• Nenhum resultado encontrado

ESCOLA PROFISSIONAL DA CÂMARA DO COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE PONTA DELGADA. (in) Formação. NEWSLETTER #I janeiro Em Foco...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESCOLA PROFISSIONAL DA CÂMARA DO COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE PONTA DELGADA. (in) Formação. NEWSLETTER #I janeiro Em Foco..."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

NEWSLET

TER #I

janeiro 20

17

ESCOLA PROFISSIONAL DA CÂMARA DO COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE PONTA DELGADA

E m F o c o . . .

(in) Formação

Formadores: Miguel Maurício Natércia Moura

Redação - Curso Técnico de Turismo, Nível IV

Entrega de Diplomas

Ano letivo 2015/2016

No passado dia 19 de janeiro, na Sala da Associação Comercial de Ponta Delgada, na sede da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada decorreu a cerimónia da entrega dos diplomas do final do curso aos formandos que completaram o seu curso no ano de 2015/2016. A cerimónia foi presidida pelo Presidente da CCIPD, Professor Dou-tor Mário Fortuna, acompanhado pela restante mesa de honra Dr. Mário Custódio, DireDou-tor da Escola e Secretário Geral da CCIPD e pela Dra. Maria João Cavaco, Diretora Pedagógica da EPCCIPD. Receberam os diplomas os forman-dos forman-dos cursos Técnico de Contabilidade (nível IV), Técnico de Apoio à Gestão (Reativar nível IV) e Formação de Base de Nível Secundário.

In http://ccipd.pt/entrega-de-diplomas-de-final-de-curso-2

Dia Europeu das Línguas

No âmbito das celebrações do Dia Europeu das Línguas (European Day of Languages), que se celebra a 26 de setembro, os formandos das tur-mas de Técnico de Gestão, 2º ano, e Técnico Comercial – Programa

Reati-var, 2º ano, organizaram jogos durante essa semana, com o intuito de testar conhecimentos sobre diversos países e suas línguas. Os jogos decorreram entre a escola e o Campo de São Francisco e tiveram a participação destas duas turmas e do 3º ano de Técnico de Transportes, bem como da turma do Reativar Escolar. A atividade promoveu ainda o convívio entre todas as turmas e a prática da Língua Inglesa.

(2)

Como já vem sendo tradição na nossa escola, no dia 31 de Outu-bro celeOutu-brou-se o Hallowe-en. Este ano realizou-se um concurso de máscaras e decoração de sala de aula. Na manhã do dia31 as salas das turmas do 1º ano de Técnico de Turismo, do 2º ano de Gestão e do 2º ano de Técnico Comercial – Programa Reativar transformaram-se em autênticas salas dos horrores.

Esta atividade foi realizada com o intuito de unir as turmas, de desen-volver as técnicas de trabalho em equipa e de enaltecer o espírito de Halloween. De turma para turma foi escolhido um tema para ser de-senvolvido de acordo com a época e no final o júri chegou a um con-senso de qual seria a turma vencedora da atividade, título que recaíu no 2ºano, Técnico de

Gestão. Após a vitória, os formandos declararam que tinha sido trabalhoso chegar ao produto final, com o resultado que foi apresentado, mas que todo o esforço foi recom-pensado e que a alegria da vitória foi imensa.

Redação: Leandro Laranja e Mariana Arruda (1º ano T. Turismo)

PÁ G I N A 2 (I N) FO R M A Ç Ã O

h A L LOW EE N

Pão por deu s

Os formandos do 1º ano do curso Técnico de Turismo na disciplina de Português, com o objetivo de come-morar a tradição portuguesa, “Pão Por Deus”, elaboraram quadras e mensagens. Num pai-nel, expos-to durante todo o mês de novem-bro, coloca-ram a qua-dra escolhi-da e um espaço com mensagem de reforço positivo

pa-ra toda a comunidade escolar

Foto e Redação: Natércia Moura

Entrada do Curso Técnico de Turismo 2016-2019

No dia 12 de outubro de 2016, entrou uma nova turma na nossa escola: a turma de Técnico de Turis-mo, nível IV. Entraram 23 formandos cheios de vontade de conhecer a nossa escola, a nossa filosofia e o nosso modo de estar no seio da nossa comunidade.

Desde 1992, aquando da abertura da Escola Profissional da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, que o curso de Turismo faz parte da matriz pedagógica da escola.

(3)

PÁ G I N A 3 N E W S L E T T E R # I

Christian Erregger - O (seu) mundo em bicicleta

No passado mês de Outubro, a tur-ma do primeiro ano do curso Téc-nico de Turismo recebeu a visita de Christian Erregger, um turista austría-co de 39 anos, que passou pela ilha de São Miguel e foi acolhido pelo professor de Edu-cação Física, Sér-gio Soares.

Tudo começou quando ambos se conheceram graças a uma rede social semelhante ao Facebook, cujo nome é WarmShowers, que possiblita o acolhimento de pessoas que se deslocam pelo mundo, e que têm o gosto pelo desporto e pela bicicleta. Christian precisava de alojamento durante alguns dias e o professor Sérgio recebeu-o na sua residência.

Christian faz um tipo de turismo não muito comum: O turismo alternativo. Mas anos antes de este partir na maior aventura da sua vida, serviu a Organização das Nações Unidas como “Capacete Azul” e esteve nos conflitos ocorridos em Kosovo e no Chipre. Após ter servido a ONU, esteve a viver cinco anos na Tailândia, Ásia, fazendo pesca submarina com os turistas. Também passou por outros países como Malá-sia, Cambodja, Laos, Nepal, Índia, Bangladesh, Himalaias e conheceu outros destinos no continente americano e africano.

Em Maio de 2016, visitou a Guatemala, onde embarcou num grande barco de recreio da Bermuda, co-mo cozinheiro de regresso ao continente europeu. Quando aportou no Arquipélago dos Açores, mais concretamente na cidade da Horta, no Faial, em meados do mês de Junho, decidiu explorar o arquipé-lago onde se manteve até à última paragem, em São Miguel, no mês de outubro.

Deste relato impressionante de vivências, destacou-se o facto de ter poucos pertences: não tem telemóvel, nem carro, apenas a sua bicicleta e o seu material de campismo e referiu que raramente adoece. Pernoita ao ar livre ou pontualmente em casa de amigos que faz pessoalmente ou através da rede WarmShowers . Mantém este estilo de vida, viajando à volta do mundo, apenas com o dinheiro que vai obtendo através de “biscates”. Pontualmente volta à Áustria para ganhar mais algum dinheiro a trabalhar nas estâncias de ski. Desta vez, já não via a sua terra natal há três anos e apenas contacta com a família mensalmente quando encontra um cybercafé.

Testemunhou um estilo de vida que a turma desconhecia e suscitou muitas perguntas. Quando questio-nado acerca do futuro, diz que este é incerto e não pensa muito nisso. Já lhe foi sugerido um livro autobiográfico, o que não está por enquanto nos seus planos. Foi uma tarde memorável.

Foto: Ana Cristina Reis Maurício

(4)

PÁ G I N A 4 (I N) FO R M A Ç Ã O

ACAPO veio à escola

No passado dia 15 de Novembro no

pelas 14:30h, a turma do primeiro ano do

curso Técnico de Turismo, recebeu a

professora Fátima Peixoto, representante

da associação ACAPO (Associação dos

Cegos e Amblíopes de Portugal). Uma

semana depois, a turma do curso Reativar

– Técnico Comercial recebeu a mesma

visita. O objetivo desta parceria foi dar a

conhecer às duas turmas um mundo

diferente do que estão habituadas e

fornecer dicas para lidar com a

população de invisuais em contexto

profissional.

A sessão teve início com a explicação do que é ACAPO, que é uma instituição particular de

solidariedade social, cuja delegação dos Açores já conta com alguns anos. Esta associação

trabalha com o objetivo de promover a inclusão social das pessoas com deficiência visual e presta

serviços de acompanhamento/deslocação de invisuais, entre outros.

Para além de uma exposição teórica sobre formas de atendimento, pagamento e locomoção,

foram dinamizadas diversas atividades práticas para dar a oportunidade dos formandos se

colocarem no lugar de um cego. Como por exemplo, escolheu cinco formandos para saírem da

sala e os restantes ficaram na sala com o objetivo de trocar de lugares. Os cinco formandos fora

da sala colocaram uma venda preta nos olhos e entraram na sala para descobrir quem era quem

apenas pelo toque, e aqui se evidenciou

que um cego desenvolve os restantes

sentidos para colmatar a falta de

visão. Noutra, mais cinco formandos saíram

da sala para colocar as mesmas vendas

pretas, enquanto dentro da sala a

professora Fátima selecionou várias malas

de diferentes aspetos e texturas para que

os

cinco

formandos

vendados

as

descrevessem ao pormenor, também

através do tato. Numa atividade final, os

formandos foram agrupados aos pares, em

que um elemento estava vendado, e teve

como objetivo aprender a guiar um cego,

passando obstáculos com passagens estreitas, atravessar a rua ou indicar um lugar para sentar.

No final, as turmas colocaram algumas questões pertinentes e aprenderam algumas estratégias

para que as diferenças não sejam um motivo de exclusão mútua.

(5)

PÁ G I N A 5 N E W S L E T T E R # I

Ação de Formação—CIPA

No passado dia 25 de novembro, inserido no Dia Internacional Pela Não Violência Contra as Mulheres, a Escola Profissional da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada recebeu uma acção de formação sobre o tema ministrada pelo CIPA—Novo Dia. Esta associação tem como principal missão a inserção para a inclusão social e visa desenvolver mecanismos de prevenção e combate a todas as formas de discriminação.

A sessão teve início pelas nove horas e as turmas do 1º ano do curso Técnico de Turismo e do 2º ano Técnico Comercial do Pro-grama Reativar, acompanhadas pelos formadores Miguel

Alber-garia, na disciplina de Área de Integra-ção, e Natércia

Mou-ra, na UFCD Saúde, Língua e Comunicação, apresentaram-se muito recetivas ao tema e participaram de forma muito espontânea nas atividades propostas, como por exemplo na simulação de atuações de violência doméstica.

Os formandos, embora apresentem faixas etárias muito dife-rentes, acharam a temática muito interessante e mostraram-se disponíveis para receber outras formações ministradas pelo CIPA, visto as temáticas terem bastante interesse indivi-dual e social.

Fotos e redação: Natércia Moura

Natal na EPCCIPD

Como é tradição na nossa escola, mais uma vez a escola comemorou a época mais desejada do ano, com a entrega de cabazes, com a apresen-tação de uma peça de teatro e com um jantar organizado pelos formandos.

A última semana antes das férias de Natal, é sempre de muita azafama, pois trata-se de pre-parar os cabazes a serem entregues a famílias carenciadas e, este ano também, ao canil muni-cipal. Só que este ano esta atividade teve um sabor diferente, pois conseguimos inserir no

Progra-ma

Educa-ção Empreendedora, sendo solidários por um dia. A turma do 2º ano do curso Técnico de Gestão, mostrou outra forma de ser solidário, ensaiando uma peça de teatro alusiva ao tema do Na-tal para ser apresentada, no dia 16 de dezembro, nas Consul-tas Externas da Pediatria do Hospital Divino Espírito Santo e, seguidamente a toda a comunidade escolar.

No dia 17, no restaurante do Hotel Antília, formandos , formadores e direcção pedagógica juntaram-se num jantar de confraternização, que resultou num convívio muito agradável para todos.

(6)

PÁ G I N A 6 (I N) FO R M A Ç Ã O

Aula Aberta com Dr. Rui Almeida

No dia 13 de janeiro o Dr. Rui Almeida esteve na nossa escola. Deu uma aula aberta à turma Técnico de Turismo, na disciplina de Técnicas de Comunicação em Acolhimento Turístico. Falou da sua biografia e da sua experiência como sobrevivente no naufrágio do Costa Concórdia (13 de janeiro de 2012, ao largo da ilha de Giglio, Toscânia, Itália).

O convidado deu o seu contributo de profissional de Comunicação Social sobre temáticas do turismo, no plano lo-cal – Região Autónoma dos Açores e encorajou os formandos para verem o produto turístico Açores como um to-do, numa economia cada vez mais global, onde a internet tem um papel essencial.

Quem é Rui Almeida? Rui Almeida é licenciado em Ciências da Comunicação (Universidade Autónoma de Lisboa em 1991), e foi formador em Angola, Moçambique e Cabo Verde. Atualmente é jornalista da SuperSportTV, segun-da maior cadeia internacional de televisão desportiva, sediasegun-da em Joanesburgo (África do Sul). Encontra-se a filmar o seu primeiro documentário ("Deck 4") sobre o naufrágio do navio "Costa Concordia", do qual é sobreviviente, con-juntamente com a sua esposa. Estão em projeto outros dois documentários, a serem rodados nos próximos anos, em Port Au Prince (Haiti) e em São Miguel (Açores). O jornalista fez cobertura televisiva pela Super Sport no campe-onato europeu de futebol de 2016.

Foto Rita Ledo e redação: Miguel Reis Maurício

Página Facebook e email

A nossa escola já está na rede social facebook www.facebook.com/epccipd

e já tem e-mail

informacao.epccipd@gmail.com .

A turma de Técnico de Turismo, na disciplina de

Téc-nicas de Comunicação em Acolhimento Turístico, elaborou a página de facebook da nossa escola. Também fez um e-mail para que todos os que quiserem poderem enviar e-e-mails para o jornal, com sugestões, textos e outros interesses. Agora é só aceder à página e enviar-nos e-mails.

Referências

Documentos relacionados

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Até ao momento, verificou-se uma significativa redução das crises epiléticas, sinónimo de uma resposta positiva à terapêutica aplicada, na qual se inclui não apenas o fármaco

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

Essa ação também pode ser feita de forma presencial em meio físico (questionário impresso), porém, neste caso, aumentam-se um pouco os custos com a realização

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento