• Nenhum resultado encontrado

PAINÉIS Paneles. Painéis de Revestimento Paneles de Revestimiento. Painéis Estruturais Paneles Estructurales

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PAINÉIS Paneles. Painéis de Revestimento Paneles de Revestimiento. Painéis Estruturais Paneles Estructurales"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Celbi - Fábrica de Celulose de Leirosa - Figueira da Foz | 2008

www.farcimar.pt geral@farcimar.pt Tel.: (+351) 256 464 442

PAINÉIS

Paneles

Painéis de Revestimento

Paneles de Revestimiento

Painéis Estruturais

Paneles Estructurales

(2)

A FARCIMAR apresenta duas tipologias diferentes de painéis pré- fabricados de betão, os Painéis de Revestimento e os Painéis Estruturais, o que garante uma grande variedade de aplicações, estando assim preparada para responder aos mais diversos projetos.

Os Painéis de Revestimento não tendo normalmente qualquer função estrutural são vulgarmente utilizados na realização de fachadas quer de obras industriais, quer comerciais, ou mesmo de prédios residenciais, em substituição à tradicional alvenaria e a outras soluções, sendo já muito utilizados em Portugal fruto das suas inúmeras vantagens.

De salientar a grande versatilidade deste tipo de elementos que permite o seu uso não só no revestimento de fachadas, mas também no revestimento de tuneis e mesmo de passeios e coberturas.

Os Painéis Estruturais consistem num sistema de construção de paredes resistentes com cofragem integrada, constituído por dois painéis fi nos pré-fabricados de betão armado, separados por conectores em fi bra de vidro, sem condutibilidade térmica, entre os quais poderá ainda incorporar-se um painel de isolamento térmico.

Em obra é executada uma betonagem de solidarização de todos os elementos obtendo-se uma parede resistente. É um sistema que permite eliminar na totalidade as pontes térmicas.

São dois os tipos de Painéis de Revestimento que a Farcimar produz e comercializa, os Painéis simples em betão armado e os Painéis Sandwich com isolamento térmico incorporado.

Os painéis simples em betão armado poderão produzir-se com diferentes dimensões e espessuras porém as espessuras mais correntes são os 8, 10, 12, 15 e 20cm, dependendo das exigências do cliente / projeto base e das provenientes do dimensionamento estrutural específi co.

Os Painéis Sandwich com isolamento térmico incorporado poderão também produzir-se com diferentes dimensões e espessuras,

FARCIMAR presenta dos tipos diferentes de paneles prefabricados de hormigón, Paneles de Revestimiento y Paneles Estructurales, lo que asegura una amplia variedad de aplicaciones, está preparada para responder a los proyectos más diversos.

Los Paneles de Revestimiento por lo general no tienen ninguna función estructural y se utilizan comúnmente en la realización de fachadas de conjuntos industriales, o en edifi cios comerciales o residenciales, en sustitución del tradicional muro de ladrillo u otras soluciones; viene siendo una solución muy común en Portugal debido a sus innumerables ventajas.

Cabe destacar la gran versatilidad de este tipo de elementos que permiten su uso no sólo para revestimiento de fachadas, sino también en el revestimiento de túneles, como paseos e incluso cubiertas.

Los Paneles Estructurales consisten en un sistema de construcción de muros de carga con encofrado integral, formado por dos paneles fi nos prefabricados de hormigón armado, separados por conectores de fi bra de vidrio, sin conductividad térmica, pudiéndose incorporar entre ellos un panel para aislamiento térmico. En obra se realiza un hormigonado para juntar todos los elementos obteniendo así un muro resistente. Es un sistema que permite eliminar totalmente los puentes térmicos.

Hay dos tipos de Paneles de Revestimiento que produce y comerciliza Farcimar, los Paneles simples de hormigón armado y los Paneles Sandwich con aislamiento térmico incorporado.

Los Paneles Simples de hormigón armado pueden ser producidos con dimensiones y espesores distintos, siendo los espesores más comunes los de 8, 10, 12, 15 y 20cm, dependiendo de los requisitos del cliente / proyecto base y de los resultantes del dimensionado estructural específi co.

Los Paneles Sandwich con aislamiento térmico incorporado también pueden ser producidos con diferentes dimensiones y espesores, pero

PAINÉIS

PAINÉIS DE REVESTIMENTO

PANELES

PANELES DE REVESTIMIENTO

Data Center Nosi, Ilha de São Vicente - Cabo Verde | 2011 Estação de Campolide - Lisboa | 2010

(3)

porém neste caso além das exigências do cliente / projeto base e das provenientes do dimensionamento estrutural específi co deverão ainda atender-se as condições térmicas pretendidas para defi nir as espessuras fi nais dos painéis.

Neste caso e uma vez que o painel é constituído por um painel exterior e outro interior, ambos em betão armado a envolver um painel em material isolante (normalmente em poliestireno expandido) a espessura fi nal corresponde ao somatório das diferentes espessuras destas três “camadas”.

Uma das maiores vantagens da utilização de painéis prefabricados em betão em fachadas de edifícios quer estes sejam comerciais, industriais ou residenciais, reside na rapidez de execução. É um sistema que permite grande produtividade, consequentemente reduz os prazos de entrega da obra e otimiza os custos.

Por se tratar de um sistema totalmente industrializado, com emprego de tecnologia atualizada é possível assegurar precisão dimensional e regularidade de acabamento, possibilitando a aplicação de soluções funcionais, no que se refere a isolamento termo acústico e estanqueidade, garantindo excelente desempenho e durabilidade.

A qualidade e a durabilidade dos painéis proporcionam custos muito reduzidos de manutenção.

No dimensionamento e estudo dos painéis de revestimento são devidamente defi nidos os sistemas de fi xação a adotar de acordo com a estrutura da obra e as particulares exigências desta, sendo normalmente utilizados sistemas de ligação metálicos standard e devidamente homologados. Na defi nição dos sistemas de fi xação é ainda observada a necessária rapidez e facilidade na montagem e a garantia da segurança em todo o processo.

en este caso más allá de los requisitos del cliente / proyecto base y de los derivados del dimensionado estructural específi co, se deberán también cubrir determinadas condiciones térmicas a la hora de defi nir el espesor fi nal del panel elegido.

En este caso, y dado que el panel contiene un panel interior y otro exterior, ambos de hormigón armado cubriendo el panel de material aislante (normalmente poliestireno expandido) el espesor total corresponde a la suma de los distintos espesores de estas tres

“capas”.

Una de las mayores ventajas del uso de paneles prefabricados de hormigón en fachadas de edifi cios ya sean comerciales, industriales o residenciales, es la velocidad de ejecución. Es un sistema que permite una mayor productividad, reduciendo así los plazos de entrega y optimizando los costes.

Debido a que es un sistema completamente industrializado, usando la última tecnología, es posible asegurar precisión dimensional y exactitud en los acabados, lo que permite la aplicación de soluciones funcionales, en lo que se refi ere a aislamiento acústico y estanqueidad, asegurando un rendimiento excelente y durabilidad.

La calidad y durabilidad de los paneles proporcionan un coste reducido de mantenimiento.

En el dimensionado y estudio de los paneles de revestimiento se defi nen perfectamente los sistemas de fi jación a adoptar de acuerdo a la estructura de la obra y a las necesidades particulares de ésta, siendo generalmente utilizados sistemas estándar de unión metálica debidamente homologados. En la defi nición de los sistemas de fi jación se pone especial atención en la velocidad y facilidad de montaje y en garantizar la seguridad en todo el proceso.

Escola Internacional da Covilhã | 2008

(4)

PAINÉIS DE REVESTIMENTO

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

PANELES DE REVESTIMIENTO

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Betão

• Classe de resistência mínima – C25/30;

• Dimensão máxima do Inerte - 22mm;

• Classe de consistência do betão - S1;

• Classe do teor de cloretos - Cl 0.10 (Cl- < 0.10 % por massa de cimento);

• Classe de exposição – de acordo com as exigências regulamentares;

Aço

• Em varão e malha electrosoldada A500 NRSD e/ou A500 ER Recobrimento das armaduras – de acordo com a classe de exposição.

Isolamento térmico

Poliestireno expandido ou outro

Hormigón

• Resistencia mínima- C25/30;

• Dimensión máxima del árido - 22 mm;

• Tipo de consistencia del hormigón - S1;

• Proporción de cloruros - Cl 0,10 (Cl-<0,10% en peso de cemento);

• Clase de exposición – en conformidad con los requisitos legales;

Acero

• En redondos y mallas electrosoldadas A500 NRSD y/o A500 ER Recubrimento de armaduras – de acuerdo con la clase de exposición.

Aislamiento térmico Poliestireno expandido u otro

Painéis Simples Paneles Simples Painéis Sandwich Paineles Sandwich

Dimensões Dimensiones Máximo 3,00X12,00m

2

Máximo 3,00X12,00m

2

Espessuras Espesores 8, 10, 12, 15 e 20cm A partir de 17cm (7+3+7)

Peso médio Peso Medio De 190 a 480 kg/m

2

A partir de 340 kg/m

2

Espessura isolamento térmico Espesor de aislamiento - A partir de 3cm

Painéis de Revestimento Simples Painéis Sandwich com isolamento térmico incorporado

(5)

A Farcimar estudou e desenvolveu uma solução construtiva com recurso a painéis pré-fabricados de betão que permite de forma rápida e económica a execução de inúmeras obras de edifícios, surgindo assim os Painéis Estruturais que possibilitam a execução de paredes resistentes para infraestruturas e superestruturas, muros de suporte, caixas de escada e de elevadores, etc.

Consiste num sistema de construção de paredes resistentes com cofragem integrada, constituído por:

• Dois painéis em betão armado pré-fabricados;

• Conectores metálicos ou em fi bra de vidro sem condutibilidade térmica para ligar os dois painéis;

• Painel de isolamento térmico (aplicado apenas nas situações que se pretenda melhorar as características de isolamento térmico);

• Abertura entre os dois painéis gerado de acordo com o tamanho do reforço de betão a aplicar em obra.

Farcimar ha estudiado y desarrollado una solución constructiva con paneles prefabricados de hormigón que permite de forma rápida y económica la ejecución de numerosas obras de edifi cios, son los Paneles Estructurales, que permiten la ejecución de muros muy resistentes para infraestructuras y superestructuras, muros de carga, cajas de escaleras y de ascensores, etc.

Consiste en un sistema de construcción de muros de carga con encofrado integral que comprende:

• Dos paneles de hormigón armado prefabricado;

• Uniones metálicas o de fi bra de vidrio sin conductividad térmica para unir los dos paneles;

• Panel de aislamiento térmico (sólo se utiliza en situaciones en las que se pretende mejorar las condiciones de aislamiento térmico);

• Ranura generada entre los dos paneles de acuerdo con el tamaño de la armadura del hormigón especifi cada en la obra.

PAINÉIS ESTRUTURAIS PANELES ESTRUCTURALES

Moradia Unifamiliar em Várzea - Arouca | 2007 Secil - Porto de Leixões - Matosinhos | 2007

Ampliação das Instalações Produtivas da Farcimar

Z.I. da Farrapa - Arouca

| 2009

(6)

Com o aumento da produtividade e redução dos custos gerais da empreitada os Painéis Estruturais respondem perfeitamente à evolução dos projetos e do mercado, diferenciando-se pelos seguintes aspetos:

• A velocidade de aplicação;

• A qualidade do acabamento das faces e a precisão da montagem dos elementos pré-fabricados;

• A leveza dos painéis que podem atingir grandes dimensões;

• Continuidade dos elementos estruturais (seja entre elementos pré-fabricados ou mesmo com os betonados “in situ”);

• Flexibilidade de utilização: estruturais ou não estruturais, aplicados em zonas sísmicas, adaptabilidade às necessidades da obra, limites de propriedade, redução de escavação, espaços de ação reduzida;

• Redução de mão-de-obra necessária bem como de materiais;

• Amigo do Ambiente: redução de ruído, redução de resíduos de obra, etc;

• Segurança: elementos pré-fabricados com adequados acessórios de elevação que garantem um efi ciente e seguro manuseamento destes, quer em fábrica, quer no processo de carga, descarga e montagem em obra;

• Eliminação de pontes térmicas: se utilizado painel de isolamento térmico e conectores em fi bra de vidro sem condutibilidade térmica é possível obter um edifício com elevado conforto térmico.

O seu processo de fabrico envolve três etapas:

1. O primeiro painel é fabricado horizontalmente em mesa vibratória basculante com os conectores de ligação aplicados;

2. O segundo painel é fabricado também horizontalmente em mesa vibratória basculante;

3. Sobre este ainda com o betão fresco é aplicado o primeiro com algum tempo de cura e já virado fi cando em cura mantendo a distância entre os dois painéis.

Con el aumento de la productividad y la reducción de los costes totales del encargo, los Paneles Estructurales responden perfectamente a la evolución del proyecto y del mercado, diferenciándose por los siguientes aspectos:

• La velocidad de montaje;

• La calidad de los acabados de las superfi cies y la precisión de montaje de los elementos prefabricados;

• La ligereza de los paneles que pueden alcanzar grandes dimensiones;

• Continuidad de los elementos estructurales (ya sea a entre elementos prefabricados o incluso con los hormigonados “in situ”);

• Flexibilidad en el uso: estructural o no estructural, aplicables en zonas sísmicas, adaptabilidad a las necesidades de la obra, límites de propiedad, poco espacio de excavación, espacios reducidos de acción;

• Reducción de mano de obra necesaria y materiales;

• Respetuoso con el medio ambiente: reducción de ruido, de residuos de obra, etc;

• Seguridad: elementos prefabricados con accesorios para elevación adecuados para garantizar un manejo seguro y efi ciente, ya sea en fábrica, en el proceso de carga, descarga o montaje en obra;

• Eliminación de puentes térmicos: si se utilizan paneles de aislamiento térmico y uniones de fi bra de vidrio sin conductividad térmica es posible conseguir espacios con un comfort térmico elevado.

Su proceso de fabricación consta de tres fases:

1. El primer panel se fabrica horizontalmente en una mesa vibratoria basculante con los elementos de unión colocados;

2. El segundo panel se fabrica también horizontalmente sobre una mesa vibratoria basculante;

3. Sobre éste, con el hormigón aún fresco, se coloca el primero ya con un tiempo de fraguado y girado para fraguar manteniendo la distancia entre los dos paneles.

IC 23, Nó da Barrosa / Avenida da República

- Vila Nova de Gaia | 2006

(7)

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Betão

• Classe de resistência mínima – C25/30;

• Dimensão máxima do Inerte - 22mm;

• Classe de consistência do betão - S1;

• Classe do teor de cloretos - Cl 0.10 (Cl- < 0.10 % por massa de cimento);

• Classe de exposição – de acordo com as exigências regulamentares;

Aço

• Em varão e malha electrosoldada A500 NRSD e/ou A500 ER Recobrimento das armaduras – de acordo com a classe de exposição.

Isolamento térmico

• Poliestireno expandido ou outro

Hormigón

• Resistencia mínima- C25/30;

• Dimensión máxima del árido - 22 mm;

• Tipo de consistencia del hormigón - S1;

• Proporción de cloruros - Cl 0,10 (Cl-<0,10% en peso de cemento);

• Clase de exposición – en conformidad con los requisitos legales;

Acero

• En redondos y mallas electrosoldadas A500 NRSD y/o A500 ER Recubrimento de armaduras – de acuerdo con la clase de exposición.

Aislamiento térmico

• Poliestireno expandido u otro

Dimensões Dimensiones Até 3,00X6,00m

2

Espessura Total Espesor Total A partir de 30cm

Espessura isolamento térmico Espesor de aislamiento De 8cm a 16cm

Espessura da Abertura entre Painéis Espesor de cámara entre paneles 8cm

Peso médio Peso Medio A partir de 345 kg/m

2

PAINÉIS ESTRUTURAIS PANELES ESTRUCTURALES

Painéis Estruturais sem Isolamento Térmico Painéis Estruturais com Isolamento Térmico

(8)

Sendo a perfeição dos acabamentos e a uniformidade de cor aspetos de maior relevância nos painéis pré-fabricados de betão atendendo à sua utilização e consequente exposição que terão quando aplicados em obra, normalmente nas fachadas, as exigências relativas à qualidade fi nal dos elementos pré-fabricados é muito grande.

A estes produtos é exigido um maior rigor quer nas dimensões como nos acabamentos que podem tomar as mais variadas texturas e cores pois são enormes as possibilidades. A Farcimar além dos mais comuns painéis lisos e de cor cinza tem já experiência sufi ciente no fabrico de painéis em betão branco e de outras cores por via de adição de pigmentos inorgânicos na composição do betão, de painéis texturados e mesmos polidos e areados, pelo que o seu corpo técnico está preparada e disponível para estudar e testar qualquer novo desafi o a este nível.

O controlo de qualidade da Farcimar está presente em todo o processo de fabrico dos painéis pré-fabricados em betão, começando na correta seleção das matérias-primas, passando pelos ensaios de controlo do betão e outras inspeções intermédias, e manutenção dos diversos equipamentos e acessórios, até à inspeção fi nal do produto acabado, o que garante o cumprimento de todos os critérios de qualidade exigidos.

Siendo la perfección de los acabados y la uniformidad del color de los aspectos más relevantes en los paneles prefabricados de hormigón en cuanto a su uso y consiguiente exposición cuando estén montados, por lo general en las fachadas, los requisitos relativos a la calidad fi nal de los elementos prefabricados son muy elevados.

A estos productos se les exige una mayor precisión tanto en las dimensiones como en los acabados que pueden tener una amplia variedad de texturas y colores, las posibilidades son enormes. Farcimar, más allá de los paneles lisos y grises tan comunes, tiene sufi ciente experiencia tanto en la fabricación de paneles de hormigón blanco y de otros colores mediante la adición de pigmentos inorgánicos en la composición de hormigón, como de paneles con texturas, pulidos o arenosos, por todo ello su equipo técnico está listo y disponible para desarrollar y probar cualquier nuevo desafío a este nivel.

El control de calidad de Farcimar está presente en todo el proceso de fabricación de los paneles prefabricados de hormigón, comenzando por una acertada selección de materias primas, pasando por las ensayos de control del hormigón y otras inspecciones intermedias, el mantenimiento de los equipos y accesorios, hasta el control fi nal del producto terminado, lo que garantiza el cumplimiento de todos los criterios de calidad exigidos.

QUALIDADE CALIDAD

Ampliação das Instalações Produtivas da Farcimar Z.I. da Farrapa - Arouca | 2009

Eta de S.Jorge - Águas do Minho e Lima, S.A. - Arcos de Valdevez

| 2006/2007 A verifi cação para os Estados Limite é realizada utilizando software

de cálculo desenvolvido internamente, devidamente testado, sendo adotadas as combinações preconizadas na legislação em vigor.

As condicionantes de cálculo obedecem ao defi nido pelo cliente / projeto base e tomam em consideração a tipologia de utilização, mas da defi nição da secção de cada painel, são tidos em conta ainda aspetos como a capacidade de carga do equipamento usado para a montagem, capacidade dimensional do transporte rodoviário, os pontos de fi xação bem como as características térmicas pretendidas, por forma a garantir a exequibilidade do projeto nas suas diferentes fases, fabrico, transporte e montagem, sem prejudicar o resultado estético e funcional da obra.

La verifi cación de los Estados Límite es realizada con programas de cálculo desarrollados internamente, debidamente testados, y cumpliendo las combinaciones aconsejadas en la legislación en vigor.

Las condiciones de cálculo obedecen las pautas defi nidas por el proyecto/cliente teniendo en cuenta el tipo de uso, pero de la defi nición de la sección de cada panel, se tienen en cuenta otros aspectos como la capacidad de carga de los equipos utilizados para el montaje, la capacidad en cuanto a dimensiones del vehículo de transporte por carretera, los puntos de anclaje tanto como las características térmicas deseadas, para garantizar la viabilidad del proyecto en sus diferentes fases, fabricación, transporte y montaje, sin afectar a los resultados funcionales y estéticos de la obra

DIMENSIONAMENTO DIMENSIONADO

(9)

MONTAGEM MONTAJE

A Farcimar além da execução do projeto, fabrico e transporte poderá também assumir a montagem dos elementos pré-fabricados, acrescendo desta forma uma vantagem para os seus clientes.

O processo de aplicação em obra dos painéis pré-fabricados em betão sejam eles de revestimento ou estruturais, que como referido pode também ser assumido pela Farcimar, requer uma equipa reduzida e disciplinada constituída no máximo por três operários, uma auto-grua como meio de elevação dos painéis e dependendo da altura de trabalho poderá ser necessário o recurso a uma plataforma elevatória.

A montagem dos painéis pré-fabricados de betão compreende as seguintes etapas:

1. Preparação da base de apoio;

2. Colocação dos painéis;

3. Fixação definitiva dos painéis à estrutura (no caso dos painéis de revestimento), escoramento (no caso dos painéis estruturais);

4. Selagem das juntas;

5. Aplicação da armadura prevista em projeto e betonagem da abertura entre painéis (apenas nos painéis estruturais);

6. Tratamento das juntas;

7. Pinturas ou rebocos se previstos.

Farcimar, además de la ejecución del proyecto, la fabricación y el transporte también ofrece el servicio de montaje de los elementos prefabricados, lo que añade una ventaja para sus clientes.

El proceso de montaje en obra de los paneles prefabricados de hormigón, sean de revestimiento o estructurales, que como se ha mencionado anteriormente es ofrecido como un servicio por Farcimar, requiere un equipo reducido y disciplinado constituido por un máximo de tres trabajadores, una grúa como medio de elevación de los paneles, y en función de la altura de trabajo puede ser necesario recurrir a una plataforma elevadora.

El montaje de paneles prefabricados de hormigón comprende las siguientes fases:

1. Preparación de la base de apoyo;

2. Colocación de los paneles;

3. Fijación defi nitiva de los paneles a la estructura (en el caso de paneles de revestimiento), apuntalamiento (en el caso de paneles estructurales);

4. Sellado de juntas;

5. Colocación de armaduras previstas en el proyecto y hormigonado de las ranuras entre paneles (sólo en los paneles estructurales);

6. Tratamiento de juntas;

7. La pintura o revocos si fi gurasen.

Pormenores de montagem Pormenores de montagem

Habitação Unifamiliar da Pernouzela - Arouca | 2012 Pormenor de painel estrutural

(10)

LISTA DE OBRAS DE REFERÊNCIA- PAINÉIS Lista de las obras de referencia- Paneles

Cliente Obra Tipologia Superfície (m

2

) Ano

Farcimar, Lda Novas instalações produtivas da Farcimar - Z.I. da Farrapa

- Arouca Revestimento - Liso 700,00 m2 1998

Teixeira Duarte, S.A. Estação de Campolide - Lisboa Revestimento - Liso 2100,00 m2 1999

Construções Carlos Pinho, Lda Estádio Municipal de Arouca Revestimento - Liso 652,27 m2 2005

Bento Pedroso Construções, S.A. IC 23, Nó da Barrosa / Avenida da República - Vila Nova de

Gaia Revestimento - Liso 4284,47 m2 2006

MonteAdriano - Engenharia e Construção, S.A. Eta de S.Jorge - Águas do Minho e Lima, S.A. - Arcos de

Valdevez Revestimento - Liso 1518,28 m2 2006/07

Europa Ar-Lindo, S.A. Ferpinta - Indústria de tubos de aço - Carregosa - Oliveira

de Azeméis Revestimento - Liso 891,79 m2 2007

Farcimar, Lda Ampliação da Sede Social da Farcimar - Arouca Revestimento - Liso 63,00 m2 2007

Manuel Rodrigues Gouveia, S.A. / Abrantina, S.A. Polis de Coimbra Revestimento - Liso 3286,50 m2 2007

Arouconstrói, Lda Moradia Unifamiliar em Várzea - Arouca Revestimento - Liso -

Cor Branca 53,56 m2 2007

Norasil - Sociedade de Construções, S.A. Secil - Porto de Leixões - Matosinhos Revestimento - Liso -

Cor Branca 78,58 m2 2007

Somague, S.A. Concepão/Construção do Abast. de água às ilhas Culatra /

Armona - Faro Revestimento - Liso 220,82 m2 2007

F. Vitória, Lda "Le Parc des Pyrenees" Pau - França Revestimento - Liso 157,50 m2 2007/08

Construções Maciel & Filho, Lda Moradias de Mozelos - Santa Maria da Feira Revestimento - Liso 245,85 m2 2008

Jaime Queirós Ribeiro, S.A. Cemitério do Bonfi m - Porto Revestimento - Liso 173,40 m2 2008

Sociedade de Construções H. Hagen, S.A. Autódromo Internacional do Algarve - Portimão Revestimento - Liso 2008 A.Baptista de Almeida, S.A. Celbi - Fábrica de Celulose de Leirosa - Figueira da Foz Revestimento - Liso 297,31 m2 2008 Louricalba - Sociedade de Construções, Lda Escola Internacional da Covilhã Revestimento - Liso 118,19 m2 2008 Farcimar, S.A. Ampliação das Instalações Produtivas da Farcimar - Z.I. da

Farrapa - Arouca Revestimento - Liso 566,00 m2 2009

Farcimar, S.A. Ampliação das Instalações Produtivas da Farcimar - Z.I. da Farrapa - Arouca

Revestimento -

Texturado - Sandwich 2141,00 m2 2009 LMP Auto, Lda Novas instalações da LMP Auto na Z.I. de São Domingos -

Arouca Revestimento - Liso 220,87 m2 2009

Alberto Couto Alves, S.A.

Metro do Porto - Concepção e Construção do Troço Rodoviário das Ruas de Serpa Pinto, Choupêlo e General

Torres - Troço 1 - Vila Nova de Gaia Revestimento - Liso 70,00 m2 2010

Costa & Carreira, Lda Centro de Interpretação - Ribeira da Pena Revestimento - Liso 63,70 m2 2010

Portimão URBIS SGRU - Soc. Gestão e

Requalifi cação Urbana Execução da Bancada Nascente do Estádio Municipal de

Portimão Revestimento - Liso 374,05 m2 2010

Casa Criativa, Lda Mordia Unifamiliar - Santa Maria da Feira Revestimento - Liso 8,25 m2 2011

Junta de Freguesia de Alvarenga Execução de Bancadas e Cobertura do Estádio do Alvarenga

- Arouca Revestimento - Liso 51,32 m2 2011

NORFERSTEEL - Construções e Metalomecânica,

S.A. Pavilhão Industrial em Cesar - Oliveira de Azeméis Revestimento - Liso 255,90 m2 2011

NORFERSTEEL - Construções e Metalomecânica,

S.A. Pavilhão Industrial em Ovar Revestimento - Liso 279,52 m2 2011

Valente & Valente, Lda Habitação Unifamiliar em Santa Maria da Feira Revestimento - Liso 128,79 m2 2011 Bermen, Consultoria e Soluções Integradas de

Investimento Data Center Nosi, Ilha de São Vicente - Cabo Verde Revestimento - Liso 194,77 m2 2011

Arouconstrói - Engenharia e Construções, S.A. Habitação Unifamiliar da Pernouzela - Arouca

Estrutural - Liso- Cor Cinza/Branco/

Castanho

129,84 m2 2012

MAIO 2012

Pormenores de fi xação

Pormenores de fi xação

Referências

Documentos relacionados

- Cutânea: Com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos, não apresentando substâncias classificadas como perigosas para este artigo. Para

O manípulo do chuveiro é cinzento e não deve ser confundido com o manípulo aspersor de desinfeção amarelo. Mantenha o acionador premido para obter um fluxo de água constante.

OSB (Oriented Strand Board ou aglomerado de partículas de madeira longas e orientadas) é um painel composto de aparas finas de madeira e de folhas de madeira coladas com

Configurações mais elaboradas, como o Chapisco e a textura Líquen, tendem a apresentar maior interpenetração da argamassa, ou seja, pode assegurar um efeito de bloqueio mecânico

• Contribuir para a inclusão e o desenvolvimento de atividades pedagógicas de Educomunicação na escola e na comunidade, impactando diretamente o processo

• Programa Segundo Tempo (Ministério do Esporte) – não necessariamente vinculado à escola mas em parceria com ela, subsidia atividades esportivas no contra turno

• Programa Brasil Sorridente – programa integrante da Política Nacional de Saúde Bucal que prevê parcerias entre estados, municípios e governo federal para a

Doces não acompanham o produto XX cm COLOQUE BALINHAS E DOCINHOS DENTRO DO POTE!. Com suporte