um quadro de dor abdominal , diarréia e sangramento intestinal . São fatores predisponentes para o aparecimento desta patologia as seguintes assertivas exceto.

a. Hipertensão b. Hipercogubilidade c. Vaculite

d. Desidratação

e. Idade acima de 50 anos

16ª Questão

O desenvolvimento neuropsicomotor deve ser observado em todas as consultas de puericulta, pois são marcadores de desenvolvimento muito importantes. Quando deve ser esperado que o lactente sente sem apoio ?

a. Aos 3 meses. b. Aos 9 meses. c. Aos 5 meses. d. Aos 4 meses. e. Aos 6 meses.

17ª Questão

Sobre síncope, assinale a alternativa INCORRETA:

a. A perda da consciência associada a uma convulsão, em geral dura menos de 5 minutos e não está associada a sonolência pós-ictal prolongada ou desorientação, enquanto após um evento de síncope ocorre quase imediatamente a reorientação.

b. Os exames laboratoriais de rotina raramente são úteis no sentido de identificar a causa da síncope. Devem ser feitos exames de sangue quando houver suspeita de distúrbios específicos, por exemplo: infarto do miocárdio, anemia e insuficiência autonômica secundária.

c. Pacientes com cataplexia apresentam perda abrupta, parcial ou completa, do tônus muscular, desencadeada por emoções fortes, em geral raiva ou riso.

d. O teste autonômico inclui avaliações da função do sistema nervoso parassimpático, função simpática colinérgica e função adrenérgica simpática.

e. O teste da mesa inclinada, com demonstração de sintomas na ausência de alteração hemodinâmica, pode ser útil para reproduzir a síncope nos pacientes em que se suspeita de síncope psicogênica.

18ª Questão

A correlação entre tuberculose e gestação não é incomum e exige perícia na condução por suas complexidades . Qual a conduta mais adequada em relação ao RN que nasce de uma mãe em tratamento de tuberculose pulmonar que apresenta no momento do parto BK e culturas negativos?

a. Oferecer o aleitamento materno e não vacinar o RN com BCG. b. Oferecer o aleitamento materno e vacinar após 3 mês.

c. Oferecer aleitamento materno e vacinar o RN com BCG. d. Contra indicar o aleitamento materno e não vacinar para BCG e. Contra indicar o aleitamento materno e vacinar para BCG.

19ª Questão

Ao atender uma paciente gestante com IG de 23 s e 4 dias em um acolhimento você averigua que a mesma apresenta quadro clínico de dísúria, estrangúria, febre, calafrio e giordano positivo. Qual o provável diagnóstico da gestante?

a. O diagnóstico depende da urocultura. b. O diagnóstico depende do sumário de urina. c. Bacteriúria assintomática.

d. Cistite. e. Pielonefrite.

20ª Questão

(5)

Correlacione a coluna A com a coluna B, de acordo com a associação entre manifestação clínica e deficiência de vitaminas:

Coluna A Coluna B

( 1 )Escorbuto ( )Deficiência de vitamina A ( 2 )Beriberi ( )Deficiência de vitamina C ( 3 )Pelagra ( )Deficiência de Niacina ( 4 )Cegueira noturna ( )Deficiência de Tiamina ( 5 ) Raquitismo ( )Deficiência de vitamina D

a. 4, 1, 3, 2, 5 b. 1, 4, 2, 3, 5 c. 4, 3, 2, 5, 1 d. 4, 1, 2, 5, 3 e. 5, 2, 3, 4, 1

21ª Questão

Os níveis de prevenção em saúde são tipos de organização e ações fundamentais para se evitar o adoecimento ou tentativas de recuperar a saúde. Quando se realiza um rastreio de Papanicolau, a equipe de ESF está realizando uma ação de:

a. Não é uma prevenção. b. Prevenção primária. c. Prevenção secundária. d. Prevenção terciária. e. Prevenção quaternária.

22ª Questão

O abdome agudo encontrado na ruptura de baço é uma grande urgência, de alta mortalidade. Este tipo de abdome agudo é do tipo? a. Vascular b. Perfurativo c. Hemorrágico d. Inflamatório e. Obstrutivo

23ª Questão

Os casos de abdome agudo por diverticulite geralamente acomentem pessoas com idade mais avançada. Qual é o segmento anatômico, onde a presença de divertículos é mais prevalente?

a. Cólon transverso b. Sigmoíde c. Cólon descendente d. Reto e. Cólon ascedente

24ª Questão

000042480011b311d1140951328e137b945ba715a8c4234 Página 5 de 20

(6)

Sobre a síndrome de Guillain-Barré (SGB), observe as afirmações abaixo:

Os indivíduos do sexo masculino correm risco ligeiramente maior de SGB e, nos países ocidentais, os adultos são acometidos com maior frequência do que as crianças.

O padrão habitual é de paralisia ascendente, que pode ser percebida inicialmente como sensação de peso nas pernas. A fraqueza surge em questão de horas a alguns dias e, muitas vezes, é acompanhada de disestesias com formigamento nos membros.

Cerca de 70% dos casos de SGB ocorrem 1 a 3 semanas após processo infeccioso agudo, em geral respiratório ou gastrintestinal.

Os achados no liquido cefalorraquidiano (LCR) são distintos, consistindo em nível de proteína elevado [1 a 10 g/L (100 a 1.000 mg/dL)] sem pleocitose concomitante. O LCR é frequentemente normal quando os sintomas estão presentes há ≤ 48 horas.

O prognóstico é pior em pacientes com lesão axonal motora e sensorial proximal grave. São corretas as afirmativas contidas em:

a. Apenas I, II, III são corretas b. Apenas I, II e IV são corretas c. Todas são incorretas

d. Todas são corretas

e. Todas são corretas exceto a afirmativa I

25ª Questão

A prevalência de uma doença é encontrada pela razão entre o número de casos encontrados do evento de interesse pelo número de pessoas suscetíveis a este mesmo evento. É fator que aumenta a prevalência das doenças:

a. Fatores que aumentem a cura da doença. b. O aumento da letalidade da doença.

c. Correntes migratórias de regiões de baixos níveis endêmicos da doença. d. Aprimoramento das técnicas diagnosticadas da doença em questão. e. A diminuição da incidência.

26ª Questão

A vacinação é uma das medidas em saúde pública que mais salva vidas em todo mundo, tendo um papel preponderante na puericultura. Pelo calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI), com qual idade deve ser indicada a realização da tetraviral?

a. 9 meses; b. 12 meses;

c. Não é oferecido no PNI. d. 15 meses;

e. 6 meses;

27ª Questão

O abdome agudo isquêmico embora seja uma situação rara quando comparadas as demais causas de abdome agudo , apresentam altas taxas de morbidade e mortalidade . Na isquemia mesentérica aguda nas crianças tem como principal etiologia? a. Doença aterosclerótica b. Diabetes c. Fibrilação atrial d. Displasia fibromuscular e. Amiloidose

28ª Questão

000042480011b311d1140951328e137b945ba715a8c4234 Página 6 de 20

(7)

Karl Jaspers (1883-1969) foi um dos maiores psicopatologistas da história, dentre suas muitas contribuições, a definição de delírios tem grande destaque. Sobre as características fundamentais que compõe o delírio, qual das seguintes alternativas NÃO é correta?

a. O delírio é, quase sempre, um juízo falso; seu conteúdo é impossível. b. Produção associal, idiossincrática.

c. Bizarrice.

d. A modificação do delírio pela experiência objetiva seria impossível. e. Paciente apresenta convicção extraordinária.

29ª Questão

Em relação a síndrome de lise tumoral (SLT), sabemos que a mesma pode surgir de maneira espontânea,

principalmente em tumores com alta taxa de divisão celular e naqueles com boa resposta ao tratamento com quimioterapia. Em relação a SLT, é característica laboratorial:

a. Hipofosfatemia, hipocalcemia, hiperuricemia e hipercalemia. b. Hipofosfatemia, hipocalcemia, hipouricemia, hipercalemia. c. Hiperfosfatemia, hipercalcemia, hiperuricemia e hipercalemia. d. Hiperfosfatemia, hipocalcemia, hiperuricemia, hipercalemia. e. Hipofosfatemia, hipocalcemia, hipouricemia e hipocalemia.

30ª Questão

O abdome agudo encontrado na ruptura de baço é um grande urgência de alta mortalidade . Este tipo de abdome agudo é do tipo a. vascular b. hemorragico c. inflamatório d. obstrutivo e. perfurativo

31ª Questão

A imunização da gestante é atributo essencial das equipes de APS. Ao atender uma gestante com uma dose prévia de DPT, qual a conduta durante o pré-natal?

a. Complementar o tratamento com uma dose de dTpa durante o pré-natal. b. Complementar com dTpa no puerpério

c. Complementar o tratamanto com uma dose dT e outra dose de dTpa durante o pré-natal. d. Complementar o tratamento com uma dose de dT durante o pré-natal.

e. Tranquilizar a paciente, pois ela está corretamente imunizada.

32ª Questão

A mortalidade infantil é um dos maiores indicadores de qualidade de vida nos diversos países. Em que fase da vida tem se conseguido avançar menos na redução da mortalidade infantil no Brasil?

a. Na mortalidade infantil neonatal tardia. b. Em todas as fases igualitariamente. c. Na mortalidade infantil neonatal precoce. d. Na mortalidade infantil neonatal.

e. Na mortalidade infantil pós neonatal.

33ª Questão

Ao iniciar um pré-natal na Unidade Básica de Saúde (UBS), o médico recebe no primeiro trimestre de gravidez o resultado da glicemia de jejum da gestante com resultado de 105 mg/dl. Qual o diagnóstico encontrado dentre as assertivas abaixo?

a. Cetoacidose diabética b. Gestante euglicêmica c. Diabetes Gestacional d. Gestante com diabetes e. Risco para diabetes

(8)

As anemias são situações extremamente comuns na rotina do pré-natal na APS. Ao atender uma gestante, quando devemos indicar o tratamento profilático das anemias segundo os protocolos do Ministério da Saúde?

a. Com hemoglobina maior a partir 11 g/dl

b. Nunca devemos fazer tratamento profilático para anemias na gestação c. Com hemoglobina maior a partir 10 g/dl

d. Com hemoglobina maior a partir 12 g/dl e. Com hemoglobina a partir de 9 g/dl

35ª Questão

O ganho de peso adequado na puericultura é um dos parâmetros mais fidedignos de boa saúde durante o primeiro ano de vida. Segundo a preconização da OMS, qual o ganho de peso mais adequado, para um lactente entre o quarto e o sexto mês? a. 500 gramas mês; b. 700 gramas mês; c. 300 gramas mês. d. 600 gramas mês; e. 400 gramas mês;

36ª Questão

O aleitamento materno é uma fonte de saúde e de bem estar para a mãe e para o recém nascido( RN ). Quais as contraindicações absolutas para o aleitamento materno por patologias no RN ?

a. Galactosemia e hipotireoidismo b. Fenicetónúria e hipotireidismo c. Fenicetonúria e galactosemia d. Hipotireoidismo e hipertireoidismo e. Não existe contra indicação absoluta

37ª Questão

A interpretação correta dos exames laboratoriais deve ser realizada onde os serviços de Atenção Primária dispuserem destas ferramentas. Ao receber o resultado de um paciente com o resultado de clue cells, qual o diagnóstico mais provável? a. Trichomonas. b. Sífilis primária. c. Vaginose bacteriana. d. Candidíase. e. Herpes.

38ª Questão

O diagnostico diferencial das pancreatites agudas deve ser realizado a partir da anamnese , examé fisico minuncioso e exames complementares . Qual das patologias abaixo não é um diagnostico diferencial esperado de um quadro clínico de pancreatite aguda .

a. obstrução intestinal b. apendicite aguda

c. Doença ulcerosa péptica d. infarto mesentérico e. colecistite aguda

39ª Questão

O SUS foi construído a partir de uma rica história de mais de 100 anos. A história da organização da saúde pública tem um marco fundamental no começo do século passado, a chamada Lei Eloy Chaves que teve no escopo:

a. A crianção do INPS.

b. O desenvolvimento das campanhas de erradicação da varíola. c. A criação do ministério da saúde.

d. O fomento a reforma sanitária.

e. A organização das caixas de pensões.

(9)

A solicitação e interpretação dos exames complementares é etapa fundamental da condução adequada do pré-natal em serviços de atenção primária. Qual dos exames abaixo, não faz parte da rotina de exames obrigatórios para o pré-natal no primeiro trimestre? a. Urina 1 e Urocultura; b. Anti Hbs; c. Anti HIV; d. Hemograma ; e. Glicemia de jejum;

41ª Questão

A criação das redes e regiões de saúde e sua organização e diretrizes foram criadas pela Lei nº 7.508, dando mais clareza a este processo que era discutido desde a Lei 8080. Neste contexto, qual serviço, dentre os abaixo citados, não é obrigatório para que se forme uma região de saúde ?

a. CAPS.

b. Serviços de atenção primária. c. Serviços de transplante de órgãos. d. Serviços de urgência e emergência. e. Hospitais.

42ª Questão

A realização de uma puericultura qualificada é um dos pilares para uma assistência médica qualificada . Ao iniciar a puericultura em uma unidade básica de saúde é função do profissional médico realizar quais diagnósticos entre os abaixo citados ? a. Vacinal. b. Todos os citados. c. Patológico. d. Desenvolvimento Neuropsicomotor. e. Nutricional.

43ª Questão

Ao realizar o exame físico o médico assistente encontra além do quadro clínico o nível de amilase sérica 2 vezes acima do normal após 6 horas do início da dor. Neste momento o diagnóstico mais provável é?

a. Diverticulite

b. Doença inflamatória pélvica c. Abdome agudo vascular d. Pancreatite aguda e. Apendicite aguda

44ª Questão

O controle de ganho de peso pela gestante no pré-natal é fundamental para o controle do nível pressórico, glicêmico e bom desfecho no parto . Uma gestante que tem o peso adequado ao iniciar o pré-natal, deve ganhar até o final da gestação segundo a OMS?

a. De 11,5 a 16 Kg; b. De 3 a 7 Kg; c. De 5 a 9 kg; d. De 13 a 19 Kg. e. De 7 a 10 Kg;

45ª Questão

000042480011b311d1140951328e137b945ba715a8c4234 Página 9 de 20

(10)

O aleitamento materno exclusivo é uma ação decisiva para a diminuição da mortalidade infantil em todo mundo, sendo uma ação fundamental de todas as equipes de ESF. Neste contexto, qual das características durantes as mamadas do RN, configuram uma boa pega?

a. Todas estão corretas.

b. Grande parte da aréola dentro da boca do RN. c. Queixo encostado no seio.

d. Bochecha enche quando o RN suga o leite. e. Lábios do RN virados para fora.

46ª Questão

O financiamento da Atenção Primária sempre foi um desafio para a saúde pública brasileira. A criação do PAB fixo e PAB variável deram certa estabilidade a este processo. Qual normativa criou este processo?

a. NOAS 2001. b. NOAS 2013. c. NOB 91. d. NOB 93. e. NOB 96.

47ª Questão

Sobre doença inflamatória intestinal (DIII):

A retocolite ulcerativa (RCU) e a doença de Crohn (DC) são os dois tipos principais de DII. A apendicectomia tem caráter protetor na RCU e não-protetor na DC.

RCU é uma doença da mucosa, que costuma acometer o reto e estende-se proximalmente até atingir parte do cólon ou a sua totalidade.

A DC pode afetar qualquer parte do trato gastrintestinal (GI) desde a boca até o ânus.

A lactoferrina fecal é um marcador pouco sensível e pouco específico para a detecção de inflamação intestinal. Sobre as afirmações acima, são corretas apenas:

a. Apenas I, II, III b. Apenas I, II, III e IV c. Apenas I, II, IV e V d. Apenas III, IV e V e. Apenas II e IV

48ª Questão

Saber discernir quando o nosso paciente tem um alucinação verdadeira é fundamental para o diagnóstico diferencial em psiquiatria. Chama-se de alucinação a percepção clara e definida de um objeto (voz ruído, imagem) sem a presença de objeto estimulante real. Entre as elencadas, qual das características NÃO compõe as de uma imagem perceptiva real?

a. Introjeção b. Constância c. Nitidez d. Corporeidade

e. Projeção no espaço exterior

49ª Questão

Os estudos de Coorte estão entre os tipos de estudos mais comuns em todo o mundo, sendo seus resultados extremamente úteis para as práticas clínicas mundiais. É uma vantagem do estudo de Coorte:

a. Exigem pouco tempo para sua execução.

b. Pode utilizar um número pequeno de participantes. c. São estudos baratos.

d. É adequado para doenças rara. e. Avalia a incidência.

50ª Questão

(11)

A OMS recomenda durante a gestação a suplementação com cálcio para as gestantes, uma vez que pesquisas apontam uma ingesta inferior a 1 grama de cálcio na maioria das gestantes brasileiras. Qual a intencionalidade principal da suplementação com carbonato de cálcio para as gestantes?

a. Prevenir hipotireoidismo. b. Previnir osteoporose. c. Prevenir pré-eclâmpsia d. Prevenir diabetes gestacional. e. Prevenir anemia megaloblástica.

51ª Questão

Um exame laboratorial tem sempre características próprias como sensibilidade, especificidade, acurácia entre outros. São caracteristicas de exames sensíveis:

a. É calculado pela razão dos verdadeiros positivos pelos doentes. b. Todas as alternativas estão corretas.

c. São indicados para rastreios. d. Pode determinar falsos positivos. e. Identifica bem os doentes.

52ª Questão

O aleitamento materno deve ser alvo constante da atuação da equipe de saúde em todo o Brasil . Qual a recomendação do Ministério da Saúde em relação a manutenção do aleitamento materno exclusivo ?

a. Manter até o quarto mês. b. Manter até o primeiro mês. c. Manter até o terceiro mês. d. Manter até o sexto mês. e. Manter até o segundo mês.

53ª Questão

O momento de alta por cura em paciente com Tuberculose, quase sempre é um momento que gera dúvidas nas equipes de APS. Qual dos critérios abaixo não é considerado um ponto entre os critérios de alta para tuberculose?

a. Melhora clínica. b. Cultura negativo. c. Ganho de peso. d. BAAR negativo. e. TRM TB negativo.

54ª Questão

A prevenção da eritosblastose fetal depende do manejo adequado durante o pré-natal na unidade básica de saúde. Qual a conduta inicial quando temos uma gestante com fator RH negativo e parceiro desconhecido?

a. Solicitar no primeiro trimestre para a gestante o coombs direto e indireto. b. Solicitar no primeiro trimeste para a gestante o coombs indireto.

c. Solicitar no primeiro trimestre para a gestante o coombs direto. d. Prescrever Rhogan com 28 semanas.

e. Expectante pois não temos RH do parceiro.

55ª Questão

Os sinais de alerta em pediatria são marcadores fundamentais de gravidade e dão segurança para o atendimento nesta faixa etária . Qual das assertivas abaixo não é sinal de alerta em menores de 2 meses?

a. Letargia. b. Convulsões; c. Febre;

d. Frequência respiratória de 40 IRM; e. Gemência;

(12)

A cobertura vacinal em queda tem sido uma das principais preocupações dos serviços de atenção primária , em especial a cobertura vacinal das vacinas que devem ser oferecidas as gestantes . Das vacinas abaixo qual deve ser ofertada para a gestante a cada nova gravidez?

a. Pentavalente; b. BCG;

c. Tetra Viral; d. dTpa;

e. Nenhuma deve ser realizada nenhuma das vacinas citadas;

57ª Questão

O quadro clínico encontrado na doença inflamatória pélvica apresenta sinais clínicos que permitem o diagnóstico . São sinais esperados:

a. Febre.

b. Dor a mobilização do colo do útero.

c. Dor a palpação em região abdominal inferior. d. Massa pélvica.

e. Todas são encontradas na DIP.

58ª Questão

O manejo adequado das infecções do trato urinário é uma competência essencial do médico que realiza pré-natal. Qual o diagnóstico mais provável , entre as assertivas abaixo, que deve ser realizado pelo profissional médico ao atender uma gestante com disúria, estrangúria, febre, calafrio e giordano positivo?

a. Doença inflamatória pélvica. b. Bacteriúria assintomatica. c. IST.

d. Pielonefrite. e. Cistite.

59ª Questão

A mortalidade infantil tem diferentes indicadores dependendo da faixa etária. Qual a principal causa de morte nas crianças brasileiras entre 5 e 9 anos?

a. Doenças infecto parasitárias. b. Doenças cardíacas.

c. Causas externas. d. Câncer.

e. Doenças respiratórias.

60ª Questão

O Brasil é um dos países que tem melhor cobertura vacinal pública em todo mundo, sendo fundamental que se garanta este avanço para todas as crianças. Ao realizar a primeira consulta de puericultura durante o primeiro mês do RN, qual das vacinas o MFC espera que já tenha sido realizada?

a. As vacinas só devem ser realizadas na UBS aps avaliação do MFC e do enfermeiro. b. BCG e 1 dose de hepatite.

c. Rotavírus e BCG.

d. Sarampo e 1 dose de hepatite. e. Pentavelente e BCG.

61ª Questão

A frequência respiratória de um RN é um indicativo muito importante de gravidade. Ao examinar um RN de 1 mês de idade, qual a frequência respiratória que o MFC deve considerar preocupante e indicativo de patologia respiratória?

a. A partir de 60mIRM. b. A partir de 50 IRM. c. A partir de 40 IRM. d. A partir de 20 IRM. e. A partir de 30 IRM. 000042480011b311d1140951328e137b945ba715a8c4234 Página 12 de 20

(13)

Os corrimentos genitais são queixas muito comuns e muitas vezes negligenciadas em serviços médicos. Qual dentre as assertivas abaixo é medicação mais adequada quando temos uma gestante de 25 semanas com queixa de corrimento branco, grumoso, prurido intenso e não se tem laboratório disponível?

a. Cefitriaxona EV

b. Metronidazol creme vaginal c. Miconazol creme vaginal d. Penicilina benzantina IM e. Cefalexina vo

63ª Questão

Sobre os hormônios, sabemos que muitos deles variam em relação a sua dosagem sérica, podendo aumentar, se manterem estáveis ou diminuírem, conforme o aumento da idade do indivíduo. Todos os hormônios abaixo aumentam com o envelhecimento, exceto:

a. Prolactina b. Insulina c. Cortisol d. Melatonina e. Paratormônio

64ª Questão

Sobre pancreatites é incorreto afirmar que:

a. Há correlação definida entre a gravidade da pancreatite e o grau de elevação dos níveis séricos de lipase e amilase.

b. A hiperglicemia é comum e causada por múltiplos fatores, incluindo liberação diminuída de insulina, liberação aumentada de glucagon e débito elevado de glicocorticóides e catecolaminas suprarrenais.

c. A atividade sérica da lipase aumenta em paralelo com a atividade da amilase e é mais específica do que a amilase.

d. 85 a 90% dos casos de pancreatite aguda são autolimitados e melhoram de forma espontânea, geralmente dentro de 3 a 7 dias após o início do tratamento, não exibindo falência de órgãos ou complicações locais.

e. A hiperglicemia é comum e causada por múltiplos fatores, incluindo liberação diminuída de insulina, liberação aumentada de glucagon e débito elevado de glicocorticóides e catecolaminas suprarrenais.

65ª Questão

O Brasil tem sofrido uma epidemia de sífilis gestacional e côngenita, em parte por deficiência no atendimento deste grupo com esta patologia. Qual a conduta mais adequada durante um pré-natal de uma gestante com 20 semanas, com VDRL 1/8 e FTABS teste treponêmico positivo, sem história de tratamento prévio ou conhecimento de lesão e exame físico normal?

a. Tratar com Penicilina Benzantina 2.400.00 IM em duas semanas consecutivas. b. Tratar com Penicilina Benzantina 2.400.000 IM por três semanas consecutivas. c. Repetir exames para melhor avaliação.

d. Considerar cicatriz sorológica e tranquilizar a gestante. e. Tratar com Penicilina Benzatina 2.400.000 IM em dose única.

66ª Questão

O crescimento e desenvolvimento durante o primeiro ano de vida é um dos melhores indicadores de saúde no lactente. Ao realizar a consulta mensal de puericultura, segundo a OMS, qual o ganho de estatura ideal mensal, durante o primeiro trimestre de vida?

a. 5, 0 cm b. 3,0 cm c. 0,5 cm d. 1,0 cm e. 2,0 cm

67ª Questão

000042480011b311d1140951328e137b945ba715a8c4234 Página 13 de 20

(14)

Sobre a Síndrome de Lynch (Câncer de cólon sem polipose associada), marque a alternativa incorreta:

a. Esta síndrome está associada a mutações na linhagem germinativa de vários genes, em especial o hMSH2 no cromossomo 2 e o hMLH1 no cromossomo 3.

b. Apresenta como característica a presença de três ou mais parentes com câncer de cólon confirmado à histopatologia, sendo um deles parente de primeiro grau dos outros dois, um ou mais casos de câncer colorretal na família diagnosticados antes dos 50 anos e câncer colorretal em pelo menos duas gerações.

c. Apesar de pouco diferenciados, com aparência histológica mucinosa, os tumores do cólon proximal que caracterizam o CCSPH apresentam melhor prognóstico do que tumores esporádicos para pacientes de idades semelhantes.

d. É doença de herança autossômica dominante.

e. A média de idade para o surgimento de um adenocarcinoma encontra-se após os 50 anos, semelhante à média da população geral, o que torna seu diagnóstico mais difícil.

68ª Questão

O diagnóstico dos pacientes com abdome agudo deve ser realizado em serviços de atenção primária . Ao atender um paciente com dor abdominal periumbilical com posterior localização em flanco inferior direito temos como causa mais provável ?

a. Colecistopatia crônica calculose b. Pancreatite aguda

c. Apendicite aguda

d. Isquemia mesentérica aguda e. Diverticulite aguda

69ª Questão

Medidas de prevenção ao COVID-19 são absolutamente fundamentais para que tenhamos a redução do número de casos graves e de óbitos. São medidas recomendadas de prevenção para a COVID-19 dentre as assertivas abaixo:

a. Todas as alternativas estão corretas. b. Etiqueta respiratória.

c. Isolamento social. d. Uso de máscara.

e. Lavar as mãos constantemente com água e sabão.

70ª Questão

A doença inflamátória pélvica acontece a partir da ascenção de microorganismos para o trato genital inferior. Quais os agentes mais comuns encontrados neste processo?

a. Escherechia coli e gonocoos b. Estreptococos e gonococos c. Estafilococos aureus e clamídia d. Gonococos e clamídia

e. Clamídia e estreptococos

71ª Questão

A caracterização do tipo de abdome agudo encontrado na prática clínica é muito importante, pois direciona a propedêudica e a terapêutica mais adequada para o paciente. Ao ter como causa uma colecistite aguda temos um abdome do tipo? a. Isquêmico b. Perfurativo c. Obstrutivo d. Inflamatório e. Hemorrágico

72ª Questão

000042480011b311d1140951328e137b945ba715a8c4234 Página 14 de 20

(15)

Em relação ao comportamento adpatativo do lactente , muitas vezes o profissional médico não realiza esta importante etapa da consulta de puericultura . Nesta perspectiva , qual a idade em que se espera a aquisição do riso social pelo lactente? a. Com 4 meses; b. Com 6 meses. c. Com 2 meses; d. Ao nascer; e. Com 1 mês;

73ª Questão

Os quadros de cólicas e dor abdominal são situações muito comuns durante o pré-natal sendo muitas vezes naturalizados. Em que situações esta situação deve ser considerada um sinal de alerta exigindo um exame físico minucioso e muitas vezes exames complementares?

a. Quando acompanhado de queda de estado geral. b. Quando acompanhado de quadro de abdome agudo. c. Quando acompanhadas de contrações uterinas ritmadas. d. Todas são sinais de alerta.

e. Quando acompanhado de sangramento vaginal.

74ª Questão

A puericultura realizada de forma adequada é fundamental para o futuro da criança e seu completo desenvolvimento . Qual o ganho de peso adequado esperado para o RN no primeiro trimestre?

a. 500 mg grama mês; b. 300 gramas mês. c. 700 gramas mês; d. 600 gramas mês; e. 400 gramas mês;

75ª Questão

Um dos tipos de abdome agudo encontrado na prática clínica são os abdomens agudo obstrutivo . Ao diagnosticar uma situação de abdome agudo obstrutivo de cólon, temos como principal causa desta patologia?

a. Diverticulite b. Aneurisma c. Torção de volvo d. Pseudocisto e. Adenocrcionoma primário

76ª Questão

Sobre o transtorno de adaptação, julgue as afirmações como verdadeiras ou falsas e marque a alternativa que corresponde a sequência correta.

I. Caracteriza-se por desenvolvimento de sintomas emocionais ou comportamentais em resposta a um estressor ou estressores identificáveis ocorrendo dentro de três meses do início do estressor ou estressores.

II. É um diagnóstico comum nas interconsultas psiquiátricas e muitas vezes confundido com depressão maior.

III. Tem sofrimento intenso desproporcional à gravidade ou à intensidade do estressor, mesmo se considerarmos o contexto e fatores culturais que poderiam influenciar a gravidade e a apresentação dos sintomas.

IV. Caracteriza-se pela presença de obsessões, compulsões ou ambas.

V. Geralmente ocorre em quem vivencia diretamente episódio concreto de ameaça de morte, lesão grave ou violação sexual. a. V, F, V, F, V b. V,V,F,V,V c. V,V,V, F, F d. F,F,V,V,V e. F,V,F,V, F

77ª Questão

000042480011b311d1140951328e137b945ba715a8c4234 Página 15 de 20

(16)

Paciente do sexo feminino, 54 anos, G2P1A0, menarca aos 12 anos de idade e menopausa há 2 anos. Deu entrada na Unidade Básica de Saúde devido sangramento na região da mama direita. Ao exame foi verificada presença de lesão ulcerada na mama direita, com presença ainda de comprometimento da pele, quadro compatível com carcinoma inflamatório da mama, além de mamilo invertido. Relata que observou o surgimento de nodulação em mama direita há cerca de 6 meses, porém escondeu de sua família para “não preocupar os filhos”. Nunca havia realizado mamografia. À palpação, nota-se ainda presença de linfonodomegalia palpável e fixa em cadeia axilar ipsilateral (nível I e II), bem como tumoração palpável de cerca de 3 cm em mama direita. Foi encaminhada ao mastologista que indicou biópsia da lesão, recebendo resultado de Carcinoma ductal invasor, grau III. A Imuno-histoquímica revelou se tratar de um tumor do tipo triplo negativo. O estadiamento tomográfico não revelou metástases à distância, bem como apresentou cintilografia óssea negativa para implantes ósseos.

Sobre o estadiamento clínico do câncer de mama, associado ao quadro clínico e os dados do enunciado da questão, a paciente acima encontra-se no estadio:

a. IIIb b. IIIc c. IV d. IIIa e. IIc

78ª Questão

O exame físico de uma pessoa com abdome agudo é etapa essencial no manejo destes quadros . Ao examinar um paciente com dor abdominal que apresenta dor a descompressão brusca do ponto de McBurney temos o sinal de?

a. Murphy b. Brudzinski c. Psoas d. Blumberg e. Rosving

79ª Questão

Uma das causas de abdome agudo encontrado na prática clínica é a pancreatite aguda, devendo o diagnóstico ser o mais precoce possível. Temos como a principal causa de pancreatite aguda no nosso meio qual das assertivas entre as abaixo citadas?

a. Reação a fármacos b. Etanol e litíase biliar c. Elevação de triglícerideos d. Taruma abdominal e. Trauma operatório

80ª Questão

A malária é a mais importante das doenças parasitárias dos seres humanos, ela é transmitida em 106 países, que, juntos, somam 3 bilhões de pessoas, e causa aproximadamente 2 mil mortes a cada dia. A infecção humana começa quando uma fêmea do mosquito Anopheles inocula _____________ de plasmódios a partir de suas glândulas salivares durante uma refeição de sangue.

Asssinale a alternativa que melhor completa a lacuna acima: a. Merozoítos b. Tripomastigotas c. Esporocistos d. Esporozoítos e. Amastigotas

81ª Questão

O quadro clínico de abdome agudo por colangite apresenta um quadro clínico bem característico achado na anamnese e exame físico. O quadro clássico das colangites se caracertiza em quadros mais avançados de Pêntade de Reynalds, em que encontramos o quadro com os seguintes achados exceto:

a. Confusão mental b. Ictéricia

c. Febre

d. Dor em hipocôndrio direito e. Hipotensão

(17)

Sobre Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) e os autoanticorpos utilizados para seu diagnóstico, é incorreto afirmar que: a. O antirribossomal P está associado com ocorrência de depressão ou psicose devida ao lúpus no sistema

nervoso central.

b. O Fator antinuclear é o melhor teste de rastreamento e testes repetidamente negativos tornam improvável o diagnóstico de LES.

c. O Anti-histona está presente, mais frequentemente no lúpus fármaco-induzido que no LES. d. O Anti-La está em geral associado ao anti-Ro e associa-se a maior risco de nefrite.

e. O anti-RNP não é específico para LES e é mais comum em negros do que em brancos.

83ª Questão

A arbovirose Zika vírus causou um drama a muitas famílias e gestantes que foi a microcefalia . Segundo a OMS o que pode ser considerado uma microcefalia grave ?

a. O diagnostico só é possivel com angio- ressonância b. O perímetro cefálico abaixo de 2 desvios padrões c. O perímetro cefálico abaixo 1 devio padrão d. O perímetro cefálico abaixo de 3 desvios padrões e. o perímetro cefálico abaixo de 4 desvios padrões

84ª Questão

A correta interpretação dos exames laboratoriais permite a equipe médica reconhecer a gravidade dos casos atendidos, podendo antecipar tratamento mais adequado. Ao receber um hemograma de um paciente com síndrome gripal/COVID-19, qual exame denota maior risco de gravidade?

a. Linfopenia. b. Eosinofilia.

c. Nenhuma das alternativas expressa gravidade. d. Plaquetose.

e. Linficitose.

85ª Questão

A suplementação com ferro para o lactente é uma medida muito importante na puericultura, mas muitas vezes realizada de forma equivocada. Qual a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria em relação a suplementação profilática com ferro para lactentes em aleitamento exclusivo?

a. Realizar a partir do quarto mês de vida. b. Não realizar suplementação profilática. c. Realizar a partir do segundo mês de vida. d. Realizar a partir do primeiro mês de vida . e. Realizar a partir do terceiro mês de vida.

86ª Questão

Os testes diagnósticos tem diferentes propriedades, tendo utilidades diferentes em sua aplicabilidade. Caso um pesquisador desenvolva um teste para rastrear câncer de mama, qual deve ser a característica desejável para este teste?

a. Ter um alto valor preditivo positivo. b. Ter uma baixa sensibilidade. c. Ter um alto valor preditivo negativo. d. Ter alta especificidade.

e. Ter elevada sensibilidade.

87ª Questão

(18)

A mortalidade infantil é um dos indicadores mais sensíveis para se mensurar a qualidade de vida de uma nação. Quando medimos a mortalidade infantil pós neonatal, estamos mensurando a morte de criança entre:

a. De zero a 27 dias. b. De sete a 27 dias. c. mortes após 364 dias. d. De zero a seis dias. e. De 28 a 364 dias.

88ª Questão

A oferta de ferro ao recém nascido prematuro deve obedecer recomendações atuais da Sociedade Brasileira de Pediatria. Ao atender um RN pré termo, que nasceu com menos de 1kg devemos?

a. Oferecer 4 mg/dia a partir do primeiro mês de vida. b. Oferecer 2 mg/Kg/dia a partir do primeiro mês de vida. c. Oferecer 4 mg/dia a partir do nascimento.

d. Não oferecer ferro.

e. Oferecer 2 mg/Kg/dia a partir do nascimento.

89ª Questão

O correto diagnóstico e tratamento dos contatos de tuberculose é um dos maiores desafios do Programa Nacional de Combate a Tuberculose. Ao atender uma jovem de 15 anos, que tem um irmão com quem divide o quarto, o MFC a encontra assintomática, com raio X de tórax normal e PPD de 8 mm. Qual o diagnóstico mais provável?

a. Paciente saudável.

b. è preciso repetir o PPD após 8 semanas para termos o diagnóstico c. Paciente com Tuberculose pulmonar.

d. Paciente com ILTB.

e. Paciente com tuberculose pleural.

90ª Questão

As sorologias para Toxoplasmose devem ser obrigatoriamente solicitadas no pré-natal. Qual dos resultados das sorologias indica imunidade remota no primeiro trimestre e a não necessidade de repetir o exames nos demais trimestres ou que se continue a investigação?

a. IGM negativo e IGG positivo. b. IGM positivo e IGG positivo.

c. Teste de Avidez de IGG reator fraco com idade gestante com mais de 16 semanas. d. IGM positivo e IGG negativo.

e. Teste de Avidez de IGG reator fraco com idade gestacional com menos de 16 semanas.

91ª Questão

A avaliação do abdome agudo perfurativo deve ser minunciosa e obdecer diversas etapas para um desfecho satisfatório . Dentre os parâmetros abaixo citados , qual deles não deve ser necessariamente pesquisado na investigação diagnóstica?

a. Presença de doenças crônicas

b. Presença de comprometimento sistêmico c. Etiologia da perfuração

d. Nivel da perfuração

e. Tempo de evolução do quadro

92ª Questão

(19)

O manejo adequado dos corrimentos genitais é um desafio para o bom desfecho das gestantes nesta condição. Ao atender uma gestante com corrimento branco, grumoso e prurido vaginal, durante o primeiro trimestre da gravidez, a conduta mais adequada seria dentre as abaixo:

a. aciclovir vo b. itraconazol vo

c. metronidazol creme vaginal d. miconazol creme vaginal e. Fluconazol vo

93ª Questão

Paciente, 64 anos, teve quadro de mal estar, dispnéia e dor torácica em sua residência. Deu entrada no seu plantão evoluindo com parada cardiorrespiratória em AESP (Atividade elétrica sem pulso). Após as manobras de RCP (Reanimação cardiopulmonar), o paciente retorna com pulso. O eletrocardiograma é o que segue abaixo:

Em relação aos achados do eletrocardiograma, a alternativa que melhor declara a possível causa de PCR do paciente acima foi:

a. Infarto agudo do miocárdio de parede posterior b. Embolia pulmonar

c. Infarto agudo do miocárdio de parede anterior

d. Infarto agudo do miocárdio de parede anterossuperior e. Pericardite

94ª Questão

A principal causa de mortalidade materna no Brasil é a Sindrome Hipertensiva Específica na Gravidez (SHEG). Qual a melhor conduta inicial ao atender uma gestante com quadro de pré eclãmpsia grave na Atenção Primária?

a. Prescrever Anlodipino

b. Prescrever Sulfato de Magnésio c. Prescrever Clonazepan

d. Prescrever Hidralazina e. Prescrever Metildopa

95ª Questão

O estudo mais famoso do mundo acerca de doenças cardiovasculares é o estudo de Framingham, que forneceu muito do que conhecemos sobre esta patologia. Qual tipo de estudo é o estudo de Framingham?

a. Coorte observacional. b. Caso Controle. c. Estudo ecológico.

d. Estudo clínico randomizado e. Coorte experimental.

(20)

O edema de membros inferiores são situações muito comumente encontradas durante o pré-natal. Qual das situações das assertivas abaixo não devem ser orientadas para as gestantes para as condutas do edema de membro inferiores?

a. fazer repouso periódico em decúbito lateral.

b. evitar permanecer sentada por tempo prolongado em viagens. c. Usar meias elásticas.

d. prescrever diuréticos tiazídicos. e. evitar ortostatismo prolongado.

97ª Questão

Nem sempre é simples fazer o diagnóstico diferencial entre as várias causas de abdome agudo, exigindo boa acurácia dos profissionais médicos. Ao atender o paciente com quadro clínico de dor tipo cólica, que evolui para dor contínua, que se localiza no hipocôndrio direito, com irradiação para epigástrio, acompanhada de náuseas, vômitos e icterícia . Provavelmente temos um quadro de?

a. Diverticulite b. Apendicite c. Colecistite

d. Obstrução mesentérica e. Abdome agudo hemorrágico

98ª Questão

O exame físico no abdome agudo inflamatório tem vários sinais e sintomas patognomônico. Ao exame, ao se encontrar dor em flanco inferior direito a palpação profunda em ponto de MacBurney com o membro inferior hiperestendido e elevado, temos o sinal:

a. Murphy b. Blumberg c. Rosving d. Psoas e. Lapisnski

99ª Questão

O aconselhamento correto de uma pessoa, também pode ser um tipo de prevenção. Ao orientar um paciente sobre não realizar um exame desnecessário para sua condição clínica, por este ter uma possibilidade de causar malefícios de alguma ordem, estamos realizando:

a. Prevenção quaternária. b. Prevenção secundária. c. Não é prevenção. d. Prevenção terciária. e. Prevenção primária.

100ª Questão

Em caso de acidente ofídico, o tempo até o início dos sintomas e para a apresentação clínica é muito variável, dependendo da espécie envolvida, da localização da picada e da quantidade de veneno inoculada na vítima. Uma das complicações potenciais locais é a necrose dos tecidos, sobretudo agravada pelo garrote. Este tipo de complicação está relacionado sobretudo com o veneno de ação:

a. Quelante b. Neurotóxico c. Hemorrágico d. Coagulante e. Proteolítico 000042480011b311d1140951328e137b945ba715a8c4234 Página 20 de 20

(21)

CURSO DE RESIDÊNCIA MÉDICA Aluno:

Componente Curricular: CIRURGIA GERAL, CLINICA MÉDICA, MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA e PEDIATRIA

Professor (es):

Semestre: 202002 Período: Turma: Data:

RESIDÊNCIA CLÍNICA MÉDICA

GABARITO DE PROVA (RESUMIDO) PROVA 04248 - CADERNO 003 Questão Resposta 1ª questão (E) 2ª questão (A) 3ª questão (C) 4ª questão (A) 5ª questão (C) 6ª questão (E) 7ª questão (B) 8ª questão (E) 9ª questão (D) 10ª questão (A) 11ª questão (E) 12ª questão (E) 13ª questão (D) 14ª questão (E) 15ª questão (A) 16ª questão (E) 17ª questão (A) 18ª questão (C) 19ª questão (E) 20ª questão (A) 21ª questão (C) 22ª questão (C) 23ª questão (B) 24ª questão (D) 25ª questão (D) 26ª questão (D) 27ª questão (D) 28ª questão (C) 29ª questão (D) 30ª questão (B) 31ª questão (C) 32ª questão (C) 33ª questão (C) 000042.480019.21e177.90654f.245ba1.070f51.1aa49a.eac53 Pgina 1 de 3

(22)

34ª questão (A) 35ª questão (D) 36ª questão (C) 37ª questão (C) 38ª questão (B) 39ª questão (E) 40ª questão (B) 41ª questão (C) 42ª questão (B) 43ª questão (D) 44ª questão (A) 45ª questão (A) 46ª questão (E) 47ª questão (B) 48ª questão (A) 49ª questão (E) 50ª questão (C) 51ª questão (B) 52ª questão (D) 53ª questão (E) 54ª questão (B) 55ª questão (D) 56ª questão (D) 57ª questão (E) 58ª questão (D) 59ª questão (C) 60ª questão (B) 61ª questão (A) 62ª questão (C) 63ª questão (D) 64ª questão (A) 65ª questão (B) 66ª questão (B) 67ª questão (E) 68ª questão (C) 69ª questão (A) 70ª questão (D) 71ª questão (D) 72ª questão (C) 73ª questão (D) 74ª questão (C) 75ª questão (E) 76ª questão (C) Questão Resposta 000042.480019.21e177.90654f.245ba1.070f51.1aa49a.eac53 Pgina 2 de 3

(23)

78ª questão (D) 79ª questão (B) 80ª questão (D) 81ª questão (E) 82ª questão (D) 83ª questão (D) 84ª questão (A) 85ª questão (E) 86ª questão (E) 87ª questão (E) 88ª questão (A) 89ª questão (D) 90ª questão (A) 91ª questão (A) 92ª questão (D) 93ª questão (B) 94ª questão (B) 95ª questão (A) 96ª questão (D) 97ª questão (C) 98ª questão (E) 99ª questão (A) 100ª questão (E) 000042.480019.21e177.90654f.245ba1.070f51.1aa49a.eac53 Pgina 3 de 3

Referências

Documentos relacionados

A Escola Senai de Valinhos iniciou atividades em 1º de agosto de 1976 como Unidade de Formação Profissional mantida em convênio com a Prefeitura do Município de Valinhos.. Nestes

Essa questão pode ser aprofundada. Acredito que a súmula vinculante não virá em detrimento da independência do Juiz, mas em favor daquele que precisa de justiça, o

documentação deveria estar em castelhano e digitalizada para que seja susceptível de se enviar por correio electrónico. Igualmente é necessário, preparar os dados, listas

planejamento de transportes; políticas de transporte urbano; economia dos transportes urbanos; sistemas de transportes públicos; sistema viário; segurança de trânsito.

≅ ‘Dois homens carregaram três malas cada/de cada vez.’ (GIL, 1992a: 322) Um exemplo de língua do tipo (iii), que apresenta uma forma para numerais distributivos adverbiais

Por exemplo em França, nos anos sessenta e setenta, o desenvolvimento da produção nuclear foi acompanhado pela instalação de aquecimento elétricos cujo funcionamento era controlado

Extintores de Incêndio com carga de pó para extinção de incêndio tipo BC com pressurização direta Extintores de Incêndio com carga de pó para extinção de incêndio tipo BC

O quadro clínico da dor testicular aguda, também chamada de escroto agudo, geralmente vem acompanhado de edema, aumento de volume, elevação da temperatura, febre,