• Nenhum resultado encontrado

EDITAL UFMS/PROAES Nº 25, DE 05 DE JULHO DE 2018.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL UFMS/PROAES Nº 25, DE 05 DE JULHO DE 2018."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

EDITAL UFMS/PROAES Nº 25, DE 05 DE JULHO DE 2018.

SELECIONAR DISCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, PRESENCIAIS, NA AÇÃO DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UFMS – AUXÍLIO -

EMERGENCIAL PARA 2018

A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, por meio da Pró- Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), no uso de suas atribuições legais, e de acordo com o disposto na Resolução nº 8/2018, Coun, de 29 de janeiro de 2018, torna pública a abertura das inscrições para a seleção de discentes dos Cursos de Graduação, presenciais, na Ação Auxílio Emergencial do Programa de Assistência Estudantil da UFMS para 2018. O recurso financeiro destinado a atender a Ação deste Edital é proveniente do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) regulamentado pelo Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O presente Edital tem como objetivo selecionar discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação, presenciais, da UFMS para o Auxílio Emergencial.

1.2. O Auxílio Emergencial (AE) é um apoio financeiro mensal, durante 90 dias, no valor de R$400,00 (quatrocentos reais) ao mês, para discentes em dificuldade econômica emergencial e transitória, com alto risco de evasão.

1.3. Serão concedidos 300 auxílios em 2018 para atender as necessidades dos discentes nos Câmpus e na Cidade Universitária.

1.4. Este edital será de fluxo contínuo e os discentes poderão se inscrever durante todo o ano letivo. 2. DOS PRAZOS

ETAPAS PERÍODOS

Submissão de proposta no Sigproj e complementação de documentos

Até dia 10 de cada mês

Análise das propostas Até dia 15 de cada mês

Conclusão das análises e envio para pagamento Até dia 20 de cada mês Divulgação da lista mensal de selecionados (site da

Proaes) Até dia 30 de cada mês

Previsão de recebimento da 1ª parcela Até o dia 10 do mês seguinte à solicitação

3. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO

3.1. Para se candidatar ao auxílio, o discente deverá atender aos seguintes requisitos: 3.1.1. Estar regularmente matriculado em curso de graduação presencial.

3.1.2. Possuir renda per capita de até um salário mínimo e meio vigente, conforme art. 5º do Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010.

3.1.3. Ser prioritariamente oriundo de famílias residentes ou domiciliadas em município fora do Câmpus no qual está matriculado.

3.1.4. Estar matriculado, preferencialmente, no primeiro ou segundo semestre.

3.1.5. Não receber benefício/bolsa da UFMS ou outra bolsa oriunda de programas oficiais. 3.1.6. Não possuir curso superior (graduação ou tecnólogo).

(2)

4. DOS PROCEDIMENTOS PARA A SOLICITAÇÃO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL

4.1. O discente preencherá o Formulário (Anexo I) e deverá anexá-lo no Sistema de Informação e Gestão de Projetos - Sigproj (https://sigproj.ufms.br/index.php ). Deverá, também, anexar de forma digitalizada toda documentação comprobatória relacionada no Anexo III.

4.2. O discente beneficiado assinará o Termo de Compromisso (Anexo II) declarando conhecimento dos critérios e responsabilidades para recebimento do auxílio e deverá anexar no Sigproj.

4.3. Os modelos de declaração estão no site da Proaes, na página do Auxílio Emergencial (https://proaes.ufms.br/ ).

4.4. O discente deverá informar a Renda Bruta de cada membro da composição familiar, desconsiderando o adiantamento de férias e o décimo terceiro salário. Destaca-se que benefícios e/ou auxílios assistenciais (Benefício de Prestação Continuada (BPC), Bolsa Família, Vale Renda, e outros) deverão ser informados, mas não contarão como renda.

4.5. O cálculo da renda per capita do grupo familiar do discente terá como base a soma dos rendimentos brutos divididos pelo número de membros da família.

4.6. Caso haja a necessidade, para complementação do cálculo da renda, poderão ser solicitados outros documentos não previstos no Anexo III, a critério do profissional da Diase ou Secaes.

4.7. As solicitações serão analisadas pela Divisão de Assistência ao Estudante (Diase), na Cidade Universitária, e pelas Secretarias de Apoio para Assuntos Estudantis (Secaes), nos Câmpus.

4.8. O auxílio poderá ser concedido por no máximo 90 dias, mediante cálculo de renda realizada por profissional da Diase e das Secaes, permitida uma única prorrogação no ano letivo.

5. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

5.1. A submissão da documentação comprobatória no Sigproj, as informações prestadas e o cumprimento dos prazos são de inteira responsabilidade do discente.

5.2. A informação falsa fornecida pelo discente ensejará no cancelamento do auxílio, além da aplicação das sanções administrativas, civis e criminais cabíveis, observados o contraditório e a ampla defesa. 5.3. O auxílio oferecido neste Edital será concedido mediante disponibilidade orçamentária e financeira da UFMS.

5.4. A lista com telefones e e-mails para esclarecimentos de dúvidas e informações segue no Anexo IV. 6. DA REVOGAÇÃO OU ANULAÇÃO DO EDITAL

6.1. A qualquer tempo, o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da UFMS, seja por motivo de interesse público, decretos governamentais ou exigência legal, em decisão fundamentada, sem que isso implique direitos à indenização ou à reclamação de qualquer natureza.

7. DA IMPUGNAÇÃO DO EDITAL

7.1. Decairá do direito de impugnar os termos deste Edital perante à UFMS aquele que, o tendo aceitado sem objeção, venha apontar, depois do julgamento, eventuais falhas ou irregularidades que o tenham viciado, hipótese em que tal comunicação não terá efeito de recurso.

(3)

8. DA CLÁUSULA DE RESERVA

8.1. A Proaes reserva-se o direito de arbitrar sobre os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital.

9. DAS INFORMAÇÕES ADICIONAIS

9.1. Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidos por correio eletrônico enviado ao endereço diase.proaes@ufms.br ou pelo portal da Proaes (www.proaes.ufms.br).

(4)

ANEXO I DO EDITAL UFMS/PROAES Nº 25, DE 05 DE JULHO DE 2018. FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIO

EMERGENCIAL

NOME:

CPF: RG:

Data de nascimento: Estado Civil: Sexo:

( ) M ( ) F Nacionalidade: Naturalidade: Curso: Semestre: RGA: Câmpus/Unidade: Turno do Curso:

( ) Manhã ( ) Tarde ( ) Noite ( ) Integral Dados Bancários Banco: Agência: Conta-Corrente: E-mail: Celular: Possui curso superior? ( ) Não ( ) Sim. Qual?

1. DADOS DE FILIAÇÃO NOME DO PAI:

Data de nascimento: Estado Civil:

CPF: RG:

Telefones: Profissão:

Local de Trabalho:

(5)

Registre as informações que julgar necessário e que não foram contempladas nos itens anteriores: CPF: RG: Telefones: Profissão: Local de Trabalho: Função: Salário: 2. DADOS DE MORADIA ENDEREÇO ATUAL DO DISCENTE:

Rua:

Número: Complemento: Ponto de Referência: Bairro:

Mora:

( ) Com os pais ( ) República ( ( ) Outros. Descreva:

( ) Pensão/Pensionato ( ) Casa de Parente ( ) Sozinho

Valor do aluguel ou ajuda de custo para moradia: R$

ENDEREÇO DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS: Rua:

Número: Complemento: Ponto de Referência:

Bairro: Cidade: Estado:

Tipo de Residência:

( ) Própria quitada ( ) Própria financiada ( ) Alugada ( ) Cedida. Por quem? ( ) Outros. Descreva:

(6)

Serviço Público Federal Ministério da Educação

Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

INFORMAÇÕES SOBRE COMPOSIÇÃO E RENDA FAMILIAR

Relacione as pessoas que compõem o domicílio ao qual você pertence (inclusive você). Descrever a ocupação de todos os membros da família e comprovar rendimento (ou a falta desta).

Nome Idade Parentesco

/Vínculo com o estudante (*) Estado Civil Ocupação Renda Bruta

(*) 1 – Acadêmico; 2 – Pai; 3 – Mãe; 4 – Irmão (s); 5 – Esposo (a); 6 – Filho(s); 7 – Avô(s); 8 – Outro(s) parente(s); 9 – Amigo(s); 10 – Namorado(a); 11 – Outros.

(7)

Serviço Público Federal Ministério da Educação

Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

ANEXO II DO EDITAL UFMS/PROAES Nº 25, DE 05 DE JULHO DE 2018. TERMO DE COMPROMISSO PARA CONCESSÃO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL

DECLARAÇÃO

Eu , CPF nº

, declaro serem verdadeiras as informações contidas

neste formulário de solicitação de Auxílio Emergencial referente ao ano de para minha avaliação socioeconômica. Tenho ciência de que a omissão de informação ou a falsa declaração são consideradas faltas graves, assumindo inteiramente a responsabilidade perante o Artigo 299 do Código Penal, que versa sobre declarações falsas, documentos forjados ou adulterados, constituindo crime de falsidade ideológica. A comprovação das informações prestadas acima poderá ser solicitada a qualquer momento e caso haja inconsistência entre os dados informados o desligamento será imediato.

(8)

Serviço Público Federal Ministério da Educação

Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

ANEXO III DO EDITAL UFMS/PROAES Nº 25, DE 05 DE JULHO DE 2018. RELAÇÃO DOS DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS DE RENDA

DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO (cópias simples)

Discente e de todos os membros da composição familiar

Documento de Identidade (RG, Carteira profissional ou Carteira de Habilitação)

CPF (caso conste no RG é dispensável)

Certidão de Nascimento (somente para menores de 18 anos que não possuírem RG)

Certidão de óbito, se for o caso

Situação civil (certidão de casamento ou declaração, em caso de solteiro ou outros tipos de união que não possuem comprovação, do discente e de todos os membros da composição familiar) Termo de Guarda, Tutela ou Curatela, (caso tenha algum membro da composição familiar nesta situação)

Comprovante de residência atualizado (até 90 dias) do

discente e da família (conta de água/ energia elétrica ou telefone ou declaração de moradia)

Contrato de aluguel (em caso de casa alugada)

Declaração de moradia em nome de terceiros (caso o comprovante de residência não esteja em nome do discente ou de membros da composição familiar)

Comprovante de residência onde residia anteriormente (em caso de mudança de município sem a família)

DOCUMENTOS DE COMPROVAÇÃO DE RENDA (cópias simples)

Todos os membros da família maiores de 18 anos

Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS): - Cópia da página de identificação;

- Cópia da página de qualificação civil;

- Cópia da página do último contrato de trabalho;

- Cópia da página seguinte ao último contrato de trabalho, em branco; ou

- Declaração de que não possui CTPS, se for caso.

Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) e/ou Pessoa Jurídica (IRPJ), completa e com recibo de entrega ou declaração de isenção de imposto de renda, se for o caso. Trabalhador assalariado

(CLT) e Servidor público estatutário

Contracheque (holerite/comprovante de pagamento) - atualizado (até 90 dias)

(9)

Serviço Público Federal Ministério da Educação

Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Guia de recolhimento da Previdência Social - GRPS paga nos últimos três meses

Contrato de prestação de serviços Proprietário de

empresa/comércio (Sociedade Limitada, Sociedade Civil, Empresa de Pequeno Porte,

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada)

Declaração assinada informando o nome completo, RG, CPF, endereço, atividade exercida especificando o valor médio de renda mensal

Comprovação de recebimento de pró-labore

Microempreendedor

Declaração assinada informando o nome completo, RG, CPF, endereço, atividade exercida especificando o valor médio de renda mensal

Declaração Anual do Simples Nacional - DASN

Desempregado

Declaração assinada informando o nome completo, RG, CPF, endereço e período que não exerce atividade remunerada

Extrato do seguro desemprego (com documentos referentes as parcelas (se houver recebimento do seguro desemprego)

Declaração assinada de não recebimento de seguro desemprego, nos casos de término recente do vínculo de trabalho.

Produtor Rural

Declaração assinada informando o nome completo, RG, CPF, endereço, atividade exercida especificando o valor médio de renda mensal

Declaração do Imposto sobre propriedade Territorial Rural - ITR, Declaração de Aptidão ao Pronaf - DAP e Declaração Anual de Produtor - DAP

Comprovante de cadastro do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA (se for o caso)

Contrato de arrendamento, parceria/meeiro ou comodato (se for o caso)

Do lar Declaração assinada informando o nome completo, RG, CPF, endereço e condição de não remunerada

Estagiários Contrato de Estágio

Pensão Alimentícia

Documento de averbação de divórcio com valor da pensão alimentícia, comprovante de pagamento via depósito bancário ou Declaração de pagamento de pensão com assinatura do responsável pelo pagamento

Mesada Declaração de recebimento de mesada ou outros auxílios ou comprovante de depósito bancário

Outros rendimentos Comprovante de outros rendimentos (aluguel, arrendamentos, ações, etc.)

(10)

Serviço Público Federal Ministério da Educação

Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

ANEXO IV DO EDITAL UFMS/PROAES Nº 25, DE 05 DE JULHO DE 2018. LISTA DE CONTATO DA DIASE

(CIDADE UNIVERSITÁRIA) E SECAES (CÂMPUS)

Campus Servidores E-mail Telefone

Aquidauana Alberto

A.S. Tânia secae.cpaq@ufms.br

3241-0416/0426 2416/2426 Pantanal-

Corumbá A.S. Agnaldo secae.cpan@ufms.br 3234-6892

Paranaíba Geraldino secae.cpar@ufms.br 3369-2106

Nova Andradina

Sérgio

A.S. Carol Paixão

sergio.gracia@ufms.br carolina_paixao@ufms.br

3409-1402

3409-3402

Navirái Odair secae.cpna@ufms.br 3449-2502

3449-0502

Ponta Porã Juliani/Carlos A.S. Jodeylson

secae.cppp@ufms.br

jodeylson.lima@ufms.br 3437-1739

Coxim Ariane/Roberta secae.cpcx@ufms.br

roberta_maisatto@hotmail.com 3291-0211 Chapadão do Sul Daniel A.S. Agna daniel.splengler@ufms.br agna.anicesio@ufms.br 3562-6311 Três Lagoas Psi. Auxiliadora/ A.S. Rosemaire/ Cleonice secae.cptl@ufms.br cpac.cptl2013@gmail.com 3509-3702 Campo Grande/ Diase

Isabel, A.S. Carol, A.S. Francieli, A.S. Marlene, A.S. Cristiane diase.proaes@ufms.br 3345-7771 3345-7449 3345-7227

Referências

Documentos relacionados

After the eval- uation of the influence of each modification of the surfaces on the internal air temperatures and energy consumption of the compressor a final test was done with

O primeiro conjunto de artigos, uma reflexão sobre atores, doenças e instituições, particularmente no âmbito da hanse- níase, do seu espaço, do seu enquadramento ou confinamen- to

Não houve diferenças estatísticas no tipo de bactéria isolada segundo os grupos definidos (Streptococcus sp, outros aeróbios e anaeróbios) com relação ao uso ou não

apresentar documentação falsa para o certame, ensejar o retardamento da execução de seu objeto, não mantiver a proposta, não celebrar o contrato ou instrumento equivalente, falhar

Quando corretamente utilizado, inexiste o quadro de intoxicação por superdosagem com Sarnérico, entretanto, se ingerido, o benzoato de benzila pode ocasionar estimulação do

Por fim, a revista Strada aposta fortemente nas relações públicas, definidas por Kotler e Armstrong (2004) como ferramenta para a «criação de um bom rela- cionamento com o

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

Combinaram encontrar-se às 21h