• Nenhum resultado encontrado

EDITAL 1 DA INSCRIÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL 1 DA INSCRIÇÃO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

EDITAL

A Faculdade de Odontologia de Pernambuco – FOP, unidade de ensino superior da Universidade de Pernambuco – UPE, na forma regimental e de acordo com o estabelecido na Resolução CEPE n.º 004/2008, torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para o Exame de Seleção e Admissão de alunos ao Curso de Mestrado Acadêmico em Perícias Forenses,

1 – DA INSCRIÇÃO

1.1. Exige-se do candidato comprovação do término de curso de graduação nas áreas de medicina, biologia, odontologia, enfermagem e farmacia devidamente reconhecida pelo MEC.

1.2. A formalização da inscrição poderá ser feita pessoalmente na secretaria de Pós-Graduação da FOP (1º andar) ou por procuração.

1.3. O período de inscrição será de 15 de outubro a 14 de novembro de 2008, no horário das 8 às 12h.

1.4. O pagamento da inscrição, no valor de R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais), deverá se efetuado na Tesouraria da FOP/UPE.

2 – DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA INSCRIÇÃO NO EXAME DE SELEÇÃO E ADMISSÃO 2.1. Ficha de inscrição, conforme modelo, anexo a este edital, será disponibilizada no site da UPE, na Internet e na Secretaria de Pós-graduação da FOP.

2.2. Cópia do diploma ou, na hipótese de não ter sido este ainda expedido, do certificado ou da declaração de conclusão do curso de graduação. Comprometer-se-á, no entanto, a apresentá-la no ato do depósito da dissertação. 2.3. Cópia do histórico escolar do curso de graduação.

2.4. Cópias dos documentos: carteira de identidade, CPF e registro junto ao Órgão de Classe correspondente. 2.5. Duas fotos 3 X 4 (recentes).

2.6. Curriculum Vitae atualizado no modelo Lattes, acompanhado, necessariamente, da comprovação. 2.7. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

2.8. Cabe à secretaria de PG conferir a documentação recebida dos candidatos no ato da inscrição, mediante apresentação dos originais.

2.9. Não haverá ressarcimento de qualquer despesa realizada pelo candidato na formalização do seu processo de habilitação.

2.10. Ao efetuar a inscrição, o candidato estará automaticamente concordando com as disposições contidas no presente Edital.

2.11. Candidatos com documentação incompleta terão sua inscrição recusada. 3 – DO EXAME DE SELEÇÃO E ADMISSÃO

O Processo de seleção será presidido pelo Coordenador do Programa, membro nato da Banca Examinadora, cabendo ao Diretor indicar os demais componentes da banca, ouvindo o coordenador.

3.1 ETAPA 1 – Prova de conhecimentos sobre a área de concentração do mestrado – com duração máxima de 03 (três) horas, consistindo de prova objetiva (múltlipa escolha).

Essa etapa é eliminatória e tem peso 3 (três) para efeito de classificação na Seleção, sendo exigido dos candidatos nota igual ou superior a seis.

3.2 ETAPA 2 – Divulgação da relação dos candidatos aprovados na prova de conhecimentos pela Gerência Setorial de Pós-Graduação e aptos a participarem das demais etapas.

(2)

3.3 ETAPA 3 – Realização de entrevista, a qual será atribuído peso 3 (três), para efeito de classificação na Seleção.

3.4 ETAPA 4 – Prova de compreensão da Língua Inglesa a qual será atribuído peso 2.

3.4.1 Fica dispensado da Prova de compreensão da Língua Inglesa, sendo a ele atribuído pontuação máxima, o candidato que, em seu currículo, comprovar proficiência, não sendo aceita declaração de suficiência. 3.5 ETAPA 5 – Análise do Currículo Vitae a qual será atribuído peso 2

3.6 ETAPA 6 – Divulgação do resultado final pela Gerência Setorial de Pós-Graduação.

3.7 As notas variarão de 0 (zero) a 10 (dez), e será considerado aprovado no processo seletivo (todas as etapas) o candidato que alcançar a nota igual ou superior a 7 (sete inteiros).

3.8 A admissão ao Curso dependerá, além da aprovação, da classificação do candidato em número correspondente à quantidade de vagas oferecidas.

3.9 Serão oferecidas 20 (vinte) vagas para o curso de Mestrado.

3.9.1 Serão reservadas para servidores da Universidade de Pernambuco (UPE) e de Instituições que mantenham convênio formal com a UPE para capacitação 20% do total de vagas oferecidas. Caso a demanda ultrapasse o número de vagas oferecidas, será realizada uma seleção.

Parágrafo único: Para os servidores da UPE será observada a resolução CEPE no 80/07.

3.9.2 No ato da inscrição, o candidato às vagas reservadas deverá apresentar documento de anuência do Diretor da Unidade de Educação ou de Educação e Saúde da UPE, declarando sua liberação para o curso e estar enquadrado no plano de capacitação da UPE/Unidade.

3.9.3. As vagas reservadas, se não preenchidas pelos servidores/conveniados, serão eventualmente preenchidas pelos demais candidatos, conforme ordem de classificação.

4 – DOS PRAZOS E DA TRAMITAÇÃO DO EXAME DE SELEÇÃO

DATA E HORA ETAPA CARÁTER PESO

15/10/2008 a 14/11/2008 Etapa 1 – Inscrição na FOP/UPE - - 10/12/2008 – 9 as 12h Etapa 2 – Prova de conhecimentos sobre a área de

concentração do Mestrado (Programa - anexo IV) Eliminatória 3 11/12/2008 Etapa 3 – Divulgação dos candidatos que participarão

das etapas: entrevista - compreensão língua estrangeira e análise de currículo .

- -

12/12/2008 8h30 às 12h30 13h30 às 17h30

Etapa 4 – Entrevista - 3

16/12/2008 – 9 às 12h Etapa 5 – Compreensão Língua Es-trangeira

- 2

17/12/2008 Etapa 6 – Análise do Currículo - 2

22/12/2008 Etapa 7 – Divulgação do resultado fi-nal

- -

09 a 13 /02/2009 Matrículas - -

09/03/2009

Início das aulas - -

5 – DO LOCAL DAS INFORMAÇÕES

Secretaria de Pós-Graduação, localizado no 1º andar da FOP/UPE, na Avenida General Newton Cavalcanti, 1650 - Tabatinga - Camaragibe - CEP: 54753-220. Mais informações pelo telefone: 31847659 ou 31847660, no horário das 8 às 12h. Endereço eletrônico: posgraduacaofop@yahoo.com.br

(3)

6.1. Somente terão acesso ao local das provas os portadores do documento de identificação (com foto). Aqueles que não estiverem com a documentação de identificação não poderão realizar a prova e serão eliminados do concurso.

6.2. Não será permitida qualquer forma de comunicação do candidato, exceto com os fiscais da Seleção, sendo vedada a utilização de telefones celulares ou qualquer outro aparelho de transmissão e recepção de dados.

7 – DA CORREÇÃO

7.1. A correção das provas para a seleção do Curso de Mestrado caberá aos três membros da Banca Examinadora.

8 – DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA MATRÍCULA DOS CANDIDATOS APROVADOS

8.1 A matricula será efetuada com os documentos apresentados no processo de seleção, pagamento da taxa de matrícula na Tesouraria da FOP e declaração de compromisso e disponibilidade do aluno para:

•••• assistir às aulas, que são de natureza presencial, com freqüência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária de cada disciplina cursada, além de dedicação para atividades extra classe das disciplinas cursadas;

•••• cumprir as exigências regimentais para o curso, sobretudo no que toca à entrega de relatório anual de atividades, inscrição de seu currículo na Plataforma Lattes, atualização constante dessa Plataforma e publicação científica para fins de habilitação à defesa da dissertação.

8.2 O aluno deverá comparecer semestralmente à Secretaria de Pós-graduação da FOP para renovar a sua matricula mediante pagamento da Taxa de Matrícula e preenchimento do Requerimento em modelo próprio.

9 – DOS CASOS OMISSOS O Conselho Departamental da FOP decidirá sobre os casos omissos neste edital.

Camaragibe, 14 de outubro de 2008.

Professor BELMIRO CAVALCANTI DO EGITO VASCONCELOS Diretor da FOP/UPE

(4)

ANEXO I

FICHA DE INSCRIÇÃO

SECRETARIA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FOP/UPE

NÍVEL:

___________________________________________________________________________

ÁREA:

___________________________________________________________________________

NOME:

PAI:

MÃE:

DATA DE NACIMENTO:

NATURALIDADE:

NACIONALIDADE:

IDENTIDADE:

C.R.O:

ESTADO CIVIL:

CÔNJUGE:

ENDEREÇO RESIDENCIAL

BAIRRO:

CIDADE:

ESTADO:

CEP

CELULAR:

FONE

ENDEREÇO PROFISSIONAL

BAIRRO:

CIDADE

ESTADO

CEP

FONE:

E-MAIL:

A SER PREENCHIDO POR CANDIDATO DOCENTE

INSTITUIÇÃO:

DISCIPLINA

________________________________________________________

Assinatura

(5)

ANEXO II

ORIENTAÇÕES PARA O A ETAPA DE ANÁLISE DO CURRICULO

A analise de currículo será composta de Histórico Escolar (HE) e Outras atividades curriculares (OAC), composta de:

a) Estágios: incluindo os estágios curriculares, estágios extracurriculares e outros cursos;

b) Participação em Projetos de Extensão Universitária, Projetos de Iniciação Científica e Monitorias; c) Experiência profissional

d) Produção científica, incluindo artigos científicos publicados e trabalhos apresentados em Congressos ou Jornadas Científicas.

Se o Histórico Escolar do candidato, fornecido pela respectiva Instituição de ensino, não apresentar o coeficiente de rendimento da sua graduação, o candidato deverá efetuar o cálculo da média aritmética das notas de todas as disciplinas e registrar na primeira página do próprio documento, com caneta e de forma visível, o resultado desse cálculo, com a inscrição “Média Aritmética”. Havendo divergência entre o valor apontado pelo candidato e o calculado pela comissão examinadora do processo seletivo, prevalecerá este último.

Deverá ser entregue, nesta etapa, o currículo no formato indicado edital com documentos comprobatórios originais e cópia legível, frente e verso, que serão autenticadas no local, por funcionário Secretaria de Pós-Graduação da FOP.

Para efeito de classificação, a pontuação do histórico escolar será dada pelo coeficiente de rendimento ou pela média aritmética das notas obtidas em cada disciplina da graduação, multiplicada por 10.

A pontuação máxima do item “Estágios e cursos” será de 30 pontos e será obtida através de declarações de estágio, durante a graduação, em entidades federais, estaduais e municipais, ou vinculados a Instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo MEC, emitidas em papel timbrado da instituição assinado pelo responsável pelo estágio ou pela gestão acadêmica, onde conste a carga horária do estágio ou a carga horária semanal e período de duração do estágio.

Serão considerados estágios curriculares aqueles realizados como parte integrante do currículo obrigatório do curso, em serviços a nível municipal, estadual ou federal.

Serão considerados estágios extracurriculares aqueles que não fazem parte do currículo obrigatório do curso de graduação. Para efeito de pontuação como estágio concursado, o candidato deverá apresentar o comprovante do processo seletivo juntamente com os documentos do currículo.

Quando o documento comprobatório do estágio contiver apenas o período de execução e a carga horária semanal, considerar-se-á quatro semanas para cada mês e 48 semanas para cada ano.

Se a carga horária do(s) estágio(s) concursado(s) for superior a 1.248 e o excedente se enquadrar na tabela do não concursado, esse excedente será computado cumulativamente, desde que não ultrapasse a pontuação máxima de 30 pontos nesse item.

Os cursos de atualização e aperfeiçoamento, com carga horária superior a 40 horas, serão comprovados através de declarações ou certificados emitidos por entidades federais, estaduais e municipais, ou por Instituições de Ensino, reconhecidas pelo MEC, emitidos em papel timbrado da instituição, assinado pelos coordenadores dos cursos ou pela gestão acadêmica, onde conste a carga horária, e serão pontuados de acordo com o anexo III

Caso a pontuação do candidato, neste item, ultrapasse os 30 pontos, o excedente não será computado. A pontuação máxima do item “Participação em Projetos de Extensão Universitária, Projetos de Iniciação Científica e Monitorias”, será de 20 pontos e será comprovada através de declarações de Instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo MEC, emitidas em documento em papel timbrado da instituição assinado pelo responsável devidamente identificado, onde conste o período de participação do candidato no Projeto ou Monitoria, de acordo com o anexo III.

A Participação em Projetos de Extensão Universitária menor que 6 meses e em Projetos de Iniciação Científica e monitorias menores de 1 ano não serão pontuadas.

Caso o candidato obtenha pontuação neste item maior que 20 pontos, o excedente não será computado. A pontuação máxima do item “Experiência profissional”, será de 20 pontos e será comprovada através de declarações dos órgãos ou instituições de saúde onde o candidato desenvolveu suas atividades profissionais por período igual ou superior a 6 meses. As declarações devem ser emitidas em papel timbrado da instituição, com assinatura e identificação do diretor responsável pelo órgão ou instituição.

A cada 6 meses de experiência profissional como técnico serão atribuídos 5 pontos, até um total de 20 pontos e a cada 6 meses de experiência profissional como gestor serão atribuídos 10 pontos, até um total de 20 pontos.

A pontuação máxima do item Produção técnico-científica será de 30 pontos e será obtida por cópia dos artigos científicos publicados, com identificação legível da revista e dos autores ou de certificados de apresentação de trabalhos em congressos ou ainda copia dos resumos dos trabalhos científicos apresentados em congresso publicados em anais.

Os artigos científicos publicados em revistas de circulação nacional ou internacional, de autoria ou co-autoria, bem como os trabalhos apresentados em congressos ou em jornadas científicas terão a pontuação de acordo com o anexo III.

(6)

ANEXO III

CRITERIOS PARA ANALISE DE TITULOS E CURRICULO

Mestrado em Perícias Forenses 2008

PONTOS ITEM UNITARIA DO CANDIDATO DA BANCA 1. Formação Acadêmica

1.1 Histórico Escolar MEDIA

1.2 Participação em Projetos de Extensão Universitária, Iniciação Cientifica e Monitoria

1.2.1 Monitoria em Curso de Graduação /Iniciação Cientifica

• 1 ano 10

• Mais de 1 ano 20

1.2.2 Projetos Extensão Universitária

• De 6 a 11 meses 10

• De 12 a 17 meses 10

• 18 meses ou mais 20

TOTAL MÁXIMO 20

1.3 Estágios e Cursos

1.3.1 Estagio Extracurricular Concursado

• 312 a 623 horas 5

• 624 a 936 horas 10

• 937 a 1.248 horas 15

• Acima de 1.248 horas 25

1.3.2 Estagio Extracurricular não concursado

• 312 a 623 horas 2,5

• 624 a 936 horas 5

• 937 a 1.248 horas 7,5

• Acima de 1.248 horas 10

1.3.3 Cursos Latu-sensu

• Atualização/Aperfeiçoamento (40 horas ou mais) 3,0 • Residência/Especialização (máximo 1) 15

TOTAL MÁXIMO 30

2. Produção técnico-cientifica

• Artigo publicado em revista cientifica

Em Periódico Internacional (máximo 5) 4,0 Em Periódico Nacional (máximo 4) 2,0 • Capitulo de livro/Livro (máximo 4) 1,0

• Resumo em anais (máximo 2) 1,0

TOTAL MÁXIMO 30

3. Experiência Profissional/Atividades Administrativas

• Atuação em serviço público de ensino/saúde (a cada 6 meses)

5 • Atuação em serviço público de ensino/saúde – função

de chefia (a cada 6 meses)

5 • Atuação em serviço público na área pericial 10

TOTAL MÁXIMO 20

(7)

ANEXO IV

PROGRAMA

1)

Bioética

2)

Legislação Pericial

3)

Antropologia Forense

4)

Biologia Molecular Aplicada à Perícia

5)

Avaliação do Dano Corporal, Penal, Civil e Trabalhista.

6)

Perícia Previdenciária e Securitária

7)

Violência contra a mulher, a criança e o idoso.

8)

Imputabilidade Penal e Capacidade Civil

9)

Toxicologia Forense: Envenenamento/Intoxicação por Álcool, Metais Pesados e

Substâncias Psicotrópicas.

10)

Patologia Forense: Alterações Circulatórias e Orgânicas em Processos de

Envenenamento e Intoxicação. Processo Vital.

BIBLIOGRAFIA:

CÓDIGO CIVIL. CÓDIGO PENAL e CÓDIGO DE PROCESSO PENAL nos aspectos

relacionados aos Peritos e Perícias.

FRANÇA, Genival Veloso. Medicina Legal. 8.ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

GALVÃO, Luis Carlos. Medicina Legal. São Paulo: Santos, 2007.

HERCULES, Higino de C. Medicina Legal. Rio de Janeiro: Atheneu, 2005.

MELO, Railton B et al. Compêndio de Medicina Legal Aplicada. Recife: EDUPE, 2000.

VANRELL, Jorge Paulete. Odontologia Legal e Antropologia Forense. Rio de Janeiro: Guanabara

Koogan, 2002.

VANRELL, Jorge Paulete; SCAGLIA, Jorge Alejandro Paulete. Tanatologia e Entomologia

Forense. Recife: EDUPE, 2005.

Referências

Documentos relacionados

c) Maior pontuação no item T4 da Tabela 3. 3.6 No sistema de inscrição a que se refere o item 3.1 o candidato deverá preencher um formulário com suas informações

Assim, como metodologia a adotar, propomos que, atempadamente, antes da realização de cada atividade/projeto seja feita uma informação técnica, com a descrição e proposta

Devido à alta hidrofilicidade, rápida absorção de água , controle das propriedades cinéticas e hidrofílicas, PAAm-MC hidrogéis são materiais extremamente promissores para

Se é cliente NOS com um pacote com TV e Internet fixa (exceto pacotes de TV com 4 canais) pode aceder gratuitamente à Internet nos Hotspots NOS Wi-Fi, através dos seus dados da

Tabela 4: Atividades de extensão nos últimos 5 anos, na área do certame Pontuação máxima da categoria: 10 pontos. Item Descrição

A partir da pesquisa realizada ao longo do ano de 2007, foi possível notar as dificuldades e lutas que os assentados enfrentam, especialmente no âmbito produtivo e

6.4.3- A pontuação adicional de que trata o item acima não poderá elevar a nota final do candidato para além da nota máxima prevista neste Edital. 6.4.4- Para este

6.5.4- A pontuação adicional de que trata o item acima não poderá elevar a nota final do candidato para além da nota máxima prevista neste Edital. 6.5.5- Para este Processo