• Nenhum resultado encontrado

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE FORMAÇÃO INCIAL E CONTINUADA (FIC)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE FORMAÇÃO INCIAL E CONTINUADA (FIC)"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE

FORMAÇÃO INCIAL E CONTINUADA

(FIC)

Desenhista de Produtos Gráficos Web

Florestal 2014

(2)

Reitora da Universidade Federal de Viçosa Nilda de Fátima Ferreira Soares

Pró-Reitor de Ensino Vicente de Paula Lelis

Diretor Geral do Campus UFV-Florestal Antônio César Pereira Calil Diretor Administrativo Rogério Duarte Torres Diretora de Ensino Poliana Flávia Maia Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus UFV-Florestal Marco Antônio de Oliveira Diretor de Extensão e Cultura do Campus UFV-Florestal Fernando de Souza Bastos

Coordenador Geral do Pronatec do Campus UFV-Florestal Fernando de Souza Bastos Coordenador Adjunto do Pronatec do Campus UFV-Florestal José Carlos Baffa Júnior Supervisão Pedagógica Janaina Castelo Branco Bento Gazire

(3)

1 – Dados da Instituição

CNPJ 25944455000196

Razão Social UNIVERSIDADE FEDERAL DE VICOSA -

UFV

Endereço Rodovia LMG 808 KM 06

Cidade/UF/CEP Florestal/MG/35690-000

Site da Instituição www.caf.ufv.br/pronatec

2 – Dados gerais do curso

Nome do curso Desenhista de Produtos Gráficos Web

Programa PRONATEC

Eixo tecnológico Informação e Comunicação Características do curso Formação Inicial e Continuada Número de vagas por turma 40

Frequência da oferta conforme demanda

Carga horária total 160 horas

3 – Justificativa

Atualmente, a computação está presente no cerne das tecnologias inovadoras que vêm promovendo a revolução da informação e o advento da nova economia. Ao considerar o cenário econômico mundial, percebe-se que poucas indústrias demonstraram nos últimos anos um crescimento tão significativo quanto à indústria de Tecnologia da Informação (TI).

A carência de recursos humanos é mais sentida em pólos de TI que experimentaram crescimento acentuado nos últimos anos, mas já pode ser percebida como uma tendência em quase todo o país. Assim, é fundamental que sejam adotadas medidas urgentes para eliminar esta deficiência. Essa carência já pode ser percebida como uma tendência em quase todo o país. Segundo informações da Softex, em 2008, 96% das empresas de TI do Brasil tinham dificuldade em recrutar mão de obra com perfil desejado. Além disso, 86% das empresas possuíam vagas abertas. Ainda segundo a pesquisa da Softex, a demanda por mão de obra na área cresce a uma taxa de 12% ao ano.

(4)

demonstrando características expressivas de desenvolvimento. Tanto as entidades representativas do setor como as entidades a ele ligadas, e também as empresas, acreditam em um crescimento substancial do setor para os próximos anos.

Na região há uma concentração de empresas do setor de informática. A oportunidade de desenvolvimento existe, todavia, se ações concretas não forem tomadas para aproveitá-la, corre-se o risco da defasagem tecnológica das empresas locais além da perda de mercado. Com isso, faz-se necessário a constante formação de recursos humanos qualificados. Analisando esse cenário promissor, e considerando o know-how e experiências em educação acumulada ao longo dos anos, a Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal - CEDAF, unidade vinculada à Universidade Federal de Viçosa está contribuindo efetivamente para o desenvolvimento de recursos humanos para o setor, com o Curso FIC de Desenhista de Produtos Gráficos Web do eixo tecnológico Informação e Comunicação, através do PRONATEC.

4 – Objetivos do curso

Formar profissionais com conhecimentos básicos em:  Projeto de interface homem-máquina;

 Edição de imagens e animações;  Desenvolvimento de sistemas Web. 5 – Público-alvo

I - estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos;

II - trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores;

III - beneficiários titulares e dependentes dos programas federais de transferência de renda entre outros que atenderem a critérios especificados no âmbito do Plano Brasil sem Miséria;

(5)

V - povos indígenas, comunidades quilombolas e outras comunidades tradicionais; VI - adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas;

VII - públicos prioritários dos programas do governo federal que se associem à Bolsa-Formação; e

VIII - estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral.

6 – Perfil profissional e áreas de atuação

O profissional desenvolve, executa, finaliza e atualiza aplicativos gráficos, incluindo páginas na rede internacional de computadores, trabalhando sob a supervisão técnica, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

A área de atuação do profissional formado no curso de Desenhista de Produtos Gráficos Web é realizar o desenvolvimento e manutenção de produtos gráficos para web, utilizando os serviços e funções de sistemas operacionais.

7 – Pré-requisito e mecanismo de acesso ao curso

Para participar do curso o estudante deverá ter no mínimo o Ensino Médio incompleto e o acesso será realizado através da indicação das demandantes e do cadastro reserva dos alunos no Sistec - Sistema Nacional da Informação da Educação Profissional e Tecnológica.

(6)

8 – Matriz curricular

O curso poderá ter o acréscimo de 50% além da carga horária mínima prevista no Guia Pronatec de Cursos Fic, de acordo com o artigo 44 da Portaria 168, de 7 de março de 2013. Essa carga horária extra, será usada de acordo com a necessidade de cada turma, com a finalidade de suprir conhecimentos prévios e pré-requisitos necessários ao desenvolvimento do conteúdo programático do curso. A carga horária adicional será um reforço escolar, realizado através de aulas de português e matemática, empreendedorismo ou outra área que e fizer necessária.

9 – Componentes curriculares

EIXO TECNOLÓGICO: Informação e Comunicação

Componentes Curriculares Carga Horária (horas relógio) Sequência dos módulos Informática Básica 16 1º Interação Humano-Computador 40 2º Imagens 32 3º Animação 32 4º

Introdução a Programação Web 40 5º

TOTAL 160 ---

Disciplina/Ementa Carga Horária (horas relógio)

Sequência dos módulos

Métodos e estratégias pedagógicas Informática Básica: Introdução

e Processamento de Dados. Breve histórico dos microcomputadores. Conceitos de Hardware e Software. Composição do micro computador. Periféricos: entrada, saída,

entrada/saída, armazenamento. Unidade Central de Processamento (CPU). Hardwares típicos de um computador.

(7)

Interação Humano-Computador: A interação

Humano-Computador. Ergonomia e Usabilidade. Técnicas de Avaliação de Usabilidade. Requisitos. Projeto de Interface. Usabilidade no

Cenário Atual da Web.

40 2º

Teoria: Utilização de aulas expositivas e debates sobre os temas propostos com utilização de materiais didáticos como projetor multimídia, textos e exercícios.

Prática: Utilização de computadores com os softwares de domínio público para os temas das aulas práticas.

Teoria: Utilização de aulas expositivas e debates sobre os temas propostos com utilização de materiais didáticos como projetor multimídia, textos e exercícios.

Prática: Utilização de computadores com os softwares de domínio público para os temas das aulas práticas.

Imagens: Tipos de imagens. Abas e janelas. Caixa de ferramentas. Para abrir uma nova imagem.

Recortando uma imagem. Removendo o fundo da imagem. Captura de tela. Camadas.

32 3º

Animação: Caixa de ferramentas e painéis auxiliares. Biblioteca de objetos (Library). Objetos

geométricos. Transformação de textos. Trabalhando com camadas. Animações. Publicando

documentos.

32 4º

Introdução a Programação Web: Interface Web.

Fundamentos do HTML. Cascading

Style Sheets (CSS).

40 5º

(8)

10 – Metodologia de ensino

A metodologia utilizada para ministrar as aulas e avaliar os alunos será através de aulas expositivas, participativas e dialogadas sobre conceitos, exercícios e vivências, práticas individuais e em grupo, interação com profissionais da área, vídeos demonstrativos, dinâmicas, seminários, simulações, exposição de exemplos práticos e rotineiros, buscando a aprendizagem e interação constante dos educandos.

Cada professor deverá elaborar o plano de ensino de sua respectiva disciplina, com base nos objetivos e na ementa disponibilizada neste PPC.

11 – Avaliação do processo de ensino e aprendizagem

A avaliação do curso será feita de maneira contínua e permanente no ambiente escolar, durante todo o período de aprendizagem. Assim contribuindo para um melhor desempenho, onde podemos resolver problemas e falhas no decorrer do processo ensi-no-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento das capacidades dos alunos. Os procedimentos de avaliação do curso serão realizados e definidos de comum acordo entre a coordenação e a orientação dos cursos de Formação Inicial e Continuada. Todo o material produzido em aula será avaliado, assim como o envolvimento e a participação dos alunos com as atividades propostas. Além disso, para ser considerado aprovado o estudante deve obter pelo menos 75% de frequência sobre o total da carga horária do curso.

(9)

12 – Bibliografia

BIBLIOGRÁFIA BÁSICA

ZOUCAS, A.C. Interação Humano-Computador. Apostila do programa etec. Instituto Federal de Santa Catarina, 2009.

BRITO, K. Fundamentos do Desenvolvimento Web. Apostila do programa etec. Instituto Federal do Espírito Santo. 2011.

BIBLIOGRÁFIA COMPLEMENTAR

MANZI, F. Flash CS3 Professional - Criando Além da Animação. Editora Érica. 2007. FLANAGAN, D. JavaScript: O Guia Definitivo. Editora Bookman. 2012.

13 – Infraestrutura

A UFV-Florestal oferece os cursos Técnico em Informática e Bacharelado em Ciência da Computação, dessa forma, possui os laboratórios de informática e equipamentos necessários ao oferecimento do curso.

A biblioteca do Campus UFV-Florestal possui computadores conectados à Internet disponíveis para os usuários e acervo atualizado, contando com mais de 12.000 livros, 330 teses, 150 títulos de periódicos, 1.070 apostilas, 4.124 folhetos, 1.010 obras de refe-rência e 720 materiais de multimídia.

O curso contará com os seguintes laboratórios, já em funcionamento no Campus UFV-Florestal:

Laboratório de Informática I (80 m2) Quantidade Item

25 Computadores com 2 GB de RAM e processador Core 2 Duo 2.6 GHz, com monitores de 17”

1 Data Show Interativo

1 Computador para Professor 2 Ar Condicionado

Laboratório de Informática II (42 m2) Quantidade Item

(10)

com monitores de 15” 1 Data Show Interativo

1 Computador para Professor 2 Ar Condicionado

Laboratório de Informática III (87 m2) Quantidade Item

25 Computadores com 2 GB de RAM e processador Core 2 Duo 2.6 GHz, com monitores de 17”

1 Data Show

1 Computador para Professor 2 Ar Condicionado

Alguns cursos poderão ser ministrados fora do campus, e em outros municípios, desde que cumpram o termo de parceria. Todos foram definidos e vistoriados pelos coordenadores do PRONATEC, e que de acordo com este termo, são limpos, organizados e apropriados, com salas de aula e laboratórios, para a condução das atividades teóricas e práticas das diversas disciplinas, durante o período de realização dos cursos.

14 - Certificação

O Certificado de conclusão do curso será emitido ao término do curso, desde que o estudante esteja aprovado. A Direção de Extensão e Cultura(DXT) do campus Florestal da Universidade Federal de Viçosa emitirá o certificado.

15 - Referências Bibliográficas

BRASIL. Guia PRONATEC de Formação Inicial e Continuada 2012. Disponível em: <http://pronatec.mec.gov.br/fic/>. Acesso em 01 abr. 2013.

Referências

Documentos relacionados

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,

Laços guardanapos ( por cada falta 0,70€) argolas perolas e renda (0,90€) folha de oliveira - 2+b noiva + noivo +4- mesa A6 Por cima - Toalha e ou Runner Guardanapo

O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Paraná, no uso de suas atribuições, e por delegação de competência do Magnífico Reitor da Universidade Federal

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Os principais passos para o planejamento do processo estão baseados no fatiamento dos modelos 3D (geração das camadas), no posicionamento da peça na mesa de trabalho e

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,