• Nenhum resultado encontrado

POLÍTICA DE CADASTRO DE INVESTIDORES (PC)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "POLÍTICA DE CADASTRO DE INVESTIDORES (PC)"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

POLÍTICA DE CADASTRO DE INVESTIDORES

(PC)

OURO PRETO GESTÃO DE RECURSOS S.A.

( Gestora )

(2)

SUMÁRIO

I) OBJETIVO DE ESTUDO

II) ABRANGÊNCIA III PRINCÍPIOS GERAIS

IV) METODOLOGIA - CADASTRO

1. Necessidade de Cadastro do Investidor

2. Tipos de Cadastro

3. Tipos de Investidores

3.1. Pessoas Politicamente Expostas (“PPE”)

4 Regras quanto ao Recebimento de Ordens

4.1. Tipos de Ordens Aceitas

4.2. Horário para Recebimento de Ordens

4.3. Pessoas Autorizadas a Emitir/Transmitir Ordens 4.4. Procedimentos de Recusa de Ordens

4.5. Registro de Ordens de Operações 4.6. Cancelamento ou Alteração de Ordens 4.7. Execução das Ordens

4.7.1 Confirmação de Execução da Ordem

5. Manutenção de Informações e Registros

6. Informações às Autoridades

V) DIRETOR ESTATUTÁRIO RESPONSÁVEL

VI) DISPOSIÇÕES GERAIS (Revisão da Política e Versão) VII) PREVISÃO REGULATÓRIA E AUTOREGULATÓRIA

(3)

I) OBJETIVO DO ESTUDO

Com a atividade de Distribuição de Cotas (“DC”) dos fundos geridos pela Ouro Preto Gestão de Recursos S.A. (“Gestora”), necessário se faz prover o direcionamento e padronização de cadastro de seus clientes (“Investidores”) da Gestora, em conformidade com o que preconiza, notadamente, a Instrução CVM n° 505, de 27 de setembro de 2011 (“ICVM 505/11”) e a Instrução CVM 301, de 16 de abril de 1999 (‘ICVM 301/99”), com suas posteriores alterações.

Nesse sentido, a Gestora adota procedimentos formais, de acordo com critérios próprios, que possibilitam a adequada captura, atualização e armazenamento das informações cadastrais de seus Investidores, que aplicam em cotas de fundos geridos pela Gestora e cujas cotas serão por ela distribuídas.

A presente Política de Cadastro (“PC”) descreve o processo de coleta de informações dos clientes, para viabilizar o Processo de Conheça seu Cliente - Know Your Customer (“KYC”) da Gestora, mantendo documento escrito que permita formalizar os procedimentos e controles internos da Gestora inerentes ao permanente atendimento às regulamentações vigentes, referente ao cadastro dos Investidores no âmbito da atividade de distribuição de cotas dos fundos geridos pela Gestora.

II) ABRANGÊNCIA

A Gestora deve adotar procedimentos próprios, sistemas e controles internos necessários para o cadastro do Investidor na atividade de distribuição de cotas dos fundos que estão sob sua gestão.

Esta política aplica-se aos colaboradores da Gestora (sócios, diretores, funcionários e estagiários), prestadores de serviços, Investidores e a fundos de investimentos geridos pela Gestora e cujas cotas sejam por ela distribuídas.

III) PRINCÍPIOS GERAIS

Os seguintes princípios norteadores serão considerados no estabelecimento desta PC:

I – Formalismo: A Gestora terá um processo formal com metodologia definida, e a sua estrutura organizacional como responsável pela execução, pela qualidade do processo e metodologia, bem como pela guarda dos documentos que as informações dos Investidores coletadas;

II – Abrangência: Estas diretrizes abrangem os colaboradores da Gestora, prestadores de serviços, Investidores, fundos de investimento geridos pela Gestora e cujas cotas sejam por ela distribuídas;

III – Comprometimento: A Gestora deverá estar comprometida em adotar as políticas, práticas e controles internos necessários às adequadas regras da PC.

IV – Equidade: A aplicação de normas e procedimentos desta PC assegurará tratamento equitativo a todos os Investidores, fundos de investimento.

V – Objetividade: As informações utilizadas no processo desta PC são fundamentas em transparentes práticas de mercado, de fontes externas de órgãos regulatórios e autorregulatórios.

(4)

VI – Frequência: A PC será aplicada sempre que um Investidor desejar ingressar na Gestora (“Novo Cadastro de Proponente”), devendo as informações fornecidas serem monitoradas a cada ordem do Investidor, e fora deste âmbito, anualmente pela Gestora.

IV) METODOLOGIA – CADASTRO

1.Necessidade de Cadastro do Investidor

Conhecer o próprio cliente é elemento crítico na administração de riscos e a adequação de uma Política a respeito, auxilia a proteger a reputação e a integridade das instituições e do mercado financeiro, sendo essencial que os Colaboradores da Gestora obtenham conhecimento suficiente sobre os clientes, de forma a garantir a negociação transparente com pessoas físicas, jurídicas e quaisquer outras instituições de caráter idôneo, financeiras ou não financeiras.

Antes de iniciar suas operações com a Gestora, o possível Investidor deverá fornecer todas as informações cadastrais solicitadas, mediante o preenchimento, assinatura e a entrega de documentos: a) Ficha Cadastral, b) Contratos aplicáveis de acordo com produtos, e/ou serviços contratados; c) cópias de documentos cadastrais comprobatórios, tais quais, mas não se limitando a: identidade, cadastro de pessoa física ou jurídica, comprovante de endereço e demais documentos pertinentes, a critério da Gestora.

Não obstante o disposto na presente Política, os Colaboradores também deverão observar as disposições da Política de Suitability e da Política de KYC, PLDFT e NCC da Gestora.

O cadastro conterá informações mínimas, a depender do tipo de Investidor, pessoa física ou jurídica, nos termos da ICVM 301/99, conforme a Ficha Cadastral (“FC”) de Investidor Pessoa Física (Anexo I) e a FC de Investidor Pessoa Jurídica (Anexo II), inclusive permitindo a identificação da data e do conteúdo de todas as alterações e atualizações realizadas.

Ainda, é facultado a Gestora no caso de Investidor não residente manter cadastro simplificado deste, nos termos da ICVM 505/11.

2.Tipos de Cadastro

O cadastro do Investidor passa obrigatoriamente por dois processos durante o período em que o mesmo mantiver relacionamento com a Gestora, sendo:

• Inclusão Cadastral;

• Atualização Cadastral / Renovação Cadastral.

A Inclusão Cadastral compreende o conjunto de atividades através das quais as informações cadastrais são preenchidas na FC pelo Investidor. A Inclusão Cadastral observará as seguintes etapas:

1 – Registro: Neste momento são preenchidas as informações cadastrais do Investidos na FC;

2 – Validação: Momento no qual as informações cadastrais são validadas por meio de Conferência/Consistência e Legitimação, nos termos abaixo:

(5)

a) Conferência: é a comprovação de que as informações foram prestadas pelo Investidor. No caso da Gestora, isto se materializa através do preenchimento e assinatura da FC pelo Investidor ou por representante legalmente constituído.

b) Consistência: é a verificação do conteúdo das informações prestadas na FC, através do confronto entre as informações disponibilizadas e os documentos por este fornecidos.

c) Legitimação: é o ato pelo qual se pode avaliar a veracidade das informações capturadas por meio do processo de KYC efetuado pela Gestora, ou seja, os potenciais investidores receberão uma classificação ao final do processo, sendo o Investidor considerado validado se a Gestora não se deparar com apontamentos impeditivos ou notícias que possam representar risco de imagem e/ou risco de irregularidade junto aos órgãos reguladores, principalmente como suspeita de envolvimento em atividades proibidas pela lei em vigor. Contudo, se a Gestora se deparar com apontamentos impeditivos em nome do Investidor em prospecção, bem como em razão de associadas a condutas que vão de encontro ao KYC, PLDFT e NCC da Gestora, será considerado como não recomendado.

3 – Liberação ou Bloqueio do Cadastro: No modelo cadastral da Gestora, todo novo Investidor imediatamente após ser registrado por meio da FC, terá seus status Bloqueado – “Lista Restritiva”. Este status será alterado para Liberado, apenas se, após finalizar a etapa anterior de “Validação” o resultado for de conformidade das informações, inclusive com entrega dos documentos solicitados. No entanto, se não estiver em conformidade após a etapa de validação, o Investidor permanecerá como Bloqueado e para se prosseguir com a continuidade do cadastro, deverá ter a aprovação do Comitê de Risco.

A Atualização Cadastral/ Renovação Cadastral compreende o conjunto de atividades envolvidas na revalidação ou alteração das informações cadastrais dos cotistas, registradas anteriormente. Este processo poderá ser passivo (por iniciativa do Investidor) ou ativo (por iniciativa da Gestora).

Para os casos em que a Atualização Cadastral for passiva, será exigida cópia dos documentos comprobatórios, cujas informações foram objeto de alteração. As alterações promovidas serão validadas de acordo com os critérios adotados pela Gestora.

Nos casos de Renovação Cadastral ser ativa, será observado os seguintes aspectos:

I. Periodicidade de atualização cadastral, sendo: a cada 12 meses, conforme definido na PS da Gestora. II. Renovar no mínimo as informações cadastrais que envolvam exigência de documentos comprobatórios; III. Apresentação da documentação comprobatória.

Para os casos em que a Gestora no processo de renovação cadastral ativa não tiver êxito, os respectivos Investidores serão bloqueados na “Lista Restritiva”, para novas aplicações, que serão permitidas apenas após a conclusão do processo de renovação.

3.Tipos de Investidores

Os Investidores podem ser: (i) Pessoa Física; (ii) Pessoa Jurídica ou (iii) Fundo de Investimento.

Os colaboradores da Gestora empenharão os melhores esforços para efetuar o devido procedimento em relação ao cadastramento dos Investidores, principalmente em relação aos Investidores identificados como de alta

(6)

sensibilidade, sendo estes classificados: (i) Pessoas Politicamente Expostas; (ii) Pessoas citadas em veículos de comunicação ou outras mídias por envolvimentos em atividades criminais; (iii) Clientes Private; (iv) Lotéricas, bingos e outras empresas ligadas a jogos; (v) Empresas de fomento mercantil, agências de turismo, igrejas, templos ou outras entidades religiosas, ONGs; (vi) Clientes que residam ou estejam sediados no exterior, em municípios brasileiros de fronteira e na tríplice fronteira de Foz do Iguaçu; ( (vii) Clientes que residam, estejam sediados ou mantenham relacionamentos com países de tributação favorecida.

3.1.Pessoas Politicamente Expostas (“PPE”)

Conforme definido no KYC da Gestora, são consideradas pessoas politicamente expostas (“PPE”) aquelas que que desempenham ou tenham desempenhado, nos últimos 5 (cinco) anos anteriores, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo. Citando-se entre outros aqueles que exercem cargo, emprego ou função pública relevante no governo, políticos de alto nível, altos servidores dos poderes públicos, magistrados ou militares de alto nível, dirigentes de empresas públicas ou dirigentes de partidos políticos; e familiares da pessoa politicamente exposta, seus parentes, na linha direta, até o primeiro grau, assim como o cônjuge, companheiro e enteado.

O Investidor, no início do relacionamento com a Gestora, deve autodeclarar sua situação como PPE, conforme Declaração apresentada no Anexo III. Periodicamente a Área de Compliance realiza uma consulta ao sistema do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (“COAF”), onde é verificado se os clientes declarados como não PPE permanecem na condição de fato. Se alguma divergência for verificada, o cliente será chamado para preencher e assinar a Declaração de PPE e a Gestora passará a fazer o monitoramento especial das transações deste Investidor.

4.Regras quanto ao Recebimento de Ordens

Para efeito desta Política e da Instrução CVM n° 505, entende-se por "Ordem" o ato pelo qual o Investidor determina à Gestora a realização de uma operação - compra ou a venda de ativos, ou o registro de operação em seu nome e nas condições que especificar, observada a forma de transmissão indicada no documento cadastral.

4.1.Tipos de Ordens Aceitas

A Gestora somente executará ordens transmitidas pelo Investidor por: I – escrito; ou II – telefone; registrando e identificando o horário em que a ordem foi recebida, o Investidor que as tenha emitido e as condições para a sua execução. No entanto, caso o Investidor discorde que a emissão/transmissão seja realizada por alguns dos meios acima mencionados, deverá evidenciar formalmente quando do seu cadastramento na Gestora.

As ordens verbais válidas são aquelas recebidas via telefone, serviço de mensagem eletrônica por voz ou pessoalmente, as quais passarão a produzir efeitos a partir do momento em que a Gestora as receber, sendo que as ordens recebidas pessoalmente serão registradas por escrito.

(7)

As ordens escritas são aquelas recebidas por carta, meio eletrônico escrito (e-mail e serviço de mensagem instantânea), e por quaisquer outros meios em que seja possível evidenciar seu recebimento e desde que assegurada a sua autenticidade e integridade, constando, conforme o caso, assinatura, número da linha ou aparelho transmissor e a hora em que a mensagem foi enviada e recebida. No caso de serviços de mensagem instantânea, somente serão aceitas as ordens recebidas pela Gestora através dos sistemas por ela disponibilizados.

Nos casos de ordens enviadas por correio eletrônico ou serviços de mensagens eletrônicas instantâneas, a Gestora poderá, a seu exclusivo critério, exigir que o Investidor confirme por outros meios a emissão das respectivas ordens, não sendo obrigada a cumprir as ordens que não forem por ele expressamente confirmadas.

Caso o Cliente não especifique o tipo de ordem relativo a operação que deseja executar, a Gestora poderá escolher aquele que melhor atenda as instruções recebidas, conforme condições permitidas pelo mercado.

Para aferir as melhores condições para a execução de ordens, a Gestora deverá levar em conta o preço, o custo, a rapidez, a probabilidade de execução e liquidação, o volume, a natureza e qualquer outra consideração relevante para execução da ordem.

Nesse aspecto, a Gestora arquivará todos os registros das ordens transmitidas pelos Investidores e as condições em que foram executadas, independentemente de sua forma de transmissão, sendo os arquivos protegidos contra quaisquer tipos de adulterações, sendo de acesso restrito às pessoas envolvidas na atividade.

4.2. Horário para Recebimento de Ordens

As ordens serão recebidas durante o horário comercial da Gestora. Entretanto, quando recebidas fora do horário de funcionamento, as ordens terão validade somente para a sessão de negociação seguinte.

4.3. Pessoas Autorizadas a Emitir/Transmitir Ordens

A Gestora somente poderá receber ordens emitidas/transmitidas pelo Investidor ou por seus representantes ou procuradores, desde que devidamente autorizados e identificados na ficha cadastral e nos sistemas de registro. No caso de procurador, caberá ao Investidor apresentar o respectivo instrumento de mandato à Gestora, acompanhado do documento de identificação, a ser arquivado juntamente com a ficha cadastral, cabendo, ainda, ao Investidor, informar imediatamente à Gestora sobre eventual revogação do mandato.

4.4. Procedimentos de Recusa de Ordens

A Gestora, em regra, não fará restrições ao recebimento/execução de ordens que estejam de acordo com os parâmetros operacionais estabelecido. Entretanto, poderá, a seu exclusivo critério, recusar ordens de seus Investidores, no todo ou em parte, mediante comunicação imediata. Poderá ainda a Gestora, para manutenção da integridade do mercado e no melhor interesse de seus Investidores, opor restrições ao Cliente.

A Gestora recusará ordens de operações de Investidor que se encontre, por qualquer motivo, impedido de operar no mercado de valores mobiliários. Quando a ordem for emitida/transmitida por escrito, a Gestora formalizará a eventual recusa também por escrito.

(8)

Ainda, a Gestora estabelecerá, a seu exclusivo critério, limites operacionais e/ou mecanismos que visem a limitar riscos a seu Investidor, podendo recusar-se a receber as ordens e/ou a executá-las, total ou parcialmente, mediante a imediata comunicação ao Investidor. A Gestora poderá, mesmo que atendidas as exigências acima, recusar-se a receber qualquer ordem, a seu exclusivo critério, e sempre que verificar a prática de atos ilícitos ou a existência de irregularidades, notadamente voltadas à criação de condições artificiais de preços, ofertas ou demandas no mercado, manipulação de preços, operações fraudulentas, uso de práticas não equitativas e/ou incapacidade financeira do Investidor.

4.5. Registro de ordens de operações

A Gestora registrará as ordens recebidas, a qual atribuirá a cada ordem um número sequencial de controle, data de emissão e horário de recebimento.

A formalização do registro das ordens apresentará as seguintes informações, conforme aplicáveis ao mercado de atuação: a) código ou nome de identificação do Investidor na Gestora; b) data, horário e número sequencial que identifique a seriação cronológica de recepção da ordem; c) descrição do ativo objeto da ordem (característica e quantidade dos valores mobiliários a serem negociados); d) indicação de operação de pessoa vinculada ou de carteira própria; e) natureza da operação; f) tipo da ordem; g) identificação do emissor/transmissor da ordem nos seguintes casos: Investidores pessoas jurídicas, Investidores cuja carteira seja administrada por terceiros, ou ainda, na hipótese de representante ou procurador do Investidor autorizado a emitir/transmitir ordens em seu nome; h) prazo de validade da ordem; e i) indicação do status de ordem recebida (executada, não-executada ou cancelada).

4.6. Cancelamento ou Alteração de Ordens

Toda e qualquer ordem, enquanto não executada, poderá ser cancelada:

a) por iniciativa do próprio Investidor ou pelo terceiro autorizado a transmitir ordens em seu nome; b) por iniciativa da Gestora:

•quando a operação ou circunstâncias e os dados disponíveis apontarem risco de inadimplência do Investidor; •quando contrariar as normas legais ou regulamentares do mercado de valores mobiliários, casos em que a Gestora deverá comunicar o Investidor;

•quando a ordem tiver prazo de validade para o próprio dia da emissão e não for executada total ou parcialmente.

A ordem, enquanto ainda não executada, será cancelada quando o Investidor decidir alterar quaisquer de suas condições, sendo emitida, se for o caso, uma nova ordem. O mesmo procedimento será observado no caso de ordem que apresente qualquer tipo de rasura. Poderá ainda ser alterada a ordem quando revestida de erro operacional do próprio Investidor ou da Gestora, situações em que a mesma poderá ser lançada na conta erro, acompanhada dos motivos que levaram a tal lançamento.

A ordem não executada no prazo pré-estabelecido pelo Investidor será automaticamente cancelada pela Gestora. A ordem cancelada será mantida em arquivo sequencial, juntamente com as demais ordens emitidas.

(9)

Serão consideradas válidas todas e quaisquer ordens emitidas e não canceladas, que forem transmitidas pelos meios admitidos pela Gestora. Quando a ordem for emitida/transmitida por escrito, a Gestora somente aceitará seu cancelamento se o comunicado também for feito por escrito.

Os cancelamentos previstos neste item deverão estar expressamente identificados no controle que formaliza o registro de ordens. A ordem cancelada será mantida em arquivo sequencial, juntamente com as demais ordens emitidas e executadas.

4.7. Execução das Ordens

Execução de ordem é o ato pelo qual a Gestora cumpre a ordem emitida/transmitida pelo Investidor mediante a realização ou o registro de operação nos mercados em que opera.

4.7.1. Confirmação de Execução da Ordem

Em tempo hábil, para permitir o adequado controle do Investidor, a Gestora confirmará ao Investidor a execução das ordens de operações e as condições em que foram executadas, verbalmente, com gravação, ou por outro meio pelo qual seja possível comprovar a emissão e o recebimento da mensagem.

A indicação de execução de determinada ordem não representa negócio irretratável, pois caso se constate qualquer infração às normas do mercado de valores mobiliários, os órgãos reguladores e autoreguladores do mercado têm poderes para cancelar os negócios realizados. Dessa forma, as ordens transmitidas à Gestora, diretamente, somente serão consideradas efetivamente atendidas quando não se constatar qualquer infração às normas de mercado de valores mobiliários, e após esgotados os prazos para realização dos procedimentos especiais de negociação previstos nas normas editadas pela CVM.

5. Manutenção de Informações e Registros

A Gestora manterá sob sua guarda e arquivados, os documentos relativos às operações, incluindo as gravações, se houver, e documentos cadastrais pelo período mínimo de 5 (cinco) anos a partir do encerramento da conta ou da conclusão da última transação realizada pelo Investidor, inclusive as informações relacionadas a registro de transferência de recursos que serão arquivadas também prazo mínimo de 5 (cinco) anos.

6. Informações às Autoridades

A Gestora buscará sempre atender as exigências na prestação de obrigações e informações legais aos órgãos reguladores e autorreguladores. Nesse sentido, sempre que solicitado e/ou necessário, informará à CVM, ao COAF ou a qualquer outra autoridade competente todas as operações ou movimentações financeiras do Invesidor, especialmente as que configurem ou apresentem indícios de crimes capitulados na Lei nº. 9.613 (lavagem de dinheiro), nos termos da PLDFT da Gestora.

(10)

Em atendimento ao disposto no art. 4, I, da ICVM 505/11, o Diretor responsável (aqui chamado de Diretor de PC) por implementar e monitorar a PC dos fundos de investimentos geridos pela Gestora e cujas cotas sejam por ela distribuídas é:

Informações do Diretor Estatutário PC Nome: Diogo Goytacaz Cavalheiro Cargo: Diretor de Distribuição e Suitability Telefone para Contato: (11) 3080-8191

E-mail para Contato: diogo.cavalheiro@ouropretoinvestimentos.com.br

Quanto à supervisão dos procedimentos e controles internos desta PC, o Diretor de Compliance será o responsável por verificar a política implantada, nos termos do Manual de Compliance da Gestora

VI) DISPOSIÇÕES GERAIS (Revisão da Política e Versão)

Esta política será submetida à revisão anual ou em períodos inferiores a este, sempre que necessário.

VERSÃO

Versão Data Modificações

(11)

VII) PREVISÃO REGULATÓRIA E AUTOREGULATÓRIA

CVM INSTRUÇÃO CVM n° 505, de

27 de setembro de 2011 (“ICVM 505/11”), com suas respectivas alterações;

INSTRUÇÃO CVM 301, de 16 de abril de

1999 (‘ICVM 301/99”), com suas respectivas alterações; INSTRUÇÃO CVM N° 555 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014, com suas respectivas alterações.

(Este documento foi elaborado pela Ouro Preto Gestão de Recursos S.A. com fins meramente informativos e não representa nenhuma recomendação de investimento. É proibida a reprodução total ou parcial deste documento, de qualquer forma ou por qualquer meio).

OURO PRETO GESTÃO DE RECURSOS S.A CNPJ: 11.916.849/0001-26

(12)

ANEXO I

Ficha Cadastral Investidor - Pessoa Física

Ficha Cadastral Pessoa Física

( ) Varejo ( ) Profissional ( ) Qualificado

Nome completo (sem abreviaturas): Código de Identificação:

Local de Nascimento: Nacionalidade: Sexo:

UF: Data de Nascimento:

Estado Civil:

Nome do cônjuge ou companheiro (a): CPF do Cônjuge ou companheiro (a):

Filiação:

Nome da Mãe: Nome do Pai:

Nome Tutor responsável / Curador (se houver):

Nº do Documento de Identidade: Nº do CPF:

Data de emissão: Órgão emissor: UF:

Endereço residencial (Rua, Avenida, etc): (continuação)

Nº: Complemento: Bairro:

Cidade: UF: País: CEP:

Telefone (DDD + número): Celular (DDD + número):

Fax (DDD + número): E-mail:

Instituição em que trabalha: CNPJ:

Endereço comercial (Rua, Avenida, etc): (continuação)

Nº: Complemento: Bairro:

Cidade: UF: País: CEP:

Telefone (DDD + número): Fax (DDD + número):

Profissão / Cargo que exerce:

Banco 1: Agência: Conta nº: Tipo de Conta / Observações:

Nome da Pessoa Conjunta: CPF da Pessoal Conjunta:

Banco 2: Agência: Conta nº: Tipo de Conta / Observações:

Nome da Pessoa Conjunta: CPF da Pessoal Conjunta:

(13)

DECLARAÇÕES DO CLIENTE

1. Opera por Conta Própria? ( ) SIM ( ) NÃO

2. Autoriza a transmissão de ordens por procurador ou representante? ( ) SIM ( ) NÃO 3. (caso afirmativo preencher as Informações Complementares da Ficha)

Em caso de eventual revogação do mandato comprometo-me a informar a Gestora; 4. É pessoa vinculada à Gestora? ( ) SIM ( ) NÃO

5. É Pessoa Politicamente Exposta (PPE) e/ou Pessoa Politicamente Exposta Relacionada (PPE-R) (conceito definido pela Instrução CVM 463/08) ( ) SIM ( ) NÃO

6. Concordo, sob consulta, que a carteira da Gestora ou a carteira de pessoas a ela vinculadas possam atuar na contraparte das operações que ordeno;

7. São consideradas válidas as ordens transmitidas verbalmente, por e-mail ou por sistemas de mensagens instantâneas;

8. Não estou impedido de operar no mercado de valores mobiliários;

9. Tenho capacidade econômico-financeira e legal para as operações realizadas de acordo com a Lei nº 9.613/98; Autorizo a Gestora, caso existam débitos pendentes em meu nome, a liquidar, os contratos, direitos e ativos, adquiridos por minha conta e ordem, bem como executar bens e direitos dados em garantia de minhas operações ou que estejam em poder da Gestora, aplicando o produto da venda no pagamento dos débitos pendentes, independentemente de notificação judicial ou extrajudicial;

10. Conheço as normas de funcionamento do mercado de títulos e valores mobiliários, bem como também conheço os riscos envolvidos nas operações;

11. Estou ciente de que não devo entregar ou receber, por qualquer razão, numerário, títulos e valores mobiliários, ou quaisquer outros valores por meio de quaisquer pessoas que não sejam vinculadas a atividade, bem como de que eles não poderão ser meus procuradores;

12. Estou ciente de que minhas conversas telefônicas, mantidas com os profissionais da Gestora para tratar de quaisquer assuntos relativos às minhas operações, serão gravadas, podendo o conteúdo gravado ser usado como prova no esclarecimento de questões relacionadas à minha conta e minhas operações junto à Gestora; 13. São verdadeiras as informações fornecidas para o preenchimento deste cadastro, e comprometo-me a informar

quaisquer alterações que vierem a ocorrer nos meus dados cadastrais, no prazo de dez dias, a contar da referida alteração, e tenho ciência de que o fornecimento de qualquer informação incompleta acerca da situação financeira e patrimonial ou o não fornecimento de dados a respeito, pode ensejar presunção de inexistência de fundamento econômico, em face da incompatibilidade entre operação realizada e situação financeira e patrimonial declarada, com as consequentes comunicações à Comissão de Valores Mobiliários – CVM, caso contrário autorizo(amos) o bloqueio de meu(nosso) cadastro até sua regularização;

14. Autorizo, desde já, que todas e quaisquer informações ora prestadas sejam conferidas pela Gestora, especialmente as informações referentes à minha situação patrimonial e financeira;

15. Atuo em conformidade com as regras de prevenção à lavagem de dinheiro, dispostas na Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998, e legislação correlata, especialmente a Instrução CVM nº 301, de 16 de abril de 1999, Instrução CVM nº 463 de 08 de janeiro de 2008 e, ainda, toda a legislação emanada por qualquer órgão ou autoridade a quem compete o poder de fiscalizar, constituir e regular o funcionamento de minha atividade, e estou ciente que qualquer operação suspeita será devidamente apurada pela Gestora e comunicada aos órgãos reguladores, de acordo com a política de prevenção a lavagem de dinheiro adotada por esta.

(14)

Responsabilizo-me, na forma da Lei, pela veracidade das informações acima prestadas.

[...] de [...] de [...].

_________________________________________________ Assinatura do Investidor

D E C L A R A Ç Õ E S D O R E S P O N S Á V E L P E L O C A D A S T R A M E N T O

"Responsabilizo-me pela exatidão das informações constantes da ficha, bem como pelos elementos de identificação e demais informações".

_________________________________________________________________________________ Nome : Conferido por

_________________________________________________________________________________ Assinatura do Responsável Nome:

SITUAÇÃO FINANCEIRA / PATRIMONIAL DO INVESTIDOR BENS IMÓVEIS

ESPÉCIE ENDEREÇO UF VALOR ATUAL

R$

TOTAL

OUTROS BENS E VALORES

TIPO DESCRIÇÃO VALOR ATUAL R$

TOTAL

RENDIMENTOS MENSAIS VALOR ATUAL

R$

SALÁRIO / PRÓ-LABORE OUTROS RENDIMENTOS

(15)

IDENTIFICAÇÃO DOS PROCURADORES / REPRESENTANTES – Informações Complementares

Preencher somente se aplicável

[...] de [...] de [...].

_________________________________________________ Assinatura do Investidor

PROCURADOR / REPRESENTANTE 1

Nome completo (sem abreviaturas):

Código de Identificação: Data de Nascimento:

Nº do Documento de Identidade: Nº do CPF:

Data de emissão: Órgão emissor: UF:

Endereço residencial (Rua, Avenida, etc): (continuação)

Nº: Complemento: Bairro:

Cidade: UF: País: CEP:

Telefone (DDD + número): Celular (DDD + número):

Email:

PROCURADOR / REPRESENTANTE 2

Nome completo (sem abreviaturas):

Código de Identificação: Data de Nascimento:

Nº do Documento de Identidade: Nº do CPF:

Data de emissão: Órgão emissor: UF:

Endereço residencial (Rua, Avenida, etc): (continuação)

Nº: Complemento: Bairro:

Cidade: UF: País: CEP:

Telefone (DDD + número): Celular (DDD + número):

Email:

PROCURADOR / REPRESENTANTE 3

Nome completo (sem abreviaturas):

Código de Identificação: Data de Nascimento:

Nº do Documento de Identidade: Nº do CPF:

Data de emissão: Órgão emissor: UF:

Endereço residencial (Rua, Avenida, etc): (continuação)

Nº: Complemento: Bairro:

Cidade: UF: País: CEP:

Telefone (DDD + número): Celular (DDD + número):

(16)

ANEXO II

Ficha Cadastral Investidor - Pessoa Jurídica

Denominação / Razão Social (sem abreviações):

Principal Atividade Desenvolvida: CNPJ / MF:

Forma de Constituição: Data de Constituição: NIRE:

Endereço da Sede (Rua, Avenida, etc.): Número: Complemento:

Bairro: Cep: Cidade: Estado: País:

Telefone (DDD + Número): E-mail:

Nome Completo dos Controladores, Administradores e

CPF / MF: RG/Órgão Emissor:

Denominação / Razão Social das pessoas jurídicas controladoras, controladas ou coligadas: CNPJ / MF:

Endereço para recebimento de correspondência: Comercial

Outros

PESSOAS NESTE ATO CONSTITUÍDAS COM PODERES BASTANTES PARA EMITIR QUAISQUER ORDENS EM NOME DO CLIENTE

Nome Completo (sem abreviações) CPF / MF: RG/Órgão Emissor: País

CONTAS BANCÁRIAS AUTORIZADAS PARA ENVIO DE RECURSOS

Nº do Banco Nome do Banco Agência Nº da Conta

1ª 2ª 3ª

(17)

ANEXO III DECLARAÇÃO – PPE

Para fins do disposto na Instrução Normativa CVM nº. 301/99, com suas posteriores alterações, consideram-se Pessoas Politicamente Expostas – PPE – os agentes públicos que desempenham ou tenham desempenhado, nos últimos 5 (cinco) anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções

DECLARAÇÃO DO INVESTIDOR

1. Opera por Conta Própria? SIM ( ) NÃO ( )

2. Autoriza a transmissão de ordens por procurador ou representante? SIM ( ) NÃO ( ) Em caso de eventual revogação de mandato comprometo-me a informar a Gestora;

3. É pessoa vinculada à Gestora? SIM ( ) NÃO ( )

4. É Pessoa Politicamente Exposta (PPE) e/ou Pessoa Politicamente Exposta Relacionada (PPE-R) (conceito definido pela Instrução CVM 463/08)? SIM ( ) NÃO ( )

5. Concordo, sob consulta, que a carteira da Gestora ou a carteira de pessoas a ela vinculadas possam atuar na contraparte das operações que ordeno;

6. São consideradas válidas as ordens transmitidas verbalmente, por e-mail, ou por sistemas de mensagens instantâneas (Caso as ordens sejam transmitidas exclusivamente por escrito preencher Ficha Cadastral Anexo III); 7. Não estou impedido de operar no mercado de valores mobiliários;

8. Tenho capacidade econômico-financeira e legal para as operações realizadas de acordo com a Lei nº 9.613/98; Autorizo a Gestora, caso existam débitos pendentes em meu nome, a liquidar, os contratos, direitos e ativos, adquiridos por minha conta e ordem, bem como executar bens e direitos dados em garantia de minhas operações ou que estejam em poder da Gestora, aplicando o produto da venda no pagamento dos débitos pendentes, independentemente de notificação judicial ou extrajudicial;

9. Conheço as normas de funcionamento do mercado de títulos e valores mobiliários, bem como também conheço os riscos envolvidos nas operações;

10. Estou ciente de que não devo entregar ou receber, por qualquer razão, numerário, títulos e valores mobiliários, ou quaisquer outros valores por meio de quaisquer pessoas que não sejam vinculadas a atividade, bem como de que eles não poderão ser meus procuradores;

11. Estou ciente de que minhas conversas telefônicas, mantidas com os profissionais da Gestora para tratar de quaisquer assuntos relativos às minhas operações, serão gravadas, podendo o conteúdo gravado ser usado como prova no esclarecimento de questões relacionadas à minha conta e minhas operações junto à Gestora;

12. São verdadeiras as informações fornecidas para o preenchimento deste cadastro, e comprometo-me a informar quaisquer alterações que vierem a ocorrer nos meus(nossos) dados cadastrais, no prazo de dez dias, a contar da referida alteração, e tenho ciência de que o fornecimento de qualquer informação incompleta acerca da situação financeira e patrimonial ou o não fornecimento de dados a respeito, pode ensejar presunção de inexistência de fundamento econômico, em face da incompatibilidade entre operação realizada e situação financeira e

patrimonial declarada, com as consequentes comunicações à Comissão de Valores Mobiliários – CVM, caso contrário autorizo o bloqueio de meu cadastro até sua regularização;

13. Autorizo, desde já, que todas e quaisquer informações ora prestadas sejam conferidas pela Gestora, especialmente as informações referentes à minha situação patrimonial e financeira;

14. Atuo em conformidade com as regras de prevenção à lavagem de dinheiro, dispostas na Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998, e legislação correlata, especialmente a Instrução CVM nº 301, de 16 de abril de 1999, Instrução CVM nº 463 de 08 de janeiro de 2008 e, ainda, toda a legislação emanada por qualquer órgão ou autoridade a quem compete o poder de fiscalizar, constituir e regular o funcionamento de minha atividade, e estou ciente que qualquer operação suspeita será devidamente apurada.

Local e Data: Assinatura do Investidor:

Responsabilizo-me pela exatidão das informações constantes da ficha, bem como pela conferência dos elementos de identificação e demais informações apresentadas.

_____________________________________________ OURO PRETO GESTÃO DE RECURSOS S.A.

(18)

públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares (parentes, na linha direta, até o primeiro grau, cônjuge, companheiro(a) ou enteado(a) e outras pessoas de seu relacionamento próximo. São consideradas pessoas politicamente expostas:

I – os detentores de mandatos eletivos dos Poderes Executivo e Legislativo da União; II – os ocupantes de cargo, no Poder Executivo da União:

a) de ministro de estado ou equiparado; b) de natureza especial ou equivalente;

c) de presidente, vice-presidente e diretor, ou equivalentes, de autarquias, fundações públicas, empresas públicas ou sociedades de economia mista; ou

d) do Grupo Direção e Assessoramento Superiores – DAS, nível 6, e equivalentes;

III – os membros do Conselho Nacional de Justiça, do Supremo Tribunal Federal e dos tribunais superiores;

IV – os membros do Conselho Nacional do Ministério Público, o Procurador-Geral da República, o Vice Procurador-Geral da República, o Procurador-Geral do Trabalho, o Procurador-Geral da Justiça Militar, os Subprocuradores-Gerais da República e os e o Procurador-Geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União;

VI – os governadores de estado e do Distrito Federal, os presidentes de tribunal de justiça, de assembleia legislativa e de câmara distrital e os presidentes de tribunal e de conselho de contas de estado, de municípios e do Distrito Federal;

VII – os prefeitos e presidentes de câmara municipal de capitais de estados.

Tendo conhecimento do acima exposto, eu _________________________________________________, CPF nº ____________________________________, declaro neste ato que:

1. Não me qualifico como Pessoa Politicamente Exposta. 2. Qualifico-me como Pessoa Politicamente Exposta. Marque com um “X” a opção desejada.

Se você marcou a opção 2 acima, por favor preencha uma das opções abaixo com as informações relativas à pessoa classificada como PPE:

Ocupo o seguinte cargo caracterizador de PPE:

Órgão a que me vinculo: Prazo do mandato/duração da designação:

(19)

Sou representante, familiar ou pessoa de relacionamento próximo da seguinte pessoa politicamente exposta (especificar):

Nome:

Cargo caracterizador PPE: Órgão a que se vincula: Prazo do mandato/duração da designação: Marque com um “X” a opção desejada.

Caso minha situação venha a se alterar com relação a opção acima indicada, na vigência do meu relacionamento comercial com a Gestora, me comprometo a informar imediatamente, de forma a permitir a necessária adequação dos controles exigidos pelas autoridades competentes.

Local:___________________________________________________

Data:____/____/________

Referências

Documentos relacionados

b) Na Biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto coexistiram no tempo preocupações com a gestão física dos documentos e com o processamento de dados;

Dessa forma, a pesquisa teve como objetivo geral: analisar se a adaptação do currículo regular pode ser utilizada pelos professores de Língua Portuguesa para

Apresenta a Campanha Obra-Prima, que visa a mudança comportamental por meio da conscientização diante de algumas atitudes recorrentes nas bibliotecas da

Não pode ser copiado, escaneado, ou duplicado, no todo ou em parte, exceto para uso como permitido em uma licença distribuída com um certo produto ou serviço ou de outra forma em

Os dados descritos no presente estudo relacionados aos haplótipos ligados ao grupo de genes da globina β S demonstraram freqüência elevada do genótipo CAR/Ben, seguida

Ao permitir aos condomínios edilícios a aquisição de personalidade jurídica de direito privado, estabelecendo a forma e o órgão competente para o respectivo

Contribuir para o desenvolvimento de produtos finais concretos (metodologias, processos, ferramentas de trabalho, políticas públicas, etc.), que sejam “novas portas

Substâncias moleculares — substâncias que não conduzem corrente elétrica no estado sólido nem no líquido; também se destacam por apresentar pontos de fusão significativamente