• Nenhum resultado encontrado

Edital Seleção de bolsista no Programa Nacional de Pós- Doutorado PNPD para atuar junto ao programa de PÓS- GRADUAÇÃO em AGRONOMIA DA UEL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital Seleção de bolsista no Programa Nacional de Pós- Doutorado PNPD para atuar junto ao programa de PÓS- GRADUAÇÃO em AGRONOMIA DA UEL"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Edital Seleção de bolsista no Programa Nacional de

Pós-Doutorado – PNPD para atuar junto ao programa de

PÓS-GRADUAÇÃO em AGRONOMIA DA UEL

Considerando a Portaria nº. 086 de 03 de julho de 2013 – CAPES, a qual aprova o Regulamento do Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD o programa de Pós Graduação em Agronomia da UEL está selecionando, mediante critérios próprios, os candidatos à bolsa, verificando a documentação pertinente, conforme as exigências do Regulamento.

SELEÇÃO DE BOLSISTA NO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO – PNPD Art. 1º - O presente edital trata da seleção de UM(A) bolsista para o Programa Nacional de Pós-Doutorado para o Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Londrina.

Art. 2º - Do candidato a bolsista exige-se:

I – possuir o título de Doutor no ato da inscrição e ter defendido o Doutorado há no máximo 03 anos (em uma das áreas relacionadas na Tabela 1), em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de título obtido em instituição estrangeira, este deverá ser analisado pelo Programa de Pós-Graduação;

Tabela 1 – Áreas exigidas no título de Doutor Agronomia - área de concentração entomologia Biologia – área de concentração entomologia Entomologia

II – disponibilizar currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, currículo com histórico de publicação de trabalhos científicos, conforme Anexo I deste Regulamento;

IV – não ser aposentado ou estar em situação equiparada;

V – O candidato pode se inscrever desde que seja brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício.

Art. 3º - Do bolsista exige-se:

I- Elaborar Relatório de Atividades Anual a ser submetido à aprovação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia e encaminhar Relatório Final em até 60 (sessenta) dias após o encerramento da respectiva bolsa;

II- Elaborar e submeter artigos em periódico de alto fator de impacto, referente ao projeto do bolsista e outras pesquisas na área de ciências agrárias.

(2)

IV – Restituir a CAPES os recursos recebidos irregularmente, quando apurada a não observância das normas do PNPD, salvo se motivada por caso fortuito, força maior, circunstância alheia a sua vontade ou doença grave devidamente comprovada e fundamentada. A avaliação dessas situações fica condicionada à análise e deliberação pela Diretoria Executiva da CAPES, em despacho fundamentado.

Art. 4º - Quanto à bolsa:

I- As bolsas concedidas no âmbito do PNPD consistem em pagamento de mensalidade para manutenção do bolsista, cujo valor será fixado pela CAPES, observada a duração das bolsas, constante deste Regulamento.

Parágrafo Único. Cada benefício da bolsa deve ser atribuído a um indivíduo, sendo vedado o seu fracionamento.

II- Para o bolsista aprovado, o período de duração da bolsa será de 12 (doze meses), podendo ser renovada anualmente até atingir o limite máximo de 24 (vinte e quatro) meses.

III- O bolsista terá seu desempenho didático/científico avaliado anualmente por comissão nomeada pelo coordenador, objetivando optar pela renovação ou não da bolsa.

IV- A bolsa poderá ser cancelada pela CAPES ou Programa de Pós-Graduação a qualquer tempo por infringência à disposição deste Regulamento, ficando o bolsista obrigado a ressarcir o investimento feito indevidamente em seu favor, de acordo com a legislação federal vigente, e impossibilitado de receber benefícios por parte da CAPES pelo período de até cinco anos, contados do conhecimento do fato, sem prejuízo das demais sanções administrativas, cíveis e penais.

V- O bolsista poderá ser substituído no âmbito do Programa de Pós-Graduação, a qualquer tempo, em casos de desempenho insuficiente, desistência, abandono, interrupção ou finalização da vigência da bolsa ou projeto. Nestes casos a substituição do bolsista deverá ser precedida do cancelamento da bolsa vigente e cadastramento posterior do novo bolsista PNPD.

Parágrafo Único - A substituição de bolsista requererá a apresentação de Relatório de Atividades referente ao tempo de vigência da bolsa

Art. 5º - Atividades do bolsista:

I- Elaborar e conduzir projeto de pesquisa que resulte em disseminações científicas (publicações) em periódicos de impacto.

II- Ministrar aulas no Programa de Pós-Graduação em Agronomia (disciplina oferecida na área de concentração em que for selecionado).

II- Coorientar alunos de Pós-Graduação.

IV- Realizar outras pesquisas de relevância na área de Ciências Agrárias.

Art. 6º - Quanto à inscrição de candidatos a bolsa:

I – O período de inscrição será de 10 a 24 de julho de 2017. As inscrições poderão ser feitas pessoalmente na secretaria do curso de Pós-Graduação em Agronomia no período da manhã (8:30 às 11:30), ou a documentação poderá ser postada pelo correio (via sedex) até ao dia 24 de julho de 2017.

(3)

II- No caso de envio da documentação pelo correio, o Programa não se responsabiliza por documentos que não cheguem dentro do prazo por qualquer tipo de problema.

III- As entrevistas serão realizadas com agendamento de 31/07 a 04/08 de 2017. Para candidatos residentes a mais de 500 km de Londrina a entrevista poderá ser feita pelo Skype, mediante solicitação do candidato, e em dia e horário a ser determinado pela comissão avaliadora.

IV- O endereço para inscrição pessoalmente é: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UEL, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Londrina.

V- O endereço para envio da inscrição pelo correio é: Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Inscrição Bolsa PNPD, Caixa postal 10011- CEP 86057 – 970. Londrina - PR.

V- O candidato deverá apresentar a seguinte documentação:

a) Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada (Anexo III), com uma foto 3x4; b) Diploma de Graduação autenticado;

c) Ata de defesa de doutorado ou diploma de doutorado;

d) CPF, RG, Certidão de nascimento ou casamento (autenticados);

e) Título de Eleitor (com comprovante de regularidade com a justiça eleitoral) e Certificado de Reservista (candidatos do sexo masculino), autenticados;

f) Currículo Plataforma Lattes impresso com as publicações de 2013 a 2016 devidamente documentadas (Anexo I pontuado);

g) Ficha da disciplina a ser ofertada pelo candidato no Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Anexo II).

Art. 7º - Quanto à seleção:

I- As inscrições serão avaliadas pela comissão de seleção composta por um membro da comissão coordenadora do programa e pelo menos dois docentes integrantes do quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da área de fitotecnia.

II – O resultado será divulgado a partir de 07 de agosto de 2017.

Art. 8º - Disposições finais:

I- Casos omissos serão analisados pela comissão de seleção do Programa de Pós- Graduação em Agronomia.

II- Ao se inscrever automaticamente o candidato concorda com as normas estabelecidas pelo programa de Pós-graduação em Agronomia da UEL, para a seleção da bolsa.

III- Casos de dúvidas, entrar em contato com o coordenador (claudemircca@uel.br ou 43- 3371-5985/4697).

Londrina, 28 de junho de 2017.

Prof.a Dra. Maria de Fátima Guimarães Coordenador do Programa de

(4)

Critérios de avaliação para seleção de bolsista

O candidato a bolsista será avaliado pelo mérito científico, devidamente comprovado por documentação em seu currículo PLATAFORMA LATTES, pela adequação da disciplina a ser ofertada no Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PAG) e pelo desempenho na arguição, conforme:

Parte 1 – Avaliação do currículo:

a) Apresentar Ficha de Avaliação de Curriculum Vitae (Anexo I) impressa e preenchida com a pontuação do candidato (obrigatória) juntamente com o Curriculum Lattes devidamente documentado;

b) Candidato será SUMARIAMENTE DESCLASSIFICADO se no ano de 2013 a 2016 possuir menos que 4,0 (quatro) trabalhos publicados ou aceitos para publicação em periódicos científicos Qualis Capes A1, A2 ou B1, na área de CIÊNCIAS AGRÁRIAS I.

b) O currículo que obtiver a maior pontuação receberá nota 10,0 (dez), os demais currículos receberão nota a partir de regra de três simples.

Parte 2 – Arguição

As arguições sobre a formação acadêmica e possíveis projetos de pesquisa a serem desenvolvidos pelo candidato serão agendadas para realização de 31/07 a 04/08 de 2017. Para candidatos residentes a mais de 500 km de Londrina poderá ser feita a arguição pelo Skype mediante solicitação do candidato e em dia e horário a ser determinado pela comissão avaliadora.

Essa avaliação terá nota de 0 a 10,0 (dez).

Parte 3 – Avaliação da disciplina

O candidato deverá propor uma disciplina a ser oferecida em regime de Tópicos Especiais (Anexo II), diferente das já ofertadas na grade curricular do Programa de Pós-graduação em Agronomia;

A disciplina será avaliada pela comissão de seleção segundo: - Adequação à área de Ciências Agrárias;

- Clareza na ementa e objetivos; - Qualidade das Referências.

Essa avaliação terá nota de 0 a 10,0 (dez).

Nota final:

A nota final será constará das seguintes avaliações e respectivos pesos:

· Nota 1- Curriculum Vitae impresso e documentado: peso 4; · Nota 2- Arguição: peso 4;

· Nota 3 - Disciplina em regime de Tópicos Especiais no PPGA: peso 2; Nota Final= ((N1*4)+(N2*4)+(N3*2)/10)

Aprovação

O candidato será considerado APROVADO se obtiver nota final igual ou superior a 7,0 (sete) e, por consequência será considerado REPROVADO, se obtiver nota inferior a 7,0 (sete).

(5)

ANEXO 1- Ficha de avaliação do Curriculum Vitae (CV) dos candidatos a Bolsa de PNPD - Programa de Pós Graduação em Agronomia – UEL

Nome do Candidato: ...

itens Atuação Profissional na Área: Pontos por iten Pontuação Máxima

Pontos do Candidato

1 Tempo de magistério na área: graduação/ensino médio (anos). 20/10 por ano Até 100 2 Tempo de atuação como pesquisador científico (anos) 20 por ano Até 100 3 Tempo de atuação como profissional de nível sup. (anos). 10 por ano Até 50 4 Título de especialista na área/outra área

(reconhecido por associação de classe de nível nacional).

20/10 Até 20

5 Título de mestre na área/outra área 50/20 -

6 Prêmios, distinções e láureas por trabalhos ou atividades na área como profissional/estudante

10/5 -

7 Aprovação em concurso público (cargo profissional de nível superior, magistério superior, pesquisador).na área/outra área

10/5 -

8 Estágios não obrigatórios (extracurriculares) 2 cada 100h Até 20

9 Monitoria 2 cada 100h Até 15

10 Atuação como Bolsista de Iniciação Científica/Bolsista em Projetos de Extensão ou Ensino; Residência e; Mobilidade Acadêmica

15/10 por ano -

11 Atuação como Bolsista de Apoio Técnico (Nível superior) 15 por ano - 12 Produção de software na área (autor / organizador, colaborador) 20/10 - 13 Realização de trabalhos técnicos ou consultorias na área (prestação de

serviço, nível superior)

5 por trabalho Até 20 14 Participação em Palestras e cursos na área com carga horária inferior a

16 horas

1 Até 10

15 Participação em cursos na área com carga horária superior a 16 horas 2 Até 20 16 Conferências e palestras proferidas (nível superior/nível médio). 2/1 por palestra Até 10

17 Cursos ministrados na área (horas) 5 cada 20h Até 10

18 Artigos publicados ou aceitos para publicação em periódicos ranqueados no Qualis da Capes* categorias A1/A2

40/35 -

19 Artigos publicados ou aceitos para publicação em periódicos ranqueados no Qualis da Capes*, categorias B1/B2/B3/B4/B5.

30/25/20/15/10 -

20 Artigos publicados ou aceitos para publicação em periódicos não ranqueados nos indexadores

5 Até 20

21 Textos técnicos em magazines e jornais 2 Até 10

22 Folder (autoria) 1 Até 10

23 Livros Especializados na área com registro ISBN: a – Autor b – Editor ou Organizador c – Capítulo 20 10 5 - - - 24 Livros Especializados na área sem registro ISBN:

(6)

A – Autor b – Editor ou Organizador c – Capítulo 5 3 2 - - - 25 Comunicação em Congressos Científicos:

a – Trabalho completo ou resumo expandido publicado em anais Internacionais

b – Trabalho completo ou resumo expandido publicados em anais Nacionais

c – Trabalho apresentado ou resumo publicado Internacional d – Trabalho apresentado ou resumo publicado Nacional

4 3 2 1 40 30 20 10 26 Desenvolvimento ou geração de trabalhos com patente obtida:

A –Produtos

b – Processos 10

05

40 20 27 Coordenador / Colaborador de projeto de pesquisa:

a – Aprovado por órgão de fomento externo à Instituição b – Aprovado por órgão interno à Instituição

10/5 5/2

- - 28 Coordenador / Colaborador de projeto de extensão ou ensino:

a – Aprovado por órgão de fomento externo à Instituição b – Aprovado por órgão interno à Instituição

5/2 2/1

- - 29 Participação na comissão organizadora de eventos:

a - internacional b - nacional c – regional 10 6 2 - - - 30 Participação em eventos: a - internacional b - nacional c – regional 2 1 0,5 - - - 31 Orientações / Co-orientações concluídas:

a – Dissertações de mestrado b – Monografias de Especialização

c – Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação) d – Programas de Iniciação Científica;

e – Extensão, Monitoria, Estágio Extracurricular

8/4 5/3 4/2 2/1 2/1 - -

32 Participação em comissões julgadoras:

a – Concursos Públicos ensino superior / médio b – Processos Seletivos Internos

c – Trabalhos de Conclusão de Curso (graduação)

5/2 2 1 20 10 10

33 Participação em outras comissões: 0,5 -

34 Membro de associações científicas ou culturais. 0,25 - SOMA DE PONTOS

(7)

OBSERVAÇÕES:

Só serão considerados trabalhos científicos realizados na área de Agronomia e

áreas afins;

Todas as informações contidas no Curriculum Vitae devem ser comprovadas

(incluir cópias “xerox” de carteira ou contrato de trabalho, de certificados de estágio, de resumos publicados em anais de congressos, artigos publicados - destacar ISSN da revista, etc.);

• Destacar nos documentos apresentados o nome do candidato para facilitar a

conferência da documentação (usar caneta destaca texto);

As informações não comprovadas não serão consideradas para a pontuação

do currículo.

No caso de trabalhos aceitos para publicação, anexar cópia do trabalho

acompanhada da carta de aceite do periódico e/ou editor.

O CV deve ser encadernado em espiral e os comprovantes devem ser

IDENTIFICADOS E APRESENTADOS NA MESMA ORDEM DOS ITENS (coluna1) DA PRESENTE FICHA.

O Curriculum Vitae deverá estar acompanhado desta ficha impressa e preenchida

(8)

Anexo II – Proposta de disciplina

Nome da disciplina: Tópicos especiais: (colocar o nome da disciplina)

Créditos*: __________ Carga horária**: ________________ Ementa: Objetivos: Avaliação: _____________________________________________________________________

(9)

Anexo III – Ficha de inscrição

Universidade Estadual de Londrina Programa de Pós-graduação em Agronomia

Formulário de inscrição

Nome: _______________________________________________________________ Sexo: ( )M ( )F Data de Nascimento ____/____/_____

Estado Civil: ________________________No do CPF __________________________ No do RG ___________________________ Órgão emissor _________ UF _________ Título de eleitor _______________________________ Zona _________ Seção ______ No do Reservista ______________________ E-mail ____________________________ Endereço residencial: _____________________________________________________ ______________________________________________________________________ Bairro _______________________________________ CEP _____________________ Cidade ___________________________________________ Estado ______________ Telefone residencial _____________________________________________________ Telefone celular ________________________________________________________ Graduação em: _________________________________________________________ Instituição _____________________________________________________________ Ano de conclusão ________________________Data da colação de grau ___/___/____ Doutorado em: _________________________________________________________ Instituição _____________________________________________________________ Data da defesa ___/___/____ Data: ___/___/______ Cidade_____________________________________________ _______________________ Assinatura do Candidato FOTO

Referências

Documentos relacionados

DECivil GESTEC 63 63/187 /187 Pequenos vãos com lintéis em pedra (janelas e portas) Paredes de alvenaria de pedra Pisos em madeira… Casa particular em Atenas DECivil GESTEC 5.

Desta forma, pode-se concluir que a vacinação com os protocolos de imunização do tipo dose-reforço prot/prot, prot/Ad foram melhores em induzir resposta humoral e celular, já o

Tese (Doutorado). Programa de Pós- Graduação em Agronomia, Área de Concentração: Solos. Horizontes subsuperficiais escuros com características morfológicas similares

a) Considerar apenas os cargos reportados, consoante os casos, ao regime definido pela Lei nº 2/2004, de 15 de Janeiro (republicado pela lei nº 51/2005 de 30 de Agosto e

Produz um discurso organizado e correto OU produz um discurso com ocorrência de um ou dois erros nos planos ortográfico e de pontuação, e/ou com ocorrência de um erro nos planos

Com o objetivo de estudar a soroprevalência de vírus linfotrópico de células T humanas I/II (HTLV-I/II), vírus da imunodeficiência humana, sífilis e toxoplasmose, em

O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), entregou ontem ao secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Steiner,

Thank you for purchasing UNSC ELEPHANT an authentic licensed product by MEGA Bloks based on the legendary Halo universe.. The collectible construction toy line features the