• Nenhum resultado encontrado

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

(2)

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Em 1970, um grupo de publicitários instalou em São Paulo a Faculdade de Comunicação Social Anhembi. Um ano mais tarde, outro grupo, formado por engenheiros e arquitetos, fundou a Faculdade de Turismo do Morumbi, com o primeiro curso superior de Turismo no Brasil a formar graduados na área. Em 1982, as duas instituições se uniram e surgiu a Faculdade Anhembi Morumbi, oferecendo os cursos de Comunicação Social, Turismo, Secretariado Executivo Bilíngue e Administração.

Na década de 90 foram lançados cursos superiores inéditos no Brasil: Negócios da Moda; Pedagogia, com habilitações em Tecnologia Educacional e Desenvolvimento na Empresa; Farmácia, com ênfase em Cosmetologia; Design Digital, entre outros. Em 1997, a Instituição se credenciou como Universidade. No ano seguinte, fundou o Campus Centro, no prédio que abrigava a fábrica da São Paulo Alpargatas no bairro do Brás, um marco da industrialização do Estado. O novo campus abrigou vários cursos da instituição, e expandindo a área de saúde com a criação dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Medicina Veterinária e Quiropraxia. Em 1999 tiveram início vários cursos sequenciais, que ofereciam diploma de Formação Específica em dois anos.

Em 2001 foi implantada a Graduação Modulada, inspirada no modelo americano dos community colleges, formando o estudante em dois anos e fornecendo um certificado de nível superior em período intermediário à conclusão do curso de graduação, antecipando assim seu ingresso no mercado profissional. No mesmo ano a Universidade instalou o programa de mestrado em Hospitalidade, inédito no País e recomendado pela Capes, implementado no ano seguinte. Ainda em 2001, foi criado o curso de Aviação Civil, primeiro na área e único em São Paulo. Em 2002 inaugurou o Campus Morumbi que abriga os cursos nas áreas de design e moda, e o Campus Vale do Anhangabaú, que passou a sediar o novo curso de Direito, entre outros da área de Negócios. Em 2005 foi criado o curso de Cinema e implantado o mestrado em Design. Em 2006 foi a vez do mestrado em Comunicação.

Em 2005, depois de ampliar sua gama de cursos com muita criatividade, a Universidade Anhembi Morumbi passa a pertencer à Rede Internacional de Universidades Laureate - a maior e mais importante rede de universidades do mundo. Os estudantes da Anhembi Morumbi passaram a ter oportunidade de formação e atuação mundial, por meio de programas exclusivos de intercâmbios para complemento da matriz curricular, múltipla diplomação, estágio internacional, entre outros.

Em 2013 teve foi aprovado o doutorado em Hospitalidade, em 2014 os cursos de doutorado em Comunicação e em Design, e em 2015 o mestrado profissional em Alimentos e Bebidas.

A Anhembi Morumbi tem como missão: “Prover educação de alta qualidade, formando líderes e profissionais capazes de responder às demandas do mundo globalizado e contribuir para o progresso social e ambiental com espírito empreendedor e valores éticos”.

A visão da Universidade é: “Consolidar nossa posição de liderança no Ensino Superior em todas as áreas de conhecimento em que atuamos, formando o maior número de profissionais diferenciados, por meio da excelência acadêmica, inovação e internacionalidade”.

Nossos valores estão baseados em: Paixão, Respeito à Diversidade, Trabalho em Equipe, Inovação, Foco em Resultado, Responsabilidade Corporativa, Compromisso Social, Ética e Transparência.

A Anhembi Morumbi atende atualmente mais de 44 mil estudantes, distribuídos nos cursos de graduação, superiores de curta duração e pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

(3)

3 SOBRE O CURSO

Durante a última década, o uso da medicina complementar e alternativa tem aumentado consideravelmente, não somente em países em desenvolvimento, onde muitas vezes é a única possibilidade de cuidados em saúde, mas também em países desenvolvidos. Apesar de amplamente utilizada pela população no Brasil, não são conhecidos números exatos de sua prática, porém em países desenvolvidos como Canadá, França e Alemanha aproximadamente 50% da população já utilizou serviços médicos complementares, ao qual inclui-se a Quiropraxia.

A Organização Mundial de Saúde estimula o uso dessas práticas – dentre essas, a Quiropraxia – nos sistemas de saúde de forma integrada à medicina alopática, preconizando o desenvolvimento de políticas que obedeçam a requisitos de segurança, eficácia, qualidade, uso racional e acesso.

Em 1999, a Universidade Anhembi Morumbi, buscando responder este anseio da população formalizou a proposta de graduação na área de Quiropraxia, através do contato feito com algumas Universidades Norte-Americanas. A exemplo do que ocorre no cenário internacional, no Brasil também vem ocorrendo a busca pela padronização da qualidade de ensino nesta área, e o primeiro passo foi dado neste sentido, quando foi formalizada, por meio de protocolo, a proposta da Universidade Anhembi Morumbi para a Lei de Diretrizes e Bases para ensino em Quiropraxia, em setembro de 2001.

Sendo a Quiropraxia uma profissão de origem norte americana, para que este projeto fosse concluído, desde o início, contamos com o apoio didático e pedagógico de instituições internacionais e posteriormente um acordo formal foi firmado com 4 instituições norte americanas; a saber: Southern California University of Health Sciences, National University of Health Sciences, Western States Chiropractic College, Northwestern College of Chiropractic.

Este convenio proporcionou, um intercâmbio profissional fundamental paras as bases que constituem o curso de Quiropraxia da Anhembi Morumbi.

Salienta-se que esta parceria foi muito além da criação de material didático e pedagógico, pois no período vigente da parceria ocorreram intercâmbios com professores norte americanos e brasileiros, promovendo assim uma completa adaptação e adequação do modelo norte americano às necessidades educacionais brasileiras.

O curso conta ainda, desde 2015, com o reinaugurado centro acadêmico de Quiropraxia que tem a missão de gerir e perpetuar nossos clubes de estudos, que visam aprimorar o aprendizado do aluno reforçando o conteúdo desenvolvido em sala de aula, organizar seminários gratuitos para os alunos do curso, regularmente convidando pessoas do mercado de trabalho para dividir conosco suas experiências de sucesso e estratégias para montar o próprio negócio.

Com foco na internacionalidade, temos parceria com o Real Centro Universitário Escorial Maria Cristina, na Espanha, onde nossos alunos podem realizar sua Extensão Internacional em Quiropraxia, e com isso abrir seus horizontes profissionais.

Para acompanhar o crescimento, atualização e adaptação cultural e institucional, o curso de Quiropraxia passou por adaptações curriculares desde a sua concepção no ano 2000, sendo nossa última versão a de 2018, totalmente focada na interdisciplinaridade, com ênfase na prevenção e promoção da saúde, utilizando uma nova metodologia educacional, cujo objetivo é formar um profissional capaz de buscar a informação continuadamente, atuar de forma interdisciplinar norteado pelos valores morais e éticos, exercendo sua profissão consciente de seus limites, técnica- cientificamente comprometido, socialmente responsável e economicamente viável.

(4)

4 OBJETIVO GERAL DO CURSO

Formar profissionais para atuar clinicamente, com visão ampliada do processo de saúde, aplicando técnicas de tratamento e diagnostico Quiroprático com segurança, atendendo de maneira eficaz os pacientes de acordo com as melhores estratégias clínicas disponíveis.

PÚBLICO ALVO

O curso se destina a pessoas interessadas a desenvolver, ampliar ou formalizar competências e habilidades na área do curso. O mercado tem se comportado de maneira positiva na absorção de egressos do curso, que podem ocupar posições de trabalho nos setores público e privado, com ênfase nas áreas de esportes, saúde do trabalhador, clinicas particulares e consultórios. Buscamos em especial candidatos que tenham um perfil empreendedor e que tenham como objetivo gerar o próprio negócio não só no Brasil, mas no continente sul americano.

Ao fim da formação, o estudante deverá ter desenvolvido as seguintes competências/habilidades:

Avaliação Quiroprática

Entrevistar o paciente, colhendo as informações verbais e não-verbais que contribuam para o entendimento e direcionamento da sua apresentação clínica.

Realizar um exame físico geral utilizando o raciocínio e a conduta pertinente para a obtenção de uma hipótese diagnóstica e exclusão de diagnósticos diferenciais.

Realizar um exame físico específico utilizando o raciocínio e a conduta pertinente para a obtenção de uma hipótese diagnóstica e exclusão de diagnósticos diferenciais.

Realizar um exame físico quiroprático utilizando o raciocínio e a conduta pertinente para a obtenção de uma hipótese diagnóstica e exclusão de diagnósticos diferenciais.

Analisar os achados dos exames de imagem simples, especiais e exames laboratoriais correlacionando-os com as informações clínicas colhidas.

Sintetizar as informações colhidas na avaliação criando um diagnóstico quiroprático.

Traçar um plano de tratamento contemplando a conduta e prognóstico específico para a condição apresentada pelo paciente.

Intervenção Quiroprática

Corrigir o complexo de subluxação vertebral e/ou mau posicionamento articular restaurando a homeostase corporal por meio do ajuste quiroprático.

Reconhecer as técnicas quiropráticas aplicando-as quando necessário para o tratamento do paciente.

Explicar a natureza e implicações de todos os procedimentos destacando os princípios que norteiam a prática clínica.

Realizar uma reavaliação utilizando as informações prévias de história e progresso de tratamento a fim de verificar a evolução e prognóstico do paciente.

Registrar os dados substanciais construindo uma hipótese diagnóstica, proposta e conduta terapêutica adequada, a fim de garantir a segurança pessoal do profissional e do paciente.

(5)

5 Compromisso Social

Citar a necessidade de hábitos de vida saudáveis orientando sobre seu papel na manutenção, prevenção e promoção em saúde.

Assumir um papel como profissional da área da saúde desempenhando as ações de prevenção, proteção e qualidade de vida na sua individualidade e no meio coletivo.

Relacionamento e Comunicação

Comunicar-se de modo verbal ou não verbal interagindo com a população geral de maneira clara e efetiva.

Comunicar-se de maneira clara e efetiva interagindo com pacientes, acompanhantes e/ou familiares.

Comunicar-se de maneira clara e efetiva interagindo com colegas ou outros profissionais de cuidado a saúde.

Administrar a força de trabalho, os recursos físicos e materiais e de informação gerenciando- os para garantir o empreendedorismo e a gestão.

Produção de Conhecimento

Buscar conhecimentos básicos específicos da área de atuação aperfeiçoando constantemente a prática clínica.

Aprimorar os conhecimentos técnicos básicos e avançados atualizando-os com dados científicos, tecnologias e recursos.

Gestão e Liderança

Garantir a qualidade do serviço prestado prevendo respostas, pesando riscos e benefícios, reduzindo perdas e determinando intervenções, quando necessárias.

Liderar de modo efetivo e eficaz envolvendo compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento.

DISCIPLINAS E EMENTÁRIO

APARELHO LOCOMOTOR

Aborda o desenvolvimento intrauterino do aparelho locomotor, a estrutura macro e microscópica e a função dos órgãos que o compõem e promove uma linha de raciocínio para o entendimento de possíveis alterações da homeostasia deste aparelho. Apresenta técnicas de anatomia palpatória do tronco e extremidades com enfoque em Quiropraxia

BIOESTATÍSTICA E EPIDEMIOLOGIA

Enfoca a compreensão dos fatores inerentes às populações específicas e associações entre a doença, o suposto fator e a população em observação. Abrange o conhecimento dos conceitos da pesquisa epidemiológica e da bioestatística e trabalha na realização de análises de eficácia e efetividade das intervenções, bem como as correlações dos fatores estudados e a tomada de decisões clínicas.

(6)

6 BIOMECÂNICA E CINESIOLOGIA

Aborda o estudo do movimento humano desde os fundamentos até a análise mecânica quantitativa e qualitativa dos movimentos de um organismo sadio. Discute os mecanismos das lesões musculoesqueléticas com ênfase no estudo dos princípios biomecânicos da coluna vertebral e cintura pélvica através da análise da anatomia e fisiologia articular aplicada a prática da Quiropraxia.

CLÍNICA INTEGRADA

Aborda o contato inicial com a prática profissional, revisa a avaliação, diagnóstico quiroprático e tratamento específico das disfunções da coluna vertebral e esqueleto apendicular, seguidas de interações patológicas viscerais associadas às disfunções musculoesqueléticas. Enfoca ainda nos ciclos de vida humana e suas peculiaridades físicas naturais ou não e como a Quiropraxia atua nessas populações.

DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL

Apresenta as transformações do ser humano e das relações de trabalho nas diferentes configurações geográficas e na evolução tecnológica e discute o ser humano no mercado de trabalho sob a perspectiva da cidadania e sustentabilidade.

DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL EM QUIROPRAXIA

A disciplina aborda os principais diagnósticos diferenciais relacionados à prática clínica do quiropraxista por meio do treinamento do discente à integração de sinais e sintomas clínicos provenientes da anamnese, exames físicos e complementares, desenvolvendo assim o raciocínio clínico, hipóteses diagnósticas compatíveis e a diferenciação destas, tendo em vista a conduta quiroprática.

EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE

A importância da comunicação nas ações de controle social como forma de qualificar e tornar mais eficaz o trabalho dos profissionais em saúde. As formas de comunicação, os canais de comunicação, a relevância de uma escolha contextualizada e seu impacto na mensagem emitida. A relação entre a mídia, o avanço das tecnologias e a comunicação. A comunicação e a promoção à saúde e autocuidado.

ESTÁGIO ELETIVO I

Reforça a aplicação prática dos conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo do curso, em clínicas de profissionais já formados. Promove o desenvolvimento da experiência terapêutica através da observação de pacientes reais e cotidiano clínico, estimula o aperfeiçoamento profissional por meio de cursos, palestras e atividades extraclasses específicos em quiropraxia.

ESTÁGIO ELETIVO II

Reforça a aplicação prática dos conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo do curso, em clínicas de profissionais já formados. Promove o desenvolvimento da experiência terapêutica através da observação de pacientes reais e cotidiano clínico, estimula o aperfeiçoamento profissional por meio de cursos, palestras e atividades extraclasses específicos em quiropraxia.

(7)

7 ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

A disciplina aborda a aplicação prática dos conhecimentos e habilidades adquiridos durante os semestres anteriores, complementando a formação profissional. Desenvolve a experiência terapêutica através da avaliação de pacientes (história clínica e exame físico), programação e aplicação terapêutica sob supervisão do professor, bem como oportuniza a elaboração de pesquisa em quiropraxia.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

A disciplina reforça a aplicação prática dos conhecimentos e habilidades adquiridos durante os semestres anteriores, complementando a formação profissional. Desenvolve a experiência terapêutica através da avaliação de pacientes (história clínica e exame físico), programação e aplicação terapêutica sob supervisão do professor, bem como oportuniza a elaboração de pesquisa em quiropraxia.

ESTIDO DE VIDA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Discute Estilo de Vida, Saúde e Meio Ambiente como objetos complexos. Trata a diversidade cultural, étnico-racial com ênfase nos afrodescendentes e alteridade nas sociedades complexas e suas repercussões no estilo de vida, bem-estar, beleza, funcionalidade, corporeidade, qualidade de vida, saúde e meio ambiente.

ESTRUTURA E FUNÇÃO HUMANA

Aborda os aspectos da estrutura dos órgãos que compõem o corpo humano, integrando o conhecimento da estrutura e do funcionamento do organismo normal, as variações anatômicas e as relações tridimensionais. Estuda os órgãos do aparelho locomotor, nervoso, circulatório, respiratório, digestório, urinário, genital feminino, genital masculino, bem como os tecidos fundamentais.

ÉTICA E PROFISSIONALISMO

A disciplina apresenta as ferramentas que sustentam a ética na prática profissional contextualizando a observação em campo, da aplicação das mesmas. Aborda temas relacionados à Bioética na promoção, proteção e recuperação da saúde, dando ênfase na relação entre os documentos normativos que sustentam o tema e os dilemas da vida real.

FISIOPATOLOGIA DO COMPLEXO DE SUBLUXAÇÃO VERTEBRAL

Aborda a coluna vertebral em seus aspectos anatômicos, neurológicos, fisiopatológicos relacionados ao Complexo de Subluxação Vertebral, bem como critérios diagnósticos utilizados na prática clínica.

Promove ainda uma linha de raciocínio para o entendimento de possíveis alterações da homeostasia decorrentes da Subluxação Vetebral.

FUNDAMENTOS DA NUTRIÇÃO

Aborda os conceitos de alimentação e nutrição, definindo a importância da Nutrição na determinação da saúde dos indivíduos e populações. Enfoca os nutrientes, os alimentos e suas necessidades, bem como as consequências das carências e dos excessos nutricionais, visando a promoção, prevenção e/ou recuperação da saúde, por meio de uma alimentação saudável.

(8)

8 FUNDAMENTOS DA PRÁTICA CLINICA BASEADA EM EVIDENCIAS

Disciplina aborda os subsídios necessários para à aquisição e compreensão de conhecimentos das principais doenças musculoesqueléticas na prática clínica Quiroprática, relacionando-a com sua fisiopatologia. Discute sobre as melhores práticas em Quiropraxia, baseada na literatura disponível.

Aborda também conceitos sobre segurança na prática clínica sugerindo possíveis protocolos clínicos .

GESTÃO DE CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS

Discute temas de gestão em saúde relacionados ao planejamento de uma unidade de negócios, enfatizando a necessidade do empreendedorismo nesta área. Abrange a evolução das Teorias de Administração, bem como uma visão das transformações ocorridas nas organizações e o papel do administrador ao longo do tempo, com uma reflexão crítica a respeito dos modelos gerenciais no contexto da saúde.

IMAGENOLOGIA I

A disciplina aborda a introdução das técnicas radiológicas dos exames de imagem simples e avançados, explora desde a revisão anatômica aplicada a imagenologia clínica até variantes, anomalias e mensurações da coluna vertebral essenciais para a prática em quiropraxia.

IMAGENOLOGIA II

A disciplina aborda a aplicação dos exames de imagem simples e avançados no manejo das doenças degenerativas e doenças sistêmicas com manifestações na coluna vertebrais essenciais para a prática em quiropraxia. A disciplina aborda também a elaboração das solicitações dos exames de imagem.

IMAGENOLOGIA III

A disciplina aborda a aplicação dos exames de imagem simples e avançados voltados para a interpretação de traumas e fraturas da coluna vertebral. A disciplina aborda também a interpretação dos exames simples e avançados na avaliação das extremidades voltada para a prática em quiropraxia.

INTERAÇÃO CLÍNICO PATOLÓGICA

A disciplina aborda o conceito de saúde e doença, estimula o aluno a compreender as respostas celulares frente às agressões, o processo inflamatório, reparativo, neoplásico e as alterações hemodinâmicas. Aborda as doenças mais prevalentes na população, suas manifestações clínicas e laboratoriais, etiologia, patogenia, prognóstico e os princípios terapêuticos, promovendo o raciocínio clínico, o estabelecimento de hipótese diagnóstica e tratamento adequado.

MECANISMOS DE AGRESSÃO E DEFESA

Aborda o aprendizado dos mecanismos de virulência dos organismos patogênicos (bactérias, fungos, vírus e parasitos) e sua interação com o sistema imune na manutenção da saúde e no processo de doença. Enfoca aspectos básicos e aplicados da Imunologia, Microbiologia e Parasitologia.

(9)

9 METODOLOGIA CIENTÍFICA

A disciplina estuda as diferentes formas de conhecimento e seus métodos. Aborda o uso da metodologia científica para a informação, organização, pesquisa, sua operacionalização e apresentação de resultados científicos.

PRINCIPIOS DA QUIROPRAXIA

A disciplina apresenta aspectos importantes sobre a quiropraxia desde sua história, associando conceitos e aspectos filosóficos e personagens que marcaram fatos históricos. Aborda diversas atuações do quiropraxista como quiropraxia no trabalho, esporte, negócios em quiropraxia e na política.

PROCESSOS BIOLÓGICOS

Aborda a organização, estrutura e função dos seres vivos com ênfase nos componentes celulares e moleculares, discutindo a dinâmica das principais vias metabólicas e a transmissão das informações genéticas.

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO SAÚDE COMUNIDADE

Promove o conhecimento de diferentes áreas de atenção em saúde e bem-estar e o aprendizado em grupos interprofissionais, contribuindo para a formação integral do estudante. Permite a integração teórico-prática na promoção de saúde, prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida a partir da prática colaborativa em instituições e comunidades.

QUIROPRAXIA APLICADA A COLUNA CERVICAL

A disciplina aborda aspectos importantes sobre a coluna cervical, incluindo revisão de anatomia e anatomia palpatória, técnicas de palpação articular e exame físico incluindo testes ortopédicos e neurológicos. A disciplina enfoca o tratamento através de técnicas específicas em Quiropraxia, como a utilização das manobras de manipulação articular.

QUIROPRAXIA APLICADA A COLUNA LOMBAR E PELVE

A disciplina aborda a propedêutica, exame físico geral e específico, avaliação quiroprática e tratamento da coluna lombar e pelve. Explora a revisão anatômica, anatomia topográfica e palpatória, técnicas de palpação estática e dinâmica e exame físico da coluna lombar, pelve e sacro. Inclui a aprendizagem através de técnicas em Quiropraxia como ajustes articulares, técnicas miofasciais e orientações.

.

QUIROPRAXIA APLICADA A COLUNA TORÁCICA

A disciplina aborda aspectos importantes sobre a coluna torácica e tórax, incluindo revisão anatômica e de anatomia palpatória, técnicas de palpação articular, realização de exame físico incluindo testes ortopédicos e neurológicos. Aborda a terapêutica da região, através das técnicas específicas em Quiropraxia como a utilização das manobras de manipulação articular.

QUIROPRAXIA APLICADA AS EXTREMIDADES

A disciplina aborda a propedêutica, exame físico e específico, avaliação quiroprática e tratamento das extremidades. Explora a revisão anatômica, anatomia topográfica e palpatória, palpação estática e

(10)

10 dinâmica e exame físico do quadril, joelho, tornozelo, pé, ombro, cotovelo, punho e mão. Inclui o tratamento, por técnicas quiropráticas, como ajustes articulares, técnicas miofasciais e orientações.

SAÚDE COLETIVA

Enfoca o sistema de saúde do Brasil, a partir de uma visão histórica. Compreensão crítica dos programas de atenção básica de saúde, sob um enfoque teórico /prático. Concentra a atenção sobre a promoção, prevenção e controle de doenças e principais agravos à saúde na coletividade.

SISTEMA NERVOSO

Aborda o desenvolvimento intrauterino do sistema nervoso, a estrutura e função dos componentes das partes central e periférica e promove uma linha de raciocínio para o entendimento de possíveis alterações da homeostasia deste sistema.

TÉCNICAS ESPECIAIS E COMPLEMENTARES EM QUIROPRAXIA

Aborda a aplicação de técnicas especiais utilizadas na Quiropraxia por meio da fundamentação histórica e clínica, análise do quadro do clinico, exames de imagem, diagnóstico e terapêutica apropriada.

TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA BÁSICA

Aborda os conceitos básicos de farmacocinética (absorção, distribuição, metabolismo e excreção de drogas) e farmacodinâmica (local de ação dos fármacos), relacionados com a biodisponibilidade do medicamento, sua posologia e interações medicamentosas.

MODELO DE NEGÓCIOS EM QUIROPRAXIA

Engloba a orientação sobre quais são as possibilidades de negócios em Quiropraxia, como montar um plano de negócios para um consultório de Quiropraxia, montar a ficha de avaliação e realizar uma avaliação eficaz, como proceder no primeiro retorno do cliente, explicar a Quiropraxia e vender o cuidado quiroprático, aprender a fazer o marketing interno do consultório e se comunicar com as pessoas.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Atividades práticas e/ou teóricas, relacionadas ao contexto do curso que contribuem na formação profissional mais ampla do aluno, envolvendo alternativa ou simultaneamente, produção, pesquisa, intercâmbio, visitas técnicas, participação em eventos e outras consideradas próprias ao curso.

OPTATIVA

FREQUÊNCIA

A avaliação do desempenho escolar, além do aproveitamento, abrange aspectos de frequência. A Instituição adota como critério para aprovação a frequência mínima de 75% da carga horária total da

(11)

11 disciplina. O estudante que ultrapassar esse limite está automaticamente reprovado na disciplina. Nas disciplinas e cursos a distância a frequência é apurada a partir da completude das atividades propostas no ambiente de aprendizagem e seguem o mesmo critério para aprovação.

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Você, estudante, é parte integrante da comunidade acadêmica da Universidade Anhembi Morumbi e pode desfrutar de toda a infraestrutura que a Universidade oferece.

São diversos campi com instalações modernas, laboratórios de última geração, bibliotecas com acervo abundante, além de outros diferenciais.

Campus Mooca – Rua Dr. Almeida Lima, 1.134.

Campus Morumbi – Av. Roque Petroni Jr., 630

Campus Paulista – Av. Paulista, 2.000

 Campus Paulista 2 – Rua Treze de Maio, 1.266

 Campus Vale do Anhangabaú – Rua Líbero Badaró, 487

 Campus Vila Olímpia – Rua Casa do Ator, 275.

(12)

12

Referências

Documentos relacionados

LÍNGUA PORTUGUESA Eu Sem Você (  Paula Fernandes    )           Compositores: Paula Fernandes, Zezé Di Camargo

O material de trabalho não comporta riscos

Mapear as ações de enfermagem relatadas pelos profissionais, na estrutura de atividades e intervenções prioritárias da Classificação das Intervenções de Enfermagem

IX - contribuir para a integração das estratégias e ações de melhoria da qualidade regulatória da Anvisa a outros programas e políticas adotados pela Agência, pelo Ministério da

VII – Edital: ato que expressa comunicado, aviso ou divulgação oficial de decisão de caráter técnico ou administrativo em matéria de competência da Agência, para

Marcuse (1964) e Michel Foucault (1963; 1975) prosseguiram ao contestarem a intelecção instrumentalizante da razão moderna, denunciando, por tal facto, a alian- ça

Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas da Diversidade Biológica Vegetal, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em

Um fato importante para entender as lesões reabsortivas dentárias é que elas podem ocorrer em qualquer lugar da superfície dentária (HARVEY, 2004; DELAURIER, 2005; REITTER, 2012)