• Nenhum resultado encontrado

Compactador de Arquivo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Compactador de Arquivo"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Compactador de

Arquivo

(2)

Sumário

Iniciando o WinZip ... 1

Iniciando um novo arquivo ... 1

Abrindo e restaurando os arquivos ... 3

Criando um arquivo .exe ... 6

Iniciando o WinRAR ... 9

Criando um arquivo compactado ... 10

Abrindo e restaurando um arquivo WinRAR ... 12

(3)
(4)

1

Iniciando o WinZip

Janela do Winzip.

A janela do Winzip é composta por 5 elementos principais:

1. Barra de Título: que fornece o nome do programa que está sendo manipulado; 2. Barra Menus: oferece todas as opções disponíveis para se trabalhar com os arquivos; 3. Barra de Ferramentas: composta por botões que possibilitam ao usuário efetuar a maior

parte das operações sem utilizar os menus;

4. Área principal da Janela: exibe informações sobre todos os arquivos que estão contidos no programa;

5. Barra de Status: exibe o número e tamanho dos arquivos que estão selecionados, bem como outras informações a respeito do programa.

Iniciando um novo arquivo

Antes de iniciar um novo arquivo, vamos entender para que serve o Winzip. Além de compactar arquivos ele também serve para se fazer Backup.

É muito comum empresas falarem em Backup ou em transferências de arquivos via Internet; um Backup é uma cópia de segurança de arquivos importantes (arquivos que não podem ser perdidos). Geralmente, as cópias de segurança são feitas em CDs, DVD ou em Zip Drive (um periférico semelhante a um CD normal, com maior capacidade e segurança).

(5)

2

Muitas vezes também pode ser necessário enviarmos arquivos para outras pessoas via e-mail, ou disponibilizarmos cópias de programas para teste na Internet, para estes tipos de operações e muitas outras utilizamos este compactador de arquivos.

Com o programa do WinZip aberto, basta clicar no botão New na Barra de Ferramentas em seguida surgirá a caixa de diálogo New Archive.

No botão drop-down, em frente à opção Salvar em, será definido o lugar onde seu arquivo irá ser criado.

No campo Nome do arquivo será definido o nome da pasta, feita essa alteração use o botão OK para abrir a nova pasta criada.

Ao clicar no botão OK, será aberta a caixa de diálogo Add.

Nesta caixa você deverá informar no campo Look in: o local onde estão os arquivos que serão compactados.

No campo Nome do arquivo poderá manter a opção *.* caso todos os arquivos forem compactados ou você poderá selecionar apenas alguns dos arquivos usando a tecla <Ctrl> para auxiliar na seleção.

Para copiar os arquivos na pasta criada e assim compactada clique no botão Add with wildcards.

(6)

3

Após a cópia dos arquivos, os mesmos são visualizados com detalhes da compactação, verifique as colunas Size e a Packed, veja o quanto os arquivos foram diminuídos.

Para fechar o programa você pode usar o botão Fechar do canto superior da direita ou as teclas de atalho <Alt>+<F4>.

Abrindo e restaurando os arquivos

Para abrir um documento no programa WinZip basta clicar no botão Open, na janela Open Archive e você deverá indicar no campo Examinar o locar onde seu arquivo compactado está, selecioná-lo e clicar no botão Abrir.

Para extrair os arquivos já compactados basta clicar no botão Extract localizado na Barra de ferramentas.

(7)

4

Após clicar sobre o botão Extract, o Winzip apresenta a caixa de diálogo Extract e no campo Extract to mostrará o caminho da pasta, caso não aparecer, use o drop-down e localize o caminho desejado.

Após escolher o destino, podemos também criar uma pasta no lugar para colocar os arquivos dentro.

Surgirá a caixa de diálogo New Folder, no campo Name: digite o nome desejado e confirme clicando no botão OK.

(8)

5

Para ver o resultado, clique com o botão direito do mouse sobre o botão Inicar e ative a opção Explorar, localize a pasta e visualize o resultado.

Enviando arquivos por e-mail

Uma opção muito útil dos arquivos compactados é a facilidade de anexá-los aos e-mails, pois além de agrupar vários arquivos num só, também reduz muito o tamanho, e isso é indispensável principalmente para quem usa Internet discada ou não.

É muito importante que seu programa de e-mail, como o Outlook que é muito usado nas empresas, por exemplo, a conta esteja corretamente configurada.

Para anexar o arquivo ao e-mail é necessário que ele esteja aberto no Winzip, em seguida ative o menu File.

Ative o comando Send To e clique na opção Mail Recipient ou as teclas de atalho <Ctrl>+<M>.

Aparecerá a janela de e-mail, observe que na Barra de título desta janela já consta o nome do arquivo e sua extensão .zip.

No campo De: já consta a conta padrão do seu micro. Se você clicar neste campo terá outras opções caso tenha mais contas de e-mails cadastradas.

É obrigatório preencher o campo Para:, com o endereço de e-mail da pessoa que será enviado este arquivo do Winzip.

O campo Assunto geralmente vem com o nome do arquivo. Se desejar você pode mudar e colocar um nome mais adequado.

No campo Anexar, você pode observar que já está preenchido com o arquivo compactado que será enviado por e-mail, e não pode ser alterado.

(9)

6

No último campo você pode preencher se for necessário explicação ou informação sobre o arquivo ou apenas deixar em branco.

Com todos os campos preenchidos, você pode enviar este e-mail clicando no botão Enviar.

Criando um arquivo .exe

Existem algumas vantagens e desvantagens quando criamos um.compactado

executável. Este tipo de arquivo é totalmente independente do programa do Winzip. Quando criamos um arquivo compactado normal (*.zip), e queremos restaurá-lo, precisamos ter o programa para fazer esta operação. Já o arquivo compactado executável é totalmente independente do Winzip, isto é, você não precisa ter este programa em seu computador, este tipo de arquivo chamamos de Self-Extractor. Esta é uma vantagem deste tipo de arquivo. A desvantagem é que este tipo de arquivo não é gerado em mais de um disquete ou CD. Se este arquivo tiver um tamanho maior que o de um disquete ou CD, só poderá ser copiado para um Winchester, ZipDrive, CD-Room ou DVD. Este tipo de arquivo é muito útil em transferências de Internet, visto que a pessoa que vai recebê-lo não precisa ter o Winzip para restaurá-lo.

Inicie o programa do Winzip e abra o arquivo já compactado.

Para criar o Self-Extractor, ative o menu Actions e depois clique sobre o comando Make .EXE File.

(10)

7

Logo depois, será aberta a caixa de diálogo Winzip Self-Extractor Personal Edition.

Selecione o campo Create self-extracting Zip file from:, clique no início do endereço, em seguida, segure a tecla <Shift> e aperte a tecla <End> uma vez para selecionar a linha inteira.

Clique com o botão direito do mouse e ative o comando Copiar.

Clique no campo Default "Unzip To" folder, em seguida clique com o botão direito e clique sobre o botão Colar.

(11)

8

Se for de seu agrado, você poderá trocar o nome do arquivo.

Para criar o arquivo, clique sobre o botão Ok.

Após criar o arquivo, o Winzip exibirá uma caixa de diálogo perguntando se você deseja testar o Self-Extractor. Como vamos testá-lo mais tarde, clique sobre o botão Não.

Após clicar no botão Não, irá voltar na janela Winzip Self-Extractor Personal Edition, clique no botão Close para fechar esta janela.

Para ver o resultado, você poderá usar o Windows Explorer.

Para descompactar este arquivo, clique duas vezes sobre o arquivo. Logo depois será exibida a caixa de diálogo Winzip Self-Extractor. Para extrair os arquivos clique sobre o botão Unzip.

(12)

9

Após a extração você será avisado através da janela WinZip Self-Extractor que seus arquivos já foram extraídos com sucesso.

Clique no botão OK para confirmar.

Iniciando o WinRAR

O WinRAR é um ótimo compactador/descompactador de arquivos. Tem suporte tanto ao formato RAR quanto ao Zip e quando se tratando do formato RAR suporta também arquivos multi-volume.

Para iniciar o programa do WinRAR, ative o botão Iniciar, escolha as opções Todos os Programas, WinRAR, depois clique sobre a opção WinRAR.

(13)

10

O WinRAR quando utilizado com o formato RAR tem algumas vantagens particulares sobre os ZIPs:

· Testar - Verifica se os arquivos não contêm algum tipo de erro.

· Localizar - Busca arquivos através de alguns parâmetros, como nome do arquivo; disco em que os arquivos se encontram e tipo de arquivo.

· Assistente - Semelhante ao WinZip Wizard, este assistente ajuda você a fazer as tarefas básicas do WinRAR.

· Informações - Exibe informações gerais sobre o arquivo.

· Recuperar - Esta opção recupera arquivos danificados baseada numa função exclusiva do WinRAR, antes de usar esta opção é aconselhado usar a opção Testar que indicará se o arquivo contém erros.

· Antivírus - Permite acessar diretamente o antivírus instalado em sua máquina, o qual verificará o arquivo atual.

· SFX - Este módulo especial tem a função de criar arquivos auto-extraíveis contendo desde funções simples, como definir o local da extração, até definir nome para a janela de extração, ícone, atalho e execução de arquivos.

Criando um arquivo compactado

O arquivo pode ser selecionado de três formas. Através do menu Arquivo > Alterar drive

(Ctrl+D), pela Barra de Endereço e pelo botão Alterar Drive localizado no canto inferior esquerdo da janela do aplicativo.

Para começar, vamos ativar o drop-down na Barra de Endereço. Ative a unidade onde se encontra o arquivo que deseja compactar.

(14)

11

Selecione o arquivo desejado e clique no botão Adicionar localizado na Barra de ferramentas. Em alguns instantes será aberta a janela Nome e parâmetros do arquivo.

Clicando no botão Procurar você irá definir onde o arquivo compactado deverá ser colocado. Após definir o local, voltará na janela Nome e parâmetros do arquivo, se você fosse apenas compactar, bastaria clicar no botão OK. Mas, o objetivo é dividir um arquivo para

eventualmente ser enviado por e-mail. Para essa confirguração marque as opções:

- No campo Formato do arquivo: ative a opção RAR; - No campo Método de compressão: ative a opção Normal;

- No campo Tamanho do volume, bytes: ative a opção 3.5". 1457664; - No campo Opções de Compressão: ative a opção Criar arquivo sólido. Mantenha as outras opções e clique no botão OK.

(15)

12

Ao clicar no botão OK, dará início ao andamento do processo de compactação da janela Criando arquivo.

Abrindo e restaurando um arquivo WinRAR

Para abrir um arquivo no programa do WinRAR, basta utilizar o botão drop-down da Barra de Endereço ativar a unidade onde se encontra o arquivo e selecionar o arquivo desejado.

Para restaurar um arquivo já compactado, será necessário selecioná-lo em seguida clicar no botão Extrair Para, a partir deste momento surgirá a janela Caminho e opções da extração onde você deverá manter ou modificar a configuração e/ou escolher outro lugar para restaurar o arquivo; e para confirmar é necessário clicar no botão OK.

(16)

13

Após confirmar, a janela Extraindo será ativada e assim seus arquivos serão restaurados.

Após a restauração do arquivo, note que voltará para a janela WinRAR e dentro dela terá uma pasta com o arquivo dentro.

(17)

14 Criando um arquivo .exe no WinRAR

No programa do WinRAR também é possível criar um arquivo executável, quer dizer, um arquivo já compactado que pode ser aberto mesmo que não tenha instalado o programa no micro. Com o programa do WinRAR aberto, será ativado o drop-down da Barra de endereço, então localize o arquivo que deseja compactar.

Com o arquivo aberto e selecionado, clique no botão Adicionar, na janela Nome e parâmetros do arquivo na guia Geral, localize no campo Nome do arquivo o local onde deseja compactar o arquivo use o botão Procurar.

Nesta janela ainda, marque as opções a seguir para obter um arquivo .exe no WinRAR.

- Na seção Formato do arquivo, marque a opção RAR; - Na seção Método de compressão, ative a opção Normal;

- Na seção Opções de Compressão, marque a opção Criar arquivo SFX. Com as opções alteradas, clique no botão OK.

Neste momento a janela Atualizando arquivo será ativada e os arquivo(s) serão compactados com a extensão .exe.

(18)

15

Restaurando um arquivo .exe

Para restaurar este arquivo ou outro arquivo compactado, você pode também usar o botão auxiliar do mouse, esta é uma das maneiras mais práticas quando se deseja restaurar um arquivo com o mesmo nome no mesmo lugar.

Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo compactado e com as opções ativas temos:

- Extrair para: restaura o arquivo no mesmo lugar dentro da uma pasta; - Extrair aqui: restaura o arquivo no mesmo lugar;

- Extrair arquivos: nesta opção você pode configurar a restauração do arquivo. Clique na opção desejada. Veja o resultado da opção Extrair aqui:

Referências

Documentos relacionados

Quando clicamos com o botão direito do mouse sobre um objeto, sobre um arquivo, na área de trabalho ou dentro de uma pasta, temos as opções referentes a esse arquivo e

Entre os motociclistas que apresentaram deficiência motora como consequência dos acidentes de trânsito, puderam ser identificadas 4 categorias de comprometimentos

CD/DVD, Pendrive ou HD externo, figura anterior Para abrir um arquivo ou pasta clique duas vezes com o botão esquerdo do mouse sobre o nome do arquivo/pasta que

você pode usar este comando no corpo do documento para inserir o conteúdo de outro arquivo chamado arquivo.tex. Este arquivo deve estar na mesma pasta que o arquivo

Para restaurar basta carregar com o botão direito do rato em cima do que pretende e escolher a opção que prefere (restaurar para a caixa de correio original, para um arquivo PST,

Assim como Augusto configurou-se em uma figura-chave na Antiguidade Clássica, o livro de Galinsky também demonstra ser um aparato crucial para nos introduzir

Depois clique na pasta que você acabou de criar e clique no botão para criar um novo arquivo B e dê o nome de index.html para o arquivo criado.. IMPORTANTE: Não se esqueça de

Quando um arquivo (ou arquivos) é compactado, uma extensão correspondente ao programa usado é adicionada ao nome do arquivo (caso o arquivo seja compactado pelo gzip