• Nenhum resultado encontrado

MANUAL - SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CLUBES COORDENADOR DISTRITAL MINISTÉRIO DE DESBRAVADORES E AVENTUREIROS DIVISÃO SUL-AMERICANA. Versão 19.2.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL - SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CLUBES COORDENADOR DISTRITAL MINISTÉRIO DE DESBRAVADORES E AVENTUREIROS DIVISÃO SUL-AMERICANA. Versão 19.2."

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

1

MANUAL - SISTEMA DE

GERENCIAMENTO DE CLUBES

COORDENADOR DISTRITAL

MDA

MINISTÉRIO DE DESBRAVADORES E AVENTUREIROS

DIVISÃO SUL-AMERICANA

Versão 19.2.7

(2)

2

1 – LOGIN ... 5

2 - ATUALIZAÇÃO CADASTRO ... 6

3 – SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CLUBES (SGC) ... 7

4 - Módulo - DISTRITAIS ... 9

P140 – Sub-módulo – Aprovação ... 9

P141 – Sub-Módulo – Clubes ... 11

P151 – Sub-Módulo – Gerador de Relatórios ... 12

5 – Módulo – EXTRAS ... 13

5.1 – Sub-Módulo – Alterar minha senha ... 13

5.2 – Sub-Módulo – Alterar meu cadastro ... 13

5.3 – Sub-Módulo – Sugestões SGC ... 14

5.4 – Sub-Módulo – Dados do meu clube ... 15

5.5 – Sub-Módulo – Fornecedores oficiais ... 15

5.6 – Sub-Módulo – Página Inicial ... 16

5.7 – Sub-Módulo – Sair do sistema ... 16

(3)

3

Apresentação

Este é o SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CLUBES da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia, uma ferramenta on-line exclusivamente para os clubes de Desbravadores e Aventureiros.

O projeto começou em 2006 com o intuíto de facilitar o registo on-line para o Camporí de Desbravadores. Inicialmente, o trabalho para o projeto foi através de uma equipe de voluntários dirigidos pelo analista Rodrigo Dias Dorval, um regional da Associação do Mato Groso do Sul - UCOB. Em 2007, propuseram-se outros voluntários da Associação Sul Mato Grosense - UCOB para ampliar o projeto, com as ideias de novas possibilidades para os clubes de Desbravadores, como gerenciamento de unidades, gerenciamento de classes e especialidades. Desde 2009, a então Missão Sergipe-Alagoas - UNEB também implementou a ferramenta, e contratou RDORVAL SOLUÇÕES EM TECNOLGIA para dar apoio e continuar com o desenvolvimento do então projeto voluntário, transformando num produto comercial. Nesse mesmo ano, adotou-se para toda a União Nordeste Brasileira, para cumprir com todos os campos da União, de maneira integrada. Neste ano, esta ferramenta abre-se para outros segmentos do Ministério de Desbravadores e Aventureiros, e expande-se completamente como instrumento de gerenciamento, e a melhora das ferramentas para a inscrição on-line, a possibilidade do pagamento e cartão de crédito, além dos relatórios de membros.

Em 2010, a União Centro-Oeste Brasileira começou a utilizar a ferramenta em todo seu território, e se fizeram várias mudanças, já que até esse momento tinha desenvolvido sua própria ferramenta. A União compreendeu que poderiam colaborar, passar todo o código fonte e o conhecimento destes sistemas locais para a equipe de desenvolvimento e para o SISTEMA DE GERENCIAMENTO

DE CLUBES, uma ferramenta que se utilizou anteriormente só na UNEB.

A ferramenta cresce, e desde 2012, a UNOB, USEB e UNB passam a fazer parte do projecto. Em 2013, a USB une-se ao grupo, e também colabora no desenvolvimento de novas características, a partir de um sistema desenvolvido internamente dentro de seu território no sul de Brasil.

Em 2014, a ferramenta põe-se a prova durante as inscrições do IV Camporí Sul-Americano em Barretos-SP, e após o evento, adaptar-se-á como a ferramenta oficial do Ministério de Desbravadores e Aventureiros da Divisão Sul-Americana, com sua implantação definitiva final em outros países da Sul-América que fazem parte de seu território.

Seu desenvolvimento desde o princípio está em PHP e o banco de dados MySQL, e agora conta com uma equipe de programadores e analistas especializados, que conhecem a realidade da obra destes ministérios da IASD.

(4)

4

Quanto ao suporte, a ferramenta baseia-se na assistência através de e-mails, suporte on-line e chat para os usuários, além de uma central telefônica, e os telefones internos (*VOIP) como contato direto com as Uniões, Associações e Missões. Além disso, a equipe oferece um manual completo e detalhado, e um banco de dados de perguntas e respostas.

O pessoal de apoio e desenvolvimento adota a política de responder a tudo por gravidade de erro, com os prazos para a resolução de erros e características. Em constante evolução, à medida que lê este manual, está a preparar-se uma nova versão do SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CLUBES, bem como uma versão atualizada de cada manual. E as vantagens deste projeto não é só isso:

1 – O Gerenciamento de informação, de conteúdos e gerenciamento da

configuração realiza-se mediante o próprio Campo, se está treinado adequadamente, tem plena liberdade de utilizar a ferramenta para administrar seus clubes;

2 - Ferramenta de melhora contínua, através de sugestões de todos os

envolvidos, e aprovadas pela Divisão Sul-Americana;

3 – Disponibilidade da equipe de treinamento, para capacitar ao pessoal in-loco

(secretárias, departamentais, regionais e diretores);

4 - Manutenção e monitoramento constante do SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CLUBES, bem como o Backup, disponibilidade,

segurança e rendimento.

Seja muito bem-vindo à esta ferramenta que lhe pode dar a possibilidade de ter um controle total de seu Clube de Desbravador ou Aventureiro.

(5)

5

1 – LOGIN

Esta é a tela de entrada do Sistema de Gerenciamento de Clubes.

Seu Login – Onde você digitará o nome de Usuario. Ex: joana.silva

Sua Senha - A senha deve conter letras maiúsculas, minúsculas, números e

caracteres especiais (@!$;). Ex: JS@1520!

Lembramos que para maior segurança dos dados as senhas são criptografagas e NÃO podem ser sequencial (123456) e nem começar com o número zero (0). A senha e o Login serão fornecidos por sua Associação/Missão.

Perdeu sua senha? – Quando esquecer sua senha, utilize este link (destaque

(6)

6

2 - ATUALIZAÇÃO CADASTRO

Esta tela é para atualização do cadastro, ela será aberta apenas no seu primeiro acesso, para que todos os seus dados sejam completos, sendo que após o primeiro acesso não será visualizado essa tela após o login, e sim, a tela inicial do Sistema de Gerenciamento de Clubes.

(7)

7

3 – SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CLUBES (SGC)

Na tela inicial, na parte superior do lado esquerdo você visualiza seus dados e do lado direito as opções de “Início” (que volta à página inicial toda vez que solicitado) e “Sair” (que encerra o seu acesso à intranet).

Ao lado esquerdo os Módulos e ao meio as mensagens que estarão em sua

Caixa de entrada, entre eles pode conter avisos importantes do seu campo,

por isso a importância de ler sua caixa de mensagens com regularidade. Ainda verá as questões do Fórum e as opções de suporte por Chat (bonequinho),

E-mail (Helpdesk), os Manuais e as Perguntas Frequentes (FAQ.). E mais

abaixo estão os principais downloads disponibilizados por seu campo local, União ou Divisão.

Para participar do Fórum, basta clicar em “Novo post” para criar uma nova questão. Lembrando que o Fórum NÃO é uma ferramenta para suporte, é uma ferramenta para interação entre você e os demais diretores, regionais, secretárias de todas as Associações/Missão da Divisão Sul-Americana.

Assim que clicar em “Novo post” aparecerá a seguinte mensagem - Antes de

criar um tópico, utilize a busca por assunto, somente se não encontrar, abra um novo! :

(8)

8

Clique em “OK” e faça a busca do assunto que você queira interagir no Fórum:

Se a busca resultar em “Sem Registros” então você poderá criar um novo tópico, clicando em “Novo tópico”, caso contrário, interaja no tópico que aparecer se estiver relacionado ao seu assunto. Atenção às informações na hora de criar sua questão:

No último módulo Extras já irá aparecer os sub-módulos que são: Alterar

minha senha, Alterar meu cadastro, Dados Gerais, Página inicial e Sair do sistema. Cujas funções são as seguintes:

Alterar minha senha – Como o próprio nome sugere, serve para alterar a sua

senha.

Alterar meu cadastro – Também como o próprio nome sugere, serve para

alterar qualquer dado de seu cadastro.

Dados do meu clube – São as informações em geral do seu clube. Onde

constam dados como: logo do clube, endereço, histórico e informações adicionais.

Fornecedores oficiais – São as informações de contato de todos os

(9)

9

Página inicial – Essa opção exibirá a tela inicial mostrando os avisos

importantes.

Sair do sistema – Encerra seu acesso à intranet.

Ao entrar em contato com a sua União, você receberá seus login e senha, e os devidos acessos customizados em seu login.

4 - Módulo - DISTRITAIS

P140 – Sub-módulo – Aprovação

Este sub-módulo permite que você aprove todos os relatórios feitos, desde que esteja com permissão para sua visualização. Geralmente quem faz um relatório é a secretária de campo e quem responde este relatório são os diretores de seu distrito. Agora cabe a você dizer se o que foi respondido está ou não de acordo com a verdade, para isso, você irá aprovar ou reprovar a questão. Lembrando que dependendo da sua resposta o clube ganhará ou não pontos no ranking.

Aqui são visualizados os relatórios existentes:

Para aprovar o relatório basta ir na opção “Participantes”, destacado pela seta na imagem acima. Irá aparecer a tela com os clubes de seu distrito:

(10)

10

Agora você verá qual está pendente (clube em vermelho) e clicará em

“Aprovar” (coluna indicada pela seta).

Em seguida aparecerá a próxima tela:

Aqui aparece os dados do relatório e logo embaixo as opções de “Aprovar” ou “Reprovar”.

Ao clicar em “Reprovar” aparecerá outra tela para você dar uma justificativa. Na justificativa você dirá o porque está tomando tal decisão. Após justificar, clique em “Confirmar”:

Lembre-se de que sua justificativa irá aparecer para o diretor do clube, então, seja cauteloso ao usar as palavras como justificativa para evitar futuras complicações.

(11)

11

Pronto! Agora está confirmado os pontos do clube e aparecerá para secretária. Se por alguma eventualidade você errou na hora de dar sua posição (aprovar ou reprovar), clique em “Resultados”:

Selecione a opção “Apagar aprovação”:

Aparecerá a tela para confirmação. Clique em “Salvar”:

Depois é só preencher a Aprovação/Reprovação novamente.

P141 – Sub-Módulo – Clubes

Neste sub-módulo é possivel você visualizar todos os clubes cadastrados dentro de seu distrito.

(12)

12

Nesta tela você verá, respectivamente:

Ø ID - Código do clube no sistema; Ø Clube - Nomes dos clubes;

Ø Departamento - Desbravadores ou Aventureiros; Ø Total - Total de membros;

Ø Seguro - Total de membros assegurados;

Ø Ver - Visão geral do clube. Nesse item também tem a possibilidade de ver arquivos que são disponibilizados pelo clube.

P151 – Sub-Módulo – Gerador de Relatórios

Neste sub-módulo é possivel retirar relatórios específicos dos clubes de seu distrito.

(13)

13

O resultado aparecerá abaixo:

5 – Módulo – EXTRAS

5.1 – Sub-Módulo – Alterar minha senha

Altera somente sua senha.

Coloque a nova senha e clique em “Salvar”:

5.2 – Sub-Módulo – Alterar meu cadastro

(14)

14

Altere os dados necessários e clique em “Salvar”:

5.3 – Sub-Módulo – Sugestões SGC

Este sub-módulo é para mandar sugestões para o melhoramento do SGC.

(15)

15

5.4 – Sub-Módulo – Dados do meu clube

São os dados gerais do seu clube.

Se precisar, atualize os dados do clube e clique em “Salvar”:

5.5 – Sub-Módulo – Fornecedores oficiais

(16)

16

5.6 – Sub-Módulo – Página Inicial

Volta à página inicial.

5.7 – Sub-Módulo – Sair do sistema

(17)

17

6 – Equipe de Suporte

Av. Eduardo Elias Zahran 374 - Sala 02 Campo Grande, MS | CEP 79050-000

Canais de atendimento: Telefone 1: (67) 3211-6006 Telefone 2: (67) 3204-0007 Celular 1: (67) 8161-4192 – VIVO Celular 2: (67) 9940-4516 - VIVO Voip 1: (*5) 0201578 Voip 2: (*5) 0652509 contato@rdorval.com www.rdorval.com ATENDIMENTO E SUPORTE

Laís Jara Gasparetto Geisiane Martini

Analistas de Suporte e Atendimento

DESENVOLVIMENTO

Renan Maldonado

Analista de Sistemas e Desenvolvimento

ADMINISTRAÇÃO E TREINAMENTO

Rodrigo Dias Dorval

Referências

Documentos relacionados

Posteriormente, em Junho de 1999, ingressei no grupo Efacec, onde fui responsável pela elaboração de projetos e propostas para a construção de Estações de Tratamento

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Os valores da Semestralidade/Anuidade poderão ser contratados em 12 (doze) parcelas, para os cursos anuais, e 6 (seis) parcelas para os cursos semestrais para os alunos que

Análise dos Fundos & Ativos da Carteira Rentabilidades em Períodos Fechados (%). Fundo / Indexador No Mês No Ano 3 meses 6 meses 12 meses 24 meses

como enfoque o processo da reforma educativa em curso em Angola. Para isso, será realizada a análise à percepção dos professores e directores de escola face à

(a) para participar como voluntário (a) da pesquisa Conflitos socioambientais na Área de Proteção Ambiental Litoral Sul em Estância/Se, que está sob a

função recursiva, mais recursos de memória são necessários para executar o programa, o que pode torná-lo lento ou. computacionalmente

 Caminho simples que contém todas as arestas do grafo (e,. consequentemente, todos os