• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE TÉCNICO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE TÉCNICO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS

DEPARTAMENTO DE FÍSICA

RELATÓRIO DE TÉCNICO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO

Título Monitoramento do Clima no Parque Nacional do Caparaó-ES

Nº Siex 400202

Processo UFES

Coordenação Márcio Malacarne

Vitória, 28 de Junho de 2013

Endereço: Av. Fernando Ferrari, 514, Campus de Goiabeiras- CEP 29075-910, Vitória/ES

(2)

Título do Projeto

Monitoramento do Clima no Parque Nacional do Caparaó-ES

Coordenador do projeto

Márcio Malacarne

Tel: 27 4009-7664 – 8877 1181 Email: marcio.malacarne @ gmail.com

Local

Departamento de Física

Centro de Ciências Exatas

Universidade Federal do Espírito Santo Av. Fernando Ferrari, 514

Goiabeiras, Vitória, ES 29075-910, Brasil

RESUMO

Buscando os melhores locais no ES como uma das soluções para instalar um observatório astronômico remoto, disponibilizando em tempo real estes dados, nasce a idéia de monitorar o clima da parte ES no alto da Serra do Caparaó.

Com o apoio do Edital CNPq 063/2008, divulgação do Ano Internacional da Astronomia (AIA) e do Edital CNPq 042/2007, divulgação das ciências, compramos duas estações meteorologicas (GOAMet 1 e 2) e uma datalogger de temperatura e tempo, chamado REgGOA. Com isso é possivel monitorar e criar um banco de dados meteorológicos em três pontos distintos.

Dando continuidade aos planos de um observatório remoto, instalamos uma estação meteorológica no Parque Nacional do Caparaó junto com o RegGOA.

DESENVOLVIMENTO

I - Principais objetivos do projeto original:

Instalação de uma estação meteorológica e de um registrador no Parque Nacional do Caparaó para divulgação e pesquisa do clima no Parque.

II - Principais etapas executadas no período visando ao alcance dos objetivos do projeto original:

GOAMet2 tem certificado de calibração de fábrica Davis Instruments co. e do Laboratório de Metrologia da Agrosystem e REgGoamarca Akso, modelo AK172, certificado de fábrica. Os aparelhos foram aferidos antes de serem levados para o Parque um ao lado do doutro e todos medidas ficaram dentro de sua precisão.

(3)

III - Apresentação e discussão sucinta dos resultados obtidos, deixando claro o avanço, teórico, experimental ou prático obtido pela atividade de extensão, deixando claro aspectos como

impacto e abrangência social, interdisciplinaridade e publicidade.

Pessoas atendidas diretamente: 30 Pessoas atingidas: 500

Podemos dizer que nosso projeto atendeu todas as expectativas relacionadas aos objetivos, e foi mais além

Perspectivas

Pretendemos continuar na divulgação e automação com programas livres desenvolvidos por outros e por nós. Para tanto, pretendemos:

1. Levar internet até os locais no instalados os equipamentos;

2. Melhorar o programa da Estação Meteorológica do GOA (GOAMet); 3. Instalar Cãmera-de-todo-o-céu no Caparaó;

4. Alterar o programa livre de video-monitoramento Zoneminder para busca de meteoro com a Câmera de Todo-Céu (projeto “Busca de Meteoros”);

5. Publicação de artigos científicos em revistas especializadas de Computação, Automação, Astronomia, Meteorologia, Artes, entre outras áreas transdisciplinares que pudermos atuar.

IV - Relacione os principais fatores negativos e positivos que interferiram na execução da atividade.

O desempenho não pode ser avaliado somente com pontos positivos e negativos ou entre ótimos e ruins. Sem uma avaliação multidisciplinar do objeto de estudo, no nosso caso, a Astronomia, a “Instrução programada”, não pode ser aplicada em nosso trabalho transdisciplinar da mesma maneira que o pensador Skinner (FERRARI, Márcio. B. F. Skinner, 2004), propunham a memorização. A avaliação da conjuntura e do desempenho geral da equipe, ou o conjunto da obra, essa tarefa esta longe da perfeição.

Seguindo este pensamento, as pessoas podem ser avaliadas como ótimas, mas podem ser péssimas e vice-versa, pois se torna impossível, em alguns caso, tal avaliação. Entretanto, seguindo o modelo padrão, segue abaixo a avaliação padrão.

Positivos:

O principal ponto positivo foi a dedicação da equipe e voluntárias(os); Negativos:

1. Falta de bolsa para voluntárias(os), o que compromete o desempenho e não se tem um compromisso, devido a muitos estudantes dependerem de realizar outras atividades remuneradas;

(4)

V - Formação de Recursos Humanos para a extensão - preencha o quadro abaixo, informando o número de discentes, docentes técnicos e colaboradores externos envolvidas no período: 1.Informar o nome dos bolsistas de Extensão

1. Kenneth Jones Silva; 2. Icaro Hammer Calixto; 3. Syrios Gomes da Silveira. 2.Informar nome de voluntárias (os)

1. Estevão Prezentino Sant'Anna (Curso: Física); 3.Informar nome dos colaboradores interno ou externos

1. Marcia Regina Pereira (UFES); 2. André de castro Milone (INPE); 3. Rita de Cássia (UFSC);

VI - Relacionar outras formas de apoio ao projeto de extensão nos 2 (dois) últimos anos, incluindo a obtenção de auxílios junto a órgãos de fomento nacionais, internacionais ou estrangeiros.

O projeto recebeu apoio financeiro e bolsas do CNPq, proc. 550453-2008-3 e 577857-2008-8, desde Janeiro de 2009 até Fevereiro de 2012.

VII - Contatos Nacionais e Internacionais efetivamente ocorridos em função da atividade, como: convênios, pesquisadores visitantes, etc.

NOME ESPECIALIDADE INSTITUIÇÃO PAÍS COLABORAÇÃOTIPO DE

André de castro Milone AstroFísico INPE BR Consultor

Antônio Kanaan Astrofísico UFSC BR Consultor

Rita C. S. von Randow Meteorologista INPE BR Consultora

VIII - Informe possíveis trabalhos publicados e/ ou aceitos para publicação no período, relacionados com a atividade em pauta: livros, capítulos de livros, artigos em periódicos nacionais e internacionais, resumos em congressos, reuniões científicas e semelhantes. Use as indicações em anexo para o registro de cada trabalho. Anexe a primeira página dos trabalhos publicados (observar a necessidade de citação da UFES/PROEX como agência de suporte financeiro na publicação).

::: ARTIGOS OU TRABALHOS PUBLICADOS E/OU APRESENTADOS ::::::

“GOAMet: Sistema de Alerta Meteorológico Usando Programas Livres” , Marcio Malacarne, Júlio Xavier Valle, Apresentação e publicação nos Anais do XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia, Gramado, Setembro de 2012.

“GOAMet: Sistema de Alerta Meteorológico para Observatório Astronômico”, Marcio Malacarne e Júlio Xavier Valle. Apresentação de trabalho e publicação nos anais da XXXVII Reunião Anual Sociedade Astronômica Brasileira, Águas de Lindóia, Outubro de 2012.

(5)

IX - Patente ou registro de invenção ou técnica (informar o título, se a patente é nacional, internacional ou “joint ventures” e outros dados que julgar adequados):

Houve registro de licenciamentode acordo com o Crative Communs, pois nossos aplicativos são livres.

“GOAMet de GOA é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.

http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/”

X – Informar outras atividades extensionistas, científicas ou administrativas que julgar pertinentes no período: organização de ou participação em eventos científicos, consultorias, assessorias a órgãos de fomento, etc.):

Assessoria à professores da rede público, como PMV e SEDU, na elaboração de kits educativos. Precisamos melhorar estes programas, intensificando o seu aprendizado, a sua linguagem para multiplicarmos nossos conhecimentos nos observatório que pretendemos montar e realizar cooperação técnica com outros observatórios.

PESQUISAS E COOPERAÇÃO TÉCNICA

Realizamos varias pesquisas de melhores equipamentos e aplicativos para atender as nossas necessidades no futuro observatório remoto e buscamos novos parceiros. Entre eles temos o IFES-UFES, em São Mateus, a UnB, em Brasília e Alto Paraíso de Goias, e a Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJ), em Teófilo Otoni (MG), juntamente com outro de nosso próprio objetivo: a busca de um sítio astronômico mais adequado, noutros pontos mais altos em nosso estado, com acesso viáveis, como no Parque Nacional do Caparaó (ES-MG), solicitação número 35265 do SISBIO/IBAMA.

Por isso, se faz necessário o estudo da nebulosidade, umidade, ponte de orvalho, chuvas e temperaturas anuais.

O local que se mostrar com melhores condições meteorológicas e em condições de receber os equipamentos, fecharemos a parceria.

CONCLUSÃO E PERSPECTIVAS

A proposta inicial de Instalação de uma estação meteorológica automática (EMA) no Parque Nacional do Caparaó, para divulgação e pesquisa do clima no Parque, foi ampliada.

Decidimos, acordado com os analistas do Parque, instalar a EMA, chamada de GOAMet2, sobre o telhado do alojamento dos pesquisadores, na Casa Queimada. Além dela, para completar o monitoramento, instalamos um registrador termohigrômetro, batizado RegGOA, sob o telhado do banheiro do camping da Tronqueira.

Todavia, temos dados inéditos daquela região. Alguns deles que comprovam a aridez da montanha. Uma das descobertas foi a umidade mais baixa encontrada em solos capixabas, chegando

(6)

abaixo dos limites toleráveis humano e de regiões do cerrado brasileiro. Em 05 de Setembro de 2012, o RegGoa marcou 7% UR na Casa Queimada, as 9h22.

Criamos um portal na internet para divulgação do dados. www.astro.ufes.br. Deixamos de uso livres, desde que citem as fontes.

Abaixo um resumo do primeiro periodo analisado entre 24/2012 e 14/12/12: Temp MAX: 25.0 C

Temp MIN: 0.7 C 05:51:50 30/09/12

Temp MED: 13.92 C

UH MAX: 100.0 %UH 07:21:50 12/12/12 (Teve várias medidas de UR 100%)

UH MIN: 7.1 %UH 09:21:50 05/09/12

UH AVG: 73.89 %UH

::: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS :::

•Incaper, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, Meteorologia e

Recursos Hidrícos, 2011: http://hidrometeorologia.incaper.es.gov.br/ acessado em 05/09/2011.

•Piqueiras, Bruno, 2009: Ciclope Weather, Monitorización de datos meteorológicos y gestión de

alertas para un observatorio astronómico, Trabajo fin de carrera, Facultad de Informatica, Universidad Politecnica de Madrid.

•FERRARI, Márcio. B. F. Skinner: O cientista do comportamento e do aprendizado. Revista Nova

Escola. n.176, out/2004. Disponível emhttp://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/skinner-428143.shtml.

Marcio Malacarne

Coordenador do GOA e Técnico em Ótica da UFES, matrícula SIAPE: 011731176

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade em geral o documento de Referências Técnicas para a Prática de Psicólogas(os) em Programas de atenção

função recursiva, mais recursos de memória são necessários para executar o programa, o que pode torná-lo lento ou. computacionalmente

 Caminho simples que contém todas as arestas do grafo (e,. consequentemente, todos os

Little e Amyra El Khalili; também foi dissertado sobre a Agroecologia, entendida como um caminho para uma agricultura mais sustentável; sobre a ciência homeopatia e sua aplicação

A presença do brometo na composição química das zeólitas modificadas também foi detectada;  O processo de adsorção do surfactante sobre a superfície do material zeolítico

A rede de teste 118 IEEE representada na figura 4.3 foi a rede que serviu de base para a aplicação da metodologia descrita e para os estudos de Data Mining apresentados nos

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e