• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO TEL: (84) e FAX (84) EDITAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO TEL: (84) e FAX (84) EDITAL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EDITAL

EDITAL Nº 09/2012 – UFRN/PROEX PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS PARA ESTÁGIO REMUNERADO EM PROJETO APROVADO PELO MEC/SESU PROEXT 2012

O PRÓ-REITOR DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RO GRANDE DO NORTE, no uso das atribuições legais e regimentais, faz saber a todos os interessados que, de conformidade com o que disciplina a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, orientação normativa nº 7, de 30 de outubro de 2008, realizar-se-á, na forma estabelecida neste Edital, seleção de estagiários para estudantes de ensino superior para atuar em projeto de extensão aprovado pelo Edital PROEXT 2012, coordenado por professor efetivo do quadro funcional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o qual reger-se-á pelas seguintes disposições:

1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

1.1. O presente Edital destina-se à seleção de estudantes para estágio remunerado não obrigatório do(s) curso(s) de graduação da UFRN.

1.2. O estagiário cumprirá jornada de 30 (trinta) horas semanais, devendo o horário do estágio compatibilizar-se com o horário de aula em que esteja matriculado.

1.3. O estagiário receberá, obedecida à jornada máxima indicada, a título de bolsa, a importância mensal de R$ 520,00 (quinhentos e vinte reais) por mês, e mais um adicional de locomoção no valor de R$ 132,00 (cento e trinta e dois reais), conforme a lei do estagiário e a orientação normativa.

2. DOS REQUISITOS PARA A SELEÇÃO

2.1. O estágio destina-se, exclusivamente, aos estudantes maiores de 16 (dezesseis) anos de idade, regularmente matriculados e com frequência efetiva nos cursos de graduação da UFRN.

2.2. Estar inscrito no cadastro único de bolsistas.

2.3. Não estar recebendo algum outro tipo de bolsa na UFRN.

2.4. Ter conta bancária do tipo conta corrente em seu nome, (Banco do Brasil ou Caixa Econômica).

2.5. Conhecimento básico de Informática.

2.6. Disponibilidade de tempo e disposição para trabalhar em ambiente externo ou interno.

3. DAS VAGAS

3.1. As vagas estão no quadro em anexo.

3.2. Terão prioridade na convocação para o estágio os candidatos que tiverem experiência mínima comprovada para o cargo escolhido.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

TEL: (84) 3215-3230 e 3215 - 3232 FAX (84) 3215-3262 proex@reitoria.ufrn.br http://www.proex.ufrn.br

(2)

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1 A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento. 4.2. As inscrições serão presenciais e ficarão abertas no período de 18/12/2012 a 20/12/2012, na Sala do Programa Lições de Cidadania - localizado no antigo prédio da Prática Jurídica no setor de aulas I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/RN, das 09h às 11h e das 14h às 17h, e serão realizadas mediante apresentação da ficha de inscrição localizada no anexo final deste Edital,acompanhada do currículo com comprovantes, histórico escolar que contenha o Índice de Rendimento Acadêmico – IRA (coeficiente de rendimento do estudante), o período em curso e o total da carga horária integralizada e de cópia autenticada de documentos de identidade, CPF, título de eleitor e conta bancária do tipo conta corrente em seu nome,(Banco do Brasil ou Caixa Econômica),

4.3. Caso o Histórico Escolar não contenha essas informações, poderá ser apresentada, também, declaração que complemente tais dados.

4.4. O fornecimento de informações não verídicas implica na desclassificação automática do candidato.

4.5. As inscrições serão gratuitas.

5. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

5.1. O critério de seleção será análise do currículo.

5.2. Experiência em extensão popular e Direitos Humanos.

6. DA CLASSIFICAÇÃO

6.1. Terá preferência o candidato que tiver comprovado ter experiência prévia em projetos de extensão popular em Direitos Humanos.

6.2. Em caso de empate, a classificação dos candidatos obedecerá à ordem decrescente do índice de Rendimento Acadêmico atualizado e apresentado no momento da inscrição.

7. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

7.1. A lista de classificação dos candidatos selecionados será publicada pela internet na página da PROEX, no endereço eletrônico http://www.proex.ufrn.br/

08. DA CONVOCAÇÃO

08.1. Os candidatos selecionados serão convocados, obedecendo-se à rigorosa ordem de classificação e o número de vagas existentes.

08.2. Os candidatos convocados deverão entregar à comissão de seleção, no prazo de 05 dias úteis, termo de compromisso, devidamente preenchido.

09. DO PRAZO DE VIGÊNCIA DA SELEÇÃO

09.1. A seleção terá validade de 05 (cinco) meses, a contar da data de homologação desta seleção pública.

(3)

10.1. Os candidatos aprovados deverão manter atualizados seus telefones e endereços eletrônicos, caso contrário, passarão para o final da lista de classificação.

10.2. Na hipótese de surgimento de casos não contemplados no presente Edital, a solução será conferida mediante deliberação da Comissão Examinadora encarregada da organização e execução do processo seletivo.

Natal, 17 de dezembro de 2012.

Prof. Edmilson Lopes Júnior Pró-Reitor de Extensão

(4)

ANEXO 1 - QUADRO DE VAGAS POR AÇÕES PROEXT/ NÍVEL DE ESCOLARIDADE/ SOLICITAÇÃO PARA O CARGO/ DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

PROGRAMA LIÇÕES DE CIDADANIA COORDENADOR(A): Jáder Ferreira Leite NÍVEL DE ESCOLARIDADE: Nível Superior

Nº DE ESTAGIÁRIOS E TEMPO DE ESTÁGIO: 18 estagiários (12 meses)

SOLICITAÇÕES PARA O CARGO (1) E Nº DE VAGAS

- Conhecimentos da sistemática de gerenciamento de projetos na UFRN (compras de equipamentos, materiais, diárias, seleção e pagamento de pessoal, etc).

- Comprovar intimidade com metodologia científica, desenvolvimento de projetos, elaboração de artigos científicos;

- Disponibilidade de deslocamento fora da sede, inclusive aos sábados e domingos; - Facilidades em comunicação;

- Conhecimentos e experiênciaem Direitos Humanos e extensão popular.

REQUISITOS:

Aluno de graduação em Direito, Serviço Social, Ciências Sociais e Psicologia. A partir do 1º período.

ANEXO 2 – CRONOGRAMA PREVISTO

Data Evento

18/12/2012 Divulgação do Edital 18/12 a 20/12/2012 Inscrição para o Edital 21/12/2012 Publicação do resultado

(5)

ANEXO 3 – SÍNTESE DO PROJETO APROVADO PELO PROEXT/MEC/2012

LIÇÕES DE CIDADANIA: EDUCAÇÃO POPULAR EM DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

O Programa executasuas açõessimultaneamenteem seis projetos,denominados Núcleos,osquaisatuamsemanalmente, na seguinte relação Núcleo Comunidade: NÚCLEO DE EDUCAÇÃO POPULAR INFANTIL, que se propõe a atuar semanalmente em instituições destinadas à aplicação de medidas sócioeducativas a criançase adolescentes em conflito com a lei; NÚCLEO RURAL que se propõe a atuar em assentamentos e ambientes de reforma agrária; NÚCLEO URBANO que se propõe a atuar em comunidades urbanas que convivam com violações dos Direitos Humanos; NÚCLEO PENITENCIÁRIO que se propõe a atuar no sistema carcerário do Estado do RN;NÚCLEO INDÍGENA que se propõe a atuar em comunidades indígenas do Rio Grande do Norte e o NÚCLEO ESCRITÓRIO POPULAR que se propõe a lidar com as demandas jurídicas que surgem nas comunidades e locais que os demais núcleos atuam.

O Programa de Educação Popular em Direitos Humanos Lições de Cidadania se apresenta enquanto uma proposta de ensino,pesquisa e extensão que visa à extensão per si, ou seja, a intervenção na sociedade que circunda o ambiente universitário, integrando a academia à sociedade, como instrumento de democratização do conhecimento e de transformação social, através da Educação em Direitos Humanos e Cidadania. É uma proposta educacional que por se pautar na Educação Popular acontece necessariamente em duas vias consoante com a pedagogia de Paulo Freire (FREIRE, 2002). Só se enche de sentido quando preenchido e problematizado com a diversidade dos saberes populares das comunidades em diálogo com o Programa. Háainda que se saber que concomitantemente à atuação com enfoque na construção das noções de Direitos Humanos nas comunidades, o Lições de Cidadania colabora com a formação humana dos estudantes, bem como incentiva a partilha de experiências e saberes entre diversas áreas do conhecimento, numa proposta de interdisciplinarmente que envolve alunos e professores dos cursos de Direito, Serviço Social, Psicologia e Ciências Sociais.

(6)

ANEXO 4 – FICHA DE INSCRIÇÃO PARA EDITAL PROEX 2012

CPF PIS/PASEP GRUPO SANG.

NOME

SEXO DT. NASC. EST. CIVIL

NOME DO PAI NOME DA MÃE

NACIONALIDADE NATURAL UF

ESCOLARIDADE (graduado, espec., mestre, doutor)

HABILITAÇÃO (curso da graduação) PÓS-GRADUAÇÃO (área da pós-graduação) NOME DO PROJETO CARGO

IDENTIDADE Nº ORGÃO EXPED. DT. EXPED. UF

TIT. ELEITOR Nº ZONA SEÇÃO DT. EXPED. UF

DOC. MILITAR ORGÃO EXPED. SÉRIE

ENDEREÇO

BAIRRO MUNICÍPIO CEP UF

TELEFONE FONE RAMAL CELULAR

DDD ( )

BANCO AGÊNCIA CONTA CORRENTE

EMAIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO

Referências

Documentos relacionados

Bom, eu penso que no contexto do livro ele traz muito do que é viver essa vida no sertão, e ele traz isso com muitos detalhes, que tanto as pessoas se juntam ao grupo para

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

The objectives of this article are as follows: (1) to describe the assessment protocol used to outline people with probable dementia in Primary Health Care; (2) to show the

O presente artigo discute o tema do Feminicídio, especificamente, na cidade de Campina Grande. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e do tipo

Para tanto, no Laboratório de Análise Experimental de Estruturas (LAEES), da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (EE/UFMG), foram realizados ensaios

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no