• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA OS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL E EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE – EDITAL 1/2021

A Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes –, por meio da Comissão de Residência Multiprofissional – COREMU, torna público que estarão abertas as inscrições às vagas oferecidas no Hospital Universitário Clemente de Faria – HUCF–, nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (Polo Montes Claros), de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (Polo Taiobeiras e Polo Pirapora), de Residência de Enfermagem em Obstetrícia (Polo Montes Claros), e de Residência Multiprofissional em Saúde Mental (Polo Montes Claros).

A Comissão de Residência Multiprofissional – COREMU – é responsável pelos Programas de Residência Multiprofissional no Hospital Universitário Clemente de Faria – HUCF –, cujo endereço é: Av. Cula Mangabeira, nº. 562, Bairro Santo Expedito, Montes Claros – MG, CEP 39.401-002. Telefone: (38) 3224-8373. E- mail: residencia.multiprofissional@unimontes.br.

1 PROGRAMAS, CATEGORIAS PROFISSIONAIS E VAGAS

1.1 São oferecidas 56 (cinquenta e seis) vagas, distribuídas nos programas e respectivas categorias profissionais, cidades polo, conforme código de inscrição, a saber:

CÓDIGO DE

INSCRIÇÃO PROGRAMA

CATEGORIA

PROFISSIONAL CIDADE POLO VAGAS 01 Residência de Enfermagem em

Obstetrícia Enfermagem Montes Claros 3

02 Residência Multiprofissional em

Saúde da Família Enfermagem Montes Claros 12 03 Residência Multiprofissional em

Saúde da Família Odontologia Montes Claros 12 04 Residência Multiprofissional em

Saúde da Família Psicologia Montes Claros 4 05 Residência Multiprofissional em

Saúde da Família e Comunidade Enfermagem Taiobeiras 3 06 Residência Multiprofissional em

Saúde da Família e Comunidade Farmácia Taiobeiras 3 07 Residência Multiprofissional em

Saúde da Família e Comunidade Odontologia Taiobeiras 3 08 Residência Multiprofissional em

Saúde Mental Enfermagem Montes Claros 2

09 Residência Multiprofissional em

Saúde Mental Psicologia Montes Claros 2

10 Residência Multiprofissional em

Saúde Mental Serviço Social Montes Claros 2

11 Residência Multiprofissional em

Saúde da Família e Comunidade Enfermagem Pirapora 4 12 Residência Multiprofissional em

Saúde da Família e Comunidade Odontologia Pirapora 4 13 Residência Multiprofissional em

Saúde da Família e Comunidade Psicologia Pirapora 2 Total de Vagas 56

1.2 O ensino em serviço da Residência Multiprofissional em Saúde da Família (Polo Montes Claros) será realizado na Atenção Básica do município de Montes Claros, da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (Polo Pirapora) será realizado na Atenção Básica do município de Pirapora e da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade será

(2)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

2 realizado na Atenção Básica do município de Taiobeiras (Polo Taiobeiras). Ainda podem ser inseridas outras instituições conveniadas ou outros serviços dos próprios municípios.

1.3 O ensino em serviço da Residência em Saúde Mental será realizado na Rede de Atenção Psicossocial do Município de Montes Claros ou em instituições conveniadas.

1.4 O ensino em serviço da residência em Enfermagem Obstétrica será realizado na Atenção Básica do Município de Montes Claros, no Hospital Universitário Clemente Farias e no hospital da Fundação de Assistência Social de Janaúba (FUNDAJAN) em Janaúba, enquanto a vigência do convênio, bem como em outros serviços conveniados.

1.5 Os programas terão a duração mínima de 2 (dois) anos, com carga horária de 60 (sessenta) horas semanais, perfazendo um total de 2.880 (duas mil, oitocentas e oitenta) horas anuais. Portanto, a carga horária, teórica e prática, será desenvolvida durante a semana e nos fins de semana, em turnos diurnos e noturnos, conforme planejamento estabelecido nos respectivos programas. 1.6 Os programas serão oferecidos regularmente em tempo integral, exigindo o regime de dedicação

exclusiva, conforme artigo 13 da Lei 11.129/2005. Para cada ano de curso, o residente gozará de 30 dias de férias.

2. DISPOSIÇÕES GERAIS DO PROCESSO SELETIVO

2.1 O Processo Seletivo será realizado de acordo com as normas deste Edital e constará de duas etapas, conforme disposto no item 5 deste Edital. A inscrição será feita exclusivamente pela internet, por meio do formulário (Google Forms), disponível no link que consta no Anexo IV. Os itens 3 a 4 dispõem sobre as normas e procedimentos que devem ser observados para fins de inscrição.

3. NORMAS PARA INSCRIÇÕES NO PROCESSO SELETIVO

3.1 O candidato deverá optar por apenas um dos Programas e respectiva Categoria Profissional, conforme o código de inscrição indicado no subitem 1.1 deste Edital.

3.2 Só poderão participar da presente seleção pessoas que sejam graduadas em uma alguma das categorias profissionais especificadas no subitem 1.1 deste Edital, com comprovação da graduação concluída e disponível até a data de matrícula no Programa (24/02/2021 e 25/02/2021). 3.3 Conforme Resolução nº 1 da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde - CNRMS, de 27 de dezembro de 2017, é vedado ao egresso de Programa de Residência repetir programas de Residência em Área Profissional da Saúde, nas modalidades multiprofissional ou uniprofissional, em áreas de concentração que já tenha anteriormente concluído.

3.4 É permitido ao egresso realizar Programa de Residência em Área Profissional da Saúde nas modalidades multiprofissional ou uniprofissional, em apenas mais uma área de concentração diferente daquela concluída.

3.5 Em se tratando de candidato estrangeiro, a inscrição poderá ser realizada mediante apresentação do Visto de Permanência no Brasil ou de protocolo de solicitação de revalidação do Visto. 3.6 No caso de candidato brasileiro, formado por instituição de ensino estrangeira, o diploma deve

estar revalidado por universidade pública, na forma da Lei.

3.7 Ao candidato estrangeiro formado no Brasil, será exigida a apresentação do Visto Permanente no Brasil

3.8 A inscrição implicará, por parte do candidato, o conhecimento e plena aceitação das normas deste Edital. O não cumprimento das exigências e normas implicará o indeferimento da inscrição. 3.9 O presente processo seletivo não possui taxa de inscrição.

3.10 Em caso de duplicidade de inscrição de um mesmo candidato, será considerado como válido o último formulário recebido dentro do prazo estabelecido neste Edital.

3.11 As inscrições encerrar-se-ão, impreterivelmente, no prazo estabelecido neste Edital.

3.12 O candidato que não tiver a sua inscrição homologada, nos termos do subitem 3.6.1 deste Edital, será, automaticamente, excluído deste processo seletivo.

3.13 O cronograma geral do Processo Seletivo consta do Anexo I deste Edital. 4. PERÍODO E FORMA DE REALIZAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

4.1 As inscrições serão realizadas somente por meio do formulário (Google Forms) disponível no link que consta no Anexo IV, no período compreendido entre 8:00 h do dia 01/12/2020 às 22:00 h do dia 21/12/2020.

(3)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

4.2 O candidato deverá preencher integralmente o formulário (Google Forms), disponível no link que consta no Anexo IV, de acordo com as instruções ali contidas e anexar nesse formulário todos os documentos exigidos para as duas etapas de avaliação - Análise Curricular Padronizada e Documento Escrito (Memorial e Projeto de Intervenção).

4.3 A Unimontes, bem como quaisquer de seus órgãos ou Comissões, não se responsabilizam por qualquer problema, na inscrição via internet, motivado por falhas de comunicação, falta de energia elétrica, congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a conexão ou a transferência de dados.

5. DA SELEÇÃO

5.1 O processo seletivo será realizado em duas etapas:

5.1.1 1.ª etapa: Análise Curricular Padronizada, de caráter classificatório e eliminatório. 5.1.1.1 A análise curricular padronizada constituirá de avaliação curricular padronizada,

conforme critérios especificados no Anexo II e disposições do item 6 deste Edital. A pontuação máxima será de 50 (cinquenta) pontos, cuja distribuição consta do referido Anexo.

5.1.2 2.ª etapa: Avaliação de documento escrito e arguição oral, de caráter classificatório e eliminatório.

5.1.2.1 Essa etapa consistirá em avaliação, por banca examinadora, do documento escrito (Memorial e Projeto de Intervenção), conforme orientações especificadas no Anexo III, entregue no ato de inscrição, bem como arguição oral, para os candidatos classificados na 1ª etapa. A pontuação máxima será de 50 (cinquenta) pontos, com especificações abaixo, conforme disposições do item 7 deste Edital.

6. DA 1ª ETAPA – ANÁLISE CURRICULAR PADRONIZADA

6.1 O Anexo II deste Edital especifica os documentos que serão avaliados, bem como os critérios e pontuação nessa etapa do Processo Seletivo.

6.2 Documentação exigida para a 1.ª Etapa:

6.2.1 Formulário online (Google Forms) de Análise Curricular, devidamente preenchido e com os respectivos documentos comprobatórios anexados em arquivo único no formato PDF, conforme instruções constantes no próprio formulário. 6.2.2 Fotocópia da cédula de identidade e do CPF (arquivo único em PDF).

6.3 O prazo de entrega da referida documentação é de 01/12/2020 a 21/12/2020 (até às 22:00 h). 6.4 Não será permitida a entrega de documentos fora do prazo e condições estabelecidos.

6.5 Não será permitida a complementação ou a substituição de documentos. 6.6 A análise será feita à luz da documentação apresentada pelo candidato.

6.7 Será eliminado nessa 1.ª Etapa, e, consequentemente, do processo seletivo, o candidato que não enviar o Formulário citado no subitem 6.2.1, devidamente preenchido e com toda a documentação comprobatória em anexo, bem como os documentos referidos no subitem 6.2.2.

7. DA 2ª ETAPA – AVALIAÇÃO DE DOCUMENTO ESCRITO E ARGUIÇÃO ORAL

7.1 Documentação exigida para a 2.ª Etapa: Documento Escrito (Memorial e Projeto de Intervenção). Essa documentação deverá ser enviada integralmente no ato de inscrição, conforme subitem 4.2.

7.2 Participarão da 2ª etapa apenas os candidatos classificados em ordem decrescente dos pontos obtidos na primeira etapa, até a quantidade máxima de 3 (três) vezes o número de vagas ofertadas para cada Programa/Categoria Profissional, incluindo-se, ainda, os candidatos empatados na última colocação de corte classificatório. A classificação será em ordem decrescente da pontuação obtida na 1ª Etapa.

7.3 A 2ª etapa será eliminatória e classificatória e terá o valor de 50,0 pontos. Essa etapa consistirá em avaliação, por banca examinadora, do documento escrito (Memorial e Projeto de Intervenção), entregue no ato de inscrição, e arguição oral em data agendada, para os candidatos classificados na 1ª etapa.

7.4 Cada candidato será avaliado por banca examinadora que lhe atribuirá, individualmente, nota entre 0 (zero) e 50,0 (cinquenta) pontos, considerando documento escrito com o valor de 25,0 (vinte e cinco) pontos e arguição oral avaliada em 25,0 (vinte e cinco) pontos. A pontuação final nessa etapa será resultado da média aritmética por cada membro da banca examinadora, em cada critério a ser avaliado.

(4)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

4 7.5 O documento escrito (Memorial e Projeto de Intervenção) deverá conter 2 capítulos. O documento

completo deverá ser elaborado conforme Anexo III, a saber:

7.5.1 Capítulo I: Memorial - constando experiência acadêmica e profissional do candidato. 7.5.2 Capítulo II: Projeto de intervenção - abordando proposta (s) de intervenção para a área

de Residência escolhida. Deverá necessariamente conter os seguintes itens: introdução, justificativa(s) (relação com o memorial), objetivo(s), metodologia, resultados esperados e referências.

7.5.3 Para a avaliação de tal documento escrito, a banca examinadora avaliará os seguintes critérios, com uma pontuação total de 25,0 (vinte e cinco) pontos, sendo 5,0 (cinco) pontos atribuídos a cada critério, a saber:

a) Linguagem, clareza, coesão e coerência textual.

b) Definição do problema e justificativa para a intervenção, em consonância com a experiência profissional.

c) Fundamentação/adequação do referencial teórico. d) Adequação às normas metodológicas (ABNT).

e) Relevância, potencial de impacto, viabilidade, adequação à área da Residência para a qual concorre.

7.6 A arguição oral do documento escrito (Memorial e Projeto de Intervenção) será realizada no período de 25/01/2021 a 29/01/2021 e terá duração máxima de 20 minutos, por videoconferência online e gravada por meio da plataforma Google Meet. Não será necessária a elaboração de apresentação em slides, já que a arguição será feita oralmente e livremente, pela banca examinadora, que se baseará no documento escrito. Será enviado o link de acesso a partir de 08/01/2021, para a realização da arguição, no período supracitado, para o e-mail informado na inscrição, pelo candidato aprovado para essa etapa.

7.6.1 Para a arguição oral, serão utilizados os critérios de avaliação, com uma pontuação total de 25,0 (vinte e cinco) pontos, sendo 5,0 (cinco) pontos atribuídos a cada critério, a saber:

a) Experiência do candidato considerando a área de interesse e coerência com o projeto de intervenção.

b) Domínio da proposta de intervenção, argumentação e fundamentação teórica. c) Postura do (a) candidato (a) no que se refere à receptividade às perguntas. d) Clareza, coerência de ideias, adequação da linguagem e objetividade. e) Utilização adequada do tempo.

7.7 A banca examinadora expedirá ata pública com a nota atribuída a cada candidato, bem como informações relevantes, nessa etapa de avaliação.

7.8 Para o resultado final, a pontuação será resultado da soma das 2 (duas) etapas para os candidatos de cada área de atuação profissional e serão considerados aprovados, aqueles com maior pontuação, correspondente ao número de vagas e critérios de desempate.

8. DOS REQUERIMENTOS DE IMPUGNAÇÕES E RECURSOS

8.1 É assegurado o direito de impugnar fundamentalmente os termos deste Edital diante de ilegalidade, erro ou inconsistência que possa prejudicar o processo seletivo.

8.2 O requerimento de impugnação somente será acolhido se interposto no prazo de até 5 (cinco) dias úteis a contar da data de publicação deste Edital.

8.2.1 Os requerimentos de impugnações devem ser interpostos exclusivamente pela internet, por meio do formulário (Google Forms) específico, disponível no link que consta no Anexo IV.

8.3 O requerimento de impugnação deverá indicar com precisão o item impugnado e deverá apresentar motivação lógica e consistente.

8.4 A COREMU tornará pública, na forma de retificação, decisão tomada a partir do requerimento de impugnação que venha a alterar os termos deste edital.

8.5 A decisão tomada pela COREMU, motivada por requerimento de impugnação, recairá sobre todos os candidatos vinculados a este processo seletivo.

8.6 Eventuais recursos, conforme subitem 8.7 e 8.8 deste Edital, serão admitidos se devidamente fundamentados em requerimento próprio, dirigidos à Coordenação da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde – COREMU – da Unimontes.

(5)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

8.6.1 Os recursos deverão ser protocolados em formulários próprios online, conforme links constantes no Anexo IV, nos prazos e horários estabelecidos.

8.6.2 Não serão aceitos recursos presenciais, via fax, Correios ou e-mail.

8.7 Na 1.ª Etapa – Análise Curricular Padronizada: serão admitidos recursos contra o resultado da 1ª etapa, decorrente de eventuais erros de análise, e deverão ser protocolados nos dias 11/01/2021 a 15/01/2021, conforme orientação constante no subitem 8.6.1 deste Edital.

8.7.1 O julgamento dos recursos contra o resultado da 2ª etapa será realizado por comissão específica, diferente da que proferiu a primeira decisão, até o dia 20/01/2021.

8.7.2 O resultado dos recursos será divulgado, no sítiohttps://unimontes.br/editais/ até o dia 20/01/2021.

8.8 Na 2ª Etapa - Avaliação de Documento Escrito e Arguição Oral: serão admitidos recursos contra o resultado da 2ª etapa, com informações prestadas a partir da ata pública expedida pela banca examinadora nessa etapa de avaliação.

8.8.1 Os recursos contra o resultado da 2ª etapa deverão ser protocolados nos dias 05/02/2021 a 11/02/2021, conforme orientação constante no subitem 8.6.1 deste Edital. 8.8.2 O julgamento dos recursos contra o resultado da segunda etapa será realizado por

comissão específica, diferente da que proferiu a primeira decisão, até o dia 19/02/2021. 8.8.3 O resultado dos recursos será divulgado, no sítio https://unimontes.br/editais/ até o dia

19/02/2021.

9. DOS RESULTADOS DO PROCESSO SELETIVO

9.1 1ª Etapa – Análise Curricular e Documental: o resultado preliminar dessa etapa será divulgado no dia 08/01/2021, no sítio eletrônico https://unimontes.br/editais/.

9.1.1 O resultado final da 1ª Etapa, após análise dos recursos e em ordem decrescente de classificação dos pontos obtidos, será divulgado até o dia 20/01/2021, no sítio eletrônico https://unimontes.br/editais/.

9.1.2 A lista de classificados para a 2ª Etapa será divulgada em 20/01/2021, no referido sítio eletrônico.

9.2 2ª Etapa – Avaliação de Documento Escrito e Arguição Oral: o resultado da análise será divulgado até o dia 04/02/2021 no sítio eletrônico https://unimontes.br/editais/.

9.3 Resultado Final: Esse resultado consistirá no somatório da pontuação obtida pelos candidatos, nas duas etapas do processo seletivo, em ordem decrescente de classificação.

9.3.1 Ocorrendo empate na última classificação, prevalecerão, sucessivamente, para efeito de classificação final dos candidatos, os seguintes critérios:

a) Maior número de pontos obtidos na 2.ª Etapa do Processo Seletivo. b) Idade maior.

9.3.2 A divulgação do resultado final dar-se-á até o dia 19/02/2021, com a divulgação no sítio https://unimontes.br/editais/.

10. DO PREENCHIMENTO DAS VAGAS

10.1 As vagas ofertadas serão ocupadas pelos candidatos que alcançarem maior pontuação nas duas etapas do Processo Seletivo, conforme resultado final divulgado.

10.2 Caso algum candidato não efetue a sua matrícula, ou ocorra a desistência de algum candidato classificado no limite de vagas ou já matriculado, será convocado o próximo candidato, obedecendo a ordem de classificação do resultado final, no máximo até 31/03/2021, salvo Resolução publicada em contrário.

10.3 De acordo com a Resolução nº. 11/2005, fica assegurada a vaga aos candidatos aprovados e matriculados que forem convocados para prestar o Serviço Militar. Ressalta-se, contudo, que não é possível ultrapassar o número de vagas oferecidas pelo Programa.

11. DA MATRÍCULA

11.1 A matrícula dos candidatos aprovados será realizada, exclusivamente, nos dias 24/2/2021 (a partir de 8h) e 25/2/2021 (até as 22h), com preenchimento do formulário online de matrícula constante no Anexo IV.

11.2 Não será permitida, ao candidato, a realização de matrícula em Programas de Residências em mais de uma instituição. Se já matriculado em alguma instituição, o candidato convocado

(6)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

6 deverá proceder ao cancelamento da matrícula para efetuar a nova matrícula referente a este processo seletivo. Matrículas simultâneas implicarão a perda de todas as vagas.

11.3 É vedada a matrícula simultânea do residente em quaisquer cursos de graduação e pós-graduação presencial ou à distância, .

11.4 Serão exigidos, no ato da matrícula, cópias legíveis dos seguintes documentos, em arquivo único no formato PDF:

a) Cédula de Identidade; b) CPF;

c) PIS/PASEP;

d) Título de Eleitor e comprovante de quitação ou votação na última eleição; e) Foto 3 x 4, recente;

f) Comprovante de endereço residencial;

g) Fotocópia do registro profissional ou comprovante (protocolo) de inscrição no respectivo Órgão de Classe Profissional (COREN, CRF, CRO, CRP, CRESS), conforme a formação do candidato e a opção de inscrição neste processo seletivo;

h) Diploma de graduação ou Declaração de conclusão de curso emitida pela Instituição de Ensino, conforme a formação do candidato e a opção de inscrição neste processo seletivo; i) Comprovantes de estar em dia com o Serviço Militar (homens);

j) Comprovante de titularidade de conta bancária (especificar quais bancos são aceitos para evitar problemas) na modalidade “conta salário”, exclusivamente em nome do candidato aprovado.

k) Anexo V – Termo de Responsabilidade, devidamente preenchido, assinado e digitalizado. 11.5 Recomenda-se aos os candidatos que forem classificados para a 2ª etapa deste processo

seletivo, que providenciem, com antecedência ao resultado final (ou antes disso), os documentos que ainda não disponham e dependem de atendimento prévio em outras instituições (tais como PIS/PASEP, conta corrente, etc), pois caso convocados para matrícula no Programa de Residência, já deverão ter tais documentos em mãos.

11.6 Em caso de vagas não preenchidas, os candidatos excedentes, obedecida a ordem de classificação, serão convocados para matrícula até 30/03/2021. A convocação será divulgada no sítio eletrônico https://unimontes.br/editais/. O não envio, no período máximo de 2 (dois) dias úteis, conforme constar da convocação, implicará perda da vaga.

11.7 Os candidatos que se encontram com vaga assegurada, por estarem prestando Serviço Militar obrigatório, deverão obedecer normalmente os subitens 11.1 a 11.6.

12 DO INÍCIO DOS PROGRAMAS

12.1 Os Programas de Residência referidos neste Edital, subitem 1.1 deste Edital, Polos Montes Claros Pirapora e Taiobeiras, terão início no dia 01/03/2021.

13 DAS NORMAS DISCIPLINARES

13.1 A Comissão de Residência Multiprofissional – COREMU – do HUCF/Unimontes - terá amplos poderes para orientação, realização e fiscalização dos trabalhos do Processo Seletivo.

13.2 O candidato que, comprovadamente, usar de fraude ou para ela concorrer, será excluído do processo seletivo.

13.3 Além da exclusão do processo, pelos motivos citados no subitem anterior, outras penas poderão ser aplicadas ao candidato, levando-se em conta a gravidade da ocorrência e os danos materiais e/ou pessoais que houver causado.

13.4 Será eliminado, em qualquer época (mesmo depois de matriculado), o candidato que houver realizado o Processo Seletivo usando documento ou informações falsas ou outros meios ilícitos, devidamente comprovados.

14 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

14.1 Não haverá convocação pessoal para entrega de documentos, e outros eventos deste processo seletivo.

14.2 Incorporar-se-ão a este Edital, para todos os efeitos, as disposições e instruções contidas nos Editais Complementares ou Resoluções que vierem a ser publicados pela COREMU ou por órgão da Direção Superior da Unimontes.

14.3 A convocação e a matrícula dos candidatos aprovados neste processo seletivo ficam condicionadas à vigência e ao cumprimento dos Convênios celebrados entre a Unimontes e as Secretarias Municipais de Saúde de Montes Claros, Pirapora e Taiobeiras, os quais têm

(7)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

por objetivo a cooperação técnico-científica no desenvolvimento dos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde.

14.4 As bolsas de educação pelo trabalho a serem pagas aos residentes matriculados e frequentes nos Programas de Residência, serão integralmente custeadas pelo Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde – PRO-RESIDÊNCIAS –, com a aprovação dos Programas e homologadas na Portaria Conjunta SGTES-MS/SESu-MEC nº 3, de 15 de setembro de 2015 (Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família), Portaria Conjunta SGTES-MS/SESu-MEC nº 1, de 14 de janeiro de 2015 (Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental) e Portaria SGTES-MS nº 379, de 24 de dezembro de 2015 (Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade). 14.5 Os casos omissos serão resolvidos pela COREMU, ambas da Unimontes.

Para conhecimento de todos, o presente Edital, na sua íntegra, será divulgado na internet, no sítio eletrônico https://unimontes.br/editais/, e afixado no quadro de avisos do Centro de Ensino Multiprofissional do Hospital Universitário Clemente de Faria, com seu extrato publicado em jornais locais.

Montes Claros - MG, 24 de novembro de 2020.

Professora Ilva Ruas de Abreu

Reitora em Exercício

Professora Andra Aparecida da Silva Dionízio

(8)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA OS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL E EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE EDITAL 01/2021

ANEXO I – CRONOGRAMA GERAL

Subitens do Edital Evento Datas

8.1 Requerimentos de impugnações 24/11/2020 a

30/11/2020 4.1 Período de inscrições e envio de todos os documentos (online) 01/12/2020 a

21/12/2020 9.1 Resultado preliminar da 1ª Etapa do Processo Seletivo (Análise

Curricular Padronizada) 08/01/2021

8.7 Recursos contra o resultado da 1ª Etapa 11/01/2021 a

15/01/2021 8.7.2 Resultado dos recursos referentes à 1ª Etapa 20/01/2021 9.1.2 Lista de candidatos classificados para a 2ª Etapa do Processo Seletivo 20/01/2021 7.6 Período de realização da 2ª Etapa do Processo Seletivo 25/01/2021 a

29/01/2021

9.2 Resultado preliminar da 2ª Etapa 04/02/2021

8.8 Recursos contra o resultado da 2ª Etapa 05/02/2021 a

11/02/2021 8.8.3 Resultado dos Recursos referentes à 2ª Etapa 19/02/2021

9.3 Resultado Final do Processo Seletivo 19/02/2021

11.1 Matrículas dos candidatos aprovados (1ª Chamada) 24/02/2021 e 25/02/2021 12.1 Início dos Programas de Residência Multiprofissional e em Área

Profissional da Saúde 01/03/2021

11.6 Prazo máximo para matrículas de 2ª chamada 30/03/2021

(9)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA OS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL E EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE - EDITAL 01/2021

ANEXO II – AVALIAÇÃO CURRICULAR PADRONIZADA

CANDIDATO(A): __________________________________________________________________________ CATEGORIA PROFISSIONAL: ________________________________________________________________ PROGRAMA DE RESIDÊNCIA: ________________________________________________________________ DATA DE NASCIMENTO (DD/MM/AAAA): ________________________________________________________

ORIENTAÇÕES:

1. A avaliação curricular padronizada possui o valor máximo de 50 (CINQUENTA) pontos. 2. Não ultrapassar os pontos máximos permitidos para cada tópico.

3. Todos os itens pontuados devem ser objetivamente certificados com a entrega dos respectivos comprovantes, a serem conferidos pelos avaliadores, de acordo as especificações abaixo.

4. Preencher a coluna “VALOR ALCANÇADO” apenas nos itens em que for apresentar as respectivas documentações comprobatórias.

5. Atenção: Não preencher a coluna “AVALIADOR”, que será utilizada pelos avaliadores para certificar os pontos obtidos nos itens em que o comprovante conferir com o padrão exigido e registrar zero para os demais. 6. Somar os pontos obtidos na coluna “VALOR ALCANÇADO” e registrar o total na última linha.

AVALIAÇÃO CURRICULAR PADRONIZADA E DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS PONTOS POR ITEM PONTOS MÁXIMOS POR ITEM VALOR ALCANÇADO AVALIADOR 1. FORMAÇÃO ACADÊMICA – MÁXIMO DE 10,0 PONTOS (Nos itens de 1A a 1D considerar apenas a maior titulação.

1A) Doutorado (comprovação: diploma de doutorado ou

declaração equivalente) 7,0 7,0

1B) Mestrado (comprovação: diploma de mestrado ou

declaração equivalente) 5,0 5,0

1C) Residência multiprofissional ou em área profissional da saúde (comprovação: certificado de conclusão de curso ou declaração equivalente)

4,0 4,0

1D) Especialização com carga horária mínima de 360 horas (comprovação: certificado de conclusão de curso ou declaração equivalente)

2,0 2,0

1E) Cursos de atualização, aperfeiçoamento, extensão ou aprimoramento, com carga horária mínima de 60 horas (online ou presencial) e concluído até a data de publicação deste edital (comprovação: certificado ou declaração de conclusão do curso)

0,25 1,0

1F) Cursos de atualização, aperfeiçoamento, extensão ou aprimoramento, com carga horária mínima de 30 horas (online ou presencial) e concluído até a data de publicação deste

(10)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

2 edital (comprovação: certificado ou declaração de conclusão

do curso)

TOTAL (MÁXIMO 10 PONTOS)

2. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NA ÁREA DA GRADUAÇÃO – MÁXIMO DE 10,0 PONTOS (considerar 1,0 ponto por ano completo de atuação na área).

2A) Assistencial, em instituições públicas ou privadas (comprovação: carteira de trabalho, certidão de contagem de tempo de serviço ou outro documento oficial que comprove a experiência profissional)

1,0 8,0

2B) Gerencial, em instituições públicas ou privadas (comprovação: carteira de trabalho, certidão de contagem de tempo de serviço ou outro documento oficial que comprove a experiência profissional)

1,0 8,0

2C) Docente, em instituições de ensino públicas ou privadas (comprovação: carteira de trabalho, certidão de contagem de tempo de serviço ou outro documento oficial que comprove a experiência profissional)

1,0 8,0

TOTAL (MÁXIMO 10 PONTOS)

3. PUBLICAÇÕES E PRODUÇÕES NO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO/LIGAS ACADÊMICAS NA ÁREA DA SAÚDE – MÁXIMO DE 14 PONTOS (Nos itens 3G e 3H considerar apenas atividades ou produções dos últimos cinco anos contados retroativamente a partir da data da publicação do edital).

3A) Publicações de livros (com ISBN) (comprovação: capa e

ficha catalográfica do livro) 3,0 6,0

3B) Publicações de capítulos de livros (com ISBN) (comprovação: capa e ficha catalográfica do livro com o capítulo completo)

2,0 4,0

3C) Publicações de artigos científicos em revistas indexadas A1 e A2 na área interdisciplinar de acordo com a classificação Qualis – periódico Sucupira (comprovação: artigo completo publicado)

4,0 8,0

3D) Publicações de artigos científicos em revistas indexadas B1 e B2 na área interdisciplinar de acordo com a classificação Qualis – periódico Sucupira (comprovação: artigo completo publicado)

3,0 6,0

3E) Publicações de artigos científicos em revistas indexadas B3 e B4 na área interdisciplinar de acordo com a classificação Qualis – periódico Sucupira (comprovação: artigo completo publicado)

2,0 4,0

3F) Publicações de artigos científicos em revistas indexadas B5 e C na área interdisciplinar de acordo com a classificação Qualis – periódico Sucupira (comprovação: artigo completo publicado)

1,0 2,0

3G) Publicação de trabalho completo ou resumo expandido em anais de eventos científicos como autor ou coautor (comprovação: resumo publicado nos anais do evento)

(11)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

3H) Publicação de resumo simples em anais de eventos científicos como autor ou coautor (comprovação: resumo publicado nos anais do evento)

0,5 2,5

TOTAL (MÁXIMO 14 PONTOS)

4. PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO/LIGAS ACADÊMICAS NA ÁREA DA SAÚDE E ATIVIDADES EXTRACURRICULARES – MÁXIMO DE 14,0 PONTOS

4A) Participações em iniciação científica regular de Instituição de Ensino Superior (IES), com duração mínima de 12 meses consecutivos (comprovação: certificado de conclusão ou declaração emitida por IES)

2,0 4,0

4B) Participações no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) de IES, com duração mínima de 12 meses consecutivos (comprovação: certificado de conclusão ou declaração emitida por IES)

2,0 4,0

4C) Participação em Projetos de Ensino e/ou Pesquisa (comprovação: parecer de aprovação por Comitê responsável e declaração de participante emitida pela coordenação do projeto)

1,0 2,0

4D) Monitorias de disciplina da matriz curricular de graduação, com duração mínima de um semestre letivo (comprovação: certificado de participação ou declaração emitida por IES)

1,0 2,0

4E) Estágios extracurriculares práticos realizados em serviços de saúde e/ou projetos de extensão/ligas acadêmicas com duração de um semestre letivo ou mais e carga horária mínima de 80 horas por semestre (comprovação: certificado de participação ou declaração emitida por IES ou pela coordenação do projeto).

1,0 2,0

4F) Participação em estágios extracurriculares realizados em serviços de saúde ou projetos de extensão/ligas acadêmicas, com duração inferior a um semestre letivo (comprovação: certificado de participação ou declaração emitida por IES ou pela coordenação do projeto).

0,5 1,0

4G) Participações em comissões organizadoras de eventos científicos e técnicos na área da saúde (comprovação: certificado de participação ou declaração equivalente)

0,5 1,0

4H) Participações em eventos científicos e técnicos na área da saúde (comprovação: certificado de participação ou declaração equivalente)

0,25 2,0

4I) Apresentação de trabalho em evento científico (comprovação: certificado de apresentação de trabalho em evento científico)

0,25 2,5

4J) Participação em atividade comunitária voluntária (comprovação: certificado ou declaração emitidos pela instituição responsável)

0,25 0,5

(12)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

4 5. ENGAJAMENTO ACADÊMICO E EM ATIVIDADES DE CONTROLE SOCIAL DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – MÁXIMO DE 2,0 PONTOS

5A) Representação estudantil em órgão colegiados de IES e órgão de representação acadêmica (comprovação: declaração emitida por IES ou órgão de representação estudantil)

0,5 1,0

5B) Representante titular ou suplente de Conselho de Saúde (municipal, estadual ou nacional) (comprovação: declaração emitida por conselho de saúde)

0,5 1,0

5C) Participação em reuniões de conselhos ou conferências municipais, estaduais ou nacionais de saúde (comprovação: certificado de participação ou declaração emitida por conselho de saúde ou secretaria de saúde)

0,25 0,5

TOTAL (MÁXIMO 2,0 PONTOS)

(13)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA OS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL E EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE - EDITAL 01/2021

ANEXO III – DOCUMENTO ESCRITO: MEMORIAL E PROJETO DE INTERVENÇÃO

CANDIDATO(A): __________________________________________________________________________ CATEGORIA PROFISSIONAL: ________________________________________________________________ PROGRAMA DE RESIDÊNCIA: ________________________________________________________________ DATA DE NASCIMENTO (DD/MM/AAAA): ________________________________________________________

ORIENTAÇÕES:

1. Esse documento escrito (Memorial e Projeto de Intervenção) deverá ter, no máximo, 8 (oito) laudas. 2. Deverá conter 2 (dois) capítulos, com a estrutura descrita abaixo:

CAPÍTULO I – Memorial: Constar experiência acadêmica e profissional do candidato. Usar subtítulos, se desejar.

CAPÍTULO II – Projeto de Intervenção: Abordar a(s) proposta(s) de intervenção para a área de Residência escolhida, com os seguintes subtítulos:

Introdução Justificativa (s) Objetivo (s) Metodologia

Resultados esperados

(14)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTE DE FARIA

Secretaria da Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Clemente de Faria - HUCF Avenida Cula Mangabeira, 562 – Bairro Santo Expedito - CEP: 39.401-002 - Montes Claros - MG

E-mail: residencia.multiprofissional@unimontes.br - Telefone: (038) 3224-8373

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA OS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL E EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE - EDITAL 01/2021

ANEXO IV – LINKS DE FORMULÁRIOS POR ETAPA

Subitens do Edital Etapa Link

8.1 a 8.5 Requerimentos de impugnações https://forms.gle/Te2xenEuayc936r26 2.1; 4.1; 6.2.1; e 7.1 Inscrições e envio de documentos https://forms.gle/TYUCHx7akH7ny6xZ7

8.7 Recursos contra o resultado da 1ª Etapa https://forms.gle/ukFA1JxcTecvwhfg6 8.8 Recursos contra o resultado da 2ª Etapa https://forms.gle/4Pfr1PCfYZX8LcTL7 11.1 Matrícula dos candidatos aprovados https://forms.gle/JK6RZ8FqVpQegaru5

(15)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTE DE FARIA

Secretaria da Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Clemente de Faria - HUCF Avenida Cula Mangabeira, 562 – Bairro Santo Expedito - CEP: 39.401-002 - Montes Claros - MG

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA OS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL E EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE - EDITAL 01/2021

ANEXO V – TERMO DE RESPONSABILIDADE

Eu, ________________________________________________________________,

candidato(a) aprovado(a) no Processo Seletivo para Programas de Residência

Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde

– Edital 01/2021 – da Universidade

Estadual de Montes Claros

– UNIMONTES, para o biênio 2021/2023, no Programa de

Residência ________________________________________________________, na área

profissional de _____________________________, comprometo-me a observar e cumprir

o Código de Ética da minha profissão, o Regimento dos Programas de Residência

Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde do HUCF/UNIMONTES, os

regulamentos e as normas da Universidade, do Hospital Universitário Clemente de Faria e

de todas as Instituições e Serviços de Saúde que serão cenários de estágios e atividades

no Programa de Residência.

Declaro ainda, interesse e plena disponibilidade para cumprir integralmente o

Programa de Residência, em regime de dedicação exclusiva e com carga horária total de

5.760 horas, através de 60 (sessenta) horas semanais e duração mínima de dois anos,

conforme Resolução Nº 2, de 13 de abril de 2012 da Comissão Nacional de Residência

Multiprofissional em Saúde - CNRMS.

Montes Claros – MG, _____ de _____________ de 2021.

___________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

12.7 Caso o número de candidatos aprovados em todas as etapas do Processo Seletivo para recebimento do auxílio esporte seja superior ao número de vagas ofertadas, será formado um

A classificação final dos candidatos aprovados será feita mediante a soma das notas obtidas nas etapas do processo seletivo, ou seja, das avaliações da Prova Escrita (10

As características avaliadas foram: teor de sólidos solúveis (SST), acidez total titulável (ATT), pH, espessura de polpa e da casca e diâmetro da cavidade interna em seis frutos

O resultado do processo seletivo, resultante da classificação desta etapa para os candidatos que não forem eliminados nas etapas anteriores, será divulgado no endereço

A pontuação final terá como referência a maior nota entre os candidatos aprovados, sendo que a maior nota receberá a pontuação 10 e as demais serão normalizadas com

Natural de Montes Claros (MG), possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Montes Claros; mestrado em Relações Internacionais pela Universidade

A publicação do resultado final do Processo Seletivo será feita em duas listas, contendo, a primeira, a pontuação de todos os candidatos, inclusive a das pessoas

O resultado final do Processo Seletivo será divulgado no site do PPGCEM/UFSCar www.ppgcem.ufscar.br, conforme Edital específico. Os candidatos aprovados estarão aptos ao