• Nenhum resultado encontrado

REQUISITOS PARA QUALIFICAÇÃO DE AUDITOR DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE NBR 15100

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REQUISITOS PARA QUALIFICAÇÃO DE AUDITOR DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE NBR 15100"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

FEV/08 01/07 SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Campo de Aplicação 3 Responsabilidade 4 Histórico da Revisão 5 Documentos Complementares 6 Siglas 7 Definições

8 Requisitos para Qualificação de Auditor de Sistema de Gestão da Qualidade NBR 15100 Anexo - Matriz de Correlação com a SAE AS 9014 e SAE AS 9104/3

1 OBJETIVO

Esta Norma estabelece os requisitos para qualificação de auditor de sistema de gestão da qualidade NBR 15100, doravante chamado de auditor NBR 15100, e de auditor NBR 15100 com experiência aeroespacial, chamado de AEA.

2 CAMPO DE APLICAÇÃO

Esta Norma aplica-se à Dicor.

3 RESPONSABILIDADE

A responsabilidade pela revisão desta Norma é da Dicor.

4 HISTÓRICO

4.1 Nesta revisão 5 foram alterados os itens abaixo, visando atender à SAE AS 9104/3:

- Alteração do termo “aviação, espaço e defesa” para “aeroespacial”; - Alteração das definições dos itens 7.1, 7.3, 7.4, 7.5 e 7.6;

- Incluídas as definições dos itens 7.10 e 7.11;

- Incluídos os itens 8.1 e 8.2 sobre programas de auditores e demonstração de competência. - Alteração do item 8.3, incluindo a possibilidade de certificação de um auditor NBR 15100 por

OPC

- Alteração do item 8.3.1, especificando que somente auditorias de 2a e 3a parte são consideradas. - Alteração do item 8.3.2, especificando que os cursos de treinamento devem ser aprovados pelo

RMC.

- Alteração do item 8.4.3, especificando que o curso específico para o setor aeroespacial em relação à NBR 15100 deve ser aprovado por um OAPT e pelo RMC.

- Alteração no item 8.4.3.1, enfatizando que o auditor testemunha não pode ser membro da equipe e a necessidade de treinamento adicional caso o auditor testemunhado demonstre conhecimento insuficiente no setor aeroespacial.

(2)

5 DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 5.1 Documentos Cgcre/Inmetro

NIT-DICOR-060 Critérios adicionais para a acreditação de organismo de certificação de sistemas de gestão da qualidade NBR 15100 NIT-DICOR-061 Critérios para Avaliação de Cursos de Treinamento de Auditores

de Sistema de Gestão da Qualidade NBR 15100

5.2 Documentos ABNT/ISO

ABNT NBR ISO/IEC 17000 Avaliação de conformidade – Vocabulário e princípios gerais NBR 15100 Sistema da Qualidade - Aeroespacial - Modelo para Garantia da

Qualidade em Projeto, Desenvolvimento, Produção, Instalação e Serviços Associados

ABNT NBR ISO 9000:2005 Sistemas de Gestão da Qualidade – Fundamentos e Vocabulário ABNT NBR ISO 9001:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos

ABNT NBR ISO 19011:2002 Diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental

5.3 Documentos SAE - Normas de Aviação/Espaço/Defesa

AS 9014 AAQG Requirements for Aerospace Quality Management System Certification/Registration Programs

AS 9100 Quality Systems – Aerospace – Model for Quality Assurance in Design, Development, Production, Installation and Servicing AS 9101 Quality Management Systems Assessment

SAE AS 9104/3 Requirements for Aerospace Auditor Competency and Training Courses

Nota: As normas referenciadas são utilizadas nas suas últimas revisões, conforme disponíveis no

site do Inmetro (www.inmetro.gov.br), ABNT (www.abnt.org.br) e na SAE, 400 Commonwealth Drive, Warrendale, PA 15096-001 ou www.sae.org

6 SIGLAS

AAQG Americas Aerospace Quality Group

AEA Aerospace Experienced Auditor (Auditor NBR 15100 com experiência aeroespacial) AEB Agência Espacial Brasileira

AIR Aerospace Information Report

AS Aerospace Standard (Norma de Aviação, Espaço e/ou Defesa) Cgcre Coordenação Geral de Acreditação

ANAC Agência Nacional de Aviação Civil

Dicor Divisão de Credenciamento de Organismos IAQG International Aerospace Quality Group

Inmetro Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial ISO International Organization for Standardization

NBR Norma Brasileira

OEM Original Equipment Manufacturer OPC Organismo de Certificação de Pessoas RMC Registration Management Committee

SAE Engineering Society for Advancing Mobility in Land Sea Air and Space SGQ Sistema de Gestão da Qualidade

(3)

7 DEFINIÇÕES

Para os fins desta norma, são utilizadas as definições da ABNT NBR ISO/IEC 17000:2005 e da ABNT NBR ISO 9000:2005, além das discriminadas de 7.1 a 7.11, a seguir.

7.1 Aeroespacial

Negócio ou segmento de mercado que abrange projeto, fabricação, inspeção, distribuição e apoio de veículos aeronáuticos e espaciais e motores, acessórios, partes componentes e todos os serviços auxiliares e de apoio associados, incluindo operações de veículos aeronáuticos e espaciais. Também inclui espaço e defesa.

Nota: O setor espacial, no Brasil, não abrange a etapa de fabricação. 7.2 Produtos relacionados com as atividades aeroespaciais

Aeronave, nave-rotor, arma guiada, astronave ou outro produto projetado para viajar no ar, dentro ou fora do efeito terrestre, ou viajar fora da influência da atmosfera da Terra ou componentes principais destes produtos, tais como motores ou sub-sistemas.

7.3 IAQG

Grupo composto pelas principais empresas fabricantes de equipamentos de primeira linha (OEM) para o setor aeroespacial com representantes das Américas, Europa e Ásia-Pacífico. O objetivo do grupo é desenvolver e implementar requisitos e diretrizes comuns para uso pelo setor aeroespacial visando a melhoria da qualidade.

7.4 AAQG

Setor Américas do IAQG constituído por fabricantes de equipamentos de primeira linha (OEM) que formam o comitê (G14) do conselho da SAE no setor aeroespacial.

Nota: Este grupo, em cooperação com muitas empresas no setor aeroespacial, desenvolveu

requisitos específicos para os sistemas de gestão da qualidade implementados e mantidos pela cadeia completa de produção e suprimento de itens usados nas aplicações aeroespaciais nas Américas do Norte, Central e do Sul.

7.5 RMC

É um subgrupo permanente da AAQG encarregado da gestão da aplicação do esquema de aprovação dos fornecedores do setor aeroespacial pelos organismos de certificação NBR 15100/AS 9100, tomando a norma AS 9104 como referência.

Nota: Este comitê é constituído por membros do AAQG, representantes de cada organismo de

acreditação reconhecido e associações representativas de organismos de certificação de sistemas de gestão da qualidade no setor aeroespacial reconhecidos pelo AAQG-RMC.

7.6 Fabricantes de equipamentos de primeira linha (OEM)

Fabricantes de aviões, helicópteros, lançadores, satélites, mísseis, astronaves ou outros produtos projetados para missões aeroespaciais e componentes principais destes produtos.

7.7 Autoridade Civil Aeroespacial

Autoridade nacional responsável pela regulamentação no setor aeroespacial com jurisdição no seu país de origem.

Nota: No Brasil, a autoridade responsável pela área de aviação é a ANAC, pela área espacial, é a

AEB, e pela área de defesa, é o Ministério da Defesa.

7.8 Auditor NBR 15100/ AS 9100

(4)

7.9 Auditor NBR 15100/ AS 9100 com Experiência no setor Aeroespacial (AEA)

Auditor que atende aos requisitos estabelecidos no item 8.4 deste documento.

7.10 Organismo de Acreditação

Organismo reconhecido por um setor do IAQG com responsabilidade pela acreditação de organismos de certificação de sistemas com base nas normas do Sistema de Gestão da Qualidade NBR 15100 (AS 9100).

7.11 Organismo de Certificação de Pessoas (OPC)

Um organismo reconhecido por um setor da IAQG (RMC) com responsabilidade para certificar ou aprovar pessoas (no caso, auditores) de acordo com requisitos específicos.

8 REQUISITOS PARA QUALIFICAÇÃO DE AUDITORES DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE NBR 15100

Objetivando o reconhecimento pelo AAQG-RMC dos auditores aeroespaciais, este capítulo é uma tradução quase literal do Capítulo 7 da AS 9014:2006, que também serviu de base para a elaboração dos requisitos do Capítulo A-2 do Anexo A da NIT-DICOR-060. Além disso, também incorpora os requisitos da SAE AS 9104/3. Os itens 8.3 e 8.4 apresentam os requisitos para os quais os auditores devem demonstrar conformidade antes que possam realizar auditorias reconhecidas pelo RMC.

8.1 Para apoiar os programas de auditores de Sistema de Gestão da Qualidade Aeroespacial

(SGQA), a IAQG estabeleceu requisitos mínimos para cursos de treinamento e certificação de auditores (ver NIT-DICOR-061). Os programas de competência de auditores de SGQA devem definir os requisitos de competência e incluir processo para a determinação inicial e avaliação contínua da competência de auditores. Os programas de competência de auditores devem ser adequados à natureza e volume de auditorias de SGQA realizadas.

8.2 A competência de auditores de SGQA é obtida por meio de uma combinação de treinamento de

auditores, treinamento específico na indústria, experiência de trabalho aeroespacial e experiência em auditorias. A competência do auditor apenas pode ser demonstrada por meio de avaliação em campo.

8.3 Auditores

Os auditores de sistemas de gestão da qualidade NBR 15100, ou auditores NBR 15100, devem ser auditores de SGQ certificados por OPC acreditado ou, no mínimo, atender continuamente às diretrizes da NBR ISO 19011 (seção 7.4), combinando formação, treinamento, experiência profissional e experiência em auditorias, conforme descrito a seguir.

8.3.1 Experiência em auditorias

O auditor NBR 15100 deve ter participado em, pelo menos, 4 (quatro) auditorias completas, por um mínimo de 20 (vinte) dias, cobrindo todos os elementos da NBR ISO 9001 ou NBR 15100 (equivalente à AS 9100) no espaço dos últimos 3 (três) anos. Os auditores devem ter a habilidade de cobrir todos os elementos da NBR ISO 9001, como determinado pelo gestor de programas de auditorias do organismo candidato à acreditação ou equivalente. Somente podem ser consideradas as auditorias de segunda e terceira parte.

8.3.2 Treinamento

O auditor deve ser treinado em um curso padrão aprovado de formação de auditores líderes de SGQ NBR 15100 (ver NIT-DICOR-061). Como alternativa, o auditor deve atender com sucesso a um curso aprovado de requisitos da norma NBR 15100. O participante somente pode assistir a esse

(5)

curso de requisitos se tiver concluído com sucesso um curso de auditor líder de SGQ (NBR ISO 9001).

Este treinamento pode ser executado pelo organismo de certificação ou ser obtido independentemente. Quanto ao organismo de certificação, o programa de treinamento é analisado criticamente e aprovado pela Cgcre/Inmetro, como parte do processo de acreditação. O programa de treinamento na NBR 15100 do organismo de certificação também deve estar em conformidade com as diretrizes da NIT-DICOR-061.

Os cursos de treinamento necessários para a certificação de auditores devem ser aprovados pelo RMC.

Nota: os organismos de acreditação não são responsáveis pela aprovação dos cursos de treinamento. 8.4 Auditores NBR 15100 com experiência no setor aeroespacial (AEA)

Para que sejam qualificados como auditores com experiência no setor aeroespacial (AEA), além das prescrições do item 8.3, os auditores NBR 15100 com experiência devem atender aos itens a seguir.

8.4.1 Os auditores AEA devem comprovar experiência profissional mínima de 4 (quatro) anos, em

tempo integral, no setor aeroespacial, nos 10 (dez) últimos anos, com envolvimento direto em engenharia, projeto, fabricação, controle da qualidade ou de processo de:

a) um dos principais fabricantes de estruturas aeronáuticas/naves espaciais/carregadores de naves; ou

b) um fornecedor primário; ou

c) um fornecedor de equipamentos auxiliares; ou

d) Departamento de Defesa ou autoridade civil aeronáutica/espacial (por exemplo: ANAC, AEB, Ministério da Defesa).

8.4.1.1 A experiência a que se refere o item 8.4.1 deve incluir envolvimento direto ou conhecimento

básico de alguns dos elementos indicados no item 7.20 da NIT-DICOR-061. Além disso, a experiência profissional deve ter envolvido responsabilidade pela utilização e conformidade da organização onde o auditor trabalhou com esses elementos. Pessoal empregado ou trabalhando pelos OEMs como auditores aeroespaciais serão considerados como tendo experiência aceitável. Em geral, pessoas que não tiveram envolvimento direto com o sistema da qualidade não seriam aceitáveis. Por exemplo: engenheiros de projeto ou de análise de tensões; pessoal do controle da produção; operadores de oficina de fabricação; especialistas de controle de estoque; supervisores de fabricação; operadores de máquinas; pessoal de compras e outras funções similares podem não ser aceitas, a menos que suas responsabilidades incluam o envolvimento direto com os elementos listados no item 7.20 da NIT-DICOR-061.

Nota: Essa experiência exige o conhecimento básico de todos os requisitos do Sistema de

Gestão da Qualidade e responsabilidade por, no mínimo, algum elemento do SGQ, envolvendo gestão ou implementação.

ou

8.4.2 Se um auditor possuir uma certificação vigente de um organismo de certificação de auditores

NBR 15100 acreditado pela Cgcre/Inmetro aceito pelo AAQG-RMC, que não esteja baseada nos requisitos anteriores (por exemplo: aprovação para SBAC TS 157 antes de jan/2001), para os três primeiros anos, os requisitos para auditor AEA devem ser satisfeitos com a adição do treinamento requerido nas normas NBR 15100/ AS 9100/ AS 9101.

ou

8.4.3 Os auditores NBR 15100 com, pelo menos, 2 (dois) anos de experiência profissional no setor

aeroespacial nos últimos 15 anos, porém com menos de 4 (quatro) anos de experiência no setor aeroespacial nos últimos 10 (dez) anos, ou afastados da área há mais de 6 (seis) anos consecutivos

(6)

desde a última experiência de trabalho no segmento mencionado, devem realizar um curso específico para o setor aeroespacial em relação à NBR 15100 (ver Anexo A.3 da NIT-DICOR-061) e serem aprovados. Esse curso deve estar em conformidade com a NIT-DICOR-061, deve ser aprovado pelo OAPT e reconhecido pelo AAQG/RMC. O Curso deve incluir, no mínimo, os tópicos detalhados no item A.3 da NIT-DICOR-061.

e

8.4.3.1 Pelo menos, 2 (duas) auditorias completas na NBR 15100/ AS 9100 no setor aeroespacial,

nos últimos 3 (três) anos, testemunhadas por um auditor com experiência no setor aeroespacial, com qualificação vigente e que não tenha sido aprovado através de treinamento (item 8.4.3, acima), ou testemunhadas pela Cgcre/Inmetro. O auditor AEA testemunha não pode realizar a auditoria como membro da equipe. As 2 auditorias completas testemunhadas devem cobrir todos os elementos da norma e devem ter sido executadas em organizações predominantemente voltadas para o segmento aeroespacial. O auditor candidato deve ter recebido recomendação positiva e documentada para sua qualificação em ambas as auditorias.

Se durante uma testemunha, o candidato mostrar conhecimento insuficiente dos requisitos aeroespaciais, conforme definido pelo Anexo A (seção A.3.1, Nit-Dicor-061), sobre o curso específico para o setor aeroespacial em relação à NBR 15100, será necessário treinamento adicional e/ou experiência prática.

Nota: Exceções a esses requisitos serão consideradas pelo AAQG-RMC se o candidato puder

demonstrar conhecimento relevante e adequado no segmento aeroespacial e possuir experiência conforme os itens 8.4.1 e 8.4.3.

8.5 Manutenção da Qualificação

8.5.1 O auditor NBR 15100 e o auditor NBR 15100 com experiência aeroespacial devem participar

em pelo menos 4 (quatro) auditorias de sistemas de gestão da qualidade NBR 15100 nos últimos 3 (três) anos. Eles devem, também, participar em cursos de reciclagem conforme a NIT-DICOR-061, que incluam análise crítica das alterações das normas do setor aeroespacial, métodos de auditoria e requisitos da ISO 9001 por, no mínimo, 15 (quinze) horas em cada período de 3 (três) anos.

(7)

Anexo - Matriz de Correlação com a SAE AS 9014 e SAE AS 9104/3

Item da NIT-DICOR-062 Item da AS 9014 Item da AS 9104/3

7.1 3.2 3.2 7.2 3.4 3.4 7.3 3.7 3.12 7.4 3.14 7.5 3.17 3.14 7.6 -7.7 3.16 7.8 3.5 3.6 7.9 3.3 3.3 7.10 3.1 3.1 7.11 - 3.7 8.1 - 4 8.2 - 4 8.3 7 5.1; Tabela 1 8.3.1 7.1. a) Tabela 1 8.3.2 7.1. b) 5.5, Tabela 1 8.4 7.2 Tabela 1 8.5 7.5 8.1

Referências

Documentos relacionados

Para habilitar três, tanto a segunda licença quanto a terceira terão desconto de 50% (a mensalidade para usar todas as três licenças é de apenas R$ 270,00) Além disso,

Ordenação de constituintes em interrogativas de conteúdo na história do PB Ao longo da história do PB, três fenômenos inovadores atingem a estrutura das Interrogativas de

Automaticamente ajusta o ruído de seus aparelhos auditivos Halo 2 com o tempo, para ajudar você a transitar para sua nova experiência auditiva do modo mais confortável

Demonstrou-se que ao utilizar um método usual para a escolha do MR, o controlador obtido tende a cancelar o polo do processo para a resposta à variação na referência,

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

Assim, este trabalho apresenta uma abordagem que tem como objetivo principal: (i) analisar a cobertura de código levando em consideração os fluxos de chamadas existentes no sistema

Mestrado em Administração e Gestão Pública, começo por fazer uma breve apresentação histórica do surgimento de estruturas da Administração Central com competências em matéria

 Random storage - refere-se à alocação de um espaço de stock de forma aleatória, segundo o espaço disponível no momento de chegada dos produtos (Petersen e Aase,