• Nenhum resultado encontrado

E-book Completo: Investimentos em Renda Fixa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E-book Completo: Investimentos em Renda Fixa"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

E-book Completo:

Investimentos em

Renda Fixa

(2)

Neste E-Book estão as melhores informações sobre os principais

investimentos em Renda Fixa. Aqui você verá:

• Quais são esses investimentos

• Suas especificações

• Qual o melhor momento para investir em cada um deles

• Como suas rentabilidades são calculadas

• Qual são seus rendimentos atualizados

• Comparações entre os rendimentos

• Simulações atualizadas

• Novidades sobre investimentos em renda fixa

Por Pedro Nogueira, criador do site Poder Do Investimento

www.PoderDoInvestimento.com

@poder.do.investimento

Pedro Nogueira – Como Investir Corretamente

Poder Do Investimento

(3)

Sumário

Taxas Atualizadas: ... 3

Os principais investimentos em Renda Fixa do momento: ... 4

1. Poupança: ... 5 2. Tesouro Selic: ... 6 3. Tesouro IPCA+ : ... 7 4. Tesouro Prefixado: ... 8 5. CDB´s: ... 9 6. NuConta: ... 10 7. LCI e LCA: ... 11

8. Fundos de Renda Fixa: ... 12

RENDIMENTOS ATUALIZADOS RENDA FIXA: ... 14

GRÁFICO DE COMPARAÇÃO DOS RENDIMENTOS: ... 16

Taxas Atualizadas:

• Taxa Selic: 3% • Inflação: 1,96% • CDI: 2,9%

É fundamental conhecer esses indicadores antes de investir em Renda Fixa, a taxa Selic e o CDI são os juros interbancários, sempre estarão bem próximos e são eles

(4)

que definem o rendimento atual dos investimentos em Renda Fixa. Então, quanto menor a Selic/CDI, menores serão os rendimentos.

E a inflação é o quanto seu dinheiro irá desvalorizar ao ano, vários títulos têm sua rentabilidade atrelada ao IPCA (inflação).

Os principais investimentos em Renda Fixa

do momento:

• Poupança

• Tesouro Direto

• CDB´s

• NuConta

• LCI

• LCA

(5)

1.

Poupança:

A poupança é o investimento mais conhecido pelos brasileiros, acabou se tornando uma cultura no país e mesmo sendo um dos piores investimentos em renda fixa, as pessoas insistem em deixar o seu dinheiro nela.

Por esse motivo, mesmo não sendo um dos melhores investimentos em renda fixa, vamos falar sobre a Poupança aqui.

É um investimento que faz mais sentido visando um curto prazo, porém fique sempre atento a data de aniversário mensal de seu investimento, se o dinheiro for resgatado antes dela, não há rendimento naquele mês.

Outro ponto que devemos nos atentar, é a inflação, se a inflação estiver muito alta, provavelmente o rendimento da poupança irá perder para ela, logo, esse

investimento fará com que você perca dinheiro.

Rendimento:

• 70% da Taxa Selic + TR

Esse com certeza não é um investimento recomendado. Se deseja investir com segurança, podendo retirar o seu dinheiro a hora que quiser, obter rendimento maior e além disso não depender de aniversário mensal para seu dinheiro render, conheça o Tesouro Selic a seguir e seja feliz.

(6)

TESOURO DIRETO:

É importante lembrar que as rentabilidades dos títulos do Tesouro Direto (com exceção a do Tesouro Selic, que depende diretamente da taxa Selic) variam constantemente, então recomendo que você consulte a rentabilidade atual de cada um dos títulos no próprio site do tesouro direto: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto-precos-e-taxas-dos-titulos

2.

Tesouro Selic:

O Tesouro Selic é considerado o título mais seguro do Tesouro Direto, já que possui baixa volatilidade e é um investimento de curto prazo, pode ser retirado a qualquer momento sem afetar seu rendimento.

Rendimento atual:

Taxa Selic + 0,03%

Logo, é um título interessante quando as taxas de juros estiverem em alta, de modo que ele possa proteger facilmente seu dinheiro da inflação.

Porém, o principal motivo de sua escolha não é seu rendimento, e sim a facilidade de resgate, que se assemelha a da poupança aliado ao maior rendimento. Por isso, é o investimento ideal para deixar sua reserva de emergência ou de oportunidade. Se você possui dinheiro na poupança e está buscando uma boa opção de investimento, tire agora de lá e aplique no Tesouro Selic, veja por que:

• Seu dinheiro estará mais seguro

• O rendimento da poupança é de 70% deste

• Seu dinheiro pode ser retirado a qualquer momento, demorando apenas 1 dia útil para estar em sua conta

(7)

• Diferentemente da poupança, não depende de aniversário mensal. Ele rende diariamente.

3.

Tesouro IPCA+ :

É o título do Tesouro Direto mais indicado para o longo prazo, havendo várias opções de prazos estabelecidos, indo desde 5 até 30 anos.

O ideal é que a data do contrato seja respeitada, pois assim não há perda de rentabilidade.

Existe a possibilidade de lucro na venda antecipada desse título, porém isso foge um pouco da renda fixa, sendo assunto para outra ocasião.

Seu rendimento é estabelecido através da Inflação (IPCA) somada a uma taxa prefixada, veja abaixo:

Rendimentos atuais:

**Inflação + % a.a

É o título que mais assegura seu dinheiro, sendo, na minha opinião, o melhor para quem deseja garantir uma boa aposentadoria.

(8)

Além de proteger seu dinheiro da inflação, esse investimento fornece já no início da contratação qual será o rendimento real (ainda sem descontar o IR).

4.

Tesouro Prefixado:

Assim como o IPCA+, o Tesouro Prefixado também é um investimento de longo prazo, respeitando também contratos de durações variadas, que vão de 3 a 10 anos. Seu rendimento é estabelecido apenas por uma taxa prefixada, ou seja, você sabe exatamente qual será o rendimento no momento da contratação.

Rendimentos Atuais:

**Inflação + % a.a

Essa pode ser uma excelente aplicação, assim como pode ser péssima, então é importante entender os riscos antes de investir em prefixados.

Isso porque, caso ele seja contratado agora, por exemplo, onde o rendimento é de 7,88% a.a até 2031 e a inflação nos próximos anos ultrapassar esse rendimento, a rentabilidade real passa a ser negativa.

Nesse ponto de vista o Tesouro IPCA+, o Selic e talvez até mesmo a poupança, acabam saindo em vantagem.

Por outro lado, se ele a inflação diminuir muito nos anos seguintes ao investimento, o Tesouro prefixado tem uma performance muito melhor do que os citados a cima.

(9)

Logo esse é um título com maior potencial de ganho, acompanhado de um maior risco.

5.

CDB´s:

São títulos bancários que têm sua rentabilidade pós-fixada de acordo com o CDI (média da taxa de juros praticada em empréstimos interbancários). Funcionam de forma muito semelhante ao Tesouro Direto.

Inicialmente, para adentrar nesse investimento temos que analisar algumas coisas. Primeiramente é importante analisar com calma os CDB´s oferecidos pelos bancos, pois geralmente são muitos, e possuem diferentes objetivos.

É importante também comparar o rendimento desses, que será mostrado como uma porcentagem do CDI, que é bem próximo a taxa Selic, com os títulos do Tesouro Direto.

E por último, na análise desses CDB´s, deve-se dar uma grande importância para as taxas cobradas, as vezes são tão altas que esse investimento se torna pior até mesmo do que a poupança.

Fique de olho na porcentagem do CDI que o banco paga, os melhores costumam pagar 100% deste.

Rendimento:

• 100% a CDI

Muitos investimentos são atrelados à taxa CDI, e o ideal é que sempre se busque investimentos que tenham rendimentos pelo menos próximos a 100% do CDI, pois abaixo disso acaba perdendo muito para outras aplicações em renda fixa.

(10)

6.

NuConta:

A NuBank possui uma alternativa chamada NuConta, que se trata de uma conta de pagamento.

Essa conta funciona de forma muito parecida com a poupança, de certa forma mescla a poupança com os investimentos em CDB´s.

Já que, ao depositar uma quantia na NuConta, essa é automaticamente exposta a um rendimento de 100% a taxa CDI, assim como é oferecido em alguns CDB’s.

Rendimento:

• 100% a CDI

Esse é um dos investimentos que pode sempre estar entre os melhores. Caso a taxa Selic esteja muito próxima ou menor do que a CDI, e os CDB´s estejam oferecendo menos de 100% do CDI, a conta na Nubank acaba sendo mais atrativa.

Lembrando que esses investimentos funcionam de forma muito parecidas, ambos são excelentes alternativas para:

• Vencer a inflação

• Servir como um investimento de curto prazo • Servir de reserva de emergência

(11)

7.

LCI e LCA:

O LCI e o LCA se tratam de investimentos muito semelhantes aos títulos do

Tesouro Direto, porém oferecidos pelos bancos, onde você empresta seu dinheiro para que ele seja utilizado em atividades do setor imobiliário ou do agronegócio.

• LCI: Letra de Crédito Imobiliário

• LCA: Letra de Crédito do Agronegócio

Assim como no Tesouro Direto, os LCI e LCA podem ter um rendimento prefixado ou pós-fixado, seguindo parâmetros como a inflação (IPCA) ou o CDI.

Entretanto, os investimentos nessas letras de crédito costumam ser sempre de longo prazo.

Rendimentos:

• LCI Prefixado: taxa de rendimento fixa no momento da contratação • LCI pós-fixado em relação ao CDI: Seu rendimento é uma porcentagem

do CDI, assim como em CDB´s.

• LCI IPCA+: Assim como no Tesouro IPCA+, conta com uma taxa pré-fixada aliada à inflação recorrente durante o período da aplicação

(12)

Na prática os dois tipos de investimentos funcionam de forma muito parecida, logo, o que mais interessa na hora da escolha deles é qual possui maior rendimento, qual o prazo estabelecido e qual a quantia necessária para investir.

E o ponto principal do investimento em LCI e LCA, não pagamos imposto de renda, ao contrário dos outros citados acima, com exceção da poupança.

Confira as principais características desse tipo de investimento:

• São tão seguros quanto a poupança • São isentos de Imposto de Renda • São investimentos de longo prazo

• A rentabilidade é afetada caso seja resgatado antes do prazo

• Caso haja resgate antecipado seu dinheiro demora a cair na conta • São semelhantes aos títulos do Tesouro Direto

Esses são excelentes tipos de investimentos e devem sempre ser uma das alternativas quando o assunto é renda variável.

O fato de serem isentos de imposto de renda faz com que se tornem muito interessantes.

É importante ficar atento, pois já se fala em tributar essas letras de crédito, caso algo mude, o rendimento também é afetado.

(13)

Os Fundos de Renda Fixa são carteiras de investimentos composta por pelo menos 80% de ativos de renda fixa.

São administrados por especialistas e você inicia esse investimento comprando uma cota de um fundo específico.

Por esse motivo, são ótimas opções para iniciantes ou para quem não possui tempo para administrar ou estudar sobre seus investimentos.

Esse tipo de aplicação costuma já conter certa diversificação, já que dentro desses fundos, geralmente são encontrados vários ativos diferentes, como títulos públicos, privados e derivativos por exemplo.

Rendimento:

• Seus rendimentos são muito variados, e isso acontece por que existem

muitos fundos, e seus ativos variam muito. Isso faz com que existam Fundos de Renda Fixa que rendam mais do que o CDI, 120% por exemplo, assim como outros que rendam bem menos.

• Sua rentabilidade varia de acordo com o objetivo do fundo, alguns visam superar a inflação, outros o CDI, outros a taxa IMA-B...

Por esse motivo é importante entrar em bons fundos, com bons administradores, isso vai ser responsável por aumentar sua rentabilidade e garantir maior segurança. Outro ponto importante é sempre verificar a taxa de administração.

(14)

• São investimentos diversificados em renda fixa, diminuindo ainda mais os riscos.

• São administrados por especialistas, fazendo com que não seja necessário ficar analisando o mercado financeiro e, além disso, os tornam mais seguros.

• Muitos apresentam rentabilidade superior ao CDI

• São cobrados IR (segue a tabela de impostos) e IOF (resgate em menos de 30 dias)

• Suas rentabilidades são muito variadas e podem ter relação com o IPCA, o CDI ou com a IMA-B

• Pode ser de longo ou de curto prazo, sendo os de longo prazo mais rentáveis

• As taxas de administração podem ser muito altas em alguns casos, inviabilizando o investimento.

• Em caso de rendimentos superiores à meta estabelecida, uma taxa de performance pode ser cobrada.

• É muito importante investir em boas instituições, se a instituição possuir problemas de crédito, o risco passa a ser alto.

É claro que você não precisa de um Fundo para fazer suas próprias aplicações nesse tipo de investimento, como te mostrei, é bem simples utilizar a Renda Fixa. Mas pode ser uma opção...

RENDIMENTOS ATUALIZADOS RENDA FIXA:

Essas planilhas indicam qual a taxa de rendimento estabelecida na data da atualização pelo Tesouro Direto, pela Selic ou pelo CDI, podendo sofrer alterações com o tempo e se tornar mais ou menos rentáveis de acordo com a variação das taxas de juros e da inflação.

(15)

É importante lembrar que é cobrado IOF para resgates feitos antes de completar 30 dias de aplicação, o que não foi considerado nesses cálculos.

(16)

GRÁFICO DE COMPARAÇÃO DOS

RENDIMENTOS:

(17)

Renda Fixa vs IBOV:

O IBOV (Índice Bovespa), é o índice que replica a variação das principais ações da Bolsa de Valores brasileira.

Essa tabela mostra que investir na Bolsa de Valores sem o devido conhecimento, é muito pior do que optar por um investimento de baixo risco em Renda Fixa.

Então esquece essa de que Renda Fixa não vale mais a pena, tenho certeza que você prefere ganhar 3,75% do que perder 32% não é mesmo?

Se não tem o devido conhecimento ainda não arrisque. Mas se tem vontade de aprender mais sobre investimentos e ter sucesso na Bolsa de Valores, com ganhos bem superiores à Renda Fixa, acesse esse curso:

Acessar CURSO COMPLETO sobre investimentos

(18)

E se quer ter acesso a diversos conteúdos gratuitos de alta qualidade que produzo diariamente, nos acompanhe nas nossas redes sociais:

Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCB0tb4NFO1lZDqVh5WKK8PQ

Nosso site:

www.poderdoinvestimento.com

Instagram:

@poder.do.investimento

Referências

Documentos relacionados

Construção e operacionalização do projeto de ação para orientação do estágio de observação da prática docente em aulas de Biologia no Ensino Médio. Reflexão crítica acerca

No que respeita ao "Projecto Viver de Novo", o grupo de trabalho, inicialmente constitufdo por tres tecnicas de serviyo social (duas do CRSSLVT-Servi~o Sub-Regi- onal

No entanto, para aperfeiçoar uma equipe de trabalho comprometida com a qualidade e produtividade é necessário motivação, e, satisfação, através de incentivos e política de

ponto de acesso sem fios, você pode se conectar ao projetor sem fios através do ponto de acesso usando o software de rede da Epson.. Instalação do módulo de LAN

1º - Aprovar “ad referendum” o Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada de Língua Brasileira de Sinais Intermediário I e II do

Se, por exemplo, existir uma entrada no dicionário que indique que os elementos de um determinado código sejam exportados para uma shapefile do tipo linha e

Distribuição das armadilhas Moericke, Pitfall e McPhail para captura de himenópteros em área de produção de melancia no município de Baraúna-RN, (distribution of Moericke,

15 - As empresas estatais federais que possuam o benefício de assistência à saúde previsto em Acordos Coletivos de Trabalho ACT deverão tomar as providências necessárias para que,