• Nenhum resultado encontrado

Pressões antrópicas no Baixo Sertão Alagoano, mapeamento das áreas remanescentes de Caatinga no município de Dois Riachos, Alagoas.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pressões antrópicas no Baixo Sertão Alagoano, mapeamento das áreas remanescentes de Caatinga no município de Dois Riachos, Alagoas."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Pressões antrópicas no Baixo Sertão Alagoano, mapeamento das

áreas remanescentes de Caatinga no município de Dois Riachos,

Alagoas.

Ester dos Santos Coêlho

(1)

; João Paulo de Oliveira Santos

(2)

; Ewerton

da Silva Barbosa

(3)

; Mateus Costa Batista

(4)

; João Ítalo Sousa

(3)

; José

Marcelino da Silva Júnior

(3)

(1)

Graduanda em Agronomia; Universidade Federal da Paraíba; Areia, Paraíba ; estersantos12@hotmail.com(2) Engenheiro Agrônomo, Mestrando em Engenharia Ambiental; Universidade Federal Rural de Pernambuco; (3) Graduandos em Agronomia; Universidade Federal da Paraíba; (4) Engenheiro Agrônomo, Mestrando em Engenharia Agrícola; Universidade Federal de Campina Grande;

RESUMO: O processo de uso e ocupação do semiárido brasileiro, de forma predatória e desenfreada, tem acarretado grandes danos ao bioma Caatinga. Essa pressão antrópica vem, contribuindo com a redução gradativa de remanescentes florestais . No presente trabalho objetivou-se mapear as áreas com remanescente de Caatinga no município de Dois Riachos, Alagoas. Servindo como base para futuras ações de recuperação e reflorestamento de áreas degradadas nesse município. Para a elaboração do mapa de vegetação remanescente, foi utilizado o software Quantum GIS, versão 2.14.14. Os arquivos SHP com as áreas remanescentes de vegetação em Alagoas foram obtidos juntos ao Instituto de Meio Ambiente de Alagoas. Pode-se observar que boa parte do município não conta mais com a vegetação original, principalmente nas regiões ao sul, que são drenadas pelo rio Dois Ri achos, e usadas maciçamente para a agricultura e pecuária. O município possuía até 2008, 134,822 km² de Caatinga antropizada, levando em consideração que a área do município é de 140 km², é um número bastante elevado que aliado com a baixa precipitação do município e a alta evapotranspiração, podem contribuir para o processo de desertificação. Dois Riachos apresenta um grande grau de antropização, com grandes áreas desnudas e poucas de vegetação remanescente ou preservada, principalmente pelo desmatamento i ndiscriminado para a obtenção de lenha, e abertura de novas áreas para as práticas agrícolas e pecuárias. Torna-se necessário a aplicação de políticas públicas de incentivo ao reflorestamento e recuperação de áreas em processo de degradação.

Termos de indexação: degradação, uso e ocupação do solo, desmatamento.

INTRODUÇÃO

(2)

pequeno trecho da região Sudeste. Abrange uma área de quase 100 milhões de hectares, o equivalente a cerca de 11% do território nacional (Andrade et al., 2005). Este bioma é caracterizado por sua alta diversidade biológica e cultural, resultado da interação de diversos fatores naturais e históricos (Araújo et al., 2007).

O processo de uso e ocupação do semiárido brasileiro, de forma predatória e desenfreada, tem acarretado grandes danos a Caatinga. Essa pressão antrópica vem contribuindo com a redução gradativa de remanescentes florestais (Silva & Almeida, 2015). Riegelhaupt et al. (2010), constataram que cerca de 94% da lenha e do carvão utilizados na região semiárida, são provenientes do desmatamento da Caatinga, somado a isso, a pecuária extensiva e os sistemas agrícolas nas áreas mais férteis , também ocasionam desmatamento e a devastação ambiental (Santana & Souto, 2006).

Esses fatores tornam a Caatinga, como sendo um dos ecossistemas brasileiros mais ameaçados pela desertificação, resultante tanto de fatores climáticos, bem como de atividades humanas (Costa et al., 2009). Dados do Relatório de Monitoramento do Desmatamento na Caatinga (MMA, 2011), mostram que 45,4% da área total do bioma está alterada.

Objetivou-se no presente trabalho mapear as áreas com remanescente de Caatinga no município de Dois Riachos, Alagoas, servindo como base para futuras ações de recuperação e reflorestamento de áreas degradadas nessa região.

MATERIAL E MÉTODOS

O município de Dois Riachos (Figura 1) está situado no sertão alagoano, na microrregião de Santana do Ipanema, segundo o IBGE sua população em 2010 era de 10.879 habitantes. O mesmo é delimitado pelas coordenadas 09° 23’ 34” de latitude Sul e 37° 06’ 03”de longitude Oeste. Pela classificação de Koppen (1936), o município apresenta clima do tipo BSsh’, muito quente, semiárido, tipo estepe, com temperaturas do mês mais frio superiores a 18ºC. Sua economia gira basicamente em torno da agricultura e pecuária.

(3)

Para a elaboração do mapa de vegetação remanescente, foi utilizado o software Quantum GIS (QGIS), licenciado sobre o regime de Licença Pública Geral que, entre outros aspectos caracteriza sua gratuidade, versão 2.14.14. Os arquivos SHP com as áreas remanescentes de vegetação em Alagoas foram obtidos juntos ao Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A partir do software Quantum GIS (QGIS) e dos dados de vegetação remanescentes no estado de Alagoas, obteve-se um mapa específico para o município de Dois Riachos (Figura 2). Pode-se observar que boa parte do município não conta mais com a vegetação original, principalmente nas regiões ao sul, que são drenadas pelo rio Dois Riachos, e usadas maciçamente para a agricultura e pecuária. Resultados que corroboram com os observados por Souza (2008) no Cariri Paraibano, que verificou a mesma tendência a uma maior exploração nas regiões cortadas por cursos d’água, principalmente pela presença do lençol freático, o que possibilita o cultivo de lavouras de ciclo curto como o milho e o feijão, principalmente para subsistência.

Na região norte, divisa com o estado de Pernambuco, estão concentrados os maiores agrupamentos de vegetação remanescente, isso pode ser explicado principalmente pelo relevo acidentado, o que provavelmente contribuiu para que a exploração fosse menos intensiva.

Figura 2: Vegetação Remanescente de Caatinga no Município de Dois Riachos, Alagoas.

(4)

por Satélite (MMA, 2011), Dois Riachos possuía até 2008, 134,822 km² de Caatinga antropizada, levando em consideração que a área do município é de 140 km², é um número bastante elevado o que aliado com a baixa precipitação do município e a alta evapotranspiração, podem contribuir para a propensão a um processo de desertificação. Esse fator é ainda agravado pelo município possuir 42 km² de solo totalmente exposto, como mostra um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) utilizando imagens do satélite Landsat-8. A ação humana perante a Caatinga, por meio da utilização de práticas agropecuárias exacerbadas e danosas, acelera o processo de desertificação, trazendo consequências danosas do ponto de vista ambiental e econômico para os envolvidos (Barbosa et al., 2005).

CONCLUSÕES

A Caatinga no município de Dois Riachos, Alagoas, apresenta grande grau de antropização, com grandes áreas desnudas e poucas de vegetação remanescente ou preservada.

Torna-se necessário a aplicação de políticas públicas de incentivo ao reflorestamento e recuperação de áreas em processo de degradação.

REFERÊNCI AS

ANDRADE, L. A.; PEREIRA, I. M.; LEITE, U. T.; BARBOSA, M. R. V. Análise da cobertura de duas fitofisionomias de caatinga, com diferentes históricos de uso, no município de São João do Cariri, estado da Paraíba. Cerne, Lavras, v. 11, n. 3, p. 253-262, 2005.

ARAÚJO, E. L.; CASTRO, C. C.; ALBUQUERQUE, U. P. Dynamics of Brazilian Caatinga – A Review Concerning the Plants, Environment and People. Functional Ecosystems and Communities, 1, p: 15-28, 2007.

BARBOSA, M.P.; FERNANDES, M.F.; SILVA, M.J.DA; GUIMARÃES, C.L.; COSTA, I.C.da. Diagnóstico

socioeconômico ambiental da APA Chapada do Araripe: Ceará, Pernambuco e Piauí. Relatório final.

ATECEL, Campina Grande. 127-324 p., 2005.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Sinopse do censo demográfico 2010. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=310620. Acesso em 03 de maio de 2017.

BRASIL. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Monitoramento da Caatinga . Disponível em: http://www.geopro.crn2.inpe.br/desmat ament o.htm. Acesso em 03 de maio de 2017.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Monitoramento do desmatamento dos biomas brasileiros por

satélite: acordo de Cooperação Técnica MMA/IBAMA. Monitoramento do Bioma Caatinga 2002 a 2008.

MMA: Brasília, 46 p. 2011.

COSTA, T. C. C.; OLIVEIRA, M. A. J.; ACCIOLY, L. J. O. & SILVA, F. H. B. B.. Análise da degradação da caatinga no núcleo de desertificação do Seridó (RN/PB). Revista Brasileira de Engenharia Agrícola

Ambiental, v.13 (Suplemento), p.961-974, 2009.

(5)

klimatologia. Berlim: Gerdrulier Borntraeger, v.1, Part c, 1936. 44p.

RIEGELHAUPT, E. M.; PAREYN, F. G. C.; GARIGLIO, M. A. O manejo florestal como ferramentapara o

uso sustentável e conservação da caatinga. In: GARIGLIO, M. A.; SAMPAIO, E. V. S.;CESTARO, L. A.;

KAGEYAMA, P. Y. (Organizadores). Uso Sustentável e Conservação dos Recursos Florestais da Caatinga. Brasília: Serviço Florestal Brasileiro, 2010.

SANTANA, J. A. S.; SOUTO, J. S. Diversidade e Estrutura Fitossociológica da Caatinga na Estação Ecológica do Seridó - RN. Revista de Biologia e Ciências da Terra, v. 6. n. 2, p. 232-242, 2006.

SILVA, G.J. F.; ALMEIDA, N. V. Degradação Ambiental no Mu nicípio de Parari Pb: Uma Análise por Meio de Sensoriamento Remoto. Revista Geografar - Curitiba, v.10, n.2, p.140-164, 2015.

SOUZA, B. I. Cariri Paraibano: do silêncio do lugar à desertificação. Tese (Doutorado em Geografia) - Instituto de Geociências, Programa de Pós Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio Gra n d e do Sul, Porto Alegre. 198f. 2008.

Referências

Documentos relacionados

Prestação de serviços de encadernação em capa dura em papelão nº 20, para formato livro com as medidas de 33 X 22 cm, com cobertura em “percalux”, costurada e colada na

43 Vineberg A, Afridi S, Sahi S - Direct revascularization of acute myocardial infarction by implantation of left internal mammary artery into infarcted left ventricular myocardium.

Departamento Administrativo do Município de Dois Córregos, aos vinte e nove dias do mês de maio do ano dois mil e dezoito.. ALESSANDRA CAROLINA PESCIO FURLANETO - Chefe

Art. 1º Ficam os proprietários ou possuidores a qualquer título de terrenos baldios ou áreas com ou sem construções, fechadas, abertas ou abandonadas, localizadas

PEÇAS E ACESSÓRIOS DE VEÍCULOS PESADOS DA MARCA AGRALE PEÇAS E ACESSÓRIOS DE VEÍCULOS PESADOS DA MARCA VOLARE PEÇAS E ACESSÓRIOS PARA MOTOCICLETAS DA MARCA HONDA PEÇAS E

artigo 165, § 2º, Lei nº 4.320/64 e Lei Orgânica do Município, esta lei fixa as diretrizes orçamentárias do Município para o exercício de 2019, orienta

Parágrafo único: Aos estudantes que frequentarem a Escola Técnica Estadual “Urias Ferreira”, fazendo uso de transporte coletivo fretado, independente da quantidade de

V - sistema de energia solar fotovoltaica: sistema de captação de energia solar térmica para conversão em energia elétrica, visando à redução, parcial ou integral, do