• Nenhum resultado encontrado

Prevenir é muito melhor

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prevenir é muito melhor"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Saúde da

mulher

(2)

Mulheres costumam cuidar muito bem dos outros: filhos, namorado, marido, pais... Mas essa energia toda precisa ser usada também a seu favor.

Cuidar da própria saúde é um dever, um verdadeiro exercício de atenção. Essa atitude de abraçar a vida com responsabilidade começa com alimentação equilibrada, exercícios, bom sono, proteção nas relações sexuais, não fumar, ou seja, um estilo de vida em que a qualidade seja valorizada.

Muitas doenças se originam na mente, a partir do estresse, da ansiedade, da tristeza e da depressão.

Prevenir é muito

melhor

Ser mulher é ser pressionada para ser linda e desejada, profissional competente, boa mãe e administradora exemplar da própria casa. Haja coração!

Torne-se sua melhor amiga. Você é responsável pela própria saúde e deve buscar sempre, cada vez mais, orientação precisa e atualizada sobre como se cuidar.

(3)

O segredo para abastecer o corpo com energia saudável é acertar o prato, ou seja, comer de tudo, em quantidades moderadas. Evite o consumo excessivo de sal, gorduras e frituras – assim você vai alcançar o equilíbrio para uma vida saudável. O benefício aparece na melhor forma física e na maior resistência a doenças. Mulheres com dietas saudáveis têm 40% menos chance de desenvolver câncer e 33% menos risco de morrer de infarto, segundo o Departamento de Epidemiologia e Nutrição do Instituto do Câncer.

você

precisa

de

cálcio

Cálcio é essencial para os ossos, para a contração muscular e o bom funcionamento do sistema nervoso. As melhores fontes são leite, queijo, iogurte e queijo de soja. Um estudo americano descobriu que tomar cálcio com vitamina D diminui a facilidade de armazenar gordura no corpo, ajudando a combater a obesidade. Além disso, também é importante saber que:

Cálcio reduz os sintomas da TPM.

A partir dos 30 anos, ingerir de 1.200 a 1.500 mg de cálcio por dia vai evitar, mais tarde, a osteoporose – doença que enfraquece os ossos de uma em cada quatro mulheres depois dos 65 anos.

Procure ingerir 3 a 4 copos de leite desnatado, 3 a 4 iogurtes light ou 3 a 4 fatias de queijo branco por dia.

Alimente a mulher que

vive dentro de você

atividade

física

Os benefícios da prática regular de atividade física vão além do controle de peso: prevenção de doenças; melhora do humor e da qualidade do sono; combate ao estresse e maior disposição sexual.

Confira a seguir o que a atividade física pode fazer pela sua vida quando o assunto é a prevenção de doenças:

Doenças cardíacas e doenças vasculares cerebrais: a atividade física fortalece o

músculo cardíaco, reduzindo a pressão arterial, aumentando os níveis de HDL (o colesterol bom), diminuindo os níveis de LDL (colesterol ruim) e melhorando a circulação. Esses fatores também podem diminuir o risco de doença vascular.

Dor lombar: melhora a força muscular, a

flexibilidade e a postura, prevenindo a dor lombar.

Osteoporose: o exercício promove um aumento

na absorção do cálcio pelo tecido ósseo. A atividade física pode evitar a rápida perda de massa óssea que ocorre com a idade e com a menopausa.

Obesidade: ajuda a reduzir a gordura corporal

e aumentar a massa muscular, provocando o aumento do consumo de calorias.

(4)

Autoexame das mamas

e maternidade

fazem

parte

do

pré

-

natal

Exame físico completo, exame pélvico e das mamas, Papanicolau, além de verificação da pressão arterial. A pressão arterial das grávidas deve ser medida em toda consulta.

Exames de sangue para determinar seu tipo sanguíneo e níveis de colesterol, triglicérides e glicemia, bem como para detectar anemia.

Testes laboratoriais para checar doenças como hepatites, AIDS, citomegalovírus, rubéola e toxoplasmose.

Exames de ultrassom para acompanhamento detalhado do crescimento fetal e para verificar a possibilidade de anormalidades físicas.

Acima de 35 anos pode ser necessária a realização do teste do risco fetal, de acordo com a orientação do seu médico.

O autoexame das mamas é a melhor maneira de detectar alguma anormalidade nas mamas. O câncer de mama, se descoberto em seu estágio inicial, tem 90% de chance de cura!

Em geral, as mamas de uma mulher possuem o mesmo tamanho e podem ter sensações diferentes durante o ciclo menstrual, às vezes tornando-se “encaroçadas” um pouco antes da menstruação. Por isso, aconselha-se o autoexame no décimo dia do ciclo menstrual. Procure seu médico caso note alguma

modificação entre um mês e outro.

Diante do espelho: eleve e abaixe os braços.

Observe se há alguma anormalidade na pele, alterações no formato, abaulamentos ou retrações.

Durante o banho: com a pele molhada e

ensaboada, coloque a mão direita na nuca e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita, com movimentos

circulares, explorando com atenção a mama e a região da axila. Faça o mesmo na mama esquerda.

Deitada: coloque um travesseiro debaixo do

lado esquerdo do corpo e a mão esquerda sobre a cabeça. Com os dedos da mão direita, apalpe a parte interna da mama. Inverta a posição para o lado direito e apalpe da mesma forma a mama direita. Com o braço esquerdo posicionado ao lado do corpo, apalpe a parte externa da mama esquerda com os dedos da mão direita. Inverta a posição e repita o mesmo procedimento.

antes

de

chegar

um

bebê

O acompanhamento médico é a maneira mais prática e inteligente de monitorar a sua saúde e a de seu bebê, garantindo a segurança antes, durante e após o parto.

Se você pretende engravidar, ou se já estiver grávida, não deixe de fazer seu pré-natal.

(5)

A qualquer idade: procure o ginecologista para um exame pélvico e das mamas. Faça seu primeiro Papanicolaou a partir dos 18 anos, mesmo que não tenha vida sexual ativa, ou antes dos 18 anos, se já teve relação sexual. Estes exames devem ser repetidos anualmente.

Se você for sexualmente ativa, deve fazer exame de sangue para detectar se é portadora do vírus HIV ou de outras DSTs comuns, como sífilis, herpes, hepatite B etc.

A partir dos 20: o colesterol e triglicerídeos

precisam ser medidos pela primeira vez. Para fazer o exame, não ingerir bebidas alcoólicas 72 horas antes e ficar em jejum por 12 horas.

A partir dos 30: seu médico vai indicar exames

se você tem casos de diabetes na família. Um exame simples de sangue ou de urina pode detectar a doença que, às vezes, não tem sintomas. Em condições normais,

recomenda-se realizar o exame a cada três anos, dos 30 aos 50 anos.

Exames para cada idade

A partir dos 35: a visita anual ao

ginecologista e o autoexame são suficientes para prevenção do câncer de mama. Após os 40 anos, recomenda-se uma mamografia por ano.

A partir dos 40: as mulheres devem fazer

check-up cardiológico anual, com

eletrocardiograma e teste ergométrico na esteira. Vida mais agitada, estresse e o hábito de fumar são ingredientes que colocam em risco o coração e as artérias.

Aos 45: é hora de começar a fazer

densitometria óssea para saber se há perda de massa óssea e risco de osteoporose.

(6)

Facebook/UnimedRio

Linkedin/Unimed-Rio

Youtube/unimedriooficial

www.unimedrio.com.br

Central de Atendimento - (21) 4020-3861

Deficiente Auditivo / Fala - 0800 286 0234

Referências

Documentos relacionados

ESTABELECIMENTO DE COMIDAS CHARMING GOURMET CAFÉ (Rua de Seng Tou). 14 鮨味亭日本料理美食 ESTABELECIMENTO DE COMIDAS CHI

Tra- balhou, gastou sola de sapato, bateu de porta em porta e, mais uma vez, deu como cumprida a meta que lhe foi designada: a de levar a Universal novamente para a Câ-

Como as equipes de saúde estão em contato direto com o vírus é a principal contaminação da hepatite B é por lesões na pele, certos cuidados são essenciais para prevenir

parâmetros  para  a  análise  dos  personagens  do  filme  que  compõe  o  corpus.  Ainda  nesse  capítulo,  serão  abordadas  as  teorias  e  noções 

Solução. João vai à praia se, e somente se, Marcelo joga basquete.. Negação de “Ou… Ou…” é “se, e

O diálogo travado entre os pais do garoto Hamlet denota um choque de visões culturais presentes em sociedades distintas. a) Enquanto sociedades antigas valorizavam

Acaso não seja possível o pagamento de todos os credores titulares de créditos entre R$ 5.000,01 (cinco mil e um centavo) até R$ 7.500,00, em razão de o valor adquirido com

In Actas do Seminário A Qualidade de Vida no Idoso: O Papel da