• Nenhum resultado encontrado

Soul Gospel Project atua na freguesia de Marvila. Escuteiros celebram o Dia do Núcleo em Marvila NOVEMBRO Nº 108

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Soul Gospel Project atua na freguesia de Marvila. Escuteiros celebram o Dia do Núcleo em Marvila NOVEMBRO Nº 108"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

201

4

NO

VEMBR

O

Nº 108

Mensal - Ano 9

REVISTA DA JUNT

A DE FREGUESIA

D I S T R I B UI Ç Ã O G R

A T U I T A

Soul Gospel Project atua

na freguesia de Marvila

Escuteiros celebram o Dia do Núcleo em Marvila

Factor E: uma marca no emprego e no empreendedorismo

Olisipíadas: os novos Jogos de Lisboa

Melhoria da qualidade de vida motiva o abate de árvores

(2)

www.jf-marvila.pt

02

FICHA TÉCNICA

Facebook: www.facebook.com/conselhomarvilense Website: www.jf-marvila.pt

Mensal - Ano 9 - n.º 108 Novembro de 2014

Diretor: Belarmino Ferreira Silva

Propriedade: Junta de Freguesia de Marvila Avenida João Paulo II, lote 526, 1.º A 1950-159 Lisboa – Telefone: 21 831 03 50 Fax: 21 831 03 59

Site: www.jf-marvila.pt

Facebook: www.facebook.com/conselhomarvilense

E-mail: comunicacao@jf-marvila.pt

(divulgação de iniciativas, atividades e assuntos relativos à revista)

info@jf-marvila.pt (outros assuntos) Depósito Legal: 237649/06 Tiragem: 17.500 exemplares Redação e Produção Gráfica:

JML- Marketing e Comunicação Unipessoal, LDA. Impressão: ACDPRINT, S.A.

A Revista de Marvila usa o novo Acordo Ortográfico

Uma Marvila

com maior interação

Aproveitando esta época natalícia que se aproxima, será oportuno dirigir-vos, em nome pessoal e do executivo da Junta de Freguesia de Marvila, uma mensagem de esperança e solidariedade, não fossem elas dois dos maiores chavões desta quadra natalícia.

Apesar de difíceis os tempos que correm, independentemente da fé de cada um, o Natal para além da celebração sagrada é um período especial, de renovação, de luz e de expressar solidariedade para com os mais próximos, e não só.

Hoje mais do que nunca, a nossa sociedade precisa de um espírito renovado de generosidade e solidariedade, que não deve ser expressado somente nesta quadra mas ao longo de todo o ano. Desta forma, e através de pequenos gestos poderemos melhorar não só a vida do próximo, como a todos os concidadãos, ao construir uma sociedade de excelência, mais justa e mais igualitária.

Para tal, cabe a todos os marvilenses a participação na vida pública através de pequenos gestos que podem melhorar a eficácia da Junta de Freguesia no apoio aos problemas e às necessidades dos locais. Por conseguinte, lanço o desafio aos marvilenses de nos escreverem e nos darem ideias para um melhor conhecimento dos problemas da freguesia de Marvila e uma maior interação entre a Junta e a população. Só juntos e com os seus cidadãos faremos de Marvila uma freguesia com um futuro melhor.

No entanto, e na consciência plena das dificuldades do ano de 2014, acredito na intrínseca bondade e determinação dos marvilenses para fazer face às dificuldades. Tendo a certeza que este Natal proporcionará as condições e o tempo ideais, para refletir nos atos que praticamos e nos preparar para os desafios que se avizinham. Na esperança de que esta mensagem alerte as consciências, a Junta de Freguesia de Marvila deseja a todos um Feliz Natal!

editorial

sumário

Ação social

• Projeto Intervir está de volta

3

• Ação Social - alfabetização, informática e inglês

4

Cultura

• S. Martinho comemorado por toda a freguesia

5

• D. Dinis recebe Revelarte

6

• Soul Gospel Project atua na freguesia de Marvila

7

Desporto

• Olisipíadas: os novos Jogos de Lisboa

8

• Reunião em Marvila: promove as Olisipíadas

nas escolas da zona oriental

9

Espaços Verdes

• Melhoria da qualidade de vida

motiva o abate de árvores

10

Sociedade

• Factor E: uma marca no emprego

e no empreendedorismo

11

• Câmara Municipal de Lisboa abre candidaturas à 4ª edição do Subsídio de Arrendamento

12

• Escuteiros celebram o dia do núcleo em Marvila

13

Voz ativa

• Lançamento do livro de José Moura

14

(3)

www.jf-marvila.pt

03

ação

social

Projeto Intervir está de volta

Novas regras criam mais responsabilidade

A

pós um período de férias que serviu, também, para reorganização interna, o Projeto Intervir voltou a abrir para receber as crianças e jovens da freguesia depois das aulas (de segunda a sexta feira das 14h00 às 17h15) e para acompanhar turmas nas escolas.

O desenvolvimento cognitivo e psicológico, no sentido da autonomização e socialização das crianças e jovens e a promoção de estilos de vida saudáveis, com projetos de vida alternativos, para crianças e jovens da freguesia, continuam a ser os objetivos deste projeto. Assim como reforçar os fatores de proteção das crianças e jovens e fomentar o sentido de pertença a um grupo.

As regras do espaço mudaram, já não sendo este apenas o local de ocupação de tempo livre, mas também, um local onde se continua a apostar na edu-cação, pois os jovens e crianças que vierem para o espaço terão que fazer os seus trabalhos de casa, antes de participarem em qualquer atividade. Além disso, para não criar qualquer tipo de perturbações quer no funcio-namento do espaço, quer no comércio e habitações da área, uma vez que saiam do espaço só poderão regressar no dia seguinte.

Para Isabel Fraga, vogal do pelouro Ação Social, Habita-ção e Saúde da Junta de Freguesia de Marvila e que é agora, também, a vogal responsável pelo projeto “estas novas regras têm como objetivo trazer mais responsabi-lidades aos jovens e criar rotinas que de outra forma não tinham, após a saída da escola”.

Espaços Verdes

• Melhoria da qualidade de vida

motiva o abate de árvores

10

Sociedade

• Factor E: uma marca no emprego

e no empreendedorismo

11

• Câmara Municipal de Lisboa abre candidaturas à 4ª edição do Subsídio de Arrendamento

12

• Escuteiros celebram o dia do núcleo em Marvila

13

Voz ativa

• Lançamento do livro de José Moura

14

(4)

www.jf-marvila.pt

04

Ação Social - alfabetização, informática e inglês

Junta de Freguesia de Marvila fomenta alfabetização

O

pelouro de Ação Social da Junta de Fregue-sia de Marvila está a dinamizar um conjunto de ações de alfabetização, que procura dar resposta aos problemas de analfabetismo e de analfabetismo regressivo que ainda afetam as populações da freguesia de Marvila. Num programa que abriu inscrições para aulas de alfabetização, introdução à informática e introdução à língua inglesa existem ainda algumas vagas por preencher.

As aulas de introdução à informática que decorrem à terça e à quinta-feira, das 14h às 16h30,

compreen-dem um total de 23 alunos, mas ainda possuem 9 vagas. No que diz respeito às aulas de introdução à língua inglesa também ainda existem vagas. Contudo, e apesar de nas aulas alfabetização já não existirem vagas, os candidatos poderão inscrever-se em lista de espera.

Estas aulas proporcionadas pela Junta de Freguesia de Marvila pretendem erradicar o analfabetismo, princi-palmente nas populações mais idosas, promovendo a literacia de forma a tornar os seus cidadãos mais ati-vos e participatiati-vos na vida pública.

• Terça e quinta-feira, das 14h às 16h30. • Ainda existem 9 vagas.

• Terça e quinta-feira, das 17h às 18h30 – horários a confirmar. • Ainda existem vagas

• Segunda, quarta e sexta-feira, das 17h às 18h30.

• Não existem vagas, podendo inscrever-se em lista de espera.

HORÁRIO E VAGAS DAS AULAS DE ALFABETIZAÇÃO

ação

social

Aulas de introdução à informática: Aulas de introdução à língua inglesa: Aulas de alfabetização:

(5)

www.jf-marvila.pt

05

Magusto em Marvila

S. Martinho comemorado por toda a freguesia

A

realização dos magusto, segundo alguns histo-riadores, remonta a uma tradição muito antiga de comemoração do Dia de Todos os Santos, onde era comum acender fogueiras e assar castanhas. Esta tradição veio a ser mais tarde transposta para o dia de S. Martinho, comemorado no dia 11 de novembro, onde passou a ser costume fazer-se um gran-de magusto, comendo as habituais castanhas acompa-nhadas por jeropiga e/ou água-pé. Esta é também uma altura em que se prova o novo vinho, produzido com a colheita do ano. Como diz o dito popular, “no dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”.

Evocando esta antiga tradição um pouco por todos os

bairros de Marvila, comemorou-se o dia S. Martinho, com grandes magustos que deram origem a excelentes mo-mentos de convívio entre os marvilenses. Estes eventos contaram com o apoio da Junta de Freguesia, potencian-do o envolvimento potencian-dos marvilenses com as instituições, associações e coletividades da freguesia. Por conseguin-te, o apoio dado pelo executivo da Junta de Freguesia na divulgação e promoção destes eventos demonstrou-se determinante para o sucesso destas atividades. Entre os dias 8 e 16 de novembro, este dia foi celebrado por toda a freguesia de Marvila, sendo as castanhas assadas e o convívio entre a população os “reis” e “senhores” desta tradicional festividade, ditando o sucesso da mesma.

cultura

AMBA Cinfaes

Associação de Reformados do Bairro do Condado Prodac

(6)

www.jf-marvila.pt

06

A

Escola Secundária D. Dinis, no Bairro das Amen-doeiras, recebeu no passado dia 30 de outubro a peça Revelarte do grupo de teatro 9arte, promovida pelo Grupo de Teatro Contra Senso e apoio da Junta de Freguesia de Marvila.

Sendo o “bullying” uma temática bastante recente e que afeta muitos dos jovens nas escolas portuguesas, incluin-do naquelas que pertencem ao Agrupamento D. Dinis, em Marvila, esta foi a forma encontrada para transmitir a mensagem pretendida, de maneira a que efetivamente chegasse a todos.

A assistir à peça que contou com todo o apoio da Junta de Freguesia de Marvila, esteve o vogal do pelouro do Desporto, Juventude e Cultura, Vítor Morais, que ressal-vou o facto de esta ser uma temática que ainda soa a

tabu nas nossas vidas, pois ouvem-se casos trágicos mas muito espaçados no tempo, não lhes sendo atribuída a devida importância”. Como tal, reforçou que espera que “peças como esta sirvam para alertar os jovens e as crian-ças que passam por isto, para que falem com os adultos e mesmo para os agressores, para que percebam os efeitos que têm nos outros”.

A encenação de Revelarte ficou a cargo de Miguel Mestre, do Grupo de Teatro Contra Senso, que lançou o desafio ao grupo 9Arte, formado por um grupo de jovens atores que decidiu continuar a atividade iniciada no Projeto Remix, o Eco Teatro.

No final da peça e com merecidos aplausos houve tempo para debater o tema “bullying” e informar todos os jovens e crianças presentes que estão à procura de 10 jovens da freguesia, entre os 12 e os 20 anos, para um espetáculo no fim do projeto, a quem será dada formação teatral na sede do Teatro Contra-Senso, no Bairro do Armador. A metodologia utilizada será o Teatro Fórum e o proje-to terá duas fases, sendo que a primeira fase tem como objetivo primordial fomentar a integração de jovens no projeto, seguindo-se a segunda fase, que consistirá na construção de uma peça de teatro para apresentação à comunidade, pelos jovens selecionados.

Para o Teatro ConSenso “este é um projeto que tra-rá muitas mais-valias para a comunidade e é mais uma aposta na missão além-fronteiras do palco, continuando a trabalhar nesta área da educação não-formal em es-treita parceria com todas as entidades do ensino formal”.

D. Dinis recebe Revelarte

Uma peça sobre o “bullying”

cultura

(7)

www.jf-marvila.pt

07

N

o passado dia 1 de novembro, decorreu na igreja de Santa Beatriz, em Marvila, um concer-to a cargo dos Soul Gospel Project. O grupo que assenta raízes no gospel apresenta uma fusão de sonoridades que vão do R&B, soul, blues ao jazz. Composto por 12 elementos demonstrou ter uma grande atitude, imagem e groove em palco, facto que surpreendeu muitos dos presentes no referido concerto. Os Soul Gospel Project, para além de já terem participado em programas televisivos e diversos certames do país, contam com um invejável número de atuações em fes-tivais e salas do nosso país (Rock in Rio, Festa do Avante, Aula Magna, Coliseu de Lisboa, Pavilhão Atlântico). Toda-via, apesar da sua notoriedade, o grupo não deixa de ter preocupações sociais, apoiando projetos de intervenção social, como a Associação Médicos do Mundo (MdM) da qual são embaixadores. “Amigos, voluntários e parceiros (…) identificamo-nos com a missão e os valores da MdM, e temos perfeita noção de quão meritória é esta causa”, frisa um dos elementos do grupo, Paulo dos Santos e Silva.

O grupo é formado por elementos que de uma maneira, ou de outra, já tinham alguma ligação ao gospel, no entanto a escolha de cada voz nova passa sempre por um processo da típica audição. O projeto que “vai para além de um hobby” pauta por uma vertente cada vez mais profissional, sendo o processo de seleção rigoroso, aspeto que consideram fundamental para garantir melhores resultados. De momento, tem a sua for-mação fechada, mas existem sempre vagas que poderão surgir sendo o critério de seleção: talento, “algo que acrescente valor ao grupo, quase sobre natural”, acrescenta Santos e Silva.

O concerto na igreja de Santa Beatriz não é de todo suspeito, já que o grupo ensaia nesta igreja de Marvila, sendo a maioria do coro residente e paroquiano na freguesia. O local surgiu quando o grupo procurava uma sala de ensaios e por ali tem permanecido até aos dias de hoje. “Temos sido muito bem acolhidos, realizamos intercâmbios com o coro da paróquia e ainda podemos ajudar a comunidade local mais carenciada”, confirma o elemento do grupo.

Concerto – Igreja Santa Beatriz

Soul Gospel Project atua na freguesia de Marvila

cultura

(8)

www.jf-marvila.pt

08

desporto

Olisipíadas:

Os novos Jogos de Lisboa

A

s Olisipíadas estão de volta mas com uma nova abordagem, que procura uma maior interação e aproximação dos munícipes às suas juntas de freguesia. O evento desportivo que recupera os antigos Jogos da Cidade, que marcaram diversas gerações de jovens de Lisboa, regressa com uma imagem e um pla-no de interação com a população completamente pla-novos. A Junta de Freguesia de Marvila em parceria com a Câmara Municipal e as restantes 23 freguesias envolve-se nesta atividade dinamizadora da prática do desporto em camadas infanto-juvenis e presta o seu apoio com a cedência dos equipamentos e infraestruturas da freguesia, bem como espaços públicos, de forma a contribuir para o sucesso destas Olisipíadas.

Numa apresentação oficial, que decorreu no dia 28 de outubro, no edifício da Câmara Municipal de Lisboa, o vereador do Desporto da Autarquia, Dr. Jorge Máximo, destacou com nostalgia a importância destes antigos Jo-gos da Cidade e frisou o papel que estes tiveram no enca-minhamento dos jovens para a prática desportiva.

Para o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. António Costa, os Jogos serão um novo e importante contributo para a construção de um “sentimento de iden-tidade e de pertença”, por parte dos jovens e das famílias às respetivas freguesias.

Assim sendo, e após a reforma administrativa, os Jogos da Cidade reforçam e assumem um papel determinante para a construção de uma cidade melhor, mais moderna e mais próxima dos seus munícipes, contando com todo o apoio e empenho da Junta de Freguesia de Marvila. Apesar de as dificuldades em que algumas instituições desportivas se encontram e consciente delas, a Junta de Freguesia presta o seu apoio a todo o movimento as-sociativo, na conquista de novos públicos para a prática de modalidades desportivas. Aproveitando esta

oportu-nidade para dinamizar um evento, que será direcionado a quem está a começar e para quem ainda deve experi-mentar estas atividades.

No final da intervenção, o Dr. Jorge Máximo apresentou à cidade e às crianças da EB1 Teixeira de Pascoais o Kiko, a nova mascote das Olisipíadas, como “elemento aglu-tinador da identidade visual dos Jogos”. Uma imagem que ainda será completada pelo hino dos Jogos, a cargo dos Anjos, que marcaram presença nesta cerimónia de apresentação. Também presente esteve quase a totalida-de do executivo camarário, bem como os 24 presitotalida-dentes das Juntas de Freguesia de Lisboa, nomeadamente o de Marvila, onde assinaram o comprometimento para com esta parceria.

Os interessados em participar nas Olisipíadas terão disponíveis atividades como: o andebol, o atletismo, o bas-quetebol, o ciclismo, o futsal, a ginástica, o judo, a natação, o rugby, o skate, o ténis de mesa e o voleibol. Para participar nestas atividades basta, desde já, contactar a Junta de Freguesia de Marvila ou a Câmara Municipal de Lisboa.

(9)

www.jf-marvila.pt

09

Reunião em Marvila:

Promove as Olisipíadas nas escolas da zona oriental

A

Junta de Freguesia de Marvila realizou, no âmbito das Olisipíadas, uma reunião para a apresentação deste importante evento desportivo aos agrupamentos de escolas da zona oriental (UIT Oriental). Na reunião, que teve lugar no Salão de Festas do Vale Fundão, em Marvila, esteve presente o vogal do pelouro do Desporto, Juventude e Cultura da Junta da Freguesia de Marvila, Vítor Morais, bem como o chefe de divisão de apoio aos projetos desportivos da Câmara Municipal de Lisboa (CML) Dr. Miguel Pacheco, e a diretora do departamento de desporto da CML, Drª. Sónia Pai-xão. Igualmente presentes estiveram as Juntas de Freguesia do Beato, Olivais e Parque das Nações, representadas por Maria Begonha, Renato Leitão e Figueiredo Costa, respetivamente. A reunião teve como objetivo primordial a promoção, a sensibiliza-ção e a motivasensibiliza-ção destas escolas como parceiros ativos dos Jogos de Lisboa, potenciando a interação entre as Juntas de Freguesia, a Camara Municipal e as escolas de forma a garantir o sucesso das Olisipíadas.

forb

Locais de prova

1ª Fase – Fase Local

Locais designados pelas juntas de freguesia e outros equipa-mentos desportivos municipais da cidade de Lisboa, como:

Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso Complexo Desportivo Municipal do Alto do Lumiar Pista de Atletismo Municipal Prof. Moniz Pereira Skate Park‘s

Outros locais da cidade 2ª Fase – Fase Final

Em local a definir oportunamente pela organização.

Datas de realização

Fase Local: Fevereiro a Abril de 2015 Fase Final: Maio/Junho de 2015

mais informações www.cm-lisboa.pt/olisipiadas olisipiadas@cm-lisboa.pt DESIGN | CML | DEP AR TAMENT O DE MAR CA E C O M UNICAÇÃO | OUTUBR O 2014 par ceir os oficiais 12 Modalidades Desportivas

Andebol, Atletismo, Basquetebol, Ciclismo, Futsal, Ginástica, Judo, Natação, Rugby, Skate, Ténis de Mesa, Voleibol.

24 Freguesias da cidade de Lisboa

Ajuda, Alcântara, Alvalade, Areeiro, Arroios, Avenidas Novas, Beato, Belém, Benfica, Campo de Ourique, Campolide, Carnide, Estrela, Lumiar, Marvila, Misericórdia, Olivais, Parque das Na-ções, Penha de França, Santa Clara, Santa Maria Maior, Santo António, São Domingos de Benfica São Vicente.

forb

Locais de prova

1ª Fase – Fase Local

Locais designados pelas juntas de freguesia e outros equipa-mentos desportivos municipais da cidade de Lisboa, como:

Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso Complexo Desportivo Municipal do Alto do Lumiar Pista de Atletismo Municipal Prof. Moniz Pereira Skate Park‘s

Outros locais da cidade

2ª Fase – Fase Final

Em local a definir oportunamente pela organização.

Datas de realização

Fase Local: Fevereiro a Abril de 2015 Fase Final: Maio/Junho de 2015

mais informações

www.cm-lisboa.pt/olisipiadas

olisipiadas@cm-lisboa.pt

DESIGN | CML | DEP AR TAMENT O DE MAR CA E C O M UNICAÇÃO | OUTUBR O 2014 par ceir os oficiais

12 Modalidades Desportivas

Andebol, Atletismo, Basquetebol, Ciclismo, Futsal, Ginástica, Judo, Natação, Rugby, Skate, Ténis de Mesa, Voleibol.

24 Freguesias da cidade de Lisboa

Ajuda, Alcântara, Alvalade, Areeiro, Arroios, Avenidas Novas, Beato, Belém, Benfica, Campo de Ourique, Campolide, Carnide, Estrela, Lumiar, Marvila, Misericórdia, Olivais, Parque das Na-ções, Penha de França, Santa Clara, Santa Maria Maior, Santo António, São Domingos de Benfica São Vicente.

desporto

(10)

www.jf-marvila.pt

10

Abate de árvores

Melhoria da qualidade de vida motiva o abate

O

pelouro dos Espaços Verdes da Junta de Freguesia de Marvila está a proceder ao abate de alguns plátanos e choupos como medida de proteção dos habitantes. Os moradores que há muito se queixavam de alergias, bronquites asmáticas ou ataques de asma associados ao período de polinização das árvores, durante a primavera, receberam esta medida com bastante satisfação. A proximidade das ramagens relativamente aos edifícios e a libertação das sementes en-volvidas em algodão, no caso dos choupos, era um facto que desagradava os moradores, pelos referidos motivos. Face a estes descontentamentos, a Câmara Municipal

de Lisboa já tinha procedido anteriormente a um estudo sobre o abate das árvores, no entanto e com a passagem de competências, o processo passou a fazer parte da responsabilidade da Junta de Freguesia de Marvila. Assim sendo, e para além destes motivos, a Junta de Fregue-sia teve ainda em conta os entupimentos dos esgotos provocados pelas raízes, os passeios levantados, e as caleiras e os algerozes entupidos pela folhagem das ár-vores mais altas, considerando esta medida uma forma de proteção e de melhoria de qualidade de vida dos marvilenses. Posteriormente, este derrube será colmata-do com a plantação de outro tipo de árvores.

Rua Dr. José Ricardo Espírito Santo Rua Dr. José Ricardo Espírito Santo

Rua Paulo Dias Novais Rua Paulo Dias Novais

espaços

verdes

(11)

www.jf-marvila.pt

11

sociedade

N

a consciência das elevadas taxas de desemprego na comunidade local e em Portugal, e no âmbito do eixo “emprego e empreendedorismo” da Comissão Social da freguesia de Marvila, realizou-se no passado dia 20 de novembro no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) um evento denominado “Factor E”. O evento apoiado pela referida comissão e pela Junta de Freguesia de Marvila criou espaços de promoção de recursos disponíveis para a população local, sendo definidos como os prin-cipais objetivos desta atividade a partilha de informação e conhecimento.

Nesta feira marcaram presença diversas entida-des nomeadamente a Força Aérea, a PSP, a Marinha, a OED, a ACM, a ACIDI, a LisClean, a Family First, a CAIS, a SPEM, os gabinetes de inserção profissional, a CQEPES, a Randstad, a CASES, a CENFIC, a AMDC, a Dress to job e a GEPE. No evento, para além da feira de recur-sos, foi possível “mudar de look” através de um espaço de transformação visual e ainda de uma consultora de imagem, a cargo das empresas E-Beleza e a Color Me Beautiful, respetivamente. Simultaneamente decorreram

dois “workshops” dedicados à proatividade e ao empreendedorismo, designados por “Recibos Verdes” e “Da ideia a um projeto”, que visavam o esclarecimento das dúvidas mais comuns aos jovens e adultos. Para fechar estes “workshops” sucedeu-se uma sessão de ex-pressão dramática protagonizada pelo Conselho Português de Refugiados.

O evento contou ainda com uma tertúlia subordinada à temática: “Impulsos de mudanças – que fatores?”, que contou com a presença do vice-presidente do concelho diretivo do IEFP, Félix Esménio; Luísa Mendes da SPEM, Vera Nunes da E-Beleza e o Alto Comissariado para as Migrações. O encerramento do “Factor E” ficou a cargo do vice-pre-sidente do ISEL, professor Paulo Mendes, e do vogal do pelouro da Economia e Sociedade da Junta de Freguesia de Marvila, António Alves.

Do evento é assinalável a participação de todas as entidades que colaboraram e que se mostraram deter-minantes para o sucesso do mesmo. Desta forma, e em nome de todo o executivo da Junta Freguesia de Marvila, agradecemos a colaboração e a participação das referidas entidades.

Factor E:

Uma marca no emprego e no empreendedorismo

(12)

www.jf-marvila.pt

12

Câmara Municipal de Lisboa abre candidaturas

À 4ª edição do Subsídio de Arrendamento

D

urante os dias 15 de outubro até 14 de novembro de 2014 decorreram as candidaturas da Câmara Municipal de Lisboa para o Subsídio Municipal ao Arrendamento (SMA). Desta feita, e com vista abranger uma maior franja da população, estão a decorrer novas candidaturas para a 4ª edição do SMA, ainda sem datas fixas.

Este Subsídio Municipal, da responsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa, é um Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento destinado a agregados familiares que se encontrem em carência habitacional efetiva ou iminente, face à incapacidade económica de suportar a totalidade da renda devida, no âmbito de um contrato de arrenda-mento ou de um empréstimo bancário à habitação. Quem se pretender candidatar deverá, para já, regis-tar-se no programa do subsídio municipal no sítio

http://subsidiomunicipalarrendamento.cm-lisboa.pt, e aguardar ser contactado pela entidade com os prazos de entrega. As candidaturas serão aceites, apenas online,

e fazem-se através do formulário disponível no mes-mo sítio, juntamente com o envio da documentação necessária devidamente digitalizada.

No mesmo espaço online estão disponíveis os requisi-tos de acesso, o regulamento, as Perguntas Frequentes e o Guia de Apoio ao Utilizador. Para mais informações deverá contactar a Câmara Municipal de Lisboa através do 217 989 899 ou através do correio eletrónico:

sma@cm-lisboa.pt.

sociedade

(13)

www.jf-marvila.pt

13

sociedade

N

o passado dia 8 de novembro, Marvila re-cebeu cerca de 1300 escuteiros vindos dos 17 Agrupamentos que compõem o Núcleo Oriental de Lisboa, para celebrarem juntos o Dia do Núcleo sob o tema “Fazer Caminho”.

Este ano o anfitrião foi o Agrupamento 1260 Bela Vis-ta que desVis-ta forma encerrou as celebrações do seu 10º aniversário. As ruas de Marvila ficaram com mais cor e animação, pois com a colaboração da Junta de Freguesia e da Paróquia, o 1260 Bela Vista preparou toda a logística necessária para que este dia fosse um sucesso.

O Dia do Núcleo foi inaugurado com uma cerimónia no pavilhão gimnodesportivo da escola secundária D. Dinis e contou com a presença do executivo da Junta de Freguesia de Marvila. De seguida, decorreram um conjunto de atividades didáticas, jogos e muita anima-ção: os Lobitos fizeram as suas “aventuras” no polides-portivo do Parque do Vale Fundão; os Exploradores

no pavilhão gimnodesportivo da escola secundária D. Dinis; os Pioneiros na escola básica 2+3 de Marvila e os Caminheiros no salão da Igreja de Sta. Beatriz. Durante a parte da tarde, todos rumaram em direção à Igreja de S. Maximiliano Kolbe, onde juntos encer-raram a atividade com uma celebração da Eucaristia, presidida pelo senhor Bispo Auxiliar de Lisboa, D. José Traquina. O Dia do Núcleo encerrou com a entrega dos prémios aos vencedores de cada secção.

Este dia, para além de ter sido uma oportunidade de se encontrarem e festejarem o facto de serem escu-teiros e pertencerem ao Núcleo Oriental de Lisboa, foi também um dia de especial solidariedade e de compaixão para com o próximo. Os escuteiros de-monstraram assim a sua intrínseca generosidade ao aderiram à iniciativa de trazerem um litro de leite para ser entregue à Comunidade Vida e Paz, sendo des-ta forma possível entregar à instituição cerca de 1700 litros de leite.

Escuteiros celebram o

Dia do Núcleo em Marvila

(14)

www.jf-marvila.pt

14

N

ascido em F e r r e i r a de Zêzere em 1953, José Moura é desde 2005 morador da fre-guesia de Marvila. Poe-ta popular editou em 2012 o seu primeiro livro Palavras que

di-zemos…, uma viagem

introspetiva do autor, que desde pequeno escreve versos e pequenas histórias de forma não sis-temática. E em 2012 decidiu a organizara sua poesia e publicá-la numa edição da editora Universus.

No dia 22 de novembro foi a vez de apresentar a segunda edição física, pela mesma editora, na Asso-ciação de Reformados do Bairro do Condado, em Marvila. Desmascarar as Palavras foi a nova obra apresentada pela Drª. Maria José Lacerda, a responsável pela editora e autora do prefácio do livro. Na cerimónia destacou José Moura como uma pes-soa que vive com a poesia dentro dela, um poeta cheio de palavras pela sua forma de sentir e viver. O evento contou ainda com algumas leituras de passagens do livro

de José Moura, que acabaram por emocionar a plateia. Nomeadamente, o presidente Manuel Martins que fez questão de demonstrar a total disponibilidade da Associa-ção para eventos futuros.

A responsável da Universus terminou a sessão agrade-cendo à Associação de Reformados e a simpatia de todos os participantes e convidados.

Lançamento do livro de José Moura

Desmascarar as palavras é a sua segunda proposta

voz

ativa

(15)

www.jf-marvila.pt

15

o nosso

executivo

MANDATO 2013-2017

Belarmino Silva Presidente Atendimento ao público 2.ª feira das 15h30 às 17h30 (Por marcação prévia) Coordenação dos Pelouros,

Administração e Funcionamento, Relações Institucionais, Comunicação Institucional, Urbanismo e Património Vítor Morais Vogal Desporto, Juventude e Cultura Atendimento ao público 4.ª feira das 17h30 às 19h30 (Por marcação prévia)

Hermínio Corrêa

Vogal

Projeto Intervir,

Educação e Conselho Educativo Atendimento ao público 2.ª feira das 15h30 às 17h30 (Por marcação prévia)

António Alves

Vogal

Substituição do Presidente, Gestão Orçamental e Financeira, Economia e Sociedade - Conselho Marvilense

Isabel Fraga

Secretário

CPCJ,

Ação Social, Habitação e Saúde Atendimento ao público 6.ª feira das 14h30 às 16h30 (Por marcação prévia)

antonio.alves@jf-marvila.pt isabel.fraga@jf-marvila.pt vitor.simoes@jf-marvila.pt

Vítor Simões Tesoureiro Espaço Público, Segurança e Mobilidade Atendimento ao público 5.ª feira das 16h00 às 18h00 (Por marcação prévia)

vitor.morais@jf-marvila.pt herminio.correa@jf-marvila.pt

Miguel Ferreira

Vogal

Espaços Verdes, Ambiente, Higiene Urbana

Atendimento ao público 4.ª feira das 16h00 às 18h00 (Por marcação prévia)

miguel.ferreira@jf-marvila.pt

Divulgação de iniciativas, atividades e assuntos relativos à revista envie um e-mail para

comunicacao@jf-marvila.pt

Facebook: www.facebook.com/conselhomarvilense Website: www.jf-marvila.pt

SERVIÇOS PÚBLICOS

EPAL (Assistência Domiciliária) - Tel: 800 201 101 EPAL (Roturas) - Tel: 800 201 600

EDP (Fugas de gás) - Tel: 218 685 309 Intoxicações - Tel: 217 950 143 Linha Vida - Tel: 1414 (gratuita) SOS Voz Amiga - Tel: 213 544 545 B.S. Bombeiros - Tel: 213 422 222

Loja do Cidadão de Marvila - Tel: 707 241 107

ATENDIMENTO SOCIAL

Serviço de Ação Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Praça José Queiroz, 1, Piso 3

Edifício Entreposto - Tel: 218 554 100

ATENDIMENTOS

Horário de funcionamento da Junta: Das 9h30 às 17h30 de segunda a sexta-feira Horário de funcionamento da Tesouraria: Das 9h30 às 17h de segunda a sexta-feira Horário de licenciamento de canídeos: Das 11h às 17h

Psicoterapia Infantil Drª. Joana Gonçalves

Av. João Paulo II, Lote 526 - 1º A 1950-159 Lisboa

Terças e quintas, das 14h30 às 17h30 (Marcações pelo Tel.: 218 310 350) Apoio Ação Social

Dr.ª Elisabete Ribeiro

Av. João Paulo II, Lote 526 - 1º A 1950-159 Lisboa

Terças, das 10h00 às 13h00 (Marcações pelo Tel.: 218 310 350) Aconselhamento Jurídico

Av. João Paulo II, Lote 526 – 1º A 1950-159 Lisboa

Sextas, às 18h00

(Marcações pelo Tel.: 218 310 350)

in

formaç

ões úteis

(16)

www.jf-marvila.pt

S

E

N

O

S

Ú

L

T

I

M

O

S

2

1

D

I

A

S

N

Ã

O

S

E

D

ES

L

OQ

UE

Não r

ec

orr

a dir

etament

e aos serviç

os

de saúde

E

vit

e os c

ontact

os c

om outr

as pessoas

Est

e

v

e num

país af

etado

pela epidemia

de Ébola

O

U

Est

e

v

e em

+

c

ontact

o c

om um

doent

e inf

etado

por Ébola

Se t

em ou

t

e

v

e f

ebr

e

M

a

i

s

i

n

f

o

r

m

a

ç

ã

o

w

w

w

.

e

b

o

l

a

.

d

g

s

.

p

t

LI

GUE D

E IMED

I

A

T

O

808 24 24 24

Estamos pr

epar

ados par

a o ac

onselhar

INF

O

RM

A

Ç

Ã

O

D

E

S

A

ÚD

E

DGS.6A.PT/X.2014

SE NOS ÚLTIMOS 21 DIAS

NÃO SE DESLOQUE

Não recorra diretamente aos serviços

de saúde

Evite os contactos com outras pessoas

Esteve num

país afetado

pela epidemia

de Ébola

OU

Esteve em

+

contacto com um

doente infetado

por Ébola

Se tem ou

teve febre

Mais informação

www.ebola.dgs.pt

LIGUE DE IMEDIATO

808 24 24 24

Estamos preparados para o aconselhar

INFORMAÇÃO

DE SAÚDE

DGS.6A.PT/X.2014

S E N O S Ú LT I M O S 2 1 D I AS

NÃO SE DESLOQUE

Não recorra diretamente aos serviços

de saúde

Evite os contactos com outras pessoas

Esteve num

país afetado

pela epidemia

de Ébola

OU

Esteve em

+

contacto com um

doente infetado

por Ébola

Se tem ou

teve febre

Mais informação

www.ebola.dgs.pt

LIGUE DE IMEDIATO

808 24 24 24

Estamos preparados para o aconselhar

INFORMAÇÃO

DE SAÚDE

DGS.6A.PT/X.2014

S E N O S Ú LT I M O S 2 1 D I AS

NÃO SE DESLOQUE

Não recorra diretamente aos serviços

de saúde

Evite os contactos com outras pessoas

Esteve num

país afetado

pela epidemia

de Ébola

OU

Esteve em

+

contacto com um

doente infetado

por Ébola

Se tem ou

teve febre

Mais informação

www.ebola.dgs.pt

LIGUE DE IMEDIATO

808 24 24 24

Estamos preparados para o aconselhar

INFORMAÇÃO

DE SAÚDE

DGS.6A.PT/X.2014

S E N O S Ú LT I M O S 2 1 D I AS

NÃO SE DESLOQUE

Não recorra diretamente aos serviços

de saúde

Evite os contactos com outras pessoas

Esteve num

país afetado

pela epidemia

de Ébola

OU

Esteve em

+

contacto com um

doente infetado

por Ébola

Se tem ou

teve febre

Mais informação

www.ebola.dgs.pt

LIGUE DE IMEDIATO

808 24 24 24

Estamos preparados para o aconselhar

INFORMAÇÃO

DE SAÚDE

DGS.6A.PT/X.2014

SE NOS ÚLTIMOS 21 DIAS

NÃO SE DESLOQUE

Não recorra diretamente aos serviços

de saúde

Evite os contactos com outras pessoas

Esteve num

país afetado

pela epidemia

de Ébola

OU

Esteve em

+

contacto com um

doente infetado

por Ébola

Se tem ou

teve febre

Mais informação

www.ebola.dgs.pt

LIGUE DE IMEDIATO

808 24 24 24

Estamos preparados para o aconselhar

INFORMAÇÃO

DE SAÚDE

DGS.6A.PT/X.2014

Referências

Documentos relacionados

Na tenda da Junta de Freguesia de Marvila, irão estar os projectos da JFM: Programa Marvila Empreendedora, Conselho Marvilense, Conselho Educativo de Marvila,

A Junta de Freguesia de Marvila em parecia com a Câmara Municipal de Lisboa tem vindo a participar ativamente na organização e implementação deste projeto desportivo

Desde cedo a sua direção soube o quão importante era estar inserida na comunidade local e, por isso, fez vários trabalhos para a freguesia, mui- tos através da sua política

N o âmbito das lojas sociais da Câmara Munici- pal de Lisboa, o pelouro da Ação Social, Habi- tação e Saúde da Junta de Freguesia de Marvi- la criou a Loja Solidária de Marvila,

Para o vogal do pelouro de Cultura da Junta de Freguesia de Marvila, Joaquim Cerqueira Brito, este é “um evento organizado por uma associação marvilense que em muito dignifica

Esta iniciativa da Junta de Freguesia de Marvila trata-se de um campo de férias não residencial, que abrange crianças e jovens entre os seis e os quinze anos de idade e tem

A s crianças são o futuro da nossa sociedade e uma prioridade para a Junta de Freguesia de Marvila que continua a obter resultados muito positivos com o desenvolvimento do

No seguimento do protocolo recentemente assinado com o Instituto Supe- rior de Engenharia de Lisboa (ISEL), a Junta de Freguesia de Marvila está a desenvolver esforços para que,