• Nenhum resultado encontrado

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA - PROAC CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS COMPLETOS. III Workshop de Engenharia Civil - UNIPÊ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRÓ-REITORIA ACADÊMICA - PROAC CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS COMPLETOS. III Workshop de Engenharia Civil - UNIPÊ"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA - PROAC

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS COMPLETOS III Workshop de Engenharia Civil - UNIPÊ

Organizadores

Prof. Dr. Antônio da Silva Sobrinho Júnior Prof. Msc. Vitor Granito Pontes

Conselho Editorial

Prof. Dr. Antônio da Silva Sobrinho Júnior Profª. Msc. Evelyne Emanuelle Pereira Lima Prof. Dr. Valkisfran Lira de Brito

Prof. Msc Vitor Granito Pontes Prof. Dr. Wilson Cartaxo Soares Prof. Dr. Alan de Oliveira Feitosa Prof. Dr. Thiago da Silva Almeida Prof. Msc. Victor Alves Fernandes Prof. Msc. Carlos Maviael de Carvalho Revisão Final

Prof. Dr. Antônio da Silva Sobrinho Júnior Prof. Msc. Filipe Carvalho de Almeida

Diagramação

Raiff Pimentel Félix Almeida Programação Visual e Arte Final

(2)

Foco e Escopo

O III Workshop de Engenharia Civil do UNIPÊ, é um evento destinado a estimular o estudo, a produção e divulgação de temas relevantes nas diversas áreas/disciplinas lecionadas no Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. Assim, busca promover e divulgar o conhecimento científico, bem como discutir o significado de práticas tanto no campo profissional como no da pesquisa/extensão. O evento permite aos alunos o contato com profissionais experientes, que transmitem lições valiosas para os participantes. O evento visa preparar o futuro egresso para o mercado de trabalho, aproximando-o do cotidiano do profissional de Engenharia Civil.

Artigos Completos

Os Trabalhos deverão ser submetidos na forma de artigo, conforme formato em anexo, os quais devem ser trabalhos originais contendo relatos de pesquisa/extensão com dados experimentais, projetos aplicados, artigos de revisão com contribuição significativa. Os trinta melhores trabalhos serão apresentados em forma oral. Os demais trabalhos aprovados, serão apresentados em formato de Banner.

Processo de Avaliação por Pares

Todos os trabalhos recebidos serão submetidos à avaliação de dois pareceristas selecionados pelo conselho editorial, que resultará na recomendação ou rejeição da publicação. Nesse processo será utilizada a avaliação cega, mantendo-se o anonimato dos autores e dos pareceristas.

Política de Acesso Livre

Esta coleção oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, disponibilizando, gratuitamente, o conhecimento científico ao público e proporcionando maior democratização mundial do conhecimento.

Diretrizes para Autores

1) Nesta chamada, deverão ser submetidos artigos completos, referentes a assuntos pertinentes de interesse da área de Engenharia Civil.

2) Os trabalhos deverão ser submetidos no formato de artigo e enviados por e-mail direcionado a publicacoes.civil@unipe.br ;

3) Os artigos submetidos, desde que de acordo com as normas para publicação, descritas abaixo, serão encaminhados a dois pareceristas membros do Conselho Editorial para avaliação cega. Dois pareceres favoráveis indicarão a aceitação final para publicação.

4) A decisão final acerca da publicação do manuscrito é sempre da Comissão Editorial.

(3)

6) Com o propósito de facilitar o processo de avaliação cega, os dados completos do autor devem constar separadamente do texto, na primeira folha do manuscrito, tais como nome, endereço, telefone e e-mail para contato, cargo/função e instituição a que está vinculado, título acadêmico (dar preferência às identificações que qualifiquem o autor na área de conhecimento do capítulo). Nas demais laudas do manuscrito, não deverão conter informações que possibilitem a identificação voluntária ou involuntária do autor, como agradecimentos a colaboradores e /ou dedicatórias, bem como informações contidas nos campos das propriedades do documento (para retirar informações do autor das propriedades do documento, procure em “Arquivo” > “Propriedades” - para versões anteriores ao Microsoft Office 2007, e “Arquivo”> “Preparar”> “Propriedades” para Microsoft Office 2007).

7) Todo e qualquer texto encaminhado para a avaliação deve ser acompanhado de carta assinada por todos os autores, onde esteja explicitada a intenção de submissão do trabalho para publicação e a declaração de responsabilidade pelos aspectos éticos e a autoria do trabalho. Essa carta deve conter, ainda, autorização para reformulação de linguagem, se necessária, para atender as normas do III Workshop de Engenharia Civil do UNIPÊ. (Apêndice I).

8) Serão autores dos capítulos, os professores do curso de Engenharia Civil do Unipê, alunos e demais pesquisadores, não excedendo o limite de cinco autores por capítulo. Podem ser também autores externos, desde que pelo menos um autor seja um Professor do Curso de Engenharia Civil do UNIPÊ.

9) Os alunos que submeterem os trabalhos deverão, obrigatoriamente, ter a orientação/participação como autor, de pelo menos um dos docentes do curso de Engenharia Civil do UNIPÊ.

10) Só serão avaliados os artigos que estiverem dentro das normas do III Workshop de Engenharia Civil do UNIPÊ. Caso não esteja dentro das normas, o trabalho será devolvido para os respectivos autores para as correções.

Formatação do arquivo

1) O manuscrito: sendo um capítulo, ao todo deve ter no mínimo 5 e no máximo 12 páginas (em espaçamento simples), desde a folha de rosto até as Referências, em formato A4, devendo ser paginado desde a folha de Rosto, que receberá número de página 1.

2) O arquivo: deve estar digitado preferencialmente no Word (versão mais atual), utilizando-se a fonte Times New Roman; corpo 12; espaçamento entre linhas simples (1,0); alinhamento justificado; sendo 3 cm nas margens esquerda e superior e 2 cm nas margens direita e inferior, em tamanho A4; com títulos e subtítulos em caixa alta e alinhamento centralizado.

3) Folha de rosto com identificação: É a primeira folha e deve conter o Título original do capítulo, identificação dos autores contendo nome, endereço, telefone e e-mail para contato, cargo/função e instituição a que está vinculado, título acadêmico (dar preferência às identificações que qualifiquem o autor na área de conhecimento do capítulo).

(4)

4) Folha de rosto sem identificação: É a segunda folha e deve conter Título original do capítulo, resumos em português, e sem identificação de autoria.

Resumos em português: Parágrafo contendo as seções do trabalho com no mínimo 150 palavras e no máximo 250 palavras escrito na primeira linha abaixo do cabeçalho “RESUMO”. Ao fim do resumo, listar pelo menos três e no máximo cinco palavras-chave (em letras minúsculas e separadas por ponto).Ver Apêndice II.

5) Corpo do Texto:

5.1) Trabalhos Experimentais: Inicia-se com a INTRODUÇÃO, logo abaixo do resumo na mesma página. As subseções do corpo do texto não começam em uma nova página e seus títulos devem estar alinhados à esquerda e escritos em caixa alta e em

negrito (por exemplo, INTRODUÇÃO, METODOLOGIA,

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, RESULTADOS E DISCUSSÃO,

CONSIDERAÇÕES FINAIS e REFERÊNCIAS em capítulos experimentais). Os subtítulos das subseções devem estar em caixa alta sem negrito (por exemplo, os subtítulos da subseção METODOLOGIA: PARTICIPANTES, ou ANÁLISE DOS DADOS). Títulos e subtítulos não devem ser acompanhados de ponto final. Caso haja subdivisões no texto, recomendam-se no máximo três níveis de intertítulos. 5.2) Trabalhos Teóricos: Inicia-se com a INTRODUÇÃO, logo abaixo do resumo na

mesma página. As subseções do corpo do texto não começam em uma nova página e seus títulos devem estar alinhados à esquerda e escritos em caixa alta e em negrito (por exemplo, INTRODUÇÃO, METODOLOGIA, FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, CONSIDERAÇÕES FINAIS e REFERÊNCIAS em capítulos teóricos). Os subtítulos das subseções devem estar em caixa alta sem negrito. Títulos e subtítulos não devem ser acompanhados de ponto final. Caso haja subdivisões no texto, recomendam-se no máximo três níveis de intertítulos.

6) Citações e referências: Qualquer citação deve ser referenciada. As citações diretas deverão ser seguidas do(s) sobrenome(s) do(s) autor (es), ano e página, consoante o sistema autor/data.

Artigo científico:

COSTA, V. R. À margem da lei: o Programa Comunidade Solidária. Em Pauta: revista da Faculdade de Serviço Social da UERJ, Rio de Janeiro, n. 12, p. 131-148, 1998.

Artigo e/ou matéria de revista, boletim etc. em meio eletrônico:

SILVA, M. M. L. Crimes da era digital. .Net, Rio de Janeiro, nov. 1998.Seção Ponto de Vista. Disponível em: <http://www.brazilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm>. Acesso em: 28 nov. 1998.

7) Imagens, tabelas, gráficos: devem estar inseridos no devido local, no corpo do texto, com respectivas legendas ou outras informações necessárias.No caso de imagens, deverão estar no formato jpeg, com boa resolução, e ser gravadas e encaminhadas também em arquivos separados no mesmo e-mail. As imagens, tabelas ou gráficos podem ser em preto e branco, em escala de cinza ou coloridas.

(5)

Em caso de desenho, tabela, figura, gráfico, quadro, retrato, etc, sua identificação deverá aparecer na parte superior seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Na parte inferior, indicar a fonte consultada.

8) Destaques: o uso de negrito deve ficar restrito aos títulos; o de itálico, apenas para destacar conceitos ou palavras em língua estrangeira.

Itens de verificação para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

1) Na contribuição submetida consta carta assinada por todos os autores, scaneada e anexada (verificar em diretrizes para autores o conteúdo que deve conter a carta).

2) Arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, LaTeX, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 5MB).

3) O texto está em espaço simples (1,0); usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.

4) O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.

5) A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo, caso submetido para avaliação por pares. 6) Critérios de Avaliação: Para facilitar a elaboração dos artigos, recomenda-se a seguinte formatação por tipo de trabalho (Quadro 1).

Quadro 1 – Critérios de avaliação por tipo de trabalho.

Trabalhos Experimentais Trabalhos Teóricos/Documentais

Introdução

- Concisa;

- Delimitação do tema;

- Clareza dos objetivos; Introdução

- Concisa;

- Delimitação do tema; - Clareza dos objetivos; - Método* Metodologia - Tipo de Estudo; - Participantes; - Local; - Instrumento e Procedimento de Coleta; - Aspectos Éticos; - Análise de Dados; Metodologia* - Tipo de Estudo; - Participantes; - Local; - Instrumento e Procedimento de Coleta; - Aspectos Éticos; - Análise de Dados; *O método pode estar contido na introdução; Fundamentação Teórica - Correspondência com os objetivos propostos. - Bibliografia atualizada. Fundamentação Teórica - Correspondência com os objetivos propostos. - Bibliografia atualizada. Resultados/ Discussão

- Tabelas e Figuras com conteúdos adequados; - Correspondência com objetivos propostos; - Discussão

(6)

contextualizada;

Considerações Finais

- Apresentação do Desfecho;

- Pode ter limitações e sugestões de pesquisas futuras; Considerações Finais - Apresentação do Desfecho;

- Pode ter limitações e sugestões de pesquisas futuras;

Referências - ABNT 6023; Referências - ABNT 6023;

Processo de captação dos artigos completos para apreciação

Divulgação do Edital; 27 de agosto de 2018

Envio das propostas de artigospelos autores; 27 de agosto a 30 de setembro de 2018 Período de Análise dos artigos pelos pareceristas e sugestão de

modificações aos autores;

30 de setembro a 20 de outubro

Divulgação e Publicação do livro em meio digital com ISBN Final do mês de novembro de 2018

Contato

Em caso de dúvidas ou informações: publicacoes.civil@unipe.br

João Pessoa, 27 de agosto de 2018.

Prof. Dr. Antônio da Silva Sobrinho Júnior Coordenador do Curso de Engenharia Civil

(7)

APÊNDICE I

Modelo de Carta de Submissão do Artigo

III Workshop de Engenharia Civil do Unipê Prezados Senhores,

Encaminhamos à comissão editorial para apreciação e publicação o artigo intitulado ____ , que se trata de um (trabalho________________________).

Declaramos que o presente trabalho é inédito e original e que atende a todos os procedimentos éticos pela legislação vigente e autorizamos o processo editorial.

Declaramos, ainda, que autorizamos a reformulação da linguagem em termos ortográficos e de padronização das normas, se necessária, para atender aos padrões do III Workshop de Engenharia Civil do UNIPÊ.

Estamos desde já à inteira disposição para qualquer informação que se fizer necessária. Atenciosamente, João Pessoa, ____ de ________ de 2018. Nome do 1º autor(a) ___________________________________ Nome do 2º autor(a) ___________________________________

Nome do 3º autor(a), se houver. ___________________________________

Nome do 4º autor(a), se houver. ___________________________________

Nome do 5º autor(a), se houver. ___________________________________

(8)

Modelo da Folha de Rosto com Identificação TÍTULO DO ARTIGO EM PORTUGUÊS

Identificação dos autores 1º Autor

Nome

Titulação (dar preferência às identificações que qualifiquem o autor na área de conhecimento do capítulo):

E-mail: Telefone:

2º Autor Nome

Titulação (dar preferência às identificações que qualifiquem o autor na área de conhecimento do capítulo):

E-mail: Telefone:

3º Autor (se houver) Nome

Titulação (dar preferência às identificações que qualifiquem o autor na área de conhecimento do capítulo):

E-mail: Telefone:

4º Autor (se houver) Nome

Titulação (dar preferência às identificações que qualifiquem o autor na área de conhecimento do capítulo):

E-mail: Telefone:

5º Autor (se houver) Nome

Titulação (dar preferência às identificações que qualifiquem o autor na área de conhecimento do capítulo):

E-mail: Telefone:

(9)

REPETIR O TÍTULO CENTRALIZADO, ESCRITO EM NEGRITO E CAIXA ALTA

RESUMO

Introdução: O resumo deve conter as partes principais do trabalho, como introdução, objetivo, método, resultados e conclusão.

Palavras-chave: No mínimo 3, no máximo 5.

INTRODUÇÃO

A introdução deve apresentar a problemática abordada, demonstrando os principais conceitos, bem como destacar a justificativa e relevância do referido estudo. Deve-se utilizar o último parágrafo para a apresentação do objetivo do estudo. A introdução deve apresentar a problemática abordada, demonstrando os principais conceitos, bem como destacar a justificativa e relevância do referido estudo. Deve-se utilizar o último parágrafo para a apresentação do objetivo do estudo.

Mediante o exposto, este estudo teve por objetivo apresentar um modelo de apresentação de capítulos de livro para submissão e publicação 3ª Edição da coleção Engenharia Civil – Temas, Técnicas e Aplicações -UNIPÊ.

.

MATERIAIS E MÉTODOS

Descrever os materiais e/ou métodos utilizados para desenvolvimento da pesquisa PROCEDIMENTOS

Os procedimentos do estudo precisam ser descritos detalhadamente, informando como os dados foram coletados, para permitir a reprodução passo a passo e/ou o entendimento do que foi feito. Os procedimentos do estudo precisam ser descritos detalhadamente, informando como os dados foram coletados, para permitir a reprodução passo a passo e/ou o entendimento do que foi feito.

ANÁLISE DOS DADOS

Indicar como foi realizada a análise dos dados e porque se escolheu determinado tipo de análise. Se foram utilizados testes estatísticos, software, etc.Indicar como foi realizada a análise dos dados e porque se escolheu determinado tipo de análise. Se foram utilizados testes estatísticos, software, etc.Indicar como foi realizada a análise dos dados e porque se escolheu determinado tipo de análise. Se foram utilizados testes estatísticos, software, etc.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados e discussão deverão vir em sessão única, podendo os autores apresentarem os resultados e seguir com a discussão dos mesmos.

Em relação ao uso de tabelas e figuras, deve-se usar o modelo de organização proposto pela ABNT.

(10)

Tabela 1 - Distribuição dos participantes segundo as características sócio-demográficas CARACTERÍSTICAS N % SEXO Masculino 12 60 Feminino 8 40 ESTADO CIVIL Solteiro(a) 6 30 Casado(a) 10 50 Viúvo(a) 3 15 Outros 1 5 ESCOLARIDADE Analfabeto(a) 5 25 Nível Fundamental 12 60 Nível Médio 3 15

Fonte: Dados da pesquisa, 2013.

Figura 1- Distribuição dos participantes quanto ao diagnóstico

Fonte: Dados da pesquisa, 2013

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Devem ser fundamentadas no objetivo do trabalho, precisas e expostas de forma muito clara. Nessa etapa do artigo, os autores podem utilizar sua criatividade para salientar os dados obtidos e sugerir a aplicação dos resultados de forma prática, recapitulando alguns resultados relevantes.

A conclusão não deve repetir o que já foi escrito nos resultados e na discussão, mas pode resgatar alguns itens relevantes para confirmar se o objetivo foi alcançado ou não. Caso negativo, explicar o porquê. Aqui também poderão ser apresentadas sugestões para novos estudos da mesma natureza.

REFERÊNCIAS

ARAUJO, L.A.O; BACHION, M.M. Programa Saúde da Família: perfil de idosos assistidos por uma equipe. Rev Bras Enferm. v.57, n.5,p. 586-90, 2004.

BORBA, C. P.; SILVA, L. A. S. M. Grupo da terceira idade nova vida do SESC: influência para o envelhecimento bem-sucedido. 2002. Disponível em:

(11)

<http://189.75.118.67/CBCENF/sistemainscricoes/arquivosTrabalhos/grupo%20de%20terceir a%20idade%20nova%20vida%20do%20sesc.pdf> Acesso em: 20 set. 2013.

CHELONI, C.F.P; PINHEIRO, F.L.S; MEDEIROS, A.L. Prevalência de depressão em idosos institucionalizados no município de Mossoró/RN segundo escala de depressão geriátrica (Yesavage). Expressão. v.34, n. 61-37, 2003.

PAPALÉO NETTO, M. Tratado de Gerontologia, 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2007.

APÊNDICE II

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO BANNER (PI)

1) A elaboração e confecção do banner para a apresentação sob a forma de pôster é de inteira responsabilidade do autor e coautores.

2) A apresentação gráfica do pôster deverá ser na forma de painéis, não ultrapassando o limite de 120 cm (altura) por 90 cm (largura), os autores devem permanecer no local de exposição do trabalho durante o horário de apresentação conforme programação. 3) A informação nele contida deve ser legível a uma distância de aproximadamente 1,5

m, de modo a permitir uma leitura fácil. Devem apresentar os principais aspectos da pesquisa, estando de acordo com o artigo submetido e estruturado da seguinte forma:  Na parte superior conter: título, nomes de todos os autores e afiliação institucional.  Recomenda-se o uso mínimo de texto e máximo de esquemas, figuras e tabelas.

 Organizar as informações de modo sequencial: Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões e Agradecimentos (quando aplicável).

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Em função dessas peculiaridades geográficas e ambientais, a área territorial da sede da Embrapa Amazônia Oriental nos últimos anos vem sendo alvo de alguns estudos, dentre os quais,

Animais infectados apresentam ruptura do tecido conjuntivo, cistos macroscópicos nas brânquias, abcessos e pústulas, emagrecimento, abertura involuntária das valvas,

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Em azul: Marcas classificatórias Em vermelho: Marcas não classificatórias. DSQ:Desclassificado(a) DNS:Não iniciou

Não se trata mais de reconhecer essa presença animal como temática que perpassa os textos claricianos, mas, sim, de perceber como esse animal pode ser engendrado pela forma,

Neste artigo, pretendemos analisar a contribuição do pensamento complexo à construção da identidade epistemológica da Educação Ambiental por meio de breve estudo

Era de conhecimento de todos e as observações etnográficas dos viajantes, nas mais diversas regiões brasileiras, demonstraram largamente os cuidados e o apreço