• Nenhum resultado encontrado

GEOGRAFIA. Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES COLÉGIO NAVAL/EPCAR MÓDULO 5 SUMÁRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GEOGRAFIA. Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES COLÉGIO NAVAL/EPCAR MÓDULO 5 SUMÁRIO"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)
(2)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 5

SUMÁRIO

A DINÂMICA DA AGRICULTURA

__________________________________________________________ 3

A) ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO

_____________________________________ 3

A LEI DE TERRAS

___________________________________________________________________ 7

B) PRODUÇÃO AGRÍCOLA NACIONAL

____________________________________________________ 8

C) LUTA PELA TERRA

___________________________________________________________________ 12

EXERCÍCIOS DE COMBATE

______________________________________________________________ 17

(3)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 5

A DINÂMICA DA AGRICULTURA: A ORGANIZAÇÃO

DO ESPAÇO AGRÁRIO, A LUTA PELA TERRA E

PRODUÇÃO AGRÍCOLA NACIONAL

O espaço agrário brasileiro e o desenvolvimento agrícola nacional são questões que apresentam proximidades, mas que merecem ser pontuadas com maior profundidade para evitarmos confundir termos básicos da Geografia. A atividade agrícola é, desde o período colonial, chave em nossa economia; porém a forma como a mesma vem sendo praticada nos dias de hoje difere, e muito, do modo como foi implementado em nosso território. Nesse módulo iremos estudar como se dá a organização do espaço agrário no Brasil, como a atividade agrícola é desenvolvida e os problemas que cercam o avanço dos grandes latifúndios.

A) ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO

Para começarmos a estudar a Geografia agrária do Brasil precisamos diferenciar o que seria uma questão

agrária de uma questão agrícola, já que ambos os tempos (agrário e agrícola) se confundem constantemente.

Primeiramente, agrário é todo o espaço que está em oposição ao urbano. Sendo sinônimo de campo (ou rural) o espaço agrário apresenta toda uma gama de atividades econômicas (além da agricultura e da pecuária, conhecidas comumente, temos o turismo rural, o veraneio, as cooperativas agrícolas...) e uma complexidade de relações de trabalho.

Em segundo lugar, o termo agrícola, por sua vez, está vinculado a uma atividade econômica específica. Espaço agrícola é todo espaço onde há plantio, lavoura. Essa atividade econômica, agricultura (espaço agrícola), foi a primeira atividade econômica humana que, mesmo após todos os avanços tecnológicos e o crescimento dos demais setores da economia, ainda é a base da sociedade, provendo alimento para população e matéria-prima para as indústrias. Foi o desenvolvimento da agricultura que permitiu ao homem se fixar no espaço e transforma-lo, o avanço das técnicas de plantio e criação possibilitaram: a produção de excedentes e assim do comércio também o aumento da população e o surgimento das cidades.

Agora, quando estamos tratando de uma questão agrária, buscamos compreender como se dá a distribuição das propriedades rurais (a estrutura fundiária) e as relações de trabalho no campo; diferentemente da

(4)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 5

A organização do espaço agrário brasileiro, da forma como conhecemos nos dias atuais, é fruto de 3 (três) grandes momentos que formam um histórico de posse de terras extremamente irregular e desigual. Esse histórico de posse de terras no Brasil se inicia com o regime das capitanias hereditárias e das sesmarias

(1500-1822), onde o acesso à terra esteve condicionado às doações realizadas pela Coroa Portuguesa. Nesse

sentido, o acesso à terra, nesse primeiro grande momento, se deu a partir de prestígios, o que limitou a distribuição de terras para alguns capitães donatários, que por sua vez distribuíam suas terras (capitanias) em lotes de terras conhecidos como sesmarias.

(5)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 5

(6)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 5

As capitanias auxiliaram na implementação das plantations no país, uma vez que os solos brasileiros garantiram a oferta de produtos com elevado valor comercial no mercado europeu.

A origem dos latifúndios, grandes extensões de terras, em alguns casos subaproveitadas ou até mesmo improdutivas, está relacionada com a forma como o espaço foi produzido pela política das sesmarias; essas grandes propriedades também consolidaram e potencializaram a condição agrária-exportadora do Brasil. O segundo grande momento no histórico de posse de terras no Brasil é o regime de posse livre (1822-1850). Durante esse período o acesso à terra foi resultado da falta de regulamentação de uma legislação que sistematizasse a propriedade rural no país. O acesso era livre às terras devolutas (sem título de propriedade); porém, mesmo sendo permitido o livre acesso à formação de propriedades, o sistema de posse livre não garantiu uma ampla política de distribuição de terras, já que grande parte da população era escrava e a presença dos imigrantes em nosso território não era legalizada. Nesse contexto, verificou-se um avanço das grandes propriedades, tendo acesso à terras somente aos que já eram senhores de escravos e terras.

A partir de 1850, com a Lei de Terras, temos o terceiro e último momento de estruturação do acesso à propriedade rural no Brasil.

A Lei de Terras consistiu em uma estratégia da elite agrária nacional em impedir o acesso à terras pelas classes populares, fazendo com que o acesso passasse a ser mediante o título de compra e venda (impedindo, inclusive, as doações e o apossamento de terras devolutas de forma indiscriminada).

(7)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 5

A LEI DE TERRAS

Art. 1˚ Ficam proibidas as aquisições de terras devolutas por outro título que não seja o de compra. Excetuam-se as terras situadas nos limites do império com países estrangei- ros em uma zona de 10 léguas as quais poderão ser concedi- das gratuitamente.

Art. 2˚ Os que se apossarem de terras devolutas ou de alheias, e nelas derrubarem matos ou lhes puserem fogo, serão obrigados a despejo (...) E, de mais, sofrerão a pena de dois a seis meses de prisão e multa de cem mil réis, além da satisfação do dano causado (...).

(Lei n˚ 601, de 18/09/1850. In: Coleção das Leis do Brasil).

Tal medida possibilitou a exclusão de grandes parcelas das classes mais populares ao passo em que o valor monetários das terras está acima do valor social das mesmas e acima da condição de ampla parte da sociedade.

(8)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 5

B) PRODUÇÃO AGRÍCOLA NACIONAL

A produção agrícola nacional é realizada de diferentes formas, sendo o agronegócio (ou empresa agrícola) a forma de organização do espaço agrícola que apresenta maior capacidade de competição no mercado internacional. Os principais sistemas agrícolas presentes em nosso território são:

plantations;

agricultura de roça, ou itinerante;

(9)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 5

As plantations, presentes em nosso território desde de o início da ocupação portuguesa, são caracterizadas por serem espaços agrícolas desenvolvidos em latifúndios (grandes propriedades), com o plantio de apenas um único gênero agrícola (monocultura), praticada com mão de obra assalariada e de baixa qualificação (após a abolição da escravatura em 1888) e com produção voltada ao mercado externo.

A agricultura de roça, ou itinerante, é realizada em pequenas propriedades (minifúndios) onde se praticam a policultura (plantio de mais de um gênero agrícola) para a subsistência. Na agricultura de subsistência a família escolhe alguns gêneros agrícolas para o plantio; parte da colheita irá compor a dieta alimentar dessa família e o que sobra (excedente) é vendido para o mercado interno, ou seja, a produção de alimentos do nosso cotidiano é realizada pelas famílias que colocam em prática a agricultura de roça com produção de excedentes.

As empresas agrícolas, tal qual nas plantations, também são praticadas em grandes propriedades monocultura voltadas aos grandes mercados, em especial o mercado externo. O que diferencia das

plantations é o fato de que as empresas agrícolas apresentam alto grau de capitalização (investimento) em

tecnologia e em mão de obra qualificada, uma vez que há o emprego de máquinas e equipamentos avançados.

(10)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 5

Existem outras formas de cultivo que se apresentam como alternativas aos métodos empregados pelas grandes monoculturas, sobretudo as das empresas agrícolas que utilizam produtos da “Revolução Verde” e da

Biorrevolução, como é o caso da agricultura orgânica, que busca no equilíbrio ambiental uma forma de

respeito com a dinâmica da natureza e com as necessidades humanas.

“REVOLUÇÃO VERDE”: A partir de 1960 surge um conjunto de tecnologias voltadas para o aumento de

produtividade da agropecuária. Nesse pacote tecnológico estão incluídas as sementes selecionadas, maquinas e equipamentos como tratores e colheitadeiras, agroquímicos (pesticidas, fungicidas, bactericidas e herbicidas) e fertilizantes.As tecnologias derivadas da “Revolução Verde” são marcadas por uma contradição estabelecida entre o discurso oficial das empresas que produzem as mesmas e as reais consequências observadas na prática.

discurso oficial

a miséria e a fome no mundo

são derivadas das baixas

produtividades no campo,

portanto um aumento de

produtividade a partir do uso de tecnologias possibilitaria o fim de ambos os problemas.

reais consequências

- Aumento dos níveis de desemprego no campo em função da introdução de máquinas no espaço rural;

- Intensificação do êxodo rural e dos problemas urbanos (déficit de mora- dia, desemprego, violência etc.).

- Aumento da concentração fundiária já que os produtores menos competitivos acabam tendo que vender suas proprie- dades como último recurso.

- Ampliação dos impactos ambientais

(contaminação de solos e recursos hídricos devido ao uso de agrotóxicos e outros); 


- Produção de gêneros agrícolas de maior valor comercial que ocupam os melhores solos, e sendo destinados ao mercado internacional (soja, café, laranja e algodão, por exemplo), o que demonstra a manutenção da prioridade pelo modelo agro-exportador. 


(11)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 5

BIORREVOLUÇÃO: A biorrevolução compreende todo o avanço da pesquisa sobre a genética,

principalmente de espécies agrícolas. O processo de decodificação e recombinação genética permite o desenvolvimento de espécies transgênicas, capazes de obterem maior produtividade. Porém, o avanço do uso de sementes transgênicas vem causando duas grandes polêmicas entre os que são favoráveis e os que são contra o uso das mesmas:

=>ARGUMENTOS PRÓ

Não há casos comprovados da associação entre consumo de produtos transgênicos e riscos à saúde. 


A possibilidade de cruzamento entre a variedade convencional e a geneticamente modificada pelo transporte do pólen pelo vento é reduzida. 


=>ARGUMENTOS CONTRA

A biotecnologia para transgênicos é muito recente e ainda não foi possível fazer estudos que mostrem, com rigor, que esses produtos não causam problemas à saúde a longo prazo. 


Pode haver cruzamentos entre a cultura convencional e a geneticamente modificada, principalmente dentro de uma mesma propriedade, podendo acarretar o fim da espécie “pura”. 


Todo esse desenvolvimento intenso de tecnologias voltadas para o aumento de produtividade no campo, incentivando cada vez mais o uso de fertilizantes, agrotóxicos, sementes selecionadas, alimentos transgênicos e mecanização vem causando diversos problemas de ordem socioambiental. Impactos como a redução de mão de obra no campo por conta da intensificação do desemprego estrutural via desenvolvimento tecnológico, o esgotamento do solo ea poluição dos mananciais são verificados no contexto da estrutura fundária brasileira.

(12)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 5

Isso vem despertado gradualmente a consciência de parte da população e de diversos centros de produção de alimentos, que, na busca por um modelo de desenvolvimento agrícola que amenize os impactos ambientais, vêm se aliando à produção de alimentos mais saudáveis, que aderem à prática da chamda agricultura orgânica.

Mesmo com o avanço da agricultura orgânica, o que percebemos é um aumento ainda maior das áreas destinadas aos sistemas monocultores, o que impacta diretamente na produção de alimentos básicos.

C) LUTA PELA TERRA

Como pudemos constatar, o acesso à propriedade rural no Brasil foi sempre excludente, primeiro em relação aos índios, depois aos ex-escravos e, em um terceiro momento, aos imigrantes e pequenos produtores. Se no início a terra era uma concessão da coroa, com lei de Terras (1850) ela passa a ser leiloada pelo estado,

(13)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 5

Somente em 1984, com a unificação de movimentos camponeses de diversos estados, principalmente São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, surge o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra que retoma a luta pela Reforma Agrária. A década seguinte é marcada por conflitos e ocupações, muitas vezes com desfechos violentos. No entanto o tema permeia as mídias e debates políticos que giram em torno dos processos de desapropriação de terras e de assentamento de famílias.

O espaço rural brasileiro, assim, apresenta uma desigual distribuição das terras (propriedades). Esse contexto aponta para um número reduzido de proprietários com posse de milhões de hectares, ao passo em que milhões de pequenos e médios agricultores dividem apenas cerca de 10% das terras que restam.

Tal situação vem gerando inúmeros protestos e conflitos no campo, uma vez que uma grande massa de trabalhadores não possuem terras para trabalhar. A luta pela realização da reforma agrária, ou seja, por uma distribuição de terras de forma mais equitativa com auxilio governamental tem levado à conflitos no campo com mortes e diferentes tipos de danos sem resolução até os dia de hoje.

Os conflitos no campo apresentam as seguintes características:

reivindicação dos trabalhadores rurais em ocupar as terras em que trabalham;

ocupação de terras improdutivas;

acampamentos nos quais famílias sem-terra desejam ser fixadas;

expulsão dos trabalhadores rurais por grandes fazendeiros ou grileiros.

(14)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 5

(15)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 5

(16)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 5

(17)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 5

1. Sobre a questão agrária brasileira, é correto afirmar:

a) os grandes proprietários monopolizam a maioria das propriedades rurais, estando todas elas exploradas de forma intensiva;

b) os conflitos pela terra no Brasil estão relacionados com o processo da concentração fundiária;

c) os pequenos proprietários de terras agrícolas possuem áreas suficientes para permitir vida decente e boa alimentação a suas famílias;

d) com a expansão do capitalismo no campo, os grandes proprietários passaram a investir na agricultura para o mercado interno;

e) as transformações que vêm ocorrendo nas relações de trabalho no campo brasileiro estão relacionadas com os processos de divisão de terra para a reforma agrária.

2. Uma parte cada vez mais extensa do espaço agrário brasileiro vem passando por um processo de capitalização da produção de máquinas, motores e vários outros elementos destinados a racionalizar a produção. Assim evidenciam-se áreas agrícolas “ricas” ao lado de áreas “pobres” que se refletem na produtividade e, sobretudo, na população que exerce atividades rurais.

Assinale a alternativa que está diretamente contida no texto.

a) as máquinas destroem a camada mais superficial da terra, o que provoca erosão e lixiviação do solo agrícola.

b) o empobrecimento de parte dos agricultores não afeta a sociedade como um todo, fato que representa estímulo à modernização da agricultura.

c) o enriquecimento de parcela dos proprietários agrícolas reflete favoravelmente no conjunto da população rural porque vem acompanhado de redistribuição de renda.

d) a introdução de capital no campo reduz a necessidade de mão-de-obra promovendo a concentração de terras e de recursos.

e) a modernização do campo retardou o ritmo das transformações nas relações de trabalho da mão-de-obra rural.

(18)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 5

3.

CANÇÃO DOS SEM-TERRA

A enxada sobe e desce na terra encharcada Sobe e desce

A vontade do homem que a sustenta, de ser dono da terra lavrada,

da terra tratada.

A enxada sobe e desce no massapé moreno, Desde o nascer do sol ao cair do sereno. A enxada cortando e a terra cavando vai no homem plantando

a noção da injustiça que faz dele um escravo. E a noção da injustiça lhe traz outra noção, Que a ele pertence o tesouro maior, A força do braço, a vontade do bravo, Os caminhos da terra.

Então vai percebendo e daí entendendo

uma nova noção, que os caminhos da terra conduzem eles a libertação.

Extraído do Livro – Crônicas do Milênio - Olival Honor de Brito – Membro do Instituto Cultural do Cariri – Coleção Itaytera – Nº 25

No texto acima, verificam-se tanto um alerta quanto à necessidade de uma reforma agrária quanto um fato evidenciado nos últimos anos, que é o da necessidade dos trabalhadores se organizarem para conquistar seus objetivos.

As alternativas abaixo expressam corretamente os processos que envolvem as relações de trabalho e produção no campo brasileiro, EXCETO:

a) O processo de modernização na agropecuária brasileira somente foi possível a partir da promulgação da “Lei de Terras” de 1850, onde a mesma permitiu uma lenta mas efetiva reforma agrária ao longo dos anos. b) Estudos da pastoral da Terra denunciam que o aumento dos conflitos no campo vêm crescendo de forma vertiginosa, e que os mesmos são decorrentes, por um lado, da ação histórica arbitrária e opressiva do Estado e, de outro, da ofensiva dos trabalhadores rurais sem-terra na ocupação dos latifúndios.

c) O modelo agrícola de exportação brasileira é baseado na monocultura e apoia-se na concentração da propriedade rural, como por exemplo o cultivo da monocultura soja.

(19)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 5

4.

Fonte: MDIC / MAPA / Scot Consultoria - www.scotconsultoria.com.br Disponível em: http://www.ourofino.com. Acesso em: 08/12/2013

A análise da balança comercial brasileira, no período mostrado no gráfico, permite inferir que: a) em alguns anos o agronegócio foi responsável pelo déficit nas contas externas do país.

b) o agronegócio tem o mesmo volume de exportação quando comparado às demais atividades econômicas. c) o agronegócio só ganhou importância para as exportações na última década.

d) o período mais negativo para o agronegócio está relacionado as fases de crise internacional. e) o agronegócio é responsável pelo maior volume de exportações do Brasil.

5. Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I- A agricultura de subsistência é caracterizada pelo baixo investimento em recursos técnicos e pela baixa produção. Ela é praticada em pequenas propriedades rurais e visa a contemplar as necessidades do agricultor e de sua família.

II- A agricultura de produção progressiva é praticada em pequenas e médias propriedades. Frequentemente é desenvolvida pelo proprietário da terra e por sua família. A produtividade inicia baixa e vai se tornando alta em função do investimento em novas técnicas de plantio.

III- O plantation é caracterizado por ser praticado em grandes latifúndios que visam a exportar um determinado tipo de cultura. Historicamente é caracterizado pelo trabalho escravo ou pela baixa remuneração dos agricultores que trabalham para os donos dos latifúndios. Nos dias de hoje ainda é praticado, especialmente, em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.

a) Somente as afirmativas I e II estão corretas. b) Somente a afirmativa III está correta.

c) Somente as afirmativas I e III estão corretas. d) Somente as afirmativas II e III estão corretas. e) Todas as afirmativas estão corretas.

(20)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 5

6. Leia o texto a seguir.

É possível identificar no Brasil vários municípios cuja urbanização se deve diretamente à expansão da fronteira agrícola moderna, formando cidades funcionais ao campo denominadas de “cidades do agronegócio”.

(Adaptado de: ELIAS, D.; PEQUENO, R. Desigualdades socioespaciais nas cidades do agronegócio. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais. 2007. v.9. n.1. p.25-29.)

Sobre a expansão da fronteira agrícola moderna e o surgimento das “cidades do agronegócio”, assinale a alternativa correta.

a) A expansão da fronteira agrícola moderna e a criação das cidades do agronegócio ocorreram a partir de 1970, com a incorporação das terras do cerrado, impulsionada por políticas públicas voltadas à ocupação de terras e ao desenvolvimento local.

b) A fronteira agrícola moderna e o aparecimento das cidades do agronegócio estão associados às políticas do governo Vargas direcionadas à agricultura, com a criação, em 1951, do Sistema Nacional de Crédito Rural. c) A fronteira agrícola moderna e o aparecimento das cidades do agronegócio ocorreram após investimentos

dos Estados Unidos, na década de 1950, em território brasileiro para produção destinada à exportação. d) As cidades do agronegócio estão localizadas predominantemente no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa

Catarina, estados onde ocorreu a expansão da fronteira agrícola moderna a partir da década de 1960. e) Por intermédio da expansão da fronteira agrícola moderna e da criação das cidades do agronegócio, a

partir da década de 1950, houve uma difusão do meio técnico-científico-informacional em todo o território nacional.

(21)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 5

Com base no mapa e nos conhecimentos sobre os territórios produtivos, considere as afirmativas a seguir.

I. O agronegócio tem grande impacto no território, especialmente nos sistemas ferroviário e portuário para o escoamento da produção.

II. Grandes extensões territoriais são articuladas pela infraestrutura criada para atender a cadeia de produção e comercialização.

III. A mineração, a siderurgia, a celulose, a produção e a comercialização das commodities são voltadas para o mercado interno.

IV. O café, a cana-de-açúcar e a soja são produtos de baixa mecanização, o que justifica a demanda por mão de obra no setor primário.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas. b) Somente as afirmativas I e IV são corretas. c) Somente as afirmativas III e IV são corretas. d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas. e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas. 8. Considere a tabela abaixo:

Com base na tabela e em seus conhecimentos, está correto o que se afirma em:

a) Mato Grosso do Sul é o estado que concentra o maior número de indígenas no País, segundo o Censo Demográfico 2010, o que explica o percentual elevado de sua participação no número total de indígenas assassinados.

b) A quantidade de indígenas assassinados no País diminuiu, principalmente, no Mato Grosso do Sul, em função do maior número de homologações de terras indígenas, efetivadas por pressão da bancada ruralista no Congresso Nacional.

c) No Mato Grosso do Sul, a maior parte dos conflitos que envolvem indígenas está relacionada com projetos de construção de grandes usinas hidrelétricas.

d) O grande número de indígenas assassinados no Mato Grosso do Sul explica-se pelo avanço da atividade de extração de ouro em terras indígenas.

e) No período abrangido pela tabela, a participação do Mato Grosso do Sul no total de indígenas assassinados é muito alta, em consequência, principalmente, de disputas envolvendo a posse da terra.

(22)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 5

9.

Considere a distribuição geográfica da insegurança alimentar e suas causas para analisar as seguintes afirmações:

I. Uma parcela significativa dos países afetados pela insegurança alimentar vive ou vivenciou recentemente situações de grande instabilidade política e de violência, fato que sugere uma correlação entre os dois fenômenos.

II. Na maior parte dos países afetados pela insegurança alimentar, a situação é crônica e irreversível, pois a produtividade da agricultura é limitada por fatores naturais, tais como solos pouco férteis e regimes climáticos sujeitos à estiagem prolongada.

III. A maior parte dos países afetados pela insegurança alimentar apresenta mais da metade da população ativa empregada em atividades agrícolas.

(23)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 5

10. A agricultura familiar envolve a formação de um circuito produtivo e de círculos de cooperação nas esferas econômica e política, para que o sucesso do empreendimento possa ocorrer.

Assinale a alternativa INCORRETA sobre as características e as estratégias pertinentes a esse tipo de sistema produtivo.

a) A cadeia produtiva da produção de alimentos envolve, por exemplo, aspectos da produção, da transformação, da distribuição e do consumo.

b) Os “espaços de transferência” são aqueles responsáveis pelo transporte e pela distribuição social dos alimentos.

c) A produção familiar de soja para exportação foi o mais importante legado do processo de modernização da agricultura brasileira, a chamada “Revolução Verde”, que implantou métodos ecológicos de cultivo. d) As produção de hortifrutigranjeiros caracteriza-se, geralmente, pela proximidade das áreas de produção e

de consumo; a agricultura familiar encaixa-se bem nesses circuitos curtos, de consumo mais imediato. e) Na produção familiar, a transformação ou o processamento da matéria prima, isto é, do produto primário

cultivado, pode agregar maior valor ao produto final que vai para o mercado. 11.

No que se refere à relação campo-cidade no espaço geográfico brasileiro, é incorreto considerar que:

a) a concentração fundiária no campo brasileiro tem como marco histórico a Lei de Terras de 1850 a partir da qual a terra se transformou em mercadoria, passando a ser um bem oligárquico.

b) a reflexão sobre a realidade do espaço brasileiro impõe a necessidade da compreensão histórica dos processos sociais articulando espacialmente o campo e a cidade.

c) a expansão do agronegócio vem contribuindo para a redução do êxodo rural pelo aumento do emprego direto de mão de obra assalariada nas áreas de fronteiras agrícolas.

d) o agravamento da problemática da mobilidade urbana nas metrópoles brasileiras está diretamente relacionado à política de incentivo a aquisição individual de automóveis pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

e) o reconhecimento legal dos territórios quilombolas se impõe como uma ação política necessária com vistas à garantia do direito social à cidade e ao campo enquanto espaços de reprodução da vida.

(24)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 5

12. No Brasil, parte da produção de alimentos é feita por trabalhadores agrícolas que se deslocam diariamente para a propriedade rural, executando tarefas sob empreitada, em condições indignas e perigosas, trabalhando nas terras de outros por salários que não são suficientes nem para uma pessoa, que dirá para uma família.

É correto afirmar que os trabalhadores rurais mencionados no texto são os: a) meeiros, pois repartem com o dono da terra a metade da produção.

b) arrendatários, pois pagam pelo uso de terras durante um tempo determinado. c) parceiros, pois pagam pelo uso da terra oferecendo parte do lucro da produção.

d) boias-frias, pois trabalham em diversas lavouras mas não possuem suas próprias terras. e) posseiros, pois têm a posse legal de um imóvel rural ou estão de posse de uma terra devoluta.

13. O interior nordestino é considerado como o lugar da seca, da terra inóspita e da miséria. Porém, surge, nesta sub-região, uma área que foi denominada pela população local de Mapitoba que, no cenário brasileiro atual, está sendo apresentada como uma das maiores potências do agronegócio.

Observe as ilustrações e gráficos, a seguir:

AgrafNP, Conab, Ícone e Ministério da Agricultura. Adaptação - Revista Exame - 15/07/2009

A análise dos dados indicados no texto, nas ilustrações e gráficos, acima, sobre a região de Mapitoba, SÓ permite afirmar que

a) a área está geograficamente localizada em espaços de vegetação do cerrado das regiões centro-oeste e nordeste do Brasil.

b) em uma década, a soja teve uma expansão aproximada de 150% das terras produtivas e quase quadruplicou o seu volume de produção.

(25)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 5

14.

Os gráficos revelam:

a) pequena quantidade de propriedades, com até 100 ha, ocupando a maior parcela da área, o que significa uma distribuição desigual da terra.

b) grande quantidade de propriedades, com mais de 1000 ha, correspondendo à maior parcela da área ocupada, o que significa uma distribuição equitativa da terra.

c) grande quantidade de propriedades, com até 100 ha, correspondendo às menores parcelas da área ocupada, o que significa uma distribuição desigual da terra.

d) pequena quantidade de propriedades, de 100 a 1000 ha, ocupando a maior parcela da área, o que significa uma distribuição equitativa da terra.

e) pequena quantidade de propriedades, com mais de 1000 ha, correspondendo à menor parcela da área ocupada, o que significa uma distribuição desigual da terra.

15. O Brasil possui uma estrutura fundiária caracterizada pela concentração da terra e pela existência de latifúndios, dos quais muitos improdutivos.Tal modelo é secular e foi implantado desde o início da colonização.

Como forma de combate a essa estrutura fundiária excludente, vem se destacando nas últimas décadas a atuação:

a) do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) que, através de ocupações de terras devolutas e latifúndios, principalmente os improdutivos, busca efetivar a reforma agrária e denunciar os crimes cometidos no campo;

b) da UDR (União Democrática Ruralista) que, como o próprio nome diz, visa democratizar o acesso dos camponeses à propriedade da terra, a fim de frear o processo de êxodo rural que vem caracterizando o Brasil;

c) do PT (Partido dos Trabalhadores) que, nos três primeiros anos do governo Lula, realizou um investimento maciço em programas de reforma agrária, erradicando a desigualdade e a violência no campo;

d) da CUT (Central Única dos Trabalhadores) que vem realizando uma série de greves com o objetivo não só de reivindicar melhores salários, mas também de sensibilizar a sociedade em relação à questão da reforma agrária;

e) da UNE (União Nacional dos Estudantes), que vem organizando uma série de movimentos de invasão de prédios públicos e de terras produtivas como forma de pressionar o governo a acelerar o processo de reforma agrária.

(26)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 5

1. RESPOSTA: B 2. RESPOSTA: D 3. RESPOSTA: A 4. RESPOSTA: E 5. RESPOSTA: C 6. RESPOSTA: A 7. RESPOSTA: B 8. RESPOSTA: E 9. RESPOSTA: C

(27)

GEOGRAFIA

Prof. VINÍCIUS MORAES PROMILITARES  COLÉGIO NAVAL/EPCAR  MÓDULO 5

12. RESPOSTA: D 13. RESPOSTA: B 14. RESPOSTA: C 15. RESPOSTA: A

Referências

Documentos relacionados

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Após a queima, para os corpos com a presença do sienito observou-se que os valores de densidade diminuíram (comparados às respectivas densidades a seco), já

E mais: é possível a coexistência de mais de um estilo de época em um mesmo período de tempo, principal- mente quando há uma transição de valores, ou seja, há uma mistura de

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Este desafio nos exige uma nova postura frente às questões ambientais, significa tomar o meio ambiente como problema pedagógico, como práxis unificadora que favoreça

de adoção proposta após o falecimento do adotante, em virtude da inconstitucionalidade do art. 1.790 do Código Civil declarada pelo Supremo Tribunal Federal... 1.790

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir