• Nenhum resultado encontrado

CENTRO EDUCACIONAL CAPACITAR EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE Nº 01/2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CENTRO EDUCACIONAL CAPACITAR EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE Nº 01/2014"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

CENTRO EDUCACIONAL CAPACITAR

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE Nº 01/2014

O CENTRO EDUCACIONAL CAPACITAR, conforme critérios específicos expressos no presente edital, torna público que ESTÃO ABERTAS as inscrições para a cadastro e reserva de PROFESSORES para o Programa de Pós-Graduação presencial.

1. CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO

O candidato deverá preencher o seguinte perfil mínimo:

a) Condições para atuar em programa lato sensu com Área de Concentração: Educação b) Especialização, mestrado ou doutorado, ou áreas correlatas.

d) Competência e habilidade pedagógica para atuar em curso de pós-graduação stricto sensu e de graduação nas áreas correlatas.

2. INSCRIÇÃO

2.1 As inscrições estarão abertas no período de 04 de dezembro de 2014 até 06 de fevereiro de 2015.

2.2 Não havendo inscritos com perfil solicitado até esta data, as inscrições estarão automaticamente prorrogadas por mais trinta dias.

2.3 A inscrição constará:

2.3.1 Do preenchimento do formulário de inscrição – anexo I do edital.

2.3.2 Do envio do formulário de inscrição preenchido, do currículo Lattes impresso e dos documentos abaixo relacionados:

a) Fotocópia autenticada do Diploma de Graduação e especializações, mestrado e doutorado. b) Demais documentos comprobatórios que o candidato julgar conveniente.

2.3.2.1 A entrega dos documentos (formulário de inscrição, currículo Lattes e demais documentos) deverá ser feita diretamente na sede da Capacitar, ou pelo correio, postado no endereço abaixo:

Centro Educacional Capacitar

Avenida Nicolau Becker, nº 1008, Centro Novo Hamburgo – RS

CEP: 93510-060

(2)

2015. A entrega da documentação corre por conta e risco do usuário do sistema postal.

2.3.2.3 A inscrição do candidato não será homologada, caso ocorra alguma discrepância de informações.

2.3.2.4 Após o envio do currículo e da documentação, o candidato receberá uma comunicação on-line de recepção de inscrição.

2.3.2.5 A Capacitar estará em recesso de final de dia dos dias 20 de dezembro de 2014 à 06 de janeiro de 2015, ocasião em que os currículos não serão recebidos na sede da empresa, após este período haverá expediente normal.

3. PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo será através de Análise dos currículos Lattes dos candidatos.

Assim, a inscrição de candidatos não alinhados não será homologada. A homologação das inscrições será divulgada no endereço http://www.capacitarnh.com.br/ no dia 13 de fevereiro de 2015.

4. DATA DAS DIVULGAÇÕES DOS RESULTADOS

4.1 A divulgação do resultado final será realizada através de edital no endereço http://www.capacitarnh.com.br/ no dia 20 de fevereiro de 2015.

5. RECURSOS

5.1 Eventuais recursos à decisão da banca examinadora devem ser encaminhados à coordenação até 48 horas da data de divulgação do Edital de Aprovados através do e-mail coordenacao@capacitarnh.com.br

5.2 Análise e deliberação de recursos deverão ser publicadas em até 96 horas da publicação do Edital de Aprovados.

6. OBERVAÇÕES GERAIS

6.1 O processo seletivo rege-se pelo presente Edital.

6.2 As disciplinas disponíveis para cadastro e reserva de professores constam no anexo II deste edital.

6.3 A classificação no processo seletivo não assegura o direito a contratação, mas tão somente o docente irá compor o quadro de professores aptos a ministrar aulas na instituição e serão chamados em caso de vagas.

6.4 O ingresso por meio deste processo seletivo não gera, sob qualquer hipótese, direito à estabilidade no emprego.

(3)

6.6 Somente serão considerados candidatos, os que apresentarem documentação completa, bem como observarem todos os procedimentos expressos neste Edital.

6.7 Caso o candidato seja chamado este receberá como professor horista, não possuindo vínculo empregatício com a instituição.

6.8 O valor de pagamento de horas aula e reembolsos serão ofertados conforme anexo III do presente edital.

(4)

ANEXO I

CENTRO EDUCACIONAL CAPACITAR

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO DOCENTE

1. Dados Pessoais Nome: Sexo: Data de Nascimento: Naturalidade: Nacionalidade: Estado Civil: Carteira de Identidade (RG): Órgão Expedidor/Estado CPF: Filiação: Pai: Mãe: Endereço: Rua/Av.: nº Complemento: Bairro:

Cidade: UF: CEP:

Telefone Residencial: Telefone comercial: Celular:

E-mail:

2. Último vínculo empregatício: Empresa/Instituição:

Cargo: Função:

Tempo de vínculo:

3. Dados Acadêmicos

(5)

Curso:

Nome Instituição: Conclusão:

4. Disciplinas que está apto a ministrar conforme anexo 3:

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ 5. Maior titulação que habilita ao Processo Seletivo:

Curso: Nível:

Nome Instituição: Conclusão:

Data:

(6)

ANEXO II

DISCIPLINA: Prática Profissional e Autoconhecimento CARGA HORÁRIA: 30h

EMENTA: Apresentar os princípios e pressupostos que envolvem o bom desempenho do profissional, bem como apresentar aspectos relativos ao seu autoconhecimento.

DISCIPLINA: Educação Inclusiva CARGA HORÁRIA: 30h

EMENTA: Caracterização do aluno portador de necessidades educativas especiais. A construção social do estigma e a segregação dos diferentes através da história. Os problemas de aprendizagem e problemas de comportamento. O processo de inclusão de alunos portadores de necessidades educativas especiais no ensino regular. Possibilidades e limites da inclusão. Análise crítica dos processos de inclusão educacional: concepções, fundamentos, aspectos legais. A questão do sujeito portador de necessidades educacionais especiais na escola regular. O papel do professor no processo de inclusão.

DISCIPLINA: Educação Especial Inclusiva e Políticas Públicas de Inclusão CARGA HORÁRIA: 30h

EMENTA: Contexto histórico do atendimento aos alunos com necessidades especiais. Trajetória da Educação Especial à Educação Inclusiva. Paradigmas: segregação / integração / inclusão. Políticas públicas que marcam o processo inclusivo. As modalidades de atendimento aos alunos com necessidades especiais. Acessibilidade à escola e ao currículo.

DISCIPLINA: Práticas Pedagógicas e Ludopedagógica: Oficina de Artes Cênicas CARGA HORÁRIA: 30h

EMENTA: Compreender e reconhecer as contribuições das Artes Cênicas como um recurso que oportuniza o lúdico no processo do desenvolvimento infantil, valorizando os sentimentos da criança e reconhecendo o significado a partir da ação, além das oportunidades reais e construtivas na ampliação da aprendizagem e na formação da criança, para desenvolver sua identidade, autonomia e possibilitar a comunicação e a interação social com os seus pares.

DISCIPLINA: Práticas Pedagógicas e Ludopedagógicas: Musicalização Infantil CARGA HORÁRIA: 30h

EMENTA: Proporcionar ao aluno um ambiente de experimentação com o fenômeno musical, possibilitando a vivência e a criação através da instrumentalização técnica do mesmo para a percepção dos elementos constitutivos da música e suas potencialidades sonoras em diversas

(7)

situações e aplicabilidades na Educação Infantil e Anos Iniciais.

DISCIPLINA: Práticas Pedagógicas e Ludopedagógicas: Oficinas de Artes Visuais CARGA HORÁRIA: 30h

EMENTA: Aprofundar conteúdos teóricos e práticos, visando o seu crescimento em relação à subjetividade e às diferentes linguagens artísticas, compreendendo a importância da expressão, da espontaneidade na Educação Infantil e Anos Iniciais, valorizando a construção do lúdico e da percepção, fatores que contribuem na ampliação da aprendizagem e na formação do sujeito como ser humano.

DISCIPLINA: Corpo e movimento CARGA HORÁRIA: 30h

EMENTA: Compreender a interrelação entre o desenvolvimento corporal e aprendizagem, bem como o papel mediador da escola nesse desenvolvimento. Analisar as teorias na construção do sujeito e sua interação com o meio.

DISCIPLINA: Bases Neurológicas da Aprendizagem CARGA HORÁRIA: 30h

EMENTA: A disciplina apresenta os conceitos, princípios e os pressupostos da Neurologia (neurociências), oportunizando um entendimento da construção e funcionamento e do conhecimento no cérebro durante as diferentes fases da vida.

DISCIPLINA: Psicomotricidade Lúdica CARGA HORÁRIA: 30h

EMENTA: Aprofundar o estudo da gênese da Psicomotricidade. Bases do Desenvolvimento Psicomotor. Técnicas de aplicação da mesma de forma lúdica na Educação Infantil e Anos Iniciais. Estudo das relações entre o corpo e aprendizagem.

DISCIPLINA: Psicomotricidade e sua Importância no Processo de Aprendizagem

CARGA HORÁRIA: 15h

EMENTA: Conhecer o processo de aprendizagem e a importância da psicomotricidade no mesmo, bases teóricas e práticas da aplicação da mesma. Refletir sobre o desenvolvimento integral dos

(8)

sujeitos e suas necessidades e potencialidades motoras.

DISCIPLINA: Gestão e Organização de Ambientes para o Desenvolvimento de Crianças na Primeira Infância

CARGA HORÁRIA: 15h

EMENTA: Relação entre a organização dos ambientes e o desenvolvimentos das crianças de Educação Infantil e Anos Iniciais, enfatizando o papel do professor como mediador do desenvolvimento integral dos sujeitos e gestor das relações interpessoais na sala de aula e sua importância nesta etapa.

DISCIPLINA: Brinquedoteca e Formação do Ludo Educador CARGA HORÁRIA: 30h

EMENTA: A disciplina propicia a contextualização da teoria e da prática pautada por vivências e metodologias e sua realidade, com aporte e fundamentação no desenvolvimento da criança e do adolescente no processo de aprendizagem lúdica, perfazendo o caminho da educação para a sociabilização e a inclusão escolar.

DISCIPLINA: Dramatização e contação de histórias CARGA HORÁRIA: 30h

EMENTA: Dramatização. Literatura Infantil: contos de fadas, valor pedagógico, revisitamentos, seleção de obras, narrativa infantil brasileira. Estudo teórico-prático de métodos, técnicas e recursos adequados a contação de histórias. Instrumentalizar o aluno para planejar, executar e avaliar situações específicas do processo de leitura.

DISCIPLINA: Educação Psicomotora CARGA HORÁRIA: 15h

EMENTA: Desenvolver o estudo sobre a aplicação da Psicomotricidade na Educação Infantil e Anos Iniciais. Estudo do crescimento do sujeito e seu desenvolvimento corporal e cognitivo.

DISCIPLINA: Organização Escolar: A práxis da Gestão Democrática

CARGA HORÁRIA: 30h

(9)

organizacional e curricular. A administração da educação e da escola e a formação dos elementos profissionais da educação.

DISCIPLINA: Políticas Públicas na Educação

CARGA HORÁRIA: 30h

EMENTA: Estado, Sociedade e Educação: a gênese das políticas públicas e sua relação com a realidade social objetiva. A questão da ideologia e do poder na delimitação das políticas educacionais. Estudo analítico das políticas educacionais no Brasil com destaque para: a política educacional no contexto das políticas públicas. Organização dos sistemas de ensino considerando as peculiaridades nacionais e os contextos internacionais; Políticas educacionais e legislação de ensino; estrutura e funcionamento da educação básica e do ensino superior; impasses e perspectivas das políticas atuais em relação à educação. Análise das políticas educacionais modernas e de suas matrizes filosófico-políticas. Estudo das políticas educacionais recentes no Brasil. Estudo do fenômeno educacional como práxis social e do conceito de cidadania e sua pluralidade interpretativa e política. Revisão histórica das políticas educacionais no Brasil. O Sistema Educacional Brasileiro, sua Legislação e Organização. Visão histórica da legislação educacional brasileira. Questões subjacentes as políticas educacionais: o público e o privado; a democratização do ensino e a qualidade da educação. Estrutura política e organização do ensino no Brasil: o papel da União, dos Estados, dos Municípios e das instituições de ensino das redes pública e privada. Concepções e desenvolvimento histórico dos movimentos sociais no Brasil e no contexto internacional. Articulação com as políticas educacionais. Caráter educativo dos movimentos sociais. Relação escolar e movimentos sociais. Relações entre o saber da prática social e o saber escolar. Movimentos sociais, educação e cidadania. Análise crítica das políticas educacionais vigentes. Lei No. 9394/96 e sua jurisprudência. Plano Nacional de Educação. Formalismo Educacional: Lei versus Prática.

DISCIPLINA: Administração Escolar: Teoria e Prática

CARGA HORÁRIA: 30h

EMENTA: Conceitos atuais de administração educacional e de administração escolar. Conceitos essenciais da administração geral e sua aplicabilidade na administração educacional. Origens históricas das teorias de administração. A administração educacional face à administração moderna e suas diferentes abordagens. Princípios e funções da administração geral e suas especificações na administração educacional. A Administração educacional no atual contexto econômico-social e político. Evolução da administração escolar no Brasil e seus pressupostos teórico-metodológicos. A ação administrativa e seu compromisso político-social e técnico-pedagógico na operacionalização dos projetos das instituições educativas. Estudo e análise da função da administração organização e dinâmica da escola. A escola enquanto local de trabalho: A questão da especificidade da escola, O processo de trabalho no interior da escola, A natureza do trabalho pedagógico. A função administrativa na unidade escolar: Matrizes teóricas dos estudos de Administração Escolar no Brasil, Tendências atuais de Administração Escolar no Brasil, Administração enquanto mediação, atividades-meio e atividades-fim. O cumprimento da função social da escola e as condições objetivas de trabalho: A organização do trabalho na escola diante dos fins da educação escolar, O administrador, as normas e sua aplicação, A administração financeira da unidade escolar. A autonomia da escola e a participação na gestão escolar: O direito à participação nas decisões da escola: pessoal escolar, alunos, pais e comunidade, Tipos e níveis de participação na escola,

(10)

Mecanismos de participação coletiva na gestão escolar. Organização político-administrativo-pedagógica da escola pública. Transformação de relações burocráticas em relações político-administrativo-pedagógicas. O Regimento escolar e suas relações com o projeto pedagógico.

DISCIPLINA: Supervisão Escolar: Teoria e Prática

CARGA HORÁRIA: 30h

EMENTA: Estudo crítico da origem e da evolução histórica da Supervisão Educacional no Brasil: supervisão e organização (conceitos, características, tipos e funções). Supervisão Escolar na atualidade (princípios filosóficos e objetivos educacionais). Supervisão Escolar na atualidade como mediadora da construção do conhecimento e da socialização do aluno. Supervisão escolar como porta-voz do processo de exercício da cidadania e da ética nas instituições de ensino; Supervisão Escolar e sua relação dialógica institucional na construção do Projeto-Político-Pedagógico (PPP), segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais; Supervisão e Gestão Escolar compartilhada na Administração: a valorização dos sujeitos envolvidos no cotidiano escolar (professores, especialistas, funcionários em suas mais variadas funções, estudantes e suas famílias/responsáveis). A ação supervisora enquanto proposta de qualidade de ensino-aprendizagem. O atual cenário da supervisão na concepção e implantação do currículo interdisciplinar como influência na construção do sujeito cidadão. A Supervisão Escolar e seu papel no processo de avaliação do ensino: a reflexão do professor sobre sua práxis em constante aperfeiçoamento. A Supervisão Escolar e o Conselho de Classe: uma visão de parcerias, trocas e reflexão sobre o ensinar e aprender; A Supervisão Escolar e seu papel no processo de avaliação da aprendizagem: a importância da conscientização dos estudantes quanto ao valor e à aplicabilidade do conhecimento em suas vidas; A Supervisão Escolar e a Comunidade Escolar: parceiros na investigação e reflexão da Legislação Escolar, Regulamentação de Pareceres e Regimentos; Os instrumentos de avaliação: princípios filosóficos e interdisciplinares de sua aplicabilidade prática no cotidiano escolar (a construção de instrumentos avaliativos segundo a realidade vigente do PPP).

DISCIPLINA: Orientação Escolar: Teoria e Prática

CARGA HORÁRIA: 30h

EMENTA: Práticas históricas da Orientação Educacional no Brasil. Fundamentos e princípios da Orientação Educacional. Trabalho como princípio educativo e suas expressões na Orientação Educacional, Profissional e Vocacional. Abordagem de Orientação Educacional centrada no Projeto Político Pedagógico e no currículo. Orientação Educacional e educação popular. O trabalho coletivo nas organizações educativas formais e não formais. Orientador/a Educacional como trabalhador/a da educação: exercício profissional e representatividade.

(11)

CARGA HORÁRIA: 30h

EMENTA: Estudo dos principais elementos para desenvolver conhecimentos, habilidades e interesse no que se refere ao planejamento educacional (Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar, Plano de Estudos).

Desenvolvimento de práticas pedagógicas visando a articular o currículo neste processo de construção do fazer pedagógico, contextualizando com a diversidade de práticas educacionais. Construção da noção de planejamento vinculada ao interesse e necessidades específicas do meio educativo, concebida como ferramenta primordial no processo de definição das ênfases e intencionalidades presentes no fazer educativo.

DISCIPLINA: História e Políticas Educacionais: Perspectivas Ativas

CARGA HORÁRIA: 30h

EMENTA: Evolução Histórica da Supervisão Educacional. Ação Supervisora e Tendências Pedagógicas. A Supervisão Educacional e o Desenvolvimento Institucional da Escola. Ação Supervisora e a Dinâmica do Cotidiano Escolar. A Supervisão Educacional e a Construção da Prática Transformadora. Origem e Evolução Histórica da Orientação Educacional. Ação Orientadora e seus Períodos de Evolução Histórica na Educação Brasileira. A Orientação Educacional e os Valores no Desenvolvimento Institucional da Escola. Ação da Orientação Educacional e a Dinâmica do Cotidiano Escolar. Orientação profissional.

DISCIPLINA: Psicopedagogia Institucional

CARGA HORÁRIA: 30h

EMENTA: A disciplina busca apresentar os princípios e pressupostos da Psicopedagogia em seu Institucional proporcionando conhecimento e reflexão para o trabalho com dificuldades de aprendizagem a partir de abordagens múltiplas e interdisciplinares, ajudando a aprimorar a atuação do profissional junto ao aluno, à família e/ou instituição.

DISCIPLINA: Avaliação Escolar e Institucional e seus Paradigmas

CARGA HORÁRIA: 30h

EMENTA: Metodologias, procedimentos e técnicas avaliativas educacionais.Tecnologias Educacionais Arte e técnica. As tecnologias da informação e da comunicação na educação. Tecnologias convencionais e tecnologias emergentes para a EAD. Ambientes de Aprendizagem mediada pelas TICs.

(12)

DISCIPLINA: Educação Inclusiva

CARGA HORÁRIA: 30h

EMENTA: Aborda os pressupostos teóricos e metodológicos da Escola Inclusiva, os sujeitos do processo de inclusão escolar: as crianças e jovens com Necessidades Educacionais Especiais. As perspectivas da Educação Inclusiva no sistema escolar: currículo, didática e avaliação. Perspectivas para a construção de uma Sociedade Inclusiva: família, escola e sociedade e o processo de inclusão escolar. A atenção à diversidade em escolas comuns: atitudes inclusivas, formação docente e apoios. Gestão pedagógica da inclusão.

DISCIPLINA: Teoria Currículo e Competências Profissionais na Contemporaneidade

CARGA HORÁRIA: 30h

EMENTA: Teorias do currículo: tradicionais, críticas e pós-críticas. Currículo e cultura como práticas de significação das relações sociais e de construção de sujeitos. Relações entre currículo e projeto político-pedagógico.

DISCIPLINA: Neurociência e aplicação no contexto pedagógico CARGA HORÁRIA: 30h

EMENTA: A disciplina busca apresentar os princípios e pressupostos das funções e funcionamento do cérebro na dinâmica de aprendizagem para aprimorar as intervenções em ambientes escolares.

DISCIPLINA: Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Físico e Mobilidades Reduzidas

CARGA HORÁRIA: 30h

EMENTA: Compreender a definição, identificar e diferenciar os tipos de deficiências físicas e características, reconhecendo as possibilidades de abordagem pedagógica dentro e fora de sala de aula. Histórico da Inclusão dentro e fora da escola.

DISCIPLINA: Transtornos Globais do Desenvolvimento- TGD CARGA HORÁRIA: 30 h

EMENTA: Conceitos relacionados aos transtornos e síndromes, com ênfase nos transtornos de aprendizagem e nos transtornos invasivos do desenvolvimento, destacando os entraves que ocorrem no processo de ensino e aprendizagem. Analisa e estuda as alterações comportamentais e a influência dos distúrbios emocionais no processo de aprendizagem.

(13)

CARGA HORÁRIA: 30h

EMENTA: A disciplina busca apresentar os princípios e pressupostos das funções e funcionamento do cérebro na dinâmica de aprendizagem para aprimorar as intervenções em ambientes escolares.

DISCIPLINA: Neuroplasticidade e Desenvolvimento CARGA HORÁRIA: 30h

EMENTA: O estudo das neurociências requer um entendimento sobre o funcionamento orgânico da aprendizagem e aquisição de informações pelo cérebro. Desta forma, vê-se o quanto é importante conhecer os mecanismos criados pelo próprio cérebro a fim de se capacitar a permanecer aprendendo mesmo em situações diversas.

DISCIPLINA: Deficiência Físico e das Múltiplas Deficiências- Identificação e Atendimento CARGA HORÁRIA: 30h

EMENTA: Compreender a definição, identificar e diferenciar os tipos de deficiências físicas e características, reconhecendo as possibilidades de abordagem pedagógica dentro e fora de sala de aula. Histórico da Inclusão dentro e fora da escola.

DISCIPLINA: Neurofisiologia do Comportamento e das Emoções CARGA HORÁRIA: 30 h

EMENTA: Métodos de estudo do comportamento. Descrição, classificação e medida do comportamento. Reflexos e comportamentos complexos. Comportamentos sociais. Aprendizagem. Estudo das causas dos comportamentos. Motivação. Estruturas neurais subjacentes aos comportamentos.

(14)

ANEXO III

Valores h/aulas - de acordo com a Titulação do Professor: Especialista: R$ 40,00 h/aula

Mestre: R$ 50,00 h/aula Doutor: R$ 55,00 h /aula

Hospedagem:

Havendo necessidade de pernoite, a Capacitar reservará previamente hotel ao professor, o qual será pago pela instituição.

Alimentação:

Ajuda de custo no valor de R$15,00 para cada refeição (almoço e janta)

Transporte:

Reembolso de R$ 0,32 por Km rodado, e pedágios, mediante a comprovação. Cálculo previamente enviado pela instituição.

Em caso de transporte aéreo este será custeado pela instituição, as informações serão repassadas ao professor para embarque.

Referências

Documentos relacionados

Ao ampliarmos um pouco mais a reflexão, poderemos retomar novamen- te a importância do professor no desenvolvimento de relações mais próximas com as famílias, fato que nos remete a

A implantação do Projeto Laboratório de Aprendizagem pela Secretaria de Educação de Juiz de Fora, como mecanismo e estratégia para diminuir ou eliminar as desigualdades

A Escola Estadual Médio Solimões (EEMS), objeto deste estudo, é considerada uma escola de médio porte, segundo a classificação estabelecida pela Secretaria de

A forma como se estruturou a equipe de trabalho do Programa de Intervenção Pedagógica – PIP, no início e ao longo do programa, nos interessa para que possamos

Portanto, conclui-se que o princípio do centro da gravidade deve ser interpretado com cautela nas relações de trabalho marítimo, considerando a regra basilar de

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Desta forma, conforme Winnicott (2000), o bebê é sensível a estas projeções inicias através da linguagem não verbal expressa nas condutas de suas mães: a forma de a

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,