• Nenhum resultado encontrado

ITEM QUESTIONAMENTO DECISÃO JUSTIFICATIVA. Qual o motivo da solicitação desta licença? Ela é compatível / necessária para o serviço?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ITEM QUESTIONAMENTO DECISÃO JUSTIFICATIVA. Qual o motivo da solicitação desta licença? Ela é compatível / necessária para o serviço?"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO E RECURSOS HUMANOS

PERGUNTAS E RESPOSTAS – CONSULTA PÚBLICA TR N.º 005/2015

OBJETO: Contratação de Serviço de Circuito de dados MPLS Emissão: 20/07/2015

EMPRESA 1

ITEM

QUESTIONAMENTO

DECISÃO

JUSTIFICATIVA

5.2

Apresentar o termo de autorização expedido

pela Anatel para prestação de serviço de rede

de transportes de telecomunicações – SRTT e

para prestação de serviços de comunicação

multimídia – SCM

Qual o motivo da solicitação desta licença? Ela é compatível / necessária para o serviço?

Parciamente acatado.

O texto será alterado, passando a ser necessário apresentar o termo de autorização da Anatel para SRTT ou SCM.

EMPRESA 2

ITEM

QUESTIONAMENTO

DECISÃO

JUSTIFICATIVA

2

Inserir como característica obrigatória o fornecimento de MPLS na Camada 3 do Modelo OSI, dado que o espaço do endereçamento IP do cliente é gerido pela prestadora de serviços, simplificando significativamente o papel de TI do cliente – novos clientes com sites VPN são facilmente ligados e geridos pela prestadora. Possuem também vantagens no suporte a auto-descoberta para distribuição de rotas VPN, aproveitando as capacidades de roteamento dinâmico do BGP. Caso não seja obrigatório o MPLS na Camada 3, alguns licitantes poderão oferecer como solução um MPLS na Camada 2, o que seria um falso MPLS, pois é criado um estrutura virtual para o usuário utilizando tecnologias como ETHERNET, FRAME RELAY, PPP e ATM.

Com esta distribuição obtém-se uma rede com baixa latência, baixo jitter, alta disponibilidade/confiabilidade e uma redução drástica de pontos de falha, já que com Pontos de Presença mais próximos os meios/enlaces de transmissão são menores e menos propensos a falhas e eventos de vulto.

Não acatada.

Estão sendo contratados circuitos MPLS com o endereçamento da rede local sendo definido pelo cliente. Os parâmetros de qualidade exigidos estão detalhados no Termo de Referência.

(2)

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO E RECURSOS HUMANOS

PERGUNTAS E RESPOSTAS – CONSULTA PÚBLICA TR N.º 005/2015

OBJETO: Contratação de Serviço de Circuito de dados MPLS Emissão: 20/07/2015

Entendemos que a simples aplicação de penalidades não levará o Governo a ter uma rede estável, é necessário ter cláusulas e exigências técnicas que levem a rede a ter o desempenho especificado.

2.3.5

Considerando que a perda de pacotes, salvo causas de falhas ou mau funcionamento dos elementos da rede, acontecem na maioria das vezes por um congestionamento do link, devido ao seu dimensionamento inadequado e/ou mediante ao alto tráfego da rede, sugerimos que a Contratante exija uma baixa perda e variando a mesmo por Classes de Serviço (CoS) conforme exemplo/valores abaixo citados:

Não acatada.

O Edital deixa claro quais os indicadores de qualidade para perda de pacotes deverão ser entregues para atender ao objeto contratado

2.3.7

Considerando que o Jitter ocorre em momentos distintos, quando existem volumes menores ou maiores de pacotes para serem transmitidos, ocasionando redução ou aumento do retardo devido às filas internas dos dispositivos de rede, sugerimos que a Contratante exija um baixo retardo, porém variando a mesma por Classes de Serviços (CoS) conforme exemplo/valores abaixo citados:

Não acatada.

O Edital deixa claro quais os indicadores de qualidade para Jitter deverão ser entregues para atender ao objeto contratado.

2.3.8

Considerando que uma alta Latência, prejudica uma “conversação ideal” através da rede, tornando difícil a comunicação e a interatividade necessária para certas aplicações, sugerimos que a Contratante exija uma baixa latência para os links terrestres e variando a mesma por Classes de Serviços (CoS) conforme exemplo/valores abaixo citados:

Não acatada.

O Edital deixa claro quais os indicadores de qualidade para Latência deverão ser entregues para atender ao objeto contratado.

2.3.9

Considerando que a especificação do SLA de disponibilidade mínima deve ter relação com o SLA de tempo de reparo, pois da forma que está sendo especificado o SLA de disponibilidade, no caso de se ocorrer apenas um reparo por mês com duração de 4 horas para qualquer um dos circuitos da Grande Vitória citados neste termo de referência, já estaria infringindo o SLA, pois restaria uma disponibilidade por acesso de 99,44%, o que torna impossível manter essa taxa de disponibilidade de 99,5%. Ainda considerando que a dispersão e a capilaridade que tem dos diversos circuitos da rede de dados dentro dos referidos lotes e a suscetibilidade das mesmas que eventualmente podem ser acometida por eventos de vulto de terceiros, lembrando que a Contratante estará contratando Lotes Primários e Lotes Secundários atendimento da mesma demanda.

Dado ao aqui exposto e o nosso entendimento, sugerimos a alteração deste SLA de Disponibilidade para 99,4% para todos os links de fora e também da Região Metropolitana com exceção do link de Conexão entre o Datacenter e a Rede, link este que sugerimos alterar o SLA para 99,90% já que para o mesmo está sendo solicitada uma redundância total do circuito.

Parcialmente acatada.

O texto será alterado, passando o SLA de disponibilidade para 99,4% nos links da RMGV.

(3)

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO E RECURSOS HUMANOS

PERGUNTAS E RESPOSTAS – CONSULTA PÚBLICA TR N.º 005/2015

OBJETO: Contratação de Serviço de Circuito de dados MPLS Emissão: 20/07/2015

2.6.3

Considerando que a conexão da Interface do CPE ao bastidor da Contratante deverá sempre ser efetuada pela mesma, levando em conta os padrões de segurança do cliente e a especificação técnica destes cabeamentos, sugerimos retirar este item deste Termo de Referência assim como também o mesmo citado no item 2.6.1.

Não acatada. A Contratada deverá fornecer o Patch Cord a ser utilizado.

2.6.6 e

2.7.6

Devido à complexidade técnica da solução solicitada pelo CONTRATANTE, e a quantidade de pontos envolvidos no projeto, uma vez que vários pontos necessitarão de projeto especial para serem atendidos, solicitamos uma flexibilização do prazo de instalação da seguinte forma:

Prazo de ativação de até 60 (sessenta) dias para 70% dos pontos e de até 90 (noventa) dias para 30% dos pontos restantes. Contados após a disponibilização por parte da contratante, dos requisitos mínimos de infraestrutura exigidos, quando for o caso, a serem indicados pela CONTRATADA.

O remanejamento externo de um link também é considerado como uma nova instalação, sendo assim sugerimos alterar o prazo para até 60 dias, prazo este igual o prazo de ativação.

Parcialmente Acatada.

O Termo de Referência será alterado para que contratos que contemplem até nove localidades tenham prazo de 60 dias para ativação dos circuitos e contratos que contemplem mais de 10 localidades, deverá ser feito um planejamento de instalação com prazo de 45 dias para entrega de 35% dos circuitos, 60 dias para a entrega de 75% dos circuitos solicitados e 90 dias para 100% dos circuitos instalados.

4.1.10

Sugerimos retificar este item, informando que a Subcontratação não deverá ocorrer em nenhum momento do contrato, evitando que as licitantes vencedoras dos respectivos lotes contratem o “last mile” de pequenos provedores locais e que por consequência acarretarão SLA´s (Latência, Jitter, etc) em desacordo ao que está sendo solicitado neste Termo de Referência. Essa subcontratação se existir, fará com sejam inseridos mais elementos de rede no entroncamento entre sites e tecnologias/frequências ( mais empresas atuando com tecnologias diferentes ). Caso a SEGER haja por bem manter a subcontratação, importantíssimo exigir do licitante que apresente no momento do pregão juntamente com a documentação técnica, contrato firmado com o subcontratado com SLA´s e índices técnicos inferiores aos exigidos no edital ( tempo de reparo, latência, jitter, etc, etc ). Só assim o Governo terá garantida a execução dos serviços dentro do exigido no edital.A importância deste item é tamanha que, caso esta subcontratação ocorra neste pregão, sem esses devidos cuidados, poderá o Governo vir a ter uma rede instável e com indisponibilidades e desempenho inferiores a contratada. Entendemos que a

Não acatada.

O Edital deixa claro que a estrutura utilizada deve ser própria e os indicadores de qualidade que deverão ser entregues para atender ao objeto contratado.

(4)

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO E RECURSOS HUMANOS

PERGUNTAS E RESPOSTAS – CONSULTA PÚBLICA TR N.º 005/2015

OBJETO: Contratação de Serviço de Circuito de dados MPLS Emissão: 20/07/2015

simples aplicação de penalidades não resolve o problema, é necessário ter cláusulas e exigências técnicas que levem a rede a ter o desempenho especificado.

5.1

Sugerimos retificar este item, solicitando que o quantitativo a ser informado nos atestados seja de no mínimo 50% da quantidade prevista no Termo de Referência, sendo que somente as Licitantes que detêm redes/contratos deste porte, poderão prestar um serviço de qualidade ao Governo do Estado do Espírito Santo

Sugerimos que o Atestado apresentado seja de um contrato já findado e não de um que esteja em andamento, considerando que somente após a conclusão de um contrato é que o Gestor do mesmo poderá avaliar se a prestação do serviço durante todo prazo contratual foi qualitativo ou não.

Sugerimos também que nos respectivos Atestados sejam informados que os enlaces, sendo com acesso Rádio ou acesso terrestre, são de fornecimento próprio e não subcontratados de algum provedor local ou de outra operadora de Telecomunicações.

Não acatada.

O Atestado técnico solicitado no Termo de Referência visa garantir a qualidade mínima do serviço contratado sem impactar na competitividade do certame.

2.1.16

Sugerimos retirar o texto “endereçamento IP público”, considerando que a solicitação do item 2.1.16 cita a restrição do uso de uma rede pública (internet) para prestar o serviço citado no objeto do Termo de Referência, e não a utilização de IP´s PÚBLICOS na configuração da WAN dado que são situações bem distintas.

Acatada

O Termo de Referência será alterado, removendo o trecho "endereçamento IP público".

2.3.10.1.4

Sugerimos retificar este item, informando especificamente quais informações das MIB´s que a contratante irá precisar, sendo que o sistema de Gerenciamento solicitado no Termo de Referência irá demonstrar de uma maneira parametrizada os dados retirados das respectivas MIB´s. Conforme políticas internas desta operadora e também conhecidas nas demais operadoras e provedores e visando garantir a segurança no acesso e qualidade na prestação do serviço solicitado, não é permitido disponibilizar CPE Roteador para atender ao serviço com permissão de escrita ou alteração de configurações. Pois desta forma, não poderemos garantir a qualidade do serviço, uma vez que não seremos os responsáveis exclusivos pela configuração do referido equipamento. Podemos, contudo, habilitar o CPE Roteador para exportar arquivos de monitoração de tráfego, velocidade, taxa de erro, etc. via protocolos SNMP, nFlow, e semelhantes. Desta forma, solicita-se exclusão desta exigência deste termo de referência.

Acatada

O Termo de Referência será alterado, explicitando as MIBs que poderão ser solicitadas pela CONTRATANTE para o monitoramento de cada circuito.

2.8.8.1.2

Sugerimos retirar o texto “incluindo coordenada geográfica”, dado que para inserir estas informações no sistema de Gerência será necessária uma customização da plataforma, o que implicaria um custo maior para as operadoras e posteriormente um valor final maior nas propostas apresentadas no pregão. Mesmo após de efetuada a respectiva customização da Plataforma, seria necessário um mapeamento em campo com GPS para um posterior input no sistema, mapeamento este que também implicaria em um custo considerável para as licitantes.

Parcialmente acatada

O Termo de Referência será alterado, solicitando que a coordenada geográfica seja informada ao PRODEST no ato da instalação, sem a necessidade de estar disponibilizada no Sistema de Gerenciamento.

(5)

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO E RECURSOS HUMANOS

PERGUNTAS E RESPOSTAS – CONSULTA PÚBLICA TR N.º 005/2015

OBJETO: Contratação de Serviço de Circuito de dados MPLS Emissão: 20/07/2015

Considerando que o Estado do Espírito Santo possui 78 municípios, sendo que 7 deles compõem a região metropolitana da Grande Vitória, restando outros 71 munícipios, dos quais 4 são grandes cidades do interior, a saber: Colatina, São Mateus, Linhares e Cachoeiro. Tanto na região metropolitana quanto nestas 4 grandes cidades, a Oi e provavelmente os demais participantes desta licitação possuem equipes de manutenção residentes nestas localidades. Para os demais 67 municípios, os atendimentos dos serviços de reparos ocorrerão de maneira remota, ou seja, sempre que houver um chamado será deslocado um técnico, e com isso deve-se fazer consideração de um tempo médio de deslocamento de 2 horas para quaisquer destas localidades com atendimento remoto, sendo assim sugerimos um prazo de reparo de 4 horas na região metropolitana da Grande Vitória, e de 6 horas para as demais localidades.

Não acatada

Os prazos solicitados estão de acordo com os demais contratos em vigor e retrata a necessidade do governo.

EMPRESA 3

QUESTIONAMENTO

DECISÃO

JUSTIFICATIVA

2.6

90 dias – o prazo de 45 dias favorece ao atual fornecedor. A rede é muito grande para ativar em curto espaço de tempo. Este prazo só é possível para novos links após a entrega total do serviço

Parcialmente acatada.

O Termo de Referência será alterado para que contratos que contemplem até nove localidades tenham prazo de 60 dias para ativação dos circuitos e contratos que contemplem mais de dez localidades, deverá ser feito um planejamento de instalação com prazo de 45 dias para entrega de 35% dos circuitos, 60 dias para a entrega de 75% dos circuitos solicitados e 90 dias para 100% dos circuitos instalados.

2.7

Remanejamento de link de acesso - 45 dias – trata-se de uma nova ativação

Não acatada.

O remanejamento deverá ocorrer após a implantação inicial dos circuitos, de forma pontual, conforme necessidade do Contratante.

2.3.10.

Alteração na configuração do CPE - 5 dias quando envolver deslocamento

Não acatada. Os prazos solicitados estão de acordo com a necessidade do governo.

3.2.

DAS ÁREAS DE ABRANGÊNCIA - Inclusão de Anchieta na Grande Vitória, dada a

proximidade com Guarapari, tratamento semelhante dado a Fundão ou exclusão de

Fundão da Grande Vitória

Não acatada A divisão regional segue a organização oficial do Governo do Estado do Espírito Santo.

(6)

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO E RECURSOS HUMANOS

PERGUNTAS E RESPOSTAS – CONSULTA PÚBLICA TR N.º 005/2015

OBJETO: Contratação de Serviço de Circuito de dados MPLS Emissão: 20/07/2015

-

Geral - Opção da tecnologia Ethernet nos lotes

Não acatada.

A ARP se restringe a contratação de circuitos MPLS, retratando a necessidade do Governo do Estado do Espírito Santo.

5

DA HABILITAÇÃO TÉCNICA - Exigir registro no CREA

Acatada.

O Termo de Referência será alterado explicitando a necessidade de registro no CREA.

5.1.1.

Instalação, configuração e manutenção de uma rede MPLS com uma quantidade de

pontos de acesso de, no mínimo, 10% da quantidade prevista neste Termo de

Referência, ou seja, no mínimo 100 pontos de acesso - Explicitar como será

comprovado.

Não acatada.

Conforme item 5.1, será comprovado através de atestado de capacidade técnica fornecido por Órgão da Administração Pública ou Entidade Privada, devidamente assinado, carimbado e em papel timbrado da empresa ou órgão tomador.

LOTE 01 - REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA - CIRCUITO PRIMÁRIO – O

link concentrador pode ser de velocidade acima de 100 Mbps, o que não foi previsto

no lote 1

Acatada.

O Termo de Referência será alterado possibilitando velocidades de 200Mbps, 500Mbps e 1Gbps nos links da RMGV.

GERAL - TODAS MULTAS ESTÃO ELEVADAS Favor revisar para valores exequíveis

Não acatada.

O item 10.11 limita em ATÉ 25% do valor total da fatura o desconto por descumprimento dos prazos contratados

2.1.18

Permitir o uso de rádio não homologado (uso aberto) apenas para zona rural com

restrição de 5% do contrato. A qualidade será exigida com o mesmo SLA dos circuitos

atendimentos por meio físico (fibra/cabo pares)

Não acatada.

Conforme item 2.1.17, em localidades fora do Perímetro Urbano do Município, com exceção de hospitais, presídios, unidades socioeducativas, unidades da Polícia Militar e unidades da Polícia Civil, é admitido o uso de links satelitais ou outras tecnologias que atendam a disponibilidade solicitada no Termo de Referência.

2.1.10

Cada localidade deverá possuir uma conexão exclusiva e dedicada ao Backbone da

CONTRATADA; Explicitar?

Parcialmente acatada

O texto será alterado para “Cada localidade deverá possuir uma conexão direta ao Backbone da Contratada, ou seja, o acesso a Backbone não deverá ser compartilhado com outros clientes da Contratada”.

3.1.2

O Circuito primário se refere ao serviço de comunicação de dados preferencial da

unidade que, em geral, possui maior vazão de tráfego. Rever conceito de Primário e

secundário pois pode ocorrer circuitos iguais com valores diferentes (Secundário

menor que primário)

Não acatada.

O circuito secundário, quando instalado, deverá possuir a mesma velocidade do circuito primário, de modo a fornecer a mesma qualidade do serviço em caso de indisponibilidade no circuito primário.

(7)

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO E RECURSOS HUMANOS

PERGUNTAS E RESPOSTAS – CONSULTA PÚBLICA TR N.º 005/2015

OBJETO: Contratação de Serviço de Circuito de dados MPLS Emissão: 20/07/2015

3.1

DOS TIPOS DE CIRCUITO - Prever que caso a contratada não aceite a adesão da

contratante, a contratante pode aderir a ata de outra região desde que haja aceitação

da referida contratada. Ex: Empresa A (primário Sul não aceita adesão para Muqui), a

contratante pode oferecer para o secundário do Sul e caso esta também não aceite,

pode ser oferecido as empresas da Grande GV ou do Norte

Não acatada. Cada Contratada deverá atuar na região do lote em que for a vencedora.

Referências

Documentos relacionados

No 8º dia após o último comprimido de DELLAX 20 e DELLAX 30 (ou seja, após os 7 dias da semana de intervalo), inicie a fita seguinte, mesmo que a hemorragia não tenha parado.

Acessórios ilustrados em fotos não acompanham necessariamente os produtos, verifique a descrição do item.. Fica ressalvada eventual retificação das ofertas aqui veiculadas sem

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos