• Nenhum resultado encontrado

O CONSTRUIR BOLETIM INFORMATIVO - ANO 09 - Nº 106/JULHO 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O CONSTRUIR BOLETIM INFORMATIVO - ANO 09 - Nº 106/JULHO 2014"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

O CONSTRUIR

Novidades na Central de Serviços:

Itinerância nas consultas e exames médicos Consultoria em segurança do trabalhador

BOLETIM INFORMATIVO - ANO 09 - Nº 106/JULHO 2014

SINDUSCON-PA

Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará

Projeto Construção Saudável completa três anos:

mais de 11 mil trabalhadores benefi ciados

Foto: Ascom/Sinduscon-P

(2)

DIRETORIA

EDITORIAL

EDIT

ORIAL

SINDUSCON-PA

Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará

DIRETORIA

EXPEDIENTE

Sede Administrativa: Tv. Quintino Bocaiúva, 1588, 1º Andar, Nazaré – Belém Central Belém: Av. Nazaré, 649 – Nazaré - (91) 3241-8383

Projeto Gráfico: Belle Époque Produtora/Gilvan Capistrano – Edição: Belle Époque/Gil Sóter/Gilvânia Sóter Redação: Pedro Cruz/Lorena Claudino Fotos: Ascom-Sinduscon-PA/Divulgação – Diagramação: Fábio Beltrão

Esta edição celebra o aniversário de três anos do “Construção Saudável”, um dos projetos de maior sucesso do último triênio. Em todo esse tempo, as palestras nos canteiros da capital e até do interior do estado têm se tornado cada vez mais frequentes. Foram mais de 11 mil trabalhadores da construção beneficiados graças a um esforço coletivo da equipe do Sinduscon-PA e dos parceiros.

Ainda preocupado com o bem estar dos trabalhadores, o sindicato oferece outros dois serviços: exames de audiometria, visando a prevenção de perda auditiva; e assessoria em segurança e saúde no trabalho a micro e pequenas empresas, com preço abaixo do mercado, através de parcerias com a Clínica Audiomed e a Bernardes Assessoria e Consultoria.

Outro importante passo dado pelo Sinduscon-PA aconteceu este mês, com a aula inaugural do Curso de Mestre de Obras do Pronatec. De forma gratuita, é uma oportunidade de crescimento que está sendo dada a vários profissionais do setor, que muitas vezes têm muitos anos de experiência no meio, mas ainda estão sem a certificação.

Boa leitura! A diretoria

Senado aprova projeto que inclui empresas de engenharia e arquitetura no Supersimples

O Plenário do Senado aprovou no dia 16 de julho, com 56 votos, o texto do projeto de lei que inclui as micro e pequenas empresas de engenharia e arquitetura no Simples Nacional (Supersimples). A universalização do progra-ma determina que o enquadramento de empresas no regime simplificado de tributação será por faturamento e não por categoria, como era anteriormente. O projeto segue para sansão ou veto presidencial.

Entrando em vigor, a mudança permitirá a inclusão de 140 segmentos de empresas com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões no regime. O Super-simples condensa seis tributos federais, o ICMS e o ISS cobrados da empresa em uma única guia. A tributação das empresas será de acordo com uma tabela que vai de 16, 93% a 22, 45% do faturamento por mês. Estas alíquotas previs-tas para várias atividades são superiores às taxas praticadas anteriormente no mesmo enquadramento, entre 4,35% e 16,85%.

Marcelo Gil Castelo Branco

Presidente

Alex Dias Carvalho

Vice-Presidente

Jorge Manoel Coutinho Ferreira

Diretor de Obras Públicas de Edificações

Luiz Pires Maia Junior

Diretor Adjunto de Obras Públicas de Edificação

Paulo Guilherme Cavalleiro de Macedo

Diretor de Obras Públicas Rodoviárias

Lázaro Ferreira de Castro

Diretor Adjunto de Obras Públicas Rodoviárias

Fernando de Almeida Teixeira

Diretor de Obras Públicas de Saneamento e Urbanismo

Wagner Jaccoud Bitar

Diretor de Obras e Serviços da Iniciativa Privada

Antônio Valério Couceiro

Diretor de Indústria Imobiliária

Luiz Carlos Correa de Oliveira

Diretor de Relações do Trabalho

Fernando José Hoyos Bentes

Diretor Adjunto de Relações do Trabalho

Fabrizio de Almeida Gonçalves

Diretor de Materiais de Construção

Paulo Henrique Domingues Lobo

Diretor de Economia e Estatística

Daniel de Oliveira Sobrinho

Diretor Adjunto de Obras do Setor Elétrico

Armando Uchôa Câmara Junior

Diretor Adjunto de Meio Ambiente

Jefferson Rodrigues Brasil

Diretor Adjunto de Responsabilidade Social

Maria Oslecy Rocha Garcia

Diretora Adjunta de Relações Institucionais

Oriovaldo Mateus

Diretor Regional Sul do Pará

SUPLENTES DE DIRETORIA Álvaro Gomes Tandaya Neto

1º Suplente

Alexandre de Souza Coelho

2º Suplente

José Maria dos Reis Cardoso

3º Suplente

Paulo Mauricio de Oliveira Sales

4º Suplente

CONSELHO FISCAL

Manoel Pereira dos Santos Júnior Antônio Clementino Rezende dos Santos Clóvis Acatauassú Freire

Arthur de Assis Mello

Antônio Fernando Wanderley Moreira José Nicolau Netto Sábado

(3)

Com 38 anos no mercado, Adelço Ribeiro, pe-dreiro da Mape Engenharia, sonha com melhores condições de trabalho, salário mais alto e um empre-go que exija menos esforço físico, até por conta da idade. “É uma boa oportunidade não só para mim, mas para todos nós aqui. A tendência é melhorar. Es-pero concluir o curso e, em seguida, conseguir um emprego na área com melhores condições de traba-lho e de salário. Vou procurar tirar o metraba-lhor proveito possível desta oportunidade. O conhecimento é fun-damental para poder desempenhar melhor a função no dia a dia”, conta.

O curso de mestre de obras é dividido em mó-dulos e terá duração de quatro meses, com carga horária de 320h. Ele é foi oferecido gratuitamente a toda a turma, que conta com 26 trabalhadores de 13 empresas do setor. O primeiro módulo, introdutório, foi ministrado pelo instrutor Vinícius Franco, que res-salta a necessidade de incentivar a qualificação dos trabalhadores.

“Não tem nem como mensurar a importância de iniciativas como essa. O mercado de trabalho precisa de profissionais que, além da experiência, tenham a qualificação. Muitas vezes encontramos pessoas com até 30 anos de experiência, mas que não têm nenhuma certificação. É importante para o mercado, o profissional experiente, qualificado e atualizado com as novas tec-nologias”, salientou.

O curso será todo realizado no Centro de Desen-volvimento da Amazônia (Cedam/Senai), localizado na Trav. Mauriti, 3251, em Belém. As aulas acontecem de segunda a sexta, das 18h às 22h.

ACONTECEU

ACONTECEU

Incentivar o crescimento e a qualificação dos tra-balhadores da construção é sempre uma das metas do Sinduscon-PA. Em julho, um importante passo foi dado nesta direção. No último dia 21, foi realizada a aula inau-gural do curso de mestre de obras do Pronatec (Progra-ma Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Com isso, vários trabalhadores ganham a oportunidade de aprimoramento profissional, com a atualização do co-nhecimento sobre tecnologias construtivas.

O Pronatec é um serviço do Governo Federal que visa ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica em todo o país, chegando agora para a construção civil a pedido do sindicato. “Esse curso de mestre de obras foi uma solicitação do Sinduscon-PA ao Senai, para qualificar os profissionais da construção civil. Foi por meio do Ministério da Indústria, e o Senai está como órgão executor justamente para impulsionar essa área - de mestre de obras - que está carente”, ex-plica José Carlos Almeida, interlocutor do Senai com o Pronatec.

Parceria garante curso gratuito de

mestre de obras do Pronatec

Aula inaugural do curso de Mestre de Obras

Foto: Ascom/Sinduscon-P

(4)

C M Y CM MY CY CMY

Completando três anos, Construção

Saudável ultrapassa 11 mil participantes

Uma das maiores realizações da última ges-tão do Sinduscon-PA, o projeto Construção Saudável completa três anos neste mês de julho com números que comprovam o seu êxito. Foi ultrapassada a marca de 11 mil colaboradores da construção orientados em mais de 170 palestras. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores tanto no ambien-te do trabalho como no familiar, uma das ações do projeto Construção Saudável é enviar profissionais da saúde aos canteiros de obras em Belém e Região Metropolitana apresentando os cuidados necessários para a prevenção de doenças - infectocontagiosas ou crônicas - que interferem na qualidade de vida do in-divíduo e também da coletividade.

“Quando iniciamos esse projeto há três anos, mostramos que a saúde do trabalhador é sempre algo muito importante para nós, assim como deve-ria ser em qualquer setor. Essas palestras fazem com que os colaboradores fiquem mais conscientes dos cuidados que precisam ter com o corpo e com a mente. Para as empresas, significa funcionários mais satisfeitos e mais produtivos”, explicou Marcelo Gil Castelo Branco, presidente do Sinduscon-PA.

Qualquer empresa do setor pode solicitar a pa-lestra, sendo necessário apenas entrar em contato com a Central de Serviços do Sinduscon-PA. Assim que agendada, uma equipe de especialistas em saúde no trabalho é encaminhada ao local. São dois módulos de apresentações: o primeiro fala sobre dengue, hansenía-se e tuberculohansenía-se; e o hansenía-segundo de doenças hansenía-sexualmente transmissíveis (DSTs), alcoolismo e tabagismo, temas sugeridos pelos próprios trabalhadores por meio de pes-quisas realizadas ao final de cada palestra.

Marcelo Gil Castelo Branco, presidente do Sinduscon-PA.

Fotos: Ascom/Sinduscon-P

A

Canteiro de obras Consórcio

Amazônia

M

AT

éRIA

DE

CA

pA

M

AT

éRIA

DE

CA

pA

(5)

C M Y CM MY CY CMY

MA

TERIA DE CA

pA

z

End.: ROD. PA-150 (ALÇA VIÁRIA) KM 2,5 S/N - MARITUBA/PA TEL/FAX.: (91) 3184-8500 / 3184-8560

“É importante ver um órgão de classe patronal se preocupando com o desenvolvimento do trabalha-dor. O Sinduscon-PA está sempre ofertando palestras, cursos e orientações aos colaboradores. Isso facilita a vida das empresas”, conta Luis Gomes, gerente do Consórcio Amazônia, responsável pela obra de cons-trução do Ginásio Poliesportivo apelidado de “Man-gueirãozinho”, que fica anexo ao Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. Mais de 400 operários trabalham nesta obra.

A Quadra Engenharia é uma das empresas que constantemente requisita as palestras em seus canteiros. Na visão de Carlos Penin, coordenador técnico de segurança do trabalho da empresa, o in-vestimento na qualidade de vida dos trabalhadores está crescendo. “A saúde e a segurança no trabalho tem se tornado um tema bastante discutido, e tende

a ser cada vez mais relevante para as empresas, como forma de prevenção de acidentes e doenças, perdas ou redução de mão de obra e, acima de tudo, estratégia de crescimento empresarial e manuten-ção de qualidade”, explica.

Desde o início, a Ademi-PA é uma das parcei-ras do Sinduscon-PA no projeto. O diretor executivo Edson Guerreiro acredita na valorização da relação entre empresa-funcionário e exalta os números al-cançados. “A importância da parceria do Sinduscon-PA com as construtoras no campo da educação e da saúde está expressa no número de 11 mil tra-balhadores que já frequentaram as palestras, com reflexos no nível de satisfação e na auto-estima dos trabalhadores, que passaram a se sentir mais preparados para realizar suas tarefas, com menos esforço”, salientou.

Equipe de Segurança no Trabalho, Consórcio Amazônia

Foto: Ascom/Sinduscon-P

(6)

M

AT

éRIA

DE

CA

pA

M

AT

éRIA

DE

CA

pA

Prevenir é melhor

Ao final das palestras, seja no canteiro ou na sede da empresa, cartilhas explicativas e folders são entregues como forma de reforçar o que foi dia-logado com os colaboradores. Mais do que esclare-cer dúvidas sobre saúde e segurança no trabalho, o projeto Construção Saudável tem como uma de suas missões estabelecer a política da prevenção entre os trabalhadores.

Desta forma, diminui-se o número de faltosos e a queda de produtividade, além de estabelecer uma melhora na vida dos colaboradores, pois são informa-ções relevantes tanto no ambiente de trabalho quanto no social.

“É necessário que a cultura de prevenção seja internalizada por eles aqui, considerando que eles trazem hábitos deles para o canteiro de obras. Hoje melhorou muito e têm normas regulamentadoras para isso. Antigamente, quando se falava em construção civil, a insalubridade era alta”, relembra Lorena Ja-naú Miranda, engenheira especialista em segurança do trabalho.

Uma das dificuldades encontradas nas obras é, muitas vezes, a falta de preocupação dos fun-cionários com sua saúde. Precauções são tomadas diariamente em canteiros, como, por exemplo, os frequentes DDS (diálogos diários de segurança), uma das medidas usadas para conscientização. Ne-les, podem ser inseridas as palestras do Constru-ção Saudável, que compartilham o mesmo objetivo: reforçar os cuidados que cada um deve ter com o próprio corpo.

Também pensando nisso, anualmente a Secre-taria Municipal de Saúde (Sesma) doa em média 4 mil preservativos para as palestras do módulo II, por

meio do Casa Dia. “É fundamental que as empresas trabalhem na prevenção das DSTs. O índice é mui-to grande atualmente, principalmente de hepatite e HIV. Com a difusão dos mecanismos de prevenção podemos evitar que elas se propaguem. Parabeni-zo as empresas e o sindicato pela atitude”, contou Roberto Paes, coordenador do Programa DST, Aids e Hepatites Virais da Sesma.

Para que o projeto fosse um sucesso, a campa-nha de responsabilidade social tem o apoio do Ministé-rio Público Estadual (MPE), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), da Federação das Indústrias do Esta-do Esta-do Pará (Fiepa), da Associação Esta-dos Dirigentes das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-PA), da As-sociação das Construtoras de Obras Públicas (ACOP) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Casa Dia - Centro de Atenção à Saúde em Doenças Infecciosas Adquiridas

Foto: Ascom/Sinduscon-P

(7)

MA

RIA

DE

CA

pA

MA

RIA

DE

CA

pA

Julho apresenta número expressivo

No mês de aniversário do projeto, a quantidade de trabalhadores que participaram das palestras mi-nistradas foi significativo: foram 699, em seis canteiros de cinco empresas diferentes. Somente a Quadra En-genharia teve 186 colaboradores nas obras do Sunset Boulevard e Quadra Corporate.

“Estudos comprovam que a saúde e seguran-ça do trabalhador afetam diretamente no desempe-nho do colaborador, e deve ser visto como investi-mento que, ao melhorar essas condições, refletirá de maneira benéfica no desempenho geral das em-presas, diminuindo os impactos negativos de baixa produtividade”, conta Carlos Penin, coordenador da Quadra Engenharia.

Outro canteiro com um grande número de co-laboradores beneficiados foi o Piazza Colonna, da Marroquim Engenharia, com 79 trabalhadores. Foram apresentados os temas do módulo II. Elton Lalor, técni-co em segurança no trabalho da empresa, fitécni-cou satis-feito com a apresentação.

“É muito interessante a disposição do Sindus-con-PA em realizar palestras gratuitas nas constru-toras para dividir conhecimentos entre os trabalha-dores. Muitos deles têm um grau de instrução baixo, outros são até analfabetos, então qualquer medida que venha para instruí-los é interessante”, concluiu.

Também requisitaram palestras do Construção Saudável, em julho, o Consórcio Amazônia, para 400 trabalhadores da obra do Mangueirãozinho; a Beton Concreto, para 20 funcionários da matriz da empresa; e a Topo Engenharia, para 14 operários da +Design.

Palestra no canteiro de obras Piazza Colona Palestra no canteiro de obras Sunset Boulevard

Foto: Ascom/Sinduscon-P

A

Foto: Ascom/Sinduscon-P

(8)

O Sinduscon-PA prioriza a saúde e a seguran-ça dos trabalhadores da construção. Seus constantes investimentos na prevenção – que incluem palestras, cursos e outros serviços – permitem promover a qua-lidade de vida dos colaboradores do setor. Graças às diversas parcerias fi rmadas é possível oferecer tecnolo-gias recentes, melhores profi ssionais e menores preços. Sendo estas conquistas importantes para o setor.

A partir do segundo semestre, assessoria e consultoria em segurança do trabalhador serão ofer-tados como uma excelente alternativa para o cum-primento das especifi cidades determinadas pelas Normas Regulamentadoras (NRs) que estabelecem diversos procedimentos a serem seguidos pelos ges-tores e pelos operacionais visando garantir a saúde e segurança de todos os colaboradores.

A praticidade de terceirização destes novos ser-viços permite o uso de suportes de alta complexidade e equipamentos de última tecnologia realizados por pro-fi ssionais com grande qualipro-fi cação e experiência. O Sin-duscon-PA consegue também preços abaixo dos ofere-cidos pelo mercado – pensando no acesso das empresas de pequeno e médio porte, por meio de uma parceria fi rma-da com a Bernardes Assessoria e Consultoria.

Rubinei Bernardes, gestor técnico e adminis-trativo, faz uma análise da atual situação de imple-mentação dos procedimentos pelas empresas. “Con-siderando que algumas empresas têm difi culdades de entender às legislações relacionadas à seguran-ça do trabalho - elas geram o programa, mas, não implantam. A assessoria e consultoria prestadas vai oferecer todas as informações necessárias para a efetivação e execução”.

Além da prevenção de acidentes de trabalho, outros benefícios são agregados àqueles que usufru-írem destas vantagens. Uma delas é a visita técnica gratuita nos locais, que garante a individualização e a personalização na identifi cação de problemas e propostas de soluções. Ações que resultam em au-mento da produtividade e melhor desempenho, sem considerar a redução de custos de execução. Fatores fundamentais para agregar valor de empresa respon-sável e aumentar a competitividade no mercado.

Consultas e exames itinerantes

e no próprio Sinduscon-PA

Outro exemplo de parceria importante é com a empresa Audiomed, responsável pelo atendimento médico realizado no Sinduscon-PA com uma equipe multidisciplinar qualifi cada formada por médico do trabalho e fonoaudiólogo. Além dos benefícios físicos, os colaboradores podem usufruir de comodidade, pa-dronização das avaliações, melhor acompanhamento individual e preços acessíveis.

Exame audiométrico na Central de Serviços do Sinduscon-PA

Foto: Ascom/Sinduscon-P

A

pARCERIA

pARCERIA

Sinduscon-PA investe em parcerias para

oferecer melhores serviços

(9)

Diariamente são realizadas consultas com um médico do trabalho que avalia os colaboradores para identificar se estão aptos para exercer suas funções e emitir o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). Este documento é um registro dos riscos para a saúde aos quais o colaborador está exposto. O ASO é periódico da mesma forma que é obrigatório para a admissão e demissão.

No Sinduscon-PA, também é realizado o exame de audiometria. Segundo a fonoaudióloga Samantha Mendonça os casos de perda auditiva induzida pelo ruído (Pair) estão entre as doenças relacionadas ao trabalho com maior índice de ocorrência. “Outros fa-tores também podem ser associados ao Pair, como produtos químicos, variação climática e vibrações. Por-tanto, a gama de possibilidades de exposição aumenta consideravelmente”, salientou.

Ela ressalta que a procura por este exame deve ser incentivada pelo empregador como forma de ga-rantir a qualidade de vida de seus colaboradores, evitar a baixa de produtividade, a perda da audição e incen-tivar o uso de equipamentos de segurança. “Ainda há falta de conscientização das empresas e colaborado-res quanto à importância de cuidar e monitorar a

saú-de auditiva. É preciso uma mudança comportamental neste sentido”, explica.

Com a realização destes serviços médicos, além de garantir a saúde de seus colaboradores, os bene-fícios se ampliam para os profissionais de segurança do trabalho e empregadores que podem utilizar os resultados dos diagnósticos para implantar ou melho-rar as medidas preventivas no ambiente de trabalho. Apresenta também a vantagem de reduzir doenças, absenteísmo e acidentes, otimizar a produção e con-sequentemente reduzir custos.

Recentemente, novas demandas foram sinalizadas para o Sinduscon-PA, o atendimento médico no canteiro de produção ou em horários alternativos. Visando a como-didade e a praticidade dos solicitantes, os serviços podem ser itinerantes se forem agendados e negociados.

Para solicitar os serviços basta entrar em con-tato com a Central de Serviços do Sinduscon-PA pelo telefone (91) 3241-8383 ou na Av. Nazaré, 649. Con-sultas e exames não precisam de agendamento, sendo necessário apenas o comparecimento com a autoriza-ção para atendimento no horário das 8h às 12h, de se-gunda a sexta-feira.

pARCERIA

pARCERIA

Principais serviços em saúde e segurança oferecidos pelo Sinduscon-PA

Serviço

PCMSO - Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional R$ 500,00

Exames Ocupacionais R$ 24,00

Audiometria R$ 14,00

Relatório Anual do PCMSO R$ 250,00

PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais R$ 600,00

PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho R$ 700,00

na Indústria da Construção

LTCAT - Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho A partir de R$ 850,00

(conforme número de medições)

Laudo de Insalubridade e Periculosidade até 50 funcionários A partir de R$ 850,00

(10)

ANÁLISE JURÍDICA

ANÁLISE JURÍDICA

A promoção da saúde no local

de trabalho

Por Alex Brandão

Assessor Jurídico do Sinduscon-PA Silveira, Athias, Soriano de Mello, Guimarães, Pinheiro & Scaff

As razões que justifi cam a implantação da promoção da saúde no local de trabalho atendem, simulta-neamente, aos interesses tanto dos empregados como do empregador.

Para o trabalhador, as razões são: uma vida melhor e provavelmente mais longa, com melhor saúde física e, principalmente, mais feliz. Isto advém não apenas do fato de o indivíduo sentir-se mais bem disposto e com maior vigor físico, mas, sobretudo e principalmente, da sensação de bem estar interior decorrente da melhoria das relações pessoais que mantém no trabalho, além do fato de passar a vivenciar o trabalho não como um fardo e/ou obrigação, cheio de dissabores, mas como algo prazeroso e desejável.

O acirramento crescente da competitividade empresarial e as rápidas e profundas mudanças que se processam no mundo em que ora vivemos têm exigido das empresas, principalmente as da construção civil, grande capacidade de adaptação às novas realidades com as quais se defrontam e de adequação à necessi-dade de alcançar a tão celebrada qualinecessi-dade total.

Procurando efetivar a promoção da saúde no local de trabalho as empresas mais modernas vêm per-cebendo a importância de obter algo que as diferencie das concorrentes. Vêm perper-cebendo, também, que este diferencial não pode se limitar à introdução de inovações tecnológicas. Estas estão, via de regra, ao alcance de quem possa pagar por elas.

Para o empregador, investir na promoção da saúde no local de trabalho tem o objetivo de proporcionar aos trabalhadores um bem estar, tendo nesse viés muitas consequências positivas, tais como a diminuição da rotatividade e da ausência no local de trabalho, o reforço da motivação e o aumento da produtividade, além do que, contribui para transmitir uma melhor imagem do empregador enquanto organização positiva e que se preocupa com o bem estar do seu pessoal.

Uma ótima forma de promoção da saúde mental e de um meio ambiente de trabalho saudável é investir na oferta de cursos para gestores sobre formas de lidar com o stress e a tensão mental, bem como os exercí-cios e atividades físicas, através da disponibilização de aulas de desporto, do incentivo da atividade física, da promoção de uma cultura ativa e saudável no local de trabalho, além da vigilância da saúde do trabalhador, feita por meio da oferta de exames médicos por parte da empresa.

Hoje, as grandes e modernas empresas preocupam-se com o engajamento emocional do indivíduo, sua satisfação interior, a percepção de fazer parte de algo que sente como seu – e pelo qual se sinta igualmente responsável.

Pode-se ressaltar, diante de tais argumentos, que a importância do trabalho para o bem estar e a saúde das pessoas fi ca evidente ao lembrarmos que é trabalhando que passamos a maior parte de nossa vida, é no trabalho, ou por meio dele, que realizamos grande parte de nossos desejos.

(11)

pROJETO CONSTRUIR

pROJET

O CONSTRUIR

Os cursos oferecidos pela Central de Serviços são uma excelente oportunidade para os profi ssionais que já atuam no mercado e precisam aperfeiçoar com-petências. Cada um deles foi elaborado a partir das demandas do mercado que, além de mão que obra qualifi cada, exigem certifi cação.

No primeiro semestre, o setor da construção civil registrou um aumento do número de carteiras assina-das, comprovando que há mercado para àqueles que

querem crescer profi ssionalmente.

Com preços acessíveis e ministrantes experien-tes, os cursos são um caminho para progredir nas di-versas oportunidades que estão se abrindo no setor. As inscrições podem ser feitas na Central de Servi-ços do Sinduscon-PA, localizado na Avenida Nazaré, 649 – entre Quintino Bocaiúva e Rui Barbosa, ou pelo site www.sindusconpa.org.br. Informações: (91) 3241-8383, capacitacao@sindusconpa.org.br

Sinduscon-PA abre novas turmas em

cursos de aperfeiçoamento

Os cursos serão ministrados na Central de Serviços, no horário das 18h às 22h. Confi ra:

Reciclagem em NR 10- Básico 1ª Turma Valor: R$80,00

Dias: 18 e 19 de agosto (8h)

A NR 10 é a Norma Regulamentadora que tem o objetivo de garantir a segurança e a saúde dos traba-lhadores que exercem atividades que envolvem instalações e serviços de eletricidade. Divida em três tópicos, o profi ssional aprende sobre os riscos elétricos no ambiente de trabalho, a delegação de responsabilidade técni-ca conforme a NR-10 e medidas de segurança. Serão abordados temas como noções de atendimento e resgate de vítimas, incêndios, equipamentos energizados e condições que impedem a realização do serviço, responsabilidade do corpo técnico, proteção coletiva, sinalização e equipamentos de segurança, entre outros.

Aperfeiçoamento para Mestre de Obras e Encarregados 1ª Turma Valor: R$ 200, 00

Dias: de 18 a 29 de agosto (40h)

Sendo o Mestre de Obras o profi ssional que atua em diversos setores, o curso desenvolve e aperfeiçoa as-pectos profi ssionais e pessoais voltados para a gestão em obras, englobando recursos materiais e humanos. Serão abordados assuntos como execução de serviços, logística, planejamento, fl uxos de matérias e mão de obra, layout, liderança, Piramide de Maslow, estrutura em concreto armado, construção enxuta entre outros assuntos.

Aperfeiçoamento em Eletricidade Predial e Residencial 1ª Turma Valor: R$260,00

Dias: de 25 de agosto a 5 de novembro (40h)

O curso qualifi ca o profi ssional para instalações elétricas mais complexas e em circuitos completos. Nele serão abordadas noções de eletricidade, como grandeza, tensão, corrente, resistência e potência elétricas e seu uso no cotidiano e nos meios de comunicação. Aborda também as instalações elétricas prediais, diversida-de diversida-de cabos e bitolas e as especifi cidadiversida-des diversida-de lâmpada adiversida-dequadas a cada espaço entre outros assuntos.

(12)

EMpREGO & ÍNDICES

EMpREGO & ÍNDICES

Setor da Construção

é o maior gerador

de empregos da

Região Norte

O setor da construção civil foi o maior gerador de empregos na Região Norte do país neste mês, no primeiro se-mestre de 2014 e nos últimos 12 meses. Os números foram contabilizados pelo Dieese-PA e divulgados agora em julho.

Para o presidente do Sinduscon-PA, Marcelo Gil Castelo Branco, os núme-ros expressivos refletem os investimentos do governo do Estado em obras de infra-estrutura, como o Terminal Hidroviário na orla de Belém, hospitais públicos e es-tradas, entre outros, em todo o território paraense, e também de obras federais, como a construção da Hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira.

O Estado teve o segundo maior sal-do de postos formais de trabalhos no país em junho (6.025 postos, sendo 5.628 na construção civil), atrás apenas de Minas Gerais de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged-Ministério do Trabalho e Empre-go) e o Dieese-PA. No primeiro semestre de 2014 a geração de empregos formais no Pará cresceu 1,96%. Foram 205.500 admissões contra 187.094 desligamen-tos, com saldo positivo de 15.406 postos de trabalhos.

Esse fortalecimento da construção civil no Pará, deverá perdurar no segundo semestre, enquanto nas demais regiões deverá ocorrer o arrefecimento do setor em decorrência do término das obras da Copa do Mundo, analisa Castelo Branco.

C.U.B Desonerado de Junho 2014 950,21

Projeto Custo R$/m2 Projeto Custo R$/m2

R - 1B 969,80 R16 - A 1.221,98 PP - 4B 929,48 CAL - 8N 1.101,45 R - 8B 888,65 CSL - 8N 952,01 PIS - B 654,34 CSL-16N 1.274,93 R1 - N 1.125,06 CAL - 8A 1.180,09 PP - 4N 1.069,42 CSL - 8A 1.036,69 R8 - N 950,21 CSL-16A 1.386,42 R16 - N 921,65 RP1Q 951,61

Fonte: (1) Sinduscon/Pa (2) IBGE, (3) FGV. (*) Sinapi/Pa (4) DNIT

Índices do mês – Junho de 2014

Índice Mês Ano 12 Meses Fonte

% % % C.U.B 0,14 0,72 6,02 (1) C.U.B Desonerado 0,15 0,77 *** (1) Sinapi (*) 0,08 1,98 8,08 (2) Sinapi Desonerado (*) 0,09 2,11 1,59 (2) INCC-DI 0,66 5,18 7,23 (3) INCC-M 1,25 4,72 7,14 (3) Pavimentação 0,19 2,13 5,53 (4) Terraplanagem 0,39 1,27 5,44 (4) INPC 0,26 3,79 6,06 (2) IPCA 0,40 3,75 6,52 (2) IGP-M -0,74 2,45 6,24 (3)

Variação de Junho em relação a Maio: 0,14%.

C.U.B de Junho 2014

1.005,70

Projeto Custo R$/m2 Projeto Custo R$/m2

R - 1B 1.020,10 R16 - A 1.287,85 PP - 4B 971,77 CAL - 8N 1.163,39 R - 8B 928,40 CSL - 8N 1.007,84 PIS - B 688,60 CSL-16N 1.349,26 R1 - N 1.194,87 CAL - 8A 1.242,61 PP - 4N 1.131,16 CSL - 8A 1.094,05 R8 - N 1.005,70 CSL-16A 1.462,82 R16 - N 975,03 RP1Q 1.018,45 R1 - A 1.489,16 GI 586,48 R8 - A 1.223,74

Referências

Documentos relacionados

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

As key results, we found that: the triceps brachii muscle acts in the elbow extension and in moving the humerus head forward; the biceps brachii, pectoralis major and deltoid

Não tentarei sintetizar a interpretação de Armindo de Sousa sobre o parlamento medieval, dado que as suas propostas mais fraturantes foram já evidenciadas, de forma incisiva, por

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

A pesquisa pode ser caracterizada como exploratória e experimental em uma primeira etapa (estudo piloto), na qual foram geradas hipóteses e um conjunto de observáveis, variáveis