• Nenhum resultado encontrado

1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

QUÍMICO

1 – IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

NOME DO PRODUTO

: CHEMLOK 220

NOME DO FABRICANTE:

LORD INDUSTRIAL LTDA.

Telefone de atendimento de emergências da Pró –Química – ABIQUIM : 0800-118270 (LIGAÇÃO GRATUÍTA 24 HORAS)

ENDEREÇO:

Rua Hughson, 55- Distrito Industrial 13213-110 - Jundiaí/SP/Brasil

DATA: 16/08/16 REV 07

2 – IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS CLASSIFICAÇÃO GHS

Líquido inflamável Categoria 3 Toxidade aguda oral Categoria 5

Toxidade aguda inalação Vapor - Categoria 5 Irritação, corrosão da pele – Categoria 2 Irritação danos aos olhos - Categoria 2 A Carcinogenicidade Categoria 1B

Toxidade órgãos reprodutivos – Categoria 2

Nocivo para o ambiente aquático agudo Categoria 2 - crônico categoria 2 SÍMBOLO DE PERIGO:

PALAVRA DE ADVERTÊNCIA – Perigo

FRASES DE PERIGO

Líquidos e vapores inflamáveis

Nocivo por inalação e contato com a pele

Irritante para os olhos, via respiratória e para a pele Pode causar câncer

Pode causar dano aos órgãos (rins, sistema Nervoso Central)

Telefone de Emergência

:

(011) 2136-7755

(2)

Pode causar danos nos órgãos durante exposição prolongada ou repetida (Sistema Nervoso, Pulmões, Fígado, Rins).

Tóxico para a vida aquática

Tóxico para a vida aquática com efeitos de longo prazo FRASES DE PRECAUÇÃO

Manter afastado de qualquer chama ou fonte de faísca (Não fume) Evitar contato com a pele

Usar roupa protetora e luvas adequadas Use proteção respiratória

Em caso de acidente ou de indisposição, consultar imediatamente o médico (se possível mostrar- lhe o rótulo)

Utilizar somente em locais bem ventilados Evite jogar no ambiente

Classificação e rotulagem de acordo com a ABNT NBR 14725-2

RESUMO DOS PERIGOS MAIS IMPORTANTES– Líquido e vapor inflamável. Perigoso se inalado.

Pode causar reação alérgica no sistema respiratório e na pele. Causa irritação dos olhos e da pele.

Vapor perigoso, pode afetar o cérebro e sistema nervoso, causando tontura, dor de cabeça ou náusea.

EFEITOS DA SUPER-EXPOSIÇÃO:

AGUDO (Curto prazo):

CONTATO COM OS OLHOS – Pode causar irritação dos olhos.

CONTATO COM APELE – Pode causar irritação ou sensibilização da pele. Pode causar dermatite INALAÇÃO – Pode causar irritação do sistema respiratório, podendo causar sintomas como secura na garganta e dificuldade de respiração. Pode causar depressão do sistema nervoso central,provocando dor de cabeça, tontura, confusão, inconsciência ou coma.

INGESTÃO – Perigoso se engolido. Ingestão não é uma rota de entrada em uso industrial ou comercial.

RISCOS CRÔNICOS (Longo prazo): Pode causar danos a longo prazo no fígado ou rim. Contato repetido ou prolongado pode provocar em dano permanente ao sistema nervoso central. Pode afetar o sistema gastrointestinal. Pode afetar o sangue. Etil benzeno é classificado pela IARC como possível carcinogênico para humanos Grupo 2B e mostra clara evidencia como carcinogênico em animais pela NTP. Contato crônico com a pele pode causar dermatite. Negro de Fumo é indicado por IARC como Grupo 2B, inadequada evidência como carcinogênico para humanos mas evidência suficiente em experimentos com animais. O IARC e NTP determinaram que há evidências suficientes para carcinogenicidade do tetracloroetileno para animais de laboratório e evidências limitadas em humanos. Super exposição a chumbo neste produto pode afetar os sistemas nervoso, urinário, gastrointestinal, sangue e sistema reprodutivo, com risco durante a gravidez com efeitos adversos na descendência.

PRINCIPAIS ROTAS DE ENTRADA: X PELE X INALAÇÃO X INGESTÃO ___X_OLHOS

(3)

3 – COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE OS INGREDIENTES CLASSE DO PRODUTO – ADESIVO

PREPARAÇÃO QUÍMICA

INGREDIENTES PERIGOSOS N

o

CAS % em peso Menor que

Negro de Fumo 1333-86-4 4,0

Etil Benzeno 100-41-4 15,0

Xileno 1330-20-7 50,0

Composto contendo Nitrogenio proprietário 5,0 Sal Inorgânico de Chumbo 12141-20-7 5,0

Tetracloroetileno 127-18-4 20,0

4 – MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS

PROCEDIMENTOS DE EMERGÊNCIA E PRIMEIROS SOCORROS:

INALAÇÃO: Mover a pessoa para local ventilado. Restaurar e manter a respiração. Se houver dificuldade de respiração, usar oxigênio. Consulte um médico

CONTATO COM OS OLHOS: lave os olhos imediatamente com grande quantidade de água corrente pelo menos por 15 minutos. Providencie atenção médica imediatamente.

CONTATO COM A PELE: Lave a área afetada com grandes quantidades de água e então com água e sabão. remova a roupa contaminada. Consulte um médico se sintomas ocorrerem

INGESTÃO – Não induza vômito. Dê à vítima um ou dois copos de água ou leite. Chame um médico.

5 – MEDIDAS DE COMBATE À INCENDIO

CLASSIFICAÇÃO DE FLAMABILIDADE: Líquido Inflamável – Classe IC PONTO DE FULGOR: >28oC NÚMERO ONU: 1133

Seta-Flash vaso Fechado

TIPOS DE EXTINTORES : X Espuma X CO2 X Pó Químico X Nevoa CUIDADOS CONTRA INCÊNDIO E EXPLOSÃO: Líquido e vapor inflamáveis.Mantenha as embalagens bem fechadas. Embalagens fechadas podem se romper quando expostas a extremo aquecimento. Isole do calor, equipamentos elétricos, faíscas e outras fontes de ignição. Use água para manter as embalagens resfriadas.

Atenção – Devido a natureza combustível do filme seco desse produto e potencial combustão sem chama ou fogo, o acúmulo de material seco no chão, cabines de aplicação e outras superfícies devem ser evitadas e removidas. Mantenha acúmulo de material seco longe de faíscas, fricção, impacto e altas temperaturas ( acima 112°C). Essas condições podem causar ignição do filme seco, rapidamente, causando combustão sem chama ou incêndio ,difícil de extinguir. Tome precauções durante o processo de limpeza para evitar aquecimento, fricção e impacto o durante o processo de limpeza. Use removedor de tintas, pincel de latão ou raspador de plástico para limpeza. Em caso de ignição ou fogo, envolvendo filme seco desse produto, espuma tipo AFFF (Aqueous Film Forming Foam) é o agente mais indicado como extintor.. Se espuma não estiver disponível, use spray de água. Lord USA recomenda o produto Cold Fire como extintor de incêndio.

Certifique-se que foi atingida base da combustão ou incêndio. Lord Industrial não se responsabilizará por ferimentos em pessoas, danos à propriedade e outros danos devido ao acúmulo ( limpeza /remoção ou qualquer combustão ou incêndio relacionadas) resultante do uso desse produto. Veja

(4)

mais informações no Guia de Manuseio e Segurança do Chemlok. Durante incêndio gases tóxicos e irritantes e particulados podem ser gerados por decomposição térmica ou combustão

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS NO COMBATE AO INCÊNDIO: Usar equipamento completo de proteção, incluindo aparato de respiração com cilindro. Spray de água pode não ser efetivo. Durante incêndio, gases tóxicos ou irritantes podem ser gerados por decomposição térmica ou combustão.

6 – MEDIDAS EM CASO DE DERRAME ACIDENTAL OU VAZAMENTO

PASSOS A SEREM SEGUIDOS CASO O MATERIAL ESTEJA DERRAMADO: Mantenha pessoas não essenciais afastadas da área de vazamento. Remova todas as fontes de ignição (chama, superfícies quentes faíscas elétricas etc). Evite respirar vapores, usar equipamento de respiração(cilindros). Notifique as autoridades se necessário. Contenha e remova com material inerte guardando em container para posterior disposição. Evite contato. Verifique informações contidas em outras seções desse FISP.

Precauções ambientais – Não contamine cursos d água, d água pluvial com material químico ou embalagem usada.

7 – MANUSEIO E ARMAZENAGEM

MANUSEIO – Mantenha as embalagens bem fechadas para evitar vazamento. Evite contato com os olhos e a pele. Evite respirar vapores. Só manuseie o produto depois de ler e entender as precauções de segurança.

Containers vazios não devem ser reusados. Não fume onde esse produto é armazenado.

Embalagens vazias não podem ser reusadas. Use com ventilação adequada. Evite usar equipamentos de pressurização que tenha partes de alumínio ou Zinco, esse produto contém solvente clorado. Containers vazios podem conter resíduos inflamáveis, por isso mantenha afastado do fogo e faísca. Não fume onde o produto é armazenado.

ARMAZENAGEM- Armazene somente em áreas bem ventiladas. Não armazene próximo de calor ou faíscas. Mantenha a embalagem fechada quando não em uso.

8 – CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL

CONTROLES DE ENGENHARIA: Deve se manter boa ventilação da área para manter o nível dos contaminantes abaixo dos limites recomendados. Vapores do solvente são mais pesados que o ar e se concentram nas áreas mais baixas da área de trabalho. Suficiente ventilação (equipamento a prova de explosão) deve ser usado para prevenir acúmulo de vapor inflamável.

PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA: Use equipamento de proteção respiratório com filtros designados para remover combinação de partículas e vapores orgânicos, se os limites ocupacionais são excedidos, conforme apresentado nessa seção abaixo e nas NR6 e NR15 relativas à Segurança e Medicina do Trabalho. . Para situações de emergência, uso em espaço confinado, ou outras condições onde limites de exposição podem ser excedidos, use um equipamento respirador com suprimento de ar aprovado.

PROTEÇÃO DA PELE: Use luvas de borracha nitrílica ou neoprene para evitar contato com a pele.

PROTEÇÃO DOS OLHOS: Use óculos de segurança com proteção lateral onde espirro s do produto possam ocorrer.

OUTROS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO: Use roupas descartáveis ou impermeáveis se a contaminação da roupa de trabalho for provável Use camisas com manga longa para minimizar exposição da pele.

(5)

PRÁTICAS DE HIGIENE: Lave as mãos antes de comer, fumar ou ir ao banheiro. Comida ou bebida não devem ser consumidos na área onde esse produto é armazenado. Lave bem as mãos depois do manuseio.

Nome Químico Guia de Exposição Guia de Exposição Unidades ACGIH

TLV-STEL

OSHA PEL- CEILING

OSHA- PEL-TWA

ACGIH- TLV-TWA

Negro de Fumo N.E N.E 3,5 3,5 mg/m3

Etil Benzeno 150 N.E 100 20 ppm

Composto contendo Nitrogenio NE N.E NE NE ppm

Xileno 150 N.E 100 100 ppm

Sal Inorgânico de Chumbo N.E N.E 200 200 ppm

Tetracloroetileno 100 ppm 100 ppm 100 ppm 25 ppm ppm

OSHA –US Occupacional Safety and Health Administration TLV: Threshold Limit Value

P EL – Limite de Exposição Permissível TWA –Média ponderada pelo tempo ACGIH- American Conference. of Gov. Industrial Hygienists STEL – Limite de Exposição de curta duração

N.E. – Não Estabelecido

9 – PROPRIEDADES FÍSICO –QUÍMICAS

ASPECTO – Líquido preto, ODOR de solvente

FAIXA DE EBULIÇÃO: 121 – 139oC DENSIDADE DO VAPOR: Mais pesado que o ar

TAXA DE EVAPORAÇÃO: mais lento que o éter TEMPERATURA DE ALTO IGNIÇÃO: Não disponível

PONTO DE FULGOR:> 28oC

Setaflex Vaso Fechado LIMITE DE EXPLOSIVIDADE INFERIOR: 1,0%

LIMITE DE EXPLOSIVIDADE SUPERIOR:7,0%

DENSIDADE: 1,05 g/cm3 PRESSÃO DE VAPOR: N.D.

SOLUBILIDADE EM ÁGUA - Insolúvel pH: Não Aplicável

VISCOSIDADE DINÂMICA N.D. VISCOSIDADE CINEMÁTICA – N.D.

PORCENTAGEM DE VOLÁTEIS POR VOLUME – 84,0 PORCENTAGEM DE VOLÁTEIS POR PESO: 75,2%

10 – ESTABILIDADE E REATIVIDADE

RISCO DE REAÇÕES PERIGOSAS: Não ocorrerá sob condições normais CONDIÇÕES A EVITAR: Altas Temperaturas, Fontes de Ignição.

INCOMPATIBILIDADE (materiais a evitar): Oxidantes fortes, ácidos, base, água, Aluminio, Zinco.

PRODUTOS PERIGOSOS NA DECOMPOSIÇÃO : Dioxido de Carbono, Monóxido de Carbono, Cloro , HCl. Phosgene, Oxidos de Nitrogenio, Vapores de Chumbo.

ESTABILIDADE: Estável sob condições normais de armazenamento

(6)

11 – INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS

PERIGO À SAÚDE - GERAL – Prolongado e repetido contato com solventes por um longo período pode levar a problemas permanentes de saúde.

ROTAS DE EXPOSIÇÃO

INALAÇÃO: Nocivo por inalação. Pode causar irritação do sistema respiratório.

INGESTÃO: Nocivo se ingerido.

PELE: Nocivo em contato com a pele.

OLHOS: Irritante para os olhos

Não existe informações toxicológicas disponíveis para o produto.

Para os componentes do produto são conhecidas as seguintes informações toxicológicas.

Nome Químico LD50/LC50

Negro de Fumo Oral LD ratos > 15.400 mg/kg Dermal LD50 coelho > 3g/kg Xileno Oral DL50 (ratos)4300mg/Kg

Inalação CL50 (ratos) 5000 ppm/4hs Xileno Limite de Tolerância Brasil – LT/NR15

até 48hs/semanas 78ppm 340mg/m3

Etil Benzeno Oral LD50 ratos 3.500 mg/kg

Dermal LD50 coelho > 15.354 mg/kg Inalação LC50 rato 17,2 mg/l 4 h Tetracloroetileno LD50 oral: Rato 2,629 mg/kg

DL50 dérmica: Camundongo 2,800 mg/kg CL50 Inalação: Rato 27.8 mg/l /4 h

12 – INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS

Não há informação disponível sobre o impacto ambiental desse produto.

Para os componentes do produto são conhecidas as seguintes informações ecológicas:

ECOTOXIDADE Etil Benzeno

Peixes - Pimephales Promelas 7.55 - 11 mg/196h Invertebrados – Daphnia magna 1,8 – 2,4 mg/148 hs Plantas - Pseudokirshneriella subcapitata 4,6 mg/172 h Xileno

Peixes - Pimephales Promelas 13,4 mg/196h Invertebrados – Daphnia magna 170 mg/148 hs

Gammarus lacustris 0,6 mg/148 h

Negro de Fumo - Invertebrados – Daphnia magna > 5.600 mg/124 hs

Tetracloroetileno Peixe: Pimephales promelas (peixe pele-de-marta) 12.4 - 14.4 mg/l96 h Pimephales promelas (peixe pele-de-marta) 8.6 - 13.5 mg/l96 h Estático Lepomis macrochirus 11.0 - 15.0 mg/l96 h Estático

Oncorhynchus mykiss 4.73 - 5.27 mg/l96 h

Invertebrados: Daphnia magna 6.1 - 9.0 mg/l48 h Estático Plantas: Pseudokirchneriella subcapitata > 500 mg/l96 h .

PERSISTÊNCIA E DEGRABILIDADE - Não determinado para esse produto POTENCIAL BIO ACUMULATIVO – Não determinado para esse produto MOBILIDADE NO SOLO Não determinado para esse produto

(7)

OUTROS EFEITOS ADVERSOS -Não determinado para esse produto

Água: O produto e a água contaminada resultante do combate ao fogo são prejudiciais à flora e à fauna.

Solo: Causa poluição do solo e subsolo.

13 – CONSIDERAÇÕES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO

MÉTODO DE DISPOSIÇÃO: Disposição deve ser feita de acordo com a regulamentação federal e estadual.

Se o resíduo é determinado com perigoso, deve se obter a devida licença para a sua disposição.

14 – INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE

TRANSPORTE TERRESTRE

Regulamentações Nacionais. Este produto é considerado perigoso para transporte conforme Resolução 420 de 12/02/2004 do Ministério dos Transportes.

NOME: ADESIVO, contendo líquido inflamável CLASSE DE RISCO: 3 Número Risco 30 PACKING GROUP III

NO ONU :1133

GUIA DE EMERGÊNCIA: 128 Regulamentações Internacionais

Via Marítima (código IMDG): No ONU: 1133 Classe de Risco 3 Packing Group: III Via Aérea (IATA) : No ONU: 1133 Classe de Risco 3 Packing Group: IIi

15 – INFORMAÇÕES SOBRE REGULAMENTAÇÃO DO PRODUTO

OSHA: Perigoso por definição do Hazard Communication Standard (29CFR 1910.1200

Inventory Status – As substâncias químicas desse produto estão listadas na Seção 8 Inventory do TSCA – Toxic Substance Control Act dos USA

Classificação e Rotulagem de acordo com a Proposta de Directiva do Parlamento Europeu

16 – OUTRAS INFORMAÇÕES

CLASSIFICAÇÃO HMIS (Hazardous Materials Identification System) –

SAÚDE 2* FLAMABILIDADE:3 REATIVIDADE:0

As informações aqui contidas são orientadoras e são dadas de boa fé, cabendo ao usuário a sua utilização de acordo com as leis e regulamentações federais, estaduais e locais pertinentes. Caso haja necessidade de esclarecimento ou informações adicionais, consulte o fabricante.

Referências

Documentos relacionados

Preemptive administration of single-dose naproxen has limited effect on the risk and level of tooth sensitivity reported by patients subjected to in-office bleaching, and

Para tratamento de doença inflamatória pélvica: a dose recomendada de azitromicina IV, pó para solução para infusão, para o tratamento de pacientes adultos com

Os resultados indicaram que, em ambas as espécies, a seção transversal exerceu influência na propagação da onda de ultrassom e que a velocidade longitudinal foi fortemente afetada

O  contribuinte  A.  AZEVEDO  INDÚSTRIA  E  COMÉRCIO  DE  ÓLEOS 

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

A presente revisão bibliográfica abordará polímeros molecularmente impressos, onde aprofundamos os processos de obtenção desses materiais através dos métodos de

#Êesti n des entrepôts et plates-f rmes : assureú la perf rmance de v tre suppl chain par la maitrise des ú nes de st ckageÊ$ÊÊ6Ê7... #Êesti n industrielle $B

Tico – Espero que os fãs de rock e os fãs do Detonautas apareçam para conhecer este.. outro