• Nenhum resultado encontrado

MARKETING DE RELACIONAMENTO: ESTUDO DE CASO SOBRE SATISFAÇÃO DO CLIENTE E ESTRATÉGIAS DE FIDELIZAÇÃO DOS CLIENTES DO BANCO D&S

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MARKETING DE RELACIONAMENTO: ESTUDO DE CASO SOBRE SATISFAÇÃO DO CLIENTE E ESTRATÉGIAS DE FIDELIZAÇÃO DOS CLIENTES DO BANCO D&S"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

MARKETING DE RELACIONAMENTO: ESTUDO DE CASO SOBRE SATISFAÇÃO DO CLIENTE E ESTRATÉGIAS DE

FIDELIZAÇÃO DOS CLIENTES DO BANCO D&S

DaianeGrasiele Sins¹ Nicéia Wunsch²

RESUMO

Este estudo concentra-se na área de Marketing de relacionamento e busca identificar a satisfação dos clientesdo banco D&S. A metodologia utilizada é caracterizada como um estudo descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, realizada por meio da aplicação de um questionário composto por nove questões predominantemente fechadas. A amostra da pesquisa compreendeu cem clientes e os dados coletados foram tratados através do software Sphinx. Os resultados encontrados indicam que de maneira geral, os clientes questionados encontram-se satisfeitos. Concluiu-se assim que o banco D&S atende às necessidades de seus clientes, o que contribui no processo de fidelização dos mesmos, geram valor as partes e estabelece vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes.

Palavras-chave: Marketing,clientes, fidelização.

ABSTRACT

This study focuses on the relationship marketing area and seeks to identify loyalty strategies of the bank D &S . The methodology is characterized as a descriptive study with a qualitative and quantitative approach , performed by applying a questionnaire with nine questions predominantly closed. The study sample comprised one hundred customers and the data collected were treated by Sphinx software. The results indicate that in general , respondents are satisfied customers . It was thus concluded that the bank D & S meets the needs of its customers , which contributes to the loyalty of the same process , create value parts and provides competitive advantages over its competitors . Keywords: Marketing , customer , customer loyalty

1 Introdução

Com o crescimento econômico e a onda de aquisições que vem

acontecendo nas últimas décadas, o setor bancário brasileiro vem

experimentando significativos impactos em termos de concorrência, passando

(2)

a adotar uma postura de aproximação com seus clientes como estratégia para manter-se lucrativo.

Pode-se afirmar que atualmente as organizações devem primar pela qualidade de seus produtos e serviços na perspectiva de satisfazer seus clientes, o que leva as organizações a galgar maiores níveis de competitividade em suas operações, e, portanto desenvolver maior capacidade concorrencial frente a cenários cada vez mais turbulentos e desafiadores.

Na busca de vantagens no mercado competitivo em relação à qualidade no atendimento, é necessário entender qual é a real necessidade dos clientes.

A preocupação em manter e aumentar o número de clientes é relevante em todas as organizações, diante disso realizou-se esta pesquisa buscando avaliar o atendimento prestado aos clientes do Banco D&S cuja matriz situa–se na cidade de Porto Alegre e a pesquisa será aplicada e desenvolvida em uma de suas promotoras, na qual vai abordar a satisfação dos clientes.

Este trabalho tem por meta compreender como as instituições bancárias priorizam seus clientes e como é feito o investimento no atendimento na busca de atender o maior número de pessoas com qualidade e ainda satisfazer suas expectativas.

Neste contexto a objetivo geral desta pesquisa é identificar o grau de satisfação dos clientes em relação aos serviços prestados pela Promotora do Banco D&S, visando observar o que o cliente entende como valor e sua rentabilidade do banco.

De forma mais especifica, buscou-se: a) Identificar a análise da empresa quanto à satisfação de seu cliente; b) Identificar questões que são pertinentes para avaliar o grau de satisfação; c) Analisar o que o cliente entende como valor para o banco.

O estudo justifica-se com o intuito de contribuir de forma efetiva com a empresa estudada, pois lhe dará subsídios para adequar seus procedimentos gerenciais à potencialização de suas oportunidades e à solução dos seus problemas específicos com relação à satisfação de seus clientes, almejando suprir as necessidades e superar as expectativas dos clientes quanto aos serviços oferecidos.

2 Marketing

(3)

Podemos conceituar marketing como o processo usado para determinar que produtos ou serviços possam interessar aos consumidores, assim como a estratégia que será utilizada nas vendas, comunicação e no desenvolvimento de negócios, sua finalidade é criar valor e satisfação no cliente, criando relacionamentos lucrativos para ambas as partes.

De acordo com Kotler,

O marketing é a função dentro de uma empresa que identifica as necessidades e os desejos do consumidor, determina quais os mercados-alvo que a organização pode servir melhor e planeja produtos, serviços e programas adequados a esses mercados. No entanto, o marketing é muito mais do que uma função isolada é uma filosofia que orienta toda a organização. A meta do marketing é satisfazer o cliente de forma lucrativa, criando relação de valor com clientes importantes (Philip Kotler,1999).

É possível encarar o marketing como um conjunto de conhecimentos, oriundos de diversas áreas do conhecimento humano, que tenham aplicação para facilitar as trocas que satisfaçam as metas individuais e organizacionais, digamos que marketing é mais uma aplicação metodológica, ou seja, é mais uma tecnologia do que ciência.

O papel do marketing é, portanto, identificar necessidades não satisfeitas, de forma a colocar no mercado produtos e serviços que, ao mesmo tempo proporcionem satisfação aos consumidores e ajudem a melhorar a qualidade de vida das pessoas e da comunidade em geral.

2.1 Marketing Bancário

O funcionamento bancário torna o seu marketing bem diferenciado daquele que é praticado em outros setores, mesmo os das áreas do setor de serviços. Vários fatores contribuem para essa especificidade:

• A natureza dos produtos e serviços bancários.

• A divisão de poder entre o cliente e o banco.

• O comportamento individual, em sua relação com o dinheiro.

• A gestão da tecnologia ainda fortemente voltada para o processo dominante nas instituições bancárias.

Os produtos bancários se caracterizam pela intangibilidade. O banco tenta

compensar por meio do contato pessoal e de recursos físicos, como decoração,

(4)

arquitetura, layout e facilidades diversas: estacionamento, atendimento diferenciado, e outros. Outro fator relevante sobre o produto bancário refere-se à sua principal matéria prima, o dinheiro, por pertencer ao cliente tem todo o direito de fazer mais exigências do que normalmente faz em outros tipos de serviços.O relacionamento entre banco e cliente caracteriza-se por um confronto nítido de poder, existindo de um lado o cliente bancário, e do outro, a própria instituição bancária, exercendo papéis que lhe são praticamente privativos:

• Gestão do fluxo monetário

• Sustentação do processo econômico

O desafio cabe aos bancos de assumir a liderança dessa relação comercial e manejar essa interação, almejando conquistar os clientes e convencê-los a aceitarem essa intermediação, visando prestar o melhor atendimento e serviços aos clientes.

3Satisfação e fidelização para o cliente

De acordo com Kotler (2000) muitas empresas estão objetivando a alta satisfação, pois clientes meramente satisfeitos mudam facilmente de fornecedor quando aparece uma oferta melhor, os clientes altamente satisfeitos são muito menos propensos a mudar, pois um alto nível de satisfação cria certo vinculo emocional com a marca e não apenas uma preferência racional.

Para atender as necessidades de satisfazer o cliente é preciso que se conheça um pouco do mesmo e que seja ouvido, desta forma transpassara credibilidade ao cliente fazendo com que acredite nos produtos e serviços que o banco possa oferecer, nesta perspectiva Kotler e Armstrong (2003) defende que a criação de valores e a satisfação dos clientes são a chave para o inicio da conservação de um relacionamento entre cliente e empresa, ou seja, que se deve atrair, reter e cultivar os clientes.

Para que as empresas possam manter clientes precisa também desenvolver o marketing de relacionamento no que se refere ao atendimento.

Pessoas capacitadas pode ser uma ótima escolha para atender com eficiência

e capacidade os clientes, sabendo trabalhar em conjunto em determinadas

situações.

(5)

Os consumidores possuem níveis muito diferentes de fidelidade alguns por marcas, por serviços, lojas ou a empresas especificas. Kotler define a fidelidade sendo como “um compromisso profundo de comprar ou recomendar repetidamente certo produto ou serviço no futuro, apesar de influências situacionais e esforços de marketing potencialmente capazes de causar mudanças comportamentais” (KOTLER, 2006, p.141).

As empresas devem cada vez mais melhorar o relacionamento com seus clientes, pois o custo para conquistar e fidelizar clientes é um investimnto alto e caro, sendo assim a conquista de novos clientes se torna mais caro do que manter um cliente atual. Além disso, atender as necessidades e prestar suporte aos atuais clientes será mais fácil, porque se sabe quem é, e quais suas necessidades (KOTLER, 2006).

A fidelização do cliente é um longo caminho que as empresas precisam percorrer, pois é necessário atrair, conquistar e mantê-los clientes e isso está fortemente ligada à questão da qualidade dos serviços prestados, não tão somente quanto ao serviço, mas também com relação a quem e como o serviço foi prestado.

Logo o desenvolvimento de estratégias de fidelização pode ser um eficiente instrumento de gestão para as organizações. A seguir, descrevem-se o método, técnicas e os procedimentos da pesquisa.

4 Métodos, técnicas e procedimentos da pesquisa

Baseado na obtenção dos dados foi realizado um estudo de caso,

segundo Gil o estudo de caso “é caracterizado pelo estudo profundo e

exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira a permitir o seu

conhecimento amplo e detalhado.” (GIL, 2007, p. 72). Foram utilizados os

métodos de observação, elemento básico de investigação cientifica método de

exploração, de entrevista e também a abordagem qualitativa através de

entrevistas com a gerencia do banco a fim de buscar uma melhor percepção

em relação ao atendimento bancário, destacando os principais aspectos com

relação aos serviços, abordando a forma de atendimento bem como a

qualidade nos serviços oferecidos, possibilitando a identificação de problemas

e propondo ações de melhoria.

(6)

O instrumento utilizado para coleta de dados no método quantitativo foi um questionário estruturado com questões predominantemente de característica fechada. A formulação do questionário originou se através dos assuntos abordados durante o decorrer da pesquisa a fim de levantar pontos importantes e analisar quem são os seus clientes elaborando-se assim um questionário que trouxesse resultados importantes para essa pesquisa com objetivo de medir o grau de satisfação dos clientes do banco.

Utilizou-se a aplicação de um questionário com oito questões fechadas, para que os clientes respondessem conforme as alternativas e uma questão de natureza aberta, onde os clientes entrevistados poderiam responder conforme sua opinião e entendimento. A amostra de pesquisa compreendeu cem clientes e os dados foram coletados entre os meses de março e abril de 2014.

Destaca-se como limitações da pesquisa, o fato de que nem todos os clientes da organização terem sido alcançados, razão pelo qual o resultados não podem ser generalizados. Para tabulação e analise dos dados, utilizou-se o software sphinx.

5 A Satisfação dos Clientes do Banco

O Banco no qual se da à realização desse estudo iniciou suas atividades com o principal objetivo de financiar a venda de roupas de uma loja do mesmo grupo, isso em 1981. Vendo os bons resultados à empresa decidiu focar suas operações no financiamento de veículos, principal foco até os dias atuais.

Atualmente o Banco conta com 147 funcionários, 35 funcionários da Promotora SP e 45 na Promotora RS, totalizando um total de 227 colaboradores.

Na filial de Santa Cruz do Sul, onde está sendo desenvolvido o estudo à empresa conta com oito funcionários efetivos, dentre estes o Gerente Regional, quatro operadores CDC regionais e três pessoas na área administrativa, que são responsáveis pelo atendimento prestado dentro da filial.

5.1 Caracterização dos respondentes da pesquisa

(7)

Para obter sucesso na realização da pesquisa de satisfação é necessário estruturar diversos questionamentos em relação ao atendimento, os serviços que são prestados, a qualidade e a agilidade na execução de processos, mas, não basta apenas realizar esse trabalho é preciso no final da pesquisa apresentar os resultados, identificar as oportunidades de melhoria.

No que se refere aos respondentes da pesquisa, foram entrevistados no período de março e abril de 2014, um total de 100 clientes, no qual se constatou que 56% dos questionados eram do gênero feminino e 44% do gênero masculino.

Com relação à idade do questionado possibilitou-se a identificação de um publico consideravelmente jovem, no qual 46 % têm entre 18 a 35 anos, 38 % dos questionados estão na faixa dos 36 a 53 anos e 16% representam a faixa dos questionados entre 54 a 70 anos.

Neste contexto, pode-se verificar que os participantes da pesquisa se caracterizam, em sua maioria como clientes do gênero feminino e com idade entre 18 e 35 anos.

De posse dessas informações, procedeu-se à analise dos dados, onde se buscou verificar a opinião dos clientes em relação a satisfação para com os serviços prestados pelo Banco D&S.

5.2 A Satisfação do cliente do Banco

O resultado da pesquisa pode ser visualizado nos gráficos a seguir:

Gráfico 1: Visão do Atendimento

Fonte: Elaborado pela autora, 2014.

(8)

Como podemos observar no gráfico1(57,6%) dos clientes estão satisfeitos, (38,4%) estão muito satisfeitos, (2%) dos clientes estão insatisfeitos e (2%) se sentem indiferente.

A apresentação deste resultado demonstra que (96%) dos clientes se sentem satisfeitos quanto ao atendimento prestado pelo atendente.

Gráfico 2: Tempo de espera para atendimento

Fonte: Elaborado pela autora, 2014.

Pode-se observar no gráfico 2 que (70,7%) dos pesquisados estão satisfeitos, (15,2%) estão muito satisfeitos, (6,1%) dos clientes estão insatisfeitos e (8,1%) se sentem indiferente.

A apresentação deste resultado pode ser considerada boa, pois se obteve um resultado onde (85,9%) dos clientes se sentem satisfeitos quanto ao tempo de espera na fila do caixa.

Gráfico 3: horário de atendimento

(9)

Fonte: Elaborado pela autora, 2014.

Pode-se observar no gráfico 3 que (58,6%) dos clientes estão satisfeitos, (18,2%) estão muito satisfeitos, (11,1%) dos clientes estão insatisfeitos e (12,1%) dos clientes se sentem indiferente.

A análise deste resultado pode ser considerado razoável, pois obteve-se um resultado no qual (76,8%) dos pesquisados se sentem satisfeitos quanto ao horário de atendimento da filial.

Gráfico 4: Facilidade de acesso a filial

Fonte: Elaborado pela autora, 2014.

Pode-se observar no gráfico 4 que (43,4%) dos clientes estão satisfeitos, (12,1%) estão muito satisfeitos, (24,2%) dos clientes estão insatisfeitos e (16,2%) dos clientes se sentem indiferente.

A análise deste resultado demonstra que apenas (55,5%), dos clientes

estão satisfeitos e que (24,2) % deles se sentem insatisfeitos com relação à

localização da filial.

(10)

Gráfico 5: Satisfação no Pós venda

Fonte: Elaborado pela autora, 2014.

Podemos observar no gráfico 5 que (56,6%) dos clientes estão satisfeitos, (37,4%) estão muito satisfeitos e (6,1%) dos clientes se sentem indiferente.

A apresentação deste resultado demonstra que (94%) dos clientes se sentem satisfeitos quanto ao pós venda realizado pelo banco.

Gráfico 6: Conhecimento dos Atendentes

Fonte: Elaborado pela autora, 2014.

Já no gráfico 6 podemos observar que (62,6%) dos clientes estão satisfeitos, (29,3%) estão muito satisfeitos, (2%) dos clientes estão insatisfeitos e (6,1%) se sentem indiferente.

A apresentação deste resultado demonstra que mais de (91%) dos questionados se sentem satisfeitos quanto ao nível de conhecimento dos serviços prestado pelo atendente.

Gráfico 7: Facilidade em solucionar problemas

(11)

Fonte: Elaborado pela autora, 2014.

Neste item podemos observar que (64,6%) dos clientes estão satisfeitos, que (18,2%) estão muito satisfeitos, (4 %) dos clientes estão insatisfeitos e (13,1%) se sentem indiferente.

Gráfico 8: Atendimento telefônico

Fonte: Elaborado pela autora, 2014.

Pode-se observar no gráfico 8 que (83%) dos clientes já receberam ou realizaram ligação para o banco dentre estas (79,51%) estão satisfeitos e (20,49%) estão muito satisfeitos e (16%) dos clientes não tiveram contato telefônico.

A análise deste resultado pode ser considerada ótima, pois se obteve um resultado onde todos os clientes que receberam/realizaram ligações se sentem satisfeitos quanto a questão abordada.

Na mesma sequencia apresenta-se o resultado da questão 9 (nove) de

característica aberta que abordada a questão das linhas de credito oferecida

pelo banco e da importância da disponibilização do serviço de seguros no

financiamento.

(12)

No qual foi possível verificar que da amostra de 100 clientes apenas 42%

clientes responderam esta questão, das quais 18% dos clientes se manifestaram como satisfeitos com relação as linhas de credito oferecidos, 8%

dos clientes acreditam que seria importante disponibilizar a opção de seguros nos financiamentos, visto que a garantia é de alto risco e 16 % sugerem a criação de crédito pessoal e/ou empréstimo consignado e linhas de credito especial para agricultor, visto que nesta região a um grande número de pessoas que sobrevivem da agricultura, com isso devemos lembrar que essas pessoas não recebem mensalmente e sim semestralmente, ou de acordo com o decorrer de cada término de safra.

Quando se trata do público de âmbito rural a questão ainda é mais pertinente, pois todos os questionados deste perfil abordaram a possibilidade do credito para agricultor.

De forma geral podemos concluir que não se assinalou avaliação negativa em relação ao Banco e como pontos fortes destacou-se o atendimento, as pessoas, os serviços, e as gentilezas oferecidas no atendimento.

Quanto aos pontos fracos, pode-se considerar a falta de atendimento adequado das centrais telefônicas já a facilidade de acesso a filial e o horário de atendimento foram os itens considerados, mais crítico.

6 Recomendações e sugestões de melhoria para a organização

Diante do levantamento e análise dos dados da pesquisa através do questionário, podem-se sugerir melhorias capacitação de pessoal das centrais telefônicas, possibilitando inclusive um retorno ao cliente em caso de interrupção de chamada, visto as centrais telefônicas serem uma extensão, da instituição financeira e ser importantíssimo em uma comunicação clara, objetiva, precisa e confiável, sendo necessário que os mesmos serviços oferecidos pessoalmente nas agências possam na medida do possívelser prestados por telefone, para evitar transtornos aos seus clientes e elevar o seu nível de satisfação quanto ao tempo de espera pela resolução de problemas e dúvidas a respeitos dos serviços oferecidos ou contratados.

Outro problema é em relação a facilidade de acesso que foi um ponto

considerado negativo desde o início da pesquisa e constado claramente

(13)

através do questionário aplicado, mas que já está com projeto de melhorias no banco. Quanto ao horário de atendimento pode-se sugerir um horário mais flexível, principalmente no horário do meio dia que atualmente não possui atendimento, sendo o horário em que a maioria dos clientes possui disponibilidade para resolver problemas e tirar eventuais dúvidas junto ao banco, elevando assim a comodidade de forma a satisfazer as necessidades de seus clientes.

Foi possível constatar também que a empresa possui uma grande estratégia competitiva focada na diferenciação de atendimento, sendo este o pós venda que possibilita ao banco manter um estreito vinculo com o cliente, a partir de uma relação de troca, disponibilizando o suporte e a atenção necessária as suas duvidas, o que proporciona um alto nível de satisfação de seus clientes.

É recomendável lembrar que devido à concorrência acirrada é importantíssimo considerar as condições de vida e trabalho de seus funcionários, pois eles devem ser os primeiros a acreditar na importância que o bom atendimento representa à empresa.

É importante ressaltar, que o cliente está em constante busca da solução de suas necessidades, portanto, cabe à empresa surpreendê-lo, através de um atendimento ágil, transparente e de fácil acesso no trato de suas reclamações, sobretudo, da qualidade dos serviços ofertados.

7 Considerações finais

Este estudo concentra se na área de administração e teve por objetivo mensurar a satisfação dos clientes e identificar as estratégias de fidelização através do estudo de marketing no banco D&S. Por meio desta pesquisa, foi possível identificar de forma pratica a contribuição do Marketing para a organização, este por sua vez, apresenta-se como um importante instrumento de gestão para a identificação da satisfação dos clientes e fidelização dos mesmos.

Em primeiro momento buscou-se consolidar uma forma de identificar a

satisfação do cliente, buscando através de referencias bibliográficas e

levantamento de dados a importância e as necessidades por eles expressadas.

(14)

Em sequencia através de um questionário foi possível mensurar quantitativamente o nível de satisfação apresentado por uma amostra de cem clientes, no período compreendido entre março e abril de 2014. Por fim fez-se a avaliação dos dados da pesquisa na qual foi possível constatar alguns pontos positivos e também pontos considerados frágeis com relação à satisfação dos clientes do banco D&S.

Como pontos de melhorias pode-se citar a capacitação de pessoal das centrais telefônicas, a questão quanto à facilidade de acesso ao bancoe também quanto aohorário de atendimento.

De forma geral pode se concluir que os clientes pesquisados encontram- se satisfeitos com o Banco D&S e que esta atende às necessidades de seus clientes, o que contribui para o processo de fidelização dos mesmos. Assim sendo, gera valor às partes e estabelece vantagem competitiva com relação aos seus concorrentes.

Como recomendações a estudos futuros, sugere-se a reaplicação desta pesquisa a um universo maior, o que pode contribuir para o entendimento do comportamento dos demais consumidores clientes do banco. Sugere-se também, após o desenvolvimento das estratégias sugeridas como pontos de melhoria verificar se essas proporcionaram os resultados desejados à organização.

8 Referências

ALBRECHT, Karl. Revolução nos serviços: como as empresas podem revolucionar a maneira de tratar seus clientes. 5. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

DAY, George S. A empresa orientada para o mercado: compreender, atrair e manter clientes valiosos. Porto Alegre: Bookmann, 2001.

GIL, A. C.. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas Ed., 2007.

KOTLER, Philip. Administração e Marketing. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

(15)

KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio.

São Paulo: Prentice Hall, 2000.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 9. Ed. São Paulo:

Pearson Prentice Hall, 2003.

KOTLER, P.; KELLER,K. Administração de marketing.12.Ed. São Paul:

Pearson Prentice Hall, 2006

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Tecnicas de pesquisa.

6. Ed. 2. Reimp. São Paulo: Atlas, 2007.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de serviços. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

LAS CASAS, A. l. Qualidade total em serviços: conceitos, exercícios,

casos práticos. 3. ed. SP: Atlas, 1999.

Referências

Documentos relacionados

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Com o uso do biodigestor os gases promotores do efeito estufa, como o metano e o carbônico, não são mais liberados naturalmente para a atmosfera, ao contrário, ele é conduzido

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

Dos docentes respondentes, 62,5% conhe- cem e se sentem atendidos pelo plano de carreira docente e pelo programa de capacitação docente da instituição (que oferece bolsas de

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

Na terceita parte foi desenvolvida a ferramenta, que partindo de ficheiros de entrada com o posicionamento dos jogadores e da bola durante um jogo, consegue calcular automaticamente

The Anti-de Sitter/Conformal field theory (AdS/CFT) correspondence is a relation between a conformal field theory (CFT) in a d dimensional flat spacetime and a gravity theory in d +