• Nenhum resultado encontrado

A IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA NO PLANEJAMENTO DAS PEQUENAS EMPRESAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA NO PLANEJAMENTO DAS PEQUENAS EMPRESAS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

Unidade Universitária de Ciências

Sócio-Econômicas e Humanas

Anápolis

2012

Frederico Sebastião da Silva Ferreira

Thauane Karoline Carvalho Borges

Thiago Costa Rodrigues

Vinícius Oliveira de Siqueira

A IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA NO

PLANEJAMENTO DAS PEQUENAS EMPRESAS

(2)

Frederico Sebastião da Silva Ferreira

Thauane Karoline Carvalho Borges

Thiago Costa Rodrigues

Vinícius Oliveira de Siqueira

A IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA NO

PLANEJAMENTO DAS PEQUENAS EMPRESAS

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Núcleo Interdisciplinar de Atividades Independentes, do curso de Ciências Contábeis, 4º Ano, da Universidade Estadual de Goiás ministrado pelo professor Ubirajara Gusmão Sobrinho Junior.

(3)

Sumário

PROJETO DE PESQUISA...3 1. Problema: ... 3 2. Hipóteses: ... 3 3. Métodos: ... 3 4. Objetivos: ... 3 4.1. Objetivos Gerais: ... 3 4.2 Objetivos Específicos: ... 3 REFERENCIAL TEÓRICO...4 1. Definição de Controladoria...4

2. A importância do planejamento nas pequenas empresas...4

3. A controladoria nas pequenas empresas...5

(4)

3

PROJETO DE PESQUISA

1. Problema: Qual a importância da Controladoria no planejamento das pequenas empresas?

2. Hipóteses: A controladoria, no mundo atual, se faz importante tanto nas grandes empresas

quanto nas pequenas empresas. Segundo dados do SEBRAE no ano de 2005, 71% das empresas no Brasil fecham suas portas em cinco anos de atividade. Um dos motivos principais para tal acontecimento é a falta de planejamento, tanto financeiro quanto estratégico.

Dessa forma, se faz importante a presença da controladoria ainda nessas pequenas empresas. A controladoria servirá como fonte teórica do planejamento.

O papel do controller é o de recolher informações da contabilidade e da administração com o objetivo de demonstrar os principais pontos aos administradores que podem colocar em risco a rentabilidade da empresa.

A controladoria nas pequenas empresas pode auxiliar os administradores no planejamento. Planejamento este, tão importante para a continuidade da empresa no mercado.

3. Métodos: O método a ser utilizado no estudo abrangerá dados, por pesquisas

bibliográficas, sendo assim, uma pesquisa exploratória. O mesmo visa gerar conhecimentos que poderão ser usados para resolver problemas específicos e que tenha como estudo o processo em si, dessa forma, uma pesquisa aplicada e qualitativa.

4. Objetivos:

4.1. Objetivos Gerais: Trazer soluções viáveis para o problema da falta de planejamento

estratégico e financeiro nas pequenas empresas com a utilização da controladoria.

4.2 Objetivos Específicos:

a) Identificar a importância do planejamento das pequenas empresas.

b) Como a controladoria pode auxiliar as pequenas empresas no planejamento.

c) Estudar a melhor maneira de aplicação das técnicas de controladoria nas pequenas empresas.

(5)

4

REFERENCIAL TEÓRICO

1. Definição de Controladoria.

De acordo com Beuren (2002, p.21) a controladoria é

...o departamento responsável pelo projeto, elaboração, implementação e manutenção do sistema integrado de informações operacionais, financeiras e contábeis de uma determinada entidade, com ou sem finalidades lucrativas.

Para Padoveze (2003)

A Controladoria pode ser definida, como a unidade administrativa responsável pela utilização de todo o conjunto da Ciência Contábil dentro da empresa. Como a Ciência Contábil é a ciência do controle em todos os aspectos temporais – passado, presente e futuro, e como a Ciência Social exige a comunicação de informação, no caso a econômica, à Controladoria cabe a responsabilidade de implantar, desenvolver, aplicar e coordenar todo o ferramental da Ciência Contábil dentro da empresa, nas suas mais diversas necessidades.

Borinelli (2006, p.105) conceitua a controladoria como sendo “... um conjunto de conhecimentos que se constituem em bases teóricas e conceituais de ordens operacional, econômica, financeira e patrimonial, relativas ao controle do processo de gestão organizacional.”.

A controladoria se mostra importante como ferramenta de tomada de decisões para todas as empresas, seja ela de grande porte ou as pequenas empresas. Ela contribui com informações pertinentes ao controle, orçamento e planejamento das entidades, aos gestores para que os mesmos possam ter informações úteis para tomada de decisões.

2. A importância do planejamento nas pequenas empresas.

Segundo dados divulgados pelo SEBRAE no ano de 2005, 99% das empresas no Brasil são Micro e Pequenas empresas. Dessas, cerca de 71% fecham as portas antes de completarem cinco anos. Um dos principais motivos para o acontecimento é a falta de planejamento dessas empresas.

(6)

5

A controladoria como fonte de informações das empresas, se faz importante para o planejamento das mesmas.

Segundo Ackof (1980, p. 45) a definição de planejamento pode ser dado como “ o projeto de um estado futuro desejado e os meios efetivos para torná-los realidade.”

Para CATELLI (2007)

O planejamento é a mais básica de todas as funções administrativas, e a habilidade pela qual essa função é desempenhada determina o sucesso de todas as operações. Planejar pode ser definido como o processo de pensamento que se precede a ação e está direcionado para que se tomem decisões no momento presente com o futuro em vista.

Mosimann e Fisch (1999, p. 114) dizem que o planejamento envolve os seguintes passos:

a) projeção de cenários;

b) definição de objetivos a serem seguidos;

c) avaliação das ameaças e oportunidades ambientais; d) detecção dos pontos fortes e fracos da empresa; e) formulação e avaliação de planos alternativos; e f) escolha e implementação do melhor plano alternativo.

Dessa forma, o planejamento é fundamental para que o objetivo da empresa possa ser realizado. Porém, além do planejamento, o acompanhamento, o controle e a correção dos problemas ocorridos em relação ao planejamento também são fundamentais para que a empresa não venha a falir.

3. A controladoria nas pequenas empresas.

As informações contábeis devem ser encaradas pelas empresas como um instrumento que auxilia a Administração.

Para RESNIK ( 1991, p.136 ):

Uma das principais causas dos desastres com pequenas empresas é não manter os registros e controles contábeis apropriados, precisos e atualizados – e não utilizá-los para administrar a empresa. A falta de um sistema eficaz de

(7)

6

Contabilidade não é apenas um problema contábil – é um problema administrativo. Sem registros e controles financeiros adequados, você não consegue compreender a empresa. Fica voando e uma queda é quase inevitável.

Com base nessas informações, a contabilidade deve ser entendida como uma ferramenta que auxilia a administração da empresa fornecendo informações quanto a investimentos, financiamentos etc. para a tomada de decisões.

A controladoria como um ramo da contabilidade que presta informações para o planejamento, controle e execução tem um papel importante na gestão das empresas.

Vieira, Raupp e Beuren (2004, p.45) entendem que:

A Controladoria objetiva, dentre outros fatores, promover a continuidade da empresa e a maximização de seu resultado. Sendo um órgão de suporte, auxilia no controle e na definição das estratégias da organização, fornecendo informações sobre as variáveis internas e externas à empresa.

Por meio dos relatórios gerados pela controladoria, o gestor pode visualizar de forma detalhada as informações relativas as aplicações dos recursos, da produtividade das empresas e a evolução do empreendimento.

Para Vieira, Raupp e Beuren (2004, p. 45), “a Controladoria, em conjunto com o sistema de informações gerenciais, organiza e direciona todas as informações provenientes das várias operações da empresa”.

(8)

7

REFERÊNCIAS

BEUREN, Ilse Maria. O papel da controladoria no processo de gestão. In: SCHMIDT, Paulo(Org.). Controladoria: agregando valor a empresa.Porto Alegre:Bookman, 2002.

BORINELLI, M. Estrutura conceitual básica de controladoria: sistematização à luz da

teoria e da práxis. 2006. 341 f. Tese (Doutorado em Contabilidade) - Departamento de

Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

CATELLI, Armando. Controladoria: uma abordagem de gestão econômica-GECON. São Paulo. Atlas, 2007.

PADOVEZE, Clóvis Luís: Controladoria Estratégica e Operacional, São Paulo: Ed. Thomson, 2003.

MOSINANN, Clara Pellegrinello; FISH, Sílvio. CONTROLADORIA, Seu papel na

administração de empresas. 2ª edição. São Paulo, Ed. Atlas, 1999.

RESNIK, Paul. A bíblia da pequena e média empresa. São Paulo : Makron Books, 1991.

VIEIRA, Samira Augusta; RAUPP, Fabiano Maury; BEUREN, Ilse Maria. Relatórios

contábeis gerado pela Controladoria para o controle de gestão: um estudo de caso em uma empresa de construção civil. Pensar Contábil: Revista do Conselho Regional de

Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 6, n. 23, p. 44-50, fev./abr. 2004.

Referências

Documentos relacionados

Historicamente a prostituição feminina é mais frequente que a masculina, por isso esse trabalho trata apenas dos aspectos relacionados às mulheres que exercem tal prática,

Foi solicitado aos empresários que apontassem quais os fatores mais importantes para que a empresa possa ter sucesso, entre eles destacam-se: uso de capital próprio com

Título: Planejamento estratégico em organizações: um estudo multicaso em pequenas e médias empresas.

o resultado da utilização de Planejamento Estratégico para pequenas empresas é muito grande, pois as empresas maiores, mesmo que não tenham o

A utilização do planejamento nas empresas de pequeno porte ajuda os gestores a prever problemas para contorná-los, assim como, resolver os já existentes, pois

A problemática central é entender como dialogam no curso do processo três diferentes discursos: um primeiro que diz respeito à genetização do parentesco, ou

clínicos do processo destes doentes: sexo, escalão etário, défice neurológico prévio à iatrogenia, diagnóstico pré-iatrogénico e iatrogénico, acto médico iatrogénico e