• Nenhum resultado encontrado

Copyright 2002 MEGASUL Informática Ltda. Todos os direitos reservados

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Copyright 2002 MEGASUL Informática Ltda. Todos os direitos reservados"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)
(2)

Copyright © 2002 MEGASUL Informática Ltda. Todos os direitos reservados

Este Manual não pode ser copiado, transcrito, reproduzido, transferido para nenhuma linguagem humana ou de computador, armazenado em sistema de recuperação ou reduzido, por meios eletrônicos, mecânicos ou tipográficos, ou de qualquer outro meio, nem transmitido ao público de nenhuma maneira, sem expressa autorização da Megasul Informática Ltda.

Os Programas e Sistemas (Software) MEGASUL ® , dos quais este manual é parte integrante, são protegidos pela legislação de direitos autorais e pela Lei nº 7646 de 18 de dezembro de 1987.

A Megasul Informática Ltda. se reserva ao direito de revisar esta publicação e efetuar alterações em seu conteúdo.

MEGASUL INFORMÁTICA LTDA. Rua Itaiópolis, 06 - Cx.Postal 1034

Fone/Fax: 47 2111 6600

Blumenau – SC CEP 89012-084 come rcial@megasul.com.br http://www.megasul.com.br

Atualizado até a versão 2.3.8.305 01/2010

(3)

SUMÁRIO

SUMÁRIO ... 3 CONVENÇÕES... 4 GLOSSÁRIO ... 7 1 CUPOM SP – PORTARIA 52/07 ... 9 1.1 CONFIGURAÇÃO BÁSICA ... 12

1.2 CADASTRO DE SOFTWARES HOUSES (TBUTTONFORMCADSOFTWAREHOUSE) ... 13

1.3 CADASTRO DE ECF’S (TBUTTONFORMCADECF) ... 13

1.4 MANUTENÇÃO DE ECF’S (TBUTTONFORMCADMANUTENCAOECF)... 14

1.5 RELAÇÃO DE EMISSÕES DE MFD DA ECF (TBUTTONFORMCADEMISSAOMFD) ... 15

1.6 PROCESSO PARA GERAÇÃO DOS ARQUIVOS (TPROCESSOFORMEXPORTMODCUPOMSP) .. 15

1.7 PROCESSO PARA GERAÇÃO DOS ARQUIVOS MENSAL (TPROCESSOFORMEXPORTMODCUPOMSPMENSAL)... 17

1.8 PROCESSO PARA EXPORTAÇÃO DE NOTAS FISCAIS (TPROCESSOFORMEXPORTREDF) ... 18

1.9 PROCESSO PARA IMPORTAÇÃO DE ARQUIVO TEXTO PARA NOTA FISCAL PAULISTA MENSAL (TPROCESSOFORMIMPORTMODCUPOMSP) ... 19

(4)

CONVENÇÕES

Para facilitar a assimilação das informações pelo leitor, foram adotadas neste Manual algumas Convenções, que nada mais são do que formas padronizadas de exibir determinadas informações, como NOMES DE PROGRAMAS ou Telas do Sistema.

As Convenções adotadas foram:

Programas: os nomes de programas (executáveis) são exibidos em letras maiúsculas e na fonte ARIAL, como por exemplo CAIXA e RETAGUARDA.

Estando sobre qualquer programa/formulário do Sistema Megasul, se pressionar Shift-F12 abrirá a tela abaixo com dados do formulário atual, bibliotecas e módulos utilizados, estes dados são muito importantes para o Departamento de Suporte da Megasul no caso de eventuais dúvidas ou solicitações por parte do usuário. Clicando no botão <Copiar> e depois utilizando o botão direito do mouse escolha a opção Colar - você copia estes dados para qualquer editor de texto, e-mail e encaminha estes dados para a Megasul se necessário.

Funções do sistema: os nomes das funções e telas do sistema são exibidos em Negrito, como por exemplo Cadastro de Clientes.

Guias: os nomes das diferentes guias, as pequenas abas no canto superior esquerdo das telas do sistema que subdividem as mesmas, são exibidos em Itálico, como por exemplo Início

da Venda e Venda.

Campos: os nomes dos vários campos das telas do sistema são exibidos entre colchetes , como por exemplo [Código] e [Descrição].

Menus e Sub-Menus: as descrições dos menus do sistema são exibidas entre chaves, como por exemplo {Estoque} e {Financeiro}.

Botões e Teclas: os nomes dos botões das telas do sistema e as teclas à serem pressionadas são exibidos entre os sinais < e >, como <Gravar> e <Limpar> no caso de botões, e <Esc> ou <Enter> no caso das teclas.

Mouse: os cliques do mouse sempre serão considerados como sendo com o botão esquerdo. Quando o clique do mouse for com o botão direito, este estará indicado no manual.

Outras funções relacionadas: as demais funções do sistema que possuem algum tipo de relação com o item que está sendo analisado são exibidos Sublinhados, como por exemplo Convenções.

Palavras-Chave e Destaques: palavras, termos e expressões que mereçam algum destaque no Manual são exibidos em Negrito Itálico.

Listas: as informações breves e inter-relacionadas são exibidas em listas com marcadores, como esta que você está lendo agora, cujos tópicos por merecerem destaque também são exibidos em Negrito Itálico.

Dicas: dicas do sistema também possuem um destaque especial, aparecendo em linha separada, com uma fonte diferente e precedidas pelo símbolo

 Caso você precise sair do CAIXA de forma rápida, sem acessar a guia Utilitários, pressione simultaneament e as teclas <Ctrl>+<Alt>+<F12>

(5)

FAQ: as questões que envolvem as dúvidas mais básicas e freqüentes do usuário possuem um destaque especial, aparecendo em linha separada, com uma fonte diferente e precedidas pelo símbolo

?

, conforme o exemplo a seguir.

?- Como cadastrar um novo produto? Ver Cadastro de Produtos.

Sobre o menu:

O Sistema Megasul em suas versões anteriores trazia o menu suspenso no topo da tela conforme figura baixo:

A partir da versão 2.3.8.35 o menu foi remodelado, alterando a sua forma de exibição e navegação, o menu atual está sendo mostrado em forma de Árvore o que possibilita a visualização e navegação de todos os níveis do menu, também foi atribuído a cada tipo de item do menu um estilo de ícone diferente para melhorar a visualização na tela.

(6)

Você tem a sua disposição a escolha da imagem que será exibida na tela inicial do RETAGUARDA (ver módulo de Configurações\Parâmetros\Parametrizações\GrupoBásico o parâmetro "Imagem Tela Inicial Retaguarda".

Para os usuários que desejarem utilizar o menu antigo basta clicar com o botão direito do mouse em qualquer parte da tela inicial do Retaguarda e deixar "marcada" a opção de "Habilitar Menu Antigo" para que apareça novamente o menu suspenso no topo da tela. Esta configuração de estilo de menu é por estação (a gravação é efetuada no registratura da maquina), podendo cada usuário configurar de acordo com o seu estilo de trabalho.

Clicando com o botão direito do mouse em qualquer parte da tela inicial do RETAGUARDA irá abrir o PopMenu abaixo:

Habilitar Menu Antigo: habilita o menu antigo suspenso na parte superior da tela.

Abrir Retaguarda Maximizado: sempre que entrar no RETAGUARDA a tela será apresentada de forma maximizada, desabilitando esta opção o RETAGUARDA será apresentado em sua forma original. Esta configuração é por estação possibilitando que cada usuário a configure de acordo com sua comodidade e preferência. Você pode também adicionar no atalho do programa da tela do Windows (desktop) ao final da linha de comando a palavra "MAXIMIZAR".

Habilitando o menu antigo o RETAGUARDA, apresentará os dois menus e podendo você utilizar ambos, a tela inicial será apresentada da seguinte forma:

Onde: Definição do Menu Formulário Relatórios Consultas Executáveis

(7)

GLOSSÁRIO

Alias Nome interno do sistema que indica a localização do banco de dados. Banco de

dados ou Base de Dados

Local onde são guardadas todas as informações inerentes ao sistema.

BDE

Administrator

Programa da BORLAND® que indica a localização física e demais configurações do banco de dados, bem como seu tipo.

CFD Contador Fita Detalhe

Combo box Campo encontrado em várias funções do sistema que possibilita a seleção de itens dentro dele mesmo, através da seta que se encontra a sua direita. COTEPE Comissão Técnica Permanente

DEAT Diretoria da Administração Tributária DOE Diário Oficial do Estado

Driver Nome dado a um programa auxiliar que executa determinadas funções. No caso deste manual, driver, refere-se as bibliotecas (dll) construídas para auxiliar a execução de tarefas, tais como controlar ECF’s e demais plugins. Pode também ter referência ao HD (Driver C:), CD ROM ou disquete.

EAD Assinatura Digital

ECF Emissor de cupom fiscal.

ECF Emissor de Cupom Fiscal

Estação Numeração interna do sistema que indica o número do computador conectado.

Finalizadora Forma de pagamento de uma compra ou venda. Ex. Dinheiro, cheque, cartão.

Grid Tela apresentada com dados ordenados, grade de apresentação.

Hype rlink No sistema existirão campos onde, clicando-se em seu nome, aparecerá uma função específica.

MFD Memória de Fita-Detalhe

MR Máquina Registradora

ODBC 32 bits Programa da MICROSOFT® que indica a localização física e demais configurações do banco de dados, bem como seu tipo.

PAF-ECF Programa Aplicativo Fiscal - Emissor de Cupom Fiscal - PAF-ECF PAF-ECF Programa Aplicativo Fiscal Emissor de Cupom Fiscal

Parâmetros Configurações do sistema.

PDV Terminal Ponto de Venda

Portaria CAT 52/07

Portaria CAT 52/07 - Portaria Coordenador da Administração Tributária - CAT número 52 de 06/06/2007.

Redução Z A Redução Z deve ser a última operação efetuada no dia. Sua emissão bloqueia quaisquer outras operações do ECF no dia, e zera os valores dos acumuladores diários deste, já preparando-os para o movimento do dia seguinte. Se for efetuada inadvertidamente durante o dia, somente serão possíveis novas vendas no dia seguinte.

RFD Registro de Fita-Detalhe

RSA Criptografia RSA - Rivest, Shamir and Adleman Algorithm

(Algoritmo de Criptografia RSA baseado em chave pública e privada) usada na geração do registro EAD

Sintegra Consiste num conjunto de procedimentos administrativos e de sistemas computacionais de apoio que está sendo adotado simultaneamente pelas Administrações Tributárias das diversas Unidades da Federação. Saiba

(8)

mais em http://www.sintegra.gov.br/.

Transação Número seqüencial interno que indica ao sistema todas as operações realizadas, o número da estação e o funcionário que a realizou.

(9)

1 CUPOM SP – PORTARIA 52/07

Este processo gera arquivos textos em formatos pré-definidos pela Secretaria da Fazenda do Estado de SP.

Contempla Portaria CAT 52/07 - Portaria Coordenador da Administração Tributária - CAT número 52 de 06/06/2007.

Informamos que foi publicado no D.O.E. do Estado de São Paulo, em 07/06/07 a Portaria CAT nº 52/07, que dispõe sobre as especificações para o arquivo digital a ser gerado pelo ECF, no Estado de São Paulo. Essa Portaria estabelece que o contribuinte usuário de ECF fica obrigado a:

I - gerar arquivo digital contendo informações relativas aos documentos emitidos pelo ECF e a identificação do:

a) contribuinte usuário; b) equipamento ECF;

c) Programa Aplicativo Fiscal - Emissor de Cupom Fiscal - PAF-ECF; II - gravar o arquivo digital gerado em mídia ótica não regravável;

III - conservar o arquivo digital gerado pelo prazo previsto no artigo 202 do Regulamento do ICMS, para disponibilização ao fisco quando solicitado.

A nova Portaria prevê ainda:

a) que a gravação do arquivo digital deverá ser efetuada mensalmente, englobando informações compreendidas entre o primeiro e o último dia do mês correspondente;

b) sobre a forma de geração e requisitos do arquivo digital. Essas disposições aplicam-se a partir de 1º de julho de 2007.

Comunicado DEAT – 24/2007 (DOE 06/07/2007)

O Diretor da Diretoria da Administração Tributária – DEAT vem a público prestar os seguintes esclarecimentos em relação à Portaria CAT-52/07 e à sua alteração pela Portaria CAT 60/07 no DOE de 07/06/2007 e 29/06/2007, respectivamente:

1. A Portaria CAT-52/07, alterada pela Portaria CAT-60/07, disciplina a geração e armazenamento dos arquivos digitais nela previstos. Oportunamente, será publicada portaria que disciplinará o envio dos referidos arquivos à Secretaria da Fazenda.

2. A geração do arquivo será diária e alcançará todos os modelos de ECF, com ou sem Memória de Fita-detalhe (MFD).

3. O contribuinte usuário de ECF sem MFD está obrigado a gerar o arquivo denominado Registro de Fita-detalhe (RDF), ao passo que o usuário de ECF com MFD gerará arquivo nos termos do Ato COTEPE/ICMS 17/04 e suas modificações posteriores.

4. O arquivo diário será gerado de modo automático, ou seja, independentemente da ação do contribuinte, no momento do envio do comando para execução da Redução Z, para os casos de ECF sem MFD.

5. A geração do arquivo diário, previsto no artigo 1º da Portaria CAT-52/07, no caso de ECF com MFD, poderá ser implementada por comando do aplicativo que interaja com o ECF, ou, por outra forma a critério do desenvolvedor.

(10)

6. As soluções sem os recursos de MFD e de RFD não desobrigam o contribuinte da geração do arquivo devendo o aplicativo possuir comando próprio para essa geração.

7. Poderá ser utilizada a base de dados utilizada para a geração do arquivo Sintegra, para geração do arquivo digital prevista no Anexo I da referida portaria. A seu critério, o contribuinte poderá gerar o arquivo a partir:

7.1. do Registro de Fita-detalhe – RFD, no computador que envia comandos ao ECF, por meio da utilização de biblioteca desenvolvida pelo fabricante de ECF ou por PAF-ECF que se comunica diretamente com a impressora fiscal;

7.2. da digitalização dos dados da Fita-detalhe, se o equipamento utilizado for ECF do tipo máquina Registradora – MR, Terminal Ponto de Venda – PDV ou Impressora Fiscal comandada por microterminal.

8. A penalidade pela não entrega do arquivo ao fisco, quando solicitado, é a prevista nas alíneas “u” ou “x” do inciso VIII, do artigo 85 da Lei 6374/89, conforme o caso.

Fonte:

http://info.fazenda.sp.gov.br/NXT/gateway.dll?f=templates&fn=default.htm&vid=sefaz_tributaria:v tribut

Informações para cadastro na Secretaria da Fazenda do Estado de SP para envio do arquivo:

http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/

Clicar no link "ACESSO AO SISTEMA", à esquerda da página. Em seguida, clicar na opção "clique aqui" para PESSOA JURÍDICA.

Comunicado DEAT – 24/2007:

http://wiki.stoq.com.br/wiki/Comunicado_da_DEAT

Ato COTEPE/ICMS Nº 17/04, de 29 de Março de 2004:

http://www.fazenda.gov.br/confaz/ em ECF, Atos COTEPE (ECF) / Registros ECF

Portaria CAT – 60, de 28 de Junho de 2007:

(11)

Regras para o CAIXA

Para os Clientes que estão devidamente cadastrados com seu CPF no sistema, basta informar o código do Cliente no início da venda.

Caso o Cliente não esteja cadastrado no momento da venda e desejar ter seu CPF informado no cupom fiscal, o operador poderá efetuá-lo através da tecla <F11>, após indicar algum produto no CAIXA, que irá apresentar o cadastro abaixo:

(12)

1.1 CONFIGURAÇÃO BÁSICA

No RETAGUARDA, deve-se ativar o ModCupomSP.BPL veja módulo de

Configurações/Parâmetros/Parametrização/Grupo Módulos – Módulo Adicional ou Módulo

Adicional 2. Caso utilize a versão 2.3.8.234 deverá digitar o nome do módulo ModCupomSP.bpl. Se a versão for superior, apenas selecione o nome do módulo.

Após a parametrização, fechar o RETAGUARDA e acessa- lo novamente.

Serão criadas as tabelas ECF e Softwarehouse automaticamente assim que for ativado o módulo acima descrito na parametrização (somente em Banco de Dados Oracle deve-se executar no SCRIPTER o comando de criação Cria tabelas ModCupomSP - Oracle.sql e Adiciona_Campo_ECF_NROUSUARIO - ORACLE - RAT 88301.sql).

Deve-se ativar no menu os formulários novos conforme descrito nos tópicos subseqüentes.

É preciso baixar os arquivos *.txt (ModCupomMarcas.txt e ModCupomModelos.txt) no diretório onde estão os executáveis para tabelas que irão auxiliar no cadastro dos dados básicos da ECF.

Deve-se ativar no menu do usuário os formulários novos (ver módulo Gerencial e Utilitários):

- Cadastro de Softwares Houses (TButtonFormCadSoftwareHouse) - Cadastro de ECF’s (TButtonFormCadECF)

- Cadastro de Emissão de MFD (TButtonFormCadEmissaoMFD) - Cadastro de Manutenção de ECF (TButtonFormCadManutencaoEcf)

- Processo para Geração dos Arquivos (TProcessoFormExportModCupomSP )

Caso necessite exportar arquivos de notas fiscais:

(13)

1.2 CADASTRO DE SOFTWARES HOUSES (TBUTTONFORMCADSOFTWAREHOUSE)

Permite o cadastro das Softwares Houses, apresentando as informações de : [Filial]: corresponde a filial de geração dos arquivos.

Campos [CGC], [Inscrição Estadual], [Inscrição Municipal], [Nome], [Aplicativo] serão automaticamente carregados com as informações da Software house.

[Versão]: corresponde a versão corrente do sistema Megasul. Exemplo: 2.3.8 [Versão Cotepe] : campo pode ser deixado em branco.

1.3 CADASTRO DE ECF’S (TBUTTONFORMCADECF) Possibilita o cadastro das ECF’s, listando os campos: [Filial]: corresponde a filial de geração dos arquivos

[Nº ECF]: corresponde ao número do ECF para geração dos arquivos.

[Nº Fabricação]: número de Fabricação da impressora fiscal que consta na etiqueta lateral do equipamento. Serve para a geração do CAT52 ou 60.

[Letra indicativa do Mapa Fiscal Adicional]: essa informação é retirada do número de série da impressora. Se o último caracter do número de série for uma letra, essa letra deve ser incluída nesse campo. Se for um número ou qualquer outro valor, esse campo deverá ser deixado em branco.

[Tipo ECF]: esse campo pode ser preenchido com o valor fixo ECF-IF.

[Código Marca]: esse campo é preenchido automaticamente ao informar a Descrição Marca. [Descrição Marca]: selecionar a descrição da marca da impressora fiscal.

[Código Modelo]: esse campo é preenchido automaticamente ao informar a Descrição do Modelo.

[Descrição Modelo]: selecionar a descrição do modelo da impressora fiscal.

[Versão Software Base]: essa informação deve ser solicitada a Assistência Técnica da impressora fiscal. Corresponde a versão do software base da impressora, que em alguns casos pode ser visto no final da leitura X.

[Data Software Base]: essa informação deve ser solicitada a Assistência Técnica da impressora fiscal. Caso a Assistência Técnica desconheça essa informação, orienta-se informar a data atual, pois o campo é obrigatório.

[Qtde. de casas decimais do campo Qtde.]: essa informação deve ser solicitada a Assistência Técnica da impressora fiscal, trata-se da quantidade de casas decimais para o campo quantidade que está gravado dentro da impressora fiscal.

(14)

[Número usuário]: campo a ser exportado nos registros E12, E16, entre outros. Geralmente, é 1 (um) o número do usuário que está utilizando a ECF. Se adquir ido de segunda mão será 2, 3 e assim sucessivamente.

[Qtde. de casas decimais do campo Valor]: essa informação deve ser solicitada a Assistência Técnica da impressora fiscal, trata-se da quantidade de casas decimais para o campo valor que está gravado dentro da impressora fiscal.

[ECF tem MFD]: se a impressora fiscal for térmica deve-se marcar esta opção. Se marcada irá exportar no layout COTEPE. Caso contrário, será exportado o arquivo no layout CAT52 ou 60.

[Série ECF]: número de série da impressora fiscal. Esta informação poderá ser coletada em Parâmetros da Estação, na Guia ECF, botão <Infos sobre o ECF>. Será exportado para registro do Ato COTEPE.

[Totalizadores]: esse campo é capturado automaticamente após a primeira redução Z depois da instalação do módulo Cupom SP.

A [Versão Biblioteca] sempre é: 02.03.08

Para a [Versão Cotepe]:

Impressoras com MFD é: AC1704 01.00.00 Matriciais deverá ser: PC5207 01.00.00

1.4 MANUTENÇÃO DE ECF’S (TBUTTONFORMCADMANUTENCAOECF)

Possibilita a manutenção ou intervenção técnica das ECF’s e são provenientes de documentação enviada pela Assistência Técnica. Utilizado para gerar o registro do Ato COTEPE. Serão apresentados os campos:

[Filial]: corresponde a filial de geração dos arquivos.

[Nº ECF]: corresponde ao número do ECF que sofreu a manutenção. [Data Manutenção]: obter com a Assistência Técnica.

[Hora Manutenção]: obter com a Assistência Técnica.

[Contador de Reinício de Operação (CRO)]: obter com a Assistência Técnica. [Houve Perda de Dados]: obter com a Assistênc ia Técnica.

(15)

1.5 RELAÇÃO DE EMISSÕES DE MFD DA ECF (TBUTTONFORMCADEMISSAOMFD)

Formulário destinado a relação de emissões de MFD da ECF para geração registro E10 do Ato COTEPE.

Estes campos somente devem ser preenchidos para contribuintes que efetuarem a impressão de registro da Memória Fita-detalhe:

[Filial]: corresponde a filial de geração dos arquivos.

[Nº ECF]: corresponde ao número do ECF para a geração dos arquivos.

[Contador da Fita Detalhe]: valor do CFD (Contador de Fita Detalhe) relativo à emissão da Fita Detalhe.

[Data Emissão]: Data de Emissão da Fita Detalhe.

[COO Inicial]: Valor do Contador de Ordem de Operação relativo ao primeiro documento impresso na Fita Detalhe.

[COO Final]: Valor do Contador de Ordem de Operação relativo ao último docume nto impresso na Fita Detalhe.

[Valor Acumulado]: Valor acumulado no Contador de Fita Detalhe.

1.6 PROCESSO PARA GERAÇÃO DOS ARQUIVOS

(TPROCESSOFORMEXPORTMODCUPOMSP)

Este formulário Exportação de Cupons para Nota Fiscal Paulista TprocessoFormExportModC upomSP determina a geração dos arquivos da Portaria 52/07 SP. É necessário informar:

[Filial]: corresponde a filial de geração dos arquivos.

[Período de/até]: compreende o período para geração do arquivo. [ECF de/até]: compreende as ECF’s para geração do arquivo.

(16)

[Efetua troca de ECF?]: opção para identificar se o cliente utiliza ou não a Troca de ECF para tratar da maneira antiga caso não efetue trocas. Em caso de realizar a troca de ECF, deverá ter em sua base de dados a view VI_TRANSACAOCUPOM criada através da execução de um dos comandos SQL abaixo via SCRIPTER:

Cria View VI_TRANSACAOCUPOM - Access.sql Cria View VI_TRANSACAOCUPOM - Interbase.sql Cria View VI_TRANSACAOCUPOM - Oracle.sql

Ao lado do campo [Diretório para Geração], está disponível o botão para a seleção do diretório para a geração dos arquivos no layout da COTEPE.

Serão exportadas com esse layout somente as ECF’s do tipo MFD (opção [ECF Tem MFD] marcado no cadastro de ECF –TButtonFormCadECF). Será exportado o arquivo no layout CAT 60.

É necessário:

Informar no cadastro de ECF’s as ECF’s que possuem MFD. Deverá marcar a opção [ECF Tem MFD] no formulário TButtonFormCadECF. Informar também nessa tela a série da ECF (campo [Série ECF]).

Informar os dados da última emissão da MFD no formulário TButtonFormCadEmissaoMFD.

Caso a ECF sofreu alguma manutenção executada, deve-se informar os dados dessa manutenção no formulário de manutenção de ECF’s – TbuttonFormCadManutencaoEcf.

(17)

Observação: A criptografia RSA - usada na geração do registro EAD - necessita de uma chave pública e uma privada. Essas chaves são geradas automaticamente com o CNPJ da Filial da geração e salvas nos arquivos ChaveFILIAL.pub e ChaveFILIAL.sec no mesmo diretório do sistema, respectivamente, onde FILIAL indica o código da Filial da geração. Para a descriptografia, é necessário enviar o arquivo com a chave pública para a Receita, mas, segundo a documentação oficial, isso somente será necessário caso a Receita solicite a chave formalmente ao cliente.

Passos a serem efetuados diariamente:

1) Geração dos arquivos das ECF’s, através do formulário TProcessoFormExportModCupomSP

Irá gerar um arquivo por dia por ECF, no diretório especificado na geração do arquivo, com a seguinte nomenclatura: FFM12345.DMA,

onde:

FF: identificação do Fabricante de ECF desenvolvedor do RFD, ou da marca do ECF, caso o RFD não seja desenvolvido pelo fabricante de ECF, conforme anexo II.

M: identificação do modelo do ECF, conforme anexo III.

12345: cinco últimos caracteres do número de fabricação do ECF.

DMA: identificação do dia, mês e ano do movimento codificado com números de 1 a 9 e letras de A a Z, sendo que A tem valor 10.

Caso a Empresa utilize notas fiscais, deverá executar o processo para exportação que será apresentado na seqüência.

1.7 PROCESSO PARA GERAÇÃO DOS ARQUIVOS MENSAL (TPROCESSOFORMEXPORTMODCUPOMSPMENSAL)

Este formulário Exportação de Cupons para Nota Fiscal Paulista Mensal – TProcessoFormExportModCupomSPMensal agrupa mensalmente a geração dos arquivos provenientes do formulário (TProcessoFormExportModCupomSP).

É necessário informar:

[Filial]: corresponde a filial de geração dos arquivos.

[Período de/até]: compreende o período para geração do arquivo. [ECF de/até]: compreende as ECF’s para geração do arquivo.

(18)

[Mensal]: opção para agrupar mensalmente a geração efetuada (diariamente) pelo TProcessoFormExportModCupomSP.

[Diário]: opção para geração de arquivos diariamente.

1.8 PROCESSO PARA EXPORTAÇÃO DE NOTAS FISCAIS (TPROCESSOFORMEXPORTREDF)

O formulário Exportação de Notas Fiscais para Nota Fiscal Paulista – TProcessoFormExportREDF possibilita a exportação de notas fiscais. É necessário informar:

[Filial]: corresponde a filial de geração dos arquivos.

[Período de/até]: compreende o período para geração do arquivo.

[Arquivo para Geração]: indica o diretório e o nome do arquivo onde serão gerados as informações.

[Nota Fiscal]: permite selecionar os modelos para os tipos de notas fiscais a exportar sendo: 1/1A que exportará no modelo (CAT-102) ou

Modelo 2 que exporta no modelo que já existia anteriormente (CAT-85).

Ao lado do campo [Arquivo para Geração], está disponível o botão para a seleção do diretório. O diretório de geração e o nome do arquivo podem ser definidos pelo usuário.

Serão exportadas as notas fiscais não canceladas por filial e em um determinado período (informado no formulário) e cujos CFOP’s possuírem o campo [Sintegra] no Cadastro de CFOP’s marcado.

(19)

Na geração da exportação de um determinado período ao identificar o cancelamento de nota mesmo que o cancelamento corresponder a uma data superior ao período informado, por exemplo, exportação de 01/03 a 31/03 com uma nota de venda 03/03 cancelada em 05/04, não será enviada a nota e nem o cancelamento. Na geração do período, ao identificar um cancelamento de nota cuja nota correspondente seja de uma data anterior, exibirá a mensagem: “Existem cancelamentos de notas fiscais emitidas em período anterior ao desta geração”. Estas notas deverão ser verificadas e o processo de cancelamento deverá ser efetuado manualmente diretamente no site.

1.9 PROCESSO PARA IMPORTAÇÃO DE ARQUIVO TEXTO PARA NOTA FISCAL PAULISTA MENSAL (TPROCESSOFORMIMPORTMODCUPOMSP)

O formulário Importação de Arquivo Texto para Nota Fiscal Paulista Mensal – TProcessoFormImportModCupomSP possibilita a importação de arquivos texto para a nota fiscal paulista.

Destinado a importar para tabela CAT52MENSAL todos os arquivos já gerados pelo formulário TProcessoFormExportModCupomSP para, posteriormente, ser emitido um arquivo referente a cada mês com o formulário TProcessoFormExportModCupomSPMensal.

A primeira barra de progressão é do arquivo e a segunda é o percentual de andamento da importação da linha do arquivo em questão.

Referências

Documentos relacionados

Uma vez que os óleos essenciais são extremamente concentrados e poderosos, o uso contínuo não diluído de óleos essenciais pode provocar sensibilização na pele, é

O problema é que o nosso cérebro entende que, se você não precisa lembrar constantemente de algo, isso não precisa ficar guardado na memória, e deve ser tirado para

6.15.1.2 - Campo 05: no caso de ECF que contenha registro de mais de um usuário do equipamento, o nº de ordem seqüencial do usuário do ECF deve corresponder ao contribuinte,

• No caso de cessação de uso de ECF em decorrência de esgotamento ou dano irrecuperável no dispositivo de armazenamento da Memória Fiscal (MF), tratando-se de ECF que não possua

2° - O equipamento do fabricante ZANTHUS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS LTDA., identificado como ECF-IF, da marca ZANTHUS, modelo 2E-ECF, já autorizados para

Você também pode mistura-lo á água e utilizar esse líquido para regar a sua horta sem molhar as folhas e frutos ou, ainda, espalhar a borra depois de seca sobre o

Quando falamos sobre ensinar o seu cão, seja com relação ao local para fazer suas necessidades ou até mesmo para outras coisas, é importante ressaltar que

dos seus débitos interfere no seu score de crédito, porém, isso não quer dizer que você não pode recuperar a sua pontuação perdida, mas para isso você precisa voltar