• Nenhum resultado encontrado

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

41189 Número de versão: 1.0 Data de emissão: 28-Junho-2017 Data de revisão: 28-Junho-2017 1 / 7

FICHA DE INFORMAÇÕES DE

SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

1. Identificação

U4800 NC01 Pa 66 Resina Nome da substância ou

mistura (nome comercial)

41189

No. de FISPQ

Polímeros

Principais usos recomendados para a substância ou mistura

Não-disponível.

Restrições específicas de uso para a substância ou mistura

Informações sobre o Fabricante / Importador / Distribuidor Fabricante

Informações da Empresa INVISTA FIBRAS E POLÍMEROS BRASIL LTDA. Av. Nações Unidas, 4.777 16° andar

São Paulo - Brasil CEP 05477-000

Número de emergência 0800-76-21553

Informações gerais 55 11 2858 8176

E-mail msds@invista.com

2. Identificação de perigos

Classificação da substância ou mistura

Não classificado.

Perigos físicos

Categoria 3 Corrosão/irritação à pele

Perigos saúde humana

Não classificado.

Perigo ao meio ambiente

Elementos de rotulagem do GHS, incluindo as frases de precaução

Nenhum.

Símbolos de perigo

Palavra de advertência Nenhum.

Frase(s) de perigo Não-disponível.

Frase(s) de precaução

Prevenção Não-disponível.

Resposta Não-disponível.

Armazenamento Não-disponível.

Disposição Não-disponível.

Outros perigos que não resultam em uma classificação

A poeira poderá formar misturas explosivas no ar.

Informações suplementares Nenhum.

3. Composição e informações sobre os ingredientes

Mistura

Concentração ou faixa de concentração Nome químico comum ou nome técnico Número de

registro CAS

NYLON 66 Concentrado para ração >99%

NYLON 66 HOMOPOLYMER; NYLON 66 CHIP;

NYLON 66 FLAKE;

POLYHEXAMETHYLENE ADIPAMIDE

(2)

41189 Número de versão: 1.0 Data de emissão: 28-Junho-2017 Data de revisão: 28-Junho-2017 2 / 7

4. Medidas de primeiros-socorros

Medidas de primeiros-socorros

Remova a vítima para o ar livre e deixe-a em posição confortável para respirar. Se houver dificuldade para respirar, forneça oxigênio. Se a pessoa afetada não estiver respirando, faça respiração artificial. Induza a respiração artificial com a ajuda de máscara de bolso equipada com válvula unidirecional e dispositivo médico adequado para respiração. Não use a técnica de respiração boca-a-boca, se a vítima inalou a substância. Procure atendimento médico, se necessário.

Inalação

Lave imediatamente a pele com água em abundância. Em contato cutâneo pequeno, evite o espalhamento do material na pele não acometida. Lave a roupa separadamente antes de usar novamente. Procure atendimento médico, se houver aparecimento ou persistência de irritação. No caso de contato com produto fundido, resfrie rapidamente com água e procure atendimento médico imediato. Não tente remover o polímero solidificado da pele. O produto fundido pode causar queimaduras graves.

Contato com a pele

Lavar imediatamente com bastante água, inclusive debaixo das pálpebras. Retirar as lentes de contato, se tiver e se for fácil. Continuar enxaguando. Procure atendimento médico, se houver aparecimento ou persistência de irritação.

Contato com os olhos

Em caso de ingestão, NÃO provocar o vômito. Se o vômito ocorrer naturalmente, faça a vítima a inclinar-se para a frente para reduzir o risco de aspiração. Nunca administrar nada pela boca de uma vítima inconsciente ou em convulsões. Se a pessoa afetada não estiver respirando, faça respiração artificial. Não use a técnica de respiração boca-a-boca, se a vítima ingeriu a substância. Consultar o médico.

Ingestão

O contato com material derretido pode causar queimaduras térmicas.

Olhos: As partículas de fibra e poeira podem ser mecanicamente irritantes quando em contato com os olhos. Os sintomas incluem coceira, ardência, vermelhidão e lacrimejamento.

Pele: Os vapores/poeira de polímero podem causar irritação mecânica quando em contato com a pele e causar irritação na pele com vermelhidão. Os sintomas podem incluir vermelhidão, secando de pele, comichão e dor.

Ingestão: A ingestão pode causar irritação gastrointestinal, náusea, vômito e diarréia.

Inalação.: A inalação de poeira produzida durante o corte, esmerilhamento ou lixamento deste produto pode causar irritação das vias respiratórias. A inalação do pó pode causar falta de ar, aperto no peito, dor de garganta e tosse.

Sintomas e efeitos mais importantes; agudos ou tardios

Assegure que a equipe médica esteja ciente do material ou materiais envolvidos e tome precauções para se protegerem. Mostre esta ficha de dados de segurança ao responsável pelo atendimento médico.

Proteção para o prestador de socorros

Aplique medidas gerais de apoio e trate sintomaticamente.

Notas para o médico

5. Medidas de combate a incêndio

Meios de extinção

Pó quimico, CO2, "spray" de água ou espuma comum. Aplique mídia de extinção cuidadosamente para evitar a criação de partículas no ar.

Meios adequados de extinção

Não usar jato de água, pois ele pode espalhar o fogo.

Meios inadequados de extinção

Perigo de explosão: evite a produção de poeira; a poeira fina dispersa no ar em concentração suficiente na presença de uma fonte de ignição representa um risco potencial de explosão. Em caso de incêndio, poderão se formar gases nocivos. Durante a decomposição, este produto pode produzir óxidos de nitrogênio e amônia, dióxido de carbono, monóxido de carbono e outros hidrocarbonos de baixo peso molecular. Em caso de incêndio, poderão ser encontrados traços de cianido de hidrogênio.

Perigos específicos da substância ou mistura

Resfriar os tanques mediante aspersão de água em caso de incêndio, . Não respirar os vapores nos casos de incêndios e/ou explosões. Combata o fogo com o máximo de distância ou use porta-mangueiras automático ou bocais monitorados. Retirar recipientes da área do incêndio, caso possa ser feito sem riscos. Usar procedimentos normais para a extinção de incêndios e considerar o perigo doutros materiais envolvidos.

Métodos especiais de combate a incêndio

Use roupa de proteção completa, incluindo capacete, aparato autônomo de respiração de pressão positiva ou de demanda de pressão, roupa de proteção e máscara facial. As roupas de proteção usadas por bombeiros fornecem proteção apenas limitada.

Medidas de proteção da equipe de combate a incêndio

Coletar água de combate a incêndio contaminada separadamente. Não deve ser enviada à canalização de drenagem. SEMPRE mantenha distância de tanques em chamas.

(3)

41189 Número de versão: 1.0 Data de emissão: 28-Junho-2017 Data de revisão: 28-Junho-2017 3 / 7 Perigo de explosão: evite a produção de poeira; a poeira fina dispersa no ar em concentração suficiente na presença de uma fonte de ignição representa um risco potencial de explosão. Gases e fumaça irritantes e tóxicos podem ser liberados durante o incêndio.

Riscos gerais de Incêndio

6. Medidas de controle para derramamento ou vazamento

Precauções pessoais, equipamento de proteção e procedimentos de emergência

Evite a inalação de emanações do produto derretido. O material fundido pode causar

queimaduras. O material fundido deve ser manipulado com cuidado. Não toque nem ande sobre o material derramado. Mantenha afastados todos os funcionãrios não necessãrios.

Para o pessoal que não faz parte dos serviços de emergência

As proteções individuais recomendadas na seção 8 da FISPQ devem ser usadas. Afastar as pessoas e mantê-las numa direção contrária ao vento em relação ao derramamento. Retirar todas as fontes de ignição. O material fundido pode causar queimaduras. O material fundido deve ser manipulado com cuidado.

Mantenha afastados todos os funcionãrios não necessãrios. Ventile os espaços fechados antes de entrar nos mesmos. Não tocar em recipientes danificados ou em material derramado sem vestuário protector apropriado.

Para o pessoal do serviço de emergência

Evitar, caso seja mais seguro, dispersões ou derramamentos posteriores. Evitar o descarte em drenos, em cursos d´água ou no solo. Evite a liberação para o meio ambiente.

Precauções ao meio ambiente

Não permita o acúmulo de depósitos de poeira em nenhuma superfície, pois eles poderão formar uma mistura explosiva se forem liberados na atmosfera em uma concentração elevada o

suficiente. Utilize apenas ferramentas antifaiscantes.

Evite a dispersão de poeiras no ar (i.e., limpe superfícies empoeiradas com ar comprimido). Elimine todas as fontes de ignição e inflamáveis que possam entrar em contato com o derramamento deste material.

Derramamentos de larga proporção: Aspire ou varra o material e coloque em um recipiente de descarte.

Derramamentos de pequena proporção: Varra ou recolha o material e coloque-o em recipiente apropriado. Limpar meticulosamente as superfícies contaminadas.

Não repor a substância derramada na embalagem original para reutilização.

Métodos e materiais para a contenção e limpeza

7. Manuseio e armazenamento

Minimize a geração e acumulação de poeira. A manipulação industrial de esferas ou lascas de polímero tem o potencial de gerar poeira. A poeira de polímero pode se acumular ao longo do tempo em prédios e equipamentos. Depois de uma quantidade significativa de acúmulo de poeira e interferência, a poeira pode formar mistura explosiva no ar. Certifique-se de que as práticas recomendadas de limpeza sejam seguidas. Evite depósitos significativos de material,

especialmente sobre superfícies horizontais, os quais poderão ser espalhados pelo ar e formar nuvens de poeira combustível e contribuir para explosões secundárias. Pode-se criar nuvens de pó combustível onde as operações produzirem material fino (pó).

Lave as mãos após o manuseio e antes de comer. Quando em uso não coma, beba ou fume. Usar equipamento de protecção pessoal adequado. Evite a liberação para o meio ambiente. Observar as regras de boa higiene industrial. Cuidado no manuseio e na armazenagem.

Tomar medidas para impedir a formação de eletricidade estática. O material fundido pode causar queimaduras. O material fundido deve ser manipulado com cuidado. Quando manusear

substâncias quentes, use luvas resistentes ao calor.

Precauções para manuseio seguro

Mantenha afastado de calor, faíscas e fogo. Mantenha este material afastado de alimentos, bebidas e alimento de animais. Os pós secos podem acumular cargas de eletricidade estática quando sujeitos à fricção causada pelas operações de transferência e mistura. Forneça precauções adequadas, como aterramento e ligação elétrica ou atmosferas inertes. Manter hermeticamente fechado, em local seco, fresco e bem arejado. Institua a manutenção rotineira para ter certeza de que as poeiras não acumulem nas superfÃ-cies. Mantenha afastado de materiais incompatíveis (consulte a seção 10 da FISPQ).

Condições de armazenamento seguro, incluindo qualquer incompatibilidade

8. Controle de exposição e proteção individual

Parâmetros de controle

Nenhum limite de exposição informado para o(s) ingrediente(s).

Limites de exposição ocupacionai

Não foi observada a existência de limites de exposição biológica para o(s) ingrediente(s).

(4)

41189 Número de versão: 1.0 Data de emissão: 28-Junho-2017 Data de revisão: 28-Junho-2017 4 / 7 Recomenda-se que todos os equipamentos de controle de pó, como exaustores locais e sistemas de transporte de materiais envolvidos no manuseio deste produto contenham ventilações de alívio de explosão, um sistema de supressão de explosão ou um ambiente de oxigênio reduzido. Certifique-se de que os sistemas de manuseio de pó (como tubulações de exaustão, coletores de pó, vasos e equipamentos de processamento) tenham sido projetados para prevenir o escape de pó para a área de trabalho (ou seja, não haja vazamento do equipamento).

Use somente equipamentos elétricos devidamente classificados e veículos industriais

motorizados. Use equipamentos para isolamento do processo, ventilação local por exaustor ou outros controles de engenharia para garantir que os níveis das substâncias transportadas pelo ar fique abaixo do limite recomendado. Mantenha a produção de poeira aérea a um mínimo A ventilação deve ser suficiente para retirar e evitar efetivamente o acúmulo de toda poeira ou emanação produzidas durante o processamento térmico e a manipulação.

Medidas de controle de engenharia

Medidas de proteção pessoal

Evitar o contacto com os olhos. Utilizar óculos de segurança com protectores laterais (ou óculos completos).

Proteção dos olhos/face

Proteção da pele

Use luvas adequadas resistentes a produtos químicos. Evitar o contacto com a pele. Obter informações sobre as propriedades de permeação das luvas com o fornecedor. Se o material estiver fundido, use luvas resistentes ao calor.

Protecção das mãos

Use vestuário protectivo adequado.

Outras

Quando houver produção de poeira ou fumos do processamento térmico e a ventilação não for suficiente para remove-los efetivamente, deveser fornecida proteção respiratória adequada. Use um respirador com fornecimento de ar em pressão positiva se houver qualquer risco de liberação não controlada, quando os níveis de exposição não forem conhecidos ou em qualquer outra circunstância em que o respirador não apresentar proteção adequada.

Proteção respiratória

Para o produto derretido, use qualquer tipo de luva de borracha com isolamento térmico e quaisquer roupas necessária para proteger contra queimaduras térmicas. Se estiver manipulando material fundido, pode ser necessária proteção adicional, o que pode incluir proteger o rosto. Deve-se usar roupas de proteção térmica adequadas quando necessário.

Perigos térmicos

Sempre observe boas medidas de higiene pessoal, tais como se lavar depois de manusear o material e antes de comer, beber e / ou fumar. Lave, rotineiramente, as roupas de trabalho e os equipamentos protetores para remover os contaminantes. Evitar o contato com a pele e os olhos. Quando em uso não coma, beba ou fume. Manusear de acordo com as boas práticas industriais de higiene e segurança. Conservar longe de alimentos e bebidas.

Medidas de higiene

9. Propriedades físicas e químicas

Granular. Lascas Aparas. Granulado.

Aspecto Sólido. Estado físico Sólido. Forma Baseado na especificação. Cor Leve a nenhum. Odor

Limite de odor Não-disponível.

pH Não aplicável

Ponto de fusão/ponto de congelamento

235 - 265 °C (455 - 509 °F)

Ponto de ebulição Inicial e faixa de temperatura de ebulição

Indeterminado

Ponto de fulgor 420 °C (788 °F) ASTM D1929

Taxa de evaporação Não aplicável Não-disponível.

Inflamabilidade (sólido; gás)

Limite inferior/superior de inflamabilidade ou explosividade Limite de explosividade – inferior (%) Não-disponível. Limite de explosividade – superior (%) Não-disponível.

Pressão de vapor Não-disponível.

Densidade de vapor Não-disponível.

(5)

41189 Número de versão: 1.0 Data de emissão: 28-Junho-2017 Data de revisão: 28-Junho-2017 5 / 7

Solubilidade(s)

Solubilidade (na água) 0 %

Coeficiente de partição -n-octanol/água

Não-disponível.

Temperatura de autoignição 455 °C (851 °F) ASTM D1929

Temperatura de decomposição 50% at 420°C; 96% at 900°C

Viscosidade Não-disponível.

Outros parâmetros físico químicos Família química Poliamido

Peso específico >1

10. Estabilidade e reatividade

O produto é estável e não reativo sob condições normais de uso, armazenamento e transporte.

Reatividade

O material é estável sob condições normais.

Estabilidade química

Nenhuma reação perigosa, se usado normalmente.

Possibilidade de reações perigosas

Minimize a geração e acumulação de poeira. Evite calor, faíscas, chamas de incêndio e outras fontes de ignição.

Condições a serem evitadas

Agentes oxidantes fortes.

Materiais incompatíveis

Pode haver emissão de emanações e gases irritantes e/ou tóxicos durante a decomposição do produto. Cianeto de hidrogênio (ácido cianídrico). Óxidos de azoto (NOx). Óxidos de carbono. Pode liberar amoníaco a temperaturas elevadas.

Produtos perigosos da decomposição

11. Informações toxicológicas

Informações sobre vias de exposição prováveis

Inalação A inalação de poeira produzida durante o corte, esmerilhamento ou lixamento deste produto pode causar irritação das vias respiratórias. A inalação do pó pode causar falta de ar, aperto no peito, dor de garganta e tosse.

Contato com a pele Os vapores/poeira de polímero podem causar irritação mecânica quando em contato com a pele e causar irritação na pele com vermelhidão. Os sintomas podem incluir vermelhidão, secando de pele, comichão e dor.

Contato com os olhos As partículas de fibra e poeira podem ser mecanicamente irritantes quando em contato com os olhos. Os sintomas incluem coceira, ardência, vermelhidão e lacrimejamento.

Ingestão A ingestão deste produto pode causar náusea, vômito e diarréia.

Sintomas Consulte as informações sobre prováveis rotas de exposição.

Toxicidade aguda As informações dadas estão baseadas nos dados dos componentes e da toxicidade de produtos similares. Devido ao elevado peso molecular desse material, ele é considerado como tendo pouca ou nenhuma preocupação toxicológica.

Os critérios de classificação não são atendidos com base nos dados disponíveis.

Corrosão/irritação da pele

Os critérios de classificação não são atendidos com base nos dados disponíveis.

Lesões oculares graves/irritação ocular

Sensibilização respiratória ou à pele

Sensibilização respiratória Os critérios de classificação não são atendidos com base nos dados disponíveis. Os critérios de classificação não são atendidos com base nos dados disponíveis.

Sensibilização à pele

Os critérios de classificação não são atendidos com base nos dados disponíveis.

Mutagenicidade em células germinativas

Carcinogenicidade Os critérios de classificação não são atendidos com base nos dados disponíveis. Os critérios de classificação não são atendidos com base nos dados disponíveis.

Toxicidade à reprodução Toxicidade para órgãos - alvo específicos - exposição única

Os critérios de classificação não são atendidos com base nos dados disponíveis.

Toxicidade para órgãos - alvo específicos - exposição repetida

Os critérios de classificação não são atendidos com base nos dados disponíveis.

Perigo por aspiração Os critérios de classificação não são atendidos com base nos dados disponíveis.

(6)

41189 Número de versão: 1.0 Data de emissão: 28-Junho-2017 Data de revisão: 28-Junho-2017 6 / 7

12. Informações ecológicas

Ecotoxicidade As informações dadas estão baseadas nos componentes e na ecotoxicidade de produtos similares. Não se espera que este produto apresente ecotoxicidade significativa por exposição de organismos e sistemas aquáticos.

Não existe dados quanto à degradabilidade do produto.

Persistência e degradabilidade

Nenhum dado disponível.

Potencial bioacumulativo De coeficiente de partição n-octanol-água {Kow) Não-disponível. Fator de bioconcentração (FBC ou BCF) Não-disponível.

Nenhum dado disponível.

Mobilidade no solo

Outros efeitos adversos Nenhum dado disponível.

13. Considerações sobre destinação final

Métodos recomendados para destinação final

Descarte o conteúdo/recipiente (de acordo com as regulamentações pertinentes).

Restos de produtos

Uma vez que recipientes vazios podem reter resíduos do produto, siga as advertências do rótulo, mesmo após o recipiente estar vazio.

Embalagem usada

Descarte o conteúdo/recipiente (de acordo com as regulamentações pertinentes).

Regulamentações locais

14. Informações sobre transporte

Regulamentações nacionais e internacionais Regulamentações nacionais e internacionais Agência Nacional de Transportes Terrestres

Não estão regulamentados como produtos perigosos.

Regulamentos internacionais Regulamentos internacionais IATA

Não estão regulamentados como produtos perigosos.

IMDG

Não estão regulamentados como produtos perigosos. Não-disponível.

Transportar a granel de acordo com o Anexo II da MARPOL 73/78 e o Código IBC

15. Informações sobre regulamentações

Por favor, consulte os regulamentos locais como pode haver requisitos não mencionados neste documento.

Regulamentos federais

Brasil. Produtos controlados devem ser relatado ao exército (Decreto n º 3655, Anexo 1, alterada)

Não aplicável.

Brasil. Precursores de drogas (Portaria n º 1.274)

Não aplicável.

Brasil. (Decreto n º 99.280, anexos A, B, C e E, tal como alterada) substâncias que empobrecem a camada de ozônio

Não aplicável.

Brasil. Uso e esforços fisiológicos de produtos químicos (Decreto n º 3665, anexo 3)

Não aplicável.

Decreto No. 5.472, de 20 de Junho de 2005, Promulga o texto da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes Não listado. Regulamentos internacionais Protocolo de Montreal Não aplicável. Convenção de Estocolmo Não aplicável. Convenção de Roterdão Não aplicável.

(7)

41189 Número de versão: 1.0 Data de emissão: 28-Junho-2017 Data de revisão: 28-Junho-2017 7 / 7 Protocolo de Kyoto Não aplicável. Convenção de Basileia Não aplicável.

16. Outras informações

Consulte a NFPA 654 - Padrão para Prevenção de Incêndio e Explosões de Pó Proveniente de Fabricação, Processamento e Manuseio de Sólidos Particulados Combustíveis (Standard for the Prevention of Fire and Dust Explosions from the Manufacturing, Processing, and Handling of Combustible Particulate Solids), para obter informações sobre o manuseio seguro.

Informações importantes, mas não especificamente descritas nas seções anteriores

Avaliações internas, testes e pesquisas. Thompson Micromedex, Database, 2006. Hazardous Substance Data Bank, Database, 2006.

Referências

IARC = International Agency for Research on Cancer.

ACGIH = Congresso Americano de Higienistas Industriais do Governo (American Conference of Governmental Industrial Hygienists).

OSHA = Administração de Saúde e Segurança Ocupacional (Occupational Safety and Health Administration).

NTP = Programa Nacional de Toxicologia (National Toxicology Program). CAS = Chemical Abstract Service

TWA = Time Weighted Average SDS = Safety Data Sheet

TLV = Threshold Limit Value (Valor do limite limiar).

NFPA = Associação Nacional de Proteção contra Incêndios (National Fire Protection Association). HMIS = Sistema de Informações de Materiais Perigosos (Hazardous Material Information System).

Legendas e abreviaturas

Esta Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico ("FISPQ") contém informações selecionadas sobre um produto ou grupo de produtos específicos da INVISTA. Refere-se apenas ao produto identificado e a quaisquer usos identificados e tem como base as informações disponíveis nesta data. Informações adicionais podem ser necessárias para avaliar outros usos do produto, inclusive o uso do produto em combinação com quaisquer materiais ou em quaisquer processos, salvo aqueles especificamente mencionados. As informações fornecidas neste documento relativas a quaisquer riscos que possam estar associados ao produto não têm por finalidade sugerir que o uso do produto em determinada aplicação resultara, necessariamente, em qualquer exposição ou risco a operários ou ao público em geral. ESTA FISPQ FOI ELABORADA DE ACORDO COM REGULAMENTOS GOVERNAMENTAIS QUE IDENTIFICAM TIPOS ESPECIFICOS DE INFORMAÇÕES A SEREM FORNECIDOS NESTE DOCUMENTO.

PORTANTO, NAO SE DESTINA E NAO CONTEM UMA DECLARAÇÃO COMPLETA E NÃO SE CONSTITUI EM DECLARAÇÃO, GARANTIA OU AVAL COM RELAÇÃO A CARACTERÍSTICAS, USOS, QUALIDADE, COMERCIALIZAÇÃO, ADEQUAÇÃO PARA UMA FINALIDADE

ESPECIFICA DO PRODUTO, NEM AOS EFEITOS DO PRODUTO RELATIVOS À ADEQUAÇÃO, SEGURANÇA, EFICACIA, AOS RISCOS OU EFEITOS À SAÚDE, QUER USADO

ISOLADAMENTE OU EM COMBINAÇÃO COM QUALQUER OUTRO PRODUTO, A NÃO SER QUE ESTÁ DE ACORDO COM AS EXIGÊNCIAS DE LEIS E REGULAMENTOS APLICÁVEIS. Compradores e usuários do produto são responsáveis por determinar se o produto é adequado para o uso a que se destina e se os seus operários e o público em geral devem ser informados de quaisquer riscos resultantes de tal uso. Nada do quanto contido nesta FISPQ deve ser

interpretado de forma a modificar quaisquer das condições comerciais de acordo com as quais o produto foi vendido pela INVISTA incluindo, entre outros, os termos e as condições que tratam dos respectivos direitos e obrigações das partes contratantes com relação a garantias, recursos e indenizações.

Compradores e usuários do produto deveriam comunicar especificamente esta FISPQ e qualquer FISPQ adicional ou qualquer advertência escrita, periodicamente recebida da INVISTA a todos os seus empregados, agentes, contratados e clientes que usem o produto. Além disso, se

compradores e usuários acreditarem ou tiverem razoes para acreditar que esta FISPQ ou qualquer outra informação a eles fornecida pela INVISTA é imprecisa ou de qualquer forma insuficiente para qualquer fim, deveriam imediatamente notificar a INVISTA de tal fato junto com os fundamentos de tal crença (por exemplo: estudos, dados, relatórios de incidentes etc.) de forma que a INVISTA possa determinar se há necessidade de alteração ou suplementação da FISPQ, ou se são apropriadas outras medidas. A omissão de compradores e usuários de tempestivamente providenciar tal notificação será considerada como renúncia de compradores e usuários a toda e qualquer reclamação, demanda ou causa de pedir, inclusive causas de pedir fundamentadas em alegação de falha em alertar, por danos pessoais ou ao meio ambiente ou a propriedades decorrentes do ou atribuíveis ao uso do produto.

Esta isenção de responsabilidade estará em vigor desde que permitida por lei. Caso qualquer disposição seja considerada sem efeito ou inexeqüível, tal disposição devera ser tida por excluída a isenção de responsabilidade e as demais disposições continuarão em pleno vigor e efeito.

Referências

Documentos relacionados

O número de empregos formais gerados ao longo destes 2,5 anos do governo Lula beira os 3,2 milhões de empregos segundo o CAGED (cadastro geral de empregados e desempregados), porém

O objetivo deste estudo foi verificar o efeito do aquecimento ativo, realizado por meio de uma corrida contínua de intensidade leve, sobre o desempenho da AG e da IV de

Diversas ações na comunidade e eventos no Iespes são organizados por alunos de diferentes semestres com apoio de professores do curso.  O Iespes oportuniza a realização

CONSIDERANDO que ainda não foi concluído o processo licitatório defl agrado para nova contratação de em- presa para transporte de professores e alunos da Rede Municipal de Ensino,

As comparações entre os estudos de vári- os pesquisadores em centros médicos distintos do país, as observações do IBRANUTRI e os resultados obtidos do presente estudo (prevalência

as cadeias poliméricas, promovendo a formação de ligações de hidrogênio entre polímero e plastificante. Sendo assim, as moléculas de glicerina e do extrato glicérico

Com o aumento da competitividade em todas as áreas, o mercado está se tornando cada vez mais exigente. Daí a necessidade de o empresário buscar novos métodos

‐1‐      Fast PSTN Modem, 2400 BPS Installation Instructions EN