• Nenhum resultado encontrado

ESTADO DO AMAZONAS PREFEITURA MUNICIPAL DE TABATINGA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTADO DO AMAZONAS PREFEITURA MUNICIPAL DE TABATINGA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

“CONCURSO MISS TABATINGA 2013”

1. INTRODUÇÃO

Desde o início da humanidade a beleza é algo que fascina a todos os seres humanos, crianças, jovens, homens, mulheres e idosos.

É possível ver que, independentemente da localidade onde se vive ou da língua que se fale, todas as culturas e povos possuem um vocabulário rico para descrever aquilo que cada grupo considera belo e atraente.

Parece algo instintivo, pois desde a mais tenra idade todos nós aprendemos a perceber a qualidade daquilo que é belo aos nossos olhos. Essa característica de definir o que é belo e o que é feio está intrínseca ao ser humano, o que nos faz admirar formas perfeitas e proporções harmônicas nas pessoas e em tudo que está à nossa volta. Assim, à medida que crescemos vamos atribuindo adjetivos de beleza às pessoas, objetos, aos seres vivos, aos ambientes construídos pelo homem e às obras e maravilhas da natureza.

É certo que os conceitos de beleza variam bastante de acordo com as culturas e com o passar do tempo. Mas, de modo geral, a beleza pode ser descrita como aquilo que toca o nosso coração e nos faz sentir bem; ela pode ser vista na pessoa elegante, que possui as marcas da harmonia e da leveza das formas e linhas; ela é uma combinação de proporções do corpo e dos traços do rosto. Além disso, podemos dizer que a beleza está associada à desenvoltura da pessoa, que a expressa por meio da graciosidade dos movimentos, da leveza de espírito, e através de gestos suaves e palavras especiais que demonstram o desembaraço, a jovialidade e a vivacidade da alma.

Assim, por todo o mundo existem atualmente CONCURSOS para a escolha de representantes da sociedade que reúnam um padrão de beleza, que servem como referência para todas as demais pessoas. Esses “Concursos de Miss” são atividades lúdicas que buscam elegem modelos universais de sensualidade e beleza, às vezes com viés político e mercadológico.

(2)

1.1.0. PROBELEMA

A cidade de Tabatinga possui uma grande mistura étnica, ocasionando uma beleza feminina diversificada, no entanto o que é feito para que esta beleza venha ser trabalhada como evento turístico Cultural?

2. JUSTIFICATIVA

Acreditamos que a realização desse “Concurso de Miss” será um meio de tornar nossa cidade mais conhecida em nível estadual e internacional, por meio da escolha da Miss que desempenhará efetiva representação de nossa comunidade em eventos e atividades culturais e promocionais.

Essa proposta se espelha em inúmeras outras realizadas em diversas partes do Brasil, e se trata de um concurso de caráter cultural, com fins de promover e divulgar a história e valores regionais entre todos os moradores de nosso município e região.

3. OBJETIVOS 3.1 . GERAL

Realizar um Concurso de Miss com a finalidade de valorizar nossas raízes por meio da divulgação da beleza e feminilidade das moças de nossa população, tornando nosso município mais conhecido em âmbito estadual e internacional.

3.2. ESPECÍFICO

 Eleger e premiar a jovem que reunir a beleza, simpatia, postura

e desenvoltura para representar nosso município na edição do “Concurso Miss Amazonas” e “Confraternidade Amazônica na cidade de Letícia-AM/CO”.

 Incentivar a participação de jovens entre 17 a 22 anos de

(3)

4. METODOLOGIA

A Secretaria Municipal de Cultura lançará, através da publicação de Edital, o “Concurso Miss Tabatinga 2013”, que será um evento cultural com foco de ampla participação popular como forma de reconhecimento e valorização da graça e beleza feminina de nossa sociedade.

As inscrições serão feitas através de formulários e termos adquiridos na Secretaria Municipal de Cultura.

5. ADMINISTRAÇÃO DO CONCURSO

Para a administração do Concurso serão constituídas duas comissões:

I. Comissão Organizadora;

II. Comissão Julgadora.

Compete à Comissão Organizadora promover a publicidade do Concurso; convidar a Comissão Julgadora para proceder o julgamento das Candidatas ; inscrever as candidatas no Concurso, resolver os casos omissos do Regulamento.

Como estímulo a participação de todos os munícipes nessa grande comemoração, a Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Comissão Organizadora, ficará responsável pela ampla divulgação que ocorrerá através da Coordenadoria de Comunicação, utilizando de todos os meios de informação cabíveis.

A Comissão Julgadora será composta por (05) membros de alto saber artístico ligadas ao meio cultural.

6. INSCRIÇÕES

Para a participação do Concurso Miss existem alguns pré- requisitos, que são:

(4)

2) Ser natural de nossa cidade ou residir no município há pelo menos seis meses;

3) Ser solteira;

Ao preencher a ficha de inscrição e aceitar a concorrer como candidata , a interessada comprometer-se-á:

a) Cumprir rigorosamente os horários, tanto dos ensaios, reuniões e eventualmente dos cursos;

b) Não faltar a nenhum compromisso, exceto por motivo de força maior; c) Acatar as decisões da Comissão Organizadora;

d) Cumprir todos os compromissos que exijam sua presença, os quais poderão incluir viagens, seja entre as três primeiras colocada ou não; e) Não serão permitidas pessoas estranhas nos ensaios;

f) No caso do não cumprimento de qualquer dos itens do regulamento, a candidata será desclassificada.

Não serão aceitas inscrições que não atendam os requisitos do regulamento do concurso a ser publicado em Edital.

As inscrições deverão ser feitas diretamente na Secretaria Municipal de Cultura. É obrigatório o preenchimento correto do formulário, inclusive com o envio de foto de corpo inteiro e outra de rosto (close), conforme determina ficha de inscrição.

Não é necessário ser foto profissional, mas é obrigatório que seja uma foto recente. As fotos não serão devolvidas.

Todas as candidatas, no ato da inscrição, firmarão compromisso formal com o município, no qual cedem os direitos de imagem relativos à divulgação e publicidade da festa por tempo indeterminado e sem ônus.

7. É VEDADA A INSCRIÇÃO DE PARTICIPANTES:

I. Que sejam servidores da Secretaria Municipal de Cultura e/ou que

tenham vínculos familiares consaguíneos ou afins, na linha reta ou na colateral, até o terceiro grau;

(5)

II. Que estejam prestando serviço à Secretaria de Cultura;

III. Que sejam membros das Comissões Organizadora e Julgadora e/ou

que tenham com eles vínculos familiares consaguineos ou afins;

IV. Que tenham vínculos familiares consangüíneos ou afins, com membros

de órgãos parceiros e apoiadores do concurso;

V. Que já tenham participado de edições anteriores do concurso “Miss

Tabatinga ou de Señorita de La Confraternidad Amazônica em Letícia-AM/CO”.

As inscrições que apresentarem dados incorretos, incompletos ou inverídicos serão automaticamente desclassificadas, durante o processo de triagem.

Todas as candidatas as etapas de seleção autorizam o uso de fotos, vídeos, depoimentos gravados e qualquer outro material gravado pela organização para uso promocional a qualquer momento, durante o período de 02 (dois) anos.

A organização reserva-se o direito de arquivar, nos termos da lei, as fotos recebidas.

8. DA COMPETIÇÃO

O concurso de Miss ocorrerá em duas etapas:

I. Pré-Seleção;

II. Fase Final. O detalhamento de cada uma dessas etapas encontra-se a

seguir.

 1ª ETAPA

As candidatas serão alvo de uma pré-seleção por parte da organização do evento, formada por integrantes da Secretaria Municipal de Cultura, de modo a apurar a participação final de 20 (vinte) das candidatas inicialmente inscritas.

(6)

A organização reserva-se o direito de cancelar as candidaturas que considere não preencher os requisitos.

Cada candidata é responsável por apresentar-se nos lugares designados, para integra-se com a equipe de trabalho, levando consigo, caso seja solicitado, os itens previamente solicitados.

A pré-seleção ocorrerá nas escolas da rede estadual do município de Tabatinga, em data e horário a ser divulgado pela secretaria municipal de cultura em parceria com a Coordenadoria de Comunicação.

Durante a pré-seleção, haverá ensaio obrigatório, também nas escolas participantes, em data e horário posteriormente divulgados. Caso necessário, poderão ocorrer mais de um dia de ensaio. A presença das candidatas selecionadas será obrigatória. A data, horário e local poderão ser alterados, de acordo com a coordenação do evento.

Para efetivarem sua participação no Concurso de Miss, as candidatas terão de entregar no dia do ensaio obrigatório uma cópia do “Termo de Cessão de Uso de Imagem” devidamente preenchido e assinado juntamente com cópia simples do seu documento de identidade (RG) e/ou Cadastro de Pessoa Física (CPF). Menores de idade terão de pedir ao seu responsável legal para preencher o documento. A Cópia simples do RG e/ou CPF do responsável também é obrigatório.

 2ª ETAPA: FASE FINAL – APRESENTAÇÃO

A 2ª etapa consiste na fase final do Concurso Miss, que culminará com a apresentação oficial, que ocorrerá em data e local definido pelo edital do concurso.

Cada finalista é responsável por comparecer no dia, onde serão submetidas a uma entrevista e as provas de imagem.

Critérios de seleção na Fase Final:

1) Desfile em roupa casual, (calça jeans e blusa);

2) Desfile em traje de banho/praia – harmonia estética no desfile;

(7)

3) Desfile em traje de Noite/gala – elegância e porte no desfile; 4) Desenvoltura na passarela durante toda a participação no evento final, objetivando uma carreira de modelo – postura física;

5) Desembaraço no contato com o público e no teste “entrevista” – Personalidade, simpatia e sociabilidade.

Cada candidata é responsável pelo seu guarda roupa, sendo que poderá contar com a colaboração da organização para eventual falta de vestuário, sendo que é obrigatória a participação em todas as fases do concurso.

A organização do Concurso de Miss fornecerá às candidatas toda a logística necessária. É obrigatória a participação as candidatas em todas as promoções publicas do evento, exceto por motivos de força maior, doenças e compromissos inadiáveis.

Todas as candidatas desfilarão em uma passarela de aproximadamente dez metros, ao som de musica mecânica por conta da organização promotora do evento, os (as) concorrentes poderão trazer CD com musica, tema de sua apresentação , para todas as categorias.

O acesso ao palco interno do local de eventos é restrito às candidatas. Não será permitida a entrada de familiares, patrocinadores, colaboradores ou outras pessoas de seu relacionamento.

Vale destacar que alem da eleição da Miss, haverá também a escolha da “Miss Simpatia”.

Enquanto que a mis será eleita pela Comissão Julgadora, a eleição da “Miss Simpatia” se dará de forma diferente, pois ela será eleita por meio de votação palas próprias candidatas.

As candidatas não poderão votar em si mesmas. Se a eleita for escolhida pelos jurados como Miss de nossa cidade, o título de “Miss Simpatia” ficará com a candidata, escolhida entre elas, com a segunda maior votação e assim sucessivamente. Em caso de empate o critério de desempate da “Miss Simpatia” será a favor da candidata que tiver mais idade.

(8)

9. DO RESULTADO E DA PREMIAÇAO

O resultado do concurso, após criteriosa avaliação da comissão julgadora, que elegerá a Miss, será entregue à Comissão Organizadora por intermédio de Ata.

As candidatas serão avaliadas nos quesitos a seguir: I. Espontaneidade e Carisma;

II. Simpatia e Beleza Física; III. Charme e Desinibição;

IV. Capacidade de articulação verbal; V. Caracterização com traje típico; VI. Presença Cênica;

VII. Postura e desenvoltura ao desfilar com roupa de banho;

VIII. Conhecimentos gerais sobre a história e cultura de nosso município e região.

A pontuação se dará com cada jurado atribuindo notas de 5 (cinco) a 10 (dez).

Será sorteado um integrante da Comissão Julgadora para fazer uma pergunta, assunto a definir, às 05 (cinco) finalistas. As respostas serão avaliadas pela comissão julgadora, que definirá o resultado final do concurso.

A decisão da Comissão Julgadora terá caráter definitivo e irrevogável. A organização poderá eliminar qualquer candidata que, no seu entender denegrir a imagem do evento, ou o nome da equipe organizadora, ou imagem da Prefeitura Municipal ou qualquer símbolo de nossa cidade.

As finalistas receberão os seguintes prêmios em espécie, de acordo com a classificação atribuída pela Comissão Julgadora:

1º lugar R$ 1.000,00 (Hum mil reais) + Coroa, manto, faixa e cetro+buquê de flores ;

2º lugar R$ 700,00 (setecentos reais) + Tiara + faixa+ buquê de flores; 3º lugar R$ 500,00 (quinhentos reais) + Tiara + faixa+ buquê de flores; Miss Simpatia R$ 300,00 (trezentos reais) +faixa+ buquê de flores;

(9)

Será concedida 01 (uma) menção honrosa para a “Miss Simpatia”. A secretaria Municipal de Cultura publicará os resultados em todos os meio de comunicação do município de Tabatinga, após a comissão julgadora concluir o processo de julgamento.

Os resultados serão comunicados por meio de ofício, telefone ou correio eletrônico apenas aos vencedores desse concurso e/ou seus responsáveis legais.

10. DOS COMPROMISSOS

É obrigatório a vencedora do Concurso de Miss participar de eventos culturais programados pela direção do concurso durante o ano em que o título de Miss é vigente. As despesas com viagem até os locais dos eventos, incluindo passagem, alimentação e hospedagem, serão cobertas pela Prefeitura Municipal e/ou patrocinadores. A Miss também é obrigada a usar a faixa que receberá na final do concurso durante os eventos. Caso ela, por motivo de força maior, não possa comparecer a algum dos eventos, a segunda colocada é quem deve representá-la.

Destacamos que a candidata que obter o titulo de Miss poderá casar-se durante o período de seu mandato, porém, perderá o cargo para a candidata subseqüente caso se torne mãe e que após ser eleita todas as despesas com vestuário, maquiagem, hospedagem, transporte, ficará a cargo da Prefeitura Municipal.

O ato de inscrição neste concurso implica no total conhecimento e aceitação de todos os itens do Regulamento do Concurso, bem como cessão de uso dos diretos de imagem, sem qualquer tipo de ônus, tendo em vista os objetivos do concurso.

(10)

11. DOS RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se que o “Concurso de Miss” seja um evento de envolvimento de toda a comunidade local, com a participação de estudantes e moradores de todos os bairros da cidade.

12. AVALIAÇÃO

Após o evento, a equipe organizadora fará um “Relatório de Avaliação” dos resultados, quando serão apontadas as metas alcançadas, especialmente no que se refere ao número de inscrições, os gastos financeiros, o público presente nas etapas, e o grau de aceitação do Concurso.

Esse trabalho de avaliação será importante para se ter uma opinião clara e tecnicamente embasada dos obtidos durante o evento, o que certamente possibilitará um melhor desempenho na realização de outros trabalhos e eventos posteriormente.

13. ANEXOS

(11)

CONCURSO MISS TABATINGA 2013 Nome: Data de Nascimento ______/_______/_______ RG: CPF: Endereço: Nº Complemento: Bairro:

Cidade: UF: CEP:

E-mail:

Telefone: Cel:

Profissão:

Peso: Altura: Hobby:

Frase:

Sonho:

Tabatinga-AM,______de_____________________2013.

________________________________________________________ Assinatura

(12)

TERMO DE CESSÃO DE USO DE IMAGEM

*O documento deve ser preenchido pelas candidatas premiadas e pelos pais/mães ou responsáveis legais das adolescentes premiadas.

______________________________________________________________ (nome, sobrenome e RG do responsável)

______________________________________________________________ (endereço completo)

Declaro concordar que a Secretaria Municipal de Cultura poderá usar a imagem de ________________________________________________(nome

da adolescente), data de nascimento _____/____/_____, minha

(filha/irmã/sobrinha/neta), inscrito (a) no “Concurso de Miss” em qualquer forma e/ou em qualquer mídia, em qualquer estado brasileiro e por prazo indeterminado, para quaisquer finalidades, em todos os veículos de comunicação.

Declaro ainda que estou ciente que este “TERMO DE CESSÃO DE USO DE IMAGEM” é válido de acordo com o regulamento disponível na sala da Secretaria Municipal de Cultura/altos do Banco do Brasil.

Tabatinga-AM, ____de_____________2013.

Telefone para contato (com DDD): ( )____________

_____________________________ Assinatura

(13)

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secretário: ALTEVIR CRUZ PLÁCIDO

Referências

Documentos relacionados

2 compreendendo aquele encontrado na posse de todos os investigados, sem restringir- se apenas aos dados achados em poder de Walter Delgatti Neto, o que deverá ocorrer na sede

ET_CBSM: Tendo por base o cenário CBSM no que diz respeito ao setor energia e processos industriais (sem qualquer limite de emissões até 2050), conjugado com o cenário Baixo

Ex-Conselheiro Fiscal da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Nordeste-CAMED; Ex-Diretor e Conselheiro Fiscal do BNB-Clube de Fortaleza; Ex- Conselheiro da

• Lutar pela ampliação dos espaços de participação política do Serviço Social com a finalidade de qualificar as discussões e o controle da efetivação dos direitos da criança e

they were fed on barley seeds (Robinson 1992). It can be suggested that due to their toxic effect on the reproduction rate of Rhopalosiphum maidis the esters from the studied

a) A parte diversificada pode ser organizada em temas gerais, na forma de eixos temáticos, selecionados colegiadamente pelos sistemas educativos ou pela

Se não estiver selecionada e a planilha atual não estiver vazia, o PI Builder usará os cabeçalhos de coluna para estender possíveis dados e recuperar dados sem abrir a janela

14 se não eleve o teu coração, e te esqueças do SENHOR, teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão; 15 que te guiou por aquele grande e terrível