• Nenhum resultado encontrado

DIREITO PROCESSUAL PENAL DR. WILSON DIAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIREITO PROCESSUAL PENAL DR. WILSON DIAS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ESMEG

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DE GOIÁS “Prof. e Des. Romeu Pires de Campos Barros”

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DR. WILSON DIAS

PONTO V - PROCESSO PENAL, SISTEMAS PROCESSUAIS

PENAIS E PRINCÍPIOS INFORMADORES DO PROCESSO

(2)

PONTO V - PROCESSO PENAL, SISTEMAS PROCESSUAIS

PENAIS E PRINCÍPIOS INFORMADORES DO PROCESSO

I – CONCEITOS

1.1. A finalidade do processo penal é a busca da manifestação jurisdicional acerca da ação

delituosa praticada pelo criminoso, com reflexo para a manutenção do equilíbrio social. Para alcançar seus fins o processo penal compreende segundo Fernando Capez o procedimento e a

relação jurídica.

- Procedimento: Consiste numa seqüência ordenada de atos interdependentes, direcionados à

preparação de um provimento final; é a seqüência de atos procedimentais até a sentença. Segundo a doutrina o procedimento é o modo pelo qual são ordenados os atos processuais até a sentença.

- Relação Jurídica Processual: Segundo Capez é aquela que se estabelece entre os chamados

sujeitos processuais, atribuindo a cada um direitos, obrigações, faculdades, ônus e sujeições.

2 – SISTEMAS PROCESSUAIS PENAIS OU TIPOS DE PROCESSO PENAL 2.1. Inquisitivo

– Segundo a Prof. Ada Grinover neste tipo de processo penal “as funções de acusar, defender e

julgar encontram-se enfeixadas em um único órgão, é o juiz que inicia o processo, que recolhe as provas e que, a final, profere a decisão”.

- Características: a) é sigiloso; b) não é contraditório; c) reúne na mesma pessoa as funções de

acusar, defender e julgar; d) O processo é escrito; e) não incide as regras da igualdade ou da liberdade processuais; f) O réu é mero objeto do processo e não sujeito de direito.

2.2. Acusatório

- Segundo a Prof. Ada Grinover “é um processo penal de partes, em que acusador e acusado se

encontram em pé de igualdade; é, ainda, um processo de ação, com as garantias da imparcialidade do juiz, do contraditório e da publicidade.”

- Características: a) contraditório; b) as partes encontram-se no mesmo pé de igualdade; c) o

processo é público; c) as funções de acusar, defender e julgar são atribuídas a pessoas distintas; d) a iniciativa do processo cabe a parte acusadora.

2.3. Misto

- A fase inicial é inquisitiva, onde ocorre uma investigação preliminar e a uma instrução

preparatória e na fase final onde ocorre o julgamento estão presentes todas as garantias do processo acusatório.

Obs.: Sistema adotado no Brasil

- No direito pátrio, o sistema processual penal adotado é o acusatório e, embora o inquérito policial seja inquisitivo o mesmo constitui-se em mero procedimento informativo que ocorre numa fase pré-processual da persecutio criminis.

(3)

3. PRINCÍPIOS INFORMADORES DO PROCESSO PENAL

3.1. VERDADE REAL: Trata-se de princípio próprio do processo penal pois no cível o juiz deve

conformar-se com a verdade trazida aos autos pelas partes e no processo penal o que se busca é o conhecimento da situação fática verdadeiramente ocorrida tanto é que o artigo 156 do CPP dispõe que “o juiz poderá, no curso da instrução ou antes de proferir sentença, determinar, de ofício,

diligências para dirimir dúvida sobre ponto relevante”. A certeza da existência de um fato é obtida

mediante a apreciação de provas e estas, em regra possuem o mesmo valor.

- Exceções ao princípio da verdade real: a) impossibilidade de exibir prova no plenário do júri, que não tenha sido comunicada à parte contrária com antecedência mínima de três dias (art. 475 do CPP); b) inadmissibilidade das provas obtidas por meios ilícitos (art. 5º, LVI, da CF); c) os limites para depor de pessoas que, em razão de função, ofício ou profissão, devam guardar segredo (art. 207 do CPP); d) a recusa de depor de parentes do acusado (art. 206 do CPP); e) restrições à prova, existentes no juízo cível, aplicáveis ao penal, quanto ao estado de pessoas (art. 155 do CPP); f) vedação de revisão criminal pro societate (art. 623 do CPP).

3.2. OFICIALIDADE: Os órgãos incumbidos da persecução penal devem ser estatais e isto está

evidenciada na Constituição Federal em seu artigo 129, I, da CF ao consagrar que a ação penal pública é privativa do Ministério Público e no artigo 144, §§ 1º e 4º da CF e art. 4º do CPP ao dizer que a função de polícia judiciária à Polícia Civil e a Polícia Federal.

- Exceções ao princípio da oficialidade: a) a ação penal privada (art. 30 do CPP) e, b) ação penal

privada subsidiária da pública (artigos 5º, LIX da CF e art. 29 do CPP).

3.3. LEGALIDADE OU OBRIGATORIEDADE: Nos crimes de ação pública a autoridade

policial é obrigada a proceder ás investigações e por outro lado o Ministério Público deve propor a competente ação penal se presentes os elementos necessários, sem que haja discricionariedade. - Exceções: a) ação penal pública condicionada; b) ação penal privada (neste caso vigora o

princípio da oportunidade). Ver as ressalvas contidas na Lei 9.099/95 que autoriza a transação penal e também a Lei 10.409/02 em seus artigos 32, §2º e 37, IV.

3.4. INDISPONIBILIDADE DO PROCESSO: Face a este princípio a Autoridade Policial não

pode arquivar inquérito policial (art. 17 do CPP), não poderá o Ministério Público desistir da ação penal (art. 42 do CPP), da mesma forma não poderá desistir do recurso interposto (art. 576 do CPP) e a possibilidade do juiz não se vincular ao pedido de absolvição formulado pelo Ministério Público pois tal pedido poderia constituir uma forma de disponibilidade da ação penal pública.

- Abrandamentos da regra da indisponibilidade do processo: a) suspensão condicional do processo

(art. 89 da Lei nº 9.099/94); b) jus accusationis a cargo do ofendido nos crimes de ação penal

privada; c) a atuação dos órgãos oficiais fica condicionada à manifestação de vontade do ofendido

nos crimes de ação penal pública condicionada à representação; d) nos crimes de ação penal pública condicionada à requisição do Ministro da Justiça.

(4)

3.5. DO CONTRADITÓRIO E DA AMPLA DEFESA: Garantia consagrada no texto

constitucional, em seu art. 5º, inc. LV, que dispõe que “aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes”.

Como o sistema processual brasileiro adota o princípio acusatório o réu goza do direito absoluto da defesa, podendo para tanto utilizar-se dos meios de prova permitidos pelo direito, não podendo ser condenado sem ser ouvido, devendo ser respeitado a igualdade processual segundo o qual as partes possuem os mesmos direitos no processo. Diz o artigo 261 do CPP que “nenhum acusado, ainda

que ausente ou foragido, será processado ou julgado sem defensor” e, por seu turno o art. 263 do

CPP leciona que “se o acusado não o tiver, ser-lhe-à nomeado defensor pelo juiz, ressalvado o seu

direito de, a todo tempo, nomear outro de sua confiança, ou a si mesmo defender-se, caso tenha habilitação”.

A doutrina entende que no exercício da ampla defesa, em homenagem ao princípio da

proporcionalidade, é possível o aproveitamento excepcional da prova ilícita quando as mesmas venham em socorro ao réu.

Do princípio do contraditório decorrem dois outros princípios: a) princípio da igualdade processual e b) princípio da liberdade processual.

3.6. PUBLICIDADE: Vigora no Direito Processual Penal brasileiro o princípio da publicidade

absoluta ou geral como regra pois o artigo 792 do CPP prevê que as audiências, sessões e atos processuais serão públicos, todavia há regras constitucionais e infraconstitucionais atinentes ao que a doutrina qualifica de publicidade especial ou restrita. São elas: - “se da publicidade da audiência,

da sessão ou do ato processual, puder resultar escândalo, inconveniente grave ou perigo de perturbação da ordem, o juiz, ou tribunal, câmara ou turma, poderá, de ofício ou a requerimento da parte ou do Ministério Público, determinar que o ato seja realizado a portas fechadas, limitando o número de pessoas que possam estar presentes” (art. 792, § 1º, do CPP); - restrição a

publicidade de atos processuais para defesa da intimidade ou do interesse social (arts. 5º, LX e 93 , IX, parte final da CF); - relativos ao sigilo da votação dos jurados no Tribunal do Júri (artigos 476, 481 e 482 do CPP); - retirada do réu da audiência, cuja presença possa influir no ânimo de testemunhas (art. 217 do CPP); - Art. 1º da Lei 9.296/96; - Art. 3º da Lei 9.034/95, etc..

Ressalte-se que a restrição à publicidade dos atos processuais só pode ocorrer nos casos previstos em lei, ou seja, apenas o legislador é quem pode estipular os casos a exigirem o segredo de justiça.

O sigilo do julgamento não se estende ao advogado e ao Ministério Público, porém poderá afetar a

própria parte (final do inciso IX do art. 93, CF/88). Já o sigilo do processo poderá afetar até o próprio advogado (art. 7º, § 1º, item “1”, da Lei 8.906/94, só vigora nos processos cautelares (preparatórios na colheita de provas), não alcançando o processo principal, e desde que não tenha havido prisão ou afetação ao direito de propriedade. A Emenda Constitucional 45/2004 excepcionou o sigilo do julgamento, para a imprensa, quando presente o interesse público à informação, ou seja, acabou com o sigilo do julgamento para a imprensa.

(5)

- O Juiz não age de ofício, devendo o Ministério Público promover privativamente a ação penal pública e ao ofendido a ação penal privada.

3.8. ESTADO DE INOCÊNCIA (Princípio da não-culpabilidade): Este princípio encontra-se

expressado no artigo 5º, LVII da Constituição Federal ao lecionar que ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória. Tal princípio impede a prisão a título de pena antes de uma sentença condenatória com trânsito em julgado mas não impede a prisão a título de medida cautelar. O Superior Tribunal de Justiça firmou o entendimento através da Súmula nº 09 que a prisão processual não viola o princípio do estado de inocência. A doutrina leciona que aquele princípio impôs no Processo Penal três regras: regra probatória, regra de

julgamento e regra de tratamento.

O estado de inocência tem como fim impedir o cumprimento de pena (privativa de liberdade, multa ou restritiva de direitos) antes de uma sentença condenatória com trânsito em julgado (princípio da não culpabilidade), contudo não impede a imposição da prisão a título de medida cautelar, quando presentes os requisitos legais (fumus boni juris e periculum in mora).

O STF, após a sua nova composição, decidiu, por sete votos a quatro, que o princípio da não culpabilidade – art. 5º, LVII – impede a execução provisória da sentença penal condenatória, qualquer que seja a pena aplicada (HC 84078/MG, julg. De 05/02/2009). Também, o STJ passou a decidir no mesmo sentido, de impossibilidade de execução da pena na pendência de Recurso Especial.

3.9. PRINCÍPIO DO FAVOR REI OU “FAVOR LIBERTATIS” OU “FAVOR

INNOCENTIAE”: Por este princípio na dúvida absolve-se o réu ou seja o “jus libertatis” do

acusado deve prevalecer sobre o “jus puniendi” do Estado. Segundo o Prof. Tourinho Filho “No

processo penal, várias são as disposições que consagram o princípío do favor innocentiae, favor

libertatis ou favor rei. Assim, a regra do art. 386, VI, impondo a absolvição por insuficiência de

prova; a proibição da reformatio in pejus – reforma para pior (art. 617); os recursos privativos da Defesa, como o protesto por novo júri e os embargos infringentes ou de nulidade (arts. 607 e 609, parágrafo único); a revisão criminal como direito exclusivo do réu (arts. 621 e s.); a regra do art. 615, § 1º; e, por fim, como coroamento desse princípio, o da presunção de inocência, hoje erigido à categoria de dogma constitucional.

3.10. OFICIOSIDADE: Ressalvadas as hipóteses de ação penal privada e de ação penal pública

condicionada os órgãos incumbidos da persecução penal devem proceder ex officio.

3.11. DEVIDO PROCESSO LEGAL: Segundo este princípio do due process of law previsto na

Constituição Federal em seu artigo 5º, LIV é assegurada à pessoa o direito de não ser privada de sua liberdade e de seus bens, sem a garantia de um processo desenvolvido na forma estabelecida em lei.

3.12. JUIZ NATURAL: Vedação da instituição de juízo ou tribunal de exceção (art. 5º, XXXVII

da CF) e a garantia de que somente a autoridade competente terá poder para processar e julgar o infrator da lei penal (art. 5º, LIII, da CF).

3.13. PROMOTOR NATURAL: Até hoje há alguns doutrinadores e entendimentos

(6)

ou Procurador ad hoc, todavia o STJ tem entendido que a atuação do membro do Ministério Público deve se dar em observância de normativos previamente estabelecidos afim de ser afastado as manipulações indevidas da acusação. O STJ lecionou no acórdão da 6ª Turma, RMS 5.867-0/SP que teve como relator o Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro, publicado no DJ de 16/09/96 que “O réu

tem direito público, subjetivo de conhecer o órgão do Ministério Público, como ocorre com o juízo natural”. Por sua vez o STF também reconheceu a existência deste Princípio do Juiz Natural com

base nos princípios da independência funcional e da inamovibilidade (art. 127, §1º e 128, § 5º, I, “b” da CF) e na prevalência dos interesses sociais (HC 69.599, publicado na pág. 17020 no DJU de 27/08/97), mas vem admitindo as designações constantes nos arts. 24 e 10, IX, alínea “d” da Lei Orgânica do MP – Lei nº 8.625/93 sob o fundamento de que os arts. 127, § 2º, última parte e 128, § 5º, da CF/88.

4. INOVAÇÕES DO PROCESSO PENAL NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE

1998.

4.1. EXTINÇÃO DO DENOMINADO PROCESSO JUDICIALIFORME (Art. 129, I, da

Constituição Federal).

- Encontram-se revogados pela nova Constituição Federal os artigos 26, 531, 533, 535 e 536, todos

do Código de Processo Penal que permitiam o início da ação penal, nas contravenções e nos crimes de homicídio e lesões corporais culposas, através do auto de prisão em flagrante ou por meio de portaria expedida pela autoridade policial ou judiciária.

- O referido dispositivo constitucional instituiu a legitimidade privativa ao Ministério Público para promover a ação penal pública.

4.2. DO JUIZ NATURAL OU JUIZ CONSTITUCIONAL (arts. 5º, LIII e XXXVII da CF). 4.3. DO PROMOTOR NATURAL

4.4. COMUNICAÇÃO IMEDIATA DA PRISÃO AO JUDICIÁRIO E FAMILIARES (Art. 5º, LXII, da CF).

- A comunicação é feita ao juiz mediante ofício, com cópia do auto de prisão em flagrante, devendo o juiz relaxá-lo, converter a prisão em flagrante em prisão preventiva ou substituir por uma ou mais medidas cautelares diversas da prisão preventiva.

- Se o juiz não colocar o preso em liberdade, imediatamente, sendo a prisão ilegal, cometerá o crime

de abuso de autoridade (art. 5º, LXV da CF/88, c/c art. 4º, “d” da Lei nº 4.898/65).

- Tal garantia tem por objetivo impedir as prisões ilegais popularmente conhecidas como prisão para averiguações, bem como tornar conhecido o paradeiro do preso afim de que possa lhe ser possibilitado uma maior assistência familiar.

4.5. DIREITO DA ASSISTÊNCIA FAMILIAR E DE COMUNICABILIDADE (art. 5º, LXIII e art. 136, §3º, IV, da CF).

(7)

garantir o direito à assistência familiar e o art. 136, § 4º, IV também da Constituição Federal que veda expressamente a incomunicabilidade do preso durante o estado de defesa teria revogado o art. 21 do CPP que previa a incomunicabilidade do preso em situações normais.

- O STJ decidiu que o instituto da incomunicabilidade do preso não foi recepcionado pela CF/88 (Rec. Ord. Em HC nº 2001/26015-2, DJU de 24/09/2001, pág. 344).

4.6.PRINCÍPIO DA INTRANSCEDÊNCIA (Art. 5º, XLV da CF)

- Segundo este princípio a pena não passará da pessoa do delinquente.

4.7. IDENTIFICAÇÃO CRIMINAL OU DATILOSCÓPICA COMO EXCEÇÃO (art. 5º, LVIII da CF).

- Com o advento da nova Constituição somente será exigida a identificação datiloscópica quando a

pessoa não se encontrar identificada na forma civil e nas situações exigidas por lei específica. - Tendo em vista que a identificação criminal é exceção, e não, mais, a regra, encontra-se revogado a

primeira parte do inciso VIII do art. 6º do CPP.

Em 2000, foi editada a Lei 10.054 que tratou do assunto, porém a mesma foi revogada por inteiro pela Lei 12.037, de 01/10/2009, a qual considerou como identificada civilmente a pessoa que apresentar um dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Carteira profissional, Passaporte, Carteira de identificação funcional, Carteira de identificação militar ou qualquer outro documento público que permita a identificação. A referida Lei, em seu art. 3º, exige a identificação criminal mesmo quando a pessoa apresente um dos documentos referidos supra, caso ocorra uma das seguintes hipóteses:

a) O documento apresentar rasura ou indício de falsificação;

b) O documento apresentado for insuficiente para a identificação cabal;

c) Forem apresentados documentos de identidade distintos, com dados conflitantes; d) Constar de registros policiais o uso de outros nomes ou diferentes qualificações; ou e) Quando houver despacho judicial dando que a identificação criminal é essencial para as

investigações policiais.

Veja-se que, atualmente e ao contrário do regime jurídico anterior, a identificação criminal pode ser determinada judicialmente e pode ocorrer em todo e qualquer crime.

4.8. RESTRIÇÃO À PUBLICIDADE DO PROCESSO E JULGAMENTOS (art. 5º, LX e art. 93, IX da CF)

- A restrição a publicidade dos atos processuais somente pode ocorrer nos casos previstos em lei e

isto, com o objetivo de preservar a intimidade ou o interesse social.

- Ver item 3.6.

4.9. SOBERANIA DOS VEREDITOS NO TRIBUNAL DO JÚRI

- A Constituição Federal de 1998 restabeleceu o texto da Constituição de 1946 incluindo expressamente a soberania dos vereditos do Tribunal do Júri, o sigilo das votações e a plenitude de defesa.

(8)

LVII DA CF/88).

- “Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória.” - Ver item 3.8.

4.11. INVIOLABILIDADE DO LAR, COM EXCEÇÃO DO FLAGRANTE DELITO, DESASTRE OU SOCORRO À VÍTIMA, OU, DURANTE O DIA, POR DETERMINAÇÃO JUDICIAL (Art. 5º, XI da CF)

- O artigo 241 do CPP encontra-se revogado parcialmente, na parte que admitia a busca domiciliar pela autoridade policial, pessoalmente ou mediante mandado.

- Trata-se de uma reserva de jurisdição, pois apenas do Poder Judiciário foi dado o poder de determinar a violação do domicílio, durante o dia.

4.12. DIREITO DE SILÊNCIO (Art. 5º, LXIII da CF/88).

- Está revogado o artigo198, do CPP que autoriza o juiz invocar o silêncio do acusado na formação

do juízo condenatório, inclusive o art. 478, II, do CPP (alteração de 2008), estabelece a nulidade do julgamento pelo júri, caso nos debates orais faça-se qualquer referência ao silêncio do réu. Por sua vez a Lei 10.792/03 de 1º/12/03 alterou o artigo 186 do CPP, determinando que o Delegado e o juiz informem o acusado, no início do interrogatório, quanto ao direito de permanecer calado.

Referências

Documentos relacionados

Neste tutorial, vou ensinar os passos básicos para criar um mini sistema operacional de 16 bits para x86, inteiramente programado do zero, em Assembly.. Não vou ensinar

O presente estudo objetiva realizar uma reflexão sobre a história indígena no plano das fontes arqueológicas e históricas. Sabe-se que o diálogo entre as fontes é

Isto significa que um problema somente será concebido como tal quando o resolvedor não dispõem de estratégias automáticas para solucionar tais situações... Como apontam

CADA ETAPA POTENCIAL DE RISCO PREVENIR ACIDENTES DEVIDO A AÇÃO DE CADA RISCO MEDIDAS DE SEGURANÇA A SEREM ADOTADAS PARA ADOÇÃO DA MEDIDA RESPONSÁVEL PELA 1- Atividades de

cattleianum e de um verniz contendo o extrato dessa planta sobre cocos cariogênicos, bem como determinar a velocidade da atividade inibitória de contato do extrato aquoso.. O

Alunos que faltarem no curso, total ou parcialmente, ou cancelarem sua presença com menos de cinco dias do início do curso não terão restituição alguma do valor pago na inscrição.

• Depth: Reservoir depth data was not always available at the field level, and therefore it is estimated (for each field) by one of the following four indicators: (i) average depth

Tivemos o Dia da Escola Aberta em que, unidos por uma linha condutora, mostrámos “Portugal No Seu Melhor” com alunos, professores, pais, APEP e funcionários a apresentarem o que