• Nenhum resultado encontrado

EDITAL n o 044/10-TC/PPGTA/UFPR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL n o 044/10-TC/PPGTA/UFPR"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EDITAL n

o

044/10-TC/PPGTA/UFPR

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos do Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná, no uso de suas atribuições e com base no que foi decidido nas 179a,182a e 183a Reuniões do Colegiado do TC/PPGTA/UFPR, atendendo o disposto na Resolução No 65/09-CEPE/UFPR, para que se viabilize as providências necessárias, baixa o seguinte edital:

PROCESSO SELETIVO PARA TURMA DE 2011

Curso de Mestrado

1. Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos (PPGTA) abre as inscrições do Processo Seletivo da Turma de Mestrado de 2011, nas linhas de pesquisa do programa:

Linha 1: Engenharia de Processos na Indústria de Alimentos Áreas de atuação:

1. Processos de separação e transformação na indústria de alimentos; 2. Propriedades termodinâmicas de alimentos;

3. Modelagem e otimização de processos alimentícios; Linha 2: Ciência e Tecnologia de Processos e Produtos Alimentícios Áreas de atuação:

1. Produtos de origem animal; 2. Produtos de origem vegetal; 3. Qualidade e segurança alimentar;

2. Alteração Estrutural

Durante o segundo semestre de 2010, o Programa estará tramitando institucionalmente e também junto a Capes/MEC, pedido para a alteração de denominação e da área de concentração.

O candidato selecionado no presente processo seletivo deverá, quando do ato da matrícula, apresentar aceitação incondicional a nova estrutura do programa.

As alterações estruturais previstas no parágrafo anterior serão as seguintes: Título do Programa:

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS Área de concentração:

Engenharia de Alimentos

(2)

A comissão de seleção, designada em 179ª reunião do colegiado do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos realizada em 10/09/2010, é composta por: Presidente: Prof. Dr. Marcos Rogério Mafra

Membros: Profa. Dra. Rosemary Hoffamnn Ribani

Prof. Dr. Adaucto Bellarmino de Pereira Netto Profa. Dra. Fernanda de Castilhos

Profa. Dra. Luciana Igarashi Mafra - Suplente 4. Inscrições

Período: As inscrições deverão ser realizadas no período de 13 de setembro de 2010 a 30 de novembro do mesmo ano.

Vagas: Serão selecionados até no máximo 12 (doze) candidatos.

Requisitos para inscrição: Para a formalização da inscrição, o candidato deverá preliminarmente preencher o formulário de inscrição na página do Programa

(www.posalim.ufpr.br) e posteriormente até a última data do período previsto para as

inscrições, providenciar a entrega na Secretaria do Programa, dos seguintes volumes: Volume I (documentação):

a) Formulário de inscrição devidamente preenchido;

b) Fotocópia da Carteira de Identidade e CPF, e da folha de identificação e do visto de permanência no país, do passaporte, quando estrangeiro;

c) Fotocópia da última certidão que possuir (de Nascimento, Casamento ou de Divórcio);

d) Uma foto 3x4;

e) Fotocópia do Histórico Escolar da graduação;

f) Fotocópia do diploma do curso superior, ou declaração correspondente;

g) Fotocópia do "Documento de Vínculo Empregatício", se houver, acompanhada de ofício do empregador (com validade pelo prazo do Curso), comunicando a

disponibilidade do candidato para as atividades acadêmicas;

h) No caso de estrangeiro, deverá providenciar o trâmite da documentação equivalente através da Embaixada Brasileira no país de origem, incluindo avaliação da proficiência em língua portuguesa, que poderá a critério do Colegiado ser renovado junto ao departamento responsável na UFPR.

Volume II (Curriculum e Separatas):

a) Curriculum Vitae (conforme modelo disponível no “site” do Programa) com documentação comprobatória em anexo;

Os volumes de documentos deverão estar grampeados separadamente, em papel de tamanho A4, com identificação externa (fonte Arial = 12) do candidato, do curso e dos respectivos volumes e conteúdo, sob o cabeçalho “Teste seletivo – TC/PPGTA – Ano (conforme exemplo dos rótulos na página do Programa).

(3)

5. Descrição do Processo Seletivo

As etapas presenciais do processo de seleção de mestrado do PPGTA serão realizadas nos dias 9 e 10 de dezembro de 2010, iniciando-se no dia 9 de dezembro às 8 horas e 30 minutos na sala de aula do PPGTA. O processo de seleção é composto de três etapas, sendo as duas primeiras com caráter eliminatório e classificatório e a última classificatória.

Etapa I – Documentação e Curriculum Vitae (13 de setembro a 30 de novembro de 2010)

A comissão de seleção avaliará a documentação e o Curriculum Vitae dos candidatos. Candidato com documentação incompleta ou em não conformidade com o requerido será considerado Desclassificado. Até o dia 06 de dezembro de 2010 o PPGTA divulgará em seu site uma relação dos candidatos classificados nesta etapa.

O Curriculum Vitae será avaliado conforme critério de produção acadêmica e de pesquisa. As notas dos Curricula serão normalizadas para que ao final desta etapa cada candidato tenha uma nota de Curriculum variando de zero a dez pontos. Somente serão pontuados os itens do Curriculum Vitae que apresentarem documentação comprobatória.

Etapa II – Prova Escrita

(10 de dezembro de 2010 às 8 horas e 30 minutos) ERRATA !

(09 de dezembro de 2010 às 8 horas e 30 minutos)

Os candidatos realizarão prova escrita objetiva com 30 (trinta) questões divididas igualmente nos seguintes assuntos:

Matemática; Termodinâmica;

Fenômenos de Transporte; Tecnologia de Alimentos;

Bioquímica e Química de Alimentos.

A prova terá duração de três horas. Os programas para a prova escrita constam no Anexo A deste edital. Não será permitida a consulta a qualquer tipo de material durante a realização da prova.

Cada candidato terá uma nota nesta etapa que irá variar de zero a dez pontos. Nesta etapa serão classificados 12 (doze) candidatos para passarem para a próxima etapa (Etapa III).

Etapa III – Argüição e Defesa da Produção Científica (10 de dezembro de 2010)

Os candidatos classificados nas etapas I e II serão convocados para uma argüição. A comissão de seleção divulgará edital no seu site e no mural da sua

(4)

coordenação, informando o horário das argüições. Todas as argüições serão realizadas no dia 10 de dezembro de 2010.

Nesta etapa o candidato será argüido de forma a mostrar aptidão e adequação para o desenvolvimento de trabalhos científicos no âmbito do PPGTA. O candidato poderá ser questionado sobre os aspectos técnicos fundamentais envolvidos nas atividades de pesquisa, bem como sobre a sua motivação, interesses e experiências como relação às atividades de pesquisa já desempenhadas. A banca da argüição será composta pelos membros da comissão de seleção. Cada membro atribuirá uma nota de zero a dez pontos ao candidato. A nota desta Etapa III será a média simples das notas atribuídas pelos membros da comissão.

6. Classificação Final

Os candidatos classificados nas três etapas serão considerados Habilitados a cursar o programa de pós-graduação em nível de Mestrado do PPGTA a partir do primeiro semestre de 2010.

Para atribuição da nota final dos candidatos habilitados será adotada a seguinte tabela de peso:

Etapa Peso

I - Documentação e Curriculum Vitae 3

II - Prova Escrita 4

III - Argüição e Defesa da Produção Científica 3

Os candidatos habilitados serão classificados em ordem decrescente, a partir da nota final dos candidatos.

7. Bolsas

O PPGTA dispõe atualmente de bolsas CNPq, CAPES/PROF e REUNI. O número de bolsas disponíveis para a turma de mestrado de 2011 dependerá da liberação das bolsas existentes e do repasse de novas cotas, o que estará definido somente no início do ano letivo de 2011. A distribuição destas bolsas obedecerá a classificação final dos candidatos selecionados.

8. Orientadores

Os orientadores dos alunos selecionados serão definidos pelo colegiado do PPGTA, visando atender as obrigações do programa com a agência reguladora e de fomentos (CAPES).

(5)

Os candidatos não selecionados poderão retirar os seus respectivos documentos utilizados no ato da inscrição, na própria secretaria do PPGTA, até no máximo 15 de fevereiro de 2011. Após esta data os documentos dos candidatos não selecionados serão destruídos.

Os casos omissos, não previstos neste edital, serão decididos pelo Colegiado do PPGTA.

Informações do Programa:

Pelo endereço eletrônico: www.posalim.ufpr.br

Obs.: A matrícula dos selecionados, deverá ocorrer na 1ª quinzena de fevereiro/2011, quando será exigida apresentação dos documentos originais, relativos ao Volume I (documentação). As atividades acadêmicas terão início em 01/03/2011.

Curitiba, 17 de setembro de 2010

Prof. MARCOS ROGÉRIO MAFRA Presidente da Comissão de Seleção

Profa. Dra. AGNES DE PAULA SCHEER Coordenadora do TC/PPGTA-UFPR

(6)

ANEXO A

PROGRAMA DA PROVA ESCRITA - MESTRADO (sem uso de calculadora)

Matemática: Funções, limites, integrais e derivadas, equações algébricas não lineares e equações diferenciais de primeira e segunda ordem ordinárias.

Termodinâmica: Os capítulos do livro recomendado para o estudo desta área são: Pressão, Trabalho, Energia, Energia Interna, Primeira e Segunda Lei da Termodinâmica, Entalpia, Equilíbrio, Regra das Fases, Capacidade Calorífica, Comportamento PVT de Substâncias Puras, Gás Ideal, Aplicações das Equações do Virial, Equações de Estado Cúbicas, Correlações Generalizadas para Líquidos.

Fenômenos de Transporte: Leis básicas do transporte de quantidade de movimento, calor e massa.

Tecnologia de Alimentos: Os capítulos do livro recomendado para o estudo da área são: 1. Tecnologia de Alimentos – Definição, Objetivos e Importância, 3. Industrialização de Alimentos, 4. Matérias-Primas, 9. Conservação de Alimentos 10. Aditivos em Alimentos.

Bioquímica e Química de Alimentos: Definição das propriedades dos diversos componentes dos alimentos como água, lipídeos, aminoácidos e proteínas, carboidratos e das alterações químicas e físicas que ocorrem durante seu processamento, armazenagem e distribuição.

Referências Bibliográficas (sugestões):

Smith, J. M., Van Ness, H. C., Abbot, M. M. Introdução à Termodinâmica da Engenharia Química. Rio de Janeiro. LTC Editora, 2007.

Sandler, S. I. Chemical, Biochemical, and Engineering Thermodynamics. New York: Wiley, 2006.

Welty, J. R. Fundamentals of Momentum, Heat and Mass. Transfer. New York: John Wiley & Sons, 2000. Geankoplis, C. J. Transport Processes and Separations Process Principles. Prentice Hall, 2003.

Evangelista, J., Pimenta, C. A. M., Figueró, J. A. B, Angelotti, G. Tecnologia de Alimentos. São Paulo: Editora Atheneu, 2001.

Araújo. J.M.A. Química de alimentos: teoria e prática. Viçosa: Editora UFV, 2008.

Lehninger, A. L. Nelson, D. L., Cox, M. M. Princípios de Bioquímica. São Paulo: Sarvier, 2006. Berg, J. M., Tymoczko, J. L., Stryer, L. Bioquímica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. Kreyszig, E. Matemática Superior para Engenharia. Volume 1. Rio de Janeiro: LTC, 2009. Leithold, L. O Cálculo com Geometria Analítica. Volume 1. São Paulo: Harbra, 1994.

Referências

Documentos relacionados

criatividade”... A instituição possui além das salas de aula, refeitório pequeno com área externa coberta, biblioteca que funciona juntamente com a sala de recursos,

Tais análises puderam contribuir de forma mais efetiva para que, por meio das ações sugeridas, possa-se de fato a- tender a demanda de alunos que ainda não se encontram no

[r]

O Programa de Educação do Estado do Rio de Janeiro, implementado em janeiro de 2011, trouxe mudanças relevantes para o contexto educacional do estado. No ranking do

Sendo assim, ao (re)pensar a prática do professor em uma sala de aceleração, dispõe-se sobre ações que envolvem o contexto gerencial e pedagógico do programa, bem como

Constata - se, portanto, que, tanto o PNBE, quanto o PNLL colocam o desenvolvimento da competência leitora e a formação de leitores em destaque, seja por meio do acesso

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

Para avaliação do estado imunológico da população em estudo, foram colhidas amostras de soro sanguíneo de 133 aves e submetidas a provas sorológicas como a Reação