• Nenhum resultado encontrado

INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO TRATAMENTO PRECOCE DA PLAGIOCEFALIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO TRATAMENTO PRECOCE DA PLAGIOCEFALIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

VETTORAZZI, Esther Travaglia1 LOZORIO, Isabela Zardo2 VENTURIM, Letícia Maria3 TIENGO, Leonardo Zagotto4 SANTOS, Diego Evangelista dos5

INTRODUÇÃO

A plagiocefalia posicional (PP) ou postural significa crânio de formato assimétrico. Define-se a PP como primária ou congênita, quando as alterações ocorrem durante a fase intra-uterina ou durante o parto, ou funcional quando ocorre após o parto (ROCHA et al., 2014). A assimetria craniana é geralmente acompanhada por assimetria facial, muitas vezes envolvendo desalinhamento dos olhos e pavilhão auricular. Esta resulta numa forma paralelogramo da cabeça (PONS, 2020). Existem fatores pré-perineais como primiparidade, idade materna avançada, posição fetal e macrocefalia e fatores pós-natais como prematuridade, atraso no desenvolvimento, aleitamento artificial e estímulos posicionais. O uso excessivo de acessórios para dormir como balanços e cadeirinhas também podem contribuir para o desenvolvimento da assimetria (ROCHA et al., 2014). O diagnóstico de PP é feito através do exame físico ou radiológicos como radiografia e tomografia computadorizada (FREITAS et al., 2010). A plagiocefalia pode ser considerada leve, quando possui assimetria mínima e apresenta um pequeno achatamento posterior da cabeça não afetando o rosto, moderada possui assimetria ou achatamento do occipital podendo ter alguma mínima proeminência

1 Graduanda do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário São Camilo-ES – esthertravaglia@gmail.com.

2 Graduanda do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário São Camilo-ES – isabelazlozorio@gmail.com.

3 Graduanda do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário São Camilo-ES – leticiaventurim91@gmail.com.

4 Graduando do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário São Camilo-ES – leonardozagoto019@gmail.com

5 Diego Evangelista dos Santos, Ft, C.O.; Fisioterapeuta Osteopata; especialista em Osteopatia pela EOM; pós-

graduado em Docência de Ensino Superior; Pós-graduado em Psicomotricidade; Fisioterapeuta Clínico e efetivo da Prefeitura Municipal de Jerônimo Monteiro; Monitor da EOM; Professor do CUSC-ES. – diegosantos@saocamilo- es.br.

(2)

na testa ou assimetria na face, e severa apresenta um achatamento significativo do occipital, protrusão da testa na lateral afetada, uma assimetria facial e desalinhamento do pavilhão auricular (LOPEZ; CRISTOBAL; SILVANA, 2017). O tratamento deve ser iniciado o quanto antes, nos 2-3 meses de idade para evitar que permaneçam alterações residuais (FREITAS et al., 2010). A atuação do

fisioterapeuta osteopata resulta em

uma ação permanente das forças gravitacionais na região occipital e disfunção somática no nível da coluna cervical, também pode predispor um recém-nascido a assumir uma posição de cabeça preferencial, levando a plagiocefalia. Se nenhuma intervenção for feita, a deformidade pode continuar e, em casos graves, evoluir com deformidades faciais, alterações de visão, torcicolo, compressão do nervo vago e repercussões mais graves. A plagiocefalia posicional também está relacionada à prematuridade (VILAGRA et al., 2020). Diante disso, o artigo tem por objetivo abordar os benefícios da fisioterapia no tratamento da plagiocefalia por meio de intervenções precoces.

METODOLOGIA

Este estudo caracteriza-se como uma revisão integrativa, elaborado em setembro de 2021. Foi realizada para levantamento dos artigos, uma busca nas bases de dados SciELO, Google Acadêmico e PubMed com publicações dos últimos quatorze anos com objetivos relacionados ao tema do presente estudo. Definiu-se como critério de inclusão artigos na língua portuguesa, espanhola e inglesa que abordassem em seu conteúdo o tratamento fisioterapêutico precoce na plagicefalia.

As palavras-chaves utilizadas foram plagiocefalia, pediatria e fisioterapia, todas indexadas no site DeCS. Como critério de exclusão não foram usados trabalhos que fugissem do objetivo do presente estudo.

DISCUSSÃO

(3)

A plagiocefalia posicional é um problema com uma prevalência estimada de 19.7%

das crianças até aos 4 meses, sendo que é necessário encontrar soluções para que se possa corrigir as assimetrias reveladas (SOUSA, 2018).

Bebês com achatamento na região occipital esquerda serão tratados com exercícios rotatórios para direita e exercícios da direita para esquerda com a orelha tocando o ombro. É indicado realizar estas terapias cinco vezes ao dia durante a troca de fraldas, contando 5 segundos para cada posição. A família é de extrema importância para o tratamento da criança com plagiocefalia pois deve ser feito estímulo encorajando a criança a realizar a extensão cervical levando a maior maturação muscular da região cervico-dorsal (FREITAS et al., 2010).

De acordo com Freitas et al. 2010 o uso do capacete envolve a cabeça da criança para estimular o crescimento da mesma em pontos críticos e aplica pressões nas zonas deformadas para tentar corrigir. A partir de um questionário feito a famílias das crianças com este problema, 85% destas apontaram melhorias significativas (SOUSA, 2018).

Num estudo com 360 crianças, 132 foram tratadas com apenas a correção da sua posição enquanto 228 foram tratadas usando as órteses cranianas, sendo as últimas mostrando melhorias significativas, na ordem de 4,7 mm (crianças com idade superior a 6 meses) a 5.6 mm (crianças com idade inferior a 6 meses) em assimetrias na zona 12 da testa e uma redução de 1.2 mm (crianças com idade inferior a 6 meses) a 1.8 mm (crianças com idade superior a 6 meses) em assimetrias orbitais (SOUSA, 2018).

De acordo com Busquet (2009) a finalidade do tratamento craniano é liberar os

“freios” que impedem o corpo de exercitar sua fisiologia, a homeostasia, ou seja, o próprio organismo se reorganiza após a liberação das tensões reequilibrando sua função e forma. O método Busquet foi aplicado e no dia subsequente observou-se uma normalização das tensões diafragmáticas e das cadeias retas e ao longo da semana constatou-se melhora do reflexo de sucção, o recém-nascido ficou mais ativo e reativo aos estímulos havendo também uma redução importante da hipotonia muscular (ROCHA et al., 2014).

(4)

Wilbrand (2013), observou como tratamento da plagiocefalia o uso de travesseiros para correção precoce, praticar exercícios ativo assistidos em decúbito ventral e alongamentos feito pelos pais, sendo feitos 5 vezes ao dia, durante 6 semanas.

González (2007), relatou que é essencial trabalhar a mobilidade da coluna cervical, pois a Plagiocefalia está associada a um torcicolo muscular congênito, ou por encurtamento do músculo esternocleidomastóideo, pela posição viciosa da cabeça mantida ao longo do tempo.

Protocolos de orientações devem ser seguidos desde o nascimento da criança para evitar a deformação do crânio, que consiste em colocar a mesma em decúbito dorsal, impedindo a criança de adotar uma posição preferencial da cabeça desde as primeiras semanas de vida, que pode levar ao achatamento do lado em que repousa.

Quando a criança está acordada, é aconselhável o posicionamento em decúbito ventral, descansando a parte posterior do crânio das pressões em supino e promoverá o desenvolvimento do controle da cabeça (GONZÁLEZ, 2007).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

No presente estudo, evidenciou-se a importância do diagnóstico e da intervenção precoce na plagiocefalia com intuito de evitar que se permaneçam alterações residuais no crânio da criança afetada e que se obtenha uma melhor resposta aos tratamentos executados. A atuação da fisioterapia se mostrou eficiente para o tratamento nos primeiros meses de vida, auxiliando no aumento da mobilidade da coluna e flexibilidade muscular. Evidenciou-se também, a importância da sensibilização dos pais para evitar o surgimento e complicações da plagiocefalia, sendo também necessário em alguns casos, a intervenção e ajuda dos mesmos para um melhor prognóstico da criança. Estudos desta área mostraram- se escassos, tendo uma grande necessidade de outros recentes estudos para um melhoramento de dados e informações mais conclusivas sobre os tratamentos mais eficazes.

(5)

REFERÊNCIA

BUSQUET, Leopold. As cadeias fisiológicas: Tratamento do crânio. 2 ed. Vol. 05.

Manole: Barueri-SP, 2009.

FREITAS, Renato da Silva et al. Assimetrias cranianas em crianças: diagnóstico diferencial e tratamento. 2010. Disponível em:

http://www.abccmf.org.br/revi/2010/jan_marco/10-

Assimetrias%20cranianas%20em%20crian%C3%A7as%20diagn%C3%B3stico%20difer encial%20e%20tratamento.pdf. Acesso em: 22 mar. 2021.

GONZÁLEZ, Maria Antônia Murcia. Plagiocefalia posicional: Exploración y tratamiento de fisioterapia. 2007. Disponível em:

http://repositorio.ucam.edu/handle/10952/394.

LOPEZ, Chacma; CRISTOBAL, Stephanie Ruth Cotrina; SILVANA, Sandra. Eficacia de la fisioterapia pediátrica en plagiocefalia no sinostósica revisión sistemática de estudios clínicos aleatorizados. 2017. 57 p. Trabajo de suficiencia profesional para optar el título de licenciado en terapia física, Lima, Peru.

PONS, Ignacio Pastor. Eficacia de la terapia manual pediátrica en el tratamiento de la plagiocefalia deformacional posterior. 2020. 274 p. Tese (Doutorado em fisiatria e enfermagem da universidade de Zaragoza).

ROCHA, Eduardo et al. FISIOTERAPIA ATRAVÉS DO MÉTODO BUSQUET EM

NEONATO COM ASSIMETRIA CRANIANA: RELATO DE CASO. 2014. Disponível em:

https://www.inspirar.com.br/wp-content/uploads/2014/10/fisiot-metodo-busquet- Artigo396-31-2014.pdf. Acesso em: 22 mar. 2021.

SOUSA, Ricardo Jorge Rodrigues de. Análise automática de nuvens de pontos 3D de cabeças com Plagiocefalia Posicional. 2018. Disponível em:

https://recipp.ipp.pt/handle/10400.22/12699

VILAGRA, José Mohamud et al. EFETIVIDADE DO TRATAMENTO MANIPULATIVO OSTEOPÁTICO NOS SINAIS VITAIS, EM NEONATOS COM DISFUNÇÃO DE SUTURA CRANIANA. 2020. Disponível em:

https://fjh.fag.edu.br/index.php/fjh/article/view/282. Acesso em: 08 abr. 2021.

WILBRAND, J-F. et all. A prospective randomized trial on preventative methods for positional head deformity: physiotherapy versus a positioning pillow. 2013.

Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0022347612014102.

Referências

Documentos relacionados

Nesta seção serão apresentado os resultados obtidos por meio do questionário de avaliação do jogo (Apêndice B), que buscou verificar se cada uma das habilidades

O Custeio Baseado em Atividade nas empresas de prestação de serviço, assim como na indústria, envolve os seguintes passos: os recursos consumidos são acumulados por

Diante do exposto, pode ser observado que a estabilidade química de poliésteres em sistemas de liberação em sua forma micro e nanoestruturada foi investigada e que

As amostras de solos coletadas em áreas irrigadas do Brasil central, na faixa de 60-70% de argila, apresentaram valores de densidade do solo inferior e de

Thus in Chapter 5 we described two different techniques to deal with interference and thus increase the overall capacity: interference alignment and iterative frequency

Our results demonstrate that mixed rumen ciliates respond to excess carbohydrate by synthesizing reserve carbohydrate and spilling minimal energy, whereas bacteria

Consiste na apropriação, aos produtos elaborados pela empresa, de todos os custos incorridos no processo de fabricação, quer estejam diretamente vinculados ao produto, quer se

Conforme demonstrado anteriormente, em serviços a redução do tempo geralmente é acompanhada da redução dos custos e conseqüente aumento da produtividade. Isto