• Nenhum resultado encontrado

Parâmetros de Utilização e Manutenção das Mensagens do Informa Online Maio 2007

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Parâmetros de Utilização e Manutenção das Mensagens do Informa Online Maio 2007"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Parâmetros de Utilização e

Manutenção das Mensagens

(2)

Os parâmetros de funcionamento e as mensagens exibidas pelo Informa® Online 2000 são configurados utilizando-se os programas AlteraDllOnline.exe e Al-teraMensOnline.exe respectivamente, que são instalados na pasta principal do Informa Online no servidor Web. Em uma instalação padrão estes programas podem ser encontrados na seguinte pasta:

C:\Intepub\wwwroot\Informa.

A seguir explicaremos a utilização destes dois programas.

1 AlteraDllOnline.exe

Geralmente, os operadores do Informa Biblioteca Eletrônica não têm acesso a este programa, porém, como algumas configurações dependem das regras de funcionamento da Biblioteca, é necessário que o Bibliotecário responsável instrua o profissional da área de Informática, sobre as configurações que devem ser utilizadas.

Esta documentação tem como objetivo explicar estes parâmetros de funcionamento e suas relações com configurações que devem ser feitas no Informa Biblio-teca Eletrônica.

O AlteraDllOnline.exe permite as seguintes configurações:

Aba Principal

Configuração das HTMs

Path Template: diretório onde os arquivos htm do Informa Online foram instalados.

Idioma: idioma de funcionamento do Informa Online.

Tela com 3 frames: selecione Sim para que o Informa Online seja exibido com um frame fixo de cabeçalho acima dos frames de menu, consulta e resul-tado de consulta.

Segurança

Acesso do usuário: selecione se o usuário deverá digitar o número de matrícula (ou número funcional) ou o apelido nas opções de Sugestão de Aquisição, Consulta de Empréstimo/Reserva, Reserva de Publicações e Consultas do Usuário.

Servidor Proxy: digite o caminho do servidor para o caso de instalação do In-forma Online em servidores proxy seguros.

(3)

Reserva com Senha: selecione se o usuário da biblioteca deverá digitar sua senha para efetuar uma reserva.

Renova com Senha: selecione se o usuário da biblioteca deverá digitar sua senha para efetuar uma renovação de empréstimo. Sugestão com Senha: selecione se o usuário da biblioteca deverá digitar sua senha para efetuar uma sugestão de aquisição.

Obs.: As permissões para que sejam feitas Reservas e Renovações devem ser dadas, a cada categoria de usuário, na Tabela Auxiliar de Categoria do Informa Biblioteca Eletrônica, e a cada tipo de publicação, na Tabela Auxiliar de Tipo de Publicação do Informa Biblioteca Eletrônica. As per-missões para que sejam feitas Sugestões, devem dadas, a cada categoria de usuário, na Tabela Auxiliar de Categoria no Informa Biblioteca Ele-trônica. Os três parâmetros anteriores simplesmente determinam se estas operações dependem ou não da utilização de senha.

Reserva com E-mail: selecione se o Informa Online deverá enviar, ao usuário e à biblioteca, um e-mail de confirmação de reserva.

Renova com E-mail: selecione se o Informa Online deverá enviar, ao usuário e à biblioteca, um e-mail de confirmação de renovação de empréstimo. Obs.: Para os dois parâmetros anteriores, o usuário da biblioteca deverá ter um endereço de e-mail válido cadastrado no Informa Biblioteca

Eletrôni-ca, a informática deverá fazer as configurações para envio de e-mail na aba Configurações para E-mail do AlteraDLLOnline.exe. Cancela Reserva: selecione se o usuário da biblioteca poderá cancelar reservas de publicações pelo Informa Online.

Configurações Gerais

Unidade da Biblioteca: caso só exista uma unidade, cadastre sua sigla.

Unidade Específica para Consulta: caso somente as publicações de uma unidade devam ser consultadas, cadastre sua sigla. Este parâmetro é especial-mente útil quando existirem sites de consulta distintos para unidades específicas.

Exportação USMARC: selecione se o formato MARC das publicações deverá ser disponibilizado no resultado das Consultas de Publicações.

Classificação centralizada: selecione se a classificação das publicações é centralizada. Este parâmetro deverá estar de acordo com o parâmetro Entrada de Dados Centralizada configurado na Rotina de Recuperação e Cadastro de Publicações do Informa Biblioteca Eletrônica. Caso a classificação seja descentralizada, o Informa Online exibirá, na primeira tela de resposta da consulta, a mensagem: Verifique em Detalhes, a localização em cada Biblio-teca, sempre que existir mais de uma classificação para exemplares diferentes de uma mesma publicação.

Imagens com local específico: para o caso de mais de uma instalação do Informa Online no mesmo servidor, selecione se as imagens (logotipo do cli-ente etc) deverão vir da sub-pasta \clicli-ente\[pasta] do servidor Web. Neste caso as imagens deverão ser copiadas para as respectivas pastas. Para que seja feita mais de uma instalação é necessário adquirir novas cópias do Informa Online.

(4)

Aba Exibição

Rotinas

A disponibilidade das Rotinas para consulta dependerá do arquivo mniolrgx.dll

Publicação: selecione se o Informa Online deverá permitir as consultas às pu-blicações cadastradas na Rotina de Recuperação e Cadastro de Pupu-blicações. Coleção: selecione se o Informa Online deverá permitir as consultas aos periódicos cadastrados na Rotina de Controle de Periódicos.

Legislação: selecione se o Informa Online deverá permitir as consultas às le-gislações cadastradas na Tabela de Legislação da Rotina de Controle de Pu-blicações Jurídicas.

Pronunciamento: selecione se o Informa Online deverá permitir as consultas aos pronunciamentos cadastrados na Tabela de Pronunciamento da Rotina de Controle de Publicações Jurídicas.

Jurisprudência: selecione se o Informa Online deverá permitir as consultas às jurisprudências cadastradas na Tabela de Jurisprudência da Rotina de Contro-le de Publicações Jurídicas.

Voto: selecione se o Informa Online deverá permitir as consultas aos votos cadastrados na Tabela de Voto da Rotina de Controle de Publicações Jurídicas. Aquisição: selecione se o Informa Online deverá permitir as consultas às publicações cadastradas na Rotina de Controle de Aquisição.

Sugestão: selecione se o Informa Online deverá permitir o cadastramento de sugestões para a aquisição.

Obs.: As permissões para que sejam feitas Sugestões são dadas, a cada categoria de usuário, na Tabela Auxiliar de Categoria no Informa Biblioteca Eletrônica.

Empréstimo: selecione se o Informa Online deverá permitir que o usuário da biblioteca consulte e renove seus empréstimos e consulte suas reservas.

Obs.: As permissões para que sejam feitas Renovações são dadas, a cada categoria de usuário, na Tabela Auxiliar de Categoria no Informa Biblioteca Eletrônica.

Reserva: selecione se o Informa Online deverá permitir a reserva de publicações e periódicos emprestados. Em caso positivo o Informa Online criará um link, na tela de Disponibilidade, do resultado da Consulta de Publicações para que o usuário faça a reserva da publicação. No caso dos periódicos, o link será criado na tela de Coleção.

Obs.: As permissões para que sejam feitas Reservas são dadas, a cada categoria de usuário, na Tabela Auxiliar de Categoria no Informa Biblioteca Eletrônica.

Usuário: selecione se o Informa Online deverá permitir que os usuários façam consultas sobre seu histórico de empréstimos, troquem sua senha e con-sultem sua situação na biblioteca.

(5)

Resultado da Consulta

Código: selecione se o Informa Online deverá exibir, no resultado das consultas, o código das publicações.

Disponibilidade de exemplares: selecione se o Informa Online deverá exibir, nos resultados das consultas, a disponibilidade para empréstimo de publi-cações e periódicos. Caso este parâmetro seja Não, mesmo que a Rotina de Reserva esteja habilitada, não será possível efetuar as reservas pelo Informa Online.

Esfera: selecione se o Informa Online deverá exibir, no resultado das consultas, a esfera dos atos jurídicos.

Imagem na Íntegra: selecione se o Informa Online deverá exibir uma imagem no link para o campo Íntegra dos atos jurídicos.

Mostra Dev. Prevista na Reserva: selecione se o Informa Online deverá exibir um link para visualização das datas previstas de devolução dos exemplares após a efetivação de uma reserva.

Notas do Periódico: selecione se o Informa Online deverá exibir, no resultado das consultas, as informações do campo Notas no cadastramento dos Tí-tulos de Periódicos. Esta informação será exibida na tela de Coleção.

Notas do Recuperação: selecione se o Informa Online deverá exibir, no resultado das consultas, as informações do campo Notas no cadastramento das Publicações. Esta informação será exibida na tela de Detalhes.

Separa Suplemento: selecione se o Informa Online deverá exibir os suplementos dos fascículos de periódicos em uma listagem própria. Caso a opção seja Sim será exibido um link específico para esta listagem e os títulos dos suplementos não serão mostrados na listagem de fascículos regulares. Tipo de Assinatura: selecione se o Informa Online deverá exibir o tipo de assinatura dos Títulos de Periódicos.

Unidade: selecione se o Informa Online deverá exibir, na primeira tela dos resultados das consultas de Publicações, a quantidade de exemplares de ca-da unica-dade.

Configurações Gerais

Imprimir: selecione se o Informa Online deverá permitir a seleção dos registros a serem impressos nos resultados das consultas. Caso a opção seja Sim, é possível ainda imprimir as informações dos campos de Conteúdo. Para isto, marque o campo Com Conteúdo.

Ordenação do Resultado: selecione se o Informa Online deverá exibir um campo para a escolha da ordenação do resultado das consultas específicas. Reserva de Outra Unidade: selecione se o Informa Online deverá permitir a reserva de exemplares que não são da unidade do usuário.

Renova de Outra Unidade: selecione se o Informa Online deverá permitir a renovação de empréstimo de exemplares que não são da unidade do usuário.

Exibição dos Assuntos

Selecione em que rotinas o Informa Online deverá exibir, nos Detalhes dos resultados das consultas, os assuntos cadastrados nos registros. Para sele-cionar mais de uma rotina mantenha a tecla Ctrl pressionada enquanto fizer a seleção.

(6)

Aba Campos de Consulta

Publicação

Código: selecione se o Informa Online deverá permitir consultas pelo campo Código.

Editor: selecione se o Informa Online deverá permitir consultas pelo campo Editor.

Fonte: selecione se o Informa Online deverá permitir consultas pelo campo Fonte.

Data Cronológica: selecione se o Informa Online deverá permitir consultas pelo campo Data Cronológica.

Local: selecione se o Informa Online deverá permitir consultas pelo campo Local.

Série: selecione se o Informa Online deverá permitir consultas pelo campo Sé-rie/Coleção.

Tipo de Documento: selecione se o Informa Online deverá permitir consultas pelo campo Tipo de Documento.

Unidade: selecione se o Informa Online deverá permitir consultas pelo campo Unidade.

Aquisição

Unidade: selecione se o Informa Online deverá permitir consultas pelo campo Unidade.

Periódico

Editor: selecione se o Informa Online deverá permitir consultas pelo campo Editor. Unidade: selecione se o Informa Online deverá permitir consultas pelo campo Unidade. Local: selecione se o Informa Online deverá permitir consultas pelo campo Local. Assunto: selecione se o Informa Online deverá permitir consultas pelo campo Assunto.

Legislação

Órgão: selecione se o Informa Online deverá permitir consultas pelo campo Órgão. Assunto: selecione se o Informa Online deverá permitir consultas pelo campo Assunto.

Jurisprudência

(7)

Pronunciamento

Assunto: selecione se o Informa Online deverá permitir consultas pelo campo Assunto.

Voto

(8)

Aba Configurações para E-mail

Caso na Aba Principal os parâmetros Reserva com E-mail e/ou Renova com E-mail sejam Sim, é necessário cadastrar nesta tela as configurações do servidor de e-mails da sua instituição.

Nome do servidor de mensagem: cadastre o nome do servidor de e-mail a ser utilizado pelo Informa Online.

Ex.: mail.biblioteca.com.br

E-mail do remetente: cadastre a conta de e-mail a ser utilizada pelo Informa Online para enviar os comprovantes de renovações e reservas feitas pelos u-suários.

Ex.: biblionline@biblioteca.com.br

Nome do remetente: cadastre o nome que deverá constar nos e-mails envia-dos pelo Informa Online

Ex.: Biblioteca Online

Usuário para envio de e-mail: caso o servidor SMTP obrigue a autenticação, cadastre o endereço do e-mail que fará o envio das mensagens. Ex.: biblionline@biblioteca.com.br

Senha para envio de e-mail: caso o servidor SMTP obrigue a autenticação, cadastre a senha do endereço do e-mail que fará o envio das mensagens. Ex.: biblionline

Conexão SSL: caso o servidor SMTP obrigue conexão segura, marque este campo.

Porta para envio de e-mail: se o campo Conexão SSL for marcado, informe o número da porta a ser utilizada para o envio de mensagem. Ex.: 465

(9)

Aba Configuração do Banco

Nesta tela estão as informações necessárias para acesso do Informa Online ao banco de dados. As informações serão incluídas pelo programa de instalação, e só deverão ser mudadas caso as configurações de acesso ao banco de dados mudem.

Gerenciador do Banco de Dados: selecione o programa de banco de dados utilizado.

Para o Banco de dados MSSQL os seguintes campos deverão ser preenchidos: Nome da Máquina Servidora: cadastre o nome da máquina onde o servidor de banco de dados está instalado. Em caso de troca de servidores esta infor-mação deverá ser trocada para o nome da nova máquina.

Nome do Banco: cadastre nome do banco criado no servidor de banco de dados para o Informa. Em caso de troca do nome do banco esta informação deverá ser trocada para o novo nome do banco.

Usuário do Banco: cadastre o nome do usuário criado no servidor de banco de dados para acesso ao banco do Informa. Em caso de troca do usuário esta informação deverá ser trocada para o novo usuário.

Senha de Acesso ao Banco: cadastre a senha dada ao usuário criado no servi-dor de banco de dados para acesso às tabelas do Informa. Em caso de troca da senha esta informação deverá ser trocada para a nova senha.

Para o Banco de dados Oracle os seguintes campos deverão ser preenchidos: Alias do Banco: cadastre o alias criado na máquina cliente para acesso ao servidor de banco de dados onde está instalado o banco do Informa. Em caso de troca de servidores esta informação deverá ser trocada para o novo alias. Usuário do Banco: cadastre o nome do usuário criado no servidor de banco de dados para acesso ao banco do Informa. Em caso de troca do usuário esta informação deverá ser trocada para o novo usuário.

Senha de Acesso ao Banco: cadastre a senha dada ao usuário criado no servi-dor de banco de dados para acesso às tabelas do Informa. Em caso de troca da senha esta informação deverá ser trocada para a nova senha.

(10)

2 AlteraMensOnline.exe

Este programa permite a alteração das mensagens e textos exibidos pelo Informa Online.

Geralmente, os operadores do Informa Biblioteca Eletrônica não têm acesso a este programa, desta forma, é necessário que o Bibliotecário responsável instrua o profissional da área de Informática, sobre as modificações de mensagens que devem ser feitas.

(11)

Na rotina Principal são alteradas as mensagens exibidas no menu e nas telas iniciais de cada consulta do Informa Online.

Menu do Informa Online Tela Inicial de Consulta

Para efetuar a alteração de uma mensagem na Rotina Principal, selecione a Rotina, dê um duplo clique na mensagem que deseja alterar. O texto da mensagem passará para os campos Antiga e Nova. Altere o texto no campo Nova e clique no botão Executa para efetivar a alteração.

Ex.: Na tela acima, para trocar a palavra Fonte por Título do Periódico selecione a rotina Principal, dê um duplo clique na palavra Fonte e no campo Nova digite Título do Periódico. Feito isto clique no botão Executa.

(12)

Para alteração das mensagens das demais rotinas do Informa Online selecione a Rotina desejada.

Nas demais Rotinas do Informa Online as alterações das mensagens são exibidas nos resultados de consulta de cada rotina.

Para efetuar a alteração de uma mensagem na Consulta de Publicações, selecione a rotina Recuperação, dê um duplo na clique na mensagem que deseja alte-rar. O texto da mensagem passará para os campos Antiga e Nova. Altere o texto no campo Nova e clique no botão Executa para efetivar a alteração.

Ex.: Na tela acima, para trocar a palavra Detalhes por Outras Informações, no resultado de Consulta das Publicações, selecione a rotina Recuperação, dê um duplo clique na palavra Detalhes e no campo Nova digite Outras Informações. Feito isto clique no botão Executa.

O resultado será o seguinte:

(13)

Para trocar as mensagens exibidas pelas demais rotinas do Informa Online repita os procedimentos acima.

A correspondência entre as opções de Consulta do Menu do Informa Online e as opções de Rotinas do AlteraMensOnline.exe é a seguinte: Menu de Consulta Rotina no AlteraMensOnli-ne

Menu do Informa Online e

Telas Iniciais de Consulta Principal

Publicações Recuperação Periódicos Periódico Legislação Legislação Jurisprudência Jurisprudência Pronunciamentos Pronunciamento Aquisição Aquisição Sugestão Sugestão Empréstimo Empréstimo

A opção Reserva no AlteraMensOnline.exe não corresponde à uma opção do Menu do Informa Online, já que a Reserva de publicações deve ser feita a partir do resultado da consulta de Publicações.

Observações:

Mesmo que uma mesma mensagem seja exibida em mais de uma Rotina é necessário efetuar a troca em todas as rotinas em que ela é exibida. No e-xemplo anterior, a troca da mensagem Detalhe por Outras Informações na Rotina de Recuperação não afetará a mensagem Detalhe nas rotinas de Pe-riódico, Aquisição, Legislação etc.

Referências

Documentos relacionados

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Mestrado em Administração e Gestão Pública, começo por fazer uma breve apresentação histórica do surgimento de estruturas da Administração Central com competências em matéria

Na terceita parte foi desenvolvida a ferramenta, que partindo de ficheiros de entrada com o posicionamento dos jogadores e da bola durante um jogo, consegue calcular automaticamente

É_Realizada n n (0,3) (0,n) Inscrição Nome RG Expedidor UF Data Média Tipo Nota Questões Número Área Sub-Área Avaliação 3 n Esquema ER para o banco de dados CONCURSO..

Marca Vendedor Veículo Ford João Carro Ford João Caminhão Ford Mário Caminhão Fiat Mário Carro Chevrolet Felipe Carro Chevrolet João Carro Chevrolet João

Membro_Faculdade (Matrícula: Inteiro, Nome: string[50], Carga: Inteiro, IniContrato: data, Curso: string[30], professor: booleano, aluno: booleano). Membro

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,

A 8ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) serve como marco mais importante para as políticas públicas em saúde que temos hoje, considerando que o Brasil é o único país com essa