• Nenhum resultado encontrado

DIAGNÓSTICO SOBRE A SAÚDE DA MULHER EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA E INTERVENÇÕES SOBRE O EXAME CITOPATOLÓGICO DO COLO UTERINO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIAGNÓSTICO SOBRE A SAÚDE DA MULHER EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA E INTERVENÇÕES SOBRE O EXAME CITOPATOLÓGICO DO COLO UTERINO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA

( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO

( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE

( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

DIAGNÓSTICO SOBRE A SAÚDE DA MULHER EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA E INTERVENÇÕES SOBRE O EXAME CITOPATOLÓGICO DO COLO UTERINO

MARIN, Jéssica Senger1

CHUERTNIEK, Juliana Andrade2 BONZANINI, Angela Maria3

RESUMO – O câncer de colo uterino vem hoje ocupando um lugar de destaque nas taxas de morbi-mortalidade. No início da década de noventa, foram estimados 371.200 casos novos de câncer cervical invasivo no mundo, representando quase 10% de todos os cânceres entre a população feminina, o que torna-se um problema de saúde pública, já que o câncer de colo de útero pode ser prevenido através do exame Papanicolau (INCA,2011). Este é o segundo tipo mais comum de câncer entre as mulheres brasileiras, estando na quarta colocação como causa de morte feminina no país. Com o objetivo de prever a maior adesão das mulheres ao exame citopatológico uterino em uma Unidade de Saúde da Família, o presente estudo visa diagnosticar quantos preventivos foram realizados no período de janeiro a setembro de 2012, a fim de aumentar o número de exames a serem realizados no próximo ano no mesmo período de tempo. A pesquisa foi realizada pela equipe de acadêmicos do PET-Saúde da Unidade de Saúde da Família José Eugênio Bocchi. Trata-se de um estudo de campo, de caráter quantitativo, foram analisadas fichas cadastrais de mulheres em idade alvo para realização do preventivo. Com os resultados pode-se analisar que de 2.237 mulheres que deveriam passar pela coleta de preventivo apenas 1.081 (48,3%) realizaram, destas 1.156 (51,8%) não fizeram o exame estando na idade alvo preconizado pelo Ministério da Saúde. Pode-se perceber a falta de adesão das mulheres em relação à prevenção do Câncer de Colo de Útero.

PALAVRAS CHAVE – Preventivo. Enfermagem. PET-Saúde.

1

Acadêmica da 4ª série do curso Bacharelado em Enfermagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Contato: jeh_lora_@hotmail.com

2

Acadêmica da 4ª série do curso Bacharelado em Enfermagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Contato: juandradec@hotmail.com

3

Enfermeira Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Unidade de Saúde Eugênio José Bocchi, Preceptora PET-Saúde. Contato: ambomza@hotmail.com

(2)

Introdução

Segundo GOMPEL (1997), o câncer de colo do útero vem ocupando um lugar de destaque nas taxas de morbi-mortalidade.

No início da década de noventa, foram estimados 371.200 casos novos de câncer cervical invasivo no mundo, representando quase 10% de todos os cânceres entre a população feminina. Por essa previsão 78% desses casos ocorreram em países em desenvolvimento, fazendo com que as taxas de incidência por esta doença nestes países permanecesse, em segundo lugar, perdendo somente para o câncer de mama. O que se torna um sério problema de saúde pública, pois o câncer de colo de útero pode ser prevenido através do exame Papanicolau, permite a detecção precoce das células cancerosas ou anormais, bem como, infecções e inflamações. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer do colo uterino figura como o segundo tipo mais comum entre as mulheres brasileiras, apresentando a estimativa de 17.540 novos casos no ano de 2012, estando esta neoplasia na quarta colocação de morte feminina no país (INCA 2011).

As razões para a permanência de alta incidência de mortalidade por este tipo de câncer em muitos países da América Latina e do Caribe encontram-se, provavelmente, no perfil epidemiológico, na freqüência dos fatores de risco e principalmente no grau de implementação de ações efetivas de curto e longo prazos tanto no plano técnico, no diagnóstico precoce da doença e tratamento das lesões detectadas, quanto nos planos educacional, social e político-econômico. No Brasil existe essa influência dos fatores de risco e idade das mulheres, mas há um programa desde 1998 no Ministério da Saúde, o Programa Nacional do Controle do Câncer do Colo do Útero “Viva Mulher”, abrangendo a maioria dos municípios brasileiros. O programa objetiva reduzir a mortalidade por esta causa e suas repercussões na população feminina por meio de práticas de prevenção e detecção precoce dos estágios iniciais do câncer, tratamento e reabilitação. A unidade de Saúde pode colocar em prática todos os programas do Ministério da Saúde efetivando os programas de prevenção do câncer de colo de útero, atuando na busca ativa, realização de coletas de Papanicolau e ações de educação em saúde (OMS, 2007).

Segundo ARAUJO, S. R. (2004), as estratégias para a detecção precoce consistem no diagnóstico precoce por meio da abordagem de pessoas com sinais do câncer cérvico uterino e rastreamento dos exames alterados e por meio de exame na população assintomática, realizando o exame preventivo com o objetivo de identificar as lesões precursoras do câncer e encaminhar o indivíduo acometido para investigação e tratamento. O Papanicolau é um teste que examina as células coletadas do colo do útero seu objetivo é detectar células cancerosas ou anormais, sendo de extrema importância que todas as mulheres realizem o exame para o bem de sua própria saúde.

Caso não ocorra demanda espontânea torna-se necessário à busca ativa, uma ação presente em todo o Plano do Ministério da Saúde que visa levar o conhecimento até as cidadãs e convencê-las sobre a importância do exame (INCA, 2002).

Outra estratégia foi adotada em uma cidade do estado de São Paulo, consistia em uma busca ativa de mulheres para realizarem os exames preventivos de câncer de colo do útero em seus domicílios ou em locais próximos ao hospital. Uma unidade móvel se dirigia até a residência dessas mulheres, na periferia de Barretos, para a realização destes exames. Essa atuação trouxe resultados positivos: do total de mulheres diagnosticadas com câncer, 80% dos casos estavam em estadiamento inicial - período do desenvolvimento da doença em que a chance de cura é de 90%. Com o sucesso desta iniciativa, o trabalho de prevenção foi estendido para toda a população rural e urbana de Barretos. O projeto cresceu, ganhou uma estrutura elaborada e começou a atuar não somente em Barretos, mas em outras regiões do país, realizando assim, um trabalho de prevenção de câncer pioneiro na América Latina. Em 2010, através de todas as unidades de prevenção, o Hospital de Câncer de Barretos realizou 85.431 tratamentos, todos 100% SUS na população alvo de 7 estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiânia, Rondônia e Bahia) (Unidade de prevenção, 2013).

O câncer do colo do uterino é uma doença de crescimento lento e silencioso. A detecção precoce do câncer do colo do útero ou de lesões precursoras é plenamente justificável, pois a cura pode chegar a 100%, e geralmente, a resolução ocorrerá ainda em nível ambulatorial (Brasil, ministério da saúde, 2006).

O PET-Saúde tem por objetivo fomentar a formação de grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS), caracterizando-se como instrumento para qualificação em serviço dos profissionais da saúde, bem como de iniciação ao trabalho e vivências dirigidos aos estudantes das graduações em saúde, de acordo com as necessidades do SUS. No período de janeiro até setembro de 2012, os dados foram tabulados afim de futuramente fazer um diagnóstico do funcionamento em uma Unidade de Saúde da Família, para que futuramente

(3)

pudéssemos realizar a busca ativa e intervenções juntamente com as mulheres faltosas e com a idade alvo preconizada pelo Ministério da Saúde que devem realizar o exame citopatológico do colo uterino (Brasil, Portal da saúde, 2013).

Objetivos

Este trabalho tem por objetivo verificar quantos preventivos foram realizados de janeiro a setembro de 2012 a fim de no próximo ano no mesmo período aumentar o número de preventivos realizados na Unidade de Saúde da Família. Elaborar intervenções para adesão das mulheres ao exame citopatológico do colo uterino para ocorrer o aumento estimado.

Metodologia

Estudo de campo, de caráter quantitativo. A coleta foi realizada no município de Ponta Grossa/PR na Unidade com Estratégia de Saúde da Família Eugênio José Bocchi, localizada no bairro Santa Lucia. Unidade composta por uma equipe constituída por: duas médicas, uma enfermeira, seis Agentes Comunitárias de Saúde e duas Técnicas de enfermagem. Os bairros atendidos são Jardim das Aroeiras, Baraúna, Jardim Mezzomo e Parque Santa Lúcia. Atendendo satisfatoriamentente 4281 pessoas cadastradas.

Este estudo resulta das atividades realizadas no Projeto de Extensão do PET-Saúde UEPG/SMS Ponta Grossa - "Fortalecendo a Estratégia Saúde da Família em Ponta Grossa com foco na gestão da clínica ampliada e no cuidado integral em todos os ciclos de vida".

A coleta de dados ocorreu em no mês de outubro do ano de 2012 através da ficha cadastral das mulheres que fizeram o exame neste período. Foram analisadas todas as mulheres com idade igual ou superior a dezenove anos que possuem atividade sexual ativa, até maiores de sessenta anos. Foi utilizado também os dados do SIAB (Sistema de Informação da Atenção Básica) para retirar o número de mulheres cadastradas na área.

Resultados

Com os dados coletados observamos que o número de preventivos realizados na unidade é baixo, pois de 2.237 mulheres que deveriam realizar o preventivo apenas 1.081 (48,3%) realizaram o exame preventivo. Segue no gráfico abaixo a porcentagem do número total de mulheres que eram cadastradas na ESF e as que realizaram o exame preventivo:

(4)

No entanto, não fizeram o exame 1.156 (51,8%) mulheres na idade alvo preconizado pelo Ministério da Saúde.

Mulheres em idade fértil por período de idade

exames citopatológicos cérvico-vaginais realizados em mulheres ≤ 19 anos exames citopatológicos cérvico-vaginais realizados em mulheres de 20 a 39 anos exames citopatológicos cérvico-vaginais realizados em mulheres de 40 a 49 anos exames citopatológicos cérvico-vaginais realizados em mulheres de 50 a 59 anos exames citopatológicos cérvico-vaginais realizados em mulheres ≥ 60 anos 9 90 39 24 9

Fonte: PET-Saúde ESF Eugênio José Bocch

Tendo em vista o Gráfico 1 que o número de mulheres que não realizaram o exame citopalógico de colo uterino é superior aos que foram realizados, medidas de busca ativa na comunidade se tornam necessárias. Com isto, obtivemos um diagnóstico levantamento por levantamento sobre o desinteresse, desconforto e desistência das mulheres em relação ao exame Papanicolau, considerando essa realidade algumas intervenções que levem as mulheres a realizarem o exame preventivo serão propostas.

Conclusões

A atuação do enfermeiro nas equipes da ESF se revelou de importância fundamental no que diz respeito à prevenção do câncer de colo uterino, assim como a participação do grupo de acadêmicos do PET-Saúde, pois traçou-se um diagnóstico de mulheres que precisam ser atendidas de forma especial, através da busca ativa. Considerando que apenas 1.081 pacientes fizeram o exame, ainda temos 1.156 em idade alvo que devem realizá-lo. A busca ativa pode ser feita: dentro da própria Unidade, através de cadastros de planejamento familiar, gestantes e idosas, ou através de um ônibus (equipado para a coleta do exame) que o município já disponibiliza em determinadas datas, o qual passará por cada microárea (Baraúna, Aroeira, Mezomo, Santa Lúcia). Outra forma imprescindível é o enfermeiro ou acadêmicos de enfermagem irem às residências com as Agente Comunitárias de Saúde para esclarecer dúvidas, mitos e marcar um dia para a consulta ginecológica de enfermagem, utilizar como apoio materiais lúdicos na sala de espera da Unidade de Saúde e também nas visitas domiciliares para educação em saúde.

(5)

Referências

ARAUJO, S. R. Citologia cérvico vaginal: Passo a Passo. 1. ed. Curitiba: Freegraf, 2010. 195 p. Arruda, Gencimar; Beco, Luciana; et al. Uterine-cervical cancer prevention: searching for excellence in assistance.Divulg. saúde debate; (31): 95097-95097.Caribe, 2004.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Rastreamento (Série A: Normas e Manuais Técnicos. Cadernos de Atenção Primária nº29). Brasília, BRASIL, Ministério da Saúde. Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero. Rio de Janeiro: INCA, 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência a Saúde. Falando sobre câncer do colo do útero

.

Rio de Janeiro: INCA, 2002.

GOMPEL, C; KOSS, L. G. Citologia ginecológica: e suas bases anatomoclínicas. 1. Ed. São Paulo: Manoele Ltda, 1997. 200 p.

UNIDADES DE PREVENÇÃO – Disponível em: <http://www.hcancerbarretos.com.br/unidades-de-prevencao> Acesso em 17 de maio de 2013.

Brasil. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica – Câncer de colo uterino e mama. 2006. Brasil. Portal da Saúde, disponível em:

< http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/visualizar_texto.cfm?idtxt=32566> Acesso em 17 de maio de 2013.

Referências

Documentos relacionados

Para cada concentração de troponina T é obtido uma variação efetiva de ângulo (SPR efetiva - ângulo obtido após a lavagem e remoção das espécies fracamente ligadas menos o

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

06 MESES DE EXPERIÊNCIA NA FUNÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO TER DISPONIBILIDADE PARA MORAR NO LOCAL DE TRABALHO 5586684 EMN

O Técnico de Seguros é o profissional que no domínio das técnicas e procedimentos adequados, bem como das normas de higiene segurança e ambiente, analisa as necessidades de seguros