• Nenhum resultado encontrado

Universidade Federal da Integração Latino Americana MANUAL DO ESTAGIÁRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade Federal da Integração Latino Americana MANUAL DO ESTAGIÁRIO"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Universidade Federal da Integração Latino Americana

(2)

MANUAL DO ESTAGIÁRIO

PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação

(3)

1. Apresentação ... 4 2. Conceito ... 5 3. Objetivos ... 5 4. Modalidades de Estágio ... 6 5. Campos de Estágio ... 7 6. Requisitos ... 7 7. Direitos e Deveres ... 8 8. Documentos Necessários ... 9 9. Procedimentos ... 10 10. Duração ... 13 11. Relatório de Atividades ... 14 12. Avaliação ... 14 13. Desligamento ... 15 14. Leis e Regulamentações ... 16

Sumário

(4)

Caro estagiário,

Neste manual estão reunidas as informações e orientações que você precisa para realizar seu estágio supervisionado.

Com a publicação da Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, ocorreram mudanças significativas no desenvolvimento das atividades dos estagiários, sendo um dos principais avanços: a garantia da realização do estágio como ato educativo supervisionado, em

ambiente de trabalho que contribua com a formação acadêmica do discente. Dessa maneira você poderá conhecer realmente sua futura profissão e refletir a sua escolha, além de aprimorar aqueles conhecimentos trabalhados em sala de aula.

A Lei também esclarece que o estágio supervisionado é parte do PPC (Projeto Pedagógico de Curso), portanto, é importante que você conheça o PPC do seu curso, pois nele estão descritas algumas especificidades como: questões de carga horária, equivalência de créditos, pré-requisitos, entre outras, que serão extremamente importantes no desenvolvimento das suas

atividades do estágio supervisionado.

A PROGRAD (Pró-Reitoria de Graduação), por intermédio da DEAC (Divisão de Estágio e

Atividade Complementar), está à disposição para contribuir nessa etapa tão importante da sua vida acadêmica.

Seja bem-vindo!

Apresentação

(5)

Conforme dispõe a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, o Estágio é ato educativo supervisionado, desenvolvido em ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do educando que esteja frequentando o ensino regular em instituição de educação superior e apresente frequência efetiva.

Deve ser uma prática reflexiva, que colabore para o desenvolvimento técnico, científico, cultural e de relacionamento humano dos discentes; desenvolvida obedecendo à carga

horária especificada pelo curso e àquela assegurada legalmente, bem como sendo compatível com as atividades acadêmicas discentes.

O Estágio está descrito, com todas suas especificidades, no Projeto Pedagógico de cada curso. Ele poderá ser realizado nas modalidades: obrigatório e não-obrigatório, conforme determinação de cada carreira de graduação.

Desde que realizado obedecendo os requisitos legais, o estágio não gera vínculo empregatício de qualquer natureza.

A realização de estágios supervisionados, nos termos da Lei 11.788, aplica-se também aos discentes estrangeiros matriculados na UNILA, observando o prazo de validade do visto temporário de estudante.

Viabilizar experiências profissionais diversificadas na(s) área(s) de abrangência do curso, por meio de atividades planejadas, orientadas e avaliadas, compreendidas como meios de aprimoramento da formação acadêmica, profissional e pessoal;

Desenvolver a competência técnico-científica por meio de circunstâncias reais e cotidianas de trabalho;

Estimular o desenvolvimento da autonomia dos discentes, como agentes transformadores da realidade.

Conceito

Objetivos

(6)

Estágio supervisionado obrigatório Normatizado no Projeto Pedagógico de Curso como componente integrante de seu currículo e requisito para aprovação e obtenção de diploma. Poderá envolver o pagamento de bolsa e/ou outra forma de contraprestação acordada e expressa em termo de compromisso.

Estágio supervisionado não-obrigatório

Atividade de realização facultativa, com possibilidade de equivalência de horas para atividade acadêmica complementar, conforme regulamentação de cada curso.

O pagamento de bolsa, auxílio transporte e recesso remunerado são compulsórios nos casos de estágio nãoobrigatório.

Não será permitida a realização de estágio supervisionado não-obrigatório para portadores de diplomas que estejam cursando disciplinas como enriquecimento curricular na UNILA.

Estágio supervisionado obrigatório das Licenciaturas

Obedece às mesmas regras que os estágios supervisionados obrigatórios, com a

particularidade de ser desenvolvido em campo de estágio que permita a prática docente. A especificidade, no caso das licenciaturas, está na fixação de carga horária mínima pelo Conselho Nacional de Educação, na dimensão de 400 (quatrocentas) horas de estágio curricular supervisionado a partir do início da segunda metade do curso. Sendo que, os alunos que exerçam atividade docente regular na educação básica poderão ter redução da carga horária do estágio curricular supervisionado até o máximo de 200 (duzentas) horas, conforme orientações previstas nos Projetos Pedagógicos de Curso.

Modalidades de Estágio

(7)

São possibilidades de campos de estágio:

· entidades de direto privado; · órgãos da administração pública; · instituições de ensino;

· profissionais liberais de nível superior que estejam devidamente registrados no conselho de fiscalização a que pertencem;

· setores da UNILA que apresentem condições para que o estagiário desenvolva atividades coerentes com os objetivos do seu curso.

Os campos citados poderão ser concedentes de estágio, desde que celebrado acordo de

cooperação com a UNILA, exceto para os casos onde a própria universidade for campo de estágio. Antes de escolher o campo de estágio, o discente deverá verificar com seu coordenador de estágio, quais são as possibilidades do seu curso. Os Coordenadores das atividades de estágio são os responsáveis por analisar as instalações das possíveis concedentes de estágio, a fim de firmar convênio com as mesmas, e divulgar as oportunidades de estágio entre os discentes do seu curso.

Conforme dispõe o parecer 416/2012 CNE/CES, a realização de estágio supervisionado no exterior está subordinada a descrição de suas possibilidades, mecanismos de assistência e formas de avaliação, no Projeto Pedagógico de Curso.

Para realizar o estágio supervisionado o discente deverá estar com matrícula ativa e frequência efetiva em curso de graduação.

O discente deverá observar e cumprir os prérequisitos dispostos no Projeto Pedagógico de Curso, quando existentes. É necessária a formalização de termo de compromisso entre o discente e a concedente de estágio, em conformidade com os acordos de cooperação firmados (convênios).

O estágio, como ato educativo supervisionado, deverá ter acompanhamento efetivo do docente orientador da UNILA e do supervisor da parte concedente, comprovados por vistos nos relatórios de avaliação.

Campos de Estágio

Requisitos

(8)

Direitos

Realizar as atividades do estágio supervisionado em horário compatível com as atividades acadêmicas.

Ter o acompanhamento efetivo do docente orientador da UNILA e do supervisor da parte concedente, com formação ou experiência profissional na área de conhecimento do curso do estagiário.

Reduzir a carga horária do estágio pela metade nos períodos de avaliação do seu curso de graduação, desde que comprovados pela UNILA.

Receber bolsa ou outra forma de contraprestação pelas atividades desenvolvidas, bem como auxílio transporte e recesso remunerado. Nos casos de estágio supervisionado não obrigatório o pagamento é compulsório.

Ter contratada, em seu favor, apólice de seguro contra acidentes pessoais, pela UNILA ou pela parte concedente, conforme a modalidade de estágio.

Ter recesso de 30 (trinta) dias, gozado preferencialmente durante as férias escolares, sempre que o estágio tiver duração igual ou superior a 1 (um) ano.

Renovar seu contrato na mesma empresa, até o período máximo de 2 (dois) anos, sempre que houver interesse das partes.

Aplica-se ao estagiário a legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho, de responsabilidade da concedente de estágio.

Poderá o discente inscrever-se e contribuir como segurado facultativo do Regime Geral da Previdência Social.

Fique Atento:

A jornada de trabalho do estagiário não poderá ultrapassar 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, exceto para os cursos que alternam teoria e prática, nos momentos em que não estiverem programadas aulas presenciais.

Mesmo que a UNILA recorra aos serviços dos agentes de integração (agências de emprego), é vedada a cobrança de qualquer valor dos discentes, pelos serviços prestados.

Direitos e Deveres

(9)

Deveres

Solicitar a matrícula na disciplina estágio supervisionado, quando a mesma estiver na matriz curricular do curso. Manter-se informado a respeito dos trâmites e dos prazos que envolvem o estágio supervisionado.

Selecionar o local de realização do estágio supervisionado a partir do cadastro das partes concedentes, organizado e disponibilizado pela UNILA.

Apresentar termo de compromisso, devidamente preenchido e assinado pelas partes, antes do início das atividades de estágio.

Apresentar plano de estágio, elaborado sob orientação do docente orientador e de acordo com as especificidades da parte concedente.

Cumprir o estabelecido no plano de estágio.

Acatar as orientações e decisões do supervisor do local de estágio e cumprir os horários, as normas e os regulamentos da instituição concedente, agindo de forma ética e preservando sigilo referente às informações a que tiver acesso na instituição.

Utilizar crachá de identificação universitária, enquanto permanecer no local de estágio, sempre que o mesmo não afetar as normas de segurança da mesma.

Comunicar aos órgãos competentes situações ocorridas no decorrer do desenvolvimento das atividades e que necessitem da sua interferência.

Apresentar os relatórios de atividades, nos prazos estabelecidos e conforme a modalidade de estágio supervisionado desenvolvida.

Participar das reuniões de orientação, quando solicitado.

Termo de Compromisso

O termo de compromisso é o instrumento jurídico firmado entre o discente e a concedente de estágio, no qual estão as condições de realização do estágio.

Nos casos de estágio supervisionado obrigatório o documento é fornecido pela PROGRAD.

Direitos e Deveres

Documentos Necessários

(10)

Nos casos de estágio supervisionado nãoobrigatório o documento será fornecido pela parte concedente.

A entrega do termo de compromisso, devidamente assinado pelas partes, deverá ser feita pelo discente antes do início das atividades de estágio, sob pena de indeferimento do mesmo.

Compõem o termo de compromisso:

· Plano de Estágio, e

· Cópia da apólice / número de seguro.

Plano de Estágio

Documento que apresenta o planejamento das atividades que serão desenvolvidas pelo estagiário. Deve ser elaborado pelo discente e pelo docente orientador, conforme modelo disponibilizado pela PROGRAD.

Apólice de Seguro

A apólice de seguro será contratada em favor do discente estagiário para cobertura de acidentes pessoais.

Nos casos de estágio supervisionado obrigatório a responsabilidade pela contratação da apólice e fornecimento da cópia da mesma é da UNILA. Nos casos de estágio supervisionado não-obrigatório a responsabilidade passa a ser da parte concedente ou do agente de integração, que deverá expressar o número da apólice no termo de compromisso, ou fornecer cópia da mesma.

Fique Atento:

Os documentos necessários para formalização do estágio supervisionado, que deverão ser fornecidos pela Prograd, estão disponíveis no site: <http://www.unila.edu.br>, ou na DAA (Divisão de Atendimento ao Aluno).

Documentos Necessários

(11)

Estágio Supervisionado Obrigatório

Conferir, no Projeto Pedagógico do seu curso, se o estágio supervisionado é obrigatório, e em qual semestre são iniciadas as atividades.

Escolher o campo de estágio, verificando com o Coordenador das atividades de estágio e/ ou Coordenador de curso quais são as concedentes de estágio conveniadas, e qual será seu docente orientador.

Retirar na DAA - PROGRAD (Divisão de Atendimento ao Aluno da Pró-Reitoria de Graduação) três vias do termo de compromisso para estágio supervisionado obrigatório e o modelo utilizado para elaborar o plano de estágio.

Elaborar, juntamente com o docente orientador, seu plano de estágio.

Apresentar-se no local de estágio e recolher a assinatura do supervisor nos documentos (termo de compromisso e plano de estágio).

Protocolar na DAA o termo de compromisso e o plano de estágio.

A DEAC (Divisão de Estágio e Atividade Complementar) receberá a documentação e entrará em contato com o Coordenador das atividades de estágio e/ou Coordenador de Curso para recolher assinaturas. A DEAC também será a responsável por anexar cópia da apólice de seguro ao termo de compromisso, arquivar 1 (uma) via dos documentos e devolver as demais para a DAA.

No prazo de 1 (uma) semana da data do protocolo, o discente poderá retornar ao DAA para retirar 2 (duas) vias dos documentos.

O discente deverá guardar 1 (uma) via da documentação e entregar a outra ao supervisor da parte concedente, na data de início do estágio supervisionado obrigatório.

Em até 15 (quinze) dias após a conclusão da carga horária total do estágio, o discente deverá protocolar o relatório final de atividades na DAA.

Procedimentos

(12)

A DEAC receberá o documento e será a responsável pela finalização dos trâmites (envio para aprovação), que resultarão na atribuição dos créditos ao discente, pela realização do estágio supervisionado obrigatório, caso o mesmo seja aprovado.

Fique Atento:

Qualquer dúvida que o discente tenha nos procedimentos que antecedem o estágio

supervisionado obrigatório, ou no seu decorrer, deverão ser esclarecidas na DEAC (Divisão de Estágio e Atividade Complementar).

Estágio Supervisionado Não-obrigatório

Conferir se o Projeto Pedagógico do seu curso contempla o estágio supervisionado não-obrigatório e se existem pré-requisitos para a realização do mesmo.

Escolher o campo de estágio, verificando com o Coordenador das atividades de estágio e/ ou Coordenador de curso quais são as concedentes de estágio conveniadas, e qual será seu docente orientador.

Retirar na DAA - PROGRAD (Divisão de Atendimento ao Aluno da Pró-Reitoria de Graduação) o modelo utilizado para elaborar o plano de estágio.

Elaborar, juntamente com o docente orientador, seu plano de estágio.

Apresentar-se no local de estágio, solicitar três vias do termo de compromisso, no qual conste número da apólice de seguro, preencher e recolher a assinatura do supervisor nos documentos (termo de compromisso e plano de estágio). Caso a intermediação seja realizada por agente de integração, o termo de compromisso, com o número da apólice de seguro, deverá ser fornecida pelo mesmo.

Protocolar na DAA o termo de compromisso e o plano de estágio, devidamente assinados pelas partes.

Procedimentos

(13)

A DEAC (Divisão de Estágio e Atividade Complementar) receberá a documentação e entrará em contato com o Coordenador das atividades de estágio e/ou Coordenador de Curso para recolher assinaturas. A DEAC também será a responsável por arquivar 1 (uma) via dos documentos e devolver as demais para a DAA.

No prazo de 1 (uma) semana da data do protocolo, o discente poderá retornar ao DAA para retirar 2 (duas) vias dos documentos.

O discente deverá guardar 1 (uma) via da documentação e entregar a outra na data de início do estágio supervisionado não-obrigatório, ao supervisor da parte concedente.

Em até 5 (cinco) dias após o término do semestre de realização do estágio supervisionado não-obrigatório, o discente deverá protocolar o relatório semestral de atividades na DAA. E, em até 15 (quinze) dias após a conclusão da carga horária total do estágio, o relatório final de atividades, na mesma Divisão.

A DEAC receberá os documentos e será a responsável pela finalização dos trâmites (envio para aprovação), que resultarão na atribuição dos créditos como atividade acadêmica

complementar ao discente, pela realização do estágio supervisionado não-obrigatório, caso o mesmo seja aprovado.

Fique Atento:

Qualquer dúvida que o discente tenha nos procedimentos que antecedem o estágio

supervisionado obrigatório, ou no seu decorrer, deverão ser esclarecidas na DEAC ( Divisão de Estágio e Atividade Complementar).

A jornada de atividade do discente estagiário, definida entre as partes e expressa no Termo de Compromisso, deverá ser compatível com o horário do curso do discente na UNILA, podendo ser cumprida das seguintes maneiras:

· 4 (quatro) horas diárias e 20 (vinte) horas semanais; · 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) hora semanais;

Procedimentos

Duração

(14)

· 40 (quarenta) horas semanais, excepcionalmente para os cursos que alternam teoria e prática, nos momentos em que não estiverem programadas aulas presenciais.

O período de duração do estágio supervisionado não-obrigatório será de até 1 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período, conforme regulamentação de cada curso, desde que não exceda 2 (dois) anos de duração, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência.

A prorrogação do estágio se dará mediante apresentação de termo aditivo ao termo de compromisso, acompanhado de novo plano de estágio, antes do término de vigência do estágio. O termo aditivo é disponibilizado pela PROGRAD, e estará sujeito à aprovação do Coordenador das atividades de estágio e do representante da parte concedente.

A realização do estágio supervisionado exige a entrega de relatórios:

· semestral, no caso de estágio supervisionado não-obrigatório; · final, nos casos de estágio supervisionado obrigatório ou não.

Os relatórios semestrais deverão ser entregues na DAA - PROGRAD (Divisão de Atendimento ao Aluno da Pró- Reitoria de Graduação) em até 5 (cinco) dias após o término do semestre de realização do estágio supervisionado não-obrigatório, e os relatórios finais em até 15 (quinze) dias após conclusão da carga horária total do estágio supervisionado.

O discente estagiário será avaliado, pelo docente orientador e pelo docente do componente curricular estágio obrigatório, conforme a modalidade de estágio, observando:

· os procedimentos previstos na Resolução do CONSUN nº003/2013, nos Projetos Pedagógicos de Curso e em normas complementares;

Duração

Relatórios de Atividades

Avaliação

(15)

· o desenvolvimento das atividades pelo discente estagiário em consonância com o plano de estágio apresentado;

· a conduta do discente estagiário, em aspectos como: responsabilidade, ética, compromisso, comprometimento, entre outros;

· a análise dos relatórios semestrais e final, conforme o caso.

A conclusão do estágio supervisionado é concomitante ao término do prazo programado para a realização do mesmo, ou poderá ocorrer devido às seguintes situações:

· concluído o curso de graduação;

· por trancamento total ou abandono do curso de graduação; · a pedido do discente estagiário, devidamente justificado;

· por iniciativa da UNILA ou da parte concedente, com a devida justificativa;

· por desobediência, de algum dos agentes, às cláusulas do termo de compromisso; · por falta injustificada do estagiário que some 3 (três) dias consecutivos ou 5 (cinco) dias intercalados no mês.

Avaliação

Desligamento

(16)

Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (diretrizes e bases da educação nacional). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>

Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 ( Lei de Estágio). Disponível em: <http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11788.htm#art22>

Resolução CNE/CP 2 - de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação. Básica em nível superior. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ CP022002.pdf>

Parecer CNE/CES nº 416/2012 de 8 de novembro de 2012. Disponível em: <http://portal. mec.gov.br/index.php? option=com_content&view=article&id=12979>

Resolução de Estágio nº 003/2013. Disponível em: <http://www.unila.edu.br/consun>. Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UNILA. Disponíveis em: <http://www. unila.edu.br/conteudo/cursos-gradua%C3%A7%C3%A3o>.

Leis e Regulamentações

(17)

Referências

Documentos relacionados

No entanto, para aperfeiçoar uma equipe de trabalho comprometida com a qualidade e produtividade é necessário motivação, e, satisfação, através de incentivos e política de

Gebruik de blower niet voordat u op de hoogte bent van de specifieke ma- nier waarop hij moet worden

Alguns resultados da pesquisa mostram que existe uma tendência da população em aceitar que as causas da pobreza são estruturais, pois diante de opções tais

Os gêneros Byrsonima e Myrcia produzem frutos que são consumidos por aves; no entanto, mesmo durante a frutificação, não houve relação entre essas espécies e a variação da riqueza

natureza divisível e desde que não haja prejuízo para o conjunto ou complexo, a Administração Pública Municipal deverá reservar cota de até 25% (vinte e cinco por cento) do

No período de 01/01/2016 até 30/04/2016, no caso de exclusão do Simples Nacional com efeitos retroativos, na hipótese de exclusão por comunicação do

eliminatória na seleção para o Doutorado. 2: As provas das demais línguas estrangeiras, que são oferecidas pelo PPG Linguística UFRJ, não são eliminatórias. Se

Propiciar aos participantes uma visão moderna e atual das principais ferramentas das áreas contábil e financeira, promover análises e reflexões técnicas, discussões de