• Nenhum resultado encontrado

GRUPO: A B DATA: 15/03/2021 ESTUDANTE:...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GRUPO: A B DATA: 15/03/2021 ESTUDANTE:..."

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Olá seu ar�sta!

Na a�vidade anterior você precisava escrever um pequeno relato de alguma situação do co�diano que fora inesque-cível, ou mesmo relatar como você “sobreviveu” ao ano de 2020. Feito isso, vamos transformar esse relato em uma história super bacana. Preparem seus materiais porque estamos começando uma aula de Narra�vas Visuais.

Antes porém, vamos analisar como Norman Rockwell (ar�sta estadunidense), uma das maiores referencias no assunto narra�va visual costumava contar histórias com apenas uma imagem. Observe a imagem a seguir e depois responda:

EEB João Silveira TURMA: ESTUDANTE: ... 1° SEMESTRE GRUPO: A B DATA: 15/03/2021 DISCIPLINA: ARTES ENSINO FUNDAMENTAL 2

PROFESSOR: PÉRICLES S. DOS SANTOS

1) O que você entende o que está acontecendo nessa imagem? R: ... 2) O personagem de costas está chegando ou saindo? O que levou você a essa comclusão?

R: ... 3) O fato de ser natal, e o personagem que recebe o abraço caloroso estar com muitos presentes ajuda a interpretar essa imagem?Por-que?

R: ... 4) Observe a expressão facial de alguns familiares. Você iden�ficaria qual deles poderia estar com sciumes ou inveja mas tentando ser educado? Explique.

R: ... 4) Qual nome você daria para essa obra?

R: ...

Analisando suas respostas consegui perceber que mesmo uma única imagem, quando bem elaborada, pode conter muitos textos e acontecimentos simultâneos? Agora é a sua vez:

A) Com base no texto que vocês escreveu na a�vidade anterior, construa sua própria narração dos fatos. Você pode

desenhar, ou mesmo pegar fotos de revistas e jornais, ou qualquer outra técnica que se sen�r confortável, o impor-tante aqui é: contar a sua história. Pode ser em forma de �rinhas, história em quadrinhos ou mesmo com uma única imagem contendo vários elementos que ajudem a contar sua história, como no exemplo a cima.

Se o e spaç o não f or sufi cie nt e, faç a no ve rso, ou ane xe out ra f ol ha na f ol ha de a�vi da de . 1

(2)
(3)

Atividade 01 a 04 – Mova-se – comportamento sedentário: avaliação de saúde

Oi pessoal, eu sou o professor Mikael Moraes de Educação Física. Nas semanas anteriores eu estava de licença (não estava trabalhando), pois uma das maiores alegrias da vida me aconteceu. O meu primeiro filho Davi nasceu e já chegou cheio de onda. Uma verdadeira alegria.

O ideal era vocês terem ficado com outro professor durante esse período, porém como foi possível. Mas não se preocupe. Essa atividade que eu irei passar agora vai valer para todo esse período. Orientações gerais

A Educação Física é uma área da saúde, por isso os temas das próximas atividades serão sobre cuidados com a saúde. O nome desse projeto será: “Mova-se”, que é uma forma de incentivar você a se movimentar mais, ou seja, se mexer. Fazer atividade física leve, e deixar de ficar muito tempo sentado, deitado, ou reclinado ajuda muito a você ser mais saudável. Para você se mover a primeira coisa é fazer uma avaliação de quanto tempo por dia você tem ficado SEM SE MEXER.

Então responda sinceramente as perguntas a seguir. Responda as perguntas SINCERAMENTE. Não se preocupe em tentar responder a melhor opção de resposta e sim o que realmente está acontecendo com você. Me entregar a atividade respondida é que valerá a sua nota e não se você está fazendo tudo certinho.

Você irá responder a quantidade de HORAS e MINUTOS por DIA que passa em aparelhos eletrônicos. Essas perguntas fazem parte de um questionário utilizado para brasileiros.

Vai dar para saber se você não for sincero hein! =) Vamo que vamo!

1) Durante a semana (de SEGUNDA a SEXTA-FEIRA), quantas HORAS e MINUTOS por DIA você passa assistindo TV, usando o computador, jogando videogame, usando o celular ou tablet?

(Escreva as suas horas e minutos por dia como este exemplo: 3 horas e 40 minutos)

Resposta:_______________________________________________

Disciplina: Educação Física 2021

Professor(a): Mikael Seabra Moraes 1º Semestre Aluno(a):

Data: Ano/Série: Turma: Nota:

(4)

2) Durante o final de semana (SÁBADO e DOMINGO), quantas HORAS e MINUTOS por DIA você passa assistindo TV, usando o computador, jogando videogame, usando o celular ou tablet?

(Escreva as suas horas e minutos por dia como este exemplo: 3 horas e 40 minutos)

Resposta:__________________________________________________

Boa atividade! Professor Mikael Moraes (Educação Fìsica)

(5)

Guerra Fria

Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o cenário político mundial testemunhava o período de maior tensão de sua história. De um lado, os Estados Unidos (EUA), uma potência capitalista; de outro, a União Soviética (URSS), uma potência socialista; em ambos os lados, armamentos com tecnologia nuclear que poderiam causar sérios danos a toda humanidade.

Ao final das contas, nenhum tiro foi diretamente disparado entre os dois lados do “conflito”, o que justifica o nome Guerra Fria. O que se pode dizer é que esse conflito foi marcado pelas disputas indiretas entre as duas potências rivais em busca de maior poderio político e, principalmente, militar sobre as diferentes partes do mundo.

Tal configuração ocorreu em função do fato de que uma guerra nuclear não seria vantajosa para nenhum dos blocos nela envolvidos. O mundo apenas conheceria o caos e o possível vencedor desse conflito não teria o que comemorar, pois somente haveria radiação e problemas estruturais no espaço geográfico do país derrotado. Por essa razão, o sociólogo Raymond Aron proferiu uma frase que ficou mundialmente conhecida: "A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível".

A Partilha da Alemanha

A Alemanha nazista foi a grande derrotada da Segunda Guerra Mundial e, com isso, teve o seu território dominado e controlado pelos países que formavam a base aliada durante o conflito: EUA, URSS, França e Inglaterra. Esses países, na Conferência de Potsdam, em 1945, dividiram o espaço alemão em duas principais partes: de um lado, a Alemanha Ocidental, dominada pelas nações capitalistas; de outro, a Alemanha Oriental, dominada pela União Soviética. A capital Berlim também ficou igualmente dividida. Observe o mapa abaixo:

Divisão da Alemanha após o término da Segunda Guerra Mundial Plano Marshall x Plano Molotov

Não foi somente a Alemanha a prejudicada com a Segunda Guerra Mundial. Como esse evento aconteceu quase que inteiramente em território europeu, a maior parte dos países envolvidos sofreu severas consequências econômicas, sociais e estruturais. Em função dessa fragilidade, os Estados Unidos acionaram aquilo que foi chamado de Plano Marshall, em que grandes empréstimos foram concedidos a esses países para as suas reconstruções.

Essa postura era uma estratégia norte-americana para evitar que as nações europeias, em função de suas relativas fraquezas, sofressem intervenções dos soviéticos, além de ser uma ação para conter possíveis movimentos e revoluções socialistas internas. Com isso, os Estados Unidos consolidaram a sua base de influência naquilo que foi denominado de “Oeste Europeu”, ou Europa Capitalista, em oposição ao Leste Europeu, que era formado pelos territórios de domínio e influência soviéticos. Além do Plano Marshall, os Estados Unidos também criaram o Plano Colombo, que possuía a mesma função, só que o seu alvo eram os países asiáticos.

ATIVIDADES REMOTAS DE GEOGRAFIA - 02 2021

Professora: Aline 1º Semestre

Aluno(a): Nota:

Data: Turmas: 97

(6)

Entre os países que mais receberam ajuda dos estadunidenses, o Reino Unido lidera a lista, seguido, respectivamente, por França, Japão, Itália, Alemanha Ocidental, entre outros.

Em resposta ao Plano Marshall, a União Soviética elaborou o chamado Plano Molotov, com o igual objetivo de realizar uma ampla ajuda econômica aos outros territórios a fim de ampliar o seu espaço de influência pelo mundo. Esse ajuda financeira envolveu praticamente todos os países de influência socialista, como a Alemanha Oriental, Polônia, Bulgária, Cuba e muitos outros.

OTAN x Pacto de Varsóvia

Em um cenário que favorecia cada vez mais a tensão entre os dois blocos de poder durante a Guerra Fria, a organização de instituições e pactos militares era imprescindível por ambas as partes.

Com isso, do lado capitalista, foi fundada a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que ainda existe e é uma das instituições mais poderosas da atualidade. Já do lado socialista, foi fundado o Pacto de Varsóvia. Essas organizações funcionavam da seguinte forma: caso um de seus países-membros fosse atacado, as demais partes deveriam imediatamente intervir ou enviar ajuda. Isso colaborou para a emergência dos vários combates indiretos que ocorreram durante esse período, a exemplo da Guerra das Coreias (1950-1953) e a Guerra do Vietnã (1959-1975). .

Com essas ações e intervenções por parte dos dois blocos de poder, houve uma divisão do espaço territorial mundial, que se deu de modo mais concentrado nos países da Europa, que protagonizou a chamada Cortina de Ferro, que dividia os territórios socialistas dos capitalistas.

Ilustração da divisão do espaço europeu pela Cortina de Ferro As corridas armamentista e espacial

A disputa entre EUA e URSS não ocorria apenas no plano territorial, político e econômico mundial. O principal elemento em disputa era a hegemonia militar e tecnológica. Nesse sentido, os dois países envolveram-se em uma cega corrida para decidir qual das duas potências possuía maior quantidade de armamentos e tecnologias nucleares, bem como os melhores programas e conquistas espaciais.

No plano militar, os Estados Unidos, desde o final da Segunda Guerra Mundial, dominavam a produção e o uso da bomba atômica, como as que provocaram a destruição das cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Tempos depois, em 1949, a União Soviética também anunciava o seu domínio sobre a tecnologia nuclear.

No plano espacial, foi a União Soviética quem deu a largada. Em 1957, foi lançado pelos soviéticos o primeiro satélite espacial construído pelo homem, o Sputnik. No mesmo ano, entrou em órbita o Sputnik 2, que consistiu na primeira viagem ao espaço tripulada por um ser vivo (no caso, a famosa cachorra Laika). Para completar as façanhas, os socialistas também foram os primeiros a fotografar a superfície da Lua (em 1959) e os primeiros a enviarem um ser humano ao espaço, em 1961.

Dessa forma, no ano seguinte, 1962, os Estados Unidos conseguiram, finalmente, responder à altura com o primeiro voo espacial ao redor da Terra. Já em 1969, ocorreu a tão sonhada visita à Lua pelos Estados Unidos, na missão operada pelos tripulantes da Apolo 11.

Apesar de alguns acordos assinados, principalmente no plano militar, as corridas armamentista e espacial, segundo a maioria dos analistas, só conheceram o seu fim com a crise soviética e o fim da Guerra Fria, ao final de década de 1980 e início da década de 1990.

Referências bibliográficas: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/guerra-fria.htm>

Atividades:

Para responder, utilize o livro didático ou o material de apoio: Esta atividade formará valerá 5,0 pontos para compor uma nota com a atividade 01.

(7)

1) Crie um mapa mental sobre a Guerra Fria (cite os países envolvidos, as causas e consequências do conflito).

(8)
(9)

1

Maria Quitéria, primeira soldada e heroína da Independência

Apesar de Dom Pedro I ter declarado a Independência do Brasil no dia 7 de setembro de 1822, tropas portuguesas seguiram ocupando e atacando terras brasileiras. Após muitas batalhas, os lusitanos foram expulsos definitivamente no dia 2 julho de 1823, data em que é celebrada a Independência da Bahia. Nesses embates em terras baianas, uma figura se destacou: a de Maria Quitéria de Jesus Medeiros.

Nascida em 27 de julho de 1792, em São José das Itapororocas, atual município de Feira de Santana (Bahia), Maria Quitéria fugiu de casa, disfarçou-se de homem e lutou contra os portugueses, numa época em que às mulheres era esperado apenas obedecer ao pai ou ao marido e cuidar da casa e dos filhos.

Sua coragem e as habilidades demonstradas nos campos de batalha fizeram dela, não apenas a primeira mulher soldado do Exército brasileiro, mas uma heroína da Independência da Bahia e do Brasil.

Morreu aos 61 anos, sem gozar do reconhecimento ou do prestígio da francesa Joana D’Arc, por exemplo, a quem costuma ser comparada. Em 1996, por decreto presidencial, recebeu o título de Patrona do Quadro Complementar de Oficiais do Exército.

Quem foi Maria Quitéria

Filha primogênita de Gonçalves Alves de Almeida e de Quitéria Maria de Jesus, Maria Quitéria perdeu a mãe aos 10 anos, assumindo desde cedo a casa e o cuidado de seus dois irmãos.

Não chegou a frequentar escolas. Naquela época, as jovens sertanejas aprendiam apenas a cozinhar e cuidar da casa, sendo poucas as que sabiam ler e escrever. Desde cedo, no entanto, a menina demonstrava aptidão para usar armas de fogo e habilidade para a caça e para a montaria.

Em fevereiro de 1822, com o início de batalhas pela Independência na Bahia, em resistência à dominação portuguesa, buscavam-se voluntários para integrar as tropas brasileiras. Maria Quitéria, então, pediu autorização ao pai para, disfarçada, lutar em defesa da Pátria. Ele negou prontamente, dizendo que “mulheres fiam, tecem e bordam; não vão à guerra”.

HISTÓRIA: Conteúdo de Revisão 2021

Prof. Cleber Rudy 1º Semestre

O Processo de Independência do Brasil

Ano/Série: 9º Ano Turmas: 91 92 96 97

1ª) Começaremos esse Primeiro Semestre de 2021 com uma revisão de conteúdos;

2ª) Faça a leitura do texto “Maria Quitéria...”, bem como anote no seu caderno pontos que considere relevantes;

3ª) Na próxima aula (Aula 02) será disponibilizada nossa primeira atividade (englobando o conteúdo desse texto e o da postagem

anterior).

(10)

2

A filha, porém, desobedeceu-lhe. Fugiu para a casa de uma irmã, cortou o cabelo, vestiu as roupas do cunhado, José Cordeiro de Medeiros, e apresentou-se ao Regimento de Artilharia como Soldado Medeiros.

Dias depois, foi descoberta pelo pai, que solicitou sua retirada do batalhão. O comandante, no entanto, não quis perder a habilidosa combatente. Aos 30 anos, Maria Quitéria tornava-se a primeira mulher a entrar em combate pelo Brasil. Lutou e triunfou em diversas batalhas, conquistou o respeito dos companheiros e influenciou outras mulheres, formando e liderando um grupo feminino.

Reconhecimento e homenagens

Em 2 de julho de 1823, quando foi celebrada a expulsão definitiva dos portugueses, em data que marca Independência da Bahia, Maria Quitéria marchou com o batalhão, sendo saudada e homenageada pela população.

Depois, embarcou para o Rio de Janeiro, onde foi recebida por Dom Pedro I e recebeu o título de Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro, em reconhecimento à bravura e à coragem com que lutara contra os inimigos da Pátria. Atendendo a uma solicitação de Maria Quitéria, o imperador fez uma carta pedindo que Gonçalo perdoasse a desobediência da filha.

Quando retornou a sua cidade natal, foi recebida com grande alegria pela família e pelos amigos, que queriam ouvir sobre seus feitos e suas histórias de batalhas. Casou-se com o antigo namorado, Gabriel Pereira de Brito, com quem teve uma filha, Luísa Maria da Conceição.

Após o falecimento do pai e, depois, do marido, Maria Quitéria foi viver em Salvador com a filha. Lá, morreu no anonimato, vítima de uma inflamação no fígado, em 21 de agosto de 1853, aos 61 anos.

Maria Quitéria de Jesus foi reconhecida como Patrono do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro em 1996 e, no ano do centenário de sua morte, o então Ministro da Guerra determinou que seu retrato estivesse presente em todos os estabelecimentos, repartições e unidades do Exército. Em 2018, seu nome foi inscrito no Livro dos Heróis e

Heroínas da Pátria, que fica no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Fonte: http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens-artigos/reportagens/16329-maria-quit%C3%A9ria,-primeira-soldada-e-hero%C3%ADna-da-independ%C3%AAncia

Disciplina de História. Professor Cleber Rudy. 9º Ano (Fundamental II). Assunto: O Processo de Independência do Brasil.

(11)

1

1) Pode-se afirmar que o processo de Independência do Brasil ocorreu de maneira pacífica? Justifique sua resposta.

R:

2) Por que se afirma que o Brasil teve “Guerras de Independência”? R:

3) Qual o papel desempenhado por Maria Quitéria no processo de Independência do Brasil?

R:

HISTÓRIA: Atividade de Revisão 2021

Prof. Cleber Rudy 1º Semestre

Nome:

A Independência do Brasil Ano/Série: 9º Ano Turma:

1ª) Essa primeira atividade faz parte do conteúdo de revisão do Primeiro Semestre de 2021. 2ª) Não esqueça de colocar o seu nome e sua turma na folha de atividade.

3ª) A partir da leitura dos textos: “É Verdade que o Processo de Independência...” e “Maria Quitéria...” responda às questões a

seguir.

(12)

2

4) Com base no texto “Maria Quitéria”, aponte o papel social destinado às mulheres durante o século 19.

R:

5) Qual a tática usada por Maria Quitéria para entrar no Regimento de Artilharia? R:

Disciplina de História. Professor Cleber Rudy. 9º Ano (Fundamental II). Atividade de Revisão.

(13)

Prof: Msc. Marluce Mittmann-Inglês Turma: Nome aluno: COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA

INGLESA

2021

Prof: Msc. MARLUCE MITTMANN

Aluno(a):

Atividade Impressa Turma: 91, 92, 96 e 97 Período: 15/03:2021 a

26/03/2021

Aula 2: Questionário, dicas de estudo e música (letra)

OBS: Observe o tempo da atividade (período). Você deve responder e enviar ao professor. Há duas maneiras de enviar, por email 341237@profe.sed.sc.gov.br ou postar na plataforma. Caso você retira o material impresso na escola, fique atento as datas de devolução desse material respondido, e, por favor, não esqueça de ESCREVER O SEU NOME. Atividade sem nome não é possível atribuir nota. Você poderá verificar suas notas no estudante online.

ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA – 9º ANO

Quem é você? (Esse questionário servirá para que eu possa lhe conhecer.) 1. Escreva aqui seu nome completo e a sua turma:

2. Você retira material impresso na escola, mas você tem acesso a Internet? Posso lhe indicar vídeos aulas e sites com áudios?

3. Quais são as suas leituras favoritas? (Pode ser livro, histórias em quadrinhos, ou qualquer outras coisas que você lê por gostar)

4. Quais seus sons favoritos? Podem ser músicas, artistas ou bandas, cite alguns, ou comente

5. Que filmes você mais gostou de ver? (ou quais gostaria de ver)

6. Você assiste séries? Quais as que mais gostou ou gosta de acompanhar? (Não tem restrição de idade, logo vale os desenhos animados também!)

7. Quais disciplinas você mais gosta e em quais tens as melhores notas?

8. Qual profissão almeja seguir? O que você pretende fazer após terminar os estudos (ou o Ensino Médio)?

9. Você trabalha? Em que? E qual seu horário de trabalho?

10. Você consegue perceber a importância do inglês na sua vida profissional? Comente.

11. O que você lembra dos conteúdos estudados em inglês? Você já consegue compreender algo que você ouve/lê em inglês?

12. O que, e como você gostaria de estudarem inglês?

13. Quais são as melhores formas de avaliações em inglês, como posso melhor avaliá-lo?

14. Como está sendo esse momento de Pandemia para você? Como está se sentindo? Como tem sido para o seu grupo familiar? Comente.

15. O que você gostaria de saber sobre mim? *

16. O que tem achado sobre as aulas à distância? Quais as maiores dificuldades que você está enfrentando?

(Use outra folha branca para responder as perguntas; não se esqueça de numerar na mesma ordem das perguntas.)

Bons Estudos! 13

(14)

Prof: Msc. Marluce Mittmann-Inglês Turma: Nome aluno: Dicas de estudo...

Estimados alunos e alunas, aqui seguem algumas dicas de estudo remotas.

Estamos afastados, mas sua aprendizagem não pode parar. Vocês iniciarão as atividades de modo remoto (em casa), com auxílio de seus familiares, de maneira segura protegendo-se e protegendo aqueles a quem tanto ama.

Segue algumas dicas para auxiliar os seus estudos: 1. Mantenha uma rotina de estudos;

2. Organize seu espaço; escolha um lugar limpo e calmo para estudar. 3. Faça pausas, não faça as atividades com pressa.

4. Concentre-se e faça no seu ritmo, com capricho.

5. Peça auxílio dos seus pais e familiares quando surgirem dúvidas, e terão apoio online sempre que me escreverem.

6. Faça uso de um dicionário bilíngüe (ou tradutor) nas dificuldades com o significado das palavras em inglês

7. Ao terminar, certifique-se de que realizaram toda a atividade, que estão claras as respostas, que estas estão na ordem da atividade proposta. Caso esteja desorganizado, passe a limpo antes de enviar.

8. Lembre-se de identificar seu trabalho/atividade com o título do trabalho e por o seu nome (e turma), caso você não faça isso não receberá nota, logo terá prejuízo nas notas.

9. O aluno terá direito a recuperar toda avaliação realizada (respeitando as datas previamente agendadas). O objetivo é aprender mais, escrever melhor, refletir sobre seus erros. Quanto se refaz os trabalhos, quando retiramos as dúvidas, buscamos orientação resolvemos e solucionamos o problema e assim sanamos as dificuldades.

10. Conto com a responsabilidade de cada aluno com as datas de entregas das atividades e trabalhos. Ser responsável também é critério que avaliamos.

E não te esqueça de enviar as respostas. Você pode enviar pela plataforma, ou para o meu email (341237@profe.sed.sc.gov.br).

Não está sendo fácil, mas juntos venceremos esse período. Não deixe de estudar. Preocupo-me com você e com sua família. Fiquem bem e bom estudos.

(15)

Prof: Msc. Marluce Mittmann-Inglês Turma: Nome aluno:

LET’S SING (Vamos cantar) Se você puder ouvir essa música no site, ouça, caso não possa, leia a letra, para pensar na mulher, e no empoderamento feminino.

https://lyricstraining.com/play/amy-macdonald/woman-of-the-world/HMdGuRF5pM#b7w!marmittmann

Woman Of The World (Mulher do mundo) de Amy Macdonald You had it all

And then you threw it all away You had control

But now I'm taking it away It's all a game

And I'm the winner with the prize I've got my soul

I've got my love, I've got my life And nothing feels the same Tonight

But something had to change I'm not just someone else's girl I am a woman of the world

I'm soaring, flying, riding high and free And nothing's gonna get to me

I am a woman of the world

I'm living life like it was meant to be And nothing's gonna get to me I've got it all

The only player in the game I'm moving on

I hope that you can do the same I know my friends got my back

And I love the way we rock and roll, ooh I know my friends got my back

They pick me up when I fall, ooh And nothing feels the same Tonight

But something had to change I'm not just someone else's girl I am a woman of the world

I'm soaring, flying, riding high and free And nothing's gonna get to me

I am a woman of the world

I'm living life like it was meant to be And nothing's gonna get to me Sometimes

(16)

Prof: Msc. Marluce Mittmann-Inglês Turma: Nome aluno:

We have to break free Love's not always What we need it to be

I'm not just someone else's girl I am a woman of the world

I'm soaring, flying, riding high and free And nothing's gonna get to me

I am a woman of the world

I'm living life like it was meant to be And nothing's gonna get to me

(17)

Olá!

Querido(a) aluno(a) estamos iniciando um novo conteúdo, temos aqui 2 exemplos e 2 exercícios para entregar. Convido você, se possível, a participar da aula online (live) de explicação do conteúdo no dia 24/03 às 10 horas. Estarei enviando o link pela plataforma e também para um aluno colocar no grupo de WhatsApp da turma. Você também pode entrar em contato comigo pelo WhatsApp (48) 98431-7460.

Aula 02 MATEMÁTICA 2021

Professora Jociane Mees Ferreira 1° SEMESTRE

Aluno(a): Nota:

Data: Ano/Série: 9º Turmas: 91, 92, 96 e 97

O que são grandezas diretamente e inversamente proporcionais?

Olá meu amigo!

O nome do conteúdo que vamos estudar é GRANDEZAS PROPORCIONAIS.

1º) O que é grandeza?

Entendemos por grandeza tudo aquilo que pode ser medido, contado. As grandezas podem ter suas medidas aumentadas ou diminuídas.

Alguns exemplos de grandeza são: o volume, a massa, a superfície, o comprimento, a capacidade, a velocidade, o tempo, o custo e a produção.

2º) A comparação entre duas grandezas é bastante comum e necessária no cotidiano, e quando comparamos e verificamos sua proporção, podemos separá-las em dois casos

importantes: grandezas diretamente proporcionais(GDP) e grandezas inversamente proporcionais (GIP)

Diretamente proporcionais(GDP): à medida que uma dessas grandezas aumenta, a

outra também aumenta na mesma proporção.

Inversamente proporcionais(GIP): à medida que uma dessas grandezas aumenta, a

outra grandeza diminui na mesma proporção.

(18)

Exemplos:

01)No quadro a seguir, relacionamos o preço e o peso na compra de uma determinada verdura.

Observe que as grandezas aqui são Peso e Preço.

Quantidade de peso (kg) Preço total à pagar (R$)

1 7,90

2 15,80

3 4

Interessante, mas amigo, preciso de exemplos para entender.

Vamos aos exemplos, pois fica mais fácil de compreender os conceitos.

Responda:

a)Complete a tabela e responda:

b)Se a quantidade de kg aumentar, o que acontece com o preço a pagar, vai aumentar ou diminuir?

(essa pergunta sempre deve ser feita, trocando as grandezas conforme

escrita no enunciado, para saber se as grandezas são diretamente ou

inversamente proporcionais).

Vai aumentar. Gostei da dica sobre a pergunta que devo fazer.

Um detalhe meu amigo , observe que

quando a quantidade de peso

diminui o preço também diminui , ok?

Nesse caso, as grandezas também são diretamente

proporcionais(GDP).

Então agora vai ficar fácil de entender se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais. Observando a tabela percebemos que

quando

a quantidade de peso aumenta o preço também aumenta ,

logo as grandezas são diretamente proporcionais.

(19)

02. Um ônibus faz o percurso da Praça Central até um bairro. Um fiscal registrou as velocidades do ônibus e o tempo gasto nos percursos de ida e volta:

VELOCIDADE TEMPO

50km/h 96min

60km/h 80min

Responda;

a) Quais são as grandezas? Resposta: As grandezas são velocidade e tempo b) Quando a velocidade passou de para , variou em que razão?

Resposta: Usei esse item para acrescentar um novo conceito que é o de razão, (razão é uma fração), ou seja , razão = fração, então a resposta desse item fica assim:

é possível simplificar por 10, pois os números 50 e 60 estão na tabuada do 10, então temos:

=

c) Quando o tempo gasto passou de 96 min para 80min, variou em que razão?

d) Se a velocidade aumentar o que acontece com o tempo, aumenta ou diminui? Resposta: O tempo diminui

e) Nesse caso, as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais? Resposta:

Como

uma grandeza aumentou e a outra diminuiu então velocidade e tempo são

grandezas inversamente proporcionais.

Olá! Qual é sua turma:...

Convido você, se possível, a participar da aula online (live) de explicação do conteúdo no dia 24/03 às 10 horas. Estarei enviando o link pela plataforma e também para um aluno colocar no grupo de WhatsApp da turma. Você também pode entrar em contato comigo pelo WhatsApp (48) 98431-7460.

2ª atividade- MATEMÁTICA 2021

Professora Jociane Mees Ferreira 1° SEMESTRE

Aluno(a): Nota:

Data: Ano/Série: 9º Turmas: 91, 92, 96 e 97 ÷10

÷10

(20)

Exercícios para entregar

01) Verifique se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais em cada item:

( Para responder esse exercício observe o exemplo , qual a pergunta que se faz e o exemplo e

a) A velocidade de um automóvel e a distância percorrida por ele. Resposta: As grandezas são...

b) A quantidade de mercadorias produzidas em uma fábrica e o número de funcionários, trabalhando em condições ideais nela.

Resposta: As grandezas são... c) A área da base de um prisma e seu volume.

Resposta: As grandezas são... d) A distância percorrida por um táxi e o valor final da corrida. Resposta: As grandezas são... e) A velocidade de um automóvel e o tempo gasto no percurso. Resposta: As grandezas são...

02) Para a confecção das provas de um concurso, uma gráfica dispunha de 15 impressoras, que demorariam 18 horas para imprimir todas as provas. No preparo para o início do trabalho, foi diagnosticado que só havia 10 impressoras funcionando. Sabendo que o tempo, em horas, neste caso será de 27h para a confecção de todas as provas do concurso, responda:

a) Quais são as grandezas?

b) Coloque os números do enunciado na tabela com atenção ( cuidado: colocar os números de acordo com as grandezas e na ordem.)

Quantidade de impressoras

Tempo (horas)

c) Quando a quantidade de impressoras passou de 15 para 10, variou em que razão? ( não esqueça de simplificar)

d) Quando o tempo passou de 18min para 27min, variou em que razão? (não esqueça de simplificar)

e) As grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais?

f) Olhe para as respostas finais dos itens e , o que você pode observar?

(21)

ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: ELIZÂNGELA CHEQUETTO BROCKER TURMAS: 91, 92, 96 e 97

CONTEÚDO EXPLICATIVO – Tipos de Narrador

ANO 2021

AULA 02 1ª Semestre

TEXTO NARRATIVO

A narração consiste em arranjar uma sequência de fatos na qual as personagens se movimentam num determinado espaço à medida que o tempo passa. O texto narrativo é baseado na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito. Seus elementos são: narrador, enredo, personagens, espaço e tempo.

FOCO NARRATIVO

O Foco Narrativo é um elemento primordial dos textos narrativos uma vez que determina o tipo de narrador de uma narração.

Em outras palavras, o foco narrativo, representa a “voz do texto”, sendo classificados basicamente em três tipos:  Narrador Personagem (Protagonista e Testemunha)

 Narrador Observador (Narrador distante da história)

 Narrador Onisciente (Intruso, Neutro e Seletivo ou Múltiplo)

NARRADOR PERSONAGEM

Esse tipo de narrador é uma das personagens da história, ele pode ser classificado como protagonista ou testemunha. Nesse caso, a história é narrada em 1ª pessoa do singular (EU) ou do plural (NÓS)

NARRADOR PERSONAGEM PROTAGONISTA

Projeta-se, como personagem, no centro dos acontecimentos de uma estória já decorrida. ✓ Pode apresentar suas ideias e emoções diretamente ao leitor, quer na condição de narrador, quer na de personagem.

✓Sabe muito de si, mas, de outros personagens, só sabe aquilo que é dado à sua observação ou o que lhe é revelado; porém, pode conjecturar ou especular sobre pensamentos e sentimentos deles. ✓ Pode apresentar os acontecimentos sob perspectivas variadas, por meio, por exemplo, de depoimentos orais ou escritos de outros personagens, aos quais teve acesso direta ou indiretamente.

EXEMPLO

“O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia é diferente. Se só me faltassem os outros, vá; um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo.”

(Machado de Assis - Dom Casmurro)

NARRADOR PERSONAGEM TESTEMUNHA

✓ Projeta-se, como personagem, na periferia dos acontecimentos de uma história já decorrida. ✓ Pode apresentar suas ideias e emoções diretamente ao leitor, quer na condição de narrador, quer na de personagem. ✓ Expõe ou comenta os acontecimentos segundo a sua perspectiva de sua

✓ Sabe muito de si, mas, de outros personagens, só sabe aquilo que é dado à sua observação ou o que lhe é revelado; porém, pode especular sobre pensamentos e sentimentos deles. ✓ Pode apresentar os acontecimentos sob perspectivas variadas, por meio, por exemplo, de depoimentos orais ou escritos de outros personagens, aos quais teve acesso direta ou indiretamente.

EXEMPLO

“Talvez o leitor prefira interromper esta leitura julgando-me um intrometido incurável quando eu confessar o quanto aquele homem estimulava minha curiosidade e quantas vezes tentei vencer suas reticências em tudo o que dissesse respeito a si próprio. Antes de pronunciar minha sentença, porém, deixem-me lembrá-los de como minha vida era sem objetivo, de quão pouco havia para invocar minha atenção.”

(Conan Doyle - Um Estudo em Vermelho)

NARRADOR OBSERVADOR

Esse tipo de foco narrativo apresenta um texto narrado em 3ª pessoa (ele, eles). É determinado por um narrador que conhece a história e por isso, recebe o nome de “observador. Nesse caso, o narrador não participa da história e está distante dos acontecimentos fora dos fatos, ou seja, ele não é um personagem.

EXEMPLO

“Que abismo que há entre o espírito e o coração! O espírito do ex-professor, vexado daquele pensamento, arrepiou caminho, buscou outro assunto, uma canoa que ia passando; o coração, porém, deixou-se estar a bater de alegria. Que 21

(22)

lhe importa a canoa nem o canoeiro, que os olhos de Rubião acompanhavam, arregalados? Ele, coração, vai dizendo que, uma vez que mana Piedade tinha de morrer, foi bom que não casasse; podia vir um filho ou uma filha... - bonita canoa! - Antes assim! - Como obedece bem aos remos do homem!

- O certo é que estão no céu!” (Quincas Borba, Machado de Assis)

NARRADOR ONISCIENTE

A palavra onisciente significa “aquele que sabe de tudo”. Logo, como foco narrativo, o narrador onisciente é aquele que conhece toda a história. Também possui conhecimentos sobre todas as personagens e seus pensamentos, sentimentos, passado, presente e futuro. Pode ser narrada tanto em 1ª pessoa (quando apresenta pensamentos das personagens) como em 3ª pessoa. O narrador onisciente pode ser: Onisciente Intruso, Onisciente Neutro e Onisciente Seletivo

NARRADOR ONISCIENTE INTRUSO

✓ Posiciona-se fora da história. ✓ O ponto de vista está ilimitado.

✓ Predomínio da voz narrativa, que se pronuncia, frequentemente, por meio de um “eu” ou “nós”. ✓ A história pode ser vista de um ou de todos os ângulos.

✓ O narrador sabe mais que o personagem.

✓ O narrador tende a apresentar a sua crítica ao que se passa na mente do personagem. ✓ O narrador tece comentários mais ou menos relacionados com a história (digressões).

EXEMPLO

“Na imprudente execução do prudente plano de coisas, o apelo raramente traz o esperado, o homem a amar raramente coincide com a hora do amor. [...] Basta dizer que, no presente caso, como em milhões, não foram as duas metades de um todo aparentemente perfeito que se defrontaram no momento perfeito [...]. Desastrado atraso de que brotariam ansiedades, desapontamentos, sustos, catástrofes, e mais que estranhos destinos.”

(Thomas Hardy )

NARRADOR ONISCIENTE NEUTRO

✓ Posiciona-se fora da história. ✓ Ponto de vista ilimitado. ✓ Impessoalidade (objetividade) do narrador.

✓ A história pode ser vista de um ou de todos os ângulos.

✓ O leitor tem acesso a toda amplitude de informações possíveis sobre ideias e emoções dos personagens, mas raramente do próprio narrador.

✓ O narrador sabe mais que o personagem.

EXEMPLO

“Uma noite do mês de agosto (tinha então dezoito anos), levaram-na à festa de Colleville. Logo de início ficou tonta, estupefata com o estrépito das rabecas, as luminárias nas árvores, o colorido das roupas, as rendas, as cruzes douradas, aquela massa de gente saltitando ao mesmo tempo. Estava à parte, modestamente, quando um rapaz de aparência abastada e que fumava seu cachimbo com os dois cotovelos sobre o varal de uma carroça veio convidá-la para dançar.” (Gustave Flaubert - “Um Coração Simples”, Três Contos)

NARRADOR ONISCIENTE SELETIVO OU MÚLTIPLO

✓A estória parece vir diretamente da mente de uma personagem ou de várias (onisciência seletiva múltipla).

✓ Na onisciência comum, o narrador conta o que se passa na mente das personagens; na seletiva, ele mostra os estados internos por meio do discurso indireto livre, do monólogo interior e do fluxo de consciência.

EXEMPLO

“Era preciso achar um meio de escapar a tudo aquilo. Devia haver uma forma mais simples, menos complicada, suspirou ela [Sra. Ramsey]. Quando se olhou no espelho, viu os cabelos grisalhos, a face abatida, aos cinquenta anos, e pensou: poderia ter conduzido melhor as coisas – seu marido, o dinheiro, os livros dele.”

(Virgínia Woolf - Passeio ao Farol)

(23)

ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: ELIZÂNGELA CHEQUETTO BROCKER ATIVIDADE AVALIATIVA – Tipos de Narrador

Turma:_______________

Nome Do(A) Aluno(A):________________________________

ANO 2021

AULA 02 1ª Semestre

01- (6 pontos) RELACIONE OS TEXTOS A SEUS RESPECTIVOS NARRADORES OBSERVAÇÃO: OS TIPOS DE NARRADORES PODEM SE REPETIR

( ) TEXTO 1

"Era preciso achar um meio de escapar a tudo aquilo. Devia haver uma forma mais simples, menos complicada, suspirou ela [Sra. Ramsey]. Quando se olhou no espelho, viu os cabelos grisalhos, a face abatida, aos cinquenta anos, e pensou: poderia ter conduzido melhor as coisas – seu marido, o dinheiro, os livros dele.” (Virgínia Woolf - Passeio ao Farol)

( ) TEXTO 2

“João estava voltando para casa, à noite, sozinho, quando ouviu, próximo ao muro, um barulho estranho. Ficou com medo e começou a correr.”

( ) TEXTO 3

“Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei num trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu. Cumprimentou-me, sentou-se ao pé de mim, falou da lua e dos ministros, e acabou recitando-me versos. A viagem era curta, e os versos pode ser que não fossem inteiramente maus. Sucedeu, porém, que, como eu estava cansado, fechei os olhos três ou quatro vezes; tanto bastou para que ele interrompesse a leitura e metesse os versos no bolso.” (Dom Casmurro, Machado de Assis) ( ) TEXTO 4

“Um segundo depois, muito suave ainda, o pensamento ficou levemente mais intenso, quase tentador: não dê, elas são suas. Laura espantou-se um pouco: porque as coisas nunca eram dela. Mas estas rosas eram. Rosadas, pequenas, perfeitas: eram. Olhou-as com incredulidade: eram lindas e eram suas. Se conseguisse pensar mais adiante, pensaria: suas como nada até agora tinha sido.” (A Imitação da Rosa - Clarice Linspector)

( ) TEXTO 5

“Pouco a pouco a zanga se transferiu. Os roncos de Fabiano eram insuportáveis. Não havia homem que roncasse tanto. Era bom levantar-se e procurar uma vara para substituir aquele pau amaldiçoado que não deixava uma pessoa virar-se. Por que não tinham removido aquela vara incômoda? Suspirou. Não conseguiam tomar resolução. Paciência. Era melhor esquecer o nó e pensar numa cama igual à de seu Tomás da bolandeira” (Graciliano Ramos - Vidas Secas).

( ) TEXTO 6

“Ali pelas onze horas da manhã o velho Joaquim Prestes chegou no pesqueiro. Embora fizesse força em se mostrar amável por causa da visita convidada para a pescaria, vinha mal-humorado daquelas cinco léguas cabritando na estrada péssima. Aliás o fazendeiro era de pouco riso mesmo, já endurecido pelos

setenta e cinco anos que o mumificavam naquele esqueleto agudo e taciturno”. ( O poço, de Mário de Andrade).

1- NARRADOR PERSONAGEM 2- NARRADOR OBSERVADOR 3- NARRADOR ONISCIENTE 23

(24)

( ) TEXTO 7

Em primeiro lugar, quero esclarecer uma coisa: isto é um LIVRO DE MEMÓRIAS, não um diário. Eu sei o que diz na capa, mas, quando a mamãe saiu para comprar essa coisa, eu disse ESPECIFICAMENTE que queria um

caderno sem a palavra “diário” escrita nele.” (Jeff Kinney - Diário de um Banana, uma história em quadrinhos)

( ) TEXTO 8

“Nesse momento, a viúva descruzava as mãos, e fazia gesto de ir embora. Primeiramente espraiou os olhos, como a ver se estava só. Talvez quisesse beijar a sepultura, o próprio nome do marido, mas havia gente perto, sem contar dois coveiros que levavam um regador e uma enxada, e iam falando de um enterro daquela manhã. Falavam alto, e um escarnecia do outro, em voz grossa: "Eras capaz de levar um daqueles ao morro? Só se fossem quatro como tu". Tratavam de caixão pesado, naturalmente, mas eu voltei depressa a atenção para a viúva, que se afastava e caminhava lentamente, sem mais olhar para trás. Encoberto por um mausoléu, não a pude ver mais nem melhor que a princípio. Ela foi descendo até o portão, onde passava um bonde em que entrou e partiu. Nós descemos depois e viemos no outro”. ( Memorial de Aires, de Machado de Assis).

2- (4 pontos) O trecho abaixo foi extraído do livro O Diário de Anne Frank e está escrito em primeira pessoa, ou seja, com um narrador-personagem (EU). Reescreva o texto usando um narrador observador (ELE / ELA). Observe como fazer esta questão através do exemplo.

Exemplo:

Eu estava feliz porque ganhei um cachorrinho. (Narrador personagem)

Ele estava feliz porque ganhou um cachorrinho. (Reescrita do mesmo texto com Narrador Observador)

 TRECHO DE O DIÁRIO DE ANNE FRANK PARA REESCREVER COMO NARRADOR OBSERVADOR

"É realmente inexplicável que eu não tenha deixado de lado todos os meus ideais, porque eles parecem tão absurdos e impossíveis de se concretizarem. Mesmo assim eu os conservo, porque ainda acredito que as pessoas são boas de coração. Simplesmente não posso edificar minhas esperanças sobre alicerces de confusão, miséria e morte. Vejo o mundo gradativamente se tornando uma selvageria. Escuto o trovão se aproximando, cada vez mais, o que nos destruirá também; posso sentir o sofrimento de milhões e ainda assim, penso que tudo irá se corrigir, que esta crueldade também terminará. Enquanto isso, preciso adiar meus ideais para quando chegarem os tempos em que talvez eu seja capaz de alcançá-los." (15 de julho de 1944)

Referências

Documentos relacionados

(83) 3322.3222 Orientada para essa proposta a formação sobre drogas associou esclarecimento com oferecimento de espaços de reflexão, em que parte das estratégias

Os profissionais que realizaram o atendimento foram, principalmente, os agentes comunitários de saúde, cujo atendimento preponderou em cinco dos oito municípios pesquisados,

La morale sociale da ‘un punto de vista’ della Scrittura.”, in: Vivarium (Catanzaro) vol. Crítica textual do Novo Testamento. “Questionamentos acerca da Sibila

[r]

sindicato patronal signatário desta Convenção Coletiva, e estejam em dia com as suas obrigações perante a sua entidade, ficam autorizadas a criar com seus empregados, um sistema

1.2 variant or former name: Santa Maria Sanatorium; Belém Sanatorium; Otávio de Freitas Sanatorium; Maracanaú Sanatorium; Getúlio Vargas Sanatorium (ES); Azevedo Lima

Consequentemente, a necessidade do jornalismo em se adaptar e explorar esse espaço gera uma nova oportunidade para os profissionais da área, visto que também tinha o

Em nosso ensaio, abordaremos a colonialidade do poder e do ser, buscando articulá-las com uma leitura da peça que compreende a categoria racial e os saberes produzidos como fator