• Nenhum resultado encontrado

Hospital admissions due to ambulatory care-sensitive conditions: capture algorithm applied to an integrated health registry

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Hospital admissions due to ambulatory care-sensitive conditions: capture algorithm applied to an integrated health registry"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Hospital admissions due to ambulatory care-sensitive conditions: capture algorithm applied to an integrated health registry

Arlinda B. Moreno1, Rosângela Caetano2, Cláudia M. Coeli3, Luiz Cláudio Ribeiro4, Maria Teresa B. Teixeira5, Kenneth R. Camargo Jr6, Estela M.S Campos7.

resuMo

Internações hospitalares por causas sensíveis à atenção ambulatorial (CSAA) resultam de um conjunto de condições que, quando devidamente tratadas pelo serviço básico de saúde, não deveriam exigir hospitalização. O trabalho objetivou construir algo-ritmo para captura de internações hospitalares por CSAA num registro integrado de saúde, composto por população adscrita em duas Unidades de Saúde da Família, do município de Juiz de Fora, em Minas Gerais. O SIH-SUS (Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde) foi relacionado ao SIAB-GIL (Sistema de Informações da Atenção Básica – Gerenciador de Informações Locais) por meio de linkage probabilístico de dados. A definição das causas sensíveis à atenção ambu-latorial baseou-se na Resolução SES/MG nº 1093 (29/12/2006). O algoritmo foi desenvolvido no software Stata SE-8.1 e replicado no SPSS, possibilitando uma análise de confiabilidade na captura das CSAA. Em ambas as rotinas, o mesmo resultado foi alcançado. Pneumonias bacterianas foram a condições que mais freqüentemente levaram à internação (15,6% e 17,5% em homens e mulheres, respectivamente). O algoritmo implementado possibilitou a realização da análise de forma otimizada e, apesar de ter sido construído para os softwares estatísticos indicados, pode ser facil-mente adaptado para uso em outros aplicativos.

PALAvrAs-chAve

Informática em saúde, avaliação em saúde, condições sensíveis à atenção ambulatorial, sis-temas de informação hospitalar, sissis-temas de informação em atendimento ambulatorial

1 Doutora em Saúde Coletiva. Pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - FIOCRUZ. End.: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, CEP: 21040-900, Rio de Janeiro. E-mail: morenoar@fiocruz.br 2 Doutora em Saúde Coletiva. Professora Adjunta do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

3 Doutora em Saúde Coletiva. Professora Adjunta do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4 Doutor em Demografia. Professor Adjunto do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Juiz de Fora. 5 Doutora em Saúde Coletiva. Professora Adjunta do Núcleo de Assessoria, Treinamento e Estudos em Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora.

6 Doutor em Saúde Coletiva. Professor Adjunto do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. 7Doutora em Saúde Coletiva. Pesquisadora e Professora Colaboradora do Núcleo de Assessoria, Treinamento e Estudos em Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora

(2)

C

AbstrAct

Ambulatory care-sensitive conditions (ACSC) should not, when properly dealt by the basic health service, require hospitalization. We sought to construct an algorithm to capture hospital admissions due to ASCS in an integrated health registry. This registry comprises the population enrolled in two Family Health Units in Juiz de Fora, MG. Hospital Information System (Sistema de Informações Hospitalares – SIH-SUS) was linked to Basic Care Information System – Local Information Manager (Sistema de Informações da Atenção Básica – Gerenciador de Informações Locais – SIAB-GIL) through probabilistic record linkage. Ambulatory care-sensitive conditions were defined based on the SES/MG 1,093th resolution of 12/29/2006. The algorithm was developed using the Stata SE-8.1 software and replicated on SPSS. This allowed ASCS capture reliability analysis. The same result was obtained in both routines. Bacterial pneumonia was the condition that lead most frequently to hospitalization (15.6% and 17.5% among men and women, respectively). The implemented algorithm made it possible to carry out the analysis in an optimal way. It was constructed for the two statistical softwares mentioned before but can be easily adapted to run in other applications.

Keywords

Medical informatics, health evaluation, ambulatory care sensitive conditions, hospital information systems, ambulatory care information systems

1. introdução

As internações hospitalares por causas sensíveis à atenção ambulatorial (CSAA) compreendem um conjunto de doenças em que o cuidado ambulatorial oportuno e efetivo pode reduzir o risco de hospitalização pela prevenção de seu aparecimento, controle de episódios agudos ou manuseio da doença ou condição crônica (Caminal & Mututano, 2003, Casanova et al., 1996).

Esse conceito foi desenvolvido por Billings et al. (1993), como corolário do con-structo mortes evitáveis, para avaliar não só o impacto do estado socioeconômico nas barreiras à assistência em saúde, mas também programas que melhorassem o acesso ao cuidado primário de saúde. Desde então, hospitalizações por CSAA têm sido utilizadas como um indicador do acesso e da efetividade da atenção primária à saúde (Bindman et al., 1995; Laditka et al., 2005; Pappas et al., 1997), existindo evidências de que serviços básicos de melhor qualidade e resolutividade estão as-sociados a taxas mais baixas de internações por estas condições (Starfield, 1998). A despeito disso, seu uso no Brasil é ainda bastante incipiente (Alfradique, 2000; Fundação João Pinheiro, 2003; Brito & Mota, 2005; Wong et al., 2006; Oliveira et al., 2007). Algumas secretarias estaduais e municipais de saúde vêm procurando utilizá-lo nas suas estratégias de monitoramento, como é o caso das Secretarias de Estado da Saúde da Bahia, Ceará e de Minas Gerais, mas as análises realizadas tendem a concentrar-se em números globais, recortados quando muito por municípios.

(3)

escassas. A criação de registros integrados de saúde, possibilitada pelo uso de programas de linkage de dados que relacionam vários sistemas de informação em saúde, abre a perspectiva de abordagens e análises em um plano mais micro, com possibilidade de apontar estudos mais específicos e voltados para as práticas e ações desencadeadas ao nível das unidades de saúde.

Este trabalho objetivou a construção de um algoritmo para captura de internações hospitalares por condições sensíveis à atenção ambulatorial em um registro integrado de saúde, composto por população adscrita em duas Unidades de Saúde da Família, do município de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

2. MAteriAiseMétodos

Utilizou-se o editor de programas do software Stata SE 8.1 (Statacorp, 2003) para escrever um algoritmo de captura das internações hospitalares por Condições Sensíveis à Atenção Ambulatorial (CSAA), de acordo com a resolução SES/MG nº 1093, de 29 de dezembro de 2006 (Minas Gerais, 2006).

A geração das tabelas contendo a distribuição das CSAA se deu com base na variável “diag_pri”, que contém o código da Classificação Internacional de Doenças – 10ª revisão (CID-10) do diagnóstico primário de internação hospitalar, sendo parte do SIH-SUS (Sistema de Internações Hospitalares do Sistema Único de Saúde).

Para este estudo, o SIH-SUS foi relacionado ao SIAB-GIL (Sistema de In-formações da Atenção Básica – Gerenciador de InIn-formações Locais) por meio de linkage probabilístico de dados, utilizando o software RecLink III (Camargo & Coeli, 2006; 2007). Essa base de dados fez parte da pesquisa “Uso Integrado de Bases de Dados na Avaliação em Saúde” (financiamento CNPq, Projeto nº402031/2005-9, edital nº 049/2005), para a qual um registro ampliado de saúde foi construído com base em população adscrita a duas unidades de Saúde da Família, do município de Juiz de Fora, Minas Gerais. As bases de dados foram captadas após autorização da Secretaria de Saúde, Saneamento e Desenvolvimento Ambiental da Prefeitura de Juiz de Fora/MG e a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ).

O total de sujeitos adscritos às duas unidades básicas de saúde selecionadas – Santa Rita e Parque Guarani – é igual a 1.401 indivíduos, em um período de observação que foi de setembro de 2002, início da Estratégia de Saúde de Família nas regiões cadastradas, a dezembro de 2005.

O algoritmo desenvolvido foi, ainda, replicado no software estatístico SPSS 8.0.0 (1998), o que possibilitou uma análise de confiabilidade na captura das CSAA, tendo sido alcançado, em ambas as rotinas, o mesmo resultado.

(4)

C

3. resuLtAdos

O algoritmo desenvolvido encontra-se presente no Quadro 1. Tabela 1

Distribuição das Internações Hospitalares por Condições Sensíveis à Atenção Básica em População Adscrita a Duas Unidades de Saúde da Família, no Município de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Setembro/2002 a Dezembro/2005.

(5)

Quadro 1

Algoritmo para captura de internações hospitalares por condições sensíveis à atenção ambulatorial em um registro integrado de saúde

(6)

C

A Tabela 1 apresenta a distribuição das Internações Hospitalares por Con-dições Sensíveis à Atenção Ambulatorial. Das 223 internações capturadas pelo algoritmo, destacam-se as Pneumonias Bacterianas que representam 15,6% e 17,5% das CSAA, em homens e mulheres, respectivamente. Quando se trata das CSAA relacionadas à Saúde Mental, para os homens destacam-se, as inter-nações vinculadas à Dependência Química (10,1%), enquanto para as mulheres, as Psicoses representam 9,6% dessas internações.

Hipertensão arterial (4,6%, para homens, e 8,8%, para mulheres); Diabetes

Mellitus (5,5%, para homens, e 3,5%, para mulheres); Epilepsias (6,4%, para homens, e 4,4%, para mulheres); Infecção do rim e do trato urinário (2,8%, para homens, e 9,7%, para mulheres); Infecção do tecido cutâneo (3,7%, para homens, e 2,6%, para mulheres); e Insuficiência cardíaca (5,5%, para homens, e 8,8%, para mulheres) são as demais CSAA que merecem nota na captura realizada pelo algoritmo.

4. considerAçõesFinAis

As CSAA podem ser quantificadas em grandes bases de dados e utilizadas para a avaliação em saúde desde que sejam construídas rotinas computacionais para auxiliar na sua captura.

Existe, entretanto, uma considerável variabilidade dos diagnósticos presentes nas listas de CSAA na literatura (Caminal et al., 2001). A seleção das causas de internação consideradas como CSAA é uma das partes mais relevantes para garantir a validade e representatividade do indicador. Essa seleção deve, sempre que possível, levar em consideração as políticas de atenção básica e de admissão hospitalar, a prevalência das doenças e o comportamento de procura aos serviços de saúde.

Na literatura internacional, essas causas apresentam certa variação, decor-rente da necessidade de se realizar adaptações neste indicador na dependência do contexto em que ele é analisado. Na época em que este algoritmo foi desen-volvido, a lista brasileira de CSAA atualmente já disponível (Brasil, 2008) ainda encontrava-se em processo de elaboração e consulta pública, optando-se pelo emprego das CSAA presentes na resolução da SES/MG, que compreendem as condições que vêm sendo utilizadas pelos gestores do Estado para o monito-ramento da atenção básica.

A construção de algoritmos para realização de rotinas computacionais em

softwares estatísticos comumente utilizados na área de saúde pública pode auxiliar na execução de tarefas analíticas e devem formar bibliotecas de dados para que possam ser utilizados por um grande número de pesquisadores na área. Dessa forma, pretende-se ampliar o presente trabalho com a construção de um novo algoritmo, agora dedicado a incorporar as CSAA presentes na lista brasileira.

(7)

R

e f e R ê n C i a S

ALFrAdique, M. e. Sistema de Monitoria das Internações Hospitalares por Condições

sensíveis à Atenção Ambulatorial da Secretaria de Estado da Saúde do Ceará. [Belo Hori-zonte: s. n.], 2000.

biLLings, J.; zeiteL, L.; LuKoMniK, J.; cArey, t. s.; bLAnK, A. e.; newMAn,

L. Impact of socioeconomic status on hospital use in New York City. Health

Affairs. v. 12, n. 1, p. 162 – 173, 1993.

bindMAn, A. b.; gruMbAch, K.; osMond, d.; KoMAroMy, M.; vrAnizAn, K.;

Lurie, n.; biLLings, J.; stewArt, A. Preventable hospitalizations and access to

health care. JAMA. v. 274, n. 4, p. 305 – 311, 1995.

brAsiL. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Portaria SAS nº

221/2008, de 17 de abril de 2008. Dispõe sobre a Lista Brasileira de Inter-nações por Condições Sensíveis à Atenção Primária. Brasília: Ministério da Saúde, 2008.

brito, d. P.; MotA, M. L. M. Internações por condições sensíveis á atenção

ambulato-rial, no estado da Bahia, no ano de 2004. 2005. 35p. Monografia (Especialização em Economia na Gestão dos Sistemas de Saúde) - Instituto Saúde Coletiva. UFBA, Salvador.

cAMArgoJr., K. r.; coeLi, c. M. RecLink 3: nova versão do programa que

implementa a técnica de associação probabilística de registros (probabilistic record linkage). Cadernos Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 399 – 404, 2006. ______. RecLink III. Disponível em: <http://paginas.terra.com.br/educacao/ kencamargo/RecLink.html>. Acesso em: 20 nov. 2008.

cAMinAL, h. J.; MAtutAno, c. c. La evaluación de la atención primaria y las

hospitalizaciones por ambulatory care sensitive conditions. Marco conceptual.

Atención Primaria. v. 31, n. 1, p. 61 – 65, 2003.

cAMinAL, J.; Mundet, x.; Ponsà, J. A.; sánchez, e.; cAsAnovA, c. Las

hospitalizaciones por ambulatory care sensitive conditions: selección del listado de códigos de diagnóstico válidos para España. Gaceta Sanitaria. v. 15, n. 2, p. 128 – 141, 2001.

cAsAnovA, c.; coLoMer, c.; stArFieLd, b. Pediatric hospitalization due to

ambulatory care-sensitive conditions in Valencia (Spain). International Journal for

(8)

C

FundAção João Pinheiro. Centro de Estudos Econômicos e Sociais. Atenção

Básica à Saúde em Minas Gerais: desigualdades na distribuição de recursos financeiros e na prestação de serviços básicos após a introdução do Piso de Atenção Básica (PAB) – Belo Horizonte. Belo Horizonte, 2003. 151p.

LAditKA, J. n.; LAditKA, s. b.; Probst, J. c. More may be better: evidence

of a negative relationship between physician supply and hospitalization for ambulatory care sensitive conditions. Health Services Research. v. 40, n. 4, p. 1148 – 1166, 2005.

MinAs gerAis. Secretaria de Estado da Saúde. Resolução SES/MG nº 1093,

de 29/12/2006. Estabelece condições que compõem o indicador Internações Sensíveis à Atenção Ambulatorial. Minas Gerais, 2006.

oLiveirA, A. c.; siMões, r. F.; AndrAde, M. v. A relação entre a Atenção

Primária à Saúde e as internações por condições sensíveis à atenção ambulato-rial nos municípios mineiros. ANPEC - Associação Nacional dos Centros de Pós-graduação em Economia. XXXV Encontro Nacional de Economia, Re-cife, Anais... 2007. Disponível em: <http://www.anpec.org.br/encontro2007/

artigos/A07A048.pdf>. Acesso em: 22 dez. 2008.

PAPPAs, g.; hAdden, w. c.; KozAK, L. J.; Fisher, g. F. Potentially avoidable

hospitalization: inequalities in rates between US socioeconomic groups.

American Journal of Public Health. v. 87, n. 5, p. 811 – 816, 1997.

stArFieLd, b. Avaliação de programas e sistemas de atenção primária: um enfoque da

população. Belo Horizonte: Fundação Ezequiel Dias. Escola de Saúde de Minas Gerais, 1998. Mimeo.

stAtAcorP. Stata Statistical Software: Release SE 8.1. College Station, TX: Stata

Corporation, 2003.

SPSS incorPorAtion. SPSS for Windows. Statistical package for social sciences.

Release 8.0.0. Chicago: SPSS Inc,1998.

wong, L. r.; PerPetuo, i. h. o.; berenstein, c. K. Atenção hospitalar por

condições sensíveis à atenção ambulatorial (CSAA) no contexto de mudanças no padrão etário da população brasileira. XII Seminário sobre a Economia Mineira, Diamantina, 2006. Anais... Disponível em: <http://www.cedeplar. ufmg.br/seminarios/seminario_diamantina/2006/D06A043.pdf>. Acesso em: 22 dez. 2008.

Recebido em: 29/01/2009 Aprovado em: 19/02/2009

Referências

Documentos relacionados

Com toda a informação ligada através dos indicadores dos níveis estratégico e operacional, é possível medir o desempenho de ambos os níveis, disponibilizando uma visão

De acordo com Beni (2003), o turismo ecológico é a denominação dada ao deslocamento de pessoas para áreas naturais, moti- vadas pelo desejo de fruição da natureza, com

Em relação a uma Neurolinguística comprometida com o estudo de processos de significação, em sujeitos cérebro-lesados (COUDRY, 1986), essa AD fornece motivação teórica para que

Em suma, de um modo geral, no nosso estudo a perceção dos participantes face ao compromisso organizacional aumenta, aumentando igualmente a avaliação que fazem da sua

“Consumimos como ritual de participação (mesmo que puramente psicológica) em grupos aos quais desejamos pertencer e para nos diferenciar de outros, com os quais

1.1 Para efeito de execução de procedimentos de atenuação de ruído as aeronaves consideradas ruidosas são aquelas que não atendem aos limites estabelecidos no capitulo 3 do Anexo 16

A instalação do dispositivo na linha é feita através de bastões de linha viva tradicionais, de fácil manuseio e sem a necessidade de qualquer intervenção do instalador para o

Geridos centralmente pelo Kaspersky Security Center Consola administrativa Protecção Anti-malware Controlo de endpoints Encriptação Gestão de sistemas Gestão e segura- nça